Cistites de repetição: as mulheres são as maiores vítimas da doença

Uma em cada quatro mulheres vai ter cistite no decorrer da vida. Nos homens, a doença é mais rara.

Dor, ardor para urinar e a necessidade freqüente de urinar eliminando apenas uma pequena quantidade em cada micção. Em alguns casos, a paciente pode urinar sangue ou apresentar também dor na pélvis. Estes são os sintomas mais comuns da cistite, infecção da bexiga causada pela presença de uma bactéria nas vias urinárias. “A associação entre a anatomia feminina, vida sexual ativa, predisposição genética e o uso de espermicidas são as causas para explicar a prevalência das infecções urinárias nas mulheres”, afirma o urologista Ricardo Felts de La Roca.

Segundo o médico, uma em cada quatro mulheres vai ter cistite no decorrer da vida. Nos homens, a doença é mais rara. “A maior incidência do problema entre as mulheres relaciona-se com a questão anatômica do corpo feminino. A mulher tem a uretra muito mais curta que o homem e bastante próxima do intróito vaginal e do ânus, o que favorece a infecção por bactérias que colonizam a região perineal”, explica o urologista.

Outro motivo para o aparecimento da doença é a predisposição genética. Algumas mulheres seriam mais susceptíveis às cistites porque possuem alterações nas células que revestem o tecido urinário e menor capacidade para prevenir infecções. “O uso de espermicidas é apontado também como desencadeador da infecção urinária na mulher, porque estes produtos alteram o pH vaginal, aumentando a probabilidade de infecções vaginais que podem ascender para a bexiga”, diz o médico.

O Dr. Ricardo Felts explica que, diferentemente das uretrites, as cistites não são transmitidas sexualmente, tanto que a infecção pode acometer crianças, ou mulheres idosas. Embora o pico da infecção ocorra em mulheres jovens, entre 30 e 40 anos, que estão no auge de sua vida sexual, a incidência de cistites é alta em idosas também. “Nas mulheres que já estão na terceira idade, a incidência da cistite aumenta, devido às alterações hormonais provocadas pela menopausa. Alterações neurológicas que podem surgir após acidentes vasculares cerebrais em homens e mulheres idosos, também influem neste processo. Muitos pacientes desta faixa etária apresentam  limitações que favorecem o aparecimento de infecções urinárias,  como os que também têm incontinência urinária e fazem  uso de fraldas geriátricas e permanecem muito tempo no leito”, afirma o especialista, que também é assistente estrangeiro da Faculdade de Medicina de Paris V – Hospital de la Pitié-Salpetrière.

 

Cuidados com a paciente grávida

Grávidas também apresentam grande predisposição às infecções urinárias, mas o tratamento da cistite, na grávida, tem que ser rigorosamente monitorado em relação aos remédios, pelos efeitos que estes podem causar sobre o feto. Em pacientes grávidas com cistite, o pré-natal deve incluir exames de elementos anormais e sedimento de urina (urina tipo I), valorizando-se leucocitúria e, secundariamente, hematúria, a cultura de urina e o teste de sensibilidade a antimicrobianos (antibiograma). “Isto porque a morbidade e o possível agravamento da infecção exigem um controle mais rigoroso do tratamento, da evolução e da cura”, afirma o médico. Nos casos com cura clínica, nova cultura de urina deve ser realizada, uma a duas semanas após o término do tratamento. Novas culturas devem ser realizadas, mensalmente, até o parto.

O tratamento das infecções urinárias é feito com antibióticos ou quimioterápicos. “Mulher jovem com os sintomas clássicos de cistite sem complicações, basta a história clínica da paciente para indicar três dias de antibiótico. No entanto, grávidas e pacientes que vão passar por instrumentalização cirúrgica, têm cálculo renal ou apresentam sinais de que a infecção está ascendendo e suspeita de pielonefrite, devem ser tratadas por mais tempo”, explica o urologista. “A pielonefrite costuma provocar dor nas costas, na altura dos rins, febre alta, calafrios, toxemia. Com pielonefrite, o repouso é necessário, pois este é um quadro clínico mais grave e que requer mais  atenção”, observa o Dr. Ricardo de La Roca.

Nas infecções recidivantes, pode ser prescrito o mesmo tratamento por três dias, sendo que o uso profilático de antimicrobianos, por um longo período de tempo, pode ser recomendado, pois tem por finalidade reduzir a freqüência das recorrências. “Está recomendado também para a mulher que apresenta dois episódios de infecção urinária sintomática, no período de um ano, um estudo completo das vias urinárias para se detectar a presença de uma causa que justifique estas infecções, como por exemplo: baixa taxa hormonal, tuberculose genito-urinária, cálculos renais, divertículos de bexiga ou da uretra, mal formações das vias urinárias, ptose renal, dentre outras tantas possibilidades”, diz  o urologista.

 

Ricardo Felts de La Roca – O urologista dirige a Clínica e Cirurgia Urológica Dr. Ricardo Felts de La Roca. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia, Mestre em Cirurgia Geral pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. O médico também é assistente estrangeiro da Faculdade de Medicina de Paris V – Hospital de la Pitié-Salpetrière, fellow do Colégio Internacional dos Cirurgiões e Membro Correspondente da Associação Americana de Urologia e da Associação Francesa de Urologia.

 

 

Seerviço:

Clínica e Cirurgia Urológica Dr. Ricardo Felts de La Roca

Endereço: Alameda Lorena, 131.

Conjuntos 85 e 87.

Jardim Paulista

São Paulo-SP

Atendimento: De segunda a sexta.

Horário: 08h30min às 19h00min horas.

Telefone: (11) 3053-6960 / 3053-6961.

 

Informações: 

Márcia Wirth
Excelência em Comunicação
Tel: (11) 5041-6827/9394-3597
E-mail: wirthmarcia@uol.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

gostaria de saber se tem algum remedio para a cura de litise renal de repetiçao
obrigado

gostaria de saber se a cistite de repetição é mais comun nas pessoas que tem duplicidades de ureter lado esquerdo….qual o tratamento adequado…
obrigado

Gostaria de saber o que é cistite cronica e como posso tratá-la.obrigado.

