Dores no joelho em mulheres

Dores no joelho em mulheres: condromalácea é a causa mais comum.

Várias são as causas de dores nos joelhos sem origem traumática. As mais comuns são a artrose, as tendinites e a condromalácea. Esta última, pouco conhecida, é uma patologia do joelho com índice de incidência maior entre as mulheres do que nos homens. Conhecida como cartilagem mole pode acometer mulheres desde a adolescência até a meia idade, que com a falta de informação, muitas vezes não é detectada e tratada a tempo.

A principal característica clínica da condromalácea é a dor anterior do joelho, principalmente nos movimentos de flexo-extensão, como subir escadas e levantar da cadeira. Algumas pacientes também se queixam de dor ao esticar o joelho e de ouvir barulho no mesmo quando se movimentam.

A condromalácea nada mais é que o processo inflamatório da cartilagem da patela com consequente amolecimento e fragmentação. Normalmente, é causada por instabilidade e mau alinhamento da articulação femuro patelar, o que ocasiona atrito entre a patela e o fêmur, e o agravamento pode levar à artrose.

 

Tratamento

O tratamento é simples, baseado no uso de anti-inflamatórios via oral, fisioterapia e, posteriormente, exercícios de fortalecimento da musculatura da coxa, que oferece bons resultados como a melhora da dor e a total reabilitação do paciente. Não há necessidade do processo cirúrgico mas, em casos avançados, só resta esta indicação.

 

Fonte

Marcello Ganem Serrão – Médico ortopedista, Diretor da Clínica OrtoPlus (Taquara), Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e da Brasileira de Cirurgia do Joelho, o médico atua há dez anos em cirurgias do joelho. Especialista em medicina do esporte, já operou os jogadores Felipe Campos, Paulo César (ex-Criciúma), Géder (ex-Vasco) e Rogério (atualmente na Grécia).




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

o que posso tomar pra tirar dores constantes nos joelhos nao tenho mais cartilagem me ajudem por favor estou sofrendo muito sou costureira e tenho 56 anos o que faço bjs neyde bh

Estou com muita dor no joelho ja fui no medico e nada resolve

tenho sentido fortes dores nos joelhos,são frios quando pego,fazem um barulho ao movimentar-me e a rotula sai do lugar,isso me deixa de cama mesmo.o que fazer?

trabalho em pé, fico até 04 horas em pé,sinto muitas vezes tonturas e muita dor no joelho,será que tem alguma lei que obrigue a empresa fazer um rodisío de descanso sentada?

Minha mae caiu na rua de joelho a muito tempo e agora o joelho dela incha e ela sete muita dor ñ tem remedio que passe ja foi no ortopedista tomou os medicamento e nada ela tem 66 anos o que eu faço.

Olá,eu tenho 42 anos e desde os 12 anos sinto uma dor insuportável em meus joelhos.tudo começou no joelho esquerdo e com o tempo afetou tbm o direito.As dores eram bem espaçadas no início,apareciam duas ou três vezes no ano,mas sempre foram terríveis!!Essas dores vem principalmente à noite e se estende madrugada à fora e só Deus sabe o que passo!!Rolo na cama a noite toda,naquela agonia de uma dor insuportável,às vezes me levanto e tomo um remédio,mas já fiz tanto tratamento,já tomei tantos remédios que me desanimo e acabo suportanto e convivendo com essa dor,quase não durmo e por conta disso vivo o tempo todo irritada.Num diagnóstico médico ficou constatado que sofro de condropatia patelar.Me disseram que não existe cura só tratamento,é verdade??Vou ter que conviver com isso o resto de minha vida?Não aguento mais!!Me ajude!!Já fiz vários tratamentos,fisioterapia,acupuntura,infiltrações,remédios e mais remédio,o último que tomei foi TRAMAL, pq minha coluna travou,sinto muita dor na coluna não sei se tem a ver com o problema dos joelhos tbm.Que devo fazer?

