Qual a diferença entre Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética?

Você sabe a diferença entre uma tomografia computadorizada e uma ressonância magnética? De acordo com a radiologista Amisa Guimarães, da URP Diagnósticos Médicos, a principal diferença entre os dois métodos é o tipo de sinal utilizado na formação das imagens.

“A tomografia computadorizada (TC) utiliza radiação ionizante, que são os raios-X. A ressonância magnética (RM) não. Na TC, os raios-X atravessam o corpo do paciente, sendo detectados do outro lado, dependendo da interação com os órgãos e tecidos. Já na RM, o paciente é submetido a um forte campo magnético associado a uma bobina de radiofreqüência, que emite os sinais sonoros. Estes modificam a rotação dos núcleos dos átomos de hidrogênio, presentes em quantidades diferentes em cada tecido. A interrupção da aplicação dos campos e sinais sonoros permite aos prótons retornarem ao seu estado basal. Quando o fazem, emitem sinais que serão geradores das imagens”, explica a médica.

Outra diferença significativa apontada pela radiologista é o tempo de realização dos exames. “Enquanto a TC leva em média cinco minutos, incluindo punção venosa e posicionamento, a RM leva 30 minutos”.

A Dra. Amisa diz que praticamente todo o corpo pode ser estudado por TC e RM. “Os dois métodos têm indicações clínicas distintas, sendo que determinadas doenças, órgãos ou sistemas são mais bem estudados por um ou outro método. Porém, algumas vezes as indicações são compartilhadas, como na avaliação hepática e vascular”.

A especialista diz que a RM apresenta sensibilidade e especificidade superiores para estudos neurológicos, assim como para investigação músculo-esquelética e das mamas. Já a TC é superior na análise pulmonar, óssea e das alças intestinais.

“Discutir os casos com o radiologista ajuda a definir o método ou métodos de diagnóstico mais apropriados. Muitas vezes, as informações provenientes de cada método são complementares”, diz a Dra. Amisa.

*Amisa Guimarães é médica radiologista da URP Diagnósticos Médicos
www.urp.com.br

 

Mais informações:

Press Página Projetos de Comunicação

Jornalista responsável: Heloísa Paiva (11) 3266.8783

Assistentes de redação: Jorge Augusto Valério e Eduardo Fahl (11) 3283.0208




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

gostaria de saber porque a tc minha deu hernia de disco em quanto a rm não constou nada desde ja agradeço abraço

Gostari de saber por que a TC não apareceu a lesão cerebral que mostrou na RM ?

Gostaria de saber a diferença entre RM e TC em relação a qualidade de imagem.

sofri um acidente,e meu joelho teve uma supsta lesão,gostaria de saber se tc tem o mesmo efeito rm para fazer a detectação da suposta lesão.Obrigado!!!

resposta do ronaldo:

Isso possivelmente foi um erro de interpretação do médico que fez o seu laudo da tomografia. Porque se a hérnia aparece em um exame ele tem de aparecer no outro tambem. E no caso da ressonancia, a imagem da hérnia é bem evidente.

resposta da Andrea:

Por esses equipamentos ter métodos de aquisição de imagens diferentes existem algumas lesões que são detectados por um e não pelo outro.

resposta do raphael:

A qualidade de imagem desses equipamentos está relacionada a calibração dos mesmos e não a diferença entre eles.
A tomografia é ótima para ver e diagnosticar alguns tipos de lesões e patologias e a ressonancia outros tipos de problemas. Alguns podem ser comuns outros não. Mas o importante é saber que tomografia e ressonancia são bem diferentes.

resposta da carla:

Não carla, não tem o mesmo efeito.
Se sua lesão foi óssea acredito que a melhor opção de se detectar o problema será uma tomografia. Se a lesão foi em tendões ou músculos a ressonancia será mais indicada para ver o problema.

sofro de dores terriveis nas costas, na parte do torax e atraz nas costas
acredito ser muscular
pelo fato que trabalho 12 horas por dia sentado em frente ao computador
a um ano e meio trabalho assim.
fiz Raios X de tudo e nao deu nada.
gostaria de saber no meu caso qual o exame mais indicado?
RM ou TC?
muito obrigado

Gostaria de saber qual exame é melhor para os seios da face
ressonancia ou tomografia?Qual o mais preciso para essa região?
obrigado!