Gostaria de saber o que devo fazer ao descobrir a doença e como curar ja que nunca tive e é a minha primeira vez..
Desde ja grata!

Estou com cistite crônica a uns 2 anos, trato com aplicação de óleo na bexiga, mas ainda não obtive um bom resultado, estou tomando remédios pela segunda vez, gostaria de ter mais informações sobre a questão da aplicação de óleo, e seus resultados.

Gostaria de saber se cistite se transmite atraves de toalhas compartilhadas e em roupas de pessoas acometidas com a infeçção lavadas juntamente com pessoas saudaveis. Compartilhando o mesmo vaso sanitário residencial é possivel adquirir a bacteria?

Fiz uma cirugia para levantar a bexiga a uns 3 anos atrás, depois disso comecei a sentir um ardor e a micção ñ dimnuiu, resumindo essa cirurgia ñ adiantou de nada, voltando ao médico ele constatou que agora tenho cistite, gostaria de saber se tem cura pq minha vida ñ esta muito boa

Olá! Estou a 3 anos com cistite crônia, mas só me da nos periodos entre setembro até dezembro de cada ano (1x em cada mês). Já tomei vários antibióticos e até fiz tratamento de 6meses com macrodantina, mas estou novamente com cistite. Não aguento mais, e gostaria de saber se existem tratamentos para a cura???

Bom dia,

Gostaria de saber qual remédio comum eficaz, que eu possa adquirir em qualquer farmácia, mais indicado para essa infecção (cistite) e se a infecção causa coceira na região vaginal e no período menstrual esse problema se agrava?
Grata pela atenção

olá gostaria de saber como deve ser a dieta nesses casos de pedras no rins, sendo q a mulher esteja grávida…
obrigada!!

gOSTARIA DE SABER UM TRATAMENTO CORRETO PARA CRISES DE CISTITE CRONICA. jÁ FIZ VÁRIOS MAIS TDS C APLICAÇÃO DE ANTIBIÓTICO E SEM RESULTADOS PQ QDO ELES TERMINAM A CISTITE VOLTA. aGORA N TÕ TOMANDO NDA E A CISTITE CONTINUA ISO JÁ FAZ 4 MESES.

Tenho cistite a mais de 15 anos. não sei o motivo. Já fiz muitos exames e tratamento com vários antibióticos. Ultimamente estou fazendo tratamento com uro-vaxon. Durante o período em que tomei o medicamento fiquei sem infecção. Faz dois meses que parei, por ser o período de descanso. Já tive duas crises altas de infecção tomei o munuril fiquei 10 dias sem infecção e atualmente estou tomando a ceftriax 7 injeções para cortar a infecção fazer novos exames e voltar ao tratamento. Faço minha higienização, tomo água evito frutas ácidas e comida apimentada. Já estou cansada e preocupada. Pois tenho cólica na bexiga durnte o período da infecção e a cistite não tem hora para dar. Pode ser de madrugada, a tarde qualquer hora. O que devo fazer? Atenciosamente Sueli Tabian.

“Tenho cistite a mais ou menos uns 7 anos, estou fazendo tratamento com um urulogista a 1 ano e 9 meses, mais continuo tendo crises as vezes, tomei macrodantina durante 1 ano e 9 mezes agora em dezembro eu fui no medico e ele trocou para monuril, é pra tomar quatro doses. Tem algum medicamento natural que ajude? Essa doença pode afetar uma gravides?

grata pela atençao……

gostaria que um medico me esclarese se eu estou con cistiti ou e outra coisa mais grave ja fiz exame o medico falou que pode ser estreitamento mais tem15.anos que eu nao sintia nada ai comesou tudo de novo .eu tomo muita pouca agua so agora estou tomando muito cha de erva moura e um remedio urupac me alivia um pouco aqueimacao na urina e meu corpo nao fica tao quente e sinto meus olhos queimar e a urina sai muito quente e nesse momento fico com abarriga enchada

por favou esclaresa me se eu estou com cistiti ou nao pelo que pesquisei nao me esclareseu ja fui ao medico ele disse que pode ser estreitamento naureta faz queimar tanto assim ja tem15.ano que tive essa crise e so agora veio se repetir.queimacao ardor urina quente gostaria de saber de um medico desde ja eu agradeco de coracao

Tenho infecções urinárias de repetições, fiz um tratamento e tomei macrodantina por 1 ano, quando tomava não tive infecções, parei, e em dois meses retornou. O que fazer?

Por favor, tenho cistite de repetições a quase 03 anos. No momento estou com a crise e no meu caso, não sinto ardume e nem dor, mas uma sensação que a bexiga está sempre cheia. Estou ficando louca. Não consigo dormir durante a noite. Já fui em vários médicos, já tomei antibióticos e cistex, mas nada me traz um resultado satisfatório. Um médico já pediu inclusive para eu procurar um psiquiatra…. Simplesmente a minha vida é ficar no banheiro e qdo saiu dele ficar com vontade constante. Por favor, alguém me ajuda…..Muito obrigada

eu estou desesperada..pois naum tem medico que dê jeito..NAÕ AGUENTO MAIS, estou sem plano de saude no momento, estou com problemas pra trabalhar.;. e todas as explicações são vagas..preciso de uma cura.. viver assim é insuportavel.. tenho contade de morrer logo.

Gostaria de saber:sobre a cirurgia da cistiti,pois vou ter que fazer.Como é o pós cirurgio e como é feita.Muito obrigada!

Sempre tive infecção urinaria desde criança…hoje estou com 40 anos e ainda não achei uma cura.
meu medico está tentando fazer um tratamento comigo como medicamento URO VAXON…ele durará 90 dias.
Iniciei o tratamento há 25 dias, mas há uma semana estou sentindo todos os sintomas da cistite novamente,e eu terminei de tomar por dez dias antibioticos e ainda estou sentindo formigamento nos dedos dos pés…e muito inchaço nessa região.Quase perdi a sensibilidade.Gostaria de saber se tem alguma ligação com o medicamento.

