Superando Obstáculos – a leitura e a escrita de crianças com deficiência intelectual

A obra descreve a atuação da autora no processo de alfabetização de cinco crianças com deficiência intelectual.

Utilizando a teoria construtivista como base, ela mostra, passo a passo, como os alunos foram capazes de construir significados ao longo do processo de aprendizagem. Trabalho pioneiro na área, que merece a atenção de educadores, pais, terapeutas, lingüistas e fonoaudiólogos.

Um grupo de crianças que não consegue aprender. Uma professora interessada em modificar o fazer pedagógico. Essa trama, que num primeiro momento parece comum, é o pano de fundo do livro “Superando obstáculos - a leitura e a escrita de crianças com deficiência intelectual” (152 pp., R$ 31,90), lançamento da Plexus Editora. Na obra, a professora Maria Elisabeth Grillo mostra como alunos com deficiência intelectual foram capazes de construir o processo de leitura e escrita. Essa conquista, fruto da dedicação da autora e da relação afetiva criada entre ela e os alunos, teve diversas fases e variou de acordo com a deficiência apresentada pela criança. O resultado, no entanto, é surpreendente, e mostra que o objetivo final da educação – a transformação – é passível de ser obtido, mesmo nos contextos mais desfavoráveis. O lançamento acontece no dia 13 de novembro, terça-feira, a partir das 18h30, na Livraria Cultura – Conjunto Nacional – Térreo.

Destinado a educadores, psicólogos e aos pais de crianças com deficiência intelectual, o livro mostra a experiência da professora Maria Elisabeth com cinco alunos, em particular, que não conseguiam ler ou escrever. Ao descrever o dia-a-dia de Fernanda, Kleber, Sabrina, Tiago e Ulisses Thiago, ela mostra como pequenas conquistas transformam-se em grandes avanços.

“Com essa ação educativa, percebi que, além das resistências e bloqueios, pode-se vencer a falta de auto-estima e de crença na própria capacidade de construir novos conhecimentos”, afirma a autora. Nesse processo, segundo Maria Elisabeth, qualquer esforço é valorizado. A criança sente-se livre para descobrir maneiras distintas de escrever, ler, desenhar e organizar os objetos. “Com a oportunidade de colocar seu ponto de vista, ela aprende a apreciar a perspectiva do outro. Há respeito mútuo e solidariedade, o que torna a interação impregnada de afetividade”, diz.

Partindo de uma concepção heterodoxa da educação, a autora apresenta aos leitores um relato único. Ao longo dos capítulos do livro, ela revela como conduzia o processo de alfabetização, discutindo a ineficácia da linha tradicional de educação – que reserva aos alunos com dificuldades de aprendizado os mesmos métodos educacionais e sistemas de avaliação destinados aos que não apresentam problemas durante a alfabetização.

De forma leve e detalhada, a professora Maria Elisabeth conta como explorou atividades lúdicas que proporcionaram trocas surpreendentes entre as crianças e a professora. Ela descreve as situações do dia-a-dia, a intervenção no contexto de sala de aula, a evolução e os avanços de cada criança. Ao final, apresenta uma síntese das conquistas individuais.

 

A autora

Maria Elisabeth Grillo nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Iniciou suas atividades no magistério trabalhando com alfabetização. Em 1980 mudou-se para a cidade de São Paulo, onde se formou em Ciências, com habilitação em Química. Foi professora dessas matérias durante anos, enquanto, paralelamente, alfabetizava alunos em escolas da rede privada. Há dezoito anos optou por trabalhar somente com crianças com deficiência intelectual. Como educadora, acredita que o entendimento é o objetivo maior da ação educativa. Com base nesse princípio, realizou um trabalho com um grupo de crianças por longo período – experiência sobre a qual proferiu palestras ao público interessado e cujo resultado registra nesse livro.

 

Título: Superando Obstáculos - a leitura e a escrita de crianças com deficiência intelectual

Autora: Maria Elisabeth Grillo

Editora: Plexus

Preço: R$ 31,90

Páginas: 152

ISBN: 978-85-85689-85-8

Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890

Site: www.plexus.com.br

Lançamento: 13 de novembro, a partir das 18h30, Livraria Cultura – Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073, São Paulo – Piso térreo)

 

Mais informações com Ana Paula Alencar pelos telefones 11-4787-1322/ 11-9771-7336 ou por e-mail: imprensa@gruposummus.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Muito interessante, gostaria de conhecer melhor esse tabalho.
Vou solicitar o livro.
Obrigada.
abraços
Maria do Carmo.

Olá adorei o artigo e gostaria de receber material

O artigo é muito interessante. Gostaria de receber material,pois estou preparando minha monografia, com o tema:A importância dos jogos na alfabetização de crianças com deficiencia intelectual.

Abraços

Maria das Graças

Os comentários estão encerrados.