A dieta pode auxiliar o controle do ácido úrico?

Crises de gota, pedras nos rins, aterosclerose, nefropatias e até infartos podem ser causados pelo excesso de ácido úrico no sangue.

“Dentre os mitos e crendices populares sobre a medicina, as alterações provenientes do excesso do ácido úrico, em nosso organismo, estão entre as mais disseminadas na população. Diferente da crença geral, o excesso de ácido úrico não causa descamação de mãos e pés, não se agrava com a ingestão de frutas cítricas e não causa escurecimento da pele ao contato com metais de bijuterias”, essa informação vem do Centro Integrado de Terapia Nutricional, o Citen, através de sua diretora clínica, a endocrinologista e nutróloga, Ellen Simone Paiva.

O ácido úrico é uma substância presente no organismo e proveniente do próprio metabolismo, ou seja, nós produzimos ácido úrico e essa produção é responsável por 90% de todo o ácido úrico do corpo. O restante, cerca de 10%, provém da dieta. Logo, na maioria das vezes, o que define os níveis de ácido úrico no sangue das pessoas não é o que elas comem e sim a quantidade da substância que elas produzem ou eliminam. “O índice desta substância não deve ultrapassar o nível máximo de 6,0 mg por 100 ml de sangue nas mulheres e 7,0 mg nos homens. Caso contrário, o excesso de ácido úrico pode afetar a capacidade de solubilidade do sangue, formando os temidos cristais que vão sendo depositados nos órgãos e nas articulações e que podem levar a um intenso processo inflamatório, com disfunção de órgãos importantes, como os rins e inchaço das articulações, conhecido como gota”, explica a endocrinologista.

Podemos ter excesso de ácido úrico quando produzimos muito ou quando excretamos pouco esta substância. As principais causas para o aparecimento da doença são a herança genética e os defeitos metabólicos que culminam no acúmulo da substância no organismo.

 

Gota

“O quadro de gota é tão característico que o diagnóstico dispensa muitos exames. Geralmente, o paciente acorda no meio da noite com uma dor lancinante, muito freqüente no hálux, o dedão do pé, podendo ocorrer em outras articulações. Ele não suporta a colcha em contato com o dedo e, muitas vezes, ele procura o pronto socorro no meio da noite por não suportar a intensidade da dor. O dedo geralmente fica inchado e arroxeado pelo processo inflamatório. Cerca de 20% das pessoas que têm o ácido úrico elevado desenvolvem crises de gota, sendo acometidos muito mais homens do que mulheres — a proporção é de 8 para 1”, afirma a diretora do Citen.

 

Complicações renais

Além da gota, o excesso de ácido úrico no sangue pode ser filtrado pelo rim e causar a precipitação dos cristais com a formação de pedras de ácido úrico ou pedras mistas de ácido úrico com sais de cálcio. “Esse quadro pode ser descoberto durante as terríveis cólicas de rim, que invariavelmente necessitam de atendimento em unidades de emergência pela gravidade da dor. Muito mais grave é a infiltração renal pelo ácido úrico, que praticamente penetra em todo o parênquima renal, como que ‘concretando’ o rim, podendo inclusive levar à insuficiência renal”, explica a nutróloga.

 

Síndrome Metabólica

Do ponto de vista cardiovascular, o excesso de ácido úrico propicia a ocorrência de hipertensão arterial e faz parte dos fatores de risco cardiovasculares que compõem a chamada Síndrome Metabólica. Trata-se de pacientes onde o excesso de ácido úrico faz parte de uma alteração metabólica complexa que cursa com obesidade central, hipertensão arterial, diabetes, elevação de triglicérides e redução do colesterol protetor, o HDL colesterol. “Nesses casos, a elevação do ácido úrico pode levar a um maior risco para o infarto agudo do miocárdio”, alerta a Dra. Ellen Paiva.

Pesquisa realizada pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor) concluiu que o ácido úrico sozinho é capaz de aumentar em 3,5 vezes os riscos de um adulto apresentar calcificação nas artérias do coração — o que significa um potencial 10 a 12 vezes maior de ocorrer um infarto e morte súbita.

 

Como tratar?

O diagnóstico do problema é feito através das complicações que ele causa aliado a um exame de sangue, que revela os níveis de ácido úrico no organismo. Nos pacientes assintomáticos, a única forma de fazer o diagnóstico é através da dosagem sangüínea do ácido úrico. Em alguns casos, pode-se investigar a excreção urinária do ácido úrico através do exame de urina de 24 horas. “A partir da comparação destes dois resultados, o médico indica o tratamento mais adequado para cada caso, uma vez que existem remédios tanto para inibir a produção como para aumentar a excreção do ácido úrico”, explica a Dra. Ellen Paiva. Algumas vezes, frente a um quadro de inflamação aguda de uma articulação pode-se fazer a pesquisa de cristais de ácido úrico no líquido articular.

Após o aparecimento dos sintomas e da primeira crise de gota diagnosticada é fundamental que o paciente tome medicações específicas e siga um programa de dieta para alcançar a normalização dos níveis de ácido úrico no sangue. Muitas vezes, quando as crises de gota se repetem duas ou mais vezes no ano, há a necessidade do uso contínuo de medicamentos. “Sem o tratamento adequado, o paciente também corre o risco de desenvolver uma poliartrite, ou seja, uma inflamação em várias articulações ao mesmo tempo ou até uma destruição das mesmas”, alerta a médica.

 

Orientações nutricionais

Um ponto essencial no tratamento destes pacientes é seguir uma dieta alimentar equilibrada, que vise a redução do peso, em caso de obesidade, e o controle de fatores agravantes, como a hipertensão arterial e o diabetes. “A dieta se dirige apenas aos casos de gota e doença renais secundárias ao excesso de ácido úrico e se baseia na redução de alguns alimentos ricos em fragmentos protéicos denominados purinas, que são os precursores da formação do ácido úrico no organismo. Além disso, devemos substituir ou suspender, quando possível, alguns medicamentos que causam a elevação do ácido úrico, como os diuréticos”, recomenda a endocrinologista Ellen Paiva.

