Regurgitação em bebês: tire as suas dúvidas

O refluxo gastroesofágico é uma das principais causas de consultas ao pediatra juntamente com a dor abdominal e constipação intestinal crônica. O gastroenterologista pediátrico, Mauro Toporovski, professor em Pediatria e responsável pela Disciplina de Gastroenterologia Pediátrica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, esclarece as principais dúvidas sobre o refluxo e oferece dicas para as mamães.

1) O que é o refluxo gastroesofágico?

O refluxo é o retorno do conteúdo do estômago ao esôfago. Esse evento, caracterizado por regurgitações, é comum nos primeiros meses de vida com tendência de resolução espontânea até o final do primeiro ano. Parte dos casos que se apresentam com regurgitações excessivas, vômitos e dificuldade alimentar traduzem o que chamamos de doença do refluxo gastroesofágico. A mesma deve ser reconhecida e tratada, pois pode acarretar perda de peso, anemia e complicações respiratórias ou otorrinolaringológicas.

2) Em qual faixa etária ocorre o refluxo gastroesofágico?

R: O refluxo é muito comum em recém-nascidos e se resolve de forma espontânea a partir de um ano de idade.

3) O refluxo é considerado normal?

R: O refluxo pode ser considerado fisiológico (normal) ou patológico (anormal). A regurgitação ocasional não causa prejuízo ao bebê. A criança regurgita uma pequena quantidade de leite após as mamadas e continua engordando normalmente. Já o refluxo patológico é acompanhado por outros sintomas como desaceleração do ganho de peso, choro excessivo, problemas respiratórios como chiado no peito, laringite, otite, sinusite, entre outros. Nesse caso, é preciso procurar um pediatra para que o bebê receba o tratamento médico adequado.

4) Qual é a causa desse problema?

R: O refluxo ocorre devido à distensão do fundo do estômago, associada ao mau funcionamento do esfíncter (anel muscular) do esôfago, que apresenta maior número e duração de relaxamentos transitórios, ocasionando a volta do leite à boca. Na maioria dos recém-nascidos esse esfíncter relaxe-se com maior freqüência após as refeições ou se abre com facilidade, causando a regurgitação.

5) Qual é a diferença entre regurgitação e vômito?

R: A regurgitação é o retorno à boca de pequena quantidade de conteúdo gástrico, sem esforço. Já o vômito geralmente se acompanha de náusea e de contração muscular abdominal.

6) Como diagnosticar o refluxo?

R: Deve-se observar a freqüência e a quantidade regurgitada, a presença de vômitos, a falta de ganho de peso e o aparecimento de problemas respiratórios. Quando esses sintomas estão presentes deve ser iniciada a investigação para refluxo gastroesofágico. O exame radiológico contrastado do trato digestivo alto é um dos mais solicitados, porém não é sensível e específico para firmar o diagnóstrico. Em princípio, quando o quadro clínico é leve e não afeta a progressão do peso do bebê, inicia-se o tratamento sem realização de exames complementares.

7) Como deve ser o tratamento de bebês com refluxo?

R: De acordo com o Grupo de Trabalho sobre Refluxo Gastroesofágico da Sociedade Européia de Gastroenterologia e Nutrição Pediátrica (ESPGAHN), o espessamento da dieta é o procedimento de maior eficácia para o alívio da regurgitação. Em bebês que não são amamentados com o leite materno e possuem o refluxo leve, é indicada a fórmula infantil AR (anti-regurgitação), por ser mais espessa, reduz o número de refluxos e garante bem-estar ao bebê. Outra dica é a alimentação fracionada: volumes pequenos, várias vezes ao dia e elevação do berço, formando um ângulo de 30º graus. As posições preferenciais são deitar a criança do lado esquerdo e de bruços Quando o refluxo é moderado e grave, é necessária a prescrição de medicações e cuidados extras no dia-a-dia.

8) O que fazer quando o bebê mama no peito e sofre de regurgitação?

R: É possível reduzir a regurgitação por meio de algumas medidas simples como colocar o bebê para arrotar com maior freqüência durante e após a mamada; deixá-lo com a cabeça mais elevada (sentadinho) e movimentá-lo o mínimo possível após a refeição. Colocar a criança deitada de lado com elevação do berço, e não usar roupas apertadas são outras medidas para reduzir os sintomas. Geralmente, essas medidas posturais associadas ao aleitamento materno são suficientes para diminuir a regurgitação.

9) Quais são as dicas para garantir o bem-estar aos bebês com refluxo?