Gostaria de uma opinião sobre o tratamento com argirol, pois fiz 6 aplicações e não obtive um resulatdo satisfatório.
Outra dúvida é sobre a cirurgia de cistite, quero saber qual é o procedimento, porque provavelmente vou ter que passar por isso.
Já fiz o tratamento com uro-vaxon mais a infecção voltou.
Por favor, espero um resposta!
Atenciosamente… Danielli

a tres anos tem cistite frequentemente ja fui no medico varias vezes e nao tem jeito o q eu faço me ajude por favor estou sofrendo muito me de uma resposta.

TOMO TRAMAL NA VEIA PARA DOR PELVICA, OS MÉDICOS DESCONFIAM QUE SEJA CISTITE CRÔNICA, UM DOS MÉDICOS PEDIRAM PARA QUE EU FAÇA DILATAÇÃO DE URETRA E OUTRO NÃO VÊ NESSECIDADE DE DISTO E PEDIU URODINAMICA, TENHO SENSAÇÕES DE URINAR DURANTE TODO O DIA E A PRINCIPALMENTE A NOITE, POREM NADA SAI SÓ DOI MUITO COM UNS PINGUINHOS, TOMO BUSCOPAM DIA E NOITE, ME AJUDE POIS QUEIMA MUITO EM CADA GOTA DE URINA, TENHO QUE FICAR AGACHADA PARA PINGAR A URINA QUANDO ESTOU A CAMINHO DO HOSPITAL, E MUITA DOR, OS MÉDICOAS PEDIRAM VÁRIOS EXAMES DE URINA E SANGUE E TOMAGRAFIAS E VARIOS E SOMENTE UM CONSTA INFECÇÃO CLASSICA, UROCUTURA,NADA SE DEU, SÃO 5ANOS A SOFRER, PRINCIPALMENTE APOS MINHA RELAÇÃO SEXUAL ONDE ESTA A AFETAR MEU CASAMENTO, POIS TENHO DUAS FILHAS E MEU MARIDO NÃO ENTENDE TENHO RELAÇÃO E VOU PARA O HOSPITAL APÓS ALGUMAS HORAS, E NADA E NEM NINGUEM RESOLVEU MEU PROBLEMA, ME AJUDE POR FAVOR, POIS E MINHA FAMÍLIA E MINHA VIDA QUE SE ENCONTRA AMEAÇADAS, E TUDO ISSO FAÇO AQUI EM BH NO HOSPITAL MATERDEI, ADRIANA

Ola,
Gostaria de saber sobre tratamento para estreitamneto do ureter, sinto dores, urino bem e sem sangue.
Por favor, me informe um tratamento eficez. MUITO o BRIGADA.
gOSTEI MUITO DO ARTIGO APRESENTADO POR VOCES, AJUDA BASTANTE.
ABRAÇOS, MEIRE mALVASO HOJE É DIA 01/05/2009

Gostaria de saber qual remedio tomar para cistiti de repetição. Não aguento mais tomar tantos remedios ñ resolver.
Muito obrigadu.

Tenho cistite desde os meus 15 anos. Hoje tenho 29 anos e contraí uma cistite crônica, agora uma vez por semana tenho crise. Já fiz todos os tipo de exames, e a unica coisa q aparece é a infecção, o resto da tudo normal. Sempre procuro medicos que me passam antibioticos, mas, depois volta. No momento estou tomando macrodantina por 6 meses. Mas, não está adiantando. Gostaria de saber o que posso fazer não aguento mas ir para emergencia e tomar remédios. Tenho o maior cuidado com a minha higiene,urino antes e depois da relação sexual. Faço tudo que os médicos mandam. E agora aumentou após a relação sexual. Por favor me ajudem!!! é muita dor!

Não se desesperem, existem vários tratamentos, porém deve ter paciencia procure um Urologista pois eu também sofro com este problema em 2007 tive sete infecções urinárias por e. coli, e estou tomando cramberry, uro vaxon e tomo um antibiótico toda vez que tenho relações sexuais uma unica dose uma hora antes ou até uma hora depois, procure o médico que ele orientará qual o medicamento apropriado ao seu organismo, beba muita agua e tenha fé.

Tambem tive este problema. Só este ano já tive umas 7/8 vezes… E estamos ainda no Mes 6 !!! Tomei todos os remedios que me receitaram os medicos. Nada funcionava! Até que li um artigo sobre o Suco de Cranberry. COmprei de uma empresa que vende um que tem aloevera + cranberry. Já estou tomando há 1 mês aproximadamente. Qdo comecei a tomar já estava sentindo os sintomas começando e os sintomas pararam … Nunca mais senti nada!! Graças a Deus para mim está fazendo o efeito informado. Parece que existe uma substancia no Cranberry que deixa a urina mais acida e isso ajuda a não proliferação das bacterias. Eu indico pois é uma substancia natural e não faz nenhum mal. O ultimo urologista que fui me indicou o tratamento com o Uro-Vaxon mas ainda nem comecei.
Torço para que faça efeito com vcs! Pois compartilhei deste sofrimento tb! Não esqueçam de beber muuuuiiitttoo liquido!
Um Abço!

Sofro com enfecção urinaria à mais de 1 ano.Já tomei todos medicamentos possiveis tais como (macrodantina,profolx,gentamicina,norfloxacino,criprofloxacino,bactrim F,MAS NADA FUNCIONOU.Agora tenho terriveis dores nas costas não na altura dos rins e sim na região do quadril.
Estou fazendo exames tipo cultura todos os meses e sempre tem uma bacteria resistente no meu organismo.Já fui em vários médicos diferentes,mas até hoje nenhum resolveu meu problema.Estou desesperada não sei mais o que fazer.

Estou tendo cistite à mais de um ano, já tomei varios antibióticos, macrodantina, acabei de tomar por três mases URO-Vaxon, na semana seguinte ao término do remédio, tive nova crise.Estou tendo acompanhamento médico, mas estou desanimada e triste, pois acaba interferindo no trabalho, vida pessoal e social.Espero uma resposta, obrigada.

Gostaria de saber se cistite de repetiçâo pode se tornar doença grave e se existe tratamento adequado para a cura.