 

Com relação às dietas para o controle da doença, a diretora do Citen recomenda que o paciente:

1. Entenda que restrições calóricas intensas podem elevar agudamente o ácido úrico no sangue. Isto porque essas dietas causam a chamada cetose, que, por sua vez, leva à excreção renal prioritária dos corpos cetônicos em detrimento da excreção do ácido úrico, podendo causar  uma crise de gota;

2. Mantenha uma hidratação adequada, pois esta medida é um fator de prevenção, uma vez que dilui a urina, aumenta o volume urinário e reduzindo a possibilidade de precipitação dos cristais de ácido úrico;

3. Saiba que nenhuma dieta que se propõe ao tratamento dessa condição é bem sucedida se o consumo de álcool não for abolido. Isso se aplica aos quadros de gota e lesões renais causadas pelo excesso de ácido úrico. São comuns crises de atrite aguda que se seguem ao consumo de bebida alcoólica;

4. Tenha conhecimento que, nos casos de elevação discreta e assintomática do ácido úrico, ele pode fazer uma dieta sem restrições alimentares específicas, desde que mantenha o peso normal e o controle dos demais parâmetros metabólicos como a glicose, os triglicérides e o colesterol. Não se justifica a restrição de grãos, frutas cítricas e tomate, como muitos acreditam;

5. Seja informado que maiores níveis de ingestão de carnes e frutos do mar estão associados a um aumentado risco de gota. Estudos recentes têm revelado que para cada porção adicional diária de carne na dieta, teremos 21% de aumento do risco de gota e para cada porção semanal adicional de frutos do mar, 7%;

6. Saiba que há forte relação inversa entre a ingestão de laticínios – principalmente os de baixo teor de gordura – e a incidência de gota. A ingestão de proteínas do leite – caseína e lactalbumina – tem sido mostrada como fator redutor do ácido úrico em pessoas saudáveis devido ao efeito dessas proteínas, facilitando a perda de ácido úrico na urina e reduzindo assim seus níveis no sangue;

7. Tenha a informação de que uma maior ingestão de proteínas vegetais não tem sido relacionada a risco aumentado de gota na população em geral. Alguns estudos sugerem que a proteína vegetal – encontrada nas leguminosas como o feijão, soja, lentilha, grão de bico e ervilha – pode até ter um efeito protetor, embora menos efetivo do que aquele exercido pelos laticínios.

 

Relação de alimentos

A nutricionista do Citen, Amanda Epifanio, preparou uma relação com os alimentos que podem e que não podem ser consumidos por quem apresenta elevação das taxas de ácido úrico no sangue.

 

=> Alimentos proibidos:

- Álcool, principalmente os fermentados como a cerveja.

- Peixes: salmão, bacalhau, arenque, ovas de peixes, truta, cavala, sardinha.

- Carnes: vitela, bacon, carneiro e cabrito.

- Miúdos: coração, fígado.

- Aves: galeto, peru.

- Pães doces e molhos em geral.

 

=> Alimentos que devem ser consumidos moderadamente:

- Carnes: vaca, frango, porco e presunto.

- Peixes não citados no grupo anterior.

- Camarão e frutos do mar.

- Leguminosas: feijão, soja, grão de bico, ervilha, lentilha.

- Verduras: aspargo, cogumelos, couve-flôr, espinafre.

- Cereais integrais.

- Oleaginosas: côco, nozes, amendoim, castanha do Pará e de caju.

 

=> Alimentos que podem ser consumidos livremente

- Leite e derivados.

- Ovos.

- Chá.

- Vegetais: legumes e verduras exceto os citados no grupo anterior.

- Doces em geral.

- Frutas: todas.

 

Fonte

Centro Integrado de Terapia Nutricional – Citen

 

Serviço:

CITEN – Centro Integrado de Terapia Nutricional
Endereço: Rua Vergueiro, 2564.
Conjuntos 63 e 64
Vila Mariana
São Paulo-SP
CEP: 04102-000
Atendimento: De segunda a sexta.
Horário: 08h30min às 18h30min horas.
Telefone: (11) 5579 1561/5904 3273.

 

*****

 

Informações

Márcia Wirth
Excelência em Comunicação
Tel: (11) 3791 3597/9394 3597
E-mail: wirthmarcia@uol.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Bom dia, estou com 0,9 de ácido úrico no sangue. Dias antes do realizar o exame, consumi bastante suco de caju. Todos os dias bebia suco de caju no almoço e no jantar, durante um mês. Na família (pais e parentes)não exite casos de doenças relacionadas ao excesso de ácido úrico. Pratico esportes e tenho peso ideal para minha estatura.
Será que esse hábito de beber suco de caju interferiu no resultado do exame?
Obrigado e até mais.

Olá, meu marido fez transplante renal a 9 meses e no último exame que fez de sangue deu 7,9 de ácido úrico, ele nunca teve nenhuma alteração antes e na família não tem ninguém com o problema, fiquei preocupada e gostaria de saber quais os alimentos que ele deve comer e os que não, pois o médico disse que não pode comer feijão e todas as verduras verdes,e quais os risco que ele corre em relação ao transplante.
Desde já agradeço a atenção.
Obrigada.
Luciana.

GOstaria de saber o que eu faço ,porque tou com excesso de cristais de acido urico na urina.Nunca tive esse problema.
Desde ja agradeço a atençao.
Obrigada. Laura

eu queria saber se o acido urico 9,9 está alterado demais para homens? obrigado espero a resposta…

adorei a materia,ate oj era totalmente leiga ao assunto.parabem por fazerem uma materia tao bem feita com tudo que queria fazer.obrigado

Gostei muito da matéria, pois está explicando bem sobre este male que me assustou muito, quando vi o resultado. Começarei imediatamente com a dieta e irei ao retorno também para verificar qual será a conduta que o médico tomará.
Muito obrigado.

Estou com ácido urco elevado e glicemia 120, mas os trigicerideos estão normais e colesterol elevado.
Ao ver a dieta para acido urico compreendi que em meu caso não devo ingerir também, doces, mas e arroz e pão branco são permitidos?

queria saber se meu acido urico esta alto 3+/4+

Bom dia! ja faz tempo tenho sofrido bastante com crise de gota.
Gostaria de saber qual especialista que eu devo procurar, para fazer o tratamento.

Campo Grande(MS), 20 de setembro de 2008.

Roberto Wagner

Eu adoro uma cerveja, mais agora o acido úrico esta, 8,5 me receitaram tomar um chá 30 ervas e também chá de abacateiro parar abaixar,,, será que resolve

nunca fiz exame para saber se realmente tenho ácido úrico – porém estou com os sintomas – qual o especialista que devo procurar??

Boa noite! estou com 6,4 de ácido úrico e com o peso muito acima do normal, comecei a sentir dor e inchaço nos dedos das mãos e uma ardencia na hora de urinar e a dor vem sempre pela manhã quando acordo mal consigo andar os meus pés doi muito, estou fazendo dieta mais também estou usando formula para emagrecer e contém diuretico pelo que eu li não é recomendado o uso do diuretíco por favor agradeço desde de já uma resposta pois estou com muitas dúviadas

Uma dica de boa saúde.

