Dor na virilha pode sinalizar “Síndrome do Impacto”

Dor na virilha hoje pode significar uma prótese amanhã.

Cada vez mais cedo, crianças fazem cursos extracurriculares como futebol, tae-kwon-do, capoeira, balé, tênis etc. Há dois anos, pesquisa divulgada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) revelou que 43% dos brasileiros entre 15 e 29 anos praticam alguma atividade esportiva. Essa crescente adesão aos esportes tem aumentado, em contrapartida, o número de pessoas diagnosticadas com a “Síndrome do Impacto”.

“O jovem costuma ignorar alguns sinais que se manifestam logo depois da prática de exercícios, como a dor na virilha. Desconhecendo os riscos, não costuma buscar ajuda médica, preferindo apelar para a automedicação e aumentando as chances de sofrer uma intervenção cirúrgica futuramente,
diz Lafayette Lage, médico ortopedista especialista em Medicina Esportiva e Quadril.

O especialista alerta que dores freqüentes exigem diagnóstico minucioso, já que a Síndrome do Impacto acomete pessoas com predisposição anatômica, ou seja, que já nasceram com alguma deformidade no quadril, ainda que durante muitos anos o problema passe despercebido. “É muito comum os pais – e até mesmo alguns médicos – atribuírem a dor a uma distensão muscular, tratando paliativamente os sintomas enquanto o desgaste da articulação do quadril avança. Em outros casos, a deformidade pode ser adquirida durante a fase de crescimento, passando despercebida ou com sintomas leves”. Em pessoas predispostas à Síndrome do Impacto, cada corrida ou partida de futebol representa mais um trauma entre a cabeça do fêmur e o labrum acetabular (semelhante ao menisco do joelho), comprometendo toda articulação do quadril. Depois de um tempo, as dores começam a irradiar da virilha para toda bacia e, inclusive, parte interna das coxas. “O paciente chega a sentir dor mesmo quando está sentado, sendo um provável candidato a uma cirurgia para colocação de prótese caso não procure auxílio precocemente”, diz o Dr. Lage.

Fonte: Dr. Lafayette Lage, médico ortopedista, especialista em Medicina Esportiva e Quadril (www.clinicalage.com.br

http://www.clinicalage.com.br/

Mais informações:

Press Página Projetos de Comunicação

Jornalista responsável: Heloísa Paiva

Assistente de redação: Anita Stuani (11) 3283.0208 // 3266.8783

www.ppagina.com.br


Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Meus amigos

Fale por favor mais comentários sobre dor em viriliias, acredito que devido a levantamento de peso, tive uma inflamação, e tb fiquei muito tempo em pé

Vc poderiam me ajudar cpom isso?

Ronaldo

tenho uma dor mto forte na virilha tanto esquerda quanto direita pratico futebol a 9 anos e tem uns 3 comecei a sentir essa dor.
não costumo me aquecer , me esforço bastante e acredito que essa dor não deve ser distenção muscular como meu médico quer que eu acredite.
A dor sempre passs mais acaba retornando cada vez mais intensa, sempre faço compressa de gelo ela me ajuda a aliviar a dor.
teria como o senhor me ajudar

ESTOU COM UMA DOR NA VIRILHA QUE SE ESTENDE ATE A COXA E NAO PARA DE DOER , FIZ RAIO X ,DO QUADRIL E NAO MOSTROU NADA, FIZ DA COLUNA E AI ME DERAM INJEÇAO DE DIAZEPAM E NAO ADIANTOU NADA AI ME DERAM UMA DE DIPIRONA, TAMBEM Ñ ADIANTOU NADA FIZERAM UMA TUMOGRAFIA E ME DICERAM QUE EU ESTAVA COM UMA HERNIA DE DISCO, MAIS SO QUE EU NAO ESTOU SENTINDO NADA NA COLUNA E SIM NA VIRLHA E NA COXA DA PERNA ESQUERDA QUE FICO ANDANDO COM A PERNA DURA SEM POSIÇAO NENHUMA , Ñ FAÇO ESPORTE E SIM FAXINA E ANDO DE BICICLETA. POR FAVOR SE PUDEREM ME AJUDAR OBRIGADO.

Valeria
Tbem tinha fortes dores na virilha como vc e um pouco de dor nas costas. Fiz fisioterapia e as dores melhoraram porem a dor nas costa aumentaram e verificaram que eu tbem tinha hernia de disco. Como demoraram para diagnosticar a hernia e nao fiz o tratamento a tempo , terei de operar a coluna. por isso , peco que procure um ortopedista logo, para na ter que passar pelo que estou passando, tend que operar a coluna!!!