Achei interessante e com ótimas informações. Fiquei mais calma, pq percebo quantas pessoas estão pássando por este problema que como eu passam anos e anos, sendo medicasda com cipro e outros mais… e assim espero que a vacina contra a escherichia colli venha logo nos tirar desse opesadelo.

Lendo todos esse comentários fiquei mais animada pois estou com cistite interticial, se alguem souber como pode me ajudar ficarei muito grata.

ola em primeiro lugargostaria de agradecer a oportunidade de partilhar esse problema de saude tao delicado com vcs,eu tenho um problema de urina a mais omeno 6 anos e nao si mais o que posso fazer para solucionar isso,faco tratamento desde o comeco e nada de sumir tenho infecsao irinaria esses anos todos da minha vida,e sempre a mesma bacteria escherichia colli e ja tomei todos os antibioticos que se pode imaginar e nada,estou desesperada pois nao sei mais o que fazer,meu marido nao aguenta mais o mau cheiro do xixi e a casa fica com cheiro de podre e orrivel,se alguem tem uma solucao eu ficaria eternamente agradecida,pois estou muito preucupada eu tomo agora uro vaxon,lembrando que eu nao sinto mais dores como no comeco so sei quando estou com esse problema quando o xixi fica podre,o medico disse qie eu nao sindo dor pois virou infecsao cronica,mais faco exames todas as semanas e a bacteria ta la

estou pessima a 1 semana usei norfloxacina e nao adiantou.
fui ao hospital e o medico disse para passar para munuril 3g (fostomicina tromotamolo, estou na italia )
e elazol ( fluconazolo ) e nao adiantou.
nao sei mais o que fazer ou a quem recorrer, existe uma opçao para que pelomenos eu saia da crise ja ???
grata

eu pensei que só eu tinha esse problemas, de tomar o remèdio e não fazer muito efeito,espero que voçes mèdicos procure saber como ter fim esse sofrimento

ja bebe alguns antibioticos,supositorios…mas so alevia a dor.sinto pricipalmente quando vou jogar basquetbol,e que sou mesmo atleta profissional sera que devo parar de jogar ou de fazer exercicios fisicos?

Eu tenho o nesmo problema já faz 18anos, mais so agora descobri que era cistite ja troquei de medico umas 4 vezes e não sei mais o que fazer ja tomei todos os remedios e não adiantou não sei o que fazer.

Valéria

eu tenho enfexção urinaria faz muito tempo mais não sei mais o que fazer,ja tratei com dois urologista tomei varios remédio mais até agora nada resolveu o ultimo medico que me tratei descubrio q tambem tenho varios cisto no rim ja fasia quatro anos q não tinha mais enfecsãode urinaria mais agora voltou só q agora eu perdi o contato c o urologista estou passando por crinico geral ja fiz tres veses exame tomei estes criprofloxacino e norfloxacino e nitrofurantoina nada destes remédio tirou a enfecsão continua,ja estou desanimada me ajuda q eu posso fazer..

Olá.
Tenho 26 anos e sofro com cistite há 6 anos e tenho infecções seguidas. Passei uma gestação inteira tomando cefalexina e não ficava curada.
Depois que o bebê nasceu fiz o tratamento com Monuril, mas passados 10 dias da ingestão do medicamento, a infecção volta.
Estou tão desanimada, bebo bastante líquido, cuida da higiene… Não sei o que está causando isso. Já fiz um ultrassom dos rins e não acusou nada, o urologista ainda vai investigar outras causas.
Se puderem me dar uma luz, agradeço!

estou com cistite cronica à 4meses;estou tratando com dr vitor paggoto ele me atende no hospital sobam pitangueiras em jundiài,ele pediu varios exames fiz todos só que na minha biópsia não diz a origem disso tudo o que poso estar fazendo porfavor presciso de ajuda

tenho cistite cronica há 10anos .no inicio fazia todos o exames necessarios Foi constatado que era uma cistite cronica Fiz varios tratamentos .Mas não sara .Ultimamente tenho sentido muita dor .Então vou ao urologista e faço exames e dá aquelas infecções de urinamuito alta .tomo os remedios e melhora por pouco tempo Já fiz todos exames possivei relacionados com o aparelho urinario e nada resole .Hoje tenho 53 anos Não é nada fácil lidar com esta situação nnnnnnnnnnão sei mas o que fazer .Peço uma orientação medica por favor .Obrigada

Antes deu ter minha primeira relação tive infecção ,mas fui ao medico e tomei remedio e melhorei ..
Agora que comecei ate relação as vezes mesmo com camisinha
do dois dias depois fico sentindo os sintomas da infecção .
por que isso ?

Desde que tive o meu filho mais novo, isto foi em 28 de outubro de 1976, que tenho cistite. Neste momento, estou acometida de mais um crise. Tenho que fazer uma cirurgia para levantar a bexiga e a crise não passa. Desde novembro ela se instalou e não há nada que faça ela desaparecer. Já tomei: noflorxacino, Pen v oral, sepurin, tavaflox, por último voltei à macrodantina, chás de quebra-pedra, cabelo de milho, parietária, cana do brejo… e por aí vai……
Po favor me mostrem a cura para essa maldição!!!!!!!!

Estou lendo os comentários e nao sei se fico triste ou mais aliviada em saber que não sou a única com essa doença que até agora parece sem cura.Tem 2 anos que tenho cistite cronica, já fiz aplicação de cististat, já tomei varias antibióticos,cramberry, estou usando agora uro-vaxom e tomando chá de cana do brejo. Já não sei mais o que fazer.

Entendo todas vcs pois tb sofro com essas dores horriveis. Tenho umas 10 crises por ano, ou seja, quase todo mes eu tenho um episodio. No comeco so acontecia 1 ou 2 dias apos relacao sexual, mas agora aparece mesmo sem ter relacao. Faço exame e não dá nada! Não é bacteria no meu caso. Socorro! Meu casamento tá sendo prejudicado, pois meu marido nao entende porque eu sinto tanta dor. Acho que até desconfia que eu o traia, pois como disse, no começo só acontecia após relacão sexual, mas agora nao precisa mais, acontece por acontecer, principalmente apos o periodo menstrual. nao aguento mais. Percebi que o problema aparece ou aumenta quando fico estressada.

estou com uma duvda, estou tomando uro-vaxon e nesse periodo tive cistite e estou tomando sepurim, gostaria de saber de existe algum problema pois está doendo qdo urino. Obrigada

Fico aliviada em saber q eu não sou a única q sofre com cistite crônica> Sinto essas dores desde menina, faço exames e difícilmente aparece alguma infecção. Já fiquei praticamente 6 anos sem sentir quase nada, mas à aproximadamente 5 anos sinto dores quse q todos os meses. Os srs tem alguma boa notícia para me dar???