Olá,
Tenho 44 anos, pratico esporte, mas estou com peso acima! Percebi uma retenção hídrica nas pernas e dores nos pés, principalmente tornozelo, algumas vezes ressão apresentei pressão alta. Isso vem ocorrendo por volta de uns 2 anos. Por causa das dores matinais resolvi ir ao ortopedista que me adiantou um hemograma completo. Ali veio resultado de uma inflamação cronica e ácido urico alterado. No meu caso, 6.0,apenas com a dieta eu consigo equilibrar o ácido úrico no sangue? Posso fazer dieta com moderador de apetite(sem diureticos?)Poderia me orientar?

Atenciosamente,
Fernanda

Descubri que tenho problema de ácido urino faz quatro meses, no entando já fiz a medicação ( não me lembro agora do nome do medicamento que tomri) mais sei que é uma carteira de 28 comprimidos e que tomei 1 diário. No entanto tenho feito o controle e o nivel esta baixo. O minha preocupação é que as dores continuam.Por favor ajudem-me. Obrigada

achei muito legal essas coisas são muito importante para algumas pessoas.

Gostaria de saber qual o chá que devo usar para facilitar a excreção de ácido úrico.Grato.

Boa tarde!
Gostaria de saber se pimentas malaqueta,leite integra,sucos de caju,maracuja e manga, estes tambem idustrialisado como maguari,jadaia etc… aumenta o acido urico?
Qual o tipo de cha que poço tomar para baixar nivel de acido urico?
Urgente

Att,
Luis Augusto

tenho acido urico alto e bebo muito refrigerante queria
saber se faz mal se devo parar obrigado

Muito bom artigo, parabens!!. Meu ácido úrico estava 9.4 tive crise de gôta, fui para o hospital tomar analgésico, a crise sumiu, nas na articulação do dedo mínimo que é fraturado continua inchado e doendo gostaria de saber se é normal pois a dor não passa nem o inchaço.

Ola eu adorei a materia o meu acido urico é 9, eu adoro uma cervejinha tomo todos os dias, quero saber se enquanto o tratamento eu posso tomar uma cervejinha durante o final de semana ou se eu posso tomar só cerveja sem alcool, ou se eu tomar uisk é melhor que a cerveja.
Valeu
Muito obrigado.
Estou aguardando a resposta.

Olá meu nome é Fernando e tenho 33 anos, peso 74 kg e 1,7 de altura, estou com ácido úrico em 6,8 e cortei carne vermelha do meu cardápio e estou fazendo o máximo para diminuir minha taxa de ácido no sangue. Tomo muito refrigerante eu posso? E vinho está liberado? Grato.

Gostaria de cumprimentá-los- pela matéria.
Saudações,
JAMES

Olá meu nome é Ederson tenho 36 anos e meu peso é 110 kilos e tenho 1,75 de altura, fazem 2 semanas que constatei que meu índice de ácido úrico está muito elevado e comecei a sentir fortes dores no dedão do pé, gostaria de saber se refrigerante é permitido ou proibido uma vez que tomo muito, obrigado!

tenho 36anos 1,55 de altura e estou 9quilos acima do meu peso e gostaria de saber se não emagresso por causa de ter acido urico?

Qual especialista devo procurar qdo meu ácido úrico deu 19, onde o normal é de 2 à 7?
Por favor, me respondam o qto antes.

Meu pai estava com muita dor na articulação fizemos o exame deu 9,3 . Quais os alimentos que poder ser comsumido e evitado

GOSTEI MUITO DESTA INFORMAÇAO, PELO O QUE EU LI ACHO QUE TENHO ACIDO URICO, VOU PROCURAR FAZER UNS EXAMES PARA TIRAR AS DUVIDAS,

Tenho crises de Gota. Já evito muitos alimentos e bebidas que sei que fazem mal. Pergunto se posso beber cerveja sem álcool, sem gerar crises de gota?

Olá , foi um dos comentários mais completos que já li.

è necessário discorrer um pouco mais sobre líquidos- bebidas que pode e não pode . Os Isotônicos pode ?? refregerantes , sucos de caixinha enfim ,gostaria muito de me esclarecer sobre isto.

obrigado

Tenho gota e não sei se o suco de limão faz mal

Gostei muito do artigo,esclarecedor. Mas gostariade saber mais sobre bebidas e alimentos adequados.O café por exemplo!

olá tenho acido urico alto 9,2, não bebo alcool, faço corrida todo os dias pela manhã, tomei zyloric mais sentir reações adversas e parei, tomo anlodipina, clortalidona e atenolol para pressão alta, será que são esses medicamentos que alteraram o meu acido urico?

obrigado.

Muito bom o artigo. Descobri há pouco que estava com o acido úrico alto (9,30) e tenho procurado maiores informações para que possam contribuir com o tratamento. Que possamos cada vez mais encontrar pessoas disponíveis a trazerem ajuda, seja de que forma for, visando sempre trazer valiosas informações.

Muito bem explicado e argumentado o tópico.
Gostaria de sanar algumas dúvidas se for possível.

O nível de Acido Úrico no meu sangue está em 9,0 mg.
Gostaria de saber o quão grave é a situação e qual o especialista devo procurar, o Endocrinologista ou Nefrologista?

Obrigado.

Adorei a materia, faz um tempão que me preocupo com o acido úrico, mas muito tempo mesmo +- 10 anos. Atualmente estou com uma grise de gota, fiz muito uso de antienflamatorio e ja estava com medo de atacar os meus rins e figado. Estava fazendo dieta de tudo, carnes, ovos, queijo, leite,etc.. só alimentando basicamente de arroz e bife de frango.
Agora depois de tando tempo fiquei mais tranquilo, apos ler esta materia. MUITO INSTRUTIVA, agora sei como cuidar melhor da minha saude, e os efeitos que podem causar o execesso do acido urico.
ESTOU MUITO FELIZ EM ENCONTRA ESSE SITE.

VOU ACOMPANHAR SEMPRE. MUITO OBRIGADO.

ola antonio de recife fiquei feliz depois de ler este comentario pois tenho 8.0 acido urico depois deste depoimentos me policiarei melhor valeu

gostaria de saber o que devo tomar pois estou com o meu acido urico muito elevado me responde com urgencia beijos obrigada pelas dicas ja escritas.