Estou com dor na virilha direita há uns 8 meses .Já fui ao urologista ,ortopedista ,clinico geral e ninguém consegue solucionar esse problema.Está afetando o meu dia-dia;pois eu adorava jogar um futebol e coisa e tal.Sai do meu emprego por causa dessa dor…em fim esta me prejudicando..po se alguém souber de alguma coisa que solucione esse problema entre em contato …deus de já agradeço..um abraço

Já a algum tempo (05 anos) sinto dores na perna direita em repouso e também quando sentado. Tenho dificuldades para cruzar esta perna. Esta dor começa na virilha parte posterior da nadega com pontadas em pontos variáveis da parte externa da perna até ao pé. Quando estou andando e a perna direita fica para tras no passo sinto incomodo no quadril. Já fiz: RM e RX do quadril e coluna. Diagnosticos:
1º- Hernia de disco. Tomei medicamentos e fisioterapia e a dor passou por um tempo.
2º- síndrome do impacto. Tomei medicamento para dor que passou por pouco tempo.

Quando estou na cama,a dor ( uma fisgada em lugares diversos da perna direita sempre externo, incomada ao ponto de eu não conseguir dormir direito o mesmo acontece quando dirijo.
Farei fisioterapia novamente com diagnóstico de síndrome do impacto. Porém, estou confuso e preocupado pois já tenho 48 anos.

ola,
jogo futebol duas vez na semana, e sinto dor na virilha na perna esquerda, mesmo sentado ou dormino .
se algum medicamento resolver a minha dor , por favor me indica .
agradesço desde já e obrigado.

Comecei a sentir dor na virilha esquerda há uns 20 dias após jogar futebol. Paro 3 a 4 dias e melhora, volto a jogar a dor aparece.

cerca de dois anos atráz senti uma fisgada na coluna e fiquei com fortes dores na coluna por mais ou menos tres mezes,depois a dor foi diminuindo até passar por completo,no ano passado comecei a sentir fortes dores na virilha que se extendiam por toda parte interna da minha coxa esquerda,mas depois de alguns dias a dor passou sem qualquer explicação.Agóra essa dor voltou e as vezes sinto mais dores na parte externa da coxa esquerda que se estende as vezes até a sola do meu pé,outras vezes sinto mais na parte interna da coxa e na região lombar…desde muito cedo pratiquei esportes como capoeira,Karatê..estou preocupado o que pode ser a causa desse problema,sendo que aos dez anos fiz uma cirurgia pois um dos meus testículos havia subido para virilha,será que tem alguma coisa haver com essa cirurgia afinal nuca tive nenhum problema e ja tenho quarenta anos?????

Há algum tempo venho sofrendo de dores mutantes e constante na perna esquerda. Doi na virilha, depois muda para a coxa, doi a panturrilha, doi a parte posterior do joelho etc.´Doi quando estou em repouso[deitado, sentado] doi quando andando chego até ter que parar. Mas tambem tem dias que pouco doi. Já fiz até acomputura e nada. O que será?

TENHO SOFRIDO DE DOR NA VIRILHA ESQUERDA PASSA UNS TRES DIAS PASSA VOLTO A JOGAR FUTEBOL EA DOR VOLTA DOI PARA LEVANTAR FAZER ABDOMINAL E LEVANTAR DO SOFA

Olha só a alguns meses eu sinto dores na “virilha”, parei de jogar futebol por uma semana pra ver se tinha alguma coisa a ver, pior q tinha mesmo parei melhorou e dai na semana seguinte iniciel meus treinamentos normalmente, as dores voltaram mas não voltaram com dores tão forte como antigamente mas ainda sim doe. O q eu tenho q fazer pra me curar dessas dores?? Por favor me ajude tenho um torneio para participar e preciso jogar!!!

gostaria de saber qual especialidade que tenho que consultar para diagnosticar dores na virilha.

venho sentindo estas dores a algum tempo,mas agora esta me encomodando muito.

muito obrigada,valquíria.

oi tenho 11 anos e faço judo , des do isame dde faixa sinto uma dor na virilha direita e isso me emcomoda muito alguem pode me ajudar?:?

