Esteatose hepática – doença gordurosa do fígado

Dados da Vigilância de Fatores de Risco à Saúde do Governo Federal, Vigitel, divulgados no dia 15 de março, com destaque nos mais importantes veículos de comunicação do País, mostram que 43% dos brasileiros têm excesso de peso e, destes, 11,4% são obesos. Muito se fala das doenças que a obesidade pode causar, mas uma delas, é quase sempre esquecida: a esteatose ou doença gordurosa do fígado.

O fígado é um órgão que sofre calado. Quando mal tratado pela ingestão abusiva de alimentos gordurosos pode ser acometido por essa doença que aumenta assustadoramente em todo o mundo, inclusive no Brasil, e já é considerada um problema de saúde pública.

Estamos em uma boa época para advertir a população em geral sobre os males da obesidade. Com a proximidade da Páscoa, aumenta o consumo de chocolate em todas as faixas etárias e em diferentes camadas sociais da população. Em excesso, é um dos fatores que leva ao sobrepeso e, consequentemente, poderá levar o indivíduo, em alguns casos, a desenvolver a esteato-hepatite.

Conhecida popularmente como gordura no fígado, por ser uma doença silenciosa, assintomática é perigosa e até mesmo fatal. O acúmulo de gordura no fígado, mesmo sem ingestão alcoólica, pode causar cirrose e, em alguns casos, até mesmo câncer de fígado.

Sabe-se que a esteato-hepatite acomete crianças acima dos 10 anos de idade, como também adultos situados na faixa etária entre 20 e 60 anos. O sexo feminino é o mais comprometido (60 a 80%) e mulheres diabéticas com idade superior a 50 anos teriam um maior risco de desenvolver a doença.

 
Você sabia que a gordura infiltra e lesa seu fígado?

O acúmulo de gotículas de gordura dentro das células do fígado é a mais freqüente alteração do órgão, causando a esteatose.

A chamada “doença gordurosa do fígado”, também conhecida como esteatose ou esteato-hepatite, está presente em indivíduos obesos, com colesterol ou triglicérides elevados ou com diabetes. Por ser uma doença silenciosa, pode ser perigosa e até mesmo fatal. O acúmulo de gordura no fígado, mesmo sem ingestão alcoólica, pode causar cirrose e, em alguns casos, até mesmo câncer de fígado.

É a alteração no fígado mais freqüente em todo o mundo, ocorrendo em crianças e adultos. Nos EUA, onde a população engordou muito, é conhecida como fatty liver (fígado gorduroso), estando presente em 20% da população geral e em até 40% das pessoas a partir de 50 anos! É potencialmente reversível, se suas causas forem diagnosticadas e corrigidas. Por outro lado, se progredir e se associar a um pouco de inflamação, causa cirrose em 15 a 20% dos casos, ao longo dos anos. Causando cirrose, pode também causar câncer do fígado.

A possibilidade de esteatose torna-se ainda mais preocupante, no Brasil, pelo significativo aumento da taxa de crianças e jovens com excesso de peso nos últimos 28 anos, alcançando já 16,7% na faixa de 10 a 19 anos de idade. Isto corresponde a 5,9 milhões de jovens, segundo dados recentes do IBGE. Além disso, 43% dos brasileiros têm excesso de peso, 11% estão obesos, e quase 30% dos adultos são sedentários.

Nas pessoas com o “fígado gorduroso”, há um fenômeno chamado “resistência insulínica”, que desencadeia a infiltração de gotículas de gordura nas células do fígado e vários mecanismos imunológicos que levam à lesão das mesmas, como se elas fossem corpos estranhos ao organismo, provocando o surgimento de inflamação e cicatrizes. Daí pode advir a cirrose.

A esteatose hepática está, pois, frequentemente associada à “Síndrome metabólica”, cujos principais componentes são a obesidade central (em que a gordura se acumula predominantemente no abdome), o diabetes tipo 2, a dislipidemia (aumento do colesterol ou dos triglicérides) e a hipertensão arterial.

Os tratamentos indicados para este tipo de doença são a perda de peso a partir de uma dieta elaborada, os exercícios físicos regulares e moderados e se necessário, correção dos níveis da glicose (se há diabetes), colesterol e triglicérides com a ajuda de medicamentos. Vários outros medicamentos estão sendo pesquisados para o controle da “doença gordurosa do fígado”.

Conheça o livro foi inspirado nesta matéria

Livro Fígado Gorduroso, uma abordadem pedagógica.

Organizado por Marcos Vinhal, o livro conta com a participação de endocrinologistas, hepatologistas, nutricionistas e educadores físicos e tem como objetivo promover a discussão e sistematizar o conhecimento acerca da doença Estateose Hepática, de forma didática e infomativa.

Disponível para vendas no site da Editora Thesaurus, por R$ 30,00.

Diretoria:

Dr. João Galizzi Filho, médico hepatologista, reside e tem consultório em Belo Horizonte, Presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia (biênio 2005-2007), formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da U.F.M.G., Especialista em Hepatologia pela Universidade de Londres, Inglaterra (Serviço da Profa. Sheila Sherlock), Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da U.F.M.G., Mestre em Medicina Tropical pela U.F.M.G., Membro Titular da Academia Mineira de Medicina.

Prof. Dr. Hoel Sette, médico hepatologista, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia (biênio 2005-2007), formado em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco em 1970, pós-doutorado em hepatologia na Universidade de Londres no Kings College School of Medicine, médico assistente da Divisão de Clínica Cirúrgica I do Serviço de Cirurgia de Fígado do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Dra. Edna Strauss, hepatologista, professora da Faculdade de Medicina da USP, onde dá aulas no curso de pós-graduação. Ela presidiu o XVIII Congresso Brasileiro de Hepatologia. É representante da Sociedade Brasileira de Hepatologia junto à Associação Médica Brasileira, membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Hepatologia, que presidiu até 20 de outubro de 2005. Reside e tem consultório em São Paulo, capital.

Dr. Ângelo Alves de Mattos, médico hepatologista, Presidente Eleito da Sociedade Brasileira de Hepatologia (biênio 2007-2009), formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação Universitária de Rio Grande, Residência Médica em Gastroenterologia pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA), Mestrado em Gastroenterologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutorado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina, Livre Docente em Gastroenterologia pela FFFCMPA, Professor Titular da Disciplina de Gastroenterologia da FFFCMPA e Professor Titular do Curso de Pós-Graduação em Hepatologia da FFFCMPA. Reside e tem consultório em Porto Alegre, RS.

MAJMALUF Assessoria de Comunicação
Rua Paes de Araujo, 29. Cj.103
CEP. 04531-090 São Paulo SP
É : (11) 3078-4690 – FAX: (11) 3168-4189
e-mail: majmaluf@uol.com.br
site: www.majmaluf.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Descobri que sou portador de Esteatose há pelo menos dez anos. Porém, todos os médicos que já fui, dizem que não há tratamento. Assim, pretendo procurar um hepatologista para novas orientações.
Gostaria, se possível, de indicação de médico (hepatologista) com convênio com a cassi (Rio de Janeiro/Niterói).
Obrigado, Marcos Ferreira.

DESCOBRI QUE ESTOU COM ESTEATOSE HETÁTICA NÃO ALCOOLICA E GOSTARIA DE SABER QUAIS OS TIPOS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS QUE POSSO FAZER PARA AJUDAR NA PERDA DE PÊSO E SE POSSIVEL UMA DIETA.

DESDE JÁ AGRADEÇO.

descobrique estou com esteatose.tomo 7 comprimidos por dia em rezao de depressao e disrritmia,procurei um gastro quer me mandsou para uma nutricionista,que me passou uma dita de 1200calorias por dia e sem nenhum tipo de gordura.tenho 42 anos ,nunca bebi nem fumei ,mas já fiz cirurgia de vesicula há 10 anos atras.estou bastante preocupada ,gostaria de mais informações.obrigada

Tenho 38 anos, e agora descobri que estou com esteatose hepática, gostaria de saber o tipo de dieta que inclua frutas e saladas. E o que não posso comer,paranão alimentar esta gordura no meu fígado.

estou com 46 anos e descobri que estou com esteatose hepática e junto descobri que também foi notificado para mim uma diabetes que no momento esta 112.estou me cuidando mas eu gostaria mais informações e como posso fazer uma dieta certa para que eu possa conviver com essas doenças.

tenho, 41 anos fui ao médico, porque tive dores horríveis. descobri através do diagnóstico do médico que estou com esteatose hepática, gostaria de informações de como me alimentar, que tipo de dieta fazer.

O que é esteatose grau II?Tenho 43 anos e descobri que a tenho em exames de rotina,solicitado pelo gastro por ter refluxo.E que estou diabética(257)Gostaria de uma explicação mais detalhada sobre o que é,na verdade ja pesquisei e sei,o que preciso saber é qualo tratamento.Tem esse tratamento?e com relção a diabetes,como posso me informar sobre a redução do estômago(nãsou obesa,mas ouvi que essa cirurgia tem dado resultado para os diabeticos,que se livram da doença.Em Recife existe algum especialista para me informa melhor sobre esse procedimento?que informações preciso receber para me inteirar totalmente do meu problema?Obrigada.

A gordura no figado em começo tem cura? qual remedio especalizado para esse tipo de problema? Por onde começar por favor me mandem a resposta estou na espera muito obrigada.

Tenho 36 anos, e descobri que tenho gordura no fígado. Gostaria de saber que tipo de dieta devo fazer. Que tipo de frutas e legumes são recomendáveis? Pode se tomar algum chá? POr exemplo: Boldo do Chile, carqueja?

Eu tenho esteatose hepatica 2, qual melhor alimentação e tipo de cha´.

Eu tenho esteatose hepática 2, tomo remedio recomendado pelo medico,mas quero saber qual amelhor alimentação e se cha de alumã e carqueja e importante.

Meu marido tem 59 anos e está com esteatose moderada no fígado, triglicérides e colesterol e também a testosterona baixa, não bebe e quase nunca tomou remédio, está obeso. Gostaria de saber se com dieta, chás tipo boldo do chile e exercícios físicos este quadro é reversível.
Obrigado

Tenho esteatose e gostaria de saber qual médico devo procurar.

TENHO 33 ANOS,DESCOBRI QUE TENHO ESTEATO HEPATITE NÃO ALCOOLICA, DEPOIS DE UM MES DE CIRURGIA DE REDUÇAO DE ESTOMAGO.FIQUEI 16 DIAS INTERNADA COM TGO E TGP MUITO ALTERADOS.AGORA JA MELHOREI UM POUCO MAIS AINDA É GRAVE.JA EMAGRECI 23 KILOS.MAS O FIGADO TA BEM GORDUROSO.
O MEDICO DIZ QUE NÃO POSSO FAZER ESFORÇO ALGUM E NEM EXERCICIO. MAS TODO LUGAR QUE LEIO A RESPEITO DIZ QUE TEM QUE FAZER EXERCICIO.GOSTARIA DE SABE MAIS SOBRE ISSO.O MEDICO QUE ME TRATA É INFECTOLOGISTA.

A gordura no figado em começo tem cura?

Tenho esteatose hepática e faço tratamento ha um ano e 7 meses, tomo varios tipos de medicamentos: Xenical, Cloridrato de metformina, vitamina C, omeprazol e agora recentemente foi acrescentado outro medicamento o Ursacol ja perdi 12 kg desde o começo do tratamento, no entanto as taxas continuam altas, nao sei mais o que fazer. Li um varios lugares que não existe medicamentos, alguem poderia me dizer se estou tomando remédios em vão e só prejudicando ainda mais o meu fígado que ja está bastante comprometido?

TENHO 40ANOS A´2ANOS ESTOU TOMANDO HORMONIOS PORQUE EU FIZ ESTERILIZACAO DE TRONPAS EESTAVA COM DESCONTROLE MENSTRUAL SERA QUE ISTO ME LEVOU A TER GORDURA NO FIGADO TENHO MUITAS DORES NAS COSTA E NO ABDOMEM OBS APLICO A INJESAO CONTRACEPT ESSE TIPO DE HORMONIO PODE ALTERAR MAIS A GORDURA

Fiz uma ultrassonografia como exame pré-operatório para uma cirurgia de redução do estomago e foi detectado uma esteatose hepática grauIII, gostaria de saber que medicamentos posso tomar e como devo proceder no tratamento pois sou cardiopata com 7 stents nas coronárias, diabética e hipertensa. Tenho 52 anos, mas não estou disposta a morrer ainda. Voces podem me ajudar? Poderei ainda fazer a cirurgia do estomago sem correr mais riscos de vida? Obrigada

Descobri há 1 ano que tenho esteatose hepática através de exame de rotina (ultrasom)e exame de sangue (TGP e TGO).Embora já fosse magra (57 kg)tive que perder peso, mudando a alimentação, nada de gorduras, doces e álcool, durante 7 meses, com a dieta perdi 8 kgs. Além da dieta e atividade físca fiz uso de vitamina E e vitamina C. Quatro meses depois fiz novos exames e graças a Deus consegui baixar as taxas de TGP de 96 para 26.e o ultrasom não deu mais esteatose. Mas não posso relaxar, de 6 em 6 meses tenho que fazer novos exames de acompanhamento.

desejo saber qual o remedio que devo tomar, pois estou com esteatose hepática incipiente.
antecipo meus agradecimentos.

Maria lourdes de Araujo

tenho 39 anos.
ha um mes descobri que sou portadora de esteatose hepatica grau 2.,gostaria de saber mais sobre o tratamento e que tipo de dieta eu devo fazer.

Minha mãe tem 64 anos e numa ultrassom descobriu que tem esteatose hepática grau II eu queria saber se essa doença é muito perigosa e quais os tratamentos adequados,como deve ser sua alimentação,se existe remédios para esse problema pois eu como filho estou muito triste com essa situaçao e tenho medo de perdê-la.O incrivel é que ela nunca fumou e nunca consumiu bebidas alcolicas.Ela ainda irá entregar o resultado da ultrasson ao médico pois eu fiquei sabendo ao abrir o resultado em casa por curiosidade.Ela já começou a mudar sua alimentação mas ainda consome feijão e macarrão esses alimentos ´tem problemas em ser consumidos por ela?por favor me respondam.

Eu tenho esteatose hepatica 2, qual melhor alimentação e tipo de cha´.

oi eu queria saber qual ea alimentaçao que eu poderia comer quando a pessoa estacom essa doença

Tenho 57 anos não bebo, ex-fumante ha 5 anos e evito comidas gordurosas. Tenho 1,74mts. e peso 94 Kgs., constituição fisica normolinea e não pratico esportes, mas ando com frequencia. Já tive ACV com implante de stend na coronária esquerda e tomo sinvastatina 20mg, balcor 60mg e bufferin cardio.
No exame de sangue de 07-11-07 os resultados foram Hemograma-dentro dos limites, Triglicerides = 161 mg/dl, Amilase = 37 UL, Gama GT = 34 UL, Colesterol = 210 mg/DL, Acido Urico = 5,7 mg/DL, HDL-Coleterol = 35 mg/DL, CPK = 119 U/L, LDL-Colesterol 142 mg/DL e Glicose Jejum 86 mg/DL. O medico recomendou apenas reduzir o consumo de embutidos e comidas gordurosas, porem disse não haver medicamento para a redução da esteatose que foi diagnosticada em exame de ultrasonografia tambem em 07-11-07.
Pergunto : Existe algum medicamento para redução ou cura da esteatose? Se tiver, qual o nome e dosagem para o meu caso.

Tenho 40 anos , 1.78 altura e atualmente 112kg,(Antes de iniciar essa dieta 121 kg)
Iniciei uma dieta a dois mese com uma nutricionista, podem de uns tempos para cá , começei a ter muitos vomites, normalmente no final do dia, procurei um medico,que com algun exames de sangue descobriu que estou com hepatite A e esteatose, porém tenho muita dor de estomago, gostaria de saber uma dieta leva que posso seguir , que me auxilie na perda de peso e me ajuda a reduzir as dores no estomago e figado.
outras taxas estão normal
colesterol 173,trigliceridio 163,açucar 78

Tenho 40 anos , 1.78 altura e atualmente 112kg,(Antes de iniciar essa dieta 121 kg)
Iniciei uma dieta a dois mese com uma nutricionista, podem de uns tempos para cá , começei a ter muitos vomites, normalmente no final do dia, procurei um medico,que com algun exames de sangue descobriu que estou com hepatite A e esteatose, porém tenho muita dor de estomago, gostaria de saber uma dieta leva que possa seguir , que me auxilie na perda de peso e me ajuda a reduzir as dores no estomago e figado.
outras taxas estão normal
colesterol 173,trigliceridio 163,açucar 78

tenho esteatose hepatica leve,esta doença tem cura? o que devo fazer para acabar com esta doença,quais os alimentos e medicamentos nao posso usar,é necessario emagrecer,mesmo mudando a alimentação nao resolve?

Meu tio 48 anos, está com Esteatose Hepatica não alcoolica de 3° grau. Está doença tem cura? Qual o tratamento recomendado?
Grata desde já.

tenho 43 anos e acabei de descobrir que tenho Esteatose Hepatica grau 1 gostaria de saber se hoje 20 de dezembro de 2007 ja existe algum tratamento eficaz para esta doença tenho 1.76 de altura e peso 92 kilos e qual a alimentaçao que
devo fazer para nao agravar ainda mais meu problema obrigado desde ja
Gilmar P.M.Sanches

Estou com Esteatose Hepatica leve ,tenho 68 anos,faço atividades fisica como:Pilates , dança de salão, hidro-ginastica e queria saber que devo fazer para não agravar meu problema.Esta doença tem cura? que medicamento devo tomar? obrigado desde já,

Maria Josè Santos

sou diabética e estou com esteatose hepatica. Gostaria de saber qual dieta devo seguir. Tomo 30 unidades de insulina de manha e 15 a tarde. Tenho 54 anos.

Aguardo retorno
Obrigada
Sonia

ao fazer uma ultrasom para diagnosticar uma dor descobrir q tenho gordura no figado de segundo grau e peras nos rins, procurei o medico isse q ñ era nada serio mais tenho medo pois tenho um sitomas estranhos as vezes nauseas senssaçao de desmaaio boca cheia de aqua sempre q estou dormindo senssaçoes horriveis por favor tenhe um cha ou remedii pra q eu tome? agradce cascildae

A minha mãe descobriu através de uma ultrassono-
grafia, que está com gordura no fígado, está so-
frendo com muito mal estar, e o fígado aumenta-
do, está perdendo o apetite, e o médico não lhe
indicou nenhum tipo de tratamento. Gostaria de
uma orientação à respeito de uma dieta que a a-
jude, sobre o que ela deve comer para reduzir es-
sa gordura.
Obrigado

a todos, estamos na mesma barca, tenho 45 anos, enzimas hepáticas elevadas, não diabetico, no momento estou apatico a exercicio fisico, leio muito sobre saúde. sempre ao médico, pergunto, debato, debato. para os não diabéticos, pelo que percebi, é melhora ou cura da asteastose, é alimentação a base de vegetais, evitar gorduras, certos tipos de carnes, abuso de alcool, fazer caminhada no minimo 3 x por semana, se possivel, no inicio, tratamento adjuvante a base de vit. e, b, silimarina, metionina, acetil colina, alguns chás. mas antes, fazer avaliação médica, com profissional da área e cardiologista. alimentação bem balanceada, exercicio, desintoxicação hepática, mudar os habitos de vida , não havendo fatores hereditários, tem tudo para baixar para normal ou tolerado , essas alteraçoes, figado gosta de descanso , um pouco de doce a consultar um nutricionista, exercicios diarios, quando vocé canalisa isso em sua mente, o problema pode até agravar.

abraços a todos, e boa sorte, faça isso e depois me liga dai uns 60 a 90 dias, façam exames de sanque, sob receita, e me dé uma boa noticia. 73.3294.5971 , itamaraju-ba

eu tenho 32 anos e tenho doença no figado eu levei um figado novo e eu gostaria saber se eu posso ter filhos?

tenho esteatose quais os alimentos que devo evitar de comer,quais posso comer sem medo,esteatose leve tem cura ,vou poder me livrar disto,meu pai tem cirrose alcolica será ereditario,mas eu nao bebo ,me da uma dicas bebo leite com fibras e proteinas esta errado,granola,como carne todo dia ,oque devo fazer para diminuir?

gostaria de alguma orientaçao sobre os medicamentos para esteatose hep. grau 2.

Hoje 14/01/08 descobri que estou com esteatose hepática incipiente. Gostaria de saber qual o tratamento? Já que em pesquisas descobri que o portador tem que perder peso, pois essa é uma doença relacinada a obesidade, só que eu não tenho problemas com a balança, pois tenho 1.55 de altura e peso 48kg. Então o que fazer? Também estou com suspeita de hepatite auto-imune, na próxima semama vou biopsiar para tirar a dúvida. Existe alguma relação entre essas doenças? Se existe, qual o tratamento?