Muito legal esse artigo…Parabéns!

gostei de sua materia pois vc e direta meu marido esta com suspeita de gota e aqui em brasilia e dificil proficional que faça uma consuta esclarecedora se vc poder me dar mais dicas agradeco quando for em sao paulo pois tenho mellas e trato com dr acari na usp irei ai para mim e meu esposo abraço e obrigaDA

navegando cheguei ate vcs,duvidas bastante quanto ao acido urico,tomo um diuretico hidroclorotiazida devo consultar um especialista para substituir este medicamento pois sou hipertenso,parabens por toda materia instruiu bastante,e abriu mais caminhos. obrigado

Estou com ecesso de acido urico(gota)
eu posso comer PIQUI?

Gostaria de saber se posso tomar refrigerante. Tenho 25 anos, 81 quilos, 1,68m, e o nivel do meu ácido úrico foi 9,0 e minha alimentação é relativamente equilibrada, porém o meu consumo de refrigerante é diário (almoço, lanche e jantar).
Se caso não puder tomar refrigerante, quais as melhores frutas para suco?
Você poderia me dar uma sugestão de cardápio?

Olá, estou com pressão alta,trigliceris, colesterol e ácido urico elevados, gostaria de saber da dieta, o que posso comer e que não devo? e as frutas se tem alguma restrição?
Obrigado!

bom….tenho apenas 15 anos e já estou com alto teor de ácido úrico no sangue….vou seguir sua dieta…espero conseguir controlar…..apesar de ter gastrite…..

Ola…meu teor de acido urico esta alto 8.00 , gostaria de saber se a cerveja sem alcool tambem prejudica ?

boa noite!!!
eu tenho 34 anos e descobri que tenho o acido úrico no sangue e esta 7,1mg/dl..
alem dos alimentos permitidos posso fazer exercicios fisicos?
pois terrei que verrifica a presao antes e depois dos dos exercicios??
o que tem haver acido úrico com a dilatasao do ventrículo esquerdo?
se fosse possivel envia resposta ficarei grato!!
gostei deste site.. obrigado por esclarece as minhas duvidas!!
wesley!!!

OLA A POUCO TEMPO EU FIZ UM EXAME DE SANGUE E FIZ TBM AQUELE FATOR NUCLEO E DEU POSITIVO TEM A VER COM ACIDO URICO OU GOTA OU LUPUS TIREM MINHA DUVIDA POR FAVOR

adorei a materia me ajudou muito meu marido esta com o acido urico alto e eu ñ sabia oque dar para ele comer essa materia me ajudou muito um grande abraço

Achei a matéria super importante, pois a 01 mês atrás fiz exames de rotina e foi constatado ácido úrico alto 7.7, tenho 42 anos,quanto tinha 38, passei por uma cirúrgia de abecesso renal, gostaria de saber se tem alguma relação ácido úrico com abecesso renal?

Achei muito interessante este site e gostaria de esclarecer uma dúvida: quem tem ácido úrico elevado pode fazer uso de carbonato de cálcio + vitamina D? Pergunto isso, pois meu filho de dezoito anos quase não toma leite.
Obrigada;
Sônia
(sonia-otto@hotmail.com)

Boa Tarde!!!

Gostei muito da matéria sobre acido do urico,porem ainda tenho duvidas sobre a dieta,gostaria se possivel, o que realmente pode e o que não pode,por exemplo o tipo de pão,tipo de frutas e verduras.
Muito obrigado

Gostaria de saber se a cerveja sem álcool também é prejudicial no tratamento para diminuir o n´vel de ácido úrico no organismo. Fiz exame e o meu está 9.7.
Grato
Adilson

Gostaria de saber se a cerveja sem álcool causa o0 mesmo efeito que a normal, haja vista ter menos calorias que a normal.

Gostei do artigo pois eu precisava de uma orientação de alimentos p controlar a gota e aqui n/ artigo encontei, obrigado- valter-Belém-Pá………..

Boa tarde.

Tenho uma irmã que tem ácido úrico. Quando dá a crise,
ela não conseque andar.
O quê deve ser feito para essas crises serem aliviadas
um pouco?
Obrigada, espero resposta.

Gostei muito das dicas, mas gostaria de saber se posso comer arroz com piqui e também feijão. Estou com um problema no aumento da próstata que está dificultando o jato urinário, estou tomando remédio para fazer novo exames e que não seja preciso fazer raspagem. A minha gota está normal agora, estou fazendo dieta e já perdi 8 kilos, mas ainda estou com 22 kilos além do meu peso normal. Qual a especialidade de médico eu procuro para o tratamento. Estou com a consulta marcada para um Reumatologista e depois com uma nutróloga, são estes os especialistas. Por favor me responda estas minhas dúvidas.

Estou com acido urico abaixo do minímo com 2,3.O que isso significa? que doença isso pode causar?
estou inchando muitos as pernas, que alimentos devo comer para aumentar?
tenho 36 anos, sou mulher,tenho 1,63 de altura, peso 64 Kg.
obrigado!mandem a resposta

Gostei muito deste artigo,obrigado mesmo pro ter dirado minhas dúvidas em geralação a este asunto Parabéns.

Estou com acido urico e já estou a procura de profissional para o tratamento do mesmo. Ainda não tenho dores, mas meus pés estam descacando aos poucos e no chinelo, eles ficam escorregadios. Gostaria de saber se o tratamento é demorado?

Gostei muito da matéria, estar sendo de grande ajuda para mim parabens e muito obrigada Açailândia-Ma

ola eu tenho o constrole um pouco alyo e gostava de dsaber como fazer para o abaixar!

Eu queria saber se eu posso tomar sucos de laranja? obrigado

Meu marido tem gota e quando está em crise, tem muitas dores no pé. Esse artigo me esclareceu muita coisa que até então não sabíamos, até porque ele é muito teimoso e nunca fez um tratamento adequado e acha que é bobagem, porém continua comendo muita coisa que não pode. Mas a partir de agora passarei a fazer uma dieta baseada nos alimentos que ele pode comer.

li esse artigo , parabéns pela qualidade do mesmo , gostaria de sanear uma duvida , acima dos parâmetros aceitaveis de acido urico , qual seria a tolerância ou faixa de alerta que podemos aceitar , 10% , 20% acima do parâmetros!

tenho gota estva com 110 kg agota estou com 102 kg descobri a doença quando tinha 32 anos agora estou com 43 .
tenho crises frenquentes periodos de 15 em 15 dias li a pesquiza acima se fizer o que estva escrito qual minha chanse de que as minhas crisse de gotas parem faz anos que não tomo leite pensando que faz mal e o ovo como comer frito ou cozido . muito obrigado.
há já comecei varios tratamentos mas numca consegui terminar quase todos diziam que deveria tomar ziloriqui 300 e conchinchina 0,5 correto. por quanto tempo.