Por que uma doença não foi constatada em minha RM e nem na TC e sim em um simples eletro?

gostaria de saber se uma tomografia computadorizada abrange o estudo do cerebro tao bem quanto a resonancia magnetica pois fiz uma RM em londres para o cerebro descobrindo inflamacao no nervo direito e agora estou no brasil para realizar o mesmo exame e nao tenho condicoes financeiras para uma RM e vou fazer uma TC para detectar o mesmo problema. sera que conseguirei detecta lo ou terei que fazer uma RM? obrigado.

Na verdade não tem isso de melhor ou pior exame a ser feito, o que existe, geralmente, é uma sequência onde normalmente o clínico requisita primeiro a TC e depois a RM. Isso ocorre porque a RM é bem mais cara do que a TC e poucos serviços públicos no Brasil possuem o aparelho que realiza a RM. Na minha opinião a RM é um exame que proporciona uma melhor visualização do segmento investigado, porém em alguns casos, a TC permite essa melhor visualização. Desta forma, não existe melhor ou pior e sim o mais indicado para cada caso.

Bom dia, Neto

Obrigado por acessar nosso site.

A questão não está na definição de qual dos dois métodos é o melhor ou o pior. Na realidade, o que é necessário é identificar qual o método é o mais indicado para aquele tecido a ser estudado. Nessa situação, não devemos nos deter nas questões de custo, mas na questão de adequação.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

fiz uma laminectomia medular na coluna lombar para detectar
possível tumor, porém nada foi encontrado.
Já faz 25 anos esse tratamento e, fiquei puxando da perna
direita, perdi força na perna e; cada ano que passa fica
pior. A Ressonância Magnética não constatou nada, preciso
saber qual o exame indicado para o meu caso.
Obrigado. Joaquim Valério Araujo

Fiz a primeira vez uma tc do joelho direito e não deu nada + ate hoje sinto um pouco de dor, agora tive um contusão no tornoselo e joelho esquerdo ao mesmo tempo, parece ser mais serio ainda dessa vez, o q devo fazer ? TC denovo ou RM ?

sou paciente de LMC leucemia mieloide cronica indo pra uma parte avançada sinto alem de cansado dores na juntas e agora anvançando meu medico sugere que eu procure um neuro pois todos os nervos das maos e pes e corpo passaram a doer junto com os ossos ,dai pergunta qual melhor maneira de saber TC ou RM, além do bcr-abl quem sempre faço ou se existe um outro exame pra verificação do cerebro e dos nervos, e se posso fazer os dois ao mesmo tempo. tenho plano de saude que cobre mais me trato em um HC, onde demora um tempão pra obter esses exames sendo que no plano e só fazer com o pedido por favor me esclareça pois quero saber se esta atacando meu cerebro e nervos e como fazer se possivel tambem encaminhar resposta ao meu e-mail morenoitobi@hotmail.com grato

faço tratamento em HC pois o medicamento pra essa leucemia é muito caro e o plano não cobre e além de quimio oral tambem não .apenas cobrem injetavel. grato

Parabéns pelo excelente artigo.
Um show de didática e explicação para quem é leigo ou que está começando seu estudos na área de exames complementares.

olá, fiz TC COM CONTRASTE E SEM E UM ELETROFACELOGRANA MINHA FILHA,POIS SENTI MUITA DOR DE CABEÇA FORTE E NOS DOIS NÃO DEU NADA.DEVO FAZE RM? ESTOU PREOCUPADA DE SER CANCÊR. O MÊDICO QUE CONSULTO COM ELA NEURO DIZ SE TIVESSE APARECIA ALGUMA COISA NO TC. ME AJUDA?

eu queria saber as diferenças e semelhanças, e so vi mais diferenças. quero saber as semelhanças.

