As múltiplas causas das dores nas pernas

Livro sobre Dores nas Pernas

Dor na perna é queixa frequente nos consultórios médicos e um importante fator limitante na atividade profissional. Acomete indivíduos de todas as faixas etárias, por diversos motivos. Infelizmente, o diagnóstico nem sempre é preciso e inúmeros são os tratamentos e até mesmo intervenções cirúrgicas desnecessários.

Extremamente importante é a dor que surge ao caminhar, principalmente na panturrilha (barriga da perna, batata da perna), e que passa com o repouso. Ela habitualmente denota um problema circulatório arterial, cujo tratamento adequado pode evitar trombose e amputações.

É, portanto, fundamental que diante da dor nas pernas ou em apenas uma delas o médico seja consultado, pois nem sempre a situação clínica é tão simples como aparenta.

Quem possui dor na perna deve observar se a cor da pele permanece normal, bem com a sua temperatura. A cor arroxeada é preocupante, pois denota deficiência de circulação local.

As varizes são outra causa frequentemente relacionada à queixa. As veias que se dilatam, comumente na região das pernas, podem trazer complicações muito além da questão estética. Há a possibilidade da ocorrência de flebites, eczemas e ulcerações. Mas as principais queixas dos pacientes com varizes são sensação de peso e cansaço nos membros inferiores, principalmente à tarde ou após longos períodos em pé.

Problemas de coluna são outro exemplo e merecem minuciosa investigação. Os ligamentos, ossos e articulações desta região, responsáveis pela sustentação de grande parte do peso de nosso corpo, estão ligados, entre outros, aos membros inferiores por meio dos nervos que saem da medula, estrutura interna à coluna.

A hérnia de disco lombar é um desses problemas e está relacionada a um traumatismo direto nas costas ou estresse físico em virtude de excesso de peso, da prática de exercícios ou postura inadequada. Diante de situações como estas, o disco, que serve de “amortecedor” entre as vértebras, desloca-se para trás ou para o lado, comprimindo algum nervo da coluna e causando dor intensa. Conforme o nervo afetado, as dores são irradiadas para braços, pernas e cabeça.

Ansiedade, estresse, falta de atividade física regular e problemas de postura são outras hipóteses para dor das pernas. Para cada problema, há uma característica. Porém, para todos os casos, a orientação é uma só: procure orientação médica e leve consigo todas as informações possíveis. Descreva, inclusive, em que situações sente mais desconforto. O fato de a dor acontecer durante atividade ou em repouso, pela manhã ou no final do dia, pode indicar por onde começar a investigação.

Jamais se automedique com analgésicos ou tratamentos alternativos. Ainda que aliviem a dor, só devem ser consumidos após avaliação médica e com expressa indicação do profissional. Eliminar a dor não é eliminar o problema. Muito ao contrário, ele continuará lá, possivelmente se agravando.

O tratamento só acontece de maneira efetiva com o correto diagnóstico. Médicos e pacientes devem ter em mente que, além do histórico e exame clínico, é imprescindível a ampla investigação para determinar a causa da queixa, ou ao menos descartar um sem-número de problemas.

Sem diagnóstico e sem tratamento, além do agravamento de doenças, na melhor das hipóteses corre-se o risco de ganhar uma companhia para o resto da vida: a dor crônica.

Saiba mais lendo:

Trantando Varizes e dores nas pernas, escrito por Nilo Mitsur Izukawa

http://www.thesaurus.com.br/livro/2207/tratando-varizes-e-dores-nas-pernas/?affid=vigor


Fonte

Antônio Carlos Lopes – Professor Titular da Disciplina de Clínica  Médica do Departamento de Medicina da Unifesp e presidente da  Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

.

*****

.

Informações

Chico Damaso
(11) 3873.3165




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Olá…Parabéns pela matéria!
Bom,tenho 20 anos e a um anos atrás venho sentindo muitas dores nas minhas pernas e joelhos.Notei que minhas extremidades(mãos e pés)ficam diareamente roxos e bem gelados.Minha dúvida é:com o uso de anticoncepcional corro o risco de ter trombose???Grata pela atenção!

Ola Doutor
Boa Tarde, minha mae tem 63 anos e muito ativa, ela tem bico de papagaio, isso irradia para as pernas? recentemente ela caiu com o netinho no colo, e para proteger ele da caida, ela torceu a perna para dentro, e bateu com o joelho no chao.Agora doi a coxa doi e vai ate o pé, e quando ela senta um pouco e levanta sai mancando, oque sera isso? foi por causa da caida? sera que ela tem artrose? nos ajude… obrigado!
atre mais…

Olá gostei do Blog, estou precisando de uma ajuda,eu sinto uma dor na canela no osso,dói demais depois de um dia de trabalho eu as vezes tenho que deitar com as pernas pra cima pra aliviar um pouco a dor ,olha eu tenho só uma variz pequena mas eu tenho muuiitos vazinhos,nas pernas inteiras.

Será que pode ser isso,Por favor me ajuda Obg,BJUS

sinto muito dor nas perna quando fico muito tempo em pé
as veis doi tamto que tem que fica torcendo a perna
porque eu náo gosigo ficar com as perna queta todo tempo
que eu estou sentado fico mexendo as perna

ola, tb queria saber das rrespostas. Minha mae tem dores insuportaveis nas pernas, esta perdendo a sensibilidade dos pes, sente dormencias. nao e problema circulatorio nem nervoso. possui uma ernia de disco, porem nao tem condiçoes de operar. antiinflamatorios ja nao melhoram mais. o que fazer

Venho sentindo dores nas juntas dos tornozelos ,cotovelos e tenho uma dormencia nos dedos das mãos e se intensifica quando deito pra dormir .Qual medico especialista devo procurar? Obrigada

tenho 51 anos de idade, sofro de dores nas pernas desde os ¨13¨, nunca passei um dia sem sentir dor que eu me lembre, e gostaria de saber onde posso encontrar um tratamento especializado? as dores são apenas nas ¨batatas¨da perna. de já agradeço.

Obrigado pelos artigo publicados. Para mim serviu como ponto de partida, vou procurar realmente um profissionalda área para o correto diagnóstico.

Olá, se puder me ajudar ficarei muito grata, estou gravida de sete meses, e frequentemente acordo com cãibras muito forte na panturrilha, essa é minha terceira gravidez, e nunca tive isso antes,por isso estou preocupada, acha que seria o caso de procurar um médico? Obrigada desde ja agradeço a atenção…

olá boa noite! ultimamente tenho sentido muitas dores na sola do pé queima arde esquenta muito fico muito nervosa por favor me orienta o que devo fazer qual o especialista procuro me mande uma resposta por favor.

BOA TARDE , SINTO MUITA QUEIMAÇÃO NAS PERNAS O QUE PODE SER… SERÁ QUE É MÁ CIRCULAÇÃO E O QUE DEVO FAZER… TENHO TB MUITOS VAZINHOS..
OBRIGADA…

recentemente com fortes dores na panturrilha fui encaminhada p/ um angiologista que me examinou e disse que era coluna.Fiz um ecodoppler que tem o seguinte comentário:¨As artérias femorais comum, superficial e profunda, artérias poplítea e tibial anterior e posterior estão pérveas e com ateromatose difusa, mas o fluxo é trifasico e não apresenta alterações hemodinamicamente significativas¨, mas continuo sentindo dores no MIE e claudico, tenho 50 anos e não sou sedentária.Gostaria que me explicasse, pois só consegui consulta p/ daqui a 3 meses.Desde já agradeço.Obrigada.

ola eu to centindo muitas dores nas pernas eu so tenho 27 anos mais e uma dor que atije toda aperna que eu ñ comsigo andar e o solado dos pes o que pode ser o meu medico mim disse que e reumatismo mais eu to comfusa mimdeuma dicaobrigada

Oiiiii tenho 44 anos,e fiz umas aplicações nos vazinhos a um mês…no decorrer dos dias senti muita dor nas panturrilhas, mas tbém tenho feito muito esforço com atividades em pé.Oque posso fazer,pois acho que as aplicações não deram muito resultados.