Tenho o problema a mais de cinco anos,com crises a quatro ou cinco vezes ao ano, com inchaços no dedão do pé e as vezes no joelho.Faço dieta alimentar e nos ultimos dias abusei dos frutos do mar (carangueijo,ostras,camarão acompanhados de cervja) e não deu outra, crise! Esse novo estudo vem ao contrario com tudo o que a gente estava acostumado a abolir ou a controlar. Mas percebi uma coisa animadora, nessa ultima crise observei alteração no nível de glicemia “150″, vou fazer o colesterol. Que especialidade devo procurar para realizar exame de sangue e urina e investigar se produzo muito ácido ou elimino pouco?
Exelente artigo, é mais uma esperança para controlarmos melhor esses sintomas. Fico muito agradecido e no aguardo.
Claudio

Estou com o ácido úrico elevado, 8.30, posso beber cerveja sem alcool?.
Adorei este artigo, Parabéns!!
Abraços.

tenho acido urico,e diabete o que posso comer? e beber

me ajude???

tive crise de acido urico em dezembr fiz os exames e deu alterado em 7,6 desde então estou fazendo diete e tomando medicamento porem as crises de Gota continuam quase que diariamente o que me sugerem ?????????

bem meu ultimo exame do acido urico estava em 8, foi em 5 de janeiro, a 2 semanas tive fortes dores embaixo do pe e emcima, nunca havia sentido essa dor, de madrugada, estou tomando voltaren 75 sr, ja seria o caso de tomar o aluprinol 100 mg por dia? as dores ja acabaram mas ainda continuo tomando estou no setimo dia tomando 150 mg de voltaren sr por dia. obrigado

Tenho 43 anos e pela primeira vez em meus exames o ácido úrico apareceu alto ( 6,3 ), os outros normais, exeto o colesterol que sempre foi alto ( 241 ) e o LDL ( 166 ). Não
tenho nenhum sintoma, mas me preocupo por ter pais e irmãos com
ácido úrico elevado.Devo ter restrições alimentares ou posso me alimentar com moderação?

Meu pai tem 49 anos e tem crises de “gota” e a doença já foi diagnosticada através de exames. Inclusive apresenta às vezes crises renais causadas por úrólitos que trancam a urina. O médico prescreveu allopurinol (Zyloric), mas ele tem reações como eritemas e etc…
Existe outra medicação que faria o mesmo efeito mas que possa evitar as reações adversas????
O médico dele disse que iria pesquisar!!!!
Grato!

Fiquei muito satisfeita com as explicações sobre gota pois meu marido tem e está tendo crise direto estou com muito medo, pelo fato de ser hipertenso, tireóide e ter também problemas no estômago, como bacteria egastrite crônica, não sei mas o que fazer?

Posso tomar Zyloric no meio de uma crise de gota.

olha meu comentário é para os que sofrem de crise aguda de gotas, Eu tive várias crises de dores agudas de gotas,daquelas que eu urrava de dor,não aguentava dar um passo e morria de dores insuportáveis, meu ácido úrico chegou á 9,porém estava com exesso,estou tomando alopurinol 300ml, para cotar a proteína da comida, 1 comprimido ao dia após a janta ,antes tinha crise a cada 2 meses,agora faz mas de ano que não tenho crise, só um detalhe como de tudo ,sem exeção, só um comentário, tomara que sirva pra vocês,obrigado e melhoras.

Prezado(a) Doutora,

Fiz recente exame de sangue que acusou 7.0 no ácido úrico.
Comecei a tomar Ziloric 100mg , 1 comprimido antes do almoço
e 1 comprim. antes do jantar.
Pergunto: é o bastante, alem das restrições alimentares lida
neste artigo.
Aguardo resposta
Abraços

Minha mâe tem acido ùrico e essa pesquiza ajudou muito nòs entendermos.Porque nòs so sabiamos os mitos .

GOSTARIA DE TER UM CARDAPIO QUE ME DISSE.SE O QUE DEVERIA DE COMER MUITO OBRIGADO POIS SOFRO MUITO DE GOTA

boa noite sou de cambara parana
fiz exame de acido urico 9 esto
fasendo dieta nao como nada de acito
nao chupo laranja nao como feijao
nao bebo serveja nao tomo rifrirante
nem suco de colquer espese
meu nome leoteri

Meu ácido úrico atingiu a marca de 7,8mg. Estou tomando Zyloric e fazendo dieta. Pergunto: Chocolate pode ser consumido ou não? E vinho com moderação? Grato.

tenho ácido úrico elevado, a famosa (gota), todo mundo diz que as frutas cítricas faz mal para quem tem ácido úrico e verdade? gostaria de saber se posso fazer a dieta do limão?
obrigado pela matéria..

eu gostaria de saber,, tenho algumas bolhas de agua na mao gostaria de saber se é acido fiz o exame deu 6.00 se esta alto ou naum poque vai ate 7.50 neus dedos estao todos estorados o que eu faço muito obrigadu

gostaria saber que medicamentos subistituir pois sou hipertenso ja que diureticos são proibidos no caso do ácido urico

Prezado(s) Senhor(es)
Tenho a taxa de Acudo úrico em 8,5 e me da crises de gota uma vez por ano.
Li em um livro medicinal atraves das frutas que o limão é um anti-ácido e corta(diminue) o ácido úrico, quando ingerido.
Alguém pode confirmar isso ou ja passou por alguma experiência?

Abraços

Luiz

comentario por artur mestre bom dia gostava de saber o que posso comer para baixar o acido urico

Exelente artigo, porem deixo minha dúvida: estou de dieta para tratamento de pancreatite (por aumento de triglicerídeos) há um mes; estou comendo sem gordura, só adoçantes e agua e sucos de soja dieteticos, e estou na 3ª crise de gota com taxa de acido urico normal. Aonde estou errando? Grato pela resposta

Oi! Adorei a matéria. Meu acido urico esta 10.18,tenho 30 anos, gota, e gostaria de saber se pode ter cido causado pela furosemida. Ja fiz tratamento com narcaricina. O que posso fazer para baixar? obrigado!

Valeu a dica dos alimentos proibidos, moderados e permitidos, pois não sabia mais o que fazer na alimentação para meu esposo que tem escesso de ácido úrico.

Bjs…

Luiza

esta materia e otima mas eu gostaria de obter informaçoes de alimentos do meu estado pará;cupu, açai, graviola,etc.

Estou com taxa de ácido úrico de 7,3, gostaria de saber o que posso comer & O QUE NÃO POSSO COMER

eu tenho 34 anos e o meu aço urico e alto, eu bebo refrigerante coka cola no almoço, sera que ele almenta oteo de aço urico no meu sangue?

fiz exame de sangue e de urina; no exame de urina deu varios cristais de acido urico, mas no exame de sangue deu normal. o que tenho e o que devo comer?

