Hipertensão arterial. Qual a dieta apropriada para auxiliar o controle da doença?

A hipertensão é um mal silencioso. A ausência de sintomas bem definidos retarda o diagnóstico da doença que, muitas vezes, é feito somente quando problemas mais sérios aparecem. E quando falamos em problemas sérios, estamos falando de comprometimentos vasculares, tanto cerebrais, quanto cardíacos. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, dentre os fatores de risco para mortalidade, a hipertensão explica 40% das mortes por AVC (Acidente Vascular Cerebral) e 25% daquelas por doença coronariana.

No Brasil, a principal causa de morte em todas as regiões do país é o AVC, o popular derrame, acometendo as mulheres em maior proporção. Segundo o Ministério da Saúde, dos que sobrevivem à ocorrência de derrames, 50% ficam com algum grau de comprometimento. “A única forma de saber se a pessoa apresenta o problema é medir sua pressão em exames de rotina, realizados anualmente”, informa a endocrinologista Ellen Simone Paiva, diretora do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional.

A Sociedade Brasileira de Hipertensão recomenda que a pressão arterial deve ser medida regularmente, no mínimo, uma vez por ano, inclusive por aqueles que não têm ou desconhecem ter a doença. A recomendação se aplica também às crianças, a partir dos três anos de idade. Já para os hipertensos, a verificação da pressão deve ser muito mais freqüente para o controle adequado da doença.

 

Hipertensão no Brasil: diagnóstico médico prévio de hipertensão arterial

No sexo masculino, as maiores freqüências foram observadas em Recife (22,5%), Belo Horizonte (22,7%) e Vitória (23,1%) e as menores em Florianópolis (14,9%), Palmas (14,9%) e Brasília (15,5%). Entre mulheres, as maiores freqüências foram observadas em Recife (26,8%), Salvador (27,3%) e Rio de Janeiro (28,0%) e as menores em Palmas (15,3%), Teresina (18,4%) e Manaus (19,2%).

 

Gênero

O levantamento aponta que mais mulheres (24,4%) do que homens (18,4%) referem o diagnóstico médico prévio de hipertensão arterial. Em ambos os sexos, o diagnóstico de hipertensão arterial se torna mais comum com a idade, alcançando cerca de 5% dos indivíduos entre os 18 e os 24 anos de idade e mais de 50% na faixa etária de 65 anos ou mais de idade.

FONTE: Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (Vigitel) do Ministério da Saúde.

 

Causas da hipertensão

Considera-se que a pessoa é hipertensa se, medindo a pressão arterial em repouso, obtêm-se valores acima de 140x90mmHg. Esses são os números de corte. Acima deles, a pressão é considerada elevada; abaixo, é normal. Esse valor independe da idade, tanto faz se a pessoa tem 20 ou 60 anos. Por isto, é tão importante medir a pressão regularmente. Como a hipertensão é uma doença assintomática, ela deve ser aferida regularmente, mesmo nas pessoas aparentemente livres da doença. “O intervalo entre uma medição e outra deve ser de no máximo um ano. Isso nos permite garantir um diagnóstico nas fases iniciais de uma eventual doença”, recomenda a médica.

Não se sabe ao certo a razão para o aparecimento da hipertensão arterial, mas fatores genéticos são os mais importantes, uma vez que a presença da mesma em um ou ambos os pais, já torna o filho um candidato a se tornar hipertenso também. Além disso, a hipertensão arterial tem características vasculares, neurológicas, nefrológicas, cardiológicas e endócrinas, o que a torna uma doença estudada e tratada por muitas especialidades médicas.

Do ponto de vista endocrinológico, sabemos que fatores hormonais são responsáveis pela redução da elasticidade dos vasos sangüíneos e, por conseguinte, pelo aumento da pressão arterial. A conseqüência, a longo prazo, é um trabalhoso esforço do coração para conseguir bombear o sangue nesse extenso leito vascular estreitado, exercendo uma atividade de musculação contínua, diária, exaustiva, fazendo com que a musculatura do coração sofra hipertrofia como o bíceps de um halterofilista.