Dr. minha filha tem muitas dores na coxa direita, é uma dor agoniante, ela tem 20 anos, mas essa dor vem desde criança.
ela ja foi a vários médicos ortopedistas, faz rx do osso e nao tem respostas, por favor qual seria o procedimento, qual seria o especialista indicado, aguardo ansiosa pela resposta, obrigada
ana sílvia

estou com muita dor na perna e to dormindo o dia inteiro o que eu faço?

PRECISO DE AJUDA !!!
Minha mãe sente muitas dores, que são da parte inferior da perna, “canela” e até os pés.(Nas duas pernas e nos dois pés)
Ela não consegue andar. Fica o dia sentada ou muito tempo deitada, e isso está acabando com a vida dela.
Se poderem nos ajudar, agradeço. URGENTE !!!

Sou homem e tenha veias salientes principalmente na perna esquerda…de umas semanas para cá venho sentindo uma dor aguda bem abaixo da panturrilha da perna esquerda ,,tenho 49 anos 1,74 mt 76 kl…faço caminhas tres vezes por semana….
me ajudem por favor.

Olá Dr. boa noite.
Tenho sentido já há algum tempo uma queimação muito forte na panturrilha esquerda quando começo andar, seja caminhar ou me deslocar por algum tempo. Hoje estou muito acima do meu peso, mas quando comecei a sentir esta queimação não estava.
A parte inferior das minhas pernas é muito feia, as vezes avermelhadas, sinto vergonha de andar com elas a mostra.
Existe alguma relação??? Existe algum grupo na Unifesp que faz um estudo de um problema parecido com o meu? Já estive em três vasculares e não consigo solução.
Por favor, me ajude a tomar um rumo para solucionar de uma vez por todas esta insatisfação e preocupação.
Abraços, e obrigada.
Débora.

O meu filho tem 25 anos, pratica basquetebol, fooi atleta de alta competição até aos 20 anos. Desde os 15 anos que passa por crises até hoje sem diagnóstico: começacom estado gripal,febre alta, dores musculares intensas nas pernas (gémeos), caroços nos braços e pernas,valores do fígado, rins e completamente alterados. Foi internado 5 vezes nos hospital (20 dias cadainternamento), fez todo o tipo de exames, fizemos provas genéticas, sem nunca conseguirem chegar a 1 diagnóstico. Estas crises duram 2 meses, após os quais volta à actividade desportiva e faz toda a vida normal. Há 3 anos recorremos à medicina chinesa, o médico diz ser uma intolerância alimentar. Tem estado com nova crise há 2 meses. Está há 3 semanas em tratamento na medicina chinesa,não tem febre, normalizou o fígado,e continua sem conseguir andar com fortes dores nas pernas, continuando com pequenos carroços nos braços e pernas: basta levantar-se para ir à casa de banho e as dores começam fortíssimas. Não há explicação. Agora o médico diz que pode ser stress. Já não sabemos a quem recorrer,TODAS AS AJUDAS SÃO BEM VINDAS.
PO FAVOR

Sinto dores nas panturrilhas,sinto minha perna dura e a não tenho conseguido dormir , pois quando deito as dores n, tenho vontade de ficar esticando as pernas todo momento mas não dá resultado.Tenho artrose nos joelhos e gostaria de saber se tem relação uma vez que já faço tratamento. Sinto uma necessidade de esticar as pernas e as vezes os braços e sinto umas repuchadas se começo a cochilar. Enfim não tenho conseguido um sono reparador e amanheço cansada
e sem disposição e como hoje as dores permanece.
Gostaria de saber o que pode estar acontecendo comigo e que médico poderia estar consultando(reunato, vascular) enfim o que posso fazer? Obrigado,

boa tarde!gostei muito da matéria,mais o meu caso é comecei a a sentir fortes dores nas pernas,de uns dias pra ca faço caminhada todos os dias de manha e de uns dias pra ca estou sentindo fortes dores da panturrilha ate os pés porque sera antes nao tinha isso a ponto de agora ter que as vezes ´parar a caminhada para me alongar e ir embora…

Olá! UMA SUGESTÃO PARA QUEM TEM PERNAS ARQUEADAS: PRÓTESE DE SILICONE NA PANTURRILHA (BATATA DA PENA). FUNCIONA. PROCURE UM CIRURGIÃO PLÁSTICO E INFORME-SE MELHOR SOBRE ESTA CIRURGIA.

Comecei ater a dois dias uma dor forte por detrá do joelho que irradia para a parte de baixo (panturrilha ) e outra horas para a coxa, estou com um asensaçaõa estranha no joelho e quando deito no dia seguinte quando acordo não tenho dor mas logo depois de uma caminhada ela recomeça. por favor me ajude asaber que tipo de médico procurar e confiar; tenho plano de saúde mas confesso que tenho me decepcionado bastante com alguns médicos, aguardo uma resposta. Obrigada.

Viva!
preciso de ajuda,estou preocupado!
ontem, numa aula de karate, ao dar um salto caí mal, escorregeuei e apoiei todo o meu peso numa so perna ao “aninhar-me” para absorver o impacto e senti q a perna flectiu demais e fiquei com uma dor intensa principalmente na zona da canela e no músculo anterior a canela! terei alguma lesão grave ou será só dorido do esforço imediato?

Olá!!!
Estou com dores variando de leve à moderada nas pernas bem como nas articulações nas regiões dos joelhos e virilhas (nas duas pernas). Essas dores começaram a aproximadamente 2 semanas e estão piorando de intensidade, tendo às vezes a sensação de formigamento. Há dois dias comecei a ter dores na porção posterior do ombro esquerdo, nas costas e pescoço, estes dois últimos locais apresentando algumas vezes a sensação de queimação.
Complementando, há umas 2 semandas e meia tive um quadro de sangramento na urina, fiz exame de urina e aguardo resultado (segundo um nefrologista, pode ser uma cistite).
Também estou passando por uma época complicada pois estou no término do período na faculdade, além de outras preocupações.
Gostaria de saber se é provável que eu esteja tendo uma reação física ao estresse ou se pode estar relacionado ao problema urinário.
Desde já agradeço!

Doutor, boa noite!

Estou , ou estava com insuficiência venosa, não sei mais.
Antes de começar a usar meias de compressão média, por orientação do médico, meus pés estavam inchados e roxos e cheios de úlceras.
Mudei minha alimentação, emagreci, e comecei a fazer caminhadas.
Não sinto mais dor, e os pés não incham, aliás meus pés estão finos. Voltaram ao que eram antes do problema.
Não sinto dor, mas sinto agora as veias das pernas pulsando.
Não é uma sensação ruim, mas me assusta muito.
Segunda feira já vou marcar a consulta com o doutor, mas o senhor já viu isso?
A sensibilidade voltou as áreas que estavam insensíveis. Estou sentindo uma sensação de alívio, mas me incomoda sentir as veias pulsando. Aliás eu tinha até esquecido que as tinha porque agora estão mais visíveis.
As marcas roxas estão sumindo rapidamente.
O senhor poderia me dizer se já viu isso acontecer?
Um grande abraço,

Daniel.

OLA DR.
TENHO SENTIDO MUITO FORMIGAMENTO E DORMENCIA NAS PERNAS DO JOELHO PARA BAIXO E NOS BRAÇOS PRINIPALMENTE O ESQUERDO – QUE PIORA A NOITE ENQUNTO ESTOU DORMINDO.AS PERNAS MELHORAM A NOITE APOS DEITAR.MAS NAO PASSA.

GRATO

Ola sinto muinta queimação nas pernas e sola dos pes e nos dedos fiz ultrazon mas o medico dise que não tenho nada nas varizes falou que meu pobrema e nas costas oque devo fazer

Olá faz três dias que tenho queimação e um pouco de dor nas pernas, principalmente na batata das penas.Tentei marcar consulta com angeologista so para fevereiro. O devo fazer?

olá eu sinto dores nas pernas quando fico em pé e quando ando,o médico falou que é tendinite,mas acho que ñ é ñ pois as minhas pernas ficam avermelhadas e as vezes até um pouco roxas me ajudem por favor já fui no médico e ele ñ descobriu o que é se alguem poder me ajudar agradeço.

já fiz exame de reumatismo e ñ é.

