Centro Cirúrgico – Atuação, Intervenção e Cuidados de Enfermagem

Lançamento da Yendis Editora retrata principais rotinas da enfermagem nos centros cirúrgicos.

A prática da enfermagem nos centros cirúrgicos requer conhecimento, precisão, competência e qualidade. Nas unidades hospitalares, os profissionais de enfermagem são responsáveis viabilizar a operacionalização de cerca de 99,99% dos procedimentos, entre pré, trans e pós-operatório.

Em sua prática diária, os enfermeiros têm de lidar com complicações dos clientes nas unidades operatórias, intercorrências direta ou indiretamente decorrentes das intervenções cirúrgicas e anestésicas. Isso exige, além de amplo conhecimento científico para a detecção de sinais indicadores adversos, capacitação adequada para a tomada de decisão, recursos materiais e equipamentos disponíveis para atender o imprevisto.

Uma nova ferramenta para subsidiar a atuação dos profissionais da área acaba de ser lançada pela Yendis Editora. Trata-se do livro “Centro Cirúrgico - Atuação, Intervenção e Cuidados em Enfermagem”.

“Descrevemos as rotinas da enfermagem, com suas atividades e funções, e também retratamos as principais dificuldades e dúvidas de clientes em um centro cirúrgico. O resultado é uma nova visão do ambiente cirúrgico”, resume a professora Nébia Maria Almeida de Figueiredo, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e uma das coordenadoras da obra.

Temas como controle de infecções hospitalares, materiais e equipamentos necessários ao desenvolvimento dos procedimentos operatórios e anestésicos, preparo dos ambientes, participação dos enfermeiros no ato cirúrgico, e tipos de cirurgias são alguns dos destaques da publicação.

“O diferencial desta proposta é que articulamos saberes sobre procedimentos, materiais e equipamentos tradicionais com os avanços tecnológicos contemporâneos. Tudo isso buscando uma linguagem que expresse a roupagem do novo por meio de conhecimentos e técnicas adequadas à compreensão daqueles que atuam e, ou, pretendem atuar na área assistencial de enfermagem hospitalar. Dessa forma, esperamos contribuir para a qualificação e atualização profissional. Por conseqüência, reduzimos a patamares inexpressivos riscos e complicações neste ambiente. Em resumo, é essencial para uma melhor assistência aos pacientes”, pondera o professor doutor Wiliam César Alves Machado, também coordenador do livro e Membro Fundador do Núcleo de Pesquisa e Experimentação do Cuidado de Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (EEAP - UNIRIO).
 
“Centro Cirúrgico - Atuação, Intervenção e Cuidados em Enfermagem” representa a vasta experiência dos autores, com base no conhecimento já consagrado na enfermagem, voltado para os profissionais da área que atuam com pesquisa, ensino e assistência.

Mais informações no telefone (11) 4224-9400 ou pelo website www.yendiseditora.com.br 
                                                     

Coordenadores

* Nébia Maria Almeida de Figueiredo – Livre-docente em Administração de Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Titular de Fundamentos de Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (EEAP-UNIRIO).

* Joséte Luzia Leite – Livre-docente em Enfermagem Médico-Cirúrgica e professora emérita da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Membro da diretoria do Núcleo de Pesquisa em Educação, Gerência e Exercício Profissional em Enfermagem (NUPEGEPEn) e do Núcleo de Pesquisa Histórica da Enfermagem Brasileira. Diretora do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem (CEPEn) da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).

* Wiliam César Alves Machado – Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto (aposentado) do Departamento de Enfermagem Fundamental da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Membro Fundador do Núcleo de Pesquisa e Experimentação do Cuidado de Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (EEAP - UNIRIO). Membro Fundador do Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN - UFRJ). Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Três Rios (RJ).
                  

Centro Cirúrgico - Atuação, Intervenção e Cuidados de Enfermagem

Yendis Editora
1ª edição
224 páginas
www.yendis.com.br
(11) 4224-9400
                         

*****
                        

Informações

Acontece Comunicação e Notícias
Kelly Silva ou Chico Damaso
(11) 3873-6083 / 3871-2331 
acontece@acontecenoticias.com.br
chicoacontece@uol.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

doaçao para o professor do livro de centro cirurgi co

Bom dia,estou no 5º semestre de enfermagem e consultando o site achei muito interessante esse livro.Temos que ter sempre atualizações.

Adquiri este livro pra auxílio em minha monografia da pós graduação. Realmente o livro é excelente.

estou no sexto periodo de medicinha” Esse livro e bom d+”

Gostaria defazer um trabalho na faculdade sobre a necessidade de mais profissionai de enfermagem especializado em centro cirurgico.Uma forma de insentivar.

Olá, estou no nono período de enfermagem, concluindo meu curso e com proposta d eemprego pra trablhar em Centro Cirúrgico Oftamológico, e achei muito interessante esse livro, será que ele vai poder me ajudar nessa área já que tô me fomando agora e ja irei assumir um CC ? Como faço pra adquirir ? o valor ?
Obrigada!

Os comentários estão encerrados.