R: Em linhas gerais, as principais dicas são as seguintes

* Deixe a criança no colo até ela arrotar
* Evite chacoalhar a criança após as mamadas
* Não pressione o abdômen do bebê
* Utilize fórmulas AR (anti-regurgitação), sempre que recomendado pelo pediatra
* Não deixe a criança no bebê-conforto por muito tempo, pois essa posição favorece a regurgitação
* Coloque a criança para dormir com berço inclinado, quando necessário

Informações:

Burson-Marsteller Brasil

Lucila Martini/ Danúbia Teixeira/ Fabiana Fontainha

Tel: (11) 3094-2292/2253/2289

lucila.martini@bm.com/danubia.teixeira@bm.com/fabiana.fontainha@bm.com




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Oi!
Meu nome é Telma, tenho um bebê recem-nascido(21 dias),e algumas poucas vezes ele regurgita apos as mamadas, estava muito preocupada até ler essa materia onde pude esclacer muitas duvidas.
Sendo assim, só tenho a agradecer!

Oi!
Tenho uma filha de dois anos e um mes, ela ja teve varias vezes infecção de ouvido que chega até a vazar, tem muita tosse tbem, a pediatra disse que ela tem bronquite, mas me disseram sobre refluxo até entao a medica dela nem cogitava essa possibilidade, qual exame devo fazer nela? com qual especialista devo passa-la? aguardo uma resposta e agradeço.

Olá!
Minha bebê tem 4 meses e meio ela te refluxo, não golfa muito ma`s chora muito, vive irritada, arrota bastante, ela toma Motilium e Label só que há 3 semanas atrás ela teve tosse coqueluchoide e desde então agora acorda de madrugada tossindo e engasgada o pediatra falou que é do refluxo e passou o Motilium dela pra de 6/6horas só que não está adiantando.O que eu faço? Estou desesperada!

Meu bb tem dois mesees e foi constatado refluxo,perguntei a medica qual era a gravidade e ela disse que era a antiga gofada que agora tem um nome mais chic.Isso é verdade?

Oi!!! Sou mae de uma menina de 1 mes, ela tem refluxo, fiquei muito assustada quando soube, agora pude esclarecer algumas duvidas. Obrigada.

Oi eu tenho um filho de 27 dias e ele regurgita varias vezes ao dia, quase não arrota. Sempre fico com ele em pé para arrotar depois da mamada por 10 minutos e ao invez de arrotar ele pom o leite pra fora, isso é normal?

meu filho tem 3 meses e faz 01 Mês que está vomitando muito, levei ao pediatra e está ingerindo label e motilium.
faz 03 dias que não vomita….o intestino dele está muito preso…minha duvida o refluxo tem algo a ver com o intestino?

Olá!!! Tenho uma filha de 3 meses, no início ela soltava bastante leite pela boquinha e engasgava muito, naquele momento o pediatra informou que era normal… Porém no segundo mês ela não ganhou peso diminuiu a regugitação mais mesmo assim ele passou o ” Motilium “, mais quase não dei a medicação para ela, pois tenho muita dificuldade quanto aos horários que devem ser de 8/8hs e 30 minutos antes das mamadas. Tem diferença se eu der 3 vezes ao dia, sem contar as 8hs e os 30 minutos antes das mamadas?

Queria saber se um bebe tem regurgitaçao com dores, meu bebe ele tem a regurgitaçao, mas tem muitas dores na barriga e se contorce.

Olá! Meu bebê completou 5 meses e apenas um mês atrás ele começou a regurgitar bastante. Ele sempre foi de arrotar bem após as mamadas e ainda continua, só não estou entendendo o porquê de só agora ter começado a regurgitar. Ele fica bastante de bruços para brincar, não quer ficar muito deitadinho, sempre espero após as mamadas para deitá-lo já para evitar isso, mas mesmo assim ocorre, será que é esse o fator? Obrigada

Olá gostaria de agradecer pelas informações, e se puder me responder mais esta ficaria grata: posso engrossar o leite de minha filha com Mucilon arroz, ela tem 2 meses e nao se adaptou a nenhum AR, desde já agradeço.

olá!tenho um bebe de 5 meses que só mama ele sempre regurgitou mas como está a aumentar bem de peso a médica dele disse que não há razão para preocupações mas quando comecei a dar a 1ª papa ele regurgita praticamente a papa toda a seguir fica sem reação, não se ri e fica triste, só lhe apetece dormir e perde completamente o apetite, ele anda um pouco constipado e com um pouco de tosse não sei o que fazer será que tem algum problema? Será que devo esperar algum tempo para retomar a papa? desde já agradeço

Olá!!! Tenho uma filha de 6 meses,que regurgita desde 1 mes de idade
só que agora que esta indo na creche, as monitoras tem me informado que toda vez que mama ela arrota, e logo após regurgita moderadamente.
Estou com medo pois não era para ter diminuido esse refluxo com o passar dos meses?
Obs; aguardo respostas e desde já agradeço!!!