Olá,
Que bom alguém falar sobre este assunto, estou a algum tempo com ácido úrico alterado, entre 6 e 7. Quero saber que especialista procurar pois ultimamente estou acordando sempre com muitas dores em meus pés e um cansaço demasiado.Me diga o que fazer. Agradeço imensamente.

Excelente artigo!!

ultimamente tenho sentido dores leves e fissuras em um dos pés, ainda não fiz nenhum exame detalhado, mas, estou ciente do excesso de acido úrico no meu organismo. esclareci muitas dúvidas. Obrigado!!

Estou com ácido úrico de 6.4 e colesterol 206.5, gostaria de saber o que posso comer e o q não posso comer, e tomar algum remédio que os abaixe, junto com a dieta, desde já agradeço.

estou com a taxa de acido úrico 8.0 tive una crise de dor no meu tornuzelo direito e inchou bastante o medico me receitou biprofenid 150mg,zyloric 300mg e colchis tomei estes remedios durante uns 20 dias depois melhorei parei de tomar o colchis e depois de uns dias voltou tudo novamente. devo voltar a fazer o mesmo tratamento de antes. Agradeço anteciosamente a resposta

Boa Noite !!

Ontém eu tive uma crise de gota, daquelas que não se aguenta nem uma pena sobre o dedão do pé. Fui parar no Hospital Nipo Brasileiro e me derão uma injeção a base de cortizona na veia e me medicaram o remédio Colchis 0,5 mg – 02 comprimidos 03 X ao dia por tres dias.
O médico não me passou um regime específico, apenas pediu para não comer frutos do mar, grãos e miudos de frango.
Peço um favor para vocês que tem a Excelência como um hábito de me orintar neste caso, pois gostaria de saber onde estou errando ou acertando na minha alimentação.
* A minha alimentação é basicamente de :
Durante a semana
CAFÉ DA MANHÃ – banana com aveia e um copo de leite puro;
ALMOÇO – arroz, feijão, file de frango, peixe (qudo. têm), pouca carne e verduras (verdes e cozidas) e para beber tomo suco de melancia;
JANTAR- antes (“beliscando” castanha do pará, nozes, queijo amarelo com uma taça de vinho tinto seco). No jantar quase sempre 01 file de carne ou franco grelhado com salada e uma 01 taça de vinho.
Sábado – Macarrão alho e óleo antes de jogar bola e noite pizza com vinho tinto seco.
Domingo – Só almoçamos, quase sempre uma carne assada ou peixe sempre com arroz e verduras.
OBS.: Costumo comer também melancia e maças durante a semana.
OBS.2: Não faço uso de remédio.

Obrigado

Nelson.

Olá,alguns dias atrás,fiz um exame de sangue e o meu acido urido deu alto(6,01),tenho 20anos,gostaria de saber o que eu posso e o que não posso comer? Pois já procurei em vários sites,mais as informações não tem a mesma conclusão.Obrigada.

minha mae esta com o exame de acido urico alterado , me diga qual alimentacao adequada para ela desde ja agradeco

Olá! boa terde, foi muito oportuno este artigo me serviu para tirar algumas dúvidas sobre o mal de gota.
meu esposo tem 53 anos tem acido úrico, ureia, creatinina e colesterol altissimo, no último dia 15 de outubro deste ano, foi parar na UTI de um hospital,pois já tinhamos conhecimento do mal que o acometia, mais mesmo assim ele continuava bebendo, portonto aconteceu o esperado, já existem deformações nas articulações,diante de tanta gravidade e aflição por minha parte de esposa, gostaria de saber quais os alimentos recomendaveis para ele? desde já agradeço pela compreenção de vossa senhoria.

Sousa-PB, 08 de novembro de 2010.
aurilene abrantes de paula
Agradece.

fiz exames está semana e meu acido úrico está 5,0.gostaria de saber se esta bom ou se devo fazer dieta.

Gostaria de saber se para mulher 5,0 esta alto

Grata

gostei muito, espero que voces continum assim, trazendo sempre informações importantes.
será que podem me ajudar? minha mãe tem 73 anos está com pressão alta, acido urico alto, diabetes em torno de 125.gotaria de saber o que ela pode e o que não pode comer.

att
luiz

meus dois tornozelos estão inchados , de manha pouco, no decorrer do dia bastante, venho sentindo fortes dores , inclusive no joelho, parece que esta queimando , pergunto o que é isso ?

Fiz um exame de sangue no dia 02/12/2010, onde foi encontrado os seguintes resultados:
Glicose 80mg/%; Colesterol= 163mg/dl, colesterol HDL= 37MG/%; Colesterol LDL. =106 MG/%; Triglicerídeos = 102mg/%; Creatinina = 1.1 mg/% e Acido úrico = 8,5 mg/%. Comparando os resultados pelos padrões estabelecidos no resultado dos exames, somente constatei que, o Ácido Úrico o normal , para homens, é de 3.0 a 7,0 mg/% e o resultado foi de 8,5 mg/%. Ainda não mostrei, ao meu cardiologista, o resultado. Pois somente poderei fazê-lo no próximo dia 15/12/2010. Há alguma coisa que devo evitar em comer, para não piorar esse aumento do ácido úrico? Reclamei com ele sobre dores nas articulações e cãibras , geralmente ao levantar, e , também inchaço nos tornozelos, principalmente, o direito. Já fiz uma mamária, em Juiz de Fora, em 1995, mas o obstrução foi constatada por esse meu cardiologista(Dr. Júlio Carlos Goulart de Barra do Piraí – RJ). Faço este comentário com a finalidade de ajudar outros, e manter contato com vocês, pois gostei das explicações recebidas, desde já agradeço a gentileza de uma resposta. Agradecido, Professor José Hélio.

constatei essa semana que tenho 7.7 de acido urico.trigicerides 179mg/dt tsh 1.37uUl/ml glisemia de jejum 117mg/dl. Meu cardiologista receitou,pois tenho pressao alta em torno de 13 a 14,Tomava neofedipina 20 e hidroclorotiazida 25 e ele disse que era por causa do neofedipina que eu estava inchando as pernas daí mudou pra enalapril 20 mg e hidroclorotiazidas 25 uso continuo. Lendo esse artigo diz-se quem tem acido urico deve evitar tomar diureticos e cuidar da alimentação. Agora digo: nesse primeiro mmento estou sentindo fortes dores de cabeça e por pouco esforço fisico essa dor reaparece, estou acima do peso 111kg e com 1.70 de alttura. Pergunto:Tenho que procura um especialista para receitar medicação pra diminuir o acido urico, ou um cardapio alimentar e caminhadas diarias resolve? Me esclareça por favor, pois estou sem ir trabalhar por sentir minha cabeça pesada e por temer ser inicio de um infarto. Me diga dr Ellen que medicação especifica tomar para abaixar o acido urico. Pois estou nesse quadro citado acima “sindrome metabolica” aguardo resposta.