Ola, a cerca de 4 anos atras, jogando futebol de campo, forçei demais e senti uma dor forte na virilha no lado direito o medico diagnosticou lesão muscular e me indicou 10 sessões de fisioterapia, melhorou mas não passou totalmente, voltei e ele me pediu para fazer + 10 sessões e ainda assim continuava solicitei um exame detalhado e não acusou nada, o mesmo me receitou mais 10 sessões e aculputura e não melhorou totalmente, parei com as sessões e tomei em uma farmaciauma injeção de Voltaren com outro medicamento o qual não me recordo e apos 15 dias não tinha mais nada. E agora a mesma dor voltou mas com um inchaço no local, fui ao medico que me receitou voltaren e repouso, estou a 45 dias em repouso mas o inchaço diminuiu e a dor esta muito fraca, mas persiste, o que devo fazer.

Eu estou com uma dor na virilha esquerda, o abdomem, perna esquerda, febre, estou com muito medo. O que devo fazer?

A cerca de dois dias comecei a sentir uma dor na virilia do lado direito, é uma dor que vai e volta com interbvalos de cerca de 30segundos, a dor não é forte mais é aguda e está começando a me incomodar. Eu não faço nenhuma atividade fisica, e a unica coisa que fiz ante4s desta dor começar foi uma corrindinha por cerca de 100metros morro a cima,duas vezes e só. Se alguem puder me de uma dica.

cinto dores no quadril e na parte interna das cochas e dores intensas nas articulações que especialidade eu devo procurar ortopedista ou reumatologista?

OLÁ VENHO SENTINDO UMA DOR NA VIRILHA A UMA SEMANA DESCENDO PELA PERNA DO LADO ESQUERDO, NAO É FORTE MAIS AGUDA QUE ESTA MIM INCOMODANDO ANDO SENTINDO CÓLICA MESTRUAL ALIÁS VENHO SENTINDO A MAIS OU MENOS UNS TRES MESES EM QUE OCORRE ESSA DOR NA VIRILHA LOGO APÓS QUE TOMO MEDICAMENTO (BUSCOPAM MELHORA MAIS ESSE MES A DOR PERSISTIU DEPOIS DA MINHA MESTRUÇAO POR FAVOR MANDE-ME ALGUMA RESPOSTA MESMO ASSIM VOU AO MEDICO.

nunca tive essa dor antes agora com 14 anos comesei a sentir essa dor na virilha esquerda quando forso aperna

Olá!!Estou com dor na perna esquerda há mais ou menos três meses. Esta dor piora a noite e é uma dor que “caminha”, pois hora está na virilha, hora na articulação, hora na parte interna da perna ou ainda em toda circunferência do quadril!!Já fui no médico e agora vou fazer raio X. Faço dança do ventre há 5 anos. Estes seriam sintomas da síndrome do impacto??Estou preocupada pois sou formada em Ed. Física e professora de Dança do Ventre!!Obrigada!!

Olha depois que forçei jogando futebol, apareceu uma dor na virilha nas duas pérnas, pegando assim algumas dores nos testículos, perguntei ao medico se podia ser hernia inguinal, mais ele disse que não pois nao havia alguma ” bolinha” ou feridas na região, fique mais aliviado,ai ele me disse que poderia ser distensão muscular ou estiramento, ele me receitou ( a Ijeção Betatrinta) e Mionevrix, está pasando graçãs a Deus, e muito desconfortável esse dor, espero ter ajudado, deixe comentários.
Obrigado luis Carlos

Tenho uma dor na virilha do lado direito quando eu movimento minha perna ou piso muito forte no chão ou vou dormir com o movimento da perna doi muito;tenho 65 anos com muita esposição sou aposentada, mas cuido de uma senhora não é acamada, para não ficar sem fazer nada o dia inteiro dou uma ajeitada na casa e lavo o quintal. por gentileza me endique como devo me tratar.

Bom dia, tenho sentido frequentes dores na virilha, em alguns momentos não sei se é na virilha ou no testículo, gostaria de algum esclarecimento, já tem uns 40 dias, as vezes acordo durante a noite com a dor, preciso de ajuda. Obrigado.

Há cerca de 2 anos, tive um estiramento na coxa. Não esperei o tempo certo de cura, pelo fato da dor ter parado voltei a jogar futebol. Ae começou meu sofrimento, minha virilha não para de doer mais. Fico um tempo sem jogar, e olha q é muito heim (2 a 3 meses parado) e mesmo assim quando volto, no aquecimento ela ja começa a doer, no outro dia, ate p levantar da cama a virilha dói. Já nao sei mais o que faço.Acho que vou ter q largar o futebol pro resto da minha vida.