O excesso de peso também é um dos fatores causais da hipertensão. Ele é responsável pelo aumento de 2 a 6 vezes do risco de hipertensão. Os hipertensos com excesso de peso devem seguir programas para redução de peso. Segundo as IV Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, o IMC, Índice de Massa Corporal, deve ser inferior a 25kg/m2  e a circunferência da cintura inferior a 94cm para homens e 80cm para mulheres. Uma redução de 5% a 10% do peso inicial já é capaz de baixar a pressão arterial.

 

A dieta do hipertenso

“Entre as influências nutricionais na hipertensão arterial o sal é sem dúvida o fator mais importante, uma vez que seu excesso na dieta influencia não somente o agravamento da doença, como concorre para uma maior incidência de hipertensos em uma população sadia. Logo, comer menos sal faz parte da prevenção da hipertensão arterial e também do seu tratamento”, explica a endocrinologista.

Comer porções normais de sal implica em dois cuidados: não o adicionar na comida pronta e cozinhar com pouco sal. “O ideal é que a pessoa ingira de 6g a 8g de sal por dia. Na verdade, se ela eliminar totalmente o sal no preparo das refeições, ainda assim estará ingerindo dois ou três gramas por dia, porque alguns alimentos já contêm um pouco sal em sua composição. Apesar de tais recomendações, a média de ingestão de sal dos brasileiros gira em torno de 15g”, diz a Dra. Ellen Paiva.

Quem come fora, regularmente, tem mais dificuldade para controlar o consumo de sal, mas sempre é possível fazê-lo. Não há a necessidade de abolir o sal da dieta do hipertenso, porque ele não interfere no tratamento, se a pessoa não exagerar no consumo. “Eliminar completamente o sal da dieta dificulta muito a vida dos hipertensos, pois é muito difícil conseguir a adesão dos pacientes à dieta e ao tratamento, se eles forem muito restritivos”, diz a endocrinologista.D

ados da Sociedade Brasileira de Hipertensão revelam que a adesão ao tratamento é muito difícil. Um ano após o diagnóstico de hipertensão, mais da metade dos pacientes abandona o tratamento. Daqueles que continuam a terapia, apenas 50% toma pelo menos 80% dos medicamentos prescritos. “Se as proibições forem muitas, o paciente não as tolera. Temos que orientá-lo a comer pouco sal de uma forma que sua dieta e sua vida não fiquem sem sabor”, diz a especialista.

 

5 passos para reduzir o consumo de sal

1. Use o mínimo de sal no preparo dos alimentos, substituindo-o por temperos naturais como alho, salsinha, cebola, orégano, hortelã, limão, manjericão, gengibre, coentro e cominho;

2. Evite temperos industrializados como ketchup, mostarda, molho shoyu e caldos concentrados. Atenção para o aditivo glutamato monossódico, utilizado em alguns condimentos e nas sopas de pacote;

3. Cuidado com as conservas como picles, azeitona, aspargo, patês e palmito, enlatados como extrato de tomate, milho e ervilha – alimentos conservados em sal e os salgadinhos como batata frita, amendoim salgado, cajuzinho.

4. Evite carnes salgadas como bacalhau, charque, carne-seca e defumados;

5. Nunca tenha um saleiro à mesa.

FONTE: Sociedade Brasileira de Hipertensão

 

Além dos cuidados em relação ao consumo de sal, o paciente hipertenso deve ser estimulado a seguir uma dieta balanceada, privilegiando frutas e verduras, carne magra, laticínios desnatados, grãos e cereais. Aumentar o consumo de potássio também auxilia o controle da pressão, isto pode ser feito através do aumento no consumo de frutas e verduras. “Uma dieta rica em vegetais e frutas contém 2 a 4g de potássio/dia e pode ser útil na redução da pressão e prevenção da hipertensão arterial. Os substitutos do sal contendo cloreto de potássio e menos cloreto de sódio (30% a 50%) são úteis para reduzir a ingestão de sódio e aumentar a de potássio”, diz a médica.