Boa tarde, Dr. adorei seu artigo e gostaria de saber que ´profissional procurar para resolver meu problema sinto muitas dores nas pernas e as vezes piora qdo me deito ou faço caminhadas.
Um abraço.

Olá, estou preocupada com a minha filha.
Ela está se queixando de dores no braço direito e na coxa esquerda, tem tido tonturas e náuseas.
Não tem feito nenhum exercício que possa causar tais dores.
Gostaria de saber qual a possível causa de tais sintomas.
Agradeço desde já e aguardo uma resposta.

Oi, boa tarde.
fazem 2 meses que estou trabalhando sentada e agora passo a maior parte do meu tempo assim e de umas 2 semanas pra cá tenho sentido minha panturrilha queimando e o músculo dolorido o que está me encomodando muito, nunca passie tanto tempo santada ou parada mesmo quando não estava trabalhando e em casa. Pra completar esta noite acordei de madrugada com uma terrível dor na panturrilha esquerda a dor era tão forte que eu ñ podia sem movimantar o pé. Sabe aquela dor que você prende até a respiração pra ver se passa? Nooooossa, muito ruim.
E o pior é que agora não sei bem oque faço, ir ao médico, começar a fazer algum exercicio em casa, já que não tenho tempo de ir a academia agora, e então????????? SOS

Bom dia!

Sinto dores nas panturrilhas, e a três dias não tenho conseguido dormir antes das três da madrugada pois quando deito as dores não me deixa dormir, tenho vontade de ficar esticando as pernas todo momento mas não dá resultado.Tenho artrose nos joelhos e gostaria de saber se tem relação uma vez que já faço tratamento. Sinto uma necessidade de esticar as pernas e as vezes os braços e sinto umas repuchadas se começo a cochilar. Enfim não tenho conseguido um sono reparador e amanheço cansada
e sem disposição e como hoje as dores permanece.
Gostaria de saber o que pode estar acontecendo comigo e que médico poderia estar consultando(reunato, vascular) enfim o que posso fazer?

Tenho sentido dores por todo o corpo e inchaço nas pernas e braços.Fiz todo tipo de exame inclusive para ver se tenho artrite reumatóide e todos dão negativo mesmo assim, e tomando o medicamento para tal doença, sinto dores e após a caminhada, a dor nas pernas e o inchaço é muito forte.
Diante das incertezas resolvi procurar na internet e achei alguns artigos relativos as dores que são parecidas com a que sinto e como já fiz a cirurgia de hérnia de disco na lombar posso acreditar que tudo tem a ver com minha coluna.
Tenho pesquisado também o problema de varizes e tenho algumas que já estão sendo avaliadas.
Achei esse artigo bastante esclarecedor de fácil leitura e o que posso dizer é que agradeço muito.

Nesta última semana não durmo nada, muita dor na perna, até as 3 horas da manhã, já fui em vários médicos e tudo que receitaram não valeram de nada. Agora começou a doer de tarde também, mas piora quando sento e quando deito, elas também adormecem. O que faço, pois nenhum médico descobriu, tenho a esperança de alguém ter algo parecido e que já resolveu.
Obrigada.

sou portadora de escoliose dorso lombar;tenho 64 anos.Sou aposentada, mas faço serviços domesticos:lavo roupa, varro a casa[bem grande},cozinho , cuido de plantas e alguns animais domesticos:2 gatas ,1 cachorro,5 galinhas{presas};tudo isso faço pela manhã, só sento a partir da hora do almoço.Tenho faxineira, mas so vem de 15/15 dias,lógico que preciso dar uma limpezinha de leve para não acumular sujeira.Ultimamente tenho sentido muitas dores na sola dos pés e nas pernas principalmente nas panturrilhas.Fiz exames recentemente. Glicose-88 mg/dl; Colesterol- 169; HDL 60; LDL 95 ; VLDL 14 ; NAO HDL 109.A que posso atribuir essas dores?

boa noite cinto dores muito fortes nas pernas isso começou
a ocorrer quando levei uma pancada na perna e cai de bicicleta de bunda no chao cinto formigamento/queimaçao/
musculos agitados perda de musculatura nas coxas articulações começaram a estrala e estou ficando esqueletico nadegas perdendo musculatura já fui para varios medicos e nenhum diz uma resposta do que esta acontecendo comigo me ajudem por favor meus sonhos estão indo por agua abaixo tenho apenas 29 anos o que faço estou disesperado me ajude por amor de deus

Olá estou muito angustiada. Minha mãe vem sentido dores no calcanhar a uns 2 anos. Essas dores estão cada vez mais intensas, ela não consegue apoiar o calcanhar direito no chão. Passei ela em um ortopedista e ele ao pedir alguns exames e diagnosticou tendenite, porém o tratamento que ele passou não adiantou nada. Será que o diagnóstico estava errado? Tem um inchaço em cima do pé também? Gostaria de alguma orientação. obrigada.

minhas pernas começarao a sair agua. e estar com muita ardencia .o que pode ser? e oque devo fazer?

sinto dores na perna esquerda na parte de traz gostaria de saber oque pode ser.

Bém já faz ums meses que venho sentindo dores na coxa direita, não sei se é o musculo, sei que a dor é na lateral da coxa, tenho sequela de poliemielite, fui a um clinico e ele passou mioflex A, tomei 3 caixa amenisou um pouco. Mais continua principalmente a noite, quando deito de bruços, é como se ele relaxase e começa a doer a minha coxa, como se tivesse enrichesendo, quando fico deitada de lado esquerdo e estico a perna direita, é como se algo fosse se espalhado e para a dor. Mais estou cançada de dormir do lado esquerdo, é só assim que consigo dormir. Me ajude por favor! Desde já eu te agradeço.

Boa noite doutor!!! Eu gostaria de tirar uma duvida. Meu pai alguns anos atrás passou por um problema de trombose e uns dias atrás ele se queixou de uma dorzinha no solado do pé, e dai fiquei muito preocupada, eu gostaria de saber se é falta de movimentos corretos ou é por causa do problema que ele teve mesmo? Eu agradeço muito doutor se poder responder a minha resposta. Obrigada mesmo!!!

Boa tarde Dr. eu trabalho doze horas em pé em um ritmo forte e comecei a sentir muitas dores nas pernas, mais foí aumentando com o tempo estou nesse ritmo à seis meses e minha perna direita doe tanto que chego a chorar a parte que doe é quatro dedos acima do joelho na parte de tras da perna, há pouco tempo aconteceu de esticar a perna e na região parecer que foce rasgar a perna e foí uma dor horrivel, e agora para piorar mais não sinto a pele onde doí é como se estivesse perdendo a sensibilidade da pele onde doí, sei que tenho que ir ao médico estou de consulta marcada mais gostaria de saber sua opnião, grata desde já.

GOSTEI muita de ler essa materia foi boa p eu ficar atenta e procurar ajuda medica sinto forte dor na batata da perna esquerda as vezes não consigo fazer coisas simples do dia dia pois a em alguns momentos a dor e terrivel fico me auto medicando e muitas vezes não sinto nenhum alivio na dor que ate piora se eu andar por exemplo tenho uma vizinha que teve trombose ela me falou varias veses p procurar um especialista e eu numca emcontro tempo mas agora cuidar melhor de min obrigado IRANE

quando começo a caminhar dai alguns minutos sinto uma enorme dor no encontro das pernas com o quadril,e como se ali tivesse uma mola mas a minha estara arrebentada,isso so acontece em uma da minhas perna.enfim qual e a soluçao?
me ajudem…

Olá a uns 6 meses tive inflamação no nervo ciatico da perna direita e após esse período de recuperação estou voltando a malhar e a treina,mais esta semana fiz um exercicio e hoje não consigo nem dobrar minha perna direita a qual tive a inflamação ,tenho que tomar novamente um anti-inflamatório caso a dor prosiga,é possivél a inflamação voltar ?Por favor estou desesperada sofri muito e não quero passar por isso novamente.