TUDO O QUE EU SINTO É EXATAMENTE O QUE EU LI,POR ISSO ,FICO AGRADECIDA,E VOU MUDAR DE ORTOPEDISTA PARA UMA NOVA OPINIÃO.
OBRIGADA.

gostei muito do conteudo sobre,mais tenho uma duvida,alem da dor intensa,sinto um canssaço sobre o joelho e um peso que se mistura com a dor e da uma angustia é sequecia dor+peso+canssaço ai nao posso me movimentar que a senssaçao é que vou sufocar,alem de colocar as pernas pra cima os joelhos tem de estar totalmente amparados com almofadas.Ja fiz uso de antinflamatorios,compresas,massagens com gel pra melhorar a circulaçao alongamento relaxante muscular,mudei calçados e habitos alimentares amenizou +nao em sua totalidade agora posso sentar nomal antes parecia estar com um gesso pois nao consegui articular o membro so que ainda sinto dor,variavel como nao tenho um covenio o que dificulta um atendimento digno estou a mercê da sorte,por favor me ajudem desde já fico agradecida.Terezinha 44 anos.

ola,

tenho 17 anos e venho sofrendo com dores cada vez mais forte, ja fui em um especialista e o mesmo nao constato nada me endicou algumas secoes de fisioterapias e evitar andar de bicicleta pois a ultiliza de segunda a sexta mais ou menos um 20km por dia em idas e voltas de colegio, curso e academia, a dor passo mais ao voltar a andar de bicicleta apos mais ou menos uns 9 meses sem a ultilizacao da mesma voltaram as dores cada vez mais fortes.
Estarei retornando a clinica para me consultar novamente so que dessa vez com a opinao de outro especialista, gostaria de alguma sugestao.

obs: escrevo de sao francisco do sul, santa catarina.

sds,

Miene

oi meu nome e marcia tenho 26 anos sofro com os meus dois joelhos pois os dois travam e eu nao consigo mexer e nem levantar da cama quando isso acontece ja fui no ortopedista ele me falou e que e falta de cartilagem me passou um medicamento mas nada adiantou o que eu faco a dor voltou e o joelho esquerdo travou obrigada

achei mto boa a materia, pois sinto dores no joelho
e fui bastante esclarecida sobre o assunto, agora vou procurar um medico e cuidar do joelho, pois quero continuar fazendo os meus exercicios… sinto poucas dores, só no joelho direito,e ele tmb estala toda vez q faço algum movimento, sera q posso continuar fazendo corrida?
espero uma resposta,obrigada…

intão to com dor no no meu jeolho não consigo dobra tudo eli oq é q pod ser em ?

Bom dia, Minha tia tem 74 anos e os joelhos dela dobram , ou seja ela esta andando e derrepente sem sentir nada ela perde a firmeza dos joelhos como se eles não funcionassem naquele momento fica em falso, e daí ela cai, ela já teve varias fraturas por causa desses tombos causados pela dobra dos joelhos.Goataria de saber qual tratamento mais eficaz para que os joelhos dela paracem de dobrar..

Grato.

sinto dores no meu joelho tanto esquerdo como direito,ele doi quando subo esquerda e tem dias que nada tah bom nem dobrado,nem esticado e quando eu ando sinto dores no meu tornozelo como se meu pe na firma-se no chao.sabe me dizer o que eu tenho?foi uma vez no ortopedista e ele disse que eu tinha o osso do joelho maior q o comum,me receitou remedio para dor e nada mais nao acreditei e as dores continuam.

estou sentindo dores nas juntas o q tomo p/ melhorar?
meu joelho doi de mais, por favor mim encina um remedio q alivie, so teho 26 anos.

ola, acho que estou com esta enfermidade condromalacea porque sinto dor no joelho esquerdo e é realmente quando subo escada ou me levanto de alguma cadeira ja tomei varios remedios anti inflamatoris receitados pelo ortopedista e nada resolveu estou tomando atualmente bioflac 7.5 mg e a dor nao passa o que devo tomar me ajude nao aguento mais essa dor…obrigada, aguardo resposta…

Sinto dores fortes o joelho quando desço escadas,ele fica querendo estralar, mas nao estrala.O que poderia ser isso?E como faço para melhorar.Obrigada

quero participar com uma dica, tive a aluns anos esporaõ
no pé, curei com simpatia vc tb pode.
Compre um tijolinho de terra no deposito de materiais de construção, coloque o mesmo na chama do fogão ate ficar
como brasa, com cuidado envolva o em um pano, um tecido grosso use só pra isso, sentada vaaproximando o pe ate aguentar varias vezes por semana vc ficará curado. pode tentar , com toda certeza dará certo deu pra mim .
deus e jesus tbm cura bjosssss