Tenho infecção urinaria de repetiçao ,fiz cirurgia de bexiga com SLING, não adiantou , já tive duas infecções apos a cirurgia , tomei CIPROFLOXACINO e depois dois meses tive novamente, atualmente estou tomando CLAVULIN BD 875+125mg. No cultura de urina acusou eicheria cole, não sei mais o que fazer , gostaria de uma orientação mais precisa, desde já muito obrigada

Tenho infecção urinaria de repetição , tomo os remedios prescritos pelo medico e apos meses volta tudo oque fazer?

Olá garotas. EU CONSEGUI VENCER (ADMINISTRAR) A MINHA CISTITE DE REPETIÇÃO. Também sofro com cistite há mais ou menos 20 anos. Jà tomei todos os remédios descritos acima, cistex, sepurim, norfloxacino, pirydium, proflox, chá de cabelo de milho, chá de quebra pedra, andiroba, banhos de assento (lucretin) e etc. Era sempre assim, depois da relação sexual, principalmente sexo oral, lá vinha ela, a dor insuportável, muitas vezes com sangue na urina. Eram umas dez crises por ano. Hoje eu tenho 33 anos e, há mais ou menos 2 anos, consigo sobreviver com essa doença crônica horrível que é a cistite de repetição. No meu caso, a ALCALINIZAÇÃO DA URINA tem ajudado bastante. Eu continuo tendo crises de cistite, mas CONSIGO SUPERÁ-LA SEM O USO DE ANTIBIÓTICOS e ela nao dura mais de 12 horas. Para isso, quando sindo o menor sinal de que ela está vindo, ou seja, ardor ao urinar e dor na parte baixa do ventre, faço higienização da vagina com AGUA E VINAGRE (mais ou menos três vezes ao dia, na medida de uma parte de vinagre para cinco de água) e tomo um mistura de ÁGUA E BICARBONATO DE SÓDIO (uma colher de café em um copo de água) duas vezes ao dia. Ao mesmo tempo tomo 5 litros de água (aos poucos), e aguardo mais ou menos 12 horas até o ardor e a micção repedida sumirem definitivamente. Nas primeiras horas o ardor e a dor parecem insuportáveis, mas na medida em que a quantidade de urina aumenta, a dor vai diminuindo até cessar. Como medida de prevenção eu tomo iogurte natural todos os dias e ás vezes também faço uma aplicação de iogurte natural na vagina (só do lado de fora). As crises demoram mais para aparecer, hoje tenho apenas dois ou três episódios por ano, e sempre consigo superar sem maiores traumas. Evitar sexo oral também ajuda a evitar as crises. Espero ter ajudado. Bjs.

gostaria de uma informação, minha filha fez uma cirirgia de apendicite vai fazer 1 mes ainda, estava com dor no estomago e barriga levei no médico e pediram exames de sangua , urina e ultrassom, somente urina deu alterado.
leucócitos 40.000 disseram que era infecção urinaria, mas ela não sente nada na urina, é tudo normal. gostaria de saber se é normal infecção sem arder ao urinar? o médico passou antibiotico, não sei se devo comprar gostaria de uma resposta. obrigada desde já.

Últimamente vinha tendo cistite constantemente, tipo tres
ou quatro vezes ao ano. Tomava norfloxacino que era a receita
do primeiro médico. Mais tarde fiz um exame minucioso de
cultura de urina e descobri, sangue e a bactéria e.coli
e agora tomo macrodantina. Creio que vou obter a cura pois
agora sei o remedio certo e o norfloxacino não fazia mais
efeito, era resistente. Votos de melhora para todos.

Boa noite estou desesperada não aguento mais ter infecções urinárias este ano já tive 4 já tomei todo tipo de antibiótico e nada resolve já passei em vários médicos e nada, a infecção sempre volta, sinto muita dor minha higiene é impecável. Estou tomando macrodantina mais estou desanimada por favor me ajude não estou vivendo obrigada.

Oi,
Gostaria de saber qual o melhor método de previnir a cistite(IU),estou tendo com repitições…Fiz U.S e não deu nada.Aguardo retorno.
ATENCIOSAMENTE,
LUCIANE(34 ANOS)

Oie gente , eu tenho 15 anos e acho qe to com infecçao urinaria, a 1 semana começou a duer minha vagina arde muito, toda hora vou ao banheio, nao consigo me relacionar com meu namorado, pq doi muito durante a relacão,existe algum remedio pra curar issu, pq pelo o qe eu vi aqe, a maioria esta com o mesmo problema qe eu, ? porfavor me ajudem pelo amor de DEUS , nao aguento mais, minha vida ja nao e mais a mesmo ,? obg

bem…estou desesperada estou grávida e estou tendo uma crise de cistite interticial no momento é uma pressão imensa na região da pelvis..ja fui ao urologista e ao ginecologista eles me receitaram buscopan,cefalexina porque na cultura deu prese~ça de e.coli,biofenac retemic ud novamente.pois a um ano atras fiz uma urodinamica e deu como resultado pressão intra vesical elevada.instabilidade destrusora,e sensibilidade aumentada..ja não sei mas o que fazer estou desesperada .pois fico com medo de não levar essa gravides adiante ou ter que ficar 9 meses sofrrendo de dores insuportaveis..me ajudem por favor estou desesperada esporo urgentemente por um apoio…