ola! tudo bem gostei da materia foi muito bom para esclare algumas duvidas estou com acido urico,e fiquei preocupada quando vir a preocupação da medica quando me falou que meu exame deu auterando, quero saber mas o que devo comer para melhora esse problema.
obrigada pela atenção.
um abraço atencioso
adriana pontes

Olá boa noite,
Tenho 44 anos,e este ano já tive duas crises terrível de gota, fui no médico, só fui medicado e não obtive nenhuma orientação o que fazer, uma dieta,ou uma indicação a quem recorrer,ja faz 10 dias que estou tomando colchis, e a dor não passa, doí os dedos dos pés, junta das mãos e joelhos. e após ler esta matéria, fiquei muito preocupado, porque é muito mais sério do que eu pensava. Muito obrigado, a matéria me ajudará muito.(onde posso conseguir uma relação completa do que posso e não posso consumir)
Muito obrigado, mais uma vez.

Parabéns pela matéria, gostei muito!
estou com alguns sintomas como o inchaço nas articulações, às vezes sinto dores e inchaço nos joelhos e nos pés, ainda não tive a crise de gota, mas vou me cuidar melhor para não ter. Eu fazia a dieta de não comer carboidratos, para ativar o cetonico e reduzir meu peso, agora sei que isso aumenta os cristais, não vou mais fazer essa dieta.

Gostei do artigo, achei esclarecedor, mas vou fazer meus exames amanhã(05/01/2011) espero que nao seja nada ….As manchas que tenho nas juntas me deixou preocupada, joelho,cotovelos e dedão do pé!!! é horrivél.
Tenho, 52 anos,e estou muito acima do peso… espero me livrar de tudo isso.
abraços,

Estou com acido urico, me doí todos as articulações, dedos mãos e pés, tornozelos, joelhos e cotovelos qual a dieta que posso fazer, obrigado.

Tenho grandes problemas de ácido úrico no sangue, muitas veses controlo com uma erva que se chama quina quina onde alivia as dores que sinto nos pés, porém queria saber se existe um remédio que controle com mais rapidêz esse problema, porém descobri vcs neste site, onde fiquei mais informado, obrigado. ABraão

As informações são valiosas, embora tenho um excelente médico que assiste, mas nem tudo se possível passar em uma breve consulta, quando aparece um resultado um pouco elevado do ácido úrico no sangue, pois o meu chegou a 8,5 mg. Agradeço a gentileza dos profissionais da área médica, pois são necessárias, não só para mim, como aos demais que consultam ao site de informações Márcia WIRTH e ao CITEN. Fico muito agradecido, José Helio – 29/01/2011 às 12:25h.

Achei muito instrutivo ,pois tirei minhas dúvidas ,a respeito
do ácido úrico.
Meu marido está com o ácido úrico elevado.
Lendo este artigo já sei com agir com a alimentação.
obridaga
ivone

SEI COM ESSA IMFORMAÇAO FOI MUITO IMPORTANTE P/MIN AGORA POSSO TRATAR O ACIDO URICO COM MAIS CALTELA

Minha taxa de acido urico e 8,0 , gostaria de saber, se
estes cereais integrais que se refere ,nas recomendações alimentares, inclui o arroz,tenho escamação nas mãos e pés seguidos de uma coceira, o que pode ser?

Gostaria de uma opinião,tenho 77 anos sou diabético e hipertenso a 4 quatro anos coloquei 4 pontes safena,hoje em
dia tenho uma alimentação equilibrada,pois como pão integral
light ,leite desnatado,linhaça dourada,aveia carne de frango,peixes de acordo com sua relação,frutas (muita banana prata e dágua) maçã,mamão melancia,frutas cítricas não posso pois tenho gastrite.Não tomo qualquer bebida alcoolica,somente água mineral sem gás e em garrafa de vidro,pois as de plático me fazem mal.No ultimo exame de sangue o ácido úrico pulou de 7.0 p/8.0,o meu médico mandou
que tomasse ALOPURINOL,após a refeição e sentí muito mal
uma pressão na cabeça,tonteira e minha pressão subiu para
18x 12.Quando ultimamente miha pressão está sempre 11×8.
Gostaria de saber se posso tomar suco da maçã e continuar
minha alimentação normal sem o remédio alopurinol ,que não
pretendo tomar mais.

Obrigado pelo carinho e atenção de sua resposta.

fiz exame e o resultado foi de 6.4 de acido urico no sangue…que nivel de elevaçao se enquadra e qual a dieta a ser feita fico preocupada não tomo nenhum medicamento..tenho q seguir a risa uma dieta????

Gostei da matéria, sou portador de acido urico vou seguir a orientação a respeito da alimentação.O que pode e não pode comer!!!
Grato Fernando.

Olá pessoal, tenho 38 anos e sofro dessa maldita gota há 3 anos.. Sempre que faço algum exame sanguíneo, o ácido úrico tá lá em cima. Sintomas do ácido úrico, pelo menos em mim são: descamação pequena nas laterais dos dedos da mãos, algumas vezes bolhas que não doem entre os dedos do pé, estouram e ficam aquelas cascas, pedaços de pele.. hauahau nojento isso mas para quem tem gota direto, sabe o que estou relatando aqui. Hoje uma dor intensa no dedo mínimo da mão esquerda, parece até que quebrou pela forte dor. A dor está localizada bem na base deste. No mês passado tive uma crise de gota que atacou o joelho da perna direita e ficou inchado por dias que quase não andava mais. Informo à todos que gostam de sofrer como eu até não aguentar mais para fazerem uma punção no local, como fiz. O médico anestesiou o local e retirou o líquido inflamado, posteriormente aplicou um antiinflamatório no lugar deste. A dor no outro dia já tinha sumido mas a dificuldade para andar levou uns 3 dias. Não adianta querer vencer a dor, pois só restará o sofrimento. Tentei relevar, esperando e tomando CIXIN (colchicina) direto várias vezes por dia, no final, o que consegui além de não ter alívio na dor, foi uma diarréia incessante e repetitiva. Fiquei com mais medo do banheiro do que da gota propriamente dita. Falo aqui na brincadeira mas tudo é muito sério e somente quem passa por isso pode entender. Um abraço e boa sorte à todos. Vou parando por aqui para tratar do dedo mínimo. Até mais pessoal.