Ola doutor,
Gostei do que o sr.escreveu e me deu pena das pessoas pedindo ajuda.Tenho 71,dor no joelho esquerdo e faço um exercício que considero muito bom.É apresentado na tv Cultura,de 2a. a 6a.,chamado LINGONG.Muito fácil de ser praticado e ajuda a melhorar as dores e prevenir outras.Recomendo pois faço todos os dias e me sinto muito bem.Neusa

Já usei vários antiinflamatórios para Condromalácea mas nenhum deu certo, a dor sempre volta, qual seria o melhor que vocês podem me indicar??

Atenciosamente
Aguardo respostas

OLA DOUTOR TUDO BEM…OLHA DOUTOR MEU CASO É HA TRÊS ANO VENHO SENTINDO DORES NO JOELHO E NA PANTORILHA ESSAS DORES VINHAM GUANSE NUNCA…AGORA DEPOIS DE DOIS MESSE PRA CÁ,,EU ESTOU SENTINDO MUITAS DORES N~CONSIGO ANDAR DIREITO QUE DOI MUITO …JÁ FOI PORAR EM VARIOS HOSPITAL MAS ELES FALAM QUE EU TENHO QUE SER ENCAMIADA PELO,,,SIS_REG..QUE DEMORA DE 15 A UM MÊS PRA SER ATENDITA ATÉ LÁ Ñ SEI OQ FAZER,,PQ TÔ CHEIA DE DOR E EU TRABALHO OITO HORAS EM PÉ AIR QUE DOI MAS POR FAVOR ME AJUDE OQ FAZER ATÉ LAR..MUITO OBRIGADO

Sinto dor no joelho esquerdo há vários anos, fiz artroscopia, fisioterapia e 3 meses depois cai de moto e bati justamente o joelho problemático, fiz outra artroscopia e piorou as dores, é como se tivesse algo no local tocando e me inpedindo a marcha.Continuo fazendo fisioterapia, já troquei de médico. Já não aguento mais, todo dia sentir dor, não tem hora é só caminhar que lá vem ela. Já pensei em ir para São Paulo me tratar, pois sou de Belém do Pará. Sofro muito, choro sozinha e não encontro solução. O pior é que meu marido e meus filhos nem me apoiam. Me sinto só e ainda sou dona de casa.
Obrigada e queria uma sugestão. É um pedido de socorro.

olá…me chamo Edna tenho 25 anos.a mais de 1 ano venho sentindo muitas dores no meu joelho.ele incha as vezes quando eu seguro o meu joelho ele ringe muito…ficou muito assustada com isso…estou com muito medo,,,pois não seu a gravidade do problema.espero um resposta!!!ob!

olá a mais di um mes to sofrendo com muitas dores nos pé e nos joelho já fui ao medico mais os remedio qui ele passou tomo i não adianta preciso trabalha mais não tor mais aguentando si vc tiver uma dica mi envia por favor.mais rapido possível to esperando.

Olá.
tenho dor nos joelhos não consigo ficar muito tempo com eles dobrados pois doem muito e a pouco tempo começou doer meus cotovelos essa dor vai subindo para o ombro.
já fui ao medico ele falou que não é nada.
poderia me ajudar ?

eu tenho cisto no joelho devo operar remedios nao esta resolvendo mais espero a tua resposta abracos da claudete castro.

olá meu nome é naiana,tenho 21 anos sinto muita dor no joelho esquerdo e direito,são dores q ñ passam com nenhum medicamento,nenhum exame diagnostica a causa dessas dores,eles estalam bastante e quando eu ando sinto q tão s deslocando,será q vcs podem m ajudar????
Abraços

Meu pé e meu joelho não dobra doem muito, não sei qual atividade fiz que é tão ruin, fiz a mesma rotina de sempre que é comum, ando mancando mesmo assim doi, não sei o que fazer, mas vou procurar médicos…
Alguém também pode ajudar?