BOA NOITE SOFRO HA MAIS DE 17 ANOS QUANDO TIVE MINHA FILHA CASULA FIZ TRES CESARIAS E TIVE QUE COLOCAR SONDA PRA FAZER O PARTO DE LA PRA CA FAZEM 17 ANOS QUE SOFRO DE INFEÇOES DE URINA JA FIZ VARIOS EXAMES E O MEDICO DISSE QUE E INFEÇOES DE REPETIÇOES NAO SUPORTO MAIS TOMAR PYRIDUM E CLORIDRATO DE DOXICICLINA JA TOMEI MACRODONTINA E VARIOS OUTROS NAO SUPORTO MAIS ME AJUDEM O QUE DEVO FAZER POIS PREFERIA A MORTE DOP QUE ESTA SOFRENDO ASSIM EXISTE ALGUM OUTRO REMEDIO ME AJUDEM NAO QUERO FAZER OUTRO EXAME NAO SEI MAIS O QUE FAÇO SERA QUE UMA RESONANCIA MAGNETICA ERA A SOLUÇAO OBRIGADA POR ME DAREM ATEÇAO………ME AJUDEM COM UMA REPOSTAS POIS ATE AGORA NAO TIVE NEM UMA MELHORA E TODO MES ASSIM JA FAZEM 17 ANOS……..SOU UMA MORTA VIVA……..BEIJINHOS.OBRIGADA…….

Doutor gostaria que o senhor ler-se com bastante atenção: tenho cistite crônica a mais de 10 anos, pois fiz corretamente o tratamento passei um tempo sem sentir nda mais de um tempo pra cá voltou os mesmos sintomas , pressaõ na pelvis, necessidade de urinar com frequencia, odor forte, a cor da urina etc….Doutor pelo amor que tem a DEUS me oriente o que devo fazer, pois não sei mais o que fazer.
Agradeço sua atenção desde de já.(ANAILDE DE ARACAJU)

Olá,
Não imaginava que tantas mulheres sofressem como eu com esta doença horrível!!
Estou com depressão pois minha vida sexual ,profissional e social está totalmente comprometida…no momento iniciei o uro vaxon ,mas ainda estou tomando o sepurim após o término do ciprofloxacino pois o ardor na uretra é insuportável.
O último exame o número de leucócitos na urina foi > 1000000 com sangue e proteína na urina,meus pés estão bastante inchados e o tempo aqui em São Paulo está frio…aferi a pressão hoje estava normal ,acredito que só pode ser por causa da cistite o inchaço,aumentei 9 kg pós a infeção que tive em janeiro que durou + ou – 40 dias, a segunda foi em março fiquei internada no hospital essa última me recusei a ficar internada pois tive outros problemas de saúde esse ano e estou traumatizada, não aguento mais pronto socorro… nem analgesicos posso tomar que desencadeia a crise se tomo um simples paracetamol pra uma dor de cabeça ….lá vem ela a cistite me assombrar…
Se algum médico ou mesmo alguém que sofra também disso puder me auxiliar indicando algum tratamento ficarei eternamente grata .
Abraços a todos e melhoras fiquem com Deus!!

Cistite é realmente uma praga que afeta muitas mulheres. Eu sofro com está doença a mais de 6 anos, já fiz inúmeros tratamentos com infectologistas, urologistas e ginicologistas e nenhum deu resultado que me fizesse ficar um bom tempo sem ter cistite. Estou tomando a mais de um ano, Cranberry dizem que este supremento faz um revestimento na bexiga para não ter infecção, mas ainda tomando-o tenho infecções de vez em quando. No Brasil este supremento é caro e dificil de encontrar, mas nos EUA é barato e tem em todas as farmácias. Me falaram também de um supremento chamado Lactibiane, gostaria de saber se alguem já fez uso dele. Abraços a todas.

tenho cistite várias vezes por ano e começa de manhã e a tarde já tá vindo xixi com sangue. tomo sepurim e diclofenaco. Passa no terceiro dia e dali uns meses vem de novo. Sou casada a 10 anos e não tenho filhos biologicos. o que fazer?

Olá amigas,
Infelizmente padeço do mesmo mal que voces, mas não vamos perder a esperança! Creio que conseguirei a cura, como vcs venho tentando várias coisas, tudo que me ensinam eu faço.
Meu médico disse que obteve bom resultado com 2 pacientes aplicando cystistat na bexiga, mas custa caríssimo 450,00 cada e precisa de 6 aplicações, estou deixando como última opção, mas fica a dica prá vcs, o dia que eu conseguir minha cura prometo compartilhar com todas, pois sei o quanto esta doença é infeliz e nos tira a alegria de viver.
Beijos a todas e boa sorte! Por favor tb informem o que deu resultado para voces!

ola boa noite fiquei asustada com tanto sofrimento .como e ruim sentir tanta dor.estou passano por isso espero que passa logo.

