Implante dental: entenda o que é, como é feito e principais indicações

A especialista em implantodontia Malina Orlandini Sega, da Odontoclinic, ressalta que o implante de carga imediata é a modalidade mais procurada no momento. E faz um alerta: cigarro pode comprometer o resultado do tratamento.

Poucos anos atrás, implante dental era um procedimento odontológico caro e muitas pessoas recorriam às próteses para suprir a falta de um ou mais dentes. Hoje, de acordo com a especialista em implantodontia Dra. Malina Orlandini Sega, da rede de franquias Odontoclinic, os implantes estão mais acessíveis. “Gasta-se de R$ 1,2 mil a R$ 1,8 mil por implante. E aqui, na nossa rede, parcelamos os valores em até doze vezes justamente para tornar este tratamento ainda mais viável”.

Implante dental é a colocação de um pino dentro do osso para substituir uma raiz perdida. Sobre esse parafuso é colocado um dente artificial (prótese).  O processo é feito em duas etapas. “A colocação do pino é feita por meio cirúrgico. Espera-se que num período de quatro a cinco meses, o osso o ‘abrace’, um processo conhecido tecnicamente por ósseo-integração”, diz a Dra. Malina.  Após este período, vem a segunda etapa do implante, a fase protética. “É quando encaixamos a prótese no pino”, explica a especialista.

O implante é indicado para todas as pessoas que têm perda de dentes, especialmente aquelas que perderam apenas um. “Falamos isto porque a fixação de uma prótese móvel exige que desgastemos dentes vizinhos que, muitas vezes, estão íntegros”, explica a Dra. Malina.

Pessoas que usam dentadura – e sofrem com deslocamentos desta prótese enquanto falam, por exemplo – também acabam optando pelo implante. A especialista exemplifica: “A língua é o músculo mais forte da boca e ela pode deslocar a dentadura enquanto se fala”.

 

Implante de carga imediata

Uma das modalidades mais procuradas é o chamado implante de carga imediata. No processo comum, o implante leva cerca de sete meses para ficar pronto. No de carga imediata, no mesmo dia em que põe o pino, a pessoa já sai com um dente provisório.

Este processo é utilizado com finalidade estética, quando uma pessoa perde um dente em situações imprevistas. É indicado para regiões anteriores (dentes da frente) onde a força mastigatória é menor e a questão estética é crítica, principalmente pela necessidade de reposição imediata do dente.

 

Quem pode fazer implante dental?

Antes de optar por um implante dental, o especialista precisa certificar-se de que o osso do paciente possui altura e espessura suficientes para segurar o pino que irá substituir a raiz. Em se tratando de idade, pacientes com 18 anos ou mais podem optar pelo implante, isto porque a erupção de dentes já está completa.

 

Vantagens

A Dra. Malina não nega que o principal ganho que o paciente tem com o implante é estético. “No entanto, além de manter dentes vizinhos totalmente íntegros, conseguimos recuperar aspectos funcionais como a mastigação, por exemplo”.

 

Cigarro pode ser um vilão

Segundo a especialista, fumantes podem ter problemas logo após a fase cirúrgica do implante dental. “A nicotina pode comprometer o processo de integração entre o pino e o osso. Sempre recomendamos que fumantes evitem o cigarro após a cirurgia”.

 

Cuidados pós-implante

Concluída a parte cirúrgica, recomenda-se que o paciente tome os mesmos cuidados de quem extraiu um dente: repouse, ingira alimentos gelados e evite atividades físicas. Após a colocação da prótese, a higienização deve ser intensificada: “Também recomendamos que o paciente visite o cirurgião-dentista anualmente para que ele verifique se há inflamações e infecções”, finaliza a Dra. Malina.

 

Sobre a Odontoclinic

A Odontoclinic foi criada com o objetivo de oferecer tratamento odontológico com preço acessível sem abrir mão da qualidade no atendimento. As clínicas atuam em todas as áreas da Odontologia: Ortodontia, Clínica Geral, Endodontia, Periodontia, Cirurgia Oral Menor, Odontopediatria, Prótese, Implante e Radiologia Odontológica.

 

Conheça as especialidades

Ortodontia: A Ortodontia é uma especialidade da Odontologia que cuida da prevenção e do tratamento dos problemas dos dentes em má posição nas arcadas dentárias, por meio do uso de aparelhos ortodônticos. O motivo que leva o paciente ao uso de aparelho de correção nem sempre é de ordem estética; também pode ser de saúde.

Clínica Geral: Um clínico geral atua em todas as especialidades, de modo especial em Dentística e Prevenção. A Dentística Restauradora é a especialidade que restaura os dentes a partir de materiais manipulados em consultório. Seu objetivo principal é restabelecer a forma, função e estética perdidas. A significativa evolução dos instrumentais e materiais odontológicos levou gradativamente à substituição dos processos artesanais, dolorosos e agressivos. Tal fato permitiu a permuta do amálgama por resinas compostas fotopolimerizáveis de última geração.