Amei essas perguntas, pois as mesmas me tiraram muitas dúvidas,que Deus ilumine muito vcs, abraço…

Qual o melhor método para detectar algum problema no abdomem,após uma cirúrgia de hérnia incisional.A TM ou RM.

URGENTE
Boa noite!
minha mãe está com muita dor lombar, a uns 20 dias não sai da cama, após muitas brigas no SUS, consegui internar para investigar, só que agora o neurologista pediu uma tomografia e estou com medo, pois ela fez em 2001 uma cirurgia de aneurisma cerebral e ela tem 4 clip.
ela vai fazer essa tomografia amanha 06/07/2010, tem algum problema.
obrigrado.

Gostaria de saber qual a melhor opçao de exame, no caso de cisto ovariano volumoso, com cerca de 30cm. Ressonância magnética de pelve ou Tomografia Computadorizada de abdomem total + pelve com contraste. Por favor me responda com urgência, pois preciso operar. Muito obrigada.

Gostaria de saber qual exame mostra melhor se há alguma veia dilatada no cérebro RM ou TC? E se um desse dois não serve.
Obrigada.

Boa tarde, poderia me informar entre a tomografia e a ressonancia qual a menos prejudicial a saude. Tenho feito varias tomografia para acompanhamento de nódulo no pulmão e no rim e já tive cancer de rim esquerdo que foi retirado. Muito obrigado.

qual dos dos exames nos expõe a perigo de radiação no corpo o TC ou o RM

Gostei da resposta,era o que eu queria saber.obrigada

GOSTARIA DE SABER? MINHA FILHA ESTÁ COM DORES NA VIRILHA E NA COXA DO LADO ESQUERDO, FOI FEITO UMA TOMOGRAFIA E O RESULTADOA FOI, ESCLEROSE DA METÁFISE PROXIMAL DOS FÊMORES SENDO COM MAIORES DIMENSÕES NA ESQUERDA , FUI AO MÉDICO E ELE DISSE QUE NÃO FICOU SATISFEITO E PEDIU UMA RESSONANCIA MAS NÃO EXPLICOU O QUE É ESCLEROSE E ESTOU EM PÂNICO AINDA VAMOS FAZER A RESSONANCIA, POR FAVOR ME AJUDE,ME DÊ UMA EXPLICAÇÃO POR FAVOR.

Hoje é 18/07/2011, o artigo é de 2007. Muito bom. Esclarecedor.Continua e continuará gerando os benefícios do conhecimento. Só nos resta patentear agradecimentos a todos que participaram e participam mantendo esse grande benefício. SDS.

Gostaria de saber qual é o exame mais nocivo, a TC ou RM?

Olá meu filho está com nervo optico atrofiado, o médico pediu tomografia, mais em pesquisas na internet e conversando com outro especialista, falaram que o ideal é ressônacia. Então pq ele pediu tomografia?

Bom dia, Ana Maria

Obrigado por acessar nosso site.

A Revista VIGOR – movimento e saúde é uma publicação da Thesaurus Editora de Brasília. Como somos muito lidos, profissionais e instituições de pesquisa e ensino nos enviam artigos e comunicados para publicação.

Infelizmente, somente agora acessamos seu e-mail. Diariamente, recebemos centenas de mensagens de nossos leitores solicitando informações. Como atendemos a todos seguindo a ordem de entrada em nossa caixa de mensagens, temos dificuldades de responder com a rapidez que alguns necessitam. Desejamos que as dificuldades de sua filha já tenham sido superadas.

Gostaríamos de destacar que a internet não é o melhor caminho para resolver os problemas relacionados à assistência médica de emergência. Procure sempre um médico especialista.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

Os comentários estão encerrados.