Olá, tenho dor nas pernas ao dormir ha 16 anos, já consultei 32 medicos, e gastei +/- R$50 mil em exames e consultas. CONCLUSÃO NÃO SABEM DO QUE SE TRATA.

Tenho muitas dores nas pernas, nos joelhos e já está começando a doer os pés, mal levanto da cama parece que eu andei quilometros, as pernas doem muito e ficam pesadas ” elas não incham ” Gostaria de saber qual médico devo procurar ! ” Estou uns 20 kl acima do peso será está causa ? ” Obrigado !

sinto dores nas pernas o que eu fasso?

EStou com dores na perna irremediaveis. Fui ao médico e o mesmo diagnosticou que devido a dor de cabeça (há mais de 7 dias), dor no final da coluna, e dor extremo nas coxas, pernas achou que fosse DENGUE, mas nos exames nao deu nada, então o mesmo me passou 3 injeções – para inflamação, dor de cabeça e dor no corpo. alem de outros remédios. faz tres dias e nada de resolver aparenta as vezes que piorou. fui ao médico hoje de novo e o mesmo não soube dizer o que era, porem, mandou que eu fizesse outros exames – como: ultra sono-grafia no abdômen, na coluna e nas pernas, alem de fazer exames de feses e urina. não sei o que pode ser, agora são 04:16 AM e nao conseguir dormir. para amenizar a dor tenho de ficar na posição de L. nao sei mais o que fazer da vontade as vezes de dormir e nao acordar mais, para nao sentir a dor. e o pior meu casamento é daqui ha 1 mes.

Sinto dores nas panturrilhas, e a três dias não tenho conseguido dormir antes das três da madrugada pois quando deito as dores não me deixa dormir, tenho vontade de ficar esticando as pernas todo momento mas não dá resultado.Tenho artrose nos joelhos e gostaria de saber se tem relação uma vez que já faço tratamento. Sinto uma necessidade de esticar as pernas e as vezes os braços e sinto umas repuchadas se começo a cochilar. Enfim não tenho conseguido um sono reparador e amanheço cansada
e sem disposição e como hoje as dores permanece.
Gostaria de saber o que pode estar acontecendo comigo e que médico poderia estar consultando(reunato, vascular) enfim o que posso fazer?

parabens pelo trabalho de vcs adorei parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

oi,sinto muitas dores no meu calcanhar,o dia todo desde quando acordo até na hora de dormir,percebi que quando acordo e coloco o pé no chão sinto o nervo do dedão do pé direito esticar e doi muito,depois no resto do dia fico muito inquieto com ador na junta do calcanhar,sinto também formigamentos,quado cruso as pernas parece que passa uma corrente de eletricidade,gostaria de saber oque acontece,obrigado

boa tarde, faz uns 8 meses que etnho dores na panturrilga, mas é no centro da panturrilha, não tenho varizes, e nem veias expostas, mas as dores são muito fortes, pois esta concentrada no mei da batata da pernas e é nas duas, comprei uma moto ,há 1 anos sera que tenho alguma coisa a VER COM A POSIÇÃO QUE FICO.NA MOTO, tem algum medicamento indicado para reparar estas dores e que exame devo fazer.
grato. vcs podem me ajudar

Qual a especialidade medica que devo procurar no primeiro momento para diagnostico das dores nas pernas?

Bom dia!

Tenho 18 anos, e sempre reclamei de dores nas pernas, por volta dos 4 anos de idade, procurei varios medicos mais, resultados clinicos nao levaram a nada, e os medicos diziam que os ossos estavam crecendo, que essas dores nas pernas era comum, essas dores ocorrian mais a noite, e na epoca de tempo frio, para aliviar usava dortozinho, gel de arnica para aliviar a dor, e repouso de baixo de cobertas tinha dias que cheva ter dores nas duas ou uma primeiro depois a outra,(obs: dores nao eram costante)assim o tepo passou e hoje nao creio que seja crescimento dos ossos, e até hoje elas acontece, mais vejo que estão frequente e estão ocorrendo em horarios diferente e tempos diferentes.. assim desejo ajuda, á quem procura? o que pode ser ?.. em fim agradeço.

Boa tarde!

Sinto dores nos pés principalmente atrás nos tornozelos, e canssaço nas pernas. Quando deito, tenho vontade de ficar esticando as pernas todo momento mas não dá resultado. Sinto necessidade de esticar as pernas e as vezes os braços e sinto umas repuchadas se começo a cochilar. Consultei com médico vascular seco todos anos os vazinhos. Mas quando esquenta aí que as dores ficam piores. Enfim o que posso fazer? Aguardo muito em breve sua resposta
Obrigada,
Rita

ola bom dia,
sinto dores nas panturrilhas, pois trabalho muito tempo em pe, sinto tambem uma dorzinha que incomoda nas costas, logo acima das nadegas, agora esta aperecendo um tipo furmigamento na regiao do calcanhar esquerdo, nao estou entendendo isso!!!!
sere que poderia ser ajudado????
o que posso fazer??

desde ja agradeço

Boa tarde

Sinto muita dores nas perna e estao sempre inchadas
tenho varios vazos, essas dores sao de um pouco acima do joelho para baixa, sentia uma dor localizada um poco acima do joelho,o medico pediu ultrassonografia e disse que era um
caroço 3cm, fiz ressonancia e outro medico me disse que era rompimento de menisco, encaminhou para o cirurgiao,mas este me disse que eu tinha uma mancha no osso mas nao era o
caso de fazer cirugia, so que as dores e o inchaco sao constante nas duas pernas, gostaria de uma orientaçao o que devo fazer, nao tenho covenio e nem codiçoes de pagar o tratamento particular. gostaria muito de obter uma resposta
Desde ja agradeço a colaboração
Najla

olá,boa tarde!bom meu problema esta me trazendo muita dor de cabeça,pois trabalho sentada,em algumas vezes me levanto p ir ao banco e etc,estou c as pernas c varios vazinhos e tenho sentido muita dor e cansaço,em algumas vezes elas ficam super inchadas.
o que eu poderia fazer ja que nao tenho tempo de ir a um proficional?

Boa tarde!
Há dois dias venho sentindo dores fortes do joelho para cima na perna direita do lado de fora,esta incomodando bastante até durante a noite, para aliviar tenho tomado por conta própria analgésico,gostaria de saber o que pode estar acontecendo já que não fiz esforço físico nenhum que tenha acarretado isso. O que devo fazer?
Abraços.

Olá
Sinto dores nas pernas nos gemeos na posoição pé melhoro sempre que me sento já fiz RM TAC ELETROMIOGRAFIA RX ESFORÇO ECO-DOPLLER consultei especialidades neurociurogia ortopedista reumatologista cirugia vascular neuromuscular.
já ando com este sofrimento à quatro anos.Gostaria de saber quais as causas destes sintomas.Obrigada

dr.estou com dores desde dezembro, dores nas costas nas nadegas desse para pés queimaçao na sola dos pes, e na perna esquerda no dorso do pé fisgadas na coluna quase nao posso sentar dores abdominais quando sento cansaço ao subir escadas só melhoro quando deito quando levanto realizando esforço qualquer tipo, as retornam , será hérnia de disco? nao aguentando mais os medicos já fizeram raios -x da coluna e ecografia total do abdome ,por causa das dores abdominais e nao encontraram nada, será que tomografia,ou RM detecta o que tenho?

POr favor preciso de ajuda…que especialista devo procurar…
Monhas dores são nas duas pernas…já procurei ortopedisda que me recomendou palmilha…não adiantou…O vascular disse que pelos sintomas não é nada com veias…Só agora estou achando que pode ser nervos…Pergunto …è Possivel doer as duas pernas caso seja isso?
grata

dr sinto uma enorme ardencia em meus pes os medicos dizem ser ma sirculaçao mas nao m dam nda pra acabar com isso pois estou gravida e nao consigo dormir sepre faço compressa de agua fria e ponho nos pes mas nao me adianta muito ate q chega de madrugada e acabo dormindo pela canseira por favor m ajude a solucionar este problema………obrigada desde ja!!!!

