SILOMAT e SILOMAT PLUS – medicamentos retirados do mercado

São Paulo, 31 de Agosto de 2007.

A Boehringer Ingelheim decidiu voluntariamente retirar do mercado mundial seus medicamentos à base de Cloridrato de Clobutinol (comercializados no Brasil como medicamento isento de prescrição sob as marcas SILOMAT® e SILOMAT® PLUS), indicados para o tratamento da tosse não produtiva.

Esta decisão, já comunicada à ANVISA, foi tomada após a realização de estudos que indicaram o risco – ainda que baixo – de arritmia cardíaca durante o período de utilização do medicamento. Embora não tenha sido reportada nenhuma ocorrência grave desde o lançamento do produto no mercado mundial – há mais de 40 anos – a Boehringer Ingelheim, levando em consideração a indicação e disponibilidade de alternativas terapêuticas, tomou esta decisão como medida de precaução e segurança de seus pacientes.

De acordo com o vice-chairman do Conselho Diretivo da empresa e responsável por pesquisa, desenvolvimento e medicina, Dr. Andreas Barner, a decisão voluntária da retirada do produto do mercado mundial foi tomada com base na proteção do consumidor. “Nos vemos sempre na obrigação de levar em consideração novas informações e tomar atitudes responsáveis para minimizar e evitar qualquer risco para os pacientes”, afirma o Dr. Barner.

Como a substância não é mais protegida por patente, existem no mercado outros medicamentos disponíveis à base de Clobutinol, pelos quais a Boehringer Ingelheim não é responsável. “Os pacientes que hoje fazem uso do SILOMAT® ou SILOMAT® PLUS devem buscar orientação médica ou farmacêutica para opções adequadas de tratamento” informa o diretor médico cientifico da Boehringer Ingelheim no Brasil, Dr. José Carlos Breviglieri. Ainda segundo ele, os efeitos adversos do Cloridrato de Clobutinol são passageiros, ou seja, desaparecem com a suspensão do uso do medicamento. “Pacientes que utilizaram o Clobutinol não devem se preocupar, pois não há riscos de possíveis efeitos adversos após a descontinuidade de uso do medicamento”, afirma Dr. Breviglieri.

Com esta medida a Boehringer Ingelheim cumpre o seu compromisso permanente com a saúde e o bem estar das pessoas, e informa que irá recolher todos os produtos em toda a cadeia de distribuição chegando até os consumidores. Os procedimentos para a devolução serão divulgados em breve. Mais informações podem ser obtidas no SAC da Empresa no tel. 0800 7024170.

SILOMAT está no mercado mundial desde 1961 e foi lançado no Brasil em 1967, tendo sido usado ao longo deste período por mais de 200 milhões de pacientes em todo o mundo com boa tolerância e alto perfil de segurança.

Sobre a Boehringer Ingelheim

A corporação Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais companhias farmacêuticas do mundo. Com matriz em Ingelheim, Alemanha, opera globalmente com 137 afiliadas em 47 países e 38.400 funcionários. Desde sua fundação em 1885, a empresa familiar é comprometida com a pesquisa, o desenvolvimento e a comercialização de produtos de alto valor terapêutico para a medicina humana e a animal.

Em 2006, a Boehringer Ingelheim registrou vendas líquidas de ? 10,6 bilhões, dos quais investiu aproximadamente um quinto das vendas líquidas de seu maior segmento de negócios de medicamentos sob prescrição médica em Pesquisa & Desenvolvimento.

Informações para imprensa

Ketchum Estratégia

Fone: (11) 5096-4334 ramais 231 e 289

Claudia Moreira – claudia.moreira@ketchum.com.br
(11) 9666.3972

Didi Azevedo – dinalva.Azevedo@ketchum.com.br
(11) 8256.9810




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Então quer dizer que durante 40 anos que o produto ficou disponível no mercado, todos que usavam o produto Silomat ou Silomat Plus poderiam estar correndo o risco de arritmia cardíaca, e isso jamais causou preocupação na empresa.
Porque só agora se tomou essa decisão?
Infelizmente ainda temos que ouvir esse discurso de proteção ao consumidor.
Não acredito que uma empresa de pesquisa como é o caso da Boehringer, tenha deixado passar 40 anos para se tomar a decisão de retirar um produto do mercado por causa de seus efeitos colaterais, ou ainda,porque se demorou tanto para chegar a essa conclusão? Penso que essa decisão tenha muito mais motivo comercial do que propriamente pelo que está sendo alegado.