Olá! Tenho um bebê de 1 ano e um mês ele sempre teve regugitação agora levei-o aoa grastro estamos investigando se é refluxo ele regugita 2hs depois que mamou e agora está colcando a comida pra fora tb só que ele come muito bem

muinto bom tirei minhas duvidas

olá, tenho um bebê de 4 meses,ele só mama no peito mas está regurgitando muito nos últimos dias. Agradeço as dicas já que estava bastante preocupada.

ola!tudo bem eu tenho um bb de 4 meses e ele solta muito leite as vezes;tem dia que acontece de ele não soltar nada isso é normal? fiquei tão preocupada!as vezes sai o leite mesmo e as vezes sais o antigo queijinho,mais depois de ler esses bog fiquei mais aliviada obrigada

Meu bb tem 2 meses, ele regurgita após o arroto, mas não em todas as mamadas…às vezes, 1 hora depois..`. Em algumas mamadas ele se contorse um pouco, mas não é irritado e dorme bem à noite…o pediatra receitou motilium mas eu não dei, ele receitou tb o NAN AR, (150 ml)mas ele não toma tudo isso, larga às vezes até 50 ml. Devo me preocupar, será que o que ele tem é mesmo refluxo, será q poderia voltar ao antigo leite que eu dava( NAN Confort)?

olá tenho um bbzinho prematuro que hoje esta com 2 meses, no segundo mes da sua vida ela começou a vomitar muito, pelo penos uma vez por dia e ao arrotar o leite sempre voltava, minha medica reseitou montilil e minha filha se deu muito bem, assim q tomou pela primeira vez ja deu resultado e mais a fome aumentou muito, antes comia e vomitava a agora come e chora sempre por mais, valeu muito apena!!

gostei muito tirou todas minhas duvidas tenho gemeos e um deles esta com muito refluxo…

Ola. tenha uma bebe de 6 meses ela nõa tem refluxo mas queria saber o que fazer na hora que as pessoas a pegam no colo e mesmo que eu aviso”olha ela acabou de mamar não chacoalha pois ela vai vomitar’ e ainda assim o povinho chacoalha ela só pra me pertubar., não sei o que dizer mais já ando de saco cheio disso, sei que muita gente já teve filho e acha que o dos outros e igual como acabar com isso mesmo depois de já ter avisado.

OLÁ!
MINHA FILHA ESTÁ COM DOIS MESES, MAS DESDE QUE NASCEU ACHAVA MUITO ESTRANHO SUA RESPIRAÇÃO. FAZ UM CHIADO DE VEZ EM QUANDO. AS VEZES PARECE QUE TEM ALGO EM SUA GARGANTA ELA FICA TENTANDO ENGOLIR, SEU NARIZ ESTÁ COSNTIPADO MAS NÃO MELHORA. NÃO ARROTA COM FACILIDADE E CHORA MUITO. TEM MUITA DOR DE BARRIGA E AGORA QUE COMPLETOU DOIS MESES JÁ FAZEM TRÊS DIAS QUE ESTÁ COM DIFICULDADE PARA FAZER COCÔ. E QUANDO FAZ ESTÁ DIFERENTE BABANDO E MEIO ESVERDIADO. ESTOU DESORIENTADA. PEÇO QUE ME ORIENTE. OBRIGADA!

Pessoal

Meu bebê tinha o mesmo problema o que ajudou a sarar foi o leite Aptamil AR (Anti-refluxo) é ótimo e por um preço acessível.

meu filhooo.

tem 6 meses a medicas esta com suspeita de refluxo… mas ele teve uma gripe e esta com chiado no peito faz 15 dias..mas ele não faz vomito esta engordando e esta comendo de vagar pois os dentes estão nascendo… sera que a chiado do peito e refluxooo..
grata

olaá minha netinha tem um mes esta perdendo peso , diz que érgugitaçao oque faço.

Minha filha esta com 3 meses e regurgita com frequencia após as mamadas ou ate mesmo tempos depois, meu pediatra disse que e normal pois ela não esta perdendo peso, mas mesmo assim fico preocupada com a quantidade e intensidade que ela regurgita, será que não seria o caso de tomar alguma medicação ?

meu bebe ele quando ta deitado de papo pra cima ele gofa e um pouco da gofa sai pelo nariz ele chega ate se sufocar o ki serah?e normal

Os comentários estão encerrados.