OLÁ, GOSTARIA DE SABER SE A CONCHICHINHA OU CONCHICINA, TEM PESSOAS QUE USA PARA ACIDO URICO ELA NÃO É PROIBIDA??

Boa noite, achei muito instrutivo as informações, e gostaria de tirar umas dúvidas, se for possível. Estou com uma dor abaixo do tornozelo esquerdo, no final do dia incha, quando aperto dói, já tem duas semanas.
A minha alimentação é: Como muita aveia, Vinho tinto seco uma tacinha diária, peito de frango diariamente, arroz, chocolate, muito café, pão, queijo, tomate muitas frutas.
Será que posso estar com problemas de ác. úrico?
Grata
Gilda

Preciso saber mais oque posso e o que não posso comer.para
melhoar meu quadro: acido urico altíssimo, com quadro de gota.
ipertenso,diabetico,safenado, comprometimento nos rins.este e o quadro do meu marido que tem 62 anos.morro de pena dele ,pois é muito guloso e sofre muito por isto.preciso de ajuda-lo com variedades do que pode comer.
E soja, pode? preciso saber como faze.
muito obrigada.

estou há 6 dias me tratando por conta própria de umas feridas que nasceram entre meus dedos do pé direito,além do inchaço einguas.Comprei um xarope de maleato dexclorfeniramina betametasona,tomo de 8/8h e uma pomada de dipropionato de betametasona + acido salicilico,lavo o pé com agua morna duas vezes ao dia e seco e passo a pomada,fico de repouso,parei de beber cerveja,tomo café descafeinado,colher peq.,com leite desnatado,queijo branco,maçãs,laranja,frango ebebo muita agua,como biscoito de agua e sal,mas estou comedo de comer bolo e chocolate,mas tá tendo resultado em dois dias estará tudo normal,será que corri risco?

Tenho 19 anos e estou com 11,9mg de ácido úrico! Acho que desse jeito não chego aos 25! kkkk Só rindo pra não chorar.

Alguém sabe qual tipo de bebida é menos prejudicial? Cerveja e vinho nem tomo, mas pô… uma vodka, whisky, aguardante, será q realmente faz tanto mal?

eu fiquei sabendo k estou com acido urico ja faz um tempo o k agora o caso ficou mais grave eu começei a inxar os dedos dos pes e fui pesquisar e fiquei muito preocupada .eu gostaria de saber [eu tenho bonquite dentre muitos outros mas o pior e k sempre tomo corticides para respirar melhor faz mal contra o acido urico] espero resposta pork meu medico nao me disse nada so diss k esta muito alto e me passou remedio obrigada …….

estoou sofrendo muito com acido urico fiz um exame e estou com 9.5 nao aguento mais estou tomando muito antiflamatorio e nao está resolvendo quero uma soluçao estou com muito medo desde já eu agradeço quero saber que tipo de alimentaçao devo seguir muito obrigada e deus lhe abençoe

sinto muito essas dores,mas ainda não procurei o medico.Estou tratando por minha conta,pelo o que as pessoas mim informam,e pesquisas pela internet.Lendo este artigo sei a importancia de um acompanhamento de um profissional medico no assunto.
Vou procurar um o mas rapido.

Tirei as dúvidas sobre alimentação sei com tratar o acido urico com mais cautela obrigado jacson

gostaria de saber se posso beber cerveja sem alcool, se posso comer 4 sardinhas assadas por semana e 4 dl de vinho diario,sei que tenho gota,porque ja tive 2 vezes o dedo grande do pé inchado sem poder tocar e so passou tomando 4 comprimidos de colchichina mas fiquei com grande diarreia e desisti de tomar mais mas ainda não fiz analises e tenho sempre tensão alta tomando 2 comprimidos diarios não consigo baixar de 16/96,agora vou experimentar tomar cha de folha de oliveira muito obrigado otavio portugal

Gostei muito das informações e acho que pode nos ajudar a prevenir essa doença.Meu marido está com alguns sintomas de ácido úrico e também está com descamação nos pés, e é obeso, está sendo atendido por um ortopedista, seria ideal procurar um endocrinologista para se melhor acompanhado com um dieta já que o excesso de peso pode ter contribuido? ele toma coca-cola em excesso, isso pode retardar a melhora? el sente muitas dores o temp todo.
Desde já agradeço.

bom dia estou com meu acido urico alto poderia me passa uma dieta..

gostei da materia parabens gostari de manter contato obrigado

ola amei conhecer um pouco sobre esta doença,meu nivel de acido urico esta elevado …e o colesterol tambem .
pois o dr me receitou remedo e estava com medo de tomalos ,.
agora sei que posso tomar sem medo .
vai ser dificil amo uma cerveja geladinha ,…queria saber se ao voltar ao normal poderei toma uma geladinha nas festas ou não ?
mais vou optar pela vida !
att zelia

Meu ácido úrico está em 12.0 . Alguém pode me orientar respeito? Qual o risco. Não sinto nada por enquanto.Ele está nesse nível a quase um ano.

Bom dia !tenho esporâo,meu ácido esta 6,4 . tenho glaucoma estou com 77 kilos. sinto muitas dores no corpo .e tambem muitas tonturas .minha pressâo é 12/8.meu exame é recente . o medico nâo receitou remedios , só mandou tirar carnes e graôs. por favor me oriente .desde já meus parabens pelo site. aguardo resposta . DEUS LHE ABENÇOE POR ESTAR AJUDANDO TANTAS PESSOAS . ABRAÇOS AO PESSOAL DA CIDADE DE TRAPURU .

DESCULPE O ERRO DE GRAFIA A CIDADE CHAMA IRAPURU S. PAULO

Boa tarde, Otávio Ferreira

Obrigado por acessar nosso site.

A Revista VIGOR – movimento e saúde é uma publicação da Thesaurus Editora de Brasília. Como somos muito lidos, profissionais e instituições de pesquisa e ensino nos enviam artigos e comunicados para publicação.

Infelizmente, somente agora acessamos seu e-mail. Diariamente, recebemos centenas de mensagens de nossos leitores solicitando informações. Como atendemos a todos seguindo a ordem de entrada em nossa caixa de mensagens, temos dificuldades de responder com a rapidez que alguns necessitam.

Gostaríamos de destacar que a internet não é o melhor caminho para resolver os problemas relacionados à assistência médica. Procure sempre um médico especialista.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

Os comentários estão encerrados.