Boa noite!

Estou procurando na internet quais sãoas causas e relações entre dor na coluna e dores intensas nas pernas, pois minha mãe não consegue dormir e eu estou preocupada, pois até agora, todos os médicos procurados, tem um diagnóstico diferente. A coluna dela está “torta” e ela tem Parkinson há mais ou menos uns 4 anos. Ela tinha muitas dores na coluna e agora, de um mês para cá, as dores irradiaram para as pernas.

Quem devemos procurar, qual especialista?

Obrigada.

ola Tudo bem tenho muitas dores nas pernas tenho 25 anos
elas parece que estou carregando um peso enorme
nao sei o que fazer
e se elas pegam vento a noite ou se ficar um pouco em frente do ventilador tenho a sensaçao de congelamento nas pernas onde pega o vento o que pode ser aguardo

Doutor estou tendo formigação nas pernas quando ando muito rápido porém tenho colesterol alto tem alguma coisa relacionada a isto..
muito obrigada….

th muita dores no calcanhares nao consigo nen andar direito parece que queima atras no osinho eu sou gordinha quem sabe e por causa disso e meu joelho fica fraco nao th forças nenes..MANDA A RESPOSTA..

Gostei muito de sua orientação,gostaria de ter uma orientação quanto ao poroblema sou portador de gota e tenho também inflamação no ouvido e hérnia de disco e ainda esporão degalo no dois calcanhares e tufo de gota e tenho notado anormal dos meus ossos,gostaria de ter uma orientação mais especial se for possível.
Desde já muito obrigado,

Boa tarde.
Dr Gostei muito do artigo e gostaria muito de uma orientação.
Tenho 40 anos e nenhum problema de saúde, porém ultimamente tenho sentido um CANSAÇO ENORME nas minhas pernas no período da tarde e quando chega no final da tarde 18hs me SINTO ACABADO e como minhas pernas tivessem 20 kg cada. O peso e a dor é da panturrilha para baixo até os pés.
Trabalho a maior parte do dia sentado porém ando no escritório com frequencia.
AGRADEÇO MUITO se puder em ajudar.

Grato. Jerry

meu, eu estava de pé ontem, e senti que minha perna bambeava do nada, bom… dei um soco na batata da perna e pronto… melhorou
dormi, e acordei pra ir pra escola
senti fisgadas na batata, hora que eu cruzava as pernas, sentia a dorzinha chata
cheguei da escola, estudei e fui dormir um poco
agora hora que acordei
nao conseguia por a perna no chão
alguem me ajuda por favor?
abraço!

pPor favor me ajudem
Sinto dores e queimação na pernas exatemente panturilhas
que pode ser?
ah! sinto mais a noite e na perna direita e pé

Boa tarde, gostaria deuma informçao, pratico musculaçao 3 vezes na semana e quando pego mais pesso e faço treino mais intenso quando eu deito é tranquilo mais quando ja estou dormindo acordo de madrugada co bastante dor nas pernas é normal ? ai asvezes coloco as pernas pra cima na parede e volto a posicao para dormir ai da uma melhorada, quando acordo nao doi!obrigada pela atencão!!!

Sinto dores nas panturrilhas, e a três dias não tenho conseguido dormir antes das três da madrugada pois quando deito as dores não me deixa dormir, tenho vontade de ficar esticando as pernas todo momento mas não dá resultado.Tenho artrose nos joelhos e gostaria de saber se tem relação uma vez que já faço tratamento. Sinto uma necessidade de esticar as pernas e as vezes os braços e sinto umas repuchadas se começo a cochilar. Enfim não tenho conseguido um sono reparador e amanheço cansada
e sem disposição e como hoje as dores permanece.
Gostaria de saber o que pode estar acontecendo comigo e que médico poderia estar consultando(reunato, vascular) enfim o que posso fazer?

Sofro de dores nas pernas praticamente só na direita, sou praticante de corridas e infelizmente já me acostumei com a dor, porque venho desde os 18 anos correndo atrás e nada, hoje com 42, perdi toda minha adolescência, por não usar calção, porque sempre a sensação de mancar.Ortopedia nada, migrei pra vascular acharam que eram varizes e falta de circulação pode ser…hoje na Neurologia com suspeita de lesão de medula, algum nervo atrofiado, veremos.
Mas esporte ajuda, doi mas melhor do que ficar parado, eu não fumo e não bebo, então se puderem aguentar o vicio é melhor senão só piora e sempre tentar manter as pernas esticadas ou com alguma almofada pra levantar.
Cada com seu stigmata.

tenho muitas dores nas pernas que são entensa a varios dias pricipaumente as noites quando relacho e vo dormi.tenho as noites bastante pertubada por causa das dores como se eu vizese uma caminhada super longa as dores co mesam na verilha e termina com a sençasão de formigamento
que tipoo de ensame medico farei para acabar com as dores
tenho 46 anos antesiosamente agradeso pela resposta.@2011

Boa Noite Dr., Muito bom o seu artigo, muito esclarecedor e motivador. Há 1 mês fui diagnosticada com TVP na perna direita acima do joelho. Fiquei internada uma semana e depois fui liberada para dar continuidade ao tratamento em casa, com Clexane 60 – 2 ampolas ao dia + Marevan (1,5 cpr ao dia) + Dalfon 500 (2 cpr ao dia) e Vecasten (1 cpr ao dia). A perna desinchou, a vermelhidão sumiu, a taxa do INR está constante entre 2 e 3 e, aparentemente, tudo está caminhando bem… (ainda ontem fui à Angiologista que me examinou e assim afirmou).Todavia, ainda sinto muito peso nas pernas, um desconforto na parte de trás do joelho e algum desconforto geral nos membros inferiores. Reparei que com o uso da meia Sigvaris meu problema de joelho piorou bastante (tenho vários osteófitos no joelho direito). Como não posso tomar antiinflamatórios pois ainda estou em tratamento com Marevan, a dor só agrava. O sr. poderia (e digo poderia pois o sr. não me avaliou clinicamente, então seria uma suposição apenas),dizer se esta dor que sinto seria um reflexo do joelho que está sendo pressionado pela meia de media compressão ou o tratamento da TVP não estaria sendo bem conduzido? Há a possibilidade da TVP não estar melhorando e eu estar confundindo a dor do joelho com uma possível piora da TVP? É uma dor bastante significativa que se alastra para o osso frontal da perda afetada, parte superior dos pés e dedos. O Sr. poderia me dar alguma orientação? Obrigada, Adriana Zulli

Gostaria de saber quais os exercicios fisicos para dores nas pernas,tambem tenho artrose nos joelhos,doi demais,estou acima do peso 11 kilos.o que devo evitar comer?

Olá,li a materia mais vc pode me esclarecer melhor as dores q sinto,tenho 32 anos tenho um filho parto normal,sinto muita dores nas perna mesmo quando estou centada eu de pé,mais cento pra aliviar a senssação de cansaço q cinto,mais meus pé ficam roxos e enfurmigante ou adormecem
tenho muitas cambra nós pés na barriga da pena e tenho muitos vazinho pequinimos e uma varize bem grandre q da varias volta na perna,rsrrsr,e tenho muita dor na coluna, meu trabalho em pé mais me movimento cento sempre q posso sou chapeira tenhon q ser rapida…naõ fica parada aguardo?
obrigada!

Minha mae sofre com constantes dores nas pernas, é mais frequente durante a noite, dores nas pernas e na palma dos pés, uma queimacao horrivel. Ela é diabetica e tem ernia de disco. Será que essas dores nas pernas e a queimacao nos pés tem haver com essas doencas? Por favor ajudem aliviar essas dores. Obrigada.