31/10/20010
ola meu nome é elidio tive uma dor muito forte tipo pontada na coucha esquerda pouco assima do juelho,melhorou sozinha 2 dia depois voltou a ter a mesma dor tipo de pontada so que que bem assima proximo da verilia esq por favor pode me orientar com devo tratar, obrigado

Em setembro, comecei com uma dor na virilha direita, muito forte ia irradiando para o abdomen e costela. Fiz um ultrassom pélvico que constatou um cisto simples de 1,5cm. O urologista acha que a dor é porcausa deste cisto. Comecei a fazer pilates e a dor piorou. Senti fortes dores no braço e durmência, e também dor na coluna e virilha. Fui ao ortopedista fiz um raio X , que não deu nada. O médico examinou meu braço e disse que eu estava com tendinite.
Tomei antinflamatório e estou tomando um relaxante muscular. Estou fazendo repouso com o braço e deu um alívio, mas não melhorou de tudo. De vez em quando vem a dor muito forte na virilha. Qual médico que devo procurar? Peço orientação. Desde já agradeço.

tenho 47 anos a mas de 1 ano venho sentindo dor na verilha esquerda que agora esta me encomodando muito doi a perna todo mesmoo deitada andando a dor continua frequente que medico devo procurar

olha tbem estou com dor na virilha esq a mais ou menos 2 meses
as x doi nas costa no quadril e desce para a perna na coxa e panturrilha, perna esquerda gostaria de saber de alguem q ja sentiu as mesmas dores e qual a solucao encontrada, espero q alguem possa me ajudar, borigado.

A mais de 2 anos tambem tenho esse tipo de dor (na virilha), fiz todo tipo de exame… ressonancia, r-X, ultrasom e etc. Tomei muita medicação, inclusive injeção de vitamina B-12 na qual só incheu meu rosto de acne. Não adiantou nada. Essa dor incomoda muito, as vezes quando estou sentando sem movimento algum, daa aquela fisgada insuportavel. Não sei mais o que fazer!

bom eu sinto muita dor na coxa i na virilha esquerda,
i tb nas costa.eu fiz uma sirurgia na virilha á muito tempo,
sera qué isso tem alguma coisa a ver?

gostei das informações.tenho 48 anos e tenho dores na minha virilha direita .e quando fui pra ter meu filho a 28 anos atras tive a mesma dor que de ves em quando ela aparece .o.b.s meu filho tbm tem a mesma dor.obrigada neide

Estou sentindo uma dor insuportável na virilha esquerda quando faço caminhadas.chego a perder as forças da perna que posso fazer para me ver livre dessa dor.Responda-me por favor.
Atenciosamente
Deixo aqui meu abraço amigo.
Alaydes

tenho uma dor muito forte na virilha direita.
começou quando tive uma distençao muito forte, na coxa direita na parte de traz da perna.quando curou a distençao,fui jogar bola senti uma dor na virilha direita.
o que pode se essa dor?

ola, tenho sentido dores na virilha esquerda e direita, variando de uma para outra ja a mais ou menos uns oito meses, qdo tomo buscopan ela diminue… o que pode ser… estou preocupada, por favor, me ajudem…

Treino karatê ha um bom tempo, tomei uma aula com uns professores novos de outra cidade (aula pesada e intensa), após esta aula fiquem com uma dos no osso da verilha,(na junta esquerda). Vou apelar Para o massagel…

Obs: Essa dom aparece muito quando eu faço uns alongamentos para abertura, tipo escalar…

Responda.
me envie eum e-mail com dicas por favor.
Tenho 15 anos e preciso estar com minha perna melhor para continuar com meu esporte preferido.

ha 2 meses sinto dores na virilha ou quadril nao sei, pq pega toda a regiao sempre depois q jogo bola…fica dias doendo e nao posso fazer coisas do tipo… abdominais, correr, moviventos de fechar a perna se estiver deitado dói pra me levantar…mas nao sinto dores quando estou sentado ou parado, só quando eu faço alguns movimentos.. sempre joguei bola nunca senti isso,,, esses sao os sintomas da sindrome ?

Boa tarde, Odilon

Obrigado por acessar nosso site.

A Revista VIGOR – movimento e saúde é uma publicação da Thesaurus Editora de Brasília. Como somos muito lidos, profissionais e instituições de pesquisa e ensino nos enviam artigos e comunicados para publicação.

Infelizmente, somente agora acessamos seu e-mail. Diariamente, recebemos centenas de mensagens de nossos leitores solicitando informações. Como atendemos a todos seguindo a ordem de entrada em nossa caixa de mensagens, temos dificuldades de responder com a rapidez que alguns necessitam.

Gostaríamos de destacar que a internet não é o melhor caminho para resolver os problemas relacionados à assistência médica de emergência. Procure sempre um médico especialista.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

Os comentários estão encerrados.