Descobri que estou com esteatose grau 1, como todos gostaria de saber que exercicios fazer e o que comer para eliminar esta gordora no fígado tenho 50 anos l.69 altura e peso 76 kilos, comecei a fezer caminhadas tres vezes por semana
obrigada

Olá tudo bem, descobri a pouco tempo que estou com “esteatose hepática”,mas sem diabetes,colesterol;triglicerídios (elevação nas taxas respectivamentes)e não tenho hipertensão arterial;notadamente tive aumento no peso corporal em pouco tempo.A questão é desde o meu período quando criança faço uso de analgésicos quase que continuamente,inclusive com o uso e abuso de “Tylenol – Paracetamol”(crises de enxaquecas), o que questiono se há alguma relação com o aparecimento da “esteatose” e o uso do Paracetamol,no meu caso é lógico.
Muito Obrigado.

BOA NOITE!
TENHO PLANO DE SAÚDE PARTICULAR COM A UNIMED, E É NACIONAL.
MORO EM SANTANA-AP
TENHO 32 ANOS E 75KG E 1.60 L
DESDE 1995 TENHO O TGO E TGP ALTERADOS.
ATUALMENTE O TGO ESTÁ – 53.0 U/L
TGP ESTÁ – 156.0 U/L
GLICOSE 282,0 MG %
HEMOGLOBINA GLICOSILADA 6.5 %
GLICOSE POS-PRANDIAL 380,0 MG %
REALIZEI ESTES EXAMES NA SEMANA PASSADA EM UM LABORATÓRIO,E NESTA NOVAMENTE EM OUTRO LABORATÓRIO.
SINTO CONSTANTEMENTE ENXAQUECA E CANSAÇO…NEM CEFALIUM 600 MG ESTÁ FAZENDO EFEITO…
PARA QUE ESPECIALISTA DEVO LEVAR ESTES EXAMES???

OS MÉDICOS NUNCA SABEM DAR NENHUMA INFORMAÇÃO…
ESTOU PREOCUPADA…
MUITO OBRIGADA!
BJS E ABÇS

Meu marido tem 35 anos e recentemente descobriu, através de ultrason, que possui esteatose hepática. Gostaria de saber se há cura para essa doença? Quais os alimentos que devem fazer parte de sua alimentação? Ele bebe somente no final de semana.
Por favor, Preciso de um esclarecimento mais detalhado.
Muito obrigada
Marilena Miranda Tavares

Oi gostaria de saber qual é o médico mais indicado para o tratamento da esteatose hepatica, se há alguma recomendação dietética e se os medicamentos são recomendados para diminuir esta gordura acumulada.

tenho esteatose hapatica e no pancreas, não posso fazer exercícios porque tenho arretimia cardiaca e pressão muito baixa. Como devo conduzir o meu tratamento? tomo vários remédios para dor neuropatica . não sei o que fazer

fiz uma ultrassom e o medico mim comunicou que o meu figado esta muito gordo e que eu preciso procurar um endocrinologista pois tenho 1,66 e peso 96kg ja fiz varios tratamentos para emagrecer e nenhum deles tive exito ja tomeu durante 08 meses xenical e sibutramina e agora estou sentindo muita dor nas costa e uma incomodacao do meu lado direito proximo d aminha cintura e ja nao sei o que fazer.voces podem mim ajudar por favor e sou muito anciosa.

Bom dia,
Tenho 44 anos e acabei de descobrir que tenho Esteatose Hepatica leve e gostaria de saber se ja existe algum tratamento eficaz para esta doença, nunca tiver problema com colasterol e nem trigliceres, tenho diabettes tipo 2 na faixa de 165, que na minha ultima gravides apareceu e depois e 9 meses que meu filho nasceu ela voltou,tenho me sentido sem animo, com enjoos,cansada,sem apetite e quando sinto cheiro de comida me da enjoo e ate nauseas, dor na nuca que so passa se eu tomar novalgina, dor no estomago devido a uma gastrite e hernia de hiato, tenho 1.56 de altura e peso 67 kilos e qual o tipo de alimentaçao que devo fazer para nao agravar ainda mais meu problema.
Gostaria de saber se há cura para essa doença? Quais os alimentos que devem fazer parte da minha alimentação?
Tenho uma alimentação não gordurosa, bebo muito leite, e estava tomando muito chá verde, isso faz alguma diferença? pois fritura na minha casa é raro, carne com gordura nunca ate frango é sem pele, faço carnes cozidas ou assadas.
Se ha risco de contaminação?
Estou sentindo dor nas costa e uma incomodacao do meu lado direito proximo da minha cintura.
Estou muito preocupada pois peguei meu exame dia 24/01/2008 ( ultrason )e o que eu ja li, não me agradou muito!!!
Peço ajuda o mais rapido possivel.
Agradeço desde ja a atenção de voces.

Tenho 53 anos e ontem recebi o resultado de uma ultra-sonografia abdominal total e a impressão diagnóstica foi: Hepatomegalia – Esteatose Hepática.Não sou alcólatra,mas tenho dislipidemia, faço uso de medicamentos para este problema. Gostaria de saber se esta doença é contagiosa, e quais os alimentos que posso ingerir, pois alem das doenças acima citadas ainda tenho artrite, e ácido úrico elevado.
Peço ajuda o mais rápido possível e desde ja agradeço-lhe a atenção.

Tenho 53 anos. Tenho dislipidemia, ácido úrico elevado(7), gastrite, hérnia de hiato e artrite. Ontem recebi o seguinte resultado de uma ultra sonografia abdominal : hapatomegalia, esteatose hepática.Ainda não conversei com o médico,mas estou preocupada principalmente em como devo me alimentar. Gostaria de saber se esta doença tem cura, se é contagiosa e que tipo de especialista devo procurar. Por favor me oriente o quanto antes.
Agradeço desde já a vossa atenção.

meu marido descobriu a 2 meses que o tgp estava 79 tomou remédio por 30 dias e repetiu os exames deu 87 e o médico ficou preocupado ele pediu uma ultra som, eu não sei o que fazer para ajuda-lo ele tem 39 anos 1,80 esta 8 kg acima do peso não faz dieta e muito menos caminhadas qual os alimentos que podem fazer parte de uma alimentação balanceada e chá de camomila e verde é bom ? por favor me ajudem agradeço pela atenção.

Ha mais de 10 anos descobri que tenho esteatose(gordura no figado), e tbem nao tenho mais vesicula, nao me importei e continuei comendo tudo que nao devia, muita frituras, massas, mas ha um mes, tive que ser submetida com urgencia a uma cirurgia de apendicite grau 4, depois disso comecei a sentir muito mal, meu estomago nao tem aceitado qualquer coisa, qdo me alimento meu estomago fica enorme me sinto pessima, e tenho horriveis dores de cabeça, meu trigliceres chegou a 1.284, tenho colesterol, diabetes e hipertenção, estou angustiada, queria orientações sobre alimentação, faço uso de atenolol, lip less, metformina e paroxetina, estou perdida e precisando de ajuda, help, agradeço a atenção

Tenho gordura no figado tipo 1 o que não devo comer.

tenho esteatose e excesso de cobre o que devo comer e evitar, esteatose tem cura ?

A cerca de trêis meses descobri que tenho esteatose, meu médico me receitou “SILIMARINA 60 Mg” duas vezes ao dia, fiz o tratamento “certinho”, mas me surgiu um reumatismo, e comecei a beber “DORFLEX”, o médico disse, para mudar e tomar “PARACETAMOL 750 Mg”, pesquisei na internet, e fiquei sabendo que faz mal para o ficado, sera que perdi o tratamento?

TENHO 49 ANOS E DESCOBRIR EM MARÇO DE 2007 QUE TINHA ESTEATOSE HEPATICA GRAU 1 E STATUS POS-COLECISTECTOMIA, TOMEI UMA MEDICAÇAO E SENTI MELHOR MAS NAO FIZ TRATAMENTO AGORA ESTOU BEM MAIS GORDA O ESTOMAGO BEM ALTO E MUITA DOR NAO BEBO ME FALA SOBRE O TRATAMETO E SUAS CONSEGUENCIA.

Ha mais de 1 ano descobri que tenho esteatose(gordura no figado), comecei a sentir muito mal, meu estomago nao tem aceitado qualquer coisa, qdo me alimento meu estomago fica enorme me sinto mal, estou angustiado, queria orientações sobre alimentação, gostaria de saber o que devo tomar, a um colega o médico indicou SILIMARIA feito em uma farmacia de manipulação,devo fazer o mesmo? estou perdido, meu plano de saúde foi cancelado, preciso de ajuda, agradeço a atenção

Após exames, depois de ter solicitado a vários médicos, pois desconfiava ter algum problema no fígado, somente foi pedido por aparecer algo estranho em exames de sangue. Fiz e a conclusão foi, esteose hepática, grau 2 (colecistomia), Venho tratanto a dois anos e continuo na mesma, não sou obesa, + neste período senti um aumento na parte abdominal. Uso Cloridrato de metformina 500 mg, pois sou portadora de: espondilite anquilosante, descobriram a 28 anos,tenho pressão, colesterol e trigliceres altos e glicose com pequena alteração. Se necessário vou a procura de um bom especialista, de preferência onde moro, Goiânia -GO ou no Rio de Janeiro onde tenho uma filha.Meu plano de saúde é GEAP-funcionários públicos Federais. Faço exame de 6 em 6 meses, por favor mande-me uma luz, tenho confiança em Deus e na Medicina.

ESTOU COM ESTEATOSE GRAU II NÃO ALCOOLICA HÁ 8 ANOS, TENHO 51 ANOS, PRESSÃO ARTERIAL BOA 11X7,COLESTEROL E TRIGLICERIDES ALTO, PROCUREI O MÉDICO E ME ORIENTOU QUE FIZESSE EXERCÍCIO FÍSICO, CONTROLE ALIMENTAR E USO DO MEDICAMENTO: LIP LESS A BASE DE CIPROCIDRATO. SEGUI AS ORIENTAÇÕES APÓS 1 ANO O TRIGLICERIRES E COLESTEROL VOLTARAM AO NORMAL. PORÉM O PROBLEMA NÃO DESAPARECEU, CONTINUA GRAU II, POR FAVOR PEÇO POR GENTILEZA UMA ORIENTAÇÃO, QUE DEUS POSSA ABENÇOA-LHOS PODEROSAMENTE.

MAX

tenho 50 anos sinto muitas dores fiz exames e o medico mim disse que meu figado estar muito grande e com esteatose grau II/III mais nao mim explicou o que e direito estou com medo porque nao bebo, nao fumo nao sei o que fazer se voces puderem mim ajudar ficarei grata. preciso saber o que comer, que exercicio fazer pofavor mim ajudem obrigada

DESCOBRI QUE ESTOU COM ESTEATOSE HETÁTICA NÃO ALCOOLICA E GOSTARIA DE SABER QUAIS OS TIPOS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS QUE POSSO FAZER PARA AJUDAR NA PERDA DE PÊSO E SE POSSIVEL UMA DIETA.

DESDE JÁ AGRADEÇO.

fiz uma ultrassonagrafia e constatou uma esteatose jepática leve e colecistectomia previa,não sei o que é isto e estou muito preocupada,mesmo a medica dizendo que não é nada grave.gostaria de uma informação

Nesta semana retornei ao médico e peguei o resultado dos exames, e foi constatado que estou com esteatose hepatica grau I, estou pesquisando mas ate o momento não entrei qquer tipo de tratamento especifico.
Se possivel gostaria de mais informações, para não agravar a situação.
Certo da atenção.
Grata.
Léia

como disse anteriormente tenho 50 anos e estou com esteatose grau II/III comecei a beber cha da semente de JURUBEBA estou bem melhor sao dores estao bem brandas ja durmo melhor nao acordo no meio da noite com dores graças a Deus eu vi no livro de A a Z boa sorte para voces

Boa tarde!! Minha cunhada é obesa não consegue de jeito nenhum perder peso nem se pesar ela se pesa de medo, pois ela fica se enganando dizendo que faz dieta! Eu sei que é muito difícil parar de comer, mas o exame dela de GGT deu 56 U/L e o normal para ela seria até 27 U/L pois ela não bebe nada alcóolico, quem pediu esses exames foi o cardio pois ela é hipertensa, só que ele quer que ela repita daqui uns 10 dias, eu andei me informando e o correto seria ir até um gastro parafazer outros exames mais específicos, minha dúvida é : ela espera refazer ou já procura um especialista por favor me ajudem eu tenho ela como uma irmã mais velha, ela tem 35 anos, e faz 04 anos que ela quer ter filhos e não consegue!! Por favor se puderem responder eu agradeço muito!!!

Tenho Síndrome de Gilbert, ocacionado por alta bilirrubinas e Síndrome do Pânico, faço uso de olcadil 1mg 2x/dia e fluoxetina 20mg 1x/dia. Devido a alteração na transaminase pirúvica, colesterol no limite e triglicérides alto meu médico recomendou ultrasom. No qual constatou esteatose em grau moderado. tenho 34 anos e tomei ciprofibrato para abaixar o triglicerides e o resultado foi ótimo, infelizmente o ciprofibrato estava elevando a CPK (atacando os musculos) tive que interromper a medicação. os triglicedes estão começando a elevar novamente. o que faço? estou fazendo dieta e exercício como bicicleta (30 minutos 3X/semana. o que mais devo fazer para frear essa somatização de doenças? será que tem revesão para a esteatose (cura). Realmente estou desesperado. Não há mais recursos? o que faço?

Olá, mim ajudem por favor, tenho 26 anos, e fiquei internado com dores orripilantes nunca tive uma dor tão grande no abdomem, no lado do ficago, fiz os exames e acusou Esteatose Hepática, gostaria de saber qual dieta e chás vocês mim indicam. por favor conto com vcs. obrigado.

descobrir que tenho estateose hepatica moderada colecistectimia comecei a tomar cha´de bardana me falaram que e bom isso e verdade?

Fiz uma ultrassonagrafia e foi constatado uma esteatose hepática leve,gostaria de orientação da dieta que tenho que fazer.Quero saber o que posso comer, posso tomar também algum chá?

Descobri a um mes q minha mae esta com esteatose hepatica tipo II atraves de uma utrasonografia e a mesma n ingere bebidas alcolicas e n é diabetica, e ja teve 1 IAM e 1 AVCI e a mesma toma atorvastatina calcica 10mg, gostaria de saber se esta esteatose foi devido a atorvastatina calcica 10mg q ela toma a 1 ano? Espero resposta e orientaçoes.

Nossa sofro de esteatose a 7 anos, mesmo não consumindo nenhum tipo de bebida alcoolica, não fumante e também seguindo todos os tramentos essa patologia não me abandona.

Esteatose II é hepatopatia grave?

boa noite,devido estar acompanhando varios relatos de pessoas,com esteatose hepatica.venho atraves deste,pedir esclarecimento sobre alimentaçãoe e exercicios fisicos,recomendados para pessoas,que estão em tratamento. tenho 33 anos,e depois de um exame de rotina, descobrir que estou com essa doença.

Conforme todos os comentários lidos neste site, eu também tenho esteatose hepática em grau bastante avançado. Além de ter diabétes tipo 2, colesterol razoávelmente alto, obesidade, não, (mas a barriga está volumosa) e hipertensão arterial.
Estou fazendo um tratamento com médicos especialistas, mas parece que teremos que “apertar” mais um pouco a dieta, os exercícios e a medicação, uma vez que já passei por uma bateria de exames, onde os quais indicaram a medicação adequada, mas nada adiantou.
Também estou com resistência insulínica, conforme relato neste artigo.
Gostaria de saber como faço para curar ou pelo menos amenizar esse mal.
Desde já agradeço a atenção dispensada a esse esperançoso “esteato-enfermo” e ficaria muito contente se fosse orientado por V.Sas.
Um abraço,
Jaime Alves da Silva
jaimegyn@hotmail.com
Avenida Goiania, Qd.03 Lt.15 Casa 02 Vila Galvão
75.250-000 = Senador Canedo – Goiás

Conforme todos os comentários lidos neste site, eu também tenho esteatose hepática em grau bastante avançado. Além de ter diabétes tipo 2, colesterol razoávelmente alto, obesidade, não, (mas a barriga está volumosa) e hipertensão arterial.
Estou fazendo um tratamento com médicos especialistas, mas parece que teremos que “apertar” mais um pouco a dieta, os exercícios e a medicação, uma vez que já passei por uma bateria de exames, onde os quais indicaram a medicação adequada, mas nada adiantou.
Também estou com resistência insulínica, conforme relato neste artigo.
Gostaria de saber como faço para curar ou pelo menos amenizar esse mal.
Um abraço,
Jaime Alves da Silva
jaimegyn@hotmail.com
Avenida Goiania, Qd.03 Lt.15 Casa 02 Vila Galvão
75.250-000 = Senador Canedo – Goiás

tenho esteatose hepatica não alcolica e queria saber de um especialista que cuidace somente dessa doença, meu plano é amil, moro na cidade do rio de janeiro, no bairro de santa tereza.
obrigada.

esta semana descobrir q estou com esteatose hepatica grau 2, estou um pouco acima do peso, o medico q me atendeu me informou so pra fazer um dieta e exercicios, gostaria de saber se preciso tomar alguma medicaçao.. gostaria de ser informada um pouco mais sobre o tratamento certo, desde ja gradeço..

Descobri hoje atraves de ultrassom que tenho esteatose hepatica, gostaria de saber se tem remedio para cura?

Descobri que tenho esteatose-hepatica há um ano, me preocupo muito e como tenho hernia de discos , não sei o que posso ou não tomar p/ dor.Meu colesterol e trigl. apresentaram um nível alto e tomei lecitina de soja, po tanto o colesterol abaixou, posso continuar a tomar esses rempedios naturais do tipo alcachofra, soja e outros/ esteatose tem cura?

descobri ha uma semana que tenho esteatose hepatica nao alcolica ,tenho 44 anos ,nao fumo nao bebo,sinto muitas nauseas ,um vazio no estomago,porem quando como meu estomago doi e sinto sensaçao de vomito e regorgitaçao.Isso tem cura?
Peço orientaçoes por favor .Obrigado!!!!!

descubri que meu gama gt está 174 e estou com gordura no figado o que fazer com o tratamento ele demora a normalizar?

Estou com 54 anos e acabo de descobrir que estou com esteatose hepática não alcóolica. Gostaria de saber, se possível quais alimentos devo evitar para não aumentar esse problema….ou melhor, quais não posso comer de forma nenhuma.Muito obrigada…ficarei grata se obter uma resposta.

MEU ESPOSO ESTÁ COM ESTATEOSE HEPÁTICA,COLESTEROL TOTAL 213,TRIGRICÉRIDIOSI70,ÁCIDO ÚRICO 5,8 E GLICOSE DE JEJUM 72.TEM 1,70M E 94KG .O MÉDICO PASSOU SILIMALON PARA ELE TOMAR DURANTE 4 MESES E MANDOU TIRAR A GORDURA.EU GOSTARIA DE SABER O QUE ELE PODE COMER OU MELHOR O QUE NÃO PODE. FICAREI ANSIOSA ESPERANDO UMA RESPOSTA.

Tenho 31 anos, 1,70m descobri esta enfermidade -esteatose leve – gostaria de saber se é reversivel, quais os tratamentos ( possível natural ), exercícios , dieta etc.
Desde já agradeço sua atenção!

Tenho 31 anos, 1,70m descobri esta enfermidade -esteatose leve – gostaria de saber se é reversivel, quais os tratamentos ( possível natural ), exercícios , dieta etc. Estou pretendendo engravidar, há algum risco tanto p mãe quanto para o bebe?
Desde já agradeço sua atenção!

descobri que estou com esteatose hepatica, gostaria de saber se é reversivel e quais os procedimento que devo tomar, espero resposta, Obrigado. Luiz carlos furtado.

estou com esteatose hepatica, gostaria de saber qual tipo de tratamento para cura.

tenho 24 anos e soube hoje através de exames, que tenho esteatose hepatica grau II, sou obeso e tenho apressão ligeiramente alta, estou me preparando para fazer uma gastroplastia, gostaria de saber se esta “gordura no figado” poderá complicar meu processo pré-operatório, não fumo e não consumo bebida alcoolica regularmente, mas sinto nauseas, não posso ingerir alguns tipos de alimentos que me fazem passar mal, também estou com dificuldades de sono coisas que não tinha até o ano passado mas do começo do ano pra cá, tive alguns problemas de saúde, por isso a opção da cirurgia, minha pergunta já foi mencionada acima e gostaria de saber quais os alimentos eu tenho que evitar, aqui em casa por causa dos meus pais a alimentação já é tudo baseado no light de um ano pra cá?
Agradeço a atenção! E aguardo uma resposta!

gostaria de alguma orientaçao sobre os medicamentos para esteatose hep. grau 2.

descobri através de uma ultrasson que tenho uma severa esteatose no figado, como posso tratar deste deste problema, quero saber se é comum sentir desconforto abdominal, e dolorencia no lado direito, isso afinal tem cura

meu marido descobriu que está com gordura no fígado e já não tem mais vesicula o que ele tem que fazer, isso tem cura

meu marido descobriu que está com gordura no fígado e já não tem mais vesicula o que ele tem que fazer, isso tem cura é primeira vez que entro nesse site nunca fiz comentario e gostaria de obter resposta obrg

ola,meu namorado tem 50anos e descobriu que seu figado ta com gorduras,o que ele deve fazer? obrigada por enquanto

descobri que tenho esteatose hepatica nao alcoolica a 8 anos,gostaria de saber o que devo fazer para que não ocorra algo pior?
gostaria de obter uma resposta?