“A redução da ingestão de álcool também auxilia o controle da pressão arterial naquelas pessoas que consomem grandes quantidades de bebidas alcoólicas”, diz a Dra. Ellen Paiva, que também é nutróloga. A recomendação médica é a seguinte: para os consumidores de álcool, a ingestão de bebida alcoólica deve ser limitada a 30g álcool/dia contidas em 600 ml de cerveja (5% de álcool) ou 250 ml de vinho (12% de álcool) ou 60ml de destilados (whisky, vodka, aguardente – 50% de álcool). Este limite deve ser reduzido à metade para homens de baixo peso, mulheres e indivíduos com sobrepeso e/ou triglicérides elevados.

“É importante destacar que a dieta é apenas uma das medidas para controle da pressão do hipertenso. Ela deve ser acompanhada da adoção de outros hábitos de vida saudável, tais como: prática de atividade física regular, abandono do tabagismo, ingestão moderada de bebidas alcoólicas, controle do estresse e manutenção do tratamento medicamentoso, quando houver prescrição médica para tal”, diz a Dra. Ellen Paiva.

 

Recomendações dietéticas para hipertensos

Preferir:

- Alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados;

- Temperos naturais: limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha;

- Verduras, legumes, frutas, grãos e fibras;

- Peixes e aves preparadas sem pele;

- Produtos lácteos desnatados.

 

Limitar:

- Sal;

- Álcool;

- Gema de ovo: no máximo três/semana;

- Crustáceos;

- Margarinas, dando preferência às cremosas, alvarinas e ricas em fitosterol.

 

Evitar:

- Açúcares e doces;

- Frituras;

- Derivados de leite na forma integral, com gordura;

- Carnes vermelhas com gordura aparente e vísceras;

- Alimentos processados e industrializados: embutidos, conservas, enlatados, defumados e salgados de pacote.

 FONTE: Diretrizes AMB-CFM

 

 

O CITEN – Centro Integrado de Terapia Nutricional – é uma clínica voltada à terapia nutricional de doenças crônicas em nível ambulatorial. Está apta a atender adultos e crianças, pois conta com equipe multidisciplinar altamente qualificada composta por médicos, nutricionistas, psicólogos e psicanalistas, devidamente credenciados junto às sociedades e instituições de classe nacionais e internacionais.

 

Serviço

CITEN – Centro Integrado de Terapia Nutricional

Endereço: Rua Vergueiro, 2564.

Conjuntos 63 e 64

Vila Mariana

São Paulo-SP

CEP: 04102-000

Atendimento: De segunda a sexta.

Horário: 08h30min às 18h30min horas.

Telefone: (11) 5579 1561/5904 3273.

Site: www.citen.com.br

 

Informações

Márcia Wirth
Excelência em Comunicação
Tel: (11) 5041 6827/9394 3597
E-mail: wirthmarcia@uol.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nunca tive pressão alta, agora tem aumentado, tem alguma alimentação especial para que ela baixe?

NÃO FUMO,NÃO BEBO E ESTOU SEMPRE EM MOVIMENTO.NÃO TENHO CASOS REGISTRADOS NA FAMILIA.Á UMA SEMANA ATRÁS COMECEI Á SENTIR DORES DE CABEÇA ACIMA DA NUCA,FUI MEDIR MINHA PRESSÃ E O APARELHO INDICOU 17 POR 14,FUI ATÉ UM HOSPITAL PÚBLICO TOMEI UMA INJEÇÃO NA VEIA E UM CUMPRIMIDO,APOS ISSO MINHA PRESSÃO FOI PARA 12 POR 8 O MÉDICO NÃO ME INSTRUIU A PROCURAR NENHUM ESPECIALISTA.TENHO 42 ANOS,180 DE ALTURA PESO 95 KG.A QUEM DEVO PROCURAR?

Meus olhos ficaram vermelhos um deles ficou com sangue bastante visivel,fui ao medico mediu a pressão arterial estava 18,fui encaminhada ao oftalmico fui avaliada e disse que foi devido a pressão arterial tenho glaucoma e faço uso de colirio mesmo assim aconteceu esse problema,o medico orientou a procurar um clinico e um cardiologista,para evitar um avc,preciso de mais informações ha respeito desse assunto acima citado,agradeço atenção.

Tive um aumento significativo de pressão alta de 14.10 precisarei tomar algum medicamento para controle ou apenas a dieta alimentar,exercicios fisicos e controle se stress são necessários?Grata pela atenção!

tenho pressao alta descubri isto a uns dois anos estou fazendo de tudo que me foi receitado e ela nao baicha de 13/8 o que devo fazer estou indo ao medico regulamente

ainda sou muito jovem, tenho 22anos e tenho uma pressao de 18 gostava de saber kual o tipo de dieta a fazer…..
gostei muito detes decomentarios

Gostei muito dessa publicação. Tenho 28 anos, 1,83 e 100kg e estou fazendo tratamento para hipertensão há 1 semana. Minha pressão chegava a 16/9. Só com a reeducação alimentar e caminhadas diárias já estou me sentindo bem melhor e ainda perdi 4kg. Sem dúvida nenhuma, cuidados com a alimentação e exercícios físicos auxiliam muito no combate a esse mal.

Adorei o artigo, achei ele bastante completo no que se refere a hipetensão. Sou aluna de nutrição e adicionei algo mais a meus conhecimentos com ele.

Obrigada pela oportunidade.

tenho 44 anos e nunca tive problemas de pressao alta….adias por preocupaçao fuimedir e estava 18 por 10…que devo fazer para que ela se normalize????ja fui ao medico e ele me receitou um remedio… mas a pressao nao abaixa..agradeçoa atençao

Oi meu está com a pressao alta já a algum tempo, ela chega a 23/11,ele foi ao cardiologista, e ele esta com a aorta dilatada, estou desesperada, pois o medico falou que talvez ele nem aguente fazer o cateterismo, ele esta tomando 4 remédios mais msm assim a pressao dele não abasixa mais que 18/9…por favor me de alguma luz…obrigada

Tenho 35 anos, sempre tive a pressão 12×8, e agora esta sempre em 14×10 , 15×9, 16×12. o que deve fazer para baixar.
Altura :1,74 peso: 80 kgs.
Parentesco: minha mãe é hipertensa, ja teve um AVC.
Já fui em um especialista, que me recomendou medicamento
ramipril, que estou tomando a 4 dias, porem continuar a subir a pressão todos os dias.
Gostaria de saber o deve fazer para manter a pressão estavel, sem ter que tomar medicamentos.
desde ja agradeço pela atenção.

Tenho 61 ano, ultimamente estou tendo dor de cabeça temporária e minha visão uma vez por dia aparece varios
pontos semelhante a nuvens escuras por alguns instantes.
Tomo regularmente remedio de pressão duas veze ao dia.
Tomo regularmente 6 latas de cerveja por dia.
Me disseram que tomar agua e comer frutas e bom. Quais Frutas?

“Meu marido sempre teve pressão 12×8, não bebe, nem fuma, a mais ou menos dois anos fez um procedimento chamado braqueterapia (teve cancer de prostata)mas está curado, de lá para cá sua pressão esta alta mais ou menos 14×9, o que fazer é normal?Como seria uma dieta legal para ele fazer?

Adorei o artigo, muito interessante e esclarecedor. Sou hipertenso e descobrir coisas que ignorava! Gostaria de receber novidades através de meu Email.
Abraços,

Carlos Rímolo – Macaé-RJ- 13/06/2009.

Achei ótimo o artigo, sou estudando de nutrição e absorvi algumas coisas interessantes.

minha pressão 16 por 8
tenho uma ipetenção altissima
e adorei o artigo

Gostaria de receber mais artigos e informações sobre diabetes e hipertenção, tenho 48 anos de idade.
abraços
Luis Costa

Oi? bom eu tenho 25 anos a cerca de 1 mês fui faser uma entrevista de emprego e minha pressão estava alta o médico da empresa pediu para eu procurar um especialista fui ao hospital eles me deram um remédio e a pressão abaixou de la para cá ela sempre altera 14/9 16/10 13/8 ja redzir o sal e coeçei comer mas legumes e frutas que dev faser para ela voltar a estar sempre estvel???

Sou hipertensa, faço controle ,
mas estou acima do peso.
Sei que caminhada ajuda, mas adorei as dicas do site.

Olá! Parbéns pelo artido, muito informativo e objetivo ;)
A hipertensão tem afetado cada vez mais pessoas, e a minha mãe é uma delas… a pressão da minha mãe varia entre 14×9/ 16×9… Ela tem feito acompanhamento médico, exerc´cios físicos e uma dieta alimentar, mas ainda não normalizou quase nada, gostaria que vocês publicassem mais dicas ou sites que possam nos ajudar nessa batalha! Desde já muito obrigada pela atenção… E muita saúde a todos nós!

olá, sempre tive a pressão normal 12×8 mas de tres meses pra cá me senti com uma pressao no ouvido, fui medir e deu 14×9, tenho 33 anos, ela geralmente está 13×8, 14×9 e nunca 12×8, oque devo fazer? já posso me considerar um hipertenso?meu pai teve infarto com 51 anos, desde já meu agradecimento.

Por favor,quero saber mais sopre como cuida da saúde de uma pessoa com Hiprtencia.
Se possivel me mande por i-mail

olá adorei as informações e queria que vcs me enviasse mais detalhes sobre a Hipertenção….Pois sou hipertenda desde dos meus 23 anos…

OLÁ,ADOREI AS INFORMAÇÕES SOBRE PRESSÃO ALTA.
DESCOBRI QUE TINHA PRESSÃO ALTA FAZ UNS 3 ANOS,COMECEI A TOMAR REMEDIO HA UM ANO.TOMO TODOS OS CUIDADOS QUE DEVO TOMAR,PRATICO ATIVIDADE FISICA,NÃO BEBO,NÃO FUMO E TOMO TODOS OS DIAS MEU REMEDIO PRA PRESSÃO.É ISSO AI TEM QUE SE CUIDAR!!!

oiiii, gostei muito das informações, pois sou hipertensa , e sofri o a v c em 11/12/09 e busco informações sobre alimentação e todo a informação para minha recuperação, se possivel me informe obrigado.

sou hipertensa a 10 anos com o tempo minha pressão tem subido muito tomo medicamento mais mesmo assim ela sobetenho hipertrofia concentrica nas paredes do VE, ñ sei mais o que fazer estou engordando muito peço que me ajudem

tenho hipertrofia concentrica devido a hipertensão, cada dia eu engordo mais por favor me ajudem

Tenho hipertensão a 12 anos (controlada), faz uma semana que minha pressão aumentou para 16×10, mesmo tomando remédio ela não abaixa, o que devo fazer.

acabei de saber que tenho hipertensão, gostei de algumas informações sobre pressão alta,

oi tenho pressao de 15 por 11 por favor gostria de saber se e para me preocupar e se for qual a melhor dieta.obrigado

Excelente artigo, sempre minha pressão arterial foi baixa, o máximo 12 x 8, agora tem sido 13 x 10, 16 x 10, 13 x 9, 11 x 9,faço caminhadas regularmente todos os dias, 6 km uma hora por dia, sou advogado, tomo muito bebidas destiladas e cervejas, não fumo, e para um regime o médico me receitou sibutramina, e acredito q foi deste medicamento q já foi proibido na europa que fez esse descontrole com minha pressão arterial, no dia 11/07/2010, q fui ao hospital pela primeira vez por estar sentindo como uma bomba prestes a explodir, ai foi medida e deu 16 x 10, tomei uma injeção na hora e aquele comprimido sub lingual, e após meia hora baixou, hoje de novo 16 x10, o q faço, segunda feira irei a um conceituado cardiologista, estou mapeando as minhas pressões ora medida, espero alguma orientação pra expor ao médico cardio, com aquele medidor q fica 24 horas no paciente medindo a pressão arterial, o q + devo pedir ao especialista, muito obrigado, abraços ao Doutor

em tempo, minha idade 49 anos, peso: 89 kg, altura 1.75, vida agitada, com atividades sexuais diárias por horas, será este fato q esta causando a subida na pressão arterial, muito obrigado, abraços.

“meu marido tem 33anos i descobrimos q tem pressao alta entre 14×9 a 17×8 e ñ consegimos abaixar toma dois tipos de remedio por dia i oq me da mais medo é q nunca sente nada o q fazer? obrigada”

leia esta matéria sobre pressão alta, vamos fazer?bjs….

meu marido 57 anos a uma semana ele foi parar no medico com preçao 24×17 ficou la por tes dias . ele sai dela mas a preção estava 20×12 ja faz uma semana e a preçao dele não abaixa o que devo fazer muito obrigado

Gostei muito do artigo. Sou nutricionista e estou orientando minha mãe que é hipertensa com relação a sua alimentação. No caso dela o coração já foi atingido pois ela teve uma forte dor no peito que foi diagnosticada como uma lesão no músculo cardíaco devido a pressão alta. Acho que o fator emocional tb afeta muito. Gostaria de saber o que vc acha do componente piscológico no tratamento da hipertensão arterial. Desde já obrigado. Leticia

tenho 46 anos trabalho e estudo ultimamente minha P.A tem subido muito chegou a 24×14 gostaria de uma dieta ou o que devo fazer para normaliza_la confesso que estou com medo de um problema maior desde já agradeço.

Ola achei o artigo bastante objetivo com linguagem simples e direta. Muito bom mesmo adorei as informações estão dispostas de forma que a população compreenda a mensagem e dicas.

Tenho 30 anos,miha presão arterial é geralmente 14×09 mas chegou a subir 18×12.Quando tomo remédio controlado(calmante) ela normaliza para 11×7 12×8 independentemente de eu me alimentar bem ou não. Fico com medo de me aviciar em calmantes, passo vários meses sem tomalos, prefirindo ficar com a preção descontrolada. Gostaria de saber qual médico devo procurar ou atitude a se fazer.

TENHO PREÇÃO MUITO ALTA 24/11 TENHO 70 ANOS DE IDADE
FIZ EXAME DO CORAÇÃO MEDICO DISSE QUE TEM UMA PARTE DO CORÃO RUIM TRAbALHO E aind TENHO PREOCUPAÇÃO COM MINHA FIRMA QUE ESTA COM NOME DE MINHA FILHa????como devemos proceder para que abaixar esta presão??

Tenho 38 anos, e a semana passada descobri que a minha pressão aumentou exageradamente. Estava 17 por 9. Sinto muitos efeitos colaterais ao remédio, mas sei que tenho que me acostumar. Sou gordinha e preciso emagrecer alguns quilos.Vou fazer o possível pra me reeducar alimentarmente e fazer exercícios regularmente. bjs

Boa tarde! Hoje fui ao medico e levei o maior susto! minha pressão estava em 24×18, ele me mandou imediatamente para o hospital onde fui liberada apos medicação. Marquei uma consulta com uum cardiologista para essa semana. Tive pressão alta na gravidez da minha filha, mas depois nunca mais tive nada. Não sei o que pode ter acontecido para subir dessa forma,pois não estava sentindo nada.
Gostei muito da matéria, bastante objetiva.