Endodontia: É o tratamento e remoção do tecido vivo do dente, localizado na câmara pulpar: a polpa dentária. Esta é atingida geralmente por um processo de cárie, e, quando removida, é substituída por uma pasta obturadora.

Periodontia: A Periodontia trata dos assuntos relacionados ao periodonto, que é composto pelas gengivas, pelo osso de suporte (onde o dente se encaixa na maxila e na mandíbula), pelas fibras periodontais, que ligam o dente ao osso e dão suporte às gengivas. No início da sua existência como especialidade, a Periodontia contava somente com instrumentos manuais grosseiros para raspagem, no entanto, ela se desenvolveu com o uso de instrumentais, dispositivos e aparelhos como o ultrassom e jato de bicarbonato.

Cirurgia Oral Menor: É o tratamento cirúrgico de algumas anomalias existentes na boca. São cirurgias simples realizadas no consultório, que exigem anestesia local, como extrações, remoção cirúrgica do freio labial superior e/ou freio lingual inferior, remoção de cistos, biópsias na cavidade oral, cirurgias bucais de pequeno porte e pequenas correções ósseas.

Odontopediatria: A Odontopediatria é a especialidade que trata de crianças e adolescentes, que cresceu e se modernizou, aliando-se com a psicologia para melhor atender e lidar com o comportamento infantil, proporcionando tratamentos cada vez menos traumáticos e mais agradáveis às crianças, buscando manter sadios, funcionais e bonitos os elementos dentários decíduos ou temporários, até o momento da sua substituição natural.

Prótese: O tratamento de prótese tem como objetivo substituir um dente ou um conjunto deles, perdidos ou ausentes, por dentes artificiais. Existem vários tipos de prótese, confeccionados em diversos materiais.

Implantodontia: Implante dental é a colocação de um cilindro dentro do osso para substituir uma raiz perdida. Sobre esse parafuso é colocado um dente artificial (prótese). A opção por implante é do paciente, mas deve ser orientada pelo seu dentista.

Radiologia Odontológica: É o conjunto de técnicas que possibilitam uma visão dos elementos dentais e tecidos ósseos, proporcionando uma visão abrangente do paciente e permitindo um exame com maior detalhamento.

 

Informações:

Em Pauta Comunicação

(11) 3567-7854 / 3567-7855 / 3451-3258 

Simone Valente (11) 7666-7022 – simone@empautacomunicacao.com.br 

Cristina Thomaz (11) 9666-5932 – cristina@empautacomunicacao.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

eki eu tenho denter deformado sabe tipo torto e grante e se eu coloca aparelho ai vai demorar muito pra se ajeita sabe.

ai eu quero saber se eu posso arrancar os 6 dentes da frente da minha boca e implatar,posso?

ai se eu quezer coloca um aparenho so pra disfaça sem aperta sabe entao eu quero saber isso!

fIQYUEI CHATEADA pois fiz implate nuna ede de implantes amosa e, caga imediata mas ficou uma “abertura’entre a gengiva e qa protese e, a dentista disse que eu tenho que igienizar a abertura entre a gengica A parte da frente (COM FIO DENTAL), ENTÃO ISSO NÃO É IMPLANTE,concorda? estou muito triste.Outro erro foi que antes de fazerem a carga imediata, pediram a panoramica e depois viram que não era precisoo implante osseo… etou muito chateada.Agora estou esperando semana que vem pois não aceito um implante com espaço entre a gengiva e a protese,concorda?

aBRAÇOS, JURACY

estou muito preocupada pois não obtive a resposta que gostaria de ter tido dos senhores… fiz uma tal carga imediata:coloquei 5v pinos e depois de 5 dias coloquei a tal protese”carga imediata” só que os dentes estão afastados da gengiva… e euestou muito triste.A linha cirurgica está dentro da gengiva e sái pela abertura da mesma me in comodando mjuitop.
Fale alguma coisa pois preciso fazer algo.
Abraços

Juracy

Bom dia, Juracy

Já lhe enviamos a resposta. Consulte sua caixa de entrada de mensagens.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

oi gente,gostaria de saber se é possivel realizar inplante
dos dentes incisivo centrais somente por uma questão estética poi o acho um pouco grandes demais, sepossíve me recomendem uma clinica, Obrigado…

terminei um implante hoje estava sonhado com esse dia, hoje estou tão frustada porque ficou um espaço entre a gengiva e o dente não posso dar o sorriso que desejava pois a falha aparece, está muito feio, só vou voltar no dentista sexta feira. pode me ajudar?

AS INFORMAÇÕES SÃO MUITO BOAS! QUERIA TIRAR UMA DÚVIDA! MINHA FILHA DE 11 ANOS SOFREU UM ACIDENTE DE CARRO E PERDEU DOIS DENTES PERMANENTES NA FRENTE E UM PEDAÇO DA GENGIVA, ME DISSERAM QUE ELA SÓ PODERÁ FAZER IMPLANTE AOS 20 ANOS DE IDADE. GOSTARIA DE UMA OPINIÃO, SE ESTE COMENTÁRIO ESTÁ CORRETO.