Realmente o comentário acima, do Sr. Mario Maciel, é totalmente pertinente!
Como sempre vivemos sob o descaso de tudo que se relaciona a saude, em detrimento das multinacionais.
Meu pesar, é que não existe medicamento similar, e nem se preocuparam em pesquisar sobre isso, pois contudo era realmente eficiente. Acho que deveriam investir num similar aprimorado que não tivesse tantos efeitos colaterais.

Bem, fiquei estarrecida ao ler a matéria, pois no dia 17/10/2008, estive em consulta no HSPM e o médico prescreveu essa medicação. Será que esse médico está atualizado e ciente de que esse medicamento foi recolhido???fiquei tão preocupada….em quem confiar????

Sempre tomei e vou continuar tomando

Nunca me deu nada e resolve minha tosse seca em pouco tempo.

Melhor que passar a noitetoda tossindo e sofrendo

Boa tarde, Pedro Almeida

Cada um deve decidir por sua vida. Você tem todo o direito de brincar com sua saúde. Mesmo ainda não tendo feito mal, não significa que seu uso dessa droga não esteja causando mal ao seu organismo. Os danos vão se acumulando e, quando aparecem, já fizeram um grande estrago.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

É muito importrante que empresas como a Boehringer,elucide essas informações, até pouco tempo não entendia o porque a composição Genérica é até hoje prescrita por médicos e disponível para venda nas farmácias do Brasil.

Mesmo sabendo que esse medicamento foi retirado do mercado, quando o médico nos receita cloridrato de clobutinol mais succinato de doxilamina, ao invés de Silomat, nós pobres mortais ignorantes em medicina , compramos e damos graças a Deus que o Sr. Doutor não nos receitou Silomat, porque esse dito cujo causa muitos efeitos colaterais. Se liga.

Eu pensso exatamente igual ao senhor Mauro,porque só
agora retirar do mercado.Um medicamento tão bom que
resolvia o problema em poucos minutos,as vezes ñ estava
dando o lucro que eles queriam!Então retirou do mercado
com esta desculpinha esfarrapada,que absurdo.

muitos medicamentos que cura de verdade eles tira do povo tipo o revenil deve ter algo por traz disso exemplo o revenil com 2 dias de uso as pessoas ja estava curada do pior da tosse ou seja as pessoas não iria compra $ mais que um vidro de espectorante de revenil para ficar totalmente curado veja estes xarope agora alem de tomar de 3 em 3 horas muitas vezes tem que tomar um 3 vidros e olhe la talveis não fica curado tudo que cura o povo eles tira de circulação

Tomei o silomat generico, uma hora depois estava com taquicardia, tremedeira………….depois fui levar a bula e tomei conhecimentos dos efeitos adversos(efeitos colaterais)……………é uma vergonha lançarem no mercado produto generico, sabendo-se que o remedio original foi suspenso do mercadO.É uma vergonha!!!!!!

olha,estamos, no ano de 2010 e eu tomei,conhecimento, desta medicaçao,o xarope silomat plus e o composto silomat,plus em 2002 e passei a toma lo pois tenho uma tosse ,que me pega a cada seis, meses ,que parese a tal tosse cumprida.e essa maldita, tosse só vem a noite e o meu socorro era esse composto,silomat plus eu tomava,umas 20,ou 30 gotas e dentro de alguns minutos, já passava. agora estou, enfrentando, uma crise de tosse, estou 3 dias sem dormir e naõ sei mais o que fazer,pois nenhum ,outro xarope,resolve o meu problema se alguém souber algum generico desse remédio ou, até mesmo outro parecido que tenha o mesmo efeito ,por favor me diga .as minhas noites estaõ sendo de desespero total,já estou de um geito que nem vou mais dormir. obrigado

O que mais preocupa e que esse medicamento foi receitado para meus filhos, quer dizer que criancas fizeram uso e nao sabiamos o que davamos a nosso filhos. O pior e que o remedio era bom mesmo, em quem devemos acreditar? nao confio em mais ninguem.

Apesar do risco do efeito colateral de arritmia cardíaca detectado e que motivou a retirada do medicamento do mercado, posso afirmar por experiência própria que o Silomat Plus Gotas foi o melhor medicamento no combate a tosse de natureza alérgica que existiu. Nada se compara a sua eficácia e hoje existem inúmeros outros produtos disponíveis que não atingem o mesmo resultado. Bom seria se o fabricante Boehringer Ingelheim encontrasse uma fórmula alternativa para o produto que não causasse o efeito colateral e recolocasse-o no mercado, pois a tosse de natureza alérgica assola as pessoas no Sul do Brasil.

E uma pena sai de circulação, um medicamento tão eficaz qt o Silomat Plus gts…Hj mesmo sí em busca de um frasco na farmácia, e para a minha decepção,informaram que havia saído linha…mas tem outro com a mesma composição quimica que o silomat, (estava em falta) mas amanhã vou à farmácia adquirir…não existe medicamento que acalma a tosse com efeito tão imediato quanto esse…

Boa noite,

É triste saber que um remédio com efeito tão bom possa fazer tanto mal, sempre tomei e nunca tive nada, era o único que fazia o efeito instantâneo. Concordo com o sr. Marcos Antonio. Hoje em dia fico tomando uns e outros mesmo passado pelo médico, mas não fez efeito, essa semana mesmo estou com uma tosse terrével,foi fazer uma pesquisa sobre os remédios parecido ou genérico, pois sinto falta do silomat. Espero que o fabricante Boehringer Ingelheim , possa encontrar uma nova formula com mesma eficácia.

Faço uso de outros medicamentos pois tenho tosse seca devido a uma asma bronquica, faço uso de remedios como clenil em spray jet, famosa bombinha, que tambem causa efeitos colaterais imediatos e nem por isso deixo de usar, pois a tosse pode fomentar vomitos, o que gera fraqueza e mal estar, consequentemente baixa da imunidade podendo causar doenças ainda piores, culpamos os laboratorios de uma simples arritmia cardiaca, mas em 5 minutos estamos comendo churrasco gorduroso cheio de sal. Então usem o churrasco de exemplo, todos sabemos que faz mal, mas cada um faz sua escolha. Vou estocar silomat no meu armario pessoal, e voces que estoquem o freezer com carne. Cada um na sua.

tenho renite alergica e as vezes tenho tosse seca que tura quase um mes se eu nao tomar nenhum antialergico. neste casso o silomat plus era a melhor opção porque extinguia com a tosse seca alergica.
Gostaria de saber se existe outro medicamento com o mesmo poder do silomat plus.

Inúmeros medicamentos causam reações adversas, basta ler a bula. Acredito que vários outros medicamentos possam causar a mesma reação e não sabemos, como farmacêutica e consumidora, o que não se pode é tomar sem indicação médica, a melhor forma de não se correr riscos é informando seu mpedico e discutindo sobre o assunto.

Quando tinha somente 1 ano de idade tomei um vidro de SILOMAT® PLUS onde fui a primeira a ser registrada no livro do Dorio Silva (Laranjeiras) como nao hã registro de casso grave?! case morri , a medica disse a minha mae que se acreditasse em Deus era so ele agora. se sabiia que esse remedio fazia tanto mal, porque so tirar ele so agora?

sempre me dei muito bem ,com este remédio,pois dava me uma paz imediata..agora passo noites infernais com tosse seca e não durmo..acordo,apos 1 hora mal dormida e tenho de enfrentar um dia de trabalho.Reparei k já foi retirado há muito tempo..será k não foi reposto?não haverá similar,sem consekuencias tão comprometodoras??afinal,kual é o remédio k não tem efeitos secundários???p.fvr me informem se de facto não haverá algo k me possa ajudar pois os xaropes viram me o estomago do avesso..o meu muito obrigada

ISSO E UMA TREMENDA VERGONHA ISSO E BRASIL MESMO TOMEI ANOS ESSE REMÉDIO DESDE MEUS 7 ANOS E AGORA FUI AO CARDIOLOGISTA E NO EXAME CONSTATOU QUE EU TENHO ARRITMIA CARDÍACA DEPENDO DE UMA SERIES DE EXAMES E REMEDIOS INCLUSIVE SELOZOK E O QUE EU TOMO QUANDO ATACA AFFFFF

Os comentários estão encerrados.