Ps: Adorei a matéria =]

eu sou a joana e tenho um problema no joelho acho que ja vai desde que eu me lembre como pessoa ,mas so dei por conta quando eu cai na escola,e depois dai a minha vida é essa so dor no joelho e apanho cambria ,ja fiz toda medicação mas mesmo assim nao resultou em nada.E depois tive um acidente so me pioro tudo a minha vida ja nao é a mesma. Vivo em Angola me ajudem por favor eu nao consigo dobra os joelho ,se sentar e depois levantar nao consigo andar

tenho 36 anos, tenho artrose no quadril, estou á espera para por protese, já daqui a dias, mas ando com o joelho inchado á um mês e com dores, e da estalos de manhan quando levanto, sera tão bem artrose, ou a dor vira do quadril, a dor vai até abaixo do joelho, com o inchaso

Olá, eu sinto muita dor no joelho na parte interior da perna. Mas não sofri nenhuma lesão e só tenho 14 anos. o que isso pode ser?
obrigada (:

Bom dia Tassyanna

Obrigado por acessar nosso site.

A Revista VIGOR – movimento e saúde é uma publicação da Thesaurus Editora de Brasília. Como somos muito lidos, profissionais e instituições de pesquisa e ensino nos enviam artigos e comunicados para publicação.

Infelizmente, somente agora acessamos seu e-mail. Diariamente, recebemos centenas de mensagens de nossos leitores solicitando informações. Como atendemos a todos seguindo a ordem de entrada em nossa caixa de mensagens, temos dificuldades de responder com a rapidez que alguns necessitam.

Você pode estar sofrendo de “dor do crescimento”, comuns em jovens da sua idade. Sugerimos que consulte um médico ortopedista para confirmação de diagnóstico.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

oi faz dois meses eu torci o joelho então sinto muitas dores já fui em tres medico e não melhora o que pode se me ajuda obrigada…

Boa tarde, Michelle

Obrigado por acessar nosso site.

A Revista VIGOR – movimento e saúde é uma publicação da Thesaurus Editora de Brasília. Como somos muito lidos, profissionais e instituições de pesquisa e ensino nos enviam artigos e comunicados para publicação.

Infelizmente, somente agora acessamos seu e-mail. Diariamente, recebemos centenas de mensagens de nossos leitores solicitando informações. Como atendemos a todos seguindo a ordem de entrada em nossa caixa de mensagens, temos dificuldades de responder com a rapidez que alguns necessitam.

Gostaríamos de destacar que a internet não é o melhor caminho para resolver os problemas relacionados à assistência médica de emergência. Procure sempre um médico especialista.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

oi eu sou a Gisele tenho 21 anos e á dois dias meu joelho esquerdo começou a doer muito forte, devo ir ao médico? o que deve ser? me responda.
Obrigada Gisele.

OLÁ!
POR FAVOR!
PODE ME AJUDAR?

EM NOVEMBRO DE 2010, COMEÇOU A DOER MEU JOELHO ESQUERDO, DEPOIS DE ALGUNS DIAS COMEÇOU A DOER O OUTRO TBÉM.
DE LÁ P/ CÁ PERDI MINHA PAZ.
SEMPRE GOSTEI DE FAZER CAMINHADAS,
HOJE MAL ANDO DENTRO DE MINHA CASA.
Ñ CONSIGO DOBRAR MEUS JOELHOS, PARECEM TRAVADOS.
SINTO DORES NO MOVIMENTO DO ANDAR NOS JOELHOS,
NO LEVANTAR…TENHO Q PENSAR COMO MUDAR MEUS PASSOS POIS
SINTO MUITA DOR.
DEGRAUS ENTÃO…SUBIR E DESCER É HORRIVEL!
ENQUANTO QUE..SENTADA OU S/ MOVIMENTÁ-LOS EU Ñ SINTO DORES
FIZ RAIO X E NADA CONSTOU.
FIZ DOIS TRATAMENTO C/ANTINFLAMATÓRIOS S/ RESULTADOS.
FIZ ACUMPULTURA FRIA E QUENTE S/ RESULTADOS.
FUI A MASSOTERAPEUTA.
FUI A MASSAGISTAS E…NADA RESOLVEU.