GRATA,
SONIA

tenho 47 anos e ha 30 anos tirei todos os dentes fiz a tomografia e a panoramica e tenho pouco osso e fui ao um espercialista ele falou que so da para fazer com 2
inplante na inferior e uma sirugia para saber se ha chance na superior gostaria de uma resposta muito obrigado..

BOA TARDE!…GOSTARIA DE UMA ORIENTACAO: FUI ONTEM AO DENTISTA FAZER UMA INTERVENCAO CIRURGICA PARA COLOCACAO DE 4 PINOS PARA IMPLANTE DE 4 DENTES. NO MAXILAR SUPERIOR SERIA UM, E NO INFERIOR TRES. MAS, LOGO NA PRIMEIRA CIRURGIA QUE SERIA A SUPERIOR O DENTISTA ABRIU COM O BISTURI E FUROU COM A BROCA E QUANDO FOI COLOCAR O PINO DISSE QUE O OSSO ERA POBRE E QUE NAO SEGURAVA O PINO E ABORTOU A CIRURGIA DANDO ALGUNS PONTOS DIANMTE DA IMPOSSIBILIDADE. MARCOU PARA FAZER A PARTE DE BAIXO MAS NAO QUERO PORQUE ESTOU INSEGURO COM RELACAO O DESNTISTA QUE NA MINHA OPINIAO ERROU FEIO, PORQUE LEVEI O RAIO-X QUE ELE PEDIU. EH NORMAL ACONTER ISSO??? NAO DAVA PRA VER ANTES DE SE FAZER UMA INTERVENCAO SIRURGICA SE O OSSO ERA REALMENTE POBRE???? ME INFORME POR GENTILEZA POIS ESTOU DESOLADO COM A SITUACAO!!!!… OBRIGADO ANTECIPADAMENTE!!!…

tenho 54 anos faço uso das 2 protese, gostaria tanto de fazer um implante,mas o valr e muito alto que devo fazer este sonho se tornar real, uma vez que nao tenho condiçoes financeiras pra fazer esse serviço……….

Gostaria de saber se posso arrancar 8 dentes de uma vez so ,e quantos pinos devo colocar para protese fixa

obrigado desde já
tania bazzano

Boa tarde, Rômulo Matsuda

Obrigado por acessar nosso site.

Consultamos o Dr. Márcio Torrecillas, nosso consultor na área. Veja o comentário que ele nos enviou:

“A avaliação radiográfica é uma grande aliada no que se refere a dignóstico. Mas já que houve essa intercorrência no pós-cirúrgico, gerando insegurança do paciente, uma avaliação com outro profissional é interessante!”

Dr. Márcio Torrecillas
Cirurgião Dentista

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

Olá, fiz recentemente uma cirurgia para implante de um dente, foi colocado um pino agora vou colocar uma prótese por enquanto até colocar o dente definitivo, a pergunta é,
em quantos dias poderei manter relações sexuais?

Boa tarde, tenho os dentes perfeitos e claros.Nunca tive problemas c cáries ou outros…Tenho agenesia de molar e, dos cizos, só nasceu um.Já usei aparelho apenas para corrigir mastigação cruzada e unir os dentes, que, por ter 7 a menos, eram bem separados.Daí nunca ter tido problemas c cáries, acredito eu.
Porém, um pré-molar sempre me deu problemas.Sou de cidade pequena, onde os poucos dentistas q tinha não se reciclavam e fiz vários canais nesse dente, c técnicas antigas.Cheguei a fazer um canal tri no mesmo.A gengiva já estava toda infeccionada.
O fato é que, há cerca de 2 anos, a obturação caiu, ou melhor, se soltou e eu fraturei a raiz do dente, tendo q extraí-lo pela metade.Fui a vários dentistas especializados e o diagnóstico foi fazer um implante, e, como a área do osso é pequena, terei q fazer dois implantes, ou seja, terei q colocar 2 pinos.
Gostaria de saber se não teria outra alternativa em relação a esse dente.Estou mto insegura c o implante, tenho medo de não dar certo.E, o q é pior, esse dente faz mastigação c o único cizo q tenho e está fazendo falta.
Outra pergunta: na uniodonto (sou de Juiz de Fora) existe implantodontista?Eu poderia fazer pelo plano?
Obrigada, desde já.
Abraços

Olá……….quero saber se posso colocar 4 dentes da frente com apenas 2 pinos (foi feita essa avaliação por um dentista)
agradeço a atenção….

Espetacular, muito bom mesmo. Uma aula que deveria ser ministrada a qualquer futuro paciente de implante dental e que muitas vezes não é o que acontece. O profissional joga com a sorte, caso tudo de certo ótimo,caso não, só ai começa as explicações tardias o que só aumenta a frustação do paciênte que perdeu tempo, dinheiro, sofreu dores e sai pior que quando entrou.

Abraço.
cézar.

Os comentários estão encerrados.