BOA TARDE!
MEU PAI SENTE DORES INSUPORTÁVEIS NAS JUNTAS, PRINCIPALMENTE DAS PERNAS, NÃO SEI MAIS O QUE FAZER POR ELE. JÁ O LEVEI AO ANGIOLOGISTA, ENDOCRINOLOGISTA, ORTOPEDISTA, E NENHUM MÉDICO DESCOBRIU O QUE É.
ELE TOMA REMÉDIOS FORTÍSSIMOS PARA DORES, MAS JÁ QUASE NÃO FAZEM EFEITOS.
O QUE DEVE FAZER?
GRATA

Bom dia.

Há um tempo atras, fiz uma resonancia magnetica e foi constatado dua hernias de disco lombar L 4 e L 5, estou fora de forma, tenho 58 anos, 1,69m e peso 90 kilos, mas tenho uma vida razoavel, sem dores quando em repouso ou trabalhando.
Qunado faço exercicios “caminhadas” no inicio tudo normal, mas com o prosseguimento, começo a sentir dores nas panturrilhas e na perna direita sinto tambem dores na tibia, mas fazendo alongamentos as dores diminuem e com o prosseguimento do exercicio às vezes somem totalmente.
Me ajudem a encontrar um especialista (qual especialidade?), pois ja estive com reumatologistas, ortopedistas e nada foi resolvido. Em tempo: não tenho problemas de vermelhidão, inchaço ou veias e arterias aparentes.
Moro na Tijuca, bairo da cidade do Rio de Janeiro.
Muito obrigado.

tenho reumatimmo e tenh 13 anos faser oque

Bom dia!

Tenho 28 anos e comecei a sentir dores na coxa direita ha 2 anos.
A dor fica na região acima do joelho, e conforme aumenta vai descendo para o joelho. Fiquei um ano sem sentir nada, mas no final de 2010 voltou e com mais intensidade, alem disso sinto um caroço na região da dor. Atualmente sinto dor todos os dias, tem vezes que não consigo nem passar a mão sobre a regiao da dor. Já fui a dois Ortopedistas, fiz um Raio-x, Ultrassonografia e ainda não tenho respostas. Amanha vou a um terceiro profissional afim de esclarecer o motivo dessa dor.
Gostaria de saber mais a respeito e a qual profissional alem do ortopedista que devo procurar?

Qual a especialidade medica que devo procurar no primeiro momento para diagnostico das dores nas pernas?

oi,sinto muitas dores no meu calcanhar,na planta do pé,
nas dobras das pernas e nas coxas o dia todo desde quando acordo até na hora de dormir.Percebi que quando acordo começam as dores, sinto uma queimação horrível nas pernas e doi muito,depois no resto do dia fico muito inquieta passa uma corrente de eletricidade,gostaria de saber oque acontece,obrigada.

Olá adorei o site e as informações nele contida parabéns!
Gostaria de ajuda para solucionar o meu problema,pois sinto muitas dores nas pernas ao tocá-las; procurei o angiologista fiz o exame e não foi diagnosticado nenhuma obstrução vascular. O que faço se estão doloridas ao toque mesmo estando em repouso?
Desde já agradeço

Boa tarde, adorei sua matéria.
Minha mãe vem sentindo dores na batata da perna esquerda, quando ela esta sentada não dói mais quando levanta para andar dói.
Ela é alérgica a tudo que contem AAS, já passamos vários cremes mais não melhoram muito.

Boa tarde, acabei de escrever mais esqueci de falar que antes minha mãe não tinha dores nas pernas sendo que ela tinha entrado para ginastica da terceira idade e depois de uns meses começou a sentir esta dor na batata da perna
Muioto obrigada
Aguardo sua resposta
Gostaria de saber também se tem algum gel, pomada ou outra coisa que posso passar para melhorar a dor.
Obrigada pela atenção.

tenho uma forte dor na perna direita na região da batata.essa dor so aparece quando ando ou caminho ja fui em varios medicos. porem sem solução para o meu problema,ja tomei varios tipos de remedio como dorilax dorflex castanha da india calcio de ostras enjeção de voltaren cloreto de magnesio e varios outros q esqueci o nome tudo receitado, em fim oq eu tenho e qual remedio para isso.

estou sentindo fortes dores nas pernas mais na direita está fazendo uma semana é mais na pantorrilha nossa mais é tanta dor que fico sem posição para deitar todas as posições doem não sei mais o que fazer as pessoas quando falo pessam que eu estor exagerando o que eu fico mais nervosa e parece que doe mais as palpidas dos meus olhos também estão tremendo o que pode ser isso me ajude por favor, grata

sou fabiana nascida dia 14/02/1980estou um pouco acima do peso e nao tou mais aguentando tanta dore nas pernas e cansaco e nao aguento doi de mais dores fortes percistente e casaco mim ajude

Oi eu fiz uma laqueadura dia 16 de abril de 2011, porém sinto uma dormencia e dores na parte de cima da bunda, e quando eu fui operar eu estava menstruada e até agora não foi embora ela vai e volta gostaria de saber se isso é normal, espliquei isso para a médica mais ela não soube me explicar.

Grata! Jilberlania

Oi sou eu de novo eu tenho fortes dores na parte da frente da perna, dores que quando dá eu não consigo andar eu não tenho o controle dela não consigo levantar ela para poder andar isso faz muitos anos já tirei raio-x e não deu nada, mais e as dores que dá e é só na perna esquerda e uma dor horrivél, quando eu tinha 6 anos o tamque de lava roupa caiu em cima de mim eu desloquei a bacia e quebrei a perna, quando fui fazer o exame pela primeira vez contou que eu tinha um cisto, eles disseram que eu teria que operar, depois voltei ao médico de novo e fiz outros exames e não constou mais nada, só que as dores na perna continua. o que sera que é.

Grata! Jilberlania

olá, faz dois dias que estou sentindo uma dorzinha muito estranha na minha perna direita, e gostaria de saber o que pode ser. Não é bem uma dor, também não consigo identificar se é no musculo ou no osso, é mais um fisgão do que uma dor.
A dor não é intensa sinto varias vezes ao dia, a noite acordo e sinto um fisgão, é na parte da frente da perna entre o joelho e o pé, as vezes sobe até a coxa. Gostaria de saber se pode ser algo preocupante ou vai passar em alguns dias????
Desde ja agradeço.

Eu cai nos ultimos degraus da escada , o médico nem tirou rx e logo mandou engessar dizendo que foi desligamento do tornozelo , passando 15 dias tirei o gesso e minha perna ainda doi na barriga da perna como antes no dia do tombo , o que pode ser isso?

Olá, minha filha tem 8 anos e desde os 6 anos ela sente uma dor na parte interna da coxa esquerda irradiando até a cabeça do fêmur, quando começou, a levei ao médico e fizeram exames de sangue incluindo exame de reumatismo, raio x da coluna e todos não deram nada. Levei ela a outro médico que solicitou uma ultrassonografia do fêmur e esse também estava normal, sendo assim o médico diagnosticou como uma baixa da imunidade. Aos 7 anos ela teve poucas reclamações de dores mas agora novamente está se queixando todos os dias e chega a mancar desse lado esquerdo. Não sei mais o que fazer, por favor preciso de uma orientação. Agradeço desde já e espero anciosa uma resposta.

Ola sinto fortes dores nas pernas (nas canelas) Sou hipertensa, tomo medicamento diureticos porque os ante-hipertensivos normais nao conseguem baixar minha pressoa arterial. Ultimamente estou tomando Higroton de 25 mgs. A pressao arterial esta ok, mas as pernas doem muito. Sera que isto tem alguma ligacao? Desde ja agradeco sua resposta. Ana Tereza Dutra

Bom Dia!!!! Gostei muito da materia , pois me enquadro em muito dos relatos acima. Gostaria de saber o que pode causar a dor na perna , onde só sinto a mesma ao deitar e só consigo domir de barriga p/ cima , ao virar p/ o lado começa a dor novamente e fica cada vez mais intensa e doi somente a perna esquerda. Já fui em alguns medicos mas ainda não conseguiram diagnosticar o problema. O interessante é que ao levantar a dor desaparece e durante o dia posso fazer atividades normalmente que não sinto nenhuma dor.

olá minha mae senti muitas dores nas maos ela tem 54 anos e faz bordado gostaria de saber oq posso fazer para ajudala!muito obrigada

olá DOUTOR sou coletor de lixo a 2 meses e toda manhã quando começo trabalhar me dói bastante uma veia ou (nervo) da perna direita perto do osso.dói bastante ai eu tomo ou diclofenaco ou nimessulida depois de meia hora melhora vou ter que ficar dependendo de remédios ou tem algum tratamento me ajude por favor obrigado!!!

Bom dia, Antônio

Obrigado por acessar nosso site.

A Revista VIGOR – movimento e saúde é uma publicação da Thesaurus Editora de Brasília. Como somos muito lidos, profissionais e instituições de pesquisa e ensino nos enviam artigos e comunicados para publicação.

Infelizmente, somente agora acessamos seu e-mail. Diariamente, recebemos centenas de mensagens de nossos leitores solicitando informações. Como atendemos a todos seguindo a ordem de entrada em nossa caixa de mensagens, temos dificuldades de responder com a rapidez que alguns necessitam.

Sugerimos que você entre em contato direto com o Dr. Eduardo Fávero, angiologista e cirurgião vascular.

Site: http://www.eduardofavero.com.br
Consultório: 21 2529-2440.
Blog: http://angiologiaecirurgiavascular.blogspot.com/

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

olá DR boa noite!
parabéns pela matéria,mas gostaria que o senhor tirasse agumas duvidas desde outubro de 2010 apareceu rigidez no joelho direito seguido de dores frequentes já fiz varios exames entre eles ressonãncia magnética, ultrason,Rx,varios exames de sangue, Ecodopler,e eletroneuromiografia da perna direita e não acusou nada estou desesperada pois continuo sentindo dores, me ajude por favor!

Deus abençoe!!!

tenho muita dores na barriga da pernas durante o dia nao sinto muito mas quando eu me acordo tenho que me apoiar se nao eu caio vce poderia me ajudar

Eu pessoalmente estou a sofrer de dores nas pernas; estou sendo medicada com Varfini,mas o meu médico mandou-me fazer um Tac Lombar, mas como é o Centro de Saúde que faz essas marcações, para posteriormente chamar o doente, leva tempo a mais e outras complicações podem surgir.
Gostaria de saber a quem me posso dirigir para pedir ajuda fazendo um diagnóstico mais preciso e posteriormente adquado à minha situação clinica. Estou com muitas dores e estou impossibilitada de me deslocar de pé muito tempo.
Sou instrutora de condução automóvel e passo muitas horas sentadas o que em nada me ajuda.Obg

Muito interessante a matéria. Gostaria que me informasse sobre sentir dores na coxa, virilha se provem da coluna. O ortopedista informou, apos analisar a radiografia que está tudo bem. Mas não está. As dores sao constantes, mais de quatro semanas,sao dores fortes,agudas, com dificuldade para anda, melhora e quase não sinto nada ao sentar e deitar. Usar sapato de salto alto, nem pensar. Grata. Thaisa

faz 3 dias que a minha pressao subiu,depois disso todos dias a tarde começa a te dor na perna e queimar os pes.isso e horivel,me ajude por favor!

Oi, li a matéria, e preciso de uma opinião ao qual eu possa tentar resolver minhas dores. Faz uns 2 meses que comecei a senti uma dor nas panturilhas, doi as costas e vai para os braços, uma sensação de enfurmigamento um mal estar, durante o dia diminui. a noite sinto sono e vou dormir mas me acordo lá pelas cinco da manhã e começa as dores me estico e começa a estralar as juntas e os pensamentos ruins. Não consigo mais durmir uma dor estranhã não consigo destingir se é no musculo ou nos ossos,isso está me deixando preocupado, sinto mais dor no braço direito. Faço baike in dor , essas dores começaram depois que voltei a jogar futebol de salão e societi,já fiz sirurgia de ligamento cruzado a 7 anos. Tenho 92 kl e 1,72. Espero que com isso vcs consigam me dar uma luz. obrigado e fico no aguardo

Esqueci de comentar aqui que já fui consultar um médico vascular e está tudo ok, também vou falar sobre meu estado critico de extress (sistema nervoso)

Gostei da matéria, mas gostaria de mais informações, começou com dores nos quadris ao andar, agora a dor passou para as pernas inteiras, muita dor. Mas não há inchaço. O ortopedista fez uma ressonancia e disse que tenho problemas na coluna inteira e que eu deveria procurar uma clinica de dor. Quando eu abaixo, não consigo levantar se não houver alguém que me ajude, chego a cair. Ando normal, mas se passar alguém do meu lado é como se tivesse sido empurrada, chego quase a cair. Tenho uma depressão terrível, por causa de problemas familiares, tomo remédios, tenho a diabetes tipo 2. Pode me ajudar? Grata Carmen

Drº boa noite, preciso de ajuda, pois estou com muitas dores nas coxas, principalmente a noite, estou sentindo formigamento nas nádegas e ao deitar sinto dormência nas mãos e braços, sinto tbem dor na coluna ao me abaixar, na região ao nível dos rins,tenho 50 anos e trabalhei mais de 28 anos em laboratório químico, quase sempre em pé.
Tomo tramal 50 mg, as vezes e nem isso está ajudando.
Estou fazendo caminhada dia sim dia não e a dor não passa,
estou assentado a frente do pc e com dores nas coxas e formigamento nas nádegas, me parece que estou com problemas circulatórios, sei lá, me ajude com algum conselho,

obrigado antecipadamente.

zecarlos.

Minha filha esta com um desencaixe qndo anda na perna direita ela tem 11 anos e 163 de altura sera que por causa da sua altura ela sente dores mais não são fortes + encomoda qndo salta ela ta fazendo volei e salta muito estou levando ela ao ortopedista poiz estou preocupada morro em Rondonopolis MT
Obrigado pelas explicações e ajudando

Boa noite.
A mais de 1 ano comecei a sentir queimacao em minhas pernas, comecou mais na perna direita, agora sao nas duas. A noite nao consigo usar cobertor nem no inverno, elas queimam tanto que ate o lencol esquenta. A ginecologista me encaminhou para um neurologista, ainda nao fui a consulta. Mas esse e um problema que me incomoda demais, me deixa muito irritada e nervosa, durante o dia tbem tenho, mas a noite e bem pior.
Alguem poderia me ajudar? Alguem ja viu algo parecido?
Obrigada
Rosana

Fiquei impressionada com pessoas com bastante dores nas pernas , e eu tenho um problema tb nao muito diferente,tenho sindrome de pernas inquietas eu acho ,o medico ainda nao deu o diagnostico correto que dizer o neurologista e para aliviar e poder dorm tomo RESTEX 100mg levopada e benserazid e 30 gotas de TRAUMADOL para aliviar as dores . De ums meses pra ca apareceram dores no quadris até o solado dos pés que sao insuportaveis e sem dizer tb para ajudar tomo IBUHEXA 400gm. e ai DR. O que o senhor acha deste quadro. Sou Brasileira mas moro na ALEMANHA e tenho dificukdade de relacionamento com medicos bons. Mim chamo VANIA sou viuva, tenho 53 anos , peso 114 kg , tenho 1,59cm , a pouco dias meu Ortopedista pediu um enxame de Radiologia V.A. Spinalkanalstenose LWS e vou fazer este no dia 8.07 2011 e acredito que
haja algum PONTO X deste Problema. Mais gostaria de um diagnostico do Sr. Aqui Fico Grata por uma Resposta sua .

Um Grande Abraco
VANIA

minha filha tem 10 anos e ela caiu e bateu a coxa esquerda a 2 mes e até hoje sente dores agudas na coxa e esta mancando muito o que devo fazer para melhorar as dores dela

Caros amigos, vou tentar explicar o que se passava comigo, quando caminhava mais ligeiro ao fim de 100 metros surgia uma dor intensa na barriga da perna direita, quando parava a dor desaparecia, ao consultar um especialista de cirurgia vascular, foi-me diagnosticado o equivalente a angina de peito ou seja, minhas veias estavam envelhecidas pelo abuso do tabaco, minhas veias estavam e estão muito estreitas, o meu médico recomendou que eu deixa-se de fumar (o que fiz),e passasse a andar a pé uma hora diária sem esforço, ou seja, quando doia a perna parava, e rápidamente recuperava e voltava a andar, até fazer uma hora, receitou-me um antiagregante chamado Plavix, mas existem outros medicamentos equivalentes que tem como função tornar o sangue mais fluído, que o fará correr melhor nas suas veias, alimentando assim as zonas musculares com mais eficácia.
Faça como eu e siga estas regras e ao fim de 1 mês já começa a notar a diferença, no entanto jamais abandone este tratamento, será o seu companheiro para toda a vida, consulte o seu médico pois pode estar a sofrer de má circulação sanguinea.
Um abraço e as melhoras.
Manuel Passos

tanho muitas dores de pernas coisa mesmo orrivel nao desajo a ninguem . nao tanho dinheira para fazer os isames sao 60euros nao tanho o que faco?

Bom Dia!
Muito boa a matéria sobre dores,principalmente nas pernas;mas gostaria de saber por que sentimos dor?que tipo de alangésico combate dores fortes?minha mãe teve herpes zoster…
O que é?
É uma doença decorrente da reativação do vírus da varicela (vírus varicela-zoster) em latência, que afeta adultos e pacientes com a imunidade comprometida.
…e até hoje andamos de médico em médicos,procurando tratamentos para amenizar as dores que a mesma sente em todo corpo.Ultimamente ela tomou no sôro “tramol” um analgésico mais forte, que o hospital tem,mesmo assim a dor não passou só diminuiu um pouco.
P.S.Não sabemos mais o que fazer,se possível nos oriente.
Desde já agradecemos a todos que puderem nos ajudar.

Ola, estava a procura de casos similares ao meu através do google. Encontrei sua matéria e achei interessante e assim me surgem varias dúvidas, pois não sei o que eu tenho e nem que médico procurar.
Desde criança tenho excesso de celulite, mas não sou gorda, tenho 1,60 de altura e peso 60 kg. Sinto muita dor nas minhas pernas, inchaço e queimação, principalmente a noite quando já estou deitada. Mesmo em horário de trabalho onde fico sentada, minhas pernas quimão e doem muito.
Fui em vários médicos como de circulação, mas ele constatou que não tenho problemas circulatórios, fiz vários exames e nada apareceu. Fui também num endocrinologista pois foi o que me indicaram, mas também após muitos exames, nada apareceu.
Estou muito preocupada pois tenho somente 22 anos e sofro todos dias com essas dores, muitas vezes deixo de sair com amigos e passear. Notei que no período de menstruação minhas pernas doem mais e incham mais também. O ultimo médico cortou meu anticoncepcional.
Poderia me ajudar com alguma informação, ou me indicaria algum médico específico?

Fico no aguardo e desde já agradeço

Tenho tido muitas dores nas pernas que nao me deixam dormir,chegam a queimar me da ate mal star comecou como se tiver enfiando uma faca no meu quadril direito e dai foi piorando.Quando comeco a trabalhar o sague esquenta nao e tao rui sinto que ela esta ali, mas quando relaco nossa a dor e muito acordo com ela, dormindo estou sentindo agora doi a perna toda ate em cima e a baixo do pe afeta ate minha lombar, sem falar na virilha e joelhos depois sinto todo o corpo doer pescoso, dedos da mao precao na cabeca olha pra ver semudou a cor das pernas mas nao mudou.Gostaria de ter uma ajuda obrigado

olá td bem?estou sentindo dor no joelho faz mais de um mes.fui ao medico a medica nao passo nada…nao consigo nem dobrar o joelho nao consigo agaxar no chão e to ate com dificuldade p levanta…a perna…oque posso tomar pra passa essa dor.obrigada,,,bjo

sinto dores nas minhas 2 pernas,e’feito se fosse no osso

mas fica indo do tornozelo ate a barriga da perna ,mas uma dor que sinto ao deitar ,e’ feito se as pernas estivesse com um peso nela.uma dor no meio da perna irradiando para baixo e para cima ,….estou sentindo isto a umas 2 semanas atras…… por favor ajude-me ,,,diga o q poderia ser isso?
antecipadamente grata pela suaresposta,
irene.

Bom dia e tudo de bom!
Passei a sentir uma dor na canela direita com aspecto de queimação todas as vezes que dobro a perna para vestir uma calça por exemplo e a dor e queimação passam quase que total, mas a região fica abalada devido o que acabou d acontecer. O que pode ser? Agradeço.

Olá bom dia
estive a ver estas questões sobre dores na barriga das pernas, bem no meu caso eu sinto um mal estar na barriga das pernas após ter relações, e quando estou em descanso sentado ou deitado por vezes não encontro posição correcta por causa desse mal estartipo um cansaço, ultimamente tambem de noite as minhas pernas dão esticões quando adormeço. Se for possivel ajudar muito obrigado.

Boa tarde.
Gostaria de saber, pq só sinto dores fortes nas pernas quando me deito. É só passar 5 minutos q estou deitada começa a doer tanto q parece q vou ter uma trombose. Dai quando me levanto coloco os pés no chão começo a caminhar quase encurvada arrastando os pés e alguns minutos as dores vão passando. Enquanto estou me movimentando nao sinto dor nenhuma mas não posso me deitar as dores são na perna toda costuma ir até o quadril.Tenho 46 anos o exercicio fisico q faço é cuidar da minha casa q é muito grande e da muito trabalho quase não paro tô sempre em movimento uso chinelos o dia todo e sou fumante.Que pode ser e q medico devo procurar ?
obrigada.

Boa tarde, Cátia

Obrigado por acessar nosso site.

Sugerimos que você leia em nosso site (www.revistavigor.com.br) o artigo intitulado “Dores nas pernas podem indicar doenças graves”, escrito pelo Dr. Eduardo Fávero, angiologista e cirurgião vascular. O Dr. Fávero tem conversado com nossos leitores na área de comentários desse artigo. Vale à pena conferir.

Não deixe de ler os comentários do Dr. Fávero que seguem o artigo.

Veja também,

Site: http://www.eduardofavero.com.br
Consultório: 21 2529-2440.
Blog: http://angiologiaecirurgiavascular.blogspot.com/

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

Desde criança sinto dores fortes nas pernas, lembro-me que certa vez uma medica disse que poderia ser dor de crescimento,mas nunca me conveci afinal nao cresci quase nada!!!Agora as dores tem sido mais fortes no tornozelo e na sola do pé, o pé fica vermelho e a dor é meio ardida muito ruim.Tenho medo que possa surgir um problema maior…Ah, p/ trabalhar em pé nem pensar ficar de rasteira tem que ser de salto alto o q/ se torna cansativo,mas elima um pouca da dor!!! Gostaria muito de saber o q/ pode ser,qual a causa dessa dor!!! Grata CAROL

Também entrei no rol dos \Pernas cansadas\. Panturrilla e parte das coxas. Começou inesperadamente, em 24 de Agosto (Ontem). Eu que subo escadas de 8 andares sem canseira; ando muito a pé e caminho por horas sem canseiras. Não sou mais jovem agora dou alguns passos e as pernas querem repouso. Quem me ajudar, agradeço. Muitíssimo obrigado. Abraços, Johnny

Doutor.
Ultimamente tenho sentido dores fortes nas duas pernas que parece ser nos ossos (do joelho até os pés) que só tomando paracetamol que resolve por um tempo e depois volta tudo novamente. Já fui num ortopedista e fiz vários exames, raios-X e ele disse que o não tinha remédio e que era para fazer musculação ou caminhada.
Fazendo exercício ou não doem do mesmo jeito, as dores vem forte e não sei o que fazer.
O que faço doutor?

Tenho 55 anos e estou acima do peso e nao faco nenhum exercicio.Faz 1 mes que sinto dor nas 2 pernas exatamente na panturrilha o que voce acha que e?
Obrigada

Os comentários estão encerrados.