POR FAVOR ME ORIENTE.
DESDE JÁ AGRADEÇO!
UM ABRAÇO…VERA.

oi tenho 16 anos e há 2 faço capoeira de um tempo pra ca acho qe jah faz quase 5 meses meu joelho direito começou a doer fui no medico e fiz terapia e continuei a praticar minha capoeira
mais a dor voutou sinto dor no nervo sei lah o nome de tras do joelho e doi quando aperto no osso de lado e ainda por cima nos dois os medicos na minah cidade diz que naum é nada grave pois sou muito nova pra dar doenças mais qeuria saber direitinho por que doi tanto por favor me ajudem meu e-mail
anadll2010@hotmail.com
obrigada

Boa tarde, Ana Lídia

Obrigado por acessar nosso site.

A Revista VIGOR – movimento e saúde é uma publicação da Thesaurus Editora de Brasília. Como somos muito lidos, profissionais e instituições de pesquisa e ensino nos enviam artigos e comunicados para publicação.

Infelizmente, somente agora acessamos seu e-mail. Diariamente, recebemos centenas de mensagens de nossos leitores solicitando informações. Como atendemos a todos seguindo a ordem de entrada em nossa caixa de mensagens, temos dificuldades de responder com a rapidez que alguns necessitam.

Você descreve dores que podem estar relacionadas à tendinites ou micro lesões causadas por sobrecarga. Sugerimos que dedique alguns minutos por dia para exercícios de alongamentos e desenvolvimento de força.

Retorne ao ortopedista e solicite um diagnóstico que justifique as dores e um procedimento terapêutico.

Gostaríamos de destacar que a internet não é o melhor caminho para resolver os problemas relacionados à assistência médica de emergência. Procure sempre um médico especialista.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

Bom dia! Achei o site muito importante, pois as informações são claras e objetivas.
Abraço!

Meu nome é Cleusa tenho 60 anos e agora estou com esses sintomas; dores nos joelhos e dificuldades de levantar da Cadeira, sofá baixo nem pensar faço hidroterapia por indicação médica mas….o tratamento é lento sabe? sinto saudades mesmo dos meus tempos de juventude….sou privilegiada só estou começando as dores agora aos sesssenta…..Agradeço a Deus e aos meus pais por serem rígidos na alimentação e os fortificantes…oléo de figado de bacalhau,fortificante de ovo de pata com biotonico, mocotó…. e outros,tudo antigamente que comíamos era voltados para a saúde.

Tem uma semana que sinto muitas dores na parte superior,inferior e no próprio joelho,meu joelho inchou muito e o resto da perna também,fiz compressa com água quente e fria,e nada adiantou.Fui ao médico,ele me falou que não tem tinha nada.Hoje a dor está insuportável,não consigo andar…
Grata,
Victoria

boa tarde, tenho 42 anos estou a mais ou menos 20 dias sentindo forte dores no joelho esquerdo, já tomei remédio e nada as dores estão ficando cada dia pior, o que devo fazer, desde áa muito obrigado pela sua atenção.

bom dia…tenho muitas dores no meu joelho esquerdo ja fui ha varios madicos,ja tomei muitos medicamentos,fisioterapia e agora o medico me disse que eu estou com derrame articular a dor esta muito forte nao consigo dobrar o joelho nen andar direito,estou com um cisto atras do joelho e isto faz doer ainda mais,gostaria de saber se tem mesmo medicamento ou cirurgia pois nao aguento mais… espero contato desde ja agradeço …obrigada

As capsulas contendo pó de sucupira são realmente eficazes para combater a artrose do joelho ???

sinto dores no meu joelho direito,frequentemente nao consigo nem andar direito,qdo estou parada nao sinto dor,ja tomei remedios como diclofenaco de sodio,dorflex e nao melhora,que devo fazer?

Olá doutor,tenho26 anos e sou vendedora de uma loja de calçados a 4 anos, o deposito da loja fica no primeiro andar, por isso, passo o dia enteiro subindo e descendo escadas.De uns tempos pra cá venho sentindo dores no joelho,inchaço, e isso acontece só em uma perna que é a mesma em que tenho uma veia quebrada a sensação que tenho é que ele não dobra,quando sento quase não me levando por conta da leve dormença no joelho.Será que pode me ajudar Doutor.

obrigada Juliana.

desgate na patela do joelho posso fazer jam,caminhar na esteira?

oii mim chamo andressa tenho 13 anos e sinto dor nos joelhos
quando abaixo rapidamente e quanto estico as pernas..e meu joelho é muito grande pelo menos eu acho..pra minhas pernas q nao sao tão grossas……….

Os comentários estão encerrados.