as informações vão ser muito uteis para aumentar o ciclo de vida do ser humano.

achei muito bom as informações…faltou uma dieta mais explicita para os hipertenços
coma isso no café
coma isso no almoço
coma iss nos intervalos
coima isso no jantasr
etc etc

muito bom o artigo
vou imprimir pra seguir alguns conselhos
gostei

Parabens a todos achei brilhante todas as informaçoes.Assim aprendemos e ficamos atentos a tudo.

boa noite gostaria de saber porque quando a minha preção fica alta os meus olhos ficam vermelhos?

eu tenho 41 anos e sempre minha pressão foi 12 por 8, 11 po 7, e de uns dias para cá eu me senti mal, com dor de cabeça e as pernas bambas e o coração muito acelerado e tonturam fui medir minha pressão e ela está 13 por 8, o que devo fazer?]
desde já agradeço.

Parabens!! Informações de facil compreensão.
As Secretarias Municipais de todo País deviam
se preocupar mais com seus Municipes. Fiquei feliz com as informações, dá pra se ter uma vida normal apesar da Hipertensão.

Tenho 56 anos de idade.A minha tensão arterial já hegou aos 21/13 de pressão.tenho tomado Aldomet e Moduretic, mas mesmo assim não está abaixar. Diminui sal na minha dieta, dexei de usar bebidas acóolicas há uma semana. Digam-m o que deve fazer para normalizar a stuação? Obrigado.

Luanda-Angola,25/06/2011

Adorei o artigo, fiz 60 anos este mes junho, nunca tive problemas de pressão alta sempre 12/8,hoje está com 20 dias que tive uma forte dor de cabeça acima da nuca fui ao pronto sococoro e minha pressão estava 19/9,fui ao cardiologista e agoro tomo remedio para pressão.

Incrível… tenho 32 anos, 1,85 e peso 98kg. Nunca tive pressão alta, pratico esportes 3x por semana, não bebo e não fumo.
Tomo cáfe com frequencia, será que pode ser ?
Bom..o fato é que depois que comecei a construir e marquei o casamento para dezembro… o bicho pegou… minha pressão esta sempre 16,10.

Enquanto não sentia os sintomas não não me ocorrerá a possibilidade de ser hipertenso.Agora que sinto reconheço a necessidade de cuidados que não os tive antes,tais como alimentação,falta de atividade fisica etc… Fumei durante 14 anos,fazem 27 anos que deixei de fumar,mastenho convicção que isto também contribuiu.
Trabalho com representação e as vezes o nivel do stress eleva-se sem que eu queira,em fução do relacionamento e das atividades inerentes. O que pode recomendar com relação ao trabalho.
Obrigado pela informações. elas,tenho certeza irão me ajudar em muito.

Grato.

Gostei das informações contidas no artigo, isso confirmou o que eu tenho lido a repeito do assuto, depois que por acaso descobri minha pressão arterial acima do normal.Agora lendo repetidas veses o mesmo conteúdo, me remete a um aprendizado de uma postura correta tanto na alimentação quanto no modo de vida, que já estou tentando por em prática.

Adorei este site.
Sempre tive pressão baixa demais, 10×8, quando chegava a 12×8 já começava a passar mal, trabalhe durante 14 anos em uma Empresa onde gostava muito, o ano passado pedi para sair pois a empresa não estava indo muito bem, fiquei durante 10 meses em casa desempregada cuidando da minha filha e fazendo artsanado na parte da tarde e hidroginástica à noite, estava gostando de levar esta vida, à três meses comecei a trabalhar em um Hospital na Entrevista minha pressão já estava 14×9 estes dias fui medir estava 20×13 a única coisa que senti foi minha vista começar a embaralhar, estou preocupada minha mão era Hipertensa, tenho 1:59 estou com 76 kilos comecei fazer dieta estou preocupada.

Os comentários estão encerrados.