OLÁ A TODAS. ASSIM COMO VOCÊS SOFRI MUITO COM A CISTITE. E, GRAÇAS A DEUS, HOJE ELA ESTÁ CONTROLADA. SEI BEM O QUANTO DÓI,E O DESESPERO QUE FICAMOS NA BUSCA POR UMA SOLUÇÃO, POR ISSO, QUERO AJUDÁ-LAS COMPARTILHANDO MINHA EXPERIÊNCIA COM VOCÊS. DESDE QUE CASEI PASSEI A TER INFECÇÕES URINÁRIAS UMAS 3 VEZES AO ANO, ATÉ QUE EM 2005, DO NADA, TIVE MAIS DE DOZE INFECÇÕES. COMECEI UMA VERDADEIRA VIA SACRA ENTRE GINECOLOGISTAS, UROLOGISTAS, INFINDÁVEIS EXAMES E VÁRIOS ANTIBIÓTICOS QUE SÓ SERVIRAM PARA CRIAR RESISTÊNCIA NA BACTÉRIA. MINHA BACTÉRIA É SEMPRE A MESMA: E.COLLI. QUASE ENLOUQUECI DE DOR NO BAIXO VENTRE E NA URETRA. ENFIM, ME TRATEI COM UM UROLOGISTA DE PORTO ALEGRE/RS QUE ME EXPLICOU QUE A MACRODANTINA É UM ANTIBIÓTICO QUE NÃO CAUSA RESISTÊNCIA, POIS ATUA APENAS DENTRO DA BEXIGA (AS BACTÉRIAS ESTÃO FORA DA BEXIGA ANTES DE INVADI-LA E CAUSAREM A INFECÇÃO). ESSE DOUTOR ABENÇOADO, A PRINCÍPIO, ME MANDOU TOMAR MACRODANTINA DIARIAMENTE DURANTE UM ANO, SEMPRE À NOITE PARA A MEDICAÇÃO PERMANECER MAIS NA BEXIGA, POIS URINAMOS MENOS. DEPOIS DESSE TEMPO, ME ORDENOU QUE EU TOMASSE UM COMPRIMIDO DE MACRODANTINA SEMPRE IMEDIATAMENTE APÓS A RELAÇÃO SEXUAL (POR TODA VIDA!). TEM DADO CERTO, POIS NÃO TIVE MAIS EPISÓDIOS RECORRENTE DE CISTITE E AS DORES NA URETRA, O DESCONFORTO, O PESO NO BAIXO VENTRE, SUMIRAM COM O TEMPO (MAS DEMOROU). JÁ TESTEI NÃO TOMAR A MACRODANTINA APÓS A RELAÇÃO PRA VER O QUE ACONTECERIA E, NÃO DEU OUTRA, FIQUEI DOENTE!
OUTRA COISA QUE ME AJUDOU FOI USAR CAMISINHA FEMININA, POIS ELA FICA FIXA DENTRO DA VAGINA EVITANDO O ATRITO E, POR CONSEQUÊNCIA, PROTEGE A URETRA, NÃO DEIXA AS BACTÉRIAS ENTRAREM. QUANDO USO CAMISINHA FEMININA, NÃO NECESSITO TOMAR A MACRODANTINA (POIS AS VEZES TENHO NECESSIDADE DE TOMAR OUTRAS MEDICAÇÕES PARA OUTRAS DOENÇAS, ENTÃO, PARA EVITAR TOMAR MUITO REMÉDIO, SE TIVER RELAÇÃO, USO A CAMISINHA FEMININA, QUE PODE SER FEIA, MAS EVITA QUE EU FIQUE DOENTE). AH, SE VOCÊ FOR USÁ-LA, SERÁ NECESSÁRIO USAR LUBRIFICANTE.
EXISTE TAMBÉM UMA MEDICAÇÃO NATURAL BEM ANTIGA CHAMADA “PÍLULAS DE-LUSSEN” DO LABORATÓRIO “OSÓRIO DE MORAES”. TAMBÉM USEI UM TEMPO E DEU CERTO, MAS TEM QUE TOMAR UMA PÍLULA LOGO APÓS A RELAÇÃO E MAIS TRÊS NO DIA SEGUINTE (UMA DE MANHÃ, UMA DE TARDE E UMA DE NOITE). É UM ADSTRINGENTE DAS VIAS URINÁRIAS. UMA VEZ TOMEI APENAS UMA APÓS A RELAÇÃO E NO DIA SEGUINTE NÃO TOMEI, POIS TENTEI FAZER UM TESTE E NÃO DEU OUTRA: FOI INFECÇÃO CERTA!
ESPERO TER COLABORADO PARA MINIMIZAR O SOFRIMENTO DE VOCÊS ASSIM COMO O MEU O FOI! GRANDE ABRAÇO A TODAS E, ACIMA DE TUDO, CONFIEM EM DEUS! BJS

tenho cistite cronica a 8 anos ja tomei muitos antibioticos e ja fiz muitos exames e nada resolve minha enfecsao o meu medico me endicou fazer uma cauterizaçao da uretra e bexiga pois estou com medo pois è um procedimento delicado, gostaria de uma opnião do doutor muito obrigada,e meu recado para todas essas mulheres que sofrem com essa doença como eu não dsanime tenha muita fè em Deus que um dia venceremos beijos que Deus o abençõe amèm

Fiquei imprecionada com o numero de pessoas que sofrem com esse mal, tbem compartilho dele,fazem 4 anos que tenho crises repetitivas, começa com a sensação de bexiga cheia, logo em alguns minutos começa a ardência, mesmo depois de urinar a dor e a ardencia continuam,é insuportavel, me tira o sono, nao consigo dormir passo o dia chorando e me intupindo de água, sem falar que é quase impossivel trabalhar pois é necessario estar indo ao banheiro a todo instante, é um ardor continuo,já tomei varios antibioticos, levoxim, norfloxacino, uropac, piridium, bactrin, macrodantina, e a crise sempre acaba voltando, ja fiz alguns exames, em um acusou a bacteria e. coli, fiz um tratamento com macrodantina, onde o exame falava que a bacteria era resistente aos outros antibioticos menos a macrodantina, mesmo assim as crises voltaram, meu marido é bastante compreensivo mais sei que nao é facil pra ele conviver nesse relacionamento com muita abstnencia, tbem não é facil pra mim, pois a dor é tremenda, já consultei varios medicos e não consegui dar um fim a esse problema, fiz um exame recentemente de sumario de urina e urocultura com antibiograma e nao acusou nenhuma bacteria, e no entanto os mesmos sintomas continuam, por favor se acharem uma solução compartilhem comigo. espero em Deus que nossos problemas se resolvam, fiquem com DEUS…

Por favor mi ajudem estou disisperada ,com depressão não tenho vontade de mais nada… tenho cistite toda semana , tomei varios antibioticos varios exames , meus exames di urina nunca da NADA !! Eai os medicos fala que eu não tenho nada sofro com isso uns 3 anos já .. mi ajuda por favor
não aguento mais isso quero morreeee !
Obrigada !