02-05-08

como trata a gordura no figado para de comer gordura de tomar bomba fazer execicios blz

Aos 55anos nos exames de rotina ( meu kit menopausa) descobri que meu ficado está com , “dimensões normais e contorno regular, apresentando aumento difuso de ecogenicidade do parenquima, compativel com esteatose hepatica moderada”. O que devo fazer em relação a dieta e ao uso do xenical.
Obrigada, Rachel

Boa Tarde!Tive câncer de mama em 2002,aos 37 anos, razão pela qual, fui submetida a quimioterapia e radioterapia. Há alguns meses, fiz exame de rotina (acompanhamento)e descobrí que tenho esteatose hepática. (“Que nome feio hein?”)…Gostaria de saber se há alguma relação com o tratamento a que fui submetida. Se há tratamento e qual tratamento? O que devo fazer? Help? Grata pela atenção, Raquel.

Boa tarde , tenho um amigo que está com 43 anos , e tem esteatose nunca foi gordo , mais sempre bebeu nos fins de semana , suas taxas de tricliceridios e colesterol estão altos, o gastro passou ele para um endrocrinologista , ambos pedirão para que ele não engerisse mais alcool e mudasse os hábitos alimentares e praticasse esporte. Ele está desesperado… Gostaria de saber se há um tratamento para cura da esteatose e se e contagiosa. Deste já agradeço. ANDRÉA

Gostaria de ter uma orientação de vocês sobre gama gt alterado.
Em 2006, fiz o exame para verificar o nível do meu gama gt, e tive a surpresa desagradável da alteração!
O método utilizado pelo laboratório, foi o enzimático, onde o valor máximo de referência foi de 73 U/l e meu resultado de 127 U/l.
Em fevereiro de 2007 realizei o exame novamente no mesmo laboratório e meu resultado de 89 U/l.
Perguntei à médica se era necessário realizar um exame específico, mas ela disse que minha alteração, não era significativa!
No mês de abril deste ano, repeti o exame em um laboratório, onde o método utilizado foi o cinético e o valor máximo de referência foi de 45 U/l e meu resultado de 110 U/l.
Conversei com um bioquímico do laboratório para que ele pudesse me explicar fatores que causam alteração! Ele me disse que medicamentos, ingestão de bebida alcoólica, dieta rica em gordura e patologia, são as principais causas!
Não faço uso de bebida alcoólica, porém uso analgésico para cessar enxaqueca! Minha alimentação, é meio pobre, ou seja, resume-se em arroz, feijão, salada de alface, tomate e bife de boi! Como pouca fruta!
Estou uns 10 Kg acima do meu peso! Bebo cerca de 2 litros de água por dia!
No começo de maio deste ano, fiz novamente o exame em outro laboratório, onde o método utilizado foi o enzimático com valor máximo de referência 64 U/l. Meu resultado de 106 U/l.
Estou participando de um concurso onde pede-se o gama gt!
O meu receio é ser eliminado por ter esta alteração!
Há algum medicamento que possa abaixar este índice?
Quais os tipos de medicamentos que causam esta alteração tão exacerbada?
Aguardo ansiosamente um retorno.

Atenciosamente,

Rodrigo

descobri que estou com esteatose hepatica leve ,tem algum problema tomar o anticoncepcional?e qual a dieta mais indicada?tenho 1.57alt. e 69 kl .quantos kilos seria o ideal para perder? obrigada.

ola
descobri hoje q tenho esteatose hepática ,mas meu médico já me passou um remédio inibidor de apetite e recomendou exercício fisico e me encaminhou p nutricionista,ele disse -me q em trez meses mais ou menos já vou ter reduzido meu peso ,e com certeza essa doença desaparecerá.Confio primeiramente em Deus e depois na medicina q em breve estrei liberta dessa doença.Preciso emagrecer 15,8k pois tenho 1,64 de alt e 78kilos ,e meu peso ideal é 62,2 k

Tenho gordura no fígado minha idade é 44 hj faça dieta toda minha comida e gralhada e o meu abdomi é bastante alto só faz 20 dias que estou na dieta por favor me oriente se estou correta cm minha dieta e me ajude a cura o meu fígado. Obrigada e prometo que vou segue.

quais os alimentos que são proíbidos para quem tem estateose?
o que se pode fazer para acabar com a gordura no fígado?Ou ela é irreversível?
Estou tomando silimalom há 45 dias,tem resultado positivo ou não serve?
espero resposta com urgência.
Meu esposo tem 93kg e tem 170cm,qtos kg ele precisa perder?

Fiz uma ultrassonagrafia e foi constatado uma esteatose hepática leve,gostaria de orientação da dieta que tenho que fazer.Quero saber o que posso comer, posso tomar também algum chá? Que tipo de frutas e legumes são recomendáveis?Qual especilidade médica devo procurar para fazer o acompanhamento.

OLÁ, TENHO 28 ANOS , FIZ UMA ULTRASON PARA FAZER CIRURGIA BARIATRICA E DESCOBRI UMA ESTEATOSE HEPATICA TIPO 2. GOSTARIA DE SABER SE ISSO PODERÁ INTERFERIR NA CIRURGIA E QUAIS TIPOS DE ALIOMENTOS POSSO FAZER USO

AGRADEÇO E ESPERO RESPOSTA

Fiz uma ultra-sonografia do abdomen total e a conlusão do exame foi (Esteatose hepática leve), gostaria de saber mais informação sobre o resultado do exame e como mim cuidar.Tenho 27 anos, 1,70m descobri gostaria de saber se é reversivel, quais os tratamentos ( possível natural ), exercícios , dieta etc.
Desde já agradeço sua atenção

Fiz uma ultra-sonografia do abdomen total e a conlusão do exame foi (Esteatose hepática leve), gostaria de saber mais informação sobre o resultado do exame e como mim cuidar.Tenho 48 anos, 1,56m descobri gostaria de saber se é reversivel, quais os tratamentos ( possível natural ), exercícios , dieta etc.
Desde já agradeço sua atenção

Estou com esteatose hepatica a dois dias descob ri atraves de um exame,pois tive dores no abdomem.Estou com 94 kg,engordei muito e não janto e não tomo cafe a tarde.Essa doença fez com que meu abdomem crescesse demais estou um pouco preocupada.Oque devo fazer para perder peso,quais os tratamentos que devo fazer.gtato margareth

tenho diabete a mais de 25 anos colasterol alto e trigserie tenho a muito tempo esteatose e pancreatite qua remedio me alivia a dor

Olá, descobri que tenho gordura no fígado,mas não sou gordo, tenho 63 quilos com 1,70 de altura,o que tenho que fazer para diminuir ou eliminar esta doença?
Grato,

Romildo

Gostaria de saber se o remedio SILIMALON AJUDA A BAIXAR O GAMA GT
TGO E TGP

Estou com o Gama Gt o TGO e o TGP todos alterados,porem ja fiz ultrassonogradia e não foi detectado gordura no figado, não tenho hepatite pois fiz varios exames de sangue para confirmar e não tenho nenhuma outra alteração no sangue a não ser essas ( TGo, TGP, Gma GT), estou 20 kls acima do meu pesoestu fazendo dieta procurando comer mais frutas e legumes, tenho feito exercicios fisicos pelo menos três vezes por semana, porém tb estou tomando o remedio Rimonabanto indica por uma médica, gostaria de saber qual as causas dessas alterações e se existe algum problema em tomar o Rimonabanto.
gama gt: 187.0
tgp: 106.0
tgo: 96.0

HÁ MAIS OU MENOS TRÊS ANOS DESCOBRI QUE ESTAVA COM HASTEATOSE HEPÁTICA DEVIDO ALGUNS EXAMES COMO TGO,TGP E GGT ELEVADOS, ULTRASOM E BIÓPSIA. O MÉDICO ME DISSE QUE ASSIM QUE EU CONTROLASSE O MEU DIABETES O ÍNDICE DE GORDURA DIMINUIRIA. SÓ QUE POR ACASO FIZ ALGUNS EXAMES HA ALGUNS DIAS ATRÁS E FOI DETECTADO ÍNDICE ELEVADÍSSIMO “ACIMA DE 200″ E MEU TRIGLICÉRES ACIMA DE 600 E MEU DIABETES ACIMA DE 170 EM JEJUM E APÓS PRANDIAL ACIMA DE 180.
GOSTARIA DE SABER COMO DIMINUIR ESTE ÍNDICES, SE EXISTE ALGUM REMÉDIO PARA AUXILIAR NESTE TRATAMENTO, PORQUE NÃO ESTOU CONSEGUINDO PELA DIETA E COMO TENHO PROBLEMAS DE COLUNA E NOS DOIS JOELHOS NÃO CONSIGO FAZER ATIVIDADES FÍSICAS.
DESDE JÁ FICO GRATO E QUE DEUS LHES ABENÇÔE.

EM SETEMBRO DE 2007,FUI SUBMETIDA A UMA CIRURGIA DE APENDICITE, DEPOIS SOFRI UM DERRAME PLEURAL QUE O MEDICO CHEGOU A COLOCAR O DRENO MAS NÃO SAIU LIQUIDO ENTÃO FIZ TRATAMENTO COM ANTIBIOTICOS E FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA. EM MARÇO FIZ ALGUNS EXAMES E FOI CONSTATADO QUE ESTOU COM ESTEATOSE HEPÁTICA MODERADA ESTOU SENTINDO DIFICULDADE NA DIGESTÃO. EXISTE ALGUM MEDICAMENTO, ALÉM DA DIETA, QUE POSSA AJUDAR NA ELIMINAÇÃO DESSE PROBLEMA?

Boa tarde!
Realizei recentemente um ultrasson abdomen total e foi constatado esteatose grau 1, um mês antes já estava tomando sibutramina para emagrecer devido ao sobrepeso pós gestação, já perdi 7kg, melhorei a minha alimentação, mas não faço exercícios por falta de tempo, somente caminhada,quando posso, só caminhada resolve? Gostaria de saber quais alimentos e medicamentos são estritamente proíbidos e quando comer alimentos(chocolate, massas e frituras)tomando chás de boldo, carqueja, pode ajudar?
Se na homeopatia tem tratamento?
Tenho histórico familiar de diabetes,os resultados dos meus exames de glicemia, diabetes, colesterol, triglicerídios estão normais.O médico gastro que passei me falou que só daqui a um ano posso repetir o ultrasson abdomen total, se não engordar, ter diabetes, isso procede?Aguardo um retorno, pois tenho um filho de 2 anos e se Deus quiser quero viver muito mais e confesso que fiquei muito preocupada com o que já li á respeito.Obrigada
Miriam

Olá!
Fi fazer uma ultrassonografia, e verificou-se que tenho eteatose hepática com acumulo de gordura como se fosse calculos no fígado, não sou alcolatra, mas tenho muitos problemas de aleguas e as muitos anos faço uso de corticóides, fiquei assustada, e gostariade saber que medico consultar, pois o exame que fui fazer era para o cardiologista.
Grata
CRISTINA

ola bom dia!tenho 11 anos e descobri q tenho esteatose epatica leve,mas nao tenho plano de saude minha mae ja fez varios exames em mim e estou me medicando so q nao tenho acompanhamento nutricional e nao sei bem o q devo comer e o q nao devo,gostaria de saber se podem me ajudar me passando uma relacao de comidas desde ja agradceco por favor me ajudem!DEUS ABENCOE VCS!

Há dois meses descobri que tenho esteatose-hepática, consultei alguns médicos, mas cadaum diz uma coisa, tenho também cálculos na vesícula, farei a cirurgia em julho. Eu gostaria de saber qual é a dieta mais indicada para esse mal.
Desde já agradeço.

fiz um ultrassom e deu figado com discreto alteração textural.o que seria

Por favor, queria uma orientação, fiz uma ultrasom e ficou constatado que tenho esteatose hepatica grau II, nunca consumir bebida alcoolica, atualmente meu trigliceridios está alto e o HDL abaixo de 40, não sou obeso. o tratamento é só dieta e exercicios ou tenho que tomar medicamentos?

Por favor, descobri q estou com esteatose hepática grau 1, como faço para reverter esse quadro, q tipo de dieta eu devo seguir, e q tipo de exercícios eu posso fazer para emagrecer? Eu descobrir por acaso, na academia,pois toda vez q eu fazia abdominais eu sentia dor, até um dia q eu tive uma dor muito forte, feito um ultrasom , foi descoberto, eu tomo alguns remédios, mais continuo sentindo dores. Eu posso continuar com a musculação? Por favor me respondam, eu to muito preocupada.A minha esteatose é causada por medicamentos.Aguardo resposta,obrigado.

Tenho 47 anos fiz uma cirurgia de pancrêas ha 1 ano atras e agora estou com esteatose no figado gostaria de saber qual a dieta certa para este problema e se posso fazer exercicios fisicos …obrigado ….aguardo resposta..

Tenho 47 anos fiz uma cirurgia de pancrêas ha 1 ano atras e agora estou com esteatose no figado,estou amarela e com colite grau 2 ….Qual a dieta certa para o meu problema?…..Aguardo resposta…..obrigado

Olá,
Através de exames foi constatado que sou uma pessoa sugestiva a esteatose,gostaria de reverter este quadro qual tipo de alimentação devo evitar e qual colocar em prática, tenho 39 anos.
desde já agradeço.

tenho 39 anos descobri atravez de ultra snografia que tenho esteatose hepatica difusa de grau acentuado isso e grave? devo consultar hepatologista com urgencia?

Olá, tenho 32 anos, descobri atraves do ultrasonografia a Esteatose não alcolica desde de Janeiro de 2008 e sinto muita dor, os médicos que consultei dizem que não posso tomar medicamentos e não posso comer nada que contém açúcar ou gordura. Quero saber qual a melhor dieta.
Agradeço.

Olá, meu marido tem 46 anos, descobriu atraves da ultrasonografia a Esteatose não alcolica, os médicos que ele consultou dizem que não precisa tomar medicamentos e não pode comer nada que contém açúcar ou gordura. Quero saber qual a melhor dieta pois ele quase não está comendo, esta magro e desanimado, não quer mais sair pois esta evitando bebidas alcoolicas (toma muito pouco)em casa eu não sei o que faça para ele se alimentar, esta evitando todos os carboidratos, frituras e gordura, e o cardapio fica complicado. Por favor me ajudem.

Atencisamente,

Franci

Tenho 52 anos, sou diabetica, hipertensa e recentemente,descobri através de uma ultra som abdominal total, esteatose hepática. meu diabetes está
descompensado, pois quando acordo, está sempre alta – 145 – 160 – 153 e assim vai. Gostaria de saber, o que comer, o que evitar, que exercícios fazer e se caminhadas, todos os dias é valido. Obrigada pela atenção.

gostaria de saber que gordura no figado tem cura e qual e o melhor tratamento (não alcolica)

OLÁ , MEU MARIDO TM 32 ANOS E ATRAVES DE EXAMES DECOBRIU QUE TEM ESTEATOSE, NÃO É DIABÉTICO E NEM TEM HEPATITE, MAS ESTÁ COM TRGLICÉRIDES ALTO, GOSTARIA DE SABE QUAL O TRATAMENTO E A DIETA ADEQUADA, POIS A MÉDICA QUE ELE PASSOU MANDOU ELE COMER ARROZ, FEIJÃO, FRANGO E FRUTAS E VERDURAS E TIROU TODA FARINHA E PEIXES, ESTÁ CORRETO?
POR FAVOR PRECISO DE UMA RESPOSTA COM URGENCIA
GTA BETANIA

Minha mãe tem 48 anos e descobriu que está com esteatose, ela tem colesterol alto, e sempre tem diaréia, esteateose causa esse sintoma? Gostaria de saber qual o tipo de tratamento e se tem algum medicamento para ajudar a diminuir essa gordura? Que tipo de especialidade ela deve procurar para fazer o tratamento?
obrigada
Vanessa

twnho esteatose hepatica,estou oito quilo acima do meu pedo,gostaria de saber qual dieta devo fazer,qualis alimentos devo comer,que tipo de exercicio devo fazer,tenho 45 anos.grata!

Boa noite , gstaria de saber que tipo de tratamento posso fazer sabendo que estou com 28 anos e com mais ou menos uns 90kg e estou com ESTEATOSE HEPATICA DE GRAU II segundo exame realizado, e tenho tambem disritimia a certos medicamentos!e tenho ausencia de dilatação wirsung, que tipo de comidas ou exercicios posso fazer ? e qual tipo de especialista devo procurar ? grata pela atenção… Adriana

Tenho 40 anos e descobri que estou com esteatose hepática difusa moderada,e presença de pieloctásia moderada e cálculo em terço inferior ,medindo 0,8mm,rim esquerdo de topografia,forma,contornos e dimensões normais,medindo 120 x 60 mm…Porém estou uma pilha de nervos desde que descobri este problema que eu nunca ouvi falar antes e que agora os médicos que procuro e tenho acesso não me esclarecem nada!Uns mandam comer doces,outro manda fazer dieta branda,e o que eu devo fazer?estou tomando silimarina e metionina que um deles me receitou,cortei toda a gordura que já quase não comia ,tenho 1,60 e 62 quilos ,estou amamentando um bebê de 16 meses,toda a família está doente pois só sabemos o que lemos na net ,pois os médicos daqui não esclarecem nada,pensei até se tratar de hepatite C,se alguém sabe o que fazer entre em contato por favor,tenho fé em DEUS que todos seremos esclarecidos…meu email e msn é dryenne3867@hotmail.com

Tenho esteatose hepática há uns quatorze anos e há dois anos fiz um regime cortando todo o carboidrato, alem de ginástica, passando a correr três vezes por semana. Perdi 25 quilos. Os exames de TGO, TGP E GAMA GT ficaram normais. Engordei novamente, estou com 118 quilos e os exames continuaram normais. Como tive cálculo renal tomei muito remédio, o que intoxicou o figado novamente, aumentando muito as transaminases. Se eu emagrecer novamente os exames voltaram ao normal?

No resultado do exame de ultrassonografia, na conclusão, disse: Figado com sinais ecográficos sugestivos de esteatose.
Gostaria de saber sobre dietas, exercicios, etc. pois no site só está exposto as perguntas e não está dizendo as respostas…
Aguardo, Grato

EU TENHO ESTEATOSE ACENTUADA. O MEDICO MANDOU EU TOMAR UM NOVO REMÉDIO QUE É EFERVECENTE UMA VEZ POR DIA.ELE VAI SAIR MUITO CARO,MAS QUEM SABE SERÁ BOM.ABRAÇOS E FIQUEM COM DEUS.

como baixar o tgp qual medicamenbto recomendado ?

Meu esposo tem 54anos e está com esteatose moderada, com hepatite (TGO e TGP elevados)além de elevaçao da ferritina (922); Gostaria de orientação quanto a sua dieta.
Obrigada!

enho 58 anos e a minha medica que e geriatra pediu um ultrasom do torax superior e na conclusão do exame foi constatado infiltração gordurosa hepatica moderada.
Gostaria de saber se e grave e que tipo de medicamentos ou dieta devo fazer, pois so vou voltar no retõrno dia 30 de julho
tenho 1,65 de altura e estou com 91 kilos
não tenho diabetes triguiceridios esta com 260
por favor me de uma reposta
Um abraço

Olá, tenho 29 anos e num ultra-som do abdomen foi diagnosticada a possibilidade de esteatose grau I (fígado com ecogenicidade difusamente aumentada). Estou com obesidade leve e tenho nivel de triglicerides alto… Isto pode piorar com bebidas alcoolicas ? Quais os niveis desta doença ? Moderada, Grau I, II… ??? Quais os tratamentos mais recomendados ?

Boa tarde
Eu tenho 42 anos e apos fazer alguns exames descobri que tenho esteatose,gostaria de saber que tipo de tratamento devo fazer e qual a dieta que devo seguir esta doença tem cura

descobrir que estou com a esteatose hepática moderada, e também pedra na vesícula, porem continuo com a vida normal, que devo fazer me ajudem, não enho plano de saúde e tenho uma vida corrida.

Boa tarde, sou uma sra de 64 anos de bem com a vida;há alguns anos foi diagnosticado que tenho figado gorduroso tomei vários remédios mas minha barriga está muito volumosa isso tem relação com o figado?
Os médicos dizem que é assim mesmo que tenho que tomar remédio o resto da vida, gostaria da opinião de vcs obrigada

Olá!!! Minha mãe tem 52 anos e descobriu agora, que tem esteatose hepática. Sempre comeu muita besteira como biscoitos recheados e etc. Está fazendo exames para descobrir a causa da sua doença.
Gostaria de saber quais são os alimentos que ela pode comer, pois sou eu quem cozinha.
Obrigada, Roberta

Minha irmã tem 43 anos e há 10 dias descobriu que está com esteatose hepatica e também com pedra na vesicula, ela não fuma e também não é obesa. Gostaria de saber se esta doença tem cura no inicio, que tipo de alimentos, frutas, verduras ela deve comer. Também gostaria de saber se existe algum remédio caseiro que ela possa fazer uso. Aguardo resposta urgente, estou muito preocupada porque o gastro em que ela se consultou me disse que ela precisa emagrecer urgente para fazer a cirurgia da vesicula.

