As diversas áreas de atuação do nutricionista

Com formação de nível superior, o nutricionista atua em diversas áreas relacionadas à nutrição e à alimentação, de modo a contribuir para que o público final disponha de melhores condições de vida e saúde.

Tradicionalmente, encontramos esse profissional em hospitais, consultórios e clínicas, mas, conforme descrito na Resolução CFN nº 380/2005, seu campo de trabalho é muito mais amplo e complexo. Entre outros itens, essa resolução define as possíveis áreas de atuação do nutricionista:

Alimentação Coletiva: “Atividades de alimentação e nutrição realizadas nas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), como tal entendidas as empresas fornecedoras de serviços de alimentação coletiva, serviços de alimentação auto-gestão, restaurantes comerciais e similares, hotelaria marítima, serviços de buffet e de alimentos congelados, comissárias e cozinhas dos estabelecimentos assistenciais de saúde; atividades próprias da Alimentação Escolar e da Alimentação do Trabalhador”.

Docência: “Atividades de ensino, extensão, pesquisa e coordenação relacionadas à alimentação e à nutrição”.

Indústria de Alimentos: “Atividades de desenvolvimento e produção de produtos relacionados à alimentação e à nutrição”.

Marketing na área de Alimentação e Nutrição: “Atividades de marketing e publicidade científica relacionadas à alimentação e à nutrição”.

Nutrição Clínica: “Atividades de alimentação e nutrição realizadas nos hospitais e clínicas, nas instituições de longa permanência para idosos, nos ambulatórios e consultórios, nos bancos de leite humano, nos lactários, nas centrais de terapia nutricional, nos spas e quando em atendimento domiciliar”.

Nutrição em Esportes: “Atividades relacionadas à alimentação e à nutrição em academias, clubes esportivos e similares”.

Saúde Coletiva: “Atividades de alimentação e nutrição realizadas em políticas e programas institucionais, de atenção básica e de vigilância sanitária”.

Entretanto, além das áreas apresentadas pelo artigo 2º da resolução, a prática cotidiana indica, ainda, que esse profissional é necessário em outros segmentos, como home care e instituições geriátricas, por exemplo.

Paula Craveiro / Elaine Iorio
___________________________________________
ZEPPELINI EDITORIAL & COMUNICAÇÃO

CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS – 3ª REGIÃO / CRN-3
+55 (11) 6978-6686 – www.zeppelini.com.br imprensa@crn3.org.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

sou elaine faço curso de nutriçao

gostria de receber bastante novidades sobre a materia

……acho muito bom

faso faculdade de nutriço e gostaria de receber sempre novidades sobre o curso e materia .obrigda!!

ola pretendo fazer faculdade de nutrição,e gostaria de receber todas as informções possiveis sobre o curso, pois ainda estou com um pouco de duvida.

Estou com planos de fazer esse curso, mas gostaria de saber nomes de algumas faculdades que oferecem esse curso. Se for possível me mande uma lista das faculdades mais conceituadas. E a matéria está ótmia, me esclareceu muito sobre esta área que é muito ampla. Obrigado desde já!!

Olá, sou estudante de nutrição e gostei muito deste artigo e gostaria muito de receber mais informações a respeito dessa área tão fundamental pois, trata da alimentação humana, o que é vital para uma vida prolongada e saudável.

SOu nutricionista formada ha 4 anos e digo aos que pensam em seguir essa carreira que PENSEM E PESQUISEM BEM!!!!
A carreira do nutricionista se resume na área em que dá mais espaço que é a dita UAN.
e essas que sao representadas por empresas de grandes nomes do mercado.São empresas que contratam e pagam mal!!!!
E isso sequer é fiscalizado pelos nossos conselhos regionais espalhados pelo brasil afora.conselhos esses que nos temos que PAGAR OBRIGATORIAMENTE E ANUALMENTE. (e não é pouca coisa)
temos fixado nos conselhos um determinado piso salarial porem esse sequer é respeitado pelas empresas
O trabalho do nutricionista em uan se resume a dor de cabeça grandes responsabilidades e POUCO SALARIO
as empresas mudam mas a didatica eh a mesma e o salario idem PORTANTO REPENSEM
o salario que pegam nao paga nem metade de uma mensalidade de uma insituição particular hj em dia!!!!
fica o alerta!
é uma absurdo gente nao sigam essa carreira!!!

ola, gostei muito da materia estudo Nutriçao e gostaria de receber mas materias e novidades da area
Desde ja muito obrigado

Já pensei, e vou tentar essa carreira!
Gostei muito da matéria…
Só não gostei do comentário da colega a cima, não pude ver sem da minha opnião sobre o que ela falou…
Se você se frustou com sua carreira, aconselho trocar de área!
Quer ganhar ser muiot bem remunerada? Que tal tentar o curso de direito, e vai ser juiza?
Isso que voce fez não está certo, não pode interferir nos sonhos dos outros, todas as profissões estão sujeitas a problemas, o sucesso no trabalho em qualquer profissão acontece desde que a pessoa se dedique e seja competente e bem qualificado!! Não adianta fazer um curso por fazer e depois esperar a oportunidade cair do céu. Antes de tudo quero salientar que pra quem quer começar um curso universitario estará sujeito a ser um eterno estundante, pois não é só cursar terminar e pronto! Lembrem-se que estaram lidando com vidas e para isso exige-se estudo, disciplina, responsabilidade e comprometimento com o que se busca seguir…
Se você tem amor naquilo que almeja ser um dia, ou no que já faz no caso a nutrição… terá sempre recompesações e o pazer de cuidar da alimentação das pessoas. Assim consegui-se um emprego melhor, sucesso na vida… com (dedicação e amor). Desse jeito será feliz em qualquer área que queira seguir.
Não se deixem abater por esses comentários infelizes…
Escutem seus corações e não se levem pela opnião alheia, pessoas desse tipo não são felizes e não gostam de ver a felicidade dos outros…
Não quero aborrecer ngm com essa resposta, mas não consigo ver certas injustiças e ficar calada!

Amiga faça como eu, troque de profissão, eu curso Biologia e decidi que vou mudar para nutrição! Pois quero uma profissão em eu seja feliz! Nem por isso desaconselhei ngm a desistir da biologia pois é uma profissão linda assim como a nutrição o direito e tantas outras que merecem respeito.

OLA! TAMBEM SOU ESTUDANTE DE NUTRIÇAO. ADOREI O ARTIGO.E GOSTARIA DE RECEBER MAIS NOTIÇIAS E INFORMAÇAO SOBRE O CURSO. BEIJOS!!! OBRIGADO!

oi!meu nome é kelli e quero me forma em nutrição. adorei o artigo e queria saber mais, sobre o assunto.obrigada!

Gostei muito desse artigo gostaria de receber informaçoes sobre nutrição para aprimorar mais meus conhecimentos, pois faço faculdade de nutrição e estou no 6ºperiodo obrigada…

ola pretendo fazer faculdade de nutrição,e gostaria de receber todas as informções possiveis sobre o curso, pois ainda estou com um pouco de duvida.

olá tb sou nutricionista a dois anos lamentavélmente é isso ai um salário vergonhoso que é oferecido. eu confesso hoje não mas optaria por essa profissão.a melhor e mas respeitada no momento é medicina. nos interiores esses profissionais estão em falta, já um nutricionista atende um município por incrível que pareça mas um nutricionista sozinho da assistência ao municipio todo,digo isso porque atuo em um.se quiserem de uma olhadinha nos editais dos concursos para observarem um profissional concursado nunca sera como um contratado.boa sorte a todos e tudo muda porem quem sabe algum milagre.

Olá, pretendo fazer faculdade de nutrição, mais ainda tenho duvidas, sobre a area, atuação e etc.. Gostaria de receber informações. Att., Obrigada.

Olá tenho 17 anos e pretendo fazer Nutrição. Gosto muito desse tipo de assunto, vou tentar passar em uma faculdade federal. Gostaria de receber informações gerais sobre o curso. Se é muito requisitado hoje em dia, de quais formas posso trabalhar, se é um emprego que dá dinheiro, quais as materias caem durante a faculdade, etc. Obrigada, desde já.

Ola , adorei seu artigo , curso Nutrição e estou adorando , espero receber seus artigos , obrigada

oieee amei a materia e estou aki a pedido de sempre novas informações sobre o curso e se der para mandar no email eu agradeçeriab desde ja………e o meu comentario é ke a cda dia ke passa estou mais confiante ke acertei na escolha do curso

Oii gostei muito da matéria sou estudante de nutrição e gostaria de receber mais informações sobre nutrição.

Olá, estou fazendo cursinho para seguir a carreira de Nutrição, e gostaria de saber se é uma boa área e se há vários campos de emprego. É uma área boa para ser seguida? O que acham?

Os comentários estão encerrados.