Faço tratamemto a 11 anos ja usei urovacson macodantina piridiun ecistex e vivo com crises no momento estou ja desesperada aponto de pensar em beber veneno. preciso de ajuda///

Ola,eu tambem sou mais uma com o mesmo problema.De um ano pra ca tenho cistite quase todo mes.Meu Deus alguem me ajuda???

ola!! tenho cistite cronica descobri desde 2007 o que eu faço fiz todos os exames e nada ate biopsia da bexiga eu inflamação cronica porem sem bacteria…quero a cura ou algo que amenise minha dor..bjos

Olá, tenho cistite, e nunca fico curada totalmente, sempre tomo medicação, antibioticos e analgesicos para dores, sai mais sempre acaba voltando, oque seria isso falta de cuidados meu?
Obg!! e me ajudem ;)

Já são 5hs da manhã estou c/uma crise de cistite e não consigo dormir então resolvi buscar mais informações sobre o problema.Tomei um susto ao ver tantas mulheres sofrendo como eu.O q mais me deixa atônita é q tem pessoas q já sofrem desse mal há anos e não obtiveram melhoras em seu quadro clínico. E nem mesmo os médicos dessa especialidade sabem o q fazer pelo que vi. Caras colegas de cistite rsrsrs…desculpem a brincadeira é só p/ descontrair…Olha! Acredito muito no efeito e na cura através de hervas,chás e na alimentação saudável vamos procurar ajuda nesse seguimento afinal antigamente nossos antepassados se viravam como?? Nunca ouvi minha mãe dizer q sofreu de tal mal e nem mesmo minhas avós e tataravós rsrsrsr…abçs a todas…

Oi, fiz exame e foi constatado cistite crônica. O médico me disse que não tem cura. O geito é, quando bater a dor ir para a emergência e fazer aplicação de analgésicos. Eu fiquei decepcionada, pois quando descobri o problema pensei… Agora serei medicada e curada. Nada disso. O médico me receitou anti depressivo e disse que é o único tratamento. Só que estou tomando anti-depressivo, e estou com dor…??? Não sei o que fazer…Acredito que um milagre pode nos livrar deste mal…

tudo que li,é a mesma estória minha…preciso de um medicamento eficaz e oro por todas vcs ,terem uma cura definitiva!isso abala o sistema nervoso!MAS REFLITAM SOBRE SUAS MÁGOAS E RESENTIMENTOS PATERNAIS E CONJUGAIS,O ORGANISMO REFLETE A DOR DA ALMA!!!PRIMEIRO CUIDEMOS DA CABEÇA!UM ABRAÇO Á TODAS!MINHAS CONSIDERAÇÕES!

BOM DIA
ESTOU MUITO DESESPERADA TENHO 21 ANOS, E DESDE OS 08 SOFRO COM ESSA DOENÇA.HA UM ANO E MEIO FIQUEI INTERNADA PARA TRATAMENTO INJETAVEL.AGORA AS CRISES VOLTARAM, ACABO DE TOMAR O ANTIBIOTICO RECEITADO PELO MEU UROLOGISTA E A QUEINAÇÃO JA VOLTA, ISSO JA ESTA AFETANDO O MEU TRABALHO, POIS NAO CONSIGO TRABALHAR COM ESSA DOR TERRIVEL,TENHO MEDO DE AFETAR A MINHA VIDA PROFISSIONAL, POIS TRABALHO EM UMA EMPRESA MUITO GRANDE E QUE PRECISA DOS MEUS SERVIÇOS.ENFIM, JA NAO SEI MAIS O QUE FAZER,POR FAVOR ME AJUDA……

estou sofrendo com mioçao urinaria;cistite repetitiva. por favor me envia algum remedio eficaz que cura a cistite;;preciso muito da ajuda de voces .abraços;;;

Sofri intensamente com cistites de repetição, por 22 anos.

Na última crise, antes de terminar de usar o antibiótico, já estava com nova infecção por outro agente infecioso.

Estava enlouquecendo e achando que não teria mais cura.

Mas, graças a Deus começei um novo tratamento com baixas doses de determinado antibiótico diariamente e após 2 anos de administração, finalmente encontrei a cura.

Já estou a 5 anos sem medicação e ótima.

No mesmo período começei a fazer um tratamento baseado em pensamentos positivos e auto-amor que acredito que me auxiliou muito nesta transição para a sáude.

Boa sorte e tenham fé que tudo vai dar certo.

Tenho ptose renal existe algum tratamento mais completo,ja uso uma cinta para ver se o rim se posiciona mais para cima, pois as colicas sao desagradaveis e me deixam muito extressado

Bom dia, Arlete

Obrigado por acessar nosso site.

A Revista VIGOR – movimento e saúde é uma publicação da Thesaurus Editora de Brasília. Como somos muito lidos, profissionais e instituições de pesquisa e ensino nos enviam artigos e comunicados para publicação.

Infelizmente, somente agora acessamos seu e-mail. Diariamente, recebemos centenas de mensagens de nossos leitores solicitando informações. Como atendemos a todos seguindo a ordem de entrada em nossa caixa de mensagens, temos dificuldades de responder com a rapidez que alguns necessitam.

Recebemos da Apsen Farmacêutica a seguinte mensagem:

“Pela primeira vez em sua história, a Apsen Farmacêutica lança uma campanha sobre tratamento preventivo contra a cistite recorrente – infecção da bexiga causada pela bactéria Escherichia coli (E.coli), encontrada normalmente no intestino, podendo atingir mulheres, homens e crianças. Ela é assim caracterizada quando ocorre duas vezes no semestre ou três vezes, pelo menos, ao ano. A campanha tem foco nas mulheres e visa, também, a preservação da saúde e a conscientização para que não ocorra a automedicação.

Ao mesmo tempo, a empresa inaugura o site http://www.prevenindoacistite.com.br, voltado para o público leigo e também para médicos.

O objetivo é mostrar principalmente às mulheres a importância de um tratamento preventivo da Cistite com o único medicamento que existe no mercado brasileiro, que fortalece as defesas imunológicas dos pacientes. Com o princípio ativo Lisado bacteriano de Escherichia coli, o produto é obtido através de 18 diferentes cepas de E.coli, agente considerado como um dos principais causadores de infecções urinárias, e destaca-se como a única alternativa medicamentosa para a prevenção das Infecções Recorrentes do Trato Urinário Inferior.

O público médico também poderá ver os anúncios em revistas especializadas ou através da visitação médica, feita pelos propagandistas, quando receberão folhetos com as informações.”

Sugerimos que você leia em nosso site (www.revistavigor.com.br) oS artigoS intituladoS:

* Prevenindo a cistite
* Cranberry previne doenças urinárias

Veja também o comentário da nossa leitora Fernanda publicado no dia 22 de Fevereiro de 2011.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

Os comentários estão encerrados.