Tenho 43 anos e convivo a dez com a esteatose. Tenho diabetes tipo2 controlada. Metformina 850. Gostaria de uma indicação de médico no RJ com plano da amil 110. Perdi muitos quilos e estou fazendo exercícios. Teria algum chá natural para poder ajudar a dimuir a gordura?

Minha esposa tem 25 anos, e descobriu que tenho gordura no fígado. Gostaria de saber que tipo de dieta ela devo fazer. Que tipo de frutas e legumes são recomendáveis? Pode se tomar algum chá? POr exemplo: Boldo do Chile, carqueja?, qual outro especialista pode cuida dela pois onde moramos não tem medico da area.

Tenho 30 anos e há 5 meses descobri que estava com gordura no fígado, meu médico indicou exercícios físicos e evitar comer alimentos gordurosos e doce.

meu marido esta com esteatose,descobrimos há 1 meses o que ele deve comer e quais exercicios.

meu marido esta com esteatose,descobrimos há 1 meses o que ele deve comer.

Meu pai esta com esteatose hepática grau II ele fez uma ecografia e detectou isso.Na juventude ele ingeriu muito alcool e ficou um alcoolico será q essa doença esta relacionada a esse passado.E qual o tratamento mais eficaz.E ele esta muito acima do peso.

olá,tenho 48 anos e descobri que estou com esteatose acentuada.fiz uma ressonancia magnetica
para descobrir uma dor que eu tinha no abdome,ai acusou esse problema.o medico me recomendou tomar hepa merz durante dois meses.abraços e boa sorte para todos nos.

olá,tenho 48 anos e descobri que estou com esteatose acentuada.fiz uma ressonancia magnetica
para descobrir uma dor que eu tinha no abdome,ai acusou esse problema.o medico me recomendou tomar hepa merz durante dois meses,claro que cada caso é um caso,e cada organisno reage diferente com cada medicamento.sugiro que vc procure um medico,pois so ele sabe o remedio certo que vc deve tomar.abraços e fiquem com Deus.

Para quem esta procurando uma dieta para quem tem esteatose, vale a pena clicar no link abaixo e checar as dicas deles.

http://www.rgnutri.com.br/sqv/patologias/preh.php

Abraço a todos

Por favor tenho 45 anos e fiz uma laparoscopia onde diagnosticaram a esteanose gostaria de saer mais sobre o assunto. Estive lendo tudo sobre, mas nenhum dado correto sobre o tratamento,há ou não tratamento? devo procurar outros medicos? estou com uma barriga que não tinha, inclusive qdo abriu para cirugia detectaram a presença de sangue no abdomem, o medico não diz ao certo, preciso saber o que fazer. Desde q sai do hospital e soube q poderia ter isso, eu fui logo mudando toda alimentação mesmo q radical, por conta propria, até mesmo tirei o doce totalmente e chá 6litros por dia, perceo q desinchei só que preciso saber ao certo se há um tratamento especifico pra isso.
agradeço pela resposta.

gostaria de saber se tem cura e se a alcachofra diminui a gordura?

ESTOU MUITO PREOCUPADA POIS TENHO ESTEATOSEHEPATICA SEM ALCOOL,FAZEM 3 MASES QUE MEU MEDICO DESCOBRIU ATRAVEZ DE ULTRA-SONOGRAFIA,E AINDA JUNTAMENTE COM DEPRESSÃO,QUE ESTOU SENDO MEDICADA.A PERGUTA É A SEGUINTE.SOU FUNCIONÁRIA PUBLICA(auxilhiar de enfermagem),posso tenho direito de licença médica por con da esteatose? obriagada.Rita)(tenho 51 anos de idade)

Tenho 51 anos e estou com Esteatose Hepática de Grau Acentuado e sinto muitas dores do lado direito de abdomem e tenho muita diarréia… Isso é grave??

oi tenho 27 anos e sou gordinha queria saber se em todos os casos de esteatose a hepatite tbm está junto? descobri a doença a 2 semanas

boa tarde tenho 40 anos tenho gordura no figado gostaria saber que providencia poderei tomar urgente.

jonas

Oi! Tenho 28 anos e a duas semanas descobri que tenho esteatose de grau moderado, estou com sobre-peso. Tenho sentido dores do lado direito, abaixo da costela e estou tendo diarréia todos os dias. Gostaria de ter orientações com relação ao tratamento( alimentação, exercícios fisícos, se tem medicamentos que podem controlar a doença??) Desde já agradeço!

Olá, tenho 40 anos, fiz uma utrassonografia do abdomém total, e o resultado foi: ESTEATOSE HÉPATICA DIFUSA LEVE. Gostaria de saber mais sobre o assunto. Sinto muito desconforto abdominal,muitas colicas, tudo que eu como, tenho dores de barriga. Me encho de gases com muito facilidade.Isso tudo pode ser causados pela Esteatose? Aguardo resposta. Desde já lhes agradeço.

Resultado do exame de abdomen total com contraste:
Fígado dimensões normais. Seguimentos II e III ao lobo esquerdo são levemente heterogêneos, devido a presença de pequenas áreas hipodensas, q. não se empregnam pela substância de contraste, e pode estar relacionado a ESTEATOSE HEPÁTICA MULTINODULAR. Não há outras alterações do fígado. Colecistectomia. Baço,pancrêas, rins,glând. supra-renais tem dimensões de aspectos usuais. Não se identificam adenomegalias retroperitoneais. Nem sinal de líquido livre ou lesão na pelve. Tem pequena hérnia umbilicalmedindo 4,5×2,0cm.
Obs: desde 2004 descobri esta esteatose hepática, e mudei toda alimentação. Sem frituras, gorduras, pouco doce,nãofumo,e não bebo.
Idade: 42 anos. Cirurgia de vesícula há 1 a 2 anos. peso atual: 86kg e já pesei 94kg qdo nasceu meu filho.

Por favor me oriente como proceder p/ ter uma vida mais longa e sem cirrose futura, é possível? -pelo q. notei parece q.ela está estagnada. Não sai e não aumenta. O que ela está esperando de mim. Doutores???
Tenho tomado chá verde, carqueja com frequência, mas sei q.
não adianta muito.
Obrigado e aguardo seu contato

descobri que tenho gordura no figado e gostaria de saber o que posso e o que não posso comer? desde quando o medico me falou fico procurando o que posso fazer pois não tomo bebidas alcoolicas mas queria saber com mais detales sobre a dieta me ajude obrigada pois as materia de voces são otimas abraço jô

Gostaria de indicação de qual cha devo tomar para chamada gordura no fígado e trigliciridios.

grato

De todas as perguntas sobre chás , qual foi a resposta? Há reversão da doença?Além disso, tenho hipotireóidismo, esse fator é contribuinte?

Oi, gostaria de saber um pouco mais e que tipo de dieta e recomendado? Estou com esteatose nível II.

Estou com esteatose grau II.
Gostaria de ser orientado quais os tipos de alimentos devo consumir para ficar saudavel.

Descobri que tenho esteatose hepatica após sentir muitas dores abdominais, mesmo tendo ingerido 120 gotas de buscopam num intervalo de menos de 06 horas, as dores eram insuportáveis e continuavam. Após ter realizados exames clínicos solicitados por uma médica hepatologista em junho de 2008, resolvi mudar meus hábitos radicalmente. Não levava muito a sério o fato de ser obeso, pois gosto de comer muito bem, inclusive gorduras. Tenho 1:90m de altura e em maio de 2008 estava com 122 kilos. Resolvi então após a consulta à epatologista cuidar melhor da minha saúde. Estamos em agosto e estou com 110 kilos agora. Não é fácil emagrecer sem tomar nenhum remédio, apenas fechando a boca para as “delicias da vida”, inclusive àquela cervejinha gelada das festas e churrascos. A especialista disse que tenho que chegar aos 96 kilos até dezembro de 2008, espero conseguir, estou tentando. Mas é isto ai, ainda dá para reverter este quadro.

Gostaria de saber quias são os sintomas de esteatose hepatica descobrir que tenho a tipo 3 sinto muitas dores no peito e queimação e azia já passei no cardiologista e nada foi constatado graças a Deus a médica me receitou extrato de alcachofra 500 mg 2X ao dia e hidroginastica ou natação faço uso também de sibrutamia pois só com ela consegui peder peso parei de fumar vai fazer 1 ano e engordei 30 k também tive depressão e síndrome do panico o que devo fazer me ajudem por favor meu colesterol e está bom,trigliseri fis exame de sangem completo deu tudo normal é isso que eu não entendo me ajude por favor e quias são os fatores de risco

Meu nome é Eliana, descobri que meu marido está com Esteatose hepática. queria saber quando está em um grau avançado de cirrose ou câncer quais os sintomas, que o individuo apresenta ?
como saber ?

descobrimos que meu marido está com esteose hepática e gostarímos de saber se há algum tratamento e se ha cura?

desde já agradeço pela atenção

a tres meses descobri que tenho esteotose hepatica e gostaria de saber o que devo comer ou nao para melhorar desde ja agradeço muito

Tenho 42 anos e descobrir que tenho esteose hepática gostaria de saber se tem alguma dieta para dimunuir e algum medicamento que possa resolver no tratamento.

descobri q tenho esteatose hepatica…
….soh tenho 19 anos….jah cheguei a vomitar sangue…meu medico indicou urgentemente uma endoscopia…e quando fiz nao acusou nenhum problema..tenho problema com minha hipertensao e a uns anos atras sofri de asmas…se houver alguma sugestao para eu poder evitar quaisquer problemas cometidos daqui por diante seria otimo….preciso de conselhos urgente!!

Descobri que tenho esteotose hepática através de ultrassonografia de abdomen total, e meu médico oncologista,
cancer de mama, com metástese óssea, em controle e tratamento no INCA,disse que foi provocado pelo tamoxifeno,
e que não preciso me preocupar e não preciso fazer nada.Gostaria de saber se tem cura, o que posso fazer? Não tenho pressão alta, nem colesterol, nem triglicerídios e nem diabetes.

tenho esteatose hepatica difusa moderada. O que devo fazer para curar, ou se não tem cura, amenizar e evitar progressão ?

prezados amigos
tenho 46 anos e estou com esteatose IMPORTANTE, GRAU 3, e queria saber qual a dieta para este tratamento. a ingestao de azeite de oliva faz mal ?

Acho que perguntas que sao feitas em coletividade deveriam ser ser respondisdas para todos, exmplo tipos de alimentaçao,chas outras medicaçao claro quie nao,pois tambem tenho o mesmo problema comum e fiquei jogada, os medicos aqui apenas falara para emagrecer mas nao deram o motivo pensava em termos de vaidade,istou como todas preocupa com o que possa vir depois.Espero resposta, a pergunta e a mesma de todas alimentaçao. Fico grata pelo tempo a mim dedicado.

Costumo beber nos finais de semana e percebi que depois ocorria uma diarréia no dia seguinte, procurei uma médica que solicitou uma ultra-sonografia do abdômem superior e foi dectado uma moderada infiltração gordurosa hepática,me sugerindo uma dieta alimentar e atividades físicas e para de beber, mesmo socialmente.Gostaria de saber sobre esta dieta quais os alimentos que devo consumir e aqueles que não e quando devo repetir este exame para saber se ocorreu a diminuição da citada infiltração.
grato

MINHA MAE DESCOBRIO AGORA QUE O FIGADO AUMENTADO E COM ALTERAÇAO TEXTURAL COM ESTEATOSE MODERADA TEM 66ANOS TOMA REMEDIOS CONTROLADOS PARA DIABETIS TRIGERIDES CLESTEROU ASMATICA FORA OUTROS POBLEMAS HOJE E 11 DE SETEMBRO DE 2008 PROCURO AJUDA ????????

fiz um ultrasom e o resultado é de alteração textural hepática local – dim. 25×26 e 26×26. O que significa esse resultado? grato se puder me informar

Fiz um ultra som e o relatorio clinico foi de alteração textural focal. Gostaria de saber do que se trata?

Há um mes descobri que tenho esteatose nivel II gostaria de saber se tem cura pois descobri que quem tem esteatose não pode engravidar.

estou fazendo uso de paxil 10 mg,tenho depressao e gostaria debter um acompanhamento com uma nutricionista ,pos ganhei muito pesos desde que comecei fazer o uso de antidepressivos,pois moro no japao ,pra mim muito dificil nao poder ter acompanhamanto aqui por falta de tempos,sou portadora de uma doenca fibromialgia,sinto dores demais em todo meu corpo,tem dias que as vezes penso em dessitir de viver,sofro demais ajude-me por favor.minha altura-1,58,meu peso 79 kilos ,me ajudem por favor.

estou precisando com urgencia de uma nutricionista,pra me acompanhar ,sou portadora de fibromialgia,sofro demais dores insuportaveis,no qual tem dias que as vezes penso em dessitir de viver,me ajudem tb faco uso de paxil 10 mg,antidepressivos,por favor ajude me. desde ja agradeco

Descobri que estou com gordura no fígado através de exames de sangue e ultrasom, o médico me orientou a andar 40 minutos por dia, haveria um remédio para esta situação já que meu tempo é muito pequeno para poder andar 40 minutos por dia?

porque não se fala em esteatose, quando da prevenção da obesidade e suas consequencias?
Atenciosaente valéria soares.

acabo de receber resultado de uma ultra sonografia que faço a de 6 em 6meses devido a um cancer de intestino que tive a exatamente 3 anos (ECOTEXTURA PARENQUIMATOSA AUMENTADO DIFUSAMENTE DENOTANDO-SE ESTEATOSE HEPÁTICA GRAU I ) VISICULA BILIAR : DE ASPECTO NORMAL AUSENCIA DE CÁLCULOS EM SEU INTERIOR. VIAS BOLIARES: DE CALIBRE ECOGENICIDADE PRESERVADOS.

Gostaria de saber gual a gravidade e se realmente esta doença não têm cura.

Desde já agradeço

OBRIGADO

INEZ

Olá, meu namorado tem ESTEATOZE, ele tem 24 anos, gostaria de saber se isso é grave, e o que pode ser feito para melhorar esse problema. Ele também tem um nódulo no figado ainda não sabemos o que é, gostaria de informações sobre esses problemas dele.

Tenho esteatose

Gostaria de ser encaminhada a um hepatologista em Ribeirão Preto.

Se possivel orientacão para uma saudavel dieta alimentar, o que posso, devo comer e o que devo evitar.

Obrigada

Bom dia.
Estou com um pouco de gordura no fígado,e sinto dor no nervo ciático,já tomei varios remédios mas não passa,o médico falou que tenho que perder peso urgente,sou obesa já fiz varios tratamentos e o histórico familiar é tudo obeso .meu imc é de 38,03 será que com esses sintomas meu plano de saúde me libera para fazer redução de estomago?

Amei o que li neste blog,só que gostaria de obter imformações descobri a dez dias que tenho esteatose que até o momento era totalmente deconhecida minha,sou obesa e ja comecei a dieta ,só que descobri que tres parentes proximos faleceu de cirrose hepatica,pode ser genetico?e estou com esteatose grauIII,figADO COM AUMENTO DE TAMANHO E INFLAMAÇÃO NO PANCREAS E BAÇO,ESTOU em tratamento mas gostaria de saber mais sobre a doença,por favor me ajudem que eu fiquei desesperada.

Olá, tenho 29a, 1,65m,118kg, estou seguindo os procedimentos para gastroplastia para perder peso, qdo fiz o ultrassom, deu q estou com infiltração de gordura no fígado e o gastro pediu uma tomo. Esse problema pode me ajudar ou me atrapalhar a fazer a redução de estomago?
Grata antecipadamente.

Boa Noite,
Tenho 53 anos e tenho esteatose hepática acentuada. Não bebo, nem fumo. Devido a problemas de coluna não posso fazer caminhadas. Estou com 100 Kg. Tenho 1,68m de altura. Após a constatação do resultado, meu médico sugeriu que eu fizesse uma dieta (sem especificar que tipo) e porém em nada mais me orientou como medida preventiva/corretiva da doença. Avisou-me apenas para tomar cuidado. Não sei o que fazer. Peço orientações.
Agradeço antecipadamente.

Olá Pessoal, Também tenho esteatose hepática, o pior é que os médicos não parecem estar preparados para tratar esta patologia, a cinco anos quando eu descobri foi um achado clínico, fiz um ultrason e apareceu essa danada. Desde então sinto desconforto na parte superior do abdomem, TGO, TGP e tantas outras alteradas, ferratina elevada. Não tenho nenhuma hepatite, não apresento alteração na glicemia, mas a danada vem piorando, primeiro foi discreta, o médico disse: regime, exercício. Beleza tentei não consegui, depois foi piorando Grau I, Grau II e agora está em grau III. Caramba, os médicos querem clonar células, e nenhum nunca me passou um remédio. Não sou obeso, tenho sobrepeso, um corpo até que legal para minha altura, o que está acontecendo Será a alimentação, mas vou tirar o quê? Como arroz, feijão, carne vermelha magra, salada, como uma massa pois sou filho de Deus, não acredito que não tenha um remédio, meu medo é daqui alguns anos um médico dizer: Olha vc está perdendo seu fígado. Eu guardo todos os documentos, pois se Deus me livre eu ter uma cirrose, vou processar todos os médicos por nunca terem indicado um tratamento certo.
Caso eu leve meu carro no mecânico, ele diz que trata-se de alguma coisa, eu pago, ele arruma, depois se eu sofro um acidente porque ele não trocou as pastilhas do freio eu posso processá-lo por quê não processar médicos que nos atende e não nos dá diagnóstico?
Esta doença não é brincadeira, o fígado é um órgão vital para nossa vida, não podemos ficar nessa balela, devemos exigir das altoridades médicas mais pesquisas nesta área, hoje é mais aconselhável trocar idéia por e-mail do que procurar um profissional. Acabo de vir de um consutório de um hendocrinologista, o cara estava sujo, vestido de preto, um cheiro de cigarro tão forte que parecia um cinzeiro velho. Cadê o conselho regional de medicina. Só serve para cobrar as taxas anuais dos médicos, vão fiscalizar os consultórios. Outra coisa comum para quem tem esse problema, as pessoas acham que vc está procurando doença: Como pode um cara bonito, corado, forte estar doente do figado, então ninguém te leva a sério. Porém quando o fígado para de funcionar bau bau, só transplante.
Desculpem o desabafo, mas tratar a hesteatose hepática com um bom profissional é quase um milagre, todos que eu fui não dão minima, é só perder peso, fazer ultrason. Vi que algumas pessoas aqui tomam vitamina, nunca disseram que vitamina é bom (também não sei se é). Não quero julgar toda a classe médica pela minha experiência, só estou narrando o que está acontecendo comigo. Vou tratar esse meu figado, morro de qualquer coisa menos de figado gordo. Abraços a todos, e vamos postando novidades aqui se deixarem.

senti um desconforto do lado direito do abdomen,fui ao medico ele pediu um ultra som do figado,deu esteatose hepatica leve,,larguei de fumar a 10 anos mais ou menos,,não fumava muito,a mais de 5 anos que não abuso de bebidas alcoolicas,jogava futebol 2x por semana agora estou jogando uma vez por semana,tenho 1,69 de altura e 69 kls,jogo normal,sem sentir nenhum cansaço alem de dores musculares,tenho,glicose,trigliceridios,tgo,tgp,acido urico,hdl,ureia,creatinina,tudo normal,,,,,sera,que o diagnostico é confiavel?

estou com muita dor abdominal e procurei um medico do qual me mandou fazer uma ultrasonofrafia abdominal.. o resultado deu que estou com esteatose grau I. estou muito preocupada. por favor me de uma luz. obrigada rosiani

Descobri que estou com esteatose.

Gostaria de saber quais os tipos de exercicios devo fazer e qual dieta devo seguir, o que devo evitar comer???

olá,eu tenho33a,159m,102kg,tém 10 més, que eu fiz cirurgia na vesicula estou engordando muinto, sento doris no local ñ sei o que fazer;
pois fui ao medico que fez a cirurgia em mim, ele mim diz que o meu poblema é a gordura, mando eu passa por um emdocnologista.
há 3 més eu coloquei a requizição no posto de saude ate hoje ñ foi marcada .
por favor mim orienta o como eu mim devoalimetar.
eu agradeço desde-já.

oi gostaria de saber no dia 16 de agosto fiz uma utrsonografia abd. total e o resultado foi exame dentro dos limites da normalidade no dia no dia 3 de outubro fiz uma outra ultrasonografia do abdome superior(fígado-vias biliares vesicula-p.)e o resultado foi discreta alteração textural hepatica (hepatite-auto-imune?viral?medicamentosa?hemocromatose hereditária pois o medico viu e disse que está tudo normal estou enorme e inchada por intero tudo no corpo me doí gostaria de uma outra opnião pois já passei por 5 medicos e nenhum sabe me dizer o que tenho obrigada

Boa noite, Jéssica

A esteatose hepática é uma alteração no tecido do fígado que ocorre em conseqüência de diversas desordens metabólicas, dentre as quais se destacam a obesidade e o diabetes mellitus.

A única solução é tratar aquilo que gerou a esteatose com acompanhamento médico e medicamentoso, se necessários.

Uma dieta saudável e exercícios físicos regulares são, sem nenhuma dúvida, o início do tratamento. Porém, não há necessidade de passar fome e nem de “morrer” fazendo ginástica.

Diariamente, recebemos de nossos leitores perguntas iguais às suas. Por isso, organizamos e publicamos um livro intitulado “Fígado Gorduroso – uma abordagem pedagógica”. Esse livro foi escrito por 8 profissionais da área de saúde que elaboraram um texto informativo, reflexivo e bastante simples para ser lido e entendido por leigos. Nele, você encontrará respostas para todas as suas dúvidas e sugestões de tratamento.

Caso seja de seu interesse, você poderá adquiri-lo através de nosso site a um custo de R$ 30,00 mais taxas. Acesse http://www.revistavigor.com.br e, na área de busca, digite o título “Fígado Gorduroso”. O programa lhe levará à área de compra da editora.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

Boa noite, Rosiani Machado

Diariamente, recebemos de nossos leitores perguntas iguais às suas. Por isso, organizamos e publicamos um livro intitulado “Fígado Gorduroso – uma abordagem pedagógica”. Esse livro foi escrito por 8 profissionais da área de saúde que elaboraram um texto informativo, reflexivo e bastante simples para ser lido e entendido por leigos. Nele, você encontrará respostas para todas as suas dúvidas e sugestões de tratamento.

Para esclarecer suas dúvidas, vamos recorrer ao capítulo escrito pelos doutores Marcelo Costa e Mauro Birche:

“O fígado raramente dói, exceto quando aumenta muito de tamanho, o que se chama de hepatomegalia. Mais de uma centena de doenças ou disfunções atingem o fígado (…). As doenças que atacam o fígado continuamente por mese ou anos provocam quadros severos de fibrose ou cirrose, estado onde o fígado não consegue mais recuperar sua capacidade funcional”.

A única solução é tratar aquilo que gerou a esteatose com acompanhamento médico e medicamentoso, se necessários.

Caso seja de seu interesse, você poderá adquiri-lo através de nosso site a um custo de R$ 30,00 mais taxas. Acesse http://www.revistavigor.com.br e, na área de busca, digite o título “Fígado Gorduroso”. O programa lhe levará à área de compra da editora.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

saber qual o tratamento da esteatose de grau leve e qual alimento devo consumir?

Ola tenho 38 anos e descobri que tenho esteatose hepática crônica não alcoólica á 9 anos.Também sofro com esse descaso medico fiquei 4 anos com um gastro á 40km da minha cidade, cansado d não ter retorno nenhum procurei outro medico a 200km da minha cidade. No inicio parecia-me que ele se interessava bem pelo meu caso, chegou ate a me pedir uma biopsia, onde foi constatado esse diagnostico e um comprometimento d 80%de gordura no fígado. Estou fazendo OS exames rotineiro a cada 3 meses e faço acompanhamento com a nutricionista a cada 6 meses, onde ela passou uma dieta para não comer nada de origem animal e nem industrializados. Sofro muito com isso, pois sou carnívoro, gosto bastante de leite de vaca, mas mesmo fazendo essa dieta não estou vendo resultado satisfatório, faz tempo q estou com mesmo peso, meus exames segundo o meu medico estão sob controle (não aumentaram as taxas nem diminuíram); mesmo assim fico muito preocupado, parece-me q agora ele esta passivo. Já estive muito desesperado só q hoje estou mais calmo, e não sei se minha esteatose e tipo I, II ou mais, por que meus exames não esclarece o tipo;gostaria de saber qual e o exame q ira me mostrar em qual tipo esta??
Espero resposta!!

Sou de Rondônia.

Trabalho na área da saude,a paciente está com um encaminhamento para hepatologia para uma avaliação, pois está com esteotose hepatica. Pelo SUS ,gostaria de saber para onde encamimha-la pelo município do RJ.

Parabéns pelo artigo, esclareceu minhas dúvidas. Minha mãe, com 78 anos descobriu que está com esteatose grau I. Tem ASMA, OSTEOPOROSE, INFLAMAÇÃO DO NERVO TRIGEMEO, HEPATITE C CRÔNICA e toma omeprazol, miflasona,fluir,tegretol, cloridato de verapamil, aldazida, evista,OSCAL d+500. Gostaria de saber se há algum tratamento, tipo de alimentação para evitar, ou alimentos aconselhados e ou exercícios ( apesar que pela asma fica um pouco difícil). Tem 1:50 de altura e pesa 63 quilos.

Descobri que tenho esteanose, foi descobrto opor meio de um exame de ultra-som, não sou obeso, já pratico esportes a algum tempo, e me surpriendi não foi passado nenhum tratamento, existe tratamento, se puder me responder, qual e como processeder como faço para descobrir, como desenvolvi esta patologia,será que muita ingestão de chocolate, mesmo sendo alguém com biotipo, normal para a altura, e sem concentração de gorduras no abdome.obrigado.

A minha mãe estava sentindo muita dor abdominal,resolvi então fazer uma ultrassonografia por conta prória,pq os medicos nunca falavam o pq da dor,o diagnostico foi esteatose hepatica grau leve,ela tem diabetes e estou muito preocupada.O que devo fazer? Obrigado.

Fiz exame e apresentou a taxa de ferritina alta, o que de fazer para baixar. Estou preocupado e sou leigo no assunto. Por favor me responda orientando o procedimento a tomar.

ENdereço: Rua Dr. Augusto Ribeiro, nº 175 – Iputinga, Recife/PE
Telefones: (81) 34532055 e (81) 92366281
Agradeço a atenção e ancioso esperando resposta.

Hoje atráves de um exame de ultrasom descbrir que tenho esteatose hepática leve,sou de uma família de diabeticos e consumo alcool com moderação,estou acima do peso,.Tenho dores fortes abdominais,que tenhe me encomodado muito.por favor me responda o mais breve possivel.Obrigado.

Tenho 35 anos, 1,70m, 110 kgs. Levo vida sedentária, ainda. Tenho esteatose hepática moderada. Gostaria de saber o que posso (e o que não posso comer), além de como proceder o tratamento deste mal. Que profissional devo procurar.
Antecipadamente, agradeço a atenção dispensada.

Tenho doença ce carolin ou seja milhares de cálculos no fígado o que devo fazer as vewzes me inccomoda muito por favor me responda o mais breve possível. Obrigada.

descobri q tenho esteatose+ ou-um ano estou fazendo tratamenta sinto um certo desconforto local do figado gostaria de saber se realmente gordura no figado da desconforto principalmente guando faço caminhada. obrigada .

Estou muito preocupada, se fico sem comer sinto uma fraqueza muito grande, e tenho tremores constantes,o que mais me incomoda é uma dor do lado direito do abdomem que parece estar ligada a coluna,sinto um disconforto muito grande já fiz varias ultra-sons e também colonoscopia não sei mais o que fazer!!!me ajudem….obs(já retirei a vesicula)não faço exercicio fisico e tenho tres filhas.Idade 29 anos.

Meu amigo tem 21 anos e tem esteatose hepática grave, está fazendo regime, teria algum tipo de chá que ele possa tomar para ajudar??Grata

nos poucos artigos que tenho lido s/ o assunto não vejo a indicação de tratamentos específicos; para obesos ou consumidores de álcool, a dieta, mas p/ quem já normalmente se abstem de alcool e mantem alimentação regulada, nada; gostaria de saber se há pelo menos outras indicações além de exercícios. grato

Descobri que tenho hesteatose hepática há 01 ano e não consigo emagrecer, Há alguma cirurgia para este caso? Inicialmente recebi informação de uma pessoa que tinha a doença e fez cirurgia e que já até emagreceu , isto procede?
att

Bom dia!

Acabei de saber q estou com esteatose, estou acima do peso mais ou menos 15 kg, gostaria de saber a melhor dieta e exercícios q posso fazer para amenizar?
Obrigada.

Acabei de saber q estou com esteatose, tenho 64 anos, não fumo não bebo e tb descobri q estou com a taxa da glicose elevada, 170 em jejum…peso 66 kg e tenho 1,56…sou super ansiosa…o restante dos exames clínicos: colesterol. triglicerídeos etc. normais, pressão arterial um pouquinho alta, 14/9, normalmente é boa.
Poderia me auxiliar qual seria a melhor dieta e exercícios ou remédios para amenizar? sofro de prisão de ventre, estou sempre com a barriga super inchada(muito gases)mau estar sempre depois que me alimento

Gostaria de saber quais os exames corretos para detectar a esteatose hepática. Grata

Descobri a algum tempo que tenho esteatose hepatica, não sei oriunda do que pois não bebe nada alccolico,não fumo,não como frituras,passo muito mal e tenho dores de cabeça insulportável. Um amigo me disse que eu deveria tomar muito chá verde, porque não tem tratamento médico, e além disso estou tomando chá de folha de abacate, me disseram que é bom, enfim estou tentando de tudo, faço exercicios fisicos 3x por semana.A minha pergunta é: A ciência até agora não descobriu nenhum tipo de tratamento para esteatose hepática?

Descobri que tenho hesteatose hepática há menos de 01 ano e não consigo emagrecer,gostaria de orientações mais profundas sobre o tratamento.

Atenciosamente

Roberto.

Obrigado

Descobri que tenho esteatose hepatica grau I e hepatomegalia, a um ano e meio. Gostaria de saber como me tratar.

Descobri que tenho essa doença á 2 meses e gostaria de saber o que comer,e qual exercicio que poderia me ajudar a emagrecer?
Obrigado pela atenção!
Atenciosamente Lucia!

queria que um especialista me orientasse como fazer exercícios certos para uma perda rapida de peso,me indicando se há algum tipo de chá que ajude a eliminacão de gordura do fígado.

tenho uma sobrinha com 28 anos ela descobriu através da ultrassonografia que esta com estatose hepática novel 3.
pergunto há possibilidade de cura ou é prar o resto da vida dela

ELA toamva umas nos finais de semana
e é gordinha
me explica qual é tipo da cura

tenho 49 anos e agora descobri que sofro dessa doença esteatose hepática leve,eu tomo rémedios a muitos anos para tratamento de enxaqueca cronica,estou fora do peso,gostaria de saber o tipo ideal de dieta,desde já obrigado.

tenho um filho de 10 anos e descobrimos que ele esta com gordura no figado e a tireoide dele esta alta , gostaria de saber se tem alguma relação de uma com a outra, e se tem como reduzir a gordura ja adquirida pelo figado, e se com o passar do tempo o organismo dele ira se proteger contra esse problema.

Sou professor de biologia, padezco de esteatose hepática moderada, segundo uns dos gastros que consultei, nesse grau de complicação não existe a palavra cura ou redução ou reversão para grau leve, o outro disse que com regimen hipogorduroso e com auxílio de uma droga é possivel.
Minha preocupação é que concursei e não conseguí tomar posse deste concurso por apresentar esta doença, neste caso não seria descriminação?, já que sou contratado pelo governo de Rondônia e nesse contrato antigo posso trabalhar e no novo não.
Existem mecanismos legais para ser empossado no concursoou? a esteatose hepática pode afastar o trabalhador de suas funções laborais? a junta médica estaria atuando éticamente? qual seria o apoio e orientação que eu possa receber de vcs?.
Grato professor Yvan

É um excelente artigo, principalmente para que sofre deste mal. Descobri que estou tendo este problema e muito me preocupo pois perda de peso é algo difícil de se consrguir. Gostaria de receber algumas orientações sobre a alimentação , exercícios que posso fazer , enfim tudo a respeito. Quero ficar boa o mais rápido possível. Obrigada

muito bom porem gostaria de receber mais informaçoes sobre esteatose hepatica pois tambem tenho e quais providencias devo tomar ja tomo cloridrato de metformina, qual dieta e recomendada. obrigada reginaldo sacomani.

eu fiz um ultrason do abdomen total e acusou uma pequena atenuação sonora no figado(esteatose discreta) o que devo fazer

eu fiz um ultrason do abdomen total e acusou uma pequena atenuação sonora no figado(esteatose discreta) o que devo fazer para eliminar essa gordura do figado, tem remédio para isso

Fiz um ultrassom abdominal e acusou (esteatose hepatica não alcolica) o que devo fazer para diminuir essa gordura, qual a dieta indicada.

Boa tarde, fiz um ultra som do abdomem e acusou Esteatose Hepática leve. Faço tratamento com remédio para triglicérides muito alto(1100), agora estou fazendo exercicios diários(…abaixou para 580)em 4 meses, então gostaria de saber se tem necessidade de tomar algum outro tipo de remedio, ou devo continuar meu tratamento de dislipidemia. Aguardo um retorno! Obrigada

Gostaria de saber que tipo tratamento devo fazer, para eliminar a gordura do fígado, descobri tenho esteatose
hepática, faço atividades fisicas, alimentação balaceada,
estaou a quase um ano sem ingerir bebida alcóolica.

Atenciosamente,

LUIS CARLOS

Minha filha q esta no japao descobriu q tem gordura no figado…e eu estou muito preocupada ela esta um pouco acima do peso e tem tbm artrite e psoriase o q devo fazer p ajuda_la?

tenho esteatose grau III TENHO 108 KG 1,80 ALT , TEM REMEDIO PARA A TRATAMENTO ALEM DO EXERCIO FISICO?

grato

n-ao diz nada sobre alimentação

gostei do artigo, tenho uma duvida um remedio chamado metadoxil, pode auxiliar no tratamento da esteatose,gostaria de saber , obrigado.

Parabéns pelo artigo.Estou chateado com essa tal de esteatose.Gosto de tomar minha cervejinha no fim de semana e agora vou ter que parar. Gostaria de saber se eu posso pelo menos substituir pelo vinho, pois eu já ouvir falar que é bom pro coração.Será que o vinho não dissolve a gordura do figado? Me responda por favor.(risos!!)Obrigado.

descubri em stembro de 2008 que tenho esteatose hepatica , desta forma gostaria de saber qual a melhor diet para emagracer , pois já estou fazendo caminhadas e tomando um cha de gardo mariano e tambem acido ursodesoxicolico (ursacol) .quato ao artigo e muito bom para que tenhamos sempre noticias deste tipo de problema

carlos alberto p. costa

Estou com esteatose hepática grau 2 e 3 há mais de um ano, estou preocupada pois não vejo regrtessão na doença, como devo tratar, pode me passar uma dieta?

Tenho 34 anos e estou com esteotose, o médico me explicou avaliando o meu exame de ultra que está no início, mais estou com muitas dúvidas, pois ele só me pediu para evitar alimentos gordurosos e bebida alcóolica e nada mais, gostaria e uma orientação em relação aos alimentos de um modo geral que não posso comer, e os que posso…

Nos meus exames constatou que tenho esteatose hepatica e gostaria de saber mais a respeito sobre a doença,se tem tratamento,tendencia a aumentar,que tipo de alimentaçao devo ter,se posso me tratar tambem com remedios caseiros como chas e que vitaminas posso tomar,ou se devo tomar,TEM CURA com o diagnostico constatado inicialmente?favor enviar a resposta com urgencia se for possivel.

tenho 45 anos , a,61 e peso 130,00 kl , estou com gordura no figado tenho muita tontura e dor de cabeça e estou vomitando muito por causa das vias biliares, cor amarela.
Qual especialista devo procurar qual é a especialidade e isso tem cura?

Tenho 31 anos descobri que tenho esteatose hepática grau 2, gostaria de saber qual dieta e qual remedio posso tomar e se tem cura.Obrigado.

Tenho 51 anos, peso 106 Kg e faço uso de alccol socialmente, devido as dores que sinto no abdome (estômago) o médico solicitou uma ultrason de abdome total (acabei de chegar do exame 01/12/08), e nela acusou que tenho esteatose hepática difuiva moderada, gostaria de saber se existe tratamento e se existe, tem cura?
Desde já agradeço a atenção.

o artigo é bom ,mas pelo que consta todos querem se remediar de uma forma segura, poderiamos ter em mãõs uma dieta ,passo a passo de exercicios ,e quem procurar ,qual medico ,qual a especialidade caso a caso ,e ou um todo.por exemplo eu,estava tomando o comprimido cedur ,dava -me muita asia ,hoje tomo suco de blingela com cenoura e maça,a trigliceles baixou ,mas ate quando isso vai ser bom,ate quando posso beber,ex; estava trigliceres 500 ,ao tomar o legume baixou para 290 ok,mas e ai sera que posso tomar o resto de minha vida isso

gostaria de saber qual o tipo de tratamento para me curar de uma esteatose hepatica difusa.

peguei o resultado do meu exame hj,e aqui esta a conclusão:
sinais de esteatose grau um,e cisto anexal,pois sentia dores abdominal,e abaixo da costela,quem tem esteatose sente alguma dor?tenho 1.59 alt,e 62 kls,sera q tenho q perder alguns kls?obrigada antecipadamente por me orientar.

Minha filha ao fazer uma ultrasom abdominal o seu diagnóstico foi sinais ecográficos sugestivo de esteatoso hepáica acentuada
Colelitíase
Que médico procurar e que deve fazer?
Tenha tratamento para ficar bom ou é tratamento pra melhorias tan somente?
Por favor responda.
Atenciosamente,
Eu Sônia Lima de Melo

EU ESTOU COM ESTATOSE GRAU 3, E TRENHO TAMBEM HEPATITE C, VOU FAZER REDIÇAO DE ESTOMAGO MAIS MEU CALCIO E MUIRO BAIXO E MINHA GLICEMIA TABE, TENHO DUVIDAS SERA QUE PODERIAM ME ORIENTA MELHOR SOBRE ESSA DOENÇA, ESTOU AFASTADA DO TRABALHO POSSO VOLTA A TRABALHAESTANDO COM ESSA DOENÇA???

eu tenho 14 anos e possuo esteatose é uma doença muito ruim porque eu sinto mul ta dor embaixo do umbigo. e a minha doença dar febre e dor na cabeça.

tenho 48 anos descobri há l ano que o meu figado está absolvendo gorduras e no exame ultrasonografia deu esteatose.Fui ao medico clinico geral, ele receitou metformina.Faço o tramento há 5 meses e fiz outra ultrasonagrai e deu denovo esteatose moderada. qero saber se tem cura e qual remédio devo tamar para curar. Aguardo resposta. Obrigado.

Estive passando muito mal ultimamente, com dor de cabeça, barriga enorme, enjôo, pressão um pouco alta, triglicérides elevado. Passei por gastroenterologista e pediu ultra som alta. Deu que o meu fígado está inchado. Preciso de ajuda: como posso saber se é esteatose hepática? Posso fazer a limpeza do fígado com sal amargo? Como posso consultar com Dr. João Galizzi?

Meu pai tem 53 anos e descobriu que tem esteatose hepática de grau 2, gostaria de saber como fazer para que ela não volte mais (nomalizar), essa doença tem cura? Fazendo só caminhada como exercicio físico resolve? tem tendencia em almentar? Qual o melhor tratamento? Obrigada

Qual a melhor alimentação para quem tem esteatose hepática?

fiz uma ultrassom e o medico me comunicou que o meu figado esta muito gordo. Já fiz varios tratamentos para emagrecer e nenhum deles teve exito estou tomando xenical e sibutramina. Meu último exame deu um aumento de Trigliceridio 182, Transaminase piruvica 60, colesterol normal, intolerancia a glicose pois a glicose deu 114.
Tenho Hipotireoidismo e tomo eutyrox e tenho pressão alta e tomo corgard 40 e benicar HCT 20.
O que posso fazer para melhorar, quais os alimentos que tenho que cortar?
Obrigada
Cláudia

- Resultado de ultrassonografia: “Fígado de contornos regulares, dimensões normais, bordas anguladas, textura heterogenia e grosseira, hiperecogenico, com atenuação no feixe sonoro posterior, aspecto sugestivo da deposição difusa de tecido adiposo pelo parênquimia (ESTEATOSE MODERADA)…”. Realizada em 28/08/2006. Não voltei ao médico p/ mostrar os exames e só por estes meses é que lembrei deste exame por estar sentindo muitas dores na região do fígado, diarreia regulares, bem como dores constantes na região do abdomem, febre moderada, garganta inflamada, dores de cabeça constante, uma tosse seca que já dura 02 semanas.
- Por favor, alguma orientação além de marcar uma consulta com um nefrologista?

TENHO ESTEATOSE HEPATICA HA 10 ANOS, JÁ FIZ CIRURGIA RETIRANDO A VISICULA. TENHO 46 ANOS 1,68 E 97 KILOS AS TRASAMINASE ALTERADAS 120 E 48 ME PARECE QUE SE CHAMA TGP E TGO. HOJE SE COMO MASSAS MUITO PAO E ALGUNS OUTROS ALIMENTOS ME SINTO COM BASTANTE ASIA, TOMO SAL DE FRUTA ENO PARA DA UMA MELHORADA. COMO DEVO PROCEDER PARA MELHORAR.
OBRIGADO ANTONIO FILHO
PARABENS PELO SITE.

Gostaria de saber quais os alimentos que as pessoas que tem esteatoses devem evitar.
Grato

Olá descobri a alguns meses que tenho gordura no figado,sinto dores na barriga, minha barriga é muito grande como se eu estivesse grávida,sinto minha boca amarga tenho intolerancia a glicose ovarios policisticos, tomo glifage xr mas nao consigo emagrecer de jeito nenhum, o que devo fazer? O musculo da minha barriga ficou aberto e relaxado depois da segunda gravidez e so vou poder fazer a plástica se eu emagrecer peso 78 e o cirurgião disse que eu tenho que chegar pelo menos ao 60 Kilos nao sei mais o que fazer para emagrecer, tem algum chá ou medicamento?Obrigada.

faz uma semana que descobri que tenho esteatose hepatica grau I, o medico apenas me encaminhou para outro especialista sem me esplicar muito sobre esta doença, estou acima do peso, tenho 40 anos e tomo remédio para controle da pressão.Gostaria de maior informaçao sobre essa doença como causa,consequencia e tratamento.
Obrigada
Norma

tenho 40 anos,tenho gordura no figado, ja tive hepatite quando criança, bebo cerveja, e gosto de comida gordurosas, não faço nenhum tipo de exercicio, meu colesterol e normal, mais a triglicers esta 800,o que devo fazer? como me tratar?

Tenho 39 anos e acabei de fazer uma ultrasonografia e escobri que estou com esteatose hepatica leve e colecistopatia cronica calculosa, ainda não passei na médica mas comecei a pesquisar na internet. Pelo que li nesse artigo me preocupou bastante. Estou acima do peso e tentando engravidar. Vcs podem me informar se existe tratamento para essa doença e se posso ficar grávida?

gostaria de saber qual tipo de alimentação adequada para quem esta com esteatose hepática. Eu descobrir tem 01 ano. tenho 1.55 e peso71

Tenho 55 anos e descobri em novembro de 2008 que tinha esteatose moderada , e fui á um gastroentereologista e fiz uma bateria de exames , conclusão , o medico mandou fazer muito exercício e não conssumir em epótese alguma,ovos, linguiça, alcool,e coisas que contém gorduras, e disse morrer disso não vai , só se voce não aceitar minhas recomendações , daí pode complicar. Obrigada por compartilhar.

Tenho ESTEATOSE HEPÁTICA GRAU 2,tenho 49 anos,peso 90Kg e 1,70Mt de altura e hoje faço uso do medicamento LIPLESS 100MG.Acredito que é bom,foi indicado pelo médico e vou fazer uso desse medicamento por três meses sem uso de bebidas alcolicas.
Mesmo assim,vou proucurar um médico especialista em DOENCAS DO FIGADO para saber se é reversivel ou não essa doença,já que estou muito preocupado.
O que vocês poderia me dizer ou informar sobre está doença, dentro desse caso especifico e se realmente posso voltar há ter o meu figado 100% bom.

Estou muito preucupada,meu esposo recebeu o
diagnostico que esta com gordura no figado, ele e uma pessoa dificil de se fazer dieta poi esta com 100 kl gostaria de ter mas informacoes qual tipo de fruta,verdura,carne, no cafe da manha posso acrescentar em sua dieta .E se aparti dessa dieta o figado volta a ficar bom.Se tem medicamentos.

estou com gordura no figado de 1 grau e sentir uma forte dor que levou aficar internado por dois dias nunca sentir dor igual em toda minha vida no pe da barriga sera que isso e um sintoma da doença e quais os melhores tratamento

olá minha mae tem 56 anos e descubriu recentemente q esta com esteatose hepática grau III, gostaria de saber se e grave e quais complicações ela poderá ter. E se tem cura?

Tenho 32 anos descobri que tenho esteatose grau 1,estou muito preocupada,não tenho colesterol e triglicerides altos nem diabete,porem acho que estou acima do peso que não chega a ser obesidade.Qual o tratamento para tal diagnóstico,isso é grave?

gostaria de saber se esteatose tem cura,e qual o tipo de alimento que devo consumir

ola,me chamo viviane e descobri hj que estou com,esteatose hepatica leve,tenho 32 anos.e fututamente gostaria de engravidar,gostaria de saber qual o tipo de tratamento que se usa pra essa doença.e se isso interfereriria n gravidez.
estou um pouc preocupada e ficaria grata se vcs pudessen me ajudar…
obrigada

Carissimos, bom dia!
Tenho Esteatose hepatica II, tenho 1,71m, peso 87kg, tomo genfibrozila para triguicerios(está com 380), estou com acido urico alto.
Gentileza informar-me o que devo fazer, quais alimentos devo ingerir, se é o remedio contra o triguicerio que esta causando a doença no figado.
Certo de vossa atenção e retorno, muito obrigado.

verduras e frutas para dieta de estEATOSE, O que comer para diminuir a gordura

Tenho 31 anos, 1,60m descobri esta enfermidade -esteatose moderada e colecistopatia calculosa – gostaria de saber se é reversivel, quais os tratamentos ( possível natural ), exercícios , dieta etc. Estou pretendendo engravidar lá pra agosto de 2009, há algum risco tanto p mãe quanto para o bebe?
Desde já agradeço sua atenção

Esta semana descobrimos, através de uma ultra som, que minha mãe, de 58 anos, tem esteatose hepática grau 3. Ela vinha apresentando a vários anos sintomas que foram investigados por especialistas em diversas áreas da medicina e sempre só mandavam emagracer. Tem crises de vômito, nauseas, tonturas, cor pátida,farqueza, dores abnominais. Ela não teve em nenhum momento alteração referente a triglicerideos, colesterol ou glicose. A irmã dela tinha diabetes. Minha mãe tem o rim esquerdo atrofiado a quinze anos, ele tem somente 10 % de funcionamento, o que por ela não querer fazer cirurgia, ocasiona a ingestão de medicamento antibiotocos de uso continuo, além de remedios para controlar a hiper pressão arterial.
Gostariamos de uma orientação quanto a tratamento, ficamos assustados. O médico que a está atendendo é um gastro. Este é o caminho ou precisamos buscar outra especialiadade?
Muito obrigada e aguardamos uma resposta. Kelin

tenho 30 anos e tenho esteatose+ feritina alta que posso comer e deixar de comer, pois me sinto fraco e comecei a sentir dores, vomito frequente e digestatão muito lenta

gostaria de saber qual alimentaçaõ ideal, para pessoa com esteatose hepatica grau 2 , e qual medicamento certo.

Tenho 47 anos e acabei de fazer uma ultrasonografia e escobri que estou com esteatose hepatica leve/moderada.
Gostaria de saber qual tipo de alimentação adequada, qual tipo de frutas, verduras, enfim alimentação para quem esta com esteatose hepática.
Nunca bebi mais fumei + ou – por 30anos, mais parei de fumar a 3 anos.e também já fiz cirurgia de vesicula há 3anos atras.estou bastante preocupada,pois vir q essa doença pode virar câncer.
Gostaria muito da contar com ajuda de vcs… orientação de remedio naturais ,alimentação…
Desde de já agradeço

tenho esteatose hepática grau 1 e gostaria de saber se posso comer pao de soja , peixes e tomar suco de açaí, uma vez que este suco é gorduroso,mesmo nao ingerindo alcool e não fazendo uma dieta alimentar a esteatose pode ser uma doença fatal que leve á morte como cirrose ou cancer no fígado?agradeço desde já a sua resposta
Allana

tenho esteatose hepática e qual alimento devo evitar?obrigada pela resposta

Verifiquei que no site de Vocês tem nome de alguns médicos porém não tem no Rio de Janeiro RJ. Gostaria de saber um bom médico no centro da cidade RJ ou na zona sul que possa orientar um tratamento de esteatose acentuada.

Tenho 42 anos e acabei de descobrir que tenho Esteatose Hepatica grau II gostaria de saber qual o tratamento se ha alguma medicação que eu possa tomar para reduzir a gordurad… ja existe algum tratamento eficaz que tipo de alimentos nao devo ingerir, que tipo de atividade fisica
devo fazer para nao agravar ainda mais meu problemae g ostaria de saber se o XENICAL é bom para reduzir a gordura
obrigado.
Sonia Alves

por gentileza gostaria de saber de voces se o ciprofibrato baixa o colesterol ou só o triglicérides
agradeço sua atenção
Allana

tenho 47 anos tenho esteatose hepática faço exercícios constantemente sou fumante mas parei de bebr e meus exames hj está assim:
tgo-60
tgp-47
colesterol-231
triglicérides-276
gama-gt-126
gostaria de saber se corro risco de ter uma cirrose hepática
agradeço desde já
allana

Venho sentindo por vezes dores do lado direito do abdomem, não são dores fortes, mas incomodam, e ao dormir quando me estico muito também sinto incomodo na mesma região. Fui ao médico que me passou uma ultrasonografica do abdomem e alguns exames de sangue que estão assim:
Glicose: 90
Hemo.glicada: 5,8
Colseterol: 151
Hdl: 38
Ldl; 83
Triglicerides: 121
Transaminase oxalacética (ast): 31
II pirúvica (alt): 51
t4 livre: 1,15
Tsh ult.sensível: 0,917
Tenho 43 anos, bebo apenas cerveja, estou bem acima do meu peso, o médico não foi muito explicativo. Não me passou receita nem medicamento, apenas me mandou parar de beber, emagreçer, e me falou para retornar em um mês e meio.
Queria saber se estou muito ruim? ou meus exames até certo ponto estão dentro dos parâmetros, se existe cura , ou se melhor, procurar outro médico.
atenciosamente
José Certo Ferrreira Filho

Ola,

Tenho 32 anos, e descobri por exame qe tenho gordura no figado. Venho tratando a algum tempo atraves de dieta.
Tomo metformina para evitar a diabetes, pois meu pancreas estava produzindo muito insulina.
Agora, em 02/2009 , voltei a minha medica e os exames a deixaram muito assustada, pois meus niveis de gordura no figado aumentaram, mais meu trigliceris e colesterol estão bons.
O que pode ter acontecido?
Uma enfermeira me orientou a tomar cha de cebola, pois o mesmo diminuiria a gordura de meud figado?
Aguardo ansioso por respostas.

Obrigado,

Marcelo

só gostaria de saber qual a dieta apropriada para o tratamento das ESTEATOSES. obrigado.

Ola

Sou de Manaus no Amazonas , estou triste pois meu Esposo tem essa doença ( Esteotose Hepatica), e não para de Beber , e come muito , ele so tem 27 aninhos e tenho medo de Perde-lo tão cedo, so temos 3 anos de casados. Gostaria de saber qual Especialista proucurar e na Alimentação o que devo fazer. me ajudem

MArina Oliveira
email:marina@emaexpress.com.br

Meu marido tem ferritina de 550, trglicerídios de 250, foi a um gastro, que pediu tds os outros exames, que vieram normais, faltam chgar, os anti.HBV, Cv, na USG acusou um pouco de gordura no fígado. Gostaria que me mandassem uma dieta e dizendo por qto tempo. Pois ele está fazendo a dieta, porém reclamando e acha que logo logo está bom de parar, eu sei que não é por aí e que uma alimentação prudente deve ser pro resto da vida.Obrigada

EU fiz meus exames e o médigo disse q haavia dado uma gordura no fígado, logo ele disse que poderia ser uma hepatite…
estou muito preocupada…
gostaria de saber quais os riscos e se são graves, o que devo fazer??
estou perdida tenho médico apenas semana q vem, por favor pessoal me ajudem??

estou indgnado com tantos pedidos de informações sobre a esteatose hepática e os doutores e cabeças coroadas de nossa medicina em nada teem comtribuido para ajudar a esclarecer esa pergunta que não cala qual é o caminho a percorrer em busca de uma solução definitiva para curarar a famigerada esteatose e suas complicações clinicas ?

BOM DIA! GOSTARIA DE UM ESCLARECIMENTO, FIZ UMA TOMOGRAFIA AONDE ACUSOU QUE NO MEU FIGADO TEM UMA CALCIFICAÇÃO SUBCAPSULAR EM LOBO HEPÁTICO DIREITO, E NA ULTRA SONOGRAFIA ABDOMINAL, ACUSOU ESTEATOSE HEPATICA GRAU II, NOS MEUS EXAMES DE SANGUE CONSTA QUE MEU COLESTEROL TTL É 103MG/DL, TRIGLICÉRIDES É 31,0 MG/DL, MINHA GLICEMIA É DE 92MG/DL, PEÇO AJUDA PRA SABER COMO POSSO ACABAR COM ESSA “GORDURA NO FIGADO”, FAÇO UMA DIETA MUITO SAUDAVEL NÃO FAÇO INGESTÃO DE BEBIDAS ALCOOLICAS, TENHO 61 ANOS, ADORO A VIDA, E QUERO CONTINUAR VIVENDO TRANQUILA, AGRADEÇO DESDE JÁ, AGUARDO RESPOSTA,
FLORA P NUNES

Comecei sentir dores fortes no abdomem e empachamento, fui ao médico que solicitou uma ultrasom abdome total o resultado foi esteatose hepática e pediu para ser feito uma tomografia computadorizada do abdomem fiz e o resultado foi esteatose hepatica acentuada e cistos simplis bilaterais (bosniak I ), estou temerosa nao sou obesa nao gosto de gorduras só que a muito tempo tomo remedio para depressao.
como é interessante meu ex marido é alcoolatra e o figado e zerado.

Olá, bom dia! Tenho apenas 26 anos e ontem descobri q estou com esteatose hepática moderada…os sintomas foram dores na barriga e desconforto. Sou obesa, peso em torno de 120 kg, bebo socialmente(mas parei a partir de hj). Gostaria de ajuda. Esclarecimentos sobre essa doença q se instalou no meu fígado. Qual o profissional e quais os próximos passos a seguir depois de descoberto o problema.
Grata.

tenho problema no meu figado e estou com anemia. posso comer bife de fígado?

olá, fiz uns exames de rotina e verifiquei algumas alteracoes no coleterol, triglicerideos, tgo e tgp, apos isso fiz um ultra-som onde mostrou esteatose hepatica acentuada. Tenho 28 anos,96 Kg e 1,75mt, estou associando isto ao fato de eu ser chocólatra…Quais os passos que devo seguir… Obrigado

Filhão leia aí algo sobre esteatose hetática.
um bjo no coração,
Mamãe

Descobri que estou c/esteatose hepática,meu triglicerídes está um pouquinho alterado, mais já perdi 8Kgs. Gostaria de saber o que devo comer e o que devo evitar,não como nenhum tipo de gordura, nem doces,nem massas, mais gosto de uma cervejinha fim de semana.Por enquanto minha dúvida é sobre a cerveja, e se tem algum medicamento que posso tomar.Obrigada.

Tenho 1.69 de alt. e peso 91k, e estou com esteatose grau 2, o que posso fazer para diminuir esta gordura no figado e quero saber se tem cura e o que devo comer e evitar .

Minhas duavidas são iguais a maioria.Por isso não seria interessante responder as duvidas logo a baixo para evitar perguntas iguais? Temho 40 anos e esteatose moderada existe algum medicamento para que ela não aumente? Desde agradeço

tenho 52 anos e e estou com esteatose gistaria de saber se posso praticar exercicio pois tenho que perder peso e estou com triglicerio elevedo e colesterol e quais a alimentaçao adequada obrigado

Tenho 58 anos e descobri por um ultrason que tenho gordura no figado no inicio da doença,pois,estava com dores no abdomem e verifiquei por que,tenho l,71m,com 92 kilos,faço pouco exercicios uma media de duas caminhadas de 5km por semana nunca fumei nenhum cigarro,nem tomo bebida muito alcoolica,,tomo alguns chopps socialmente fins de semana em media de 3 tres para acompanhar meus amigos,gosto muito de pizza,e feijoada,mais não com quantidades exagerada.,tenho saudé muito boa,sem diabetes sem colesterol,tudo otimo, por que foi apareceu isto em meu figado.,queria saber se tem cura, e se pode retroceder esta gordura com medicamentos ou alimentação adequada.aguardo suas informaçoes,no tocante a endereço de especialista e no que VvSs podem me ajudar,aqui em Spaulo., desde já lhe fico muito gratos.

minha mae descobriu recentemente que esta com esteatose hepatica 2 ela e diabetica triglicedes e muito elevado mesmo com medicaçao nao abaixa me ajudem preciso fazer algo!

meu esposo descobriu que esta com godura no figado eu gostaria de saber qual o tipo de alimentaçao ele pode comer presiso da ajuda de voces e desde ja muito obrigado..conto com ajuda de voces…..

Tenho gordura no figado tipo II, estou fazendo novos exames (sangue) para saber o por que, tenho curiosidade em saber mais sobre esse assunto (estou assustada) pois não faço uso de alcool em excesso, não sou obessa. Só o meu marido faz controle de Hepatite C, tem alguma coisa a ver.

TENHO 36 ANOS E ATRAVEZ DE UM EXAME DE ROTINA DECOBRI QUE TENHO GORDURA NO FIGADO, PRECISO DE INFORMAÇÕES SOBRE ESSA DOENÇA, REMÉDIOS, CHÁS, DIETAS, E COISAS PARECIDA ESTOU COM MEUS TRIGLICIRIDIOS MUITO ALTO NA FAIXA DOS 700 MEU HDL BAIXO, O COLESTEROL RELATIVO, AÇUCAR ALTERADO. DESDE JÁ AGRADEÇO.

Gostaria de saber se há alguma ligação entre a esteatose e a amiloidose (excesso de proteína no fígado). Minha mãe faleceu desta doença e uma das coisas que foi descoberta bem antes foi a esteatose e depois que a doença(amiloidose)já estava em grande proporção é que foram descobrir. Ela sentia dor do lado direito do abdomem com frequencia.

OLÁ TENHO 23 ANOS E DESCOBRI ATRAVÉZ DE UMA ULTRASONOGRAFIA QUE FIZ PRA VERIFICAR A RESPEITO DE UMA DOR QUE SENTIA, PARECIA CÓLICA DE RINS, E VIM A DESCOBRIR QUE TENHO ESTEATOSE HEPÁTICA,ESTOU ACIMA DO PESO O QUE PODE SER UMAS DAS CAUSAS E NÃO TENHO OUTRAS ALTERAÇÕES EM DEMAIS EXAMES, O LANCE AGORA É PERDER PESO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL PARA ELIMINAR ESSA GORDURA?????
VALEU GALERA
DESDE JÁ AGRADEÇO…

meu médico passou metformina para secar a gordura do fígado, pois tenho esteatose hepática,mas nao sou diabética ,fiquei receiosa e venho aqui pedir a sua orientação,pois confio muito em vcs, posso fazer uso do chá da folha do abacateiro, é eficaz para melhorar a esteatose? agradeço sua resposta
allana

Li seu artigo porque também estou com estatose hepatica leve. Por isso gostaria imensamente de ter uma dieta para corrigir isto. Existe? Com dieta somente posso curar esta doença?

“descobri que tenho esteanose hepática moderada, com calcificação e lesão hepática. Tomo várias medicações diárias em razão de uma Asma de difícil controle. Alguns médicos me disseram que é medicamentosa. E isso mesmo? Posso ficar tranquila ou devo procurar outros especialistas?” Grata.

Olá, descobri que minha mãe está com Esteatose Hepática Severa, gostaria de receber informações sobre a doença e alguns tratamentos, pois meu pai acabou de morrer, não posso perder minha mãe também!
obrigada

como posso me cuidar do problema do figado
estou com 1 grau de gordura o q eu posso fazer e que remedio eu posso tomar

Olá, recentemente descobri que tenho esteatose, como tenho obesidade acentuada, gostaria de saber quais alimentos são proibidos ou permitidos, algum exercicio é indicado nesse caso? e medicamento, já tem algum para essa doença?
Obrigada.

Olá,descobri a poucos dias que meu marido esta com esteatose hepática grau II,já fizemos exames sorologico e outros,mas em nenhum desses identificou,somente através do ultrasom que chegamos a esse diagnostico,ele esta sendo acompanhado por um profissional da fundação de medicina tropical do-am.
Ele ainda e muito jovem tem apenas 27 anos,mas gostaria que vc como um bom profissional tirasse a minha divida em relação a esse diagnostico.
Fico muito grata!

Olá. Hoje um médico me recomendou METADOXIL alegando que este remedio iria reduzir minha esteatose hepatica sensivelmente (ou ate cura-la) em 90 dias. No entanto, uma outra pessoa me disse que o metadoxil seria indicado apenas se minha gama-gt estivesse alta. Minhas enzimas do figado estao normais. Devo me preocupar? O Metadoxil cura a esteatose? Obrigado.

Estou com esteatose hepatica II. Estou muito preocupada com os sintomas;empaixamento dores nofígado e nauseas. Que remédios devo tomar e que alimentação devo ter. Por favor me ajude!

Rossana

Ola vim atraves pedir uma ajuda a respeito da minha mãe a 2 meses atras descobriu que esta com ESTEATOSE HEPATICA e tem muito medo gostaria de saber se alem do medicamento que toma se existe mas algum ou ate mesmo cha …(SILIMALOM) Fico grata desde ja muito obrigado….

Olá!
Estou precisando de ajuda, pois estou com depressão, mais o pior que em consulta recente meu neuro requisitou alguns exames e foi detectado que eu estava com o triglicerides em 290 e na ultrasom do abdomem detectou esteatose hepatica. Estou desesperada com essa situação, pois não tenho forças para seguir uma dieta, e para piorar mais ainda a situação, há um ano e tres meses retirei a vesícula biliar. Nesse momento estou sentindo muita moleza no corpo acompanhado de dores de cabeça. Me ajudem, por favor!

descbri que tenho esteatose no figado fas 2anos os medicos so me deram para tomar buscopam para dor,omeprasol,e domperidona para ajudar a dijestao pois tenho muitos gases e isso ajudaria. Meus exames deram normais de enximas, me deram uma dieta para pessoa com diabetes so que nao sou diabetica , estou realmente acima do peso,consegui emagrecer 7kilos e depois nao emagreci mais. O que gostaria de saber e se cirurgia de estomago adiantaria . pois se adiantar gostaria dessa ajuda, nao tenho condiçoes de pagar. Desde ja agradeço.

gostaria de saber se quem tem esteatose hepática pode tomar com frequencia o suco da açaí, uma vez que é rico em gordura, e se a medicação metadoxil é bom para reduzir á gordura do fígado.
muito obrigada por me responder
cassilda

Também tenho esteatose hepática; não tenho vesícula e hoje o médico do SUS viu meus exames e indicou Sinvastatina 20 mg para controlar o colesterol.
Lí na bula que não deve ser tomado por quem tem problemas no fígado. E agora? minha consulta é só no final de maio e consulta do SUS, você sabe…

Onde estão as respostas dessas perguntas acima?

Gostaria de saber se SILIMALON akuda a baixar a gordura do fígado?

EU PEGUEI MEU EXAMES E CONSTATOU Q EU TINHA ESTEATOSE HEPATICA FIQUE SURPREZA PORQUE EU ACHAVA QUE ERA PROBLEMA DOR RINS PELA DOR FORTE QUE EU SENTIA.
E EU QUERIA TER UMA RESPOSTA DA MINHA PERGUNTA:COMO EU ME TRATO???ISSO SO É TRATADO SOMENTE COM DIETA???POIS TUDO O QUE EU ME ALIMENTO ME FAZ MAL!!!

tenho 38 anos foi diagnosticado esteatose hepatica, qual o remedio que devo tomar fora alimentaçao . grato pela atençao

bom dia amigos tenho 49 anos e estou pela segunda vez com esteatoze epatica uzo muito cha de evas verdes como boldo do chile e tintura composta de espinheira santa gosto muito de gurduras e tenho que nao fazer parte mais dessa alimentação pois dessa ves fui muito aravante pois fiquei de cama mais de dez dias não vi coiza iguas pois quando andava duia muito en cequencias de medicamento estou ficando melhor mais estou con 120kg e setou com cinquenta kg a mais do meu peso messo 170 de alt. queria saber as meus amigos dotores que min alcilei au bom medicamento e a uma boa alimentação serar que devo deichar de comer carne tomar minhas cevejinhas finas de semana semais muito obrigado a voces e fiquem com DEUS aguardo o mais breve essa resposta amigos ..

tenho 50 anos e fiz varios exames e estou c gordura no figado. preciso tramento urgente por favor me ajude. obrigada

Tenho 51 anos e descobri que estou com esteatose, gostaria de saber como cuidar para reverter este quadro, tem cura? que alimentos nao devo ingerir ,por fim que posso e que devo fazer para mudar este diagnostico? E o que desenvolveu este quado/ a medicina chinesa diz que a raiva o stress afeta diretamente a funçao hepática, isto tem influencia?

descobri que estou com epatite c.já fiz todos os exames mas os medicos diseran que eleve e não tem tratamento agora so depois de 5anos não acreditei muito.gostaria de uma oriemtação .e uma dieta para amenizar ou ate cura.confio em Deus que pela minha fé estou curada
espero respostas.fique com Deus

em minha ultrasom deu esteatose hepatica grau acentuado,gostaria de saber se isso é grave? e se existe medicamentos dietas.(tratamento).
grata

Olá, infelizmente eu também tenho esteatose, o artigo me ajudou a compreender melhor a doença.
Tenho 38 anos e desde os 33 faço tratamento de C.A de mama, engordei 28 quilos. Atualmente tomo diariamente Tamoxifeno. Tenho medo que o tratamento agrave o quadro, mas não posso interompê-lo…o que fazer, então…
diminui 6 quilos, controlo a minha alimentação, mas estou insegura.
Orientem-me, por favor.

tenho 43 anos e descobri que tenho esteatose tive cancer
de mama a 1 ano fiz quimio mais radioterapia e agora apareceu esteatose grau um eu tenho 96 k nao consigo emagrecer pois eu tomo hormonio tamoxifeno e rivotril para dormir como posso me cura desta doença chamada de esteatose .

muito grato eu preciso da resposta.

BOA TARDE ,GOSTARIA DE SABER QUE TIPO DE COMIDA PODE COMER QUEM TEM ESTEATOSE,E O QUE EVITAR TB QUAIS OS EXERCICIO .DESDE JA AGRADEÇO

tenho 54 anos estou com esteatose grau 3 fumo bebo e jogo baralho quero saber que tipo de dieta alimentar devo fazer.triglicerideos e colesterol alto bebo todo dia 2 doses de whisque. estou a duas semanas sem beber.

Descobri por exames abdominais completo que tenho esteatose grau 1 ,tenho marcapasso,com 47 anos a minha pressão é normal,é de 110×70,a o colesteral um pouco elevado,o collesteral bom baixo, e comecei uma dieta por conta propia ,preciso saber de alimentos que posso e o que nçao posso ingerir,e faço hidroginastica ha 2 semanas.Desde ja agradeço

Gostaria que voces me enformar um medico hepatologista na minha cidade de Goiânia- go, desde ja agradeço.

Quais os piores alimentos para o figado com esteatose grau2, e se o chocolate é ruim para o figado, e mediga por favor quais os piores alimentos para este caso.

Bom dia, fiz exame de sangue e meu TGP acusou 98/UL TGO 23U/L
e o gama GT 40,0.Os exames de colesterol e triglicerídios deu normal. Gostaria de saber o que posso fazer para que o TGP normalize e qual a provável causa desse aumento. Outrossim informo que tenho hipotiroidismo controlado e tomo regularmente PURAN T4 de 75mg.
Atenciosamente,
Desde já agfradeço e fico no aguardo da informação.

bom dia tenho 32anos tenho esteatose hepatica a dois anos. para piorar retirei a vesicula biliar essa semana fiz exames laboratoriais e os exames deram resultado absurdos fiquei apavorado iniciei uma dieta rigorosa,parei a bebida alcoolica e iniciei atividades fisicas diariamente. gostaria de saber se existe algum tipo de alimentação que ajude a diminuir o tgo,tgp e transaminase.o seu artigo é maravilhoso tenho certeza que se proseguir nesse caminho terei êxito.obrigado pela atenção.

GOSTARIA DE SABER MAIS DETALHES SOBRE ESTEOTOSE TRATAMENTO O DEVO FAZER PARA MELHOR AS CONDIÇÕES DO FIGADO QUAL O MEDICO DEVO PROCURAR FICO GRATO

Descobri que tenho esteatose hepatica faz 10 anos e hoje tomo o medicamento METADOXIL, que segundo a médica vai controlar o nivel de gordura no fígado, atualmente o exame de transaminase pirúvica é 169( muito alto). Faço caminhadas três vezes por semana e após as refeições tomo chá de carqueja, o que me faz muito bem.Tomo inibidor de apetite indicado pelo médico e isso está tb me ajudando a não comer alimentos fora do horário das refeições.Vou retornar ao medico daqui a três meses para ver a evolução do tratamento.Espero que daqui a algum tempo eu possa estar informando sobre a melhora do meu tratamento.

Eu tenho esteatose hepatica e vim descobrir no dia 24/04/2009 fiquei muito triste mas me controlei achei estranho eu sentir dores no figado com se ele fosse apertado com força com as maos, ser dia comi melancia e fique de cama por 3 dias rolando de um lado para outro ,me consultei e para minha supresa deu esteatose hepatica te me tratando fazendo regime e sei que com a misericordia de Deus serei curado em nome de Jesus.

Ola tbm quero saber se tem remedio para diminuir a gordura no figado

atraves de um axame ultrasom foi diagnosticado esteatose epatica em minha mae, só que o medico não receitou nemhum medicamento inclusive informo que ela toma muito remedio pra outras doenças tipo coração ,pressao, diabete ja retirou a visicula e esta um pouco acima do peso ela tbem tem marcapasso, podem me orientar ela tem sentido dores na regiao do figado, por favor preciso de ajuda, desde ja muito obrigada, aparecida

Cerca de 2 anos, devido o aumento do colesterol no sangue, meu excelente médico homeopático, pediu para investigar o fígado, não deu outra, esteatose hepática moderada, e a recomendação que tive após 4 especialistas no assunto foi: caminhada diária para perder peso e alimentação sem gorduras (alcool NEM PENSAR, nem vinho). A conclusão que cheguei que trata-se de uma doença do fígado que ainda não foi devidamnente ou completamente pesquisa portanto não se sabe a cura. Quando meu médico me peidu para investigar o fígado, e o ultrasom confirmou, a suspeita do meu médico era algum quadro de hipatite que tbm decorre para esses efeitos. Estudei mais o assunto e estou convicto que o açúcar ingerido e no sangue é um dos causadores dessa gordura no fígado pq no último exame de sangue que fiz minha taxa de glicose está no limite e isso me leva a outra linha de conduta: diminuir carboidratos, retirar o açúcar dos alimentos etc. Espero ter ajudado a comunidade Bianchi São Paulo lbianchi@metrosp.com.br

boa noite, meu amigo após sentir dores na regiao do abdomen, procurou medico e foi solicitado ultrasom e o resultado foi esteatose, encaminhado para um gastro ele pediu uns examesque serão realizados apos a dieta, uma dieta com frutas, verduras e carne branca ou seja peixe e frango todos ensopados, cortaram frituras, carne vermelha, bebida, massas, chocolates, leite e outros. porém essa semana que iniciou a dieta, ele me disse que sentiu um desconforto, dores depois de alimentar e ao vomitar expeliu uma quantidade pequena de sangue escuro. ligou para o medico e ele disse que era pra ele marcar uma endoscopia urgente, pois isso poderia ser grave. mas pq ela nao disse isso qd ele foi la, e não pediu logo todos os exames necessarios e passou uma medicação, além de passar os exames pra ele fazer depois de 20 dias de dieta. estamos preocupados, nos dê uma luz, pois ele nem sequer tem dormido depois que ela disse pra ele por telefone que pode ser ate cancer. acho estranho ela nao ter dito isso tudo pra ele na semana retrasada que ele foi lá. ele tem 25 anos não é obeso, ex fumante e sempre bebe cerveja e consome muito churrasco e frituras, e na familia tem casos de ocorrencia de cirrose. preciso da ajuda de vcs. desde ja agradeço. jana

gostaria de informações sobre esteatose hepática em US descobri que tenho uma esteatose acentuada gostaria de saber dietas o que posso comer, o que não posso, que exercícios devo fazer, obrigada, aguardo ansiosa.

A minha medica mandou fazer umas analises ao sangue e deu que fosfatase alcalina alterada e mandou fazer uma ecografia abdominal e o resultado foi:o figado tem dimensões normais, contornos regulares e textura globalmente homogénea. refere~se apenas refêrencia a pequena calcificação residual com 3mm. gostaria de saber se tenho esteatose hepatica?

gostaria de saber se a esteatose tem um tratamento.tem dias que sinto como se meu figado tivesse inchado e um desconforto enorme no abdomen.tem exercicio ou dieta?A medica que passei não me passou nenhuma recomendação achei estranho depois disso só tenho sentido piorar.O Aumnto de peso execivo tem algo como a esteatose?

Olá!
Descobri a pouco tempo atravez de us do abdomem, que tenho esteatode de grau III. Gostaria de saber oque posso fazer para reverter esse quadro. Que especialista procurar, se preciso de um nutricionista:
Estou com um certo temor.
Aguardarei anciosamente!

tenho 48 anos e há 7 anos tive cancer de intestino grosso.Fiz cirurgia quimioterapia adjuvante.Hoje descobri que estou com esteatose hepatica leve.Isso poderia ser indicio de metastase? Estou usnado omega 3 e 6 da forever.
Gostaria de saber mais o assunto.Grata.

“Ólá! Boa noite.
Descobri hoje, através de uma U.S abdominal que estou com Esteatose hepatica grau II, gostaria de saber se tem tratamento, e qual é a especialidade mais indicada, não faço uso de bebidas alcoolica, e tb não sou diabetica, o que pode ter causado esta lesão no meu figado? Não consigo entender?
Por favor, se eu malhar e fozer o uso da L-carnitina associada ao exercicio vou ter algum beneficio contra a esteatose?
Tem algum remedio de uso oral que os médicos utilizam neste caso?
Moro em Macaé, RJ, tem algum Hepatologista que eu possa me consultar aqui na minha cidade?
Desde já agradeço a atenção, e aguardo as respostas ansiosamente.
Até logo”

“ola! Boa noite.
Descobri hoje, atraves de uma U.S abdominal que estou com Esteatose hepatica grau II, gostaria de saber se tem tratamento, e qual e a especialidade mais indicada, nao faco uso de bebidas alcoolica, e tb nao sou diabetica, o que pode ter causado esta lesão no meu figado? Nao consigo entender?
Por favor, se eu malhar e fozer o uso da L-carnitina associada ao exercicio vou ter algum beneficio contra a esteatose?
Tem algum remedio de uso oral que os medicos utilizam neste caso?
Moro em Macae, RJ, tem algum Hepatologista que eu possa me consultar aqui na minha cidade?
Desde ja¡ agradeco a atencao, e aguardo as respostas ansiosamente.
Ate logo”

este site e ,muito util e importante as pessoa quanto mais imformada melhor meus parabens nota 100000

Olá. Tenho 26 anos. Faz alguns meses que descobri que tenho hesteatose hepática grau 1 . Fiquei muito preocupada no momento. Descobri pois tinha fortes dores abdominais, e quando eu comia algo muito gorduroso eu vomitava tudo! não aguentava mais e resolvi procurar um gastroentereologista. Foi ele que me pediu o exame de ecografia que apontou a esteatose. Ele disse que eu deveria emagrecer. E eu também estava com um índice muito elevado de triglicerídeos, estava em 488. O que isso tem a ver com a hesteatose? me auxiliem por favor, pois eu não consigo emagrecer e estou preocupada! OBRIGADA

descubri que estou com gordura no figado que posso tomar para amenisar ,alem de caminhadas e exercicio fisico e claro .

é muito interessante !

é uma informação muito valiosa e bem elaborada.estava achando que eu era a unica,mas deu pra ver que muitas pessoas tem o mesmo diagnostico.

Faz 3 anos que descobri a esteatose grau 2 através de ultra-som de abdomem superior, meu médico receitou SILIMALON e graças a Deus em dezembro último descobri que havia revertido o quadro para grau 1, sendo assim creio que o SILIMALON ajuda e muito mesmo a reduzir esta doença, espero que possa ter ajudado de alguma forma.

Tenho, 64 anos e descobri hoje que tenho esteotose hepatica grau III grave. O que devo fazer para amenizar esta doença???Eu já tenho uma doença de pele incuravel, chamada psoríase. Isto pode ter agravado esta doença???

Fiz exames laboratorias de rotina e tive como resultado alteração do fígado. Estou muito preocupada. Vou fazer ultrassom do abdomem total no próximo dia 27. Estou muito preocupada com o resultado. No caso de ter esteatose hepatica quais são os exercícios que devo fazer, qual a dieta e até que ponto isso pode ser grave. Sou diabética mas estou compensada. Não estou dormindo a noite de preocupação!! Parece que o dia do exame não chega nunca!! Me respondam logo, por favor! Abraços. Sonia.

Tenho 53 anos e fiz vários exames de rotina, pois fui numa nutricionista e ela me disse que tenho que perder 30 quilos,só que fui buscar os meus exames hoje e estou com TGO 47 (4-46) é normal e TGP 56 (3-50) é normal.
Fiquei preocupada pois há 30 anos atrás tive Hepatite “B”.
Tenho pressão arterial alta e é o único remédio que tomo.
Como posso me curar deste problema?
Obrigada.
sandra Regina

Tenho 37 anos e passei a sentir miutas dores abdominais fiz uma ultrasson e foi detectado que eu sofro de esteatose hepática eu gostaria muito de saber qual a dieta que devo seguir e qual o tipo de cha que posso tomar a minha primeira crize foi em fevereiro e a segunda agora em maio no dia 22 estou sofrendo muito com isso e gostaria que vocês me ajudasse, ficarei muito grata.

” Tenho 31 anos moro em Vitoria/ ES, e descobri através do exame de sangue e US de abdome superior que tenho Esteatose Hepática.Nao faco ingestao de bebida alcoolica,nao sou diabetica.
TGP : 74
Insulina jejum : 26
US Abdome: Esteatose Grau II.
Estou muito preocupada e gostaria de saber que tipo de alimentação pode ser ingerida ?; Quanto tempo de que preciso fazer?;Que tipo de exercício fisico?; Se tem algum medicamento para estar ingerindo para diminuir essa gordura no fígado. Remédio para emagrecer cmprometi o fígado durante esse tratamento?
O que significa o Grau II?.
Fui ao endócrino que orientou estar fazendo uma dieta sem carboidrato. Esta correto?. Precisa suspender algum outro tipo de alimento?.
Agradeço a ajuda e compreensão .

Tenho 27 anos, e há 15 dias fiz colecistectomia por video.
Contudo, estava usando anteriormente a cirurgia os medicamentos: metformina e sibutramina. Gostaria de saber em que período já posso retornar a usar esse medicamentos?
E se eles tem alguma associação, com a cirurgia realizada.
Grata

meu marido esta com gordura no figado grau 3 quero saber se tem cura,qual especialista procurar,? desde ja agradeço

Gostaria de saber como ter acesso as respostas das perguntas feitas aqui no site?

Estou tb com EH e o médico me passou remédio para baixar os triglicerídeos e colesterol: Vytorin 10/20 (1 comp. á noite).

Mas estou tomando a pouco tempo(3 dias) e ainda não tenho idéia se estou melhor.

se alguem souber algum tipo de remédio para isso ou chá, por favor me respondam aqui mesmo.

grata,
Norma

Tenho esteatose hepatica grau 2, ja estou tomando 1 remedio chamado legalon 140mg 3 ao dia, isso já tem uns 6 meses e não vejo melhoras, continuo tendo dores leves no figado. Meus exames de colesterol e trigliceres deram normal. Tomo cha de boldo não sei se ajuda. Pesava 86kg, tenho 1.78mts, hoje peso 80kg. Já tive hepatite A. Gostaria de saber o que fazer? procurar um hepatologista ou teria um remedio melhor pra isso.

descobri que tenho esteatose hepatica e gostaria de informaçoes de tratamento.o que posso fazer mais,o que devo tomar.meu triglicedeos é alto.me ajude a resolver esse problema. agradeço muito.me mande imail rapido.bjs

fui no medico e descobri q estou c/ esteatose,eu queria saber o q posso come?.

boa tarde… acabei de fazer uma usg do abdome e descobri que tenho colecistopatia calculosa e esteatose hepática grau I. o mais engraçado é que não tenho diabetes, colesterol, mas os triglicérides estão no limite do normal. tenho 33 anos, 1.67 e 89 kgs. gostaria muito de saber se após a remoção da vesícula o tratamento da esteatose pode ter mais sucesso… estou com medo e muito triste em saber que estou doente sem ter tido nenhum sintoma durante anos… sepre faço exames de sangue (6/6 meses), só comecei a sentir mal esse mês de maio, no domingo do dia das mães… por favor me retorne, tenho muitas dúvidas… obrigada

Sou portadora de esteatose epatica grau III, e estou desesperada por um tratamento o qual já faço uso de metformina e vitaminas c de 500 e E de 1000 Ui, mas ainda não faço exercicio físico ainda além de uma dieta elaborada por uma nutricionista por favor me ajudem.
Gostaria de saber se tem ou não cura.
E em Salvador-Ba existe algum médico que atenda pela Golsen Cross.
Por favor me ajudem.

Realizei uma ultra-sonografia e foi diagnosticado que tenho gordura no fígado, o meu gastro me indicou ingerir os seguintes medicamentos: Digedrat 200mg e Nexium 20mg(tratamento de 4 semanas), só que passado esse período de medicação até o momento não obtive nenhuma melhora, não posso andar de ônibus, sinto tonturas, a boca amarga e ansia de vômito. Gostaria que me endicasse um remédio certo para esse meu desconforto, que já dura mais de 5 anos!!
Obrigado desde já!

ZENAIDE 45 ANOS TENHO GORDURA NO FIGADO E QUERO SABER O QUE POSSO FAZER OU TIPO DE DIETA ALIMENTAR DEVO FAZER PRA MEHLORAR MEU QUADRO CLINICO EM RELAÇÃO A ESSE PROBLEMA OU MESMO TIPO DE ATIVIDADE FISICA…..

Recebí o diagnóstico de esteatose e hepatomegalia (qdo retirei minha vesícula. Não faço uso de bebidas alcólicas, não fumo, mas estou uns 4 quilos acima do peso ideal. Faço uso do atenolol para hipertensão a muitos anos e perguntei ao médico (gastro) se poderia estar prejudicando meu fígado. Ele negou, mas mesmo assim resolví ler a bula deste medicamneto. Descobrí que pode sim alterar a transaminase em alguns poucos casos e a minha está muito alterada. Queria a opinião de vocês pois estou com muitas incertezas.
Agradeço a atenção.

Bom dia, em exames de rotina descobri que o gama gt está em 53, portanto alto. Fiz um usv de abdomen total e meu fígado está normal. Existe algum outro motivo para que o gama tenha apresentado alteração?
Obrigada.

Gostaria de saber os sintomas da ESTEATO HEPATITE. Apos diversos exames fiz biopsia que confirmou o problema. Na curva de insulina solicitada por uma Otorrino, acusou resistencia insulina (muito alta) e ela pediu para eu procurart um endocrinologista. Fui a dois endo e estes, diferente do que diz a reportagem afirmaram que insulina permanecer muito alta não tem nada haver com esteatose. Tanto o hepatologista e os endocrinologistas dizem que os sisntomas que eu sinto (tonteira, moleza, cansaço, e inchaço abdominal) não tem nada haver com com os dois problemas identificados nos exames. Qual a opinião de voces?

Descobrir recentimente através do exame de sangue TGO e TGP acima do normal o médico solicitou um exame de abdome superior e constatou esteatose hepatica moderada,sendo que todos meus exames deram normais, so dieta resolve? que medico devo procurar?

minha mulher esta sentido mau estar o médico dis que ela esta fígado inchado. mas não detctou nada ainda.

Meus exames TGO e TGP dão normais, mas o gama Gt acusa Esteatose leve e o ultrasom dá normal e somente a trigliceries é alta. Não sou obeso, mas bebo cerveja e gosto de carne bovina, estou tomando remédio manipulado, gostaria de saber se devo fazer mais alguma coisa pois sinto que os medicamentos me deixam com tontura, isso é normal?
Obrigado

Meu exame de sangue da tudo normal porem ao doar sangue foi diagnosticado que tenho gordura no sangue. O que devo fazer qual o medico que devo procurar.

Descobri que estou com esteatose acentuada após fazer alguns exames.
Gostaria de saber se de fato esta doença tem cura ou não, o que devo fazer para pelo menos poder amenizar?
Desde de já agradeço a atenção prestada.

tenho 45 anos e descobri que tenho esteateose hepática moderada, gostaria de saber qual a alimentação correta
para combate-la
obrigada

Meu namorado descobriu que tem steatose, gostaria de saber que tipo de alimento que ele pode comer para ajudar na diminuição de triglicerídeos pois o dele está muito alto, ele não bebe.

abreus 28 de junho 2009

moro no interior de minas,estou a cima do peso uns 30 kilos tenho 1.52 de altura, fiz exame em janeiro 28/01 09

TGO 95 TGP 75

fiz novos exame 08/06/09 TGO 145 TGP 338

VOU PROCURAR O CLINICO DO POSTO,JÁ PROCUREI UM ESPECIALISTA,ELE ME DISSE QUE O TRATAMENTO E EMAGRECER,NÃO BEBO NÃO FUMO ,ME DÊ UM ALERTA POR FAVOR.

MINHA MÃE FALECEU A UM ANO E MEIO COM CIRROSE EPÁTICA

ME DÊ UMA LUZ POR FAVOR

OBRIGADA

CLÉRIA

Boa tarde.

Fiquei sabendo que tenho esteatose, não bebo nem fumo, faço uso de remédios para hipertensão, não sou diabético. Quais remédios devo tomar para esse problema?

Ag contato..

tenho esteatose grau 2,faço dieta direto,faço exercícios todos os dias.Meu triglicerídeos normalmente é elevadíssimo em torno de 600.vivo tomando lipless.minha médica diz q é meu organismo que produz.Não sei mais o q faço.Ainda bem q não sou diabética e meu colesterol é normal.tenho ovários micropolicísticos e nfaço tratamento com metiformina,pois já tive trombo e não posso tomar hormônios.

fiz uma biopsia há 4 meses o resultado foi hepatite cronica e esteatose do grau 1,fui encaminhada para um especialista,onde voltei a fazer exames,e o resultado foi que eu não estou mais com hepatite cronica,mas continuo com gordura no figado,o resultado foi colesterol elevado,sou fumante,não bebo,sou magra e não tenho habito de alimentação gordurosa,pode ser do meu organismo?

Meu sogro de 59 anos acaba de descobrir que tem esteatose grau 2, e não sabemos o que significa. é grave?

gostaria de saber se acido urico provoca lesoes na pele tipo queimadura chega ate levantar bolhas e fica com manchas tipo queimadura e se provoca muito inchaço

ola!!! fis aguns exames [aslo]deu uma auteracao entao o medico me pedio para faser o gama glutamil deu 100 u/L sendo que o normau e de 7 a 33 u/L mas na ultra som deu um pequena guantidade de gortura no figado unclusive a medica me falo que e muito pouca cordura para que o exame de alterado assim .o medico me encamiou para o especealista de figado para se aprofundar nos exames mas medico de posto de saude demora sera que eu posso esperar ou devo me preucupar oque fasso.

Tenho esteatose adicionar aveia na vitaminada,nas frutas no leite,ajuda obstruir as gorduras do figado?gostaria de informação! quais as frutas e verduras que ajudam nessa questão?Me incomoda saber que o meu figado tem gordura,fui pega de surpresa não bebo alcoolico não como gordura tomo ha tempo medicamento depressão e panico,fiquei surpresa com resultado do exame de sangue e da ultrasom abdominal total,o gastro passou para eu tomar toda manhã em jejum 02 comprimidos de xantinon,mesmo assim não me sinto bem!Parabéns pelo texto,um abraço.

Boa noite!
Achei super interessante o artigo.
Minha mãe possui fígado com esteatose,gostaria de ter maior esclarecimento em relação ao tratamento,pois,acho falta de interesse médico em dizer a minha mãe q o tratamento é só perder peso…gostaria de saber alguns fármacos que auxiliam no tratamento desde já agradeço se puderem me ajudar ,estou preocupada sei que se não tratar pode evoluir para outra patologia.Alexandra.

Meu marido tem esteatose hepatica , descobriu recentemente, ele esta com sobre peso ,mas não é de beber alcool, a gordura que é o problema, ele começou o tratamento (toma: LIPANON, SILIMALON, SIBUTRAMINA, CENTELLA ASIATICA e QUITOSIL)

Gostaria de saber quais os tipos de exercicios recomendados e alimentação adequada para um possivel portador de esteatose hepatica.
Desde ja agradeço, e espero imediata resposta!

gostaria de saber qais os exercicos fisicos recomendados e alimentação adequada ao paciente com esteatose hepatica.

Tenho estateatose discreta, qual seria o tratamento indicado e que tipo de alimentação e exercicio seria indicado?

Grato

Mas uma a engrossar a lista dos portadores de esteatose. Não bebo, não tenho colesterol alto, não tenho diabetes, não sou obesa embora esteja um pouco acima do peso mas, descobri que tenho esteatose. O que para muitos seria uma doença silenciosa, para mim tem sido bem dolorosa. Tenho feito esteira e tirei toda a gordura da minha alimentação mas não sei se é o certo. A verdade é que tenho me sentido muito melhor.Gostaria de ter mais informações a respeito da doença e atualizações sobre tratamento. Obrigada

Tenho 52 anos e fiz um ultrasson e uma tomografia marcou uma leves esteatose faz quase 2 anos e continua no mesmo tenho muita vontade de comer doce e quando como sinto um mau estar como estufada,dor em baixo da costela próximo ao fígado tenho intestino preso,muita ansiedade,gastrite,refluxo,gostaria de saber o que devo me alementar e se tenho que fazer exercícios quais,qual medicamento tomar. atualmente tomo pantoprazol.obrigada.

Eu tenho 22 ano e descobri ao 14 q tinha gordura no figado so q numca busqei o tratamento so que sou obesa desde q era cirança so q sinto muita azia ultimamente isso e causa da gordura no figado

Boa noite! tenho Esteatose Hepática grau I, e gostaria de saber que tipo de alimentação devo utilizar para evitar a progressão dessa doença. Sou uma pessoa que bebo muito pouco, (uma a duas) cervejas nos finais de semana, só que sempre exagerei em comidas gurdurosas. Tambem costume ter problemas de gases. Será que é por causa da Esteatose? Eu como mamão sempre, pois sei que é um bom laxante natural. Por favor me ajudem no que for preciso para que possa me livrar dessa doença

” Boa noite! Fiz um exame e foi detectado que estou com Esteatose Hepática grau I, sinto muito problemas de gases, apesar de comer mamão todos os dias. Faço uso também de Luftal(gotas e comprimidos) e continuo com gases, chegando a causar dores insuportáveis. Gostaria de saber se existe um tratamento ou até mesmo que tipo de alimentação devo passar a utilizar para me livrar dessa doença? Muito obrigado.”

Por intermédio de um exame de ultra-sonografia foi detectado que estou com: sinais de esteatose hapática,Nódulo sólido no lobo esquerdo hepático de etiologia a esclarecer, discreta dilatação pielo calicial à esquerda, e no lobo esquerdo imagem nodular sólida levemente hipoecogênica mal delimitada medindo 50 x 44 x 25 mm.
Gostaria de saber se é grave, se tem tratamento com remédios ou cirurgia.Ou seria um cancer?

Tenho 31 anos tenho dores horriveis no no lado direito, logo depois do abdomem fiz uma ultrasonografia do abdomem total e tinha esteatose moderada o que significa? tenho muitas dores e chego até vomitar. Por favor me ajudem!!!!!

Seria interessante se lessemos as perguntas e também as respostas. Estou com esteatose hepática 3, e também gostaria de saber um tipo de alimentação.Sendo assim, li várias perguntas desse tipo e não vi o qe foi respondido. Ficarei aguardandouma resposta no meu e-mail, mas este artigo é MUITO INTERESSANTE.

Gostaria de saber como se trata a esteatose pois os médicos daqui onde moro andam meios confusos em relação esta doença de que maneira deve seguir um tratamento já que venho me sentindo mal tudo que como me faz mal e fora o excesso de gases que é constrangedor.

boa tarde
estou com esteatose grau III, qual melhor dieta e como podemos ler as respostas dos comentariao acima.

Tenho esteatose e começei a ter dor de cabeça por causa disso,preciso saber o que eu posso comer e ja estou tomando silimarina 150 mg pela manhã, oque mais eu tenho que fazer para ficar curado?

Por favor, naum estou aguentando tanta dor de cabeça.

obrigado, este artigo é muito bom, mas , se pudermos ler as respostas uns dos outros, acho que será muito bom.

Deus lhes abençoem.

Prezados senhores,
Fiz exames laboratoriais, os quais deram como resultado o Gama GT no valor de 155 U/L ( o máximo permitido é de 73 U/L ), o TGO no valor de 40 e o TGP no valor de 30.
O fato do valor alto isolado do Gama GT comparado aos valores normais do TGO e TGP,descarta a possibilidade de eu estar com esteatose hepática?
No aguardo de um pronuncionamento, aqui me despeço, desde já agradecendo antecipadamente.
Guilherme

Bastante esclarecedor o artigo. Recentemente descobri que estou com esteatose hepática grau III, estou obeso, com colesterol 260 e triglicerídes 760, fui orientado a emagrecer e fazer uma dieta rigorosa, e emagrecer e medicado com ursacol. Seguindo todas as orientações do médico vou me curar? Vou ter que tomar esse medicamento para sempre? Obrigado.

fiz cirugia de vesicula a mais de dez anos,apoz quatro ano fiz novamente,pois ficou uma pere no canal.tenho diabete ,a mais de dez anos sofro de esteatose ten medicamento que agente toma que cura uma coisa mas estraga outra por tem que ter muito cuidado ,esteatose pode lesar o figado e virar sirrose e muito perigoso.por iso todo cuidado e pouco
benedito clemente
estiva sul de minas
becleper@hotmail.com

estou com problema no figado pelo tempo que estou tomando diclofenaco e corticoide,eu ichei e fiquei com o rosto todo impipocado como se fosse uma alergia quero saber mais sobre as consequencias,dietas entre outras coisas que nao sei pois estou muito nervosa e trite ,obrigada.

Essa doença tem cura,
Qual a diferença entre:
grau I e grau II?
Obrigada.

Descobri que tenho esteatose hepática há seis meses.

Existe alguma instituição que cuide ou acompanhe esta enfermidade pelo SUS aqui em Salvador/Bahia?

estou com suspeita de esteatose hepatica leve,o que devo fazer e qual medico procurar,e com suspeita de refluxo,como e o tratamento devido,por favor me oriente.

Descobri aravés de ultrasonografia que estou com esteatose hepatica. Naõ estou fora do meu peso , não tenho colesterol, diabetes etc…….
qual dieta a se seguir?
Obrigada, estou nervosa.

Descobri que sofria de esteaose hepática e gostaria de saber se tem cura e qual a dieta que devo segui.
Um abraço.

tenho 43 anos e tenho esteatose hepatica nao alcoolica.
existe remedio para cura?que tipos de alimentos nao devo comer?
obrigado

Descobri a esteatose há 1 ano, esteatose leve.
Não bebo nada de alcool, não tomo refrigerante há 10 anos.
Meus exames sempre são bons.
Não tenho diabetes, o nivel de colesterol é baixo, triglicerideos normal.
Se não bebo o que fez aparecer esta gordura no figado?
Minha alimentação e saudavel, faço exercicio fisico.
Não uso frituras e nem como carne de porco ou com gordura.
Hoje fiz outra ecografia do abdomem, o medico falou que aumentou a esteatose.
Já emagreci 12kilos desde que descobri, e a ferretina baixou para 72, era 275.
O que faço?
Tenho medo de comer e passar mal.
Socorroooooooooo.
Um abraço.

Tenho 30 anos e esta semana fiz uma ultrassonografia abdominal e descubri
que estou com ESTEATOSE HEPATICA NÃO ALCOOLICA , CALCULOS NA VISICULA .Gostaria de saber o que devo e não devo comer ,e se natação vai me ajudar a emagrecer.Deus os abençoe .

eu fiz um exame e na conclusao deu infiltraçao hepática gordurosa,so ki foi o medico da empresa ki pediu tenho medo de levar para ele e ser prejudicado no serviço pq infelismente la é assim soube ki vc tem algun problema te da um chute na bunda entao gostaria de saber se é uma doença grave.obrigado .

Olá minha mãe fez uma untrasom no qual constatou esteatose hepatica, ela tem hipertenssão e diabete.ela está com muita dor no abdome doi dia e noite sem parar,gostaria de saber qual o risco e o tratamento mais edicado.. me ajude estou muito preocupada.

tenho 50 anos, tenho esteatose hepatica, mas tb tenho dosagem alta de ferro no sangue (ferritina) fiz duas sangrias de 450 ml cada bolsa, em 15 dias de diferença cada uma. gostaria de saber se tem ligação entre a esteatose e a hemocromatose!!! qual o procedimento a ser tomado, porque ñ consigo um medico para cuidar de mim.e sou diabetica e tomo insulina…

Boa noite,
Soube após ultrassom de abdomen total, que tenho esteatose hepática, tomo remédio p/ hipo(tireóide)e asma, c/ muita alergia, o que posso fazer para melhorar meu estado geral.Que tipo de dieta devo seguir no caso da esteatose hepática? É grave? Tenho 55 anos.
Obrigado.

ola meus amigos,a uma semana, senti muita dor abdominal, como trabalho em um hospital tive toda atençao dos medicos, que me pediram uma bateria de exames,, pois é fiz um ultra sonografia , e ai veio a bomba ,,, hesteatose hepatica moderado para acentuado, fiquei muito mal , parecia que o medico teria me dado dias de vida, naquele momento,,, fiz todos os exames,,,mais graças a deus ,, existem pessoas muito boa em nossa vida,e procuram sempre nos deixar mais aliviado , pois é tou num regime acelerado mudei meus abitus do dia, para noite,,, tou sendo aconpanhada, tou tomando remedio , e todos os medicos , DR Samuel contti, DR TANIA,DR ADRIA, e muitos outro me disseram que esta patologia tem cura simmmm entao quero saber de vcs medicos do muido toda ,, GOSTARIA QUE VC COMO PROFICIONAIS DESSE ATENÇAO A POPULAÇAO ,,,,, HESTEATOSE TEM CURA OU É APENAS PARA ALIVIAR OS PACIENTES,,, BJS E OBRIGADA

Eu tenho 44 anos, já estou na menopausa, por problema gastro refluxo, descobrir que tenho esteatose grau II, há treze anos atrás, tive problema com gravidez,uma pre enclapsia severa, que matou meu bebê e parou meus rins e meu figado, por vários dias, até fiz hemodialise, será que este problema do meu figado foi causado por este problema ou pq tive Ictericia qdo recém-nascida e já fiz três transfusão de sangue (qdo.recém-nascida, com cinco anos por causa de uma hemorrágia causada por extração de uma dente e qdo tiva a pré eclapsia).

tenho 35 anos e tenho esteatose moderada (grau II) hepatica nao alcoolica.
existe remedio para cura?que tipos de alimentos nao devo comer?
obrigado

Descobri há um ano que tenho esteatose hepática, meu 1º gama gt teve resultado 156 e agora em agosto de 2009 317, estou desesperada gostaria de saber se tem cura, quais exercícios praticar e quais alimentos são proibidos, comecei a fazer uso do simalina tenho 82 kg e 1m63.
Preciso emagrecer urgente…

Por favor me ajudem………

beijos

Descobri à 8 anos que tenho hepatite C, do grupo 1B.Já fiz varios tratamentos, l interferon com ribavirina, depois pegassus interferon com ribavirina; porem nao consegui zerar o viros, hoje, 31/08/2009, peguei novos resultados de exames e minha esteatose chegou no grau lll, e tb minhas transaminases estao muito alteradas,. não sei mais oque fazer. por favor vcss. podem me ajudar? Obrigada

Tenho 54 anos e descobri recentemente q tenho esteatose moderada (NA) , gostaria de algumas informações pois minha endogrinologista me disse q tbém tenho diabetes bem inicial (119)em jejum.
Mas tenho sentido dores abdominais ,sensação de peso e gostaria de uma dieta especifica pra esteatose é claro sem açucares.
Como posso ingerir carboidratos? passo bem sem doces mas sem pães é mto dificil.
Tem possibilidade de me passarem uma dieta , pois minha endocrino me deu uma dieta q passa a todos pacientes.
Obrigada.

Sim gostei mto deste, qro cadastrar-me.

TAMBÉM DESCOBRI QUE TENHO GORDURA NO FIGADO. jA TENTEI EMAGRECER NAO CONSIGO.

aUXILIEM EM MEU TRATAMENTO

Estou com 51 anos, tenho colesterol, e muita dor de cabeça. Não fumo, não bebo bedida alcolica. Já fiz várias exames da cabeça não tenho nada. Notei que não posso jantar tarde, e depende do que eu como, logo me dá dor de cabeça. Aliás dor de cabeça constantemente. Será que tem haver com o fígado?

Grata.

ola descobri que tenho esteotase hepatica grau 1/2 gostaria de saber se e grave e qual o melhor metodo de tratamento e em quanto tempo estarei curado? grato

Gostei muito.QUero me cadrastar .O que fazer?

Tenho esteatose hepatica.mas minha medica não me passa medicamento algum .E só dieta pobre em gordura.No momento está controlada Mas, gotaria de saber se existe algum medicamento para acabar de vez com esta gordura no fígado. DESde já muito obbrigada

Descobri que meu pai tem esteatose hepática difusa, através de ultrasom que ele fez e deu pra eu ver. Gostaria de saber mais sobre essa doença??? se é grave??? qual especialista a procurar???a dieta a seguir???

Desde já agradeço,

Atenciosamente,

Claudia S de Almeida

fiz uma ultra abdmen total resultado deu esteatose hepatica grau 1 calculos biliar ,sendo que nasci com eqtericia é grave.
sendo que o medico me indicou fazer cirurgia retirar calculos biliar por videolaporoscopia é viavel meus exames deram normais unico deu alteracao foi figado posso fazer essa cirurgia é de risco agradeco. estou com muito medo

Adorei este site, só achei estranho tantas pergunras sem respostas…onde são encontradas, além do outro tenho este imail wagnerlucius@ig.com.br

ola!
tenho 24 anos e descobri que tenho esteatose moderada meu peso e de 76kg com 1,79m e nao bebo nada alcolico só fumo qual a relação?
por que e como devo fazer para retirar ou tratar ou parar a onde esta sem aumento de gordura no figado.

tenho33 e estou com gordura nofigado grau 2 quero saber oque posso comer e nao comer estou amamentando isso pode fazer mal para o bebe

Tenho 33 anos descobri q tenho gordura no fígado esse ano mas não sou obesa meu peso está no limite em q devo pesar, gostaria de saber como foi q eu pequei isso gosto muito de uma cervejinha e caipirinha de vez em quando dói muito na parte da minha costela gostaria de mais informações sobre essa doença se devo para de beber por completo exercícios físicos e alimentação apropriada por favor desde já agradeço

tenho 60 anos a 10 anos descobri que era diabetico e ipertenco coloquei um estent em uma coronaria a 3 anos e adois fiz reducao de estomago e desviu des de entao perdi kg32 e minha guicose estava praticamente normal variando entre 100 a200 mas agora descobri que tenho esteatose acentuada no figado eu gostaria de saber se existe medicamentos e que tipo de exercisios e dieta que eu posso faser desde ja agradeco a resposta ernane hubert

Entrei no escuro para certifica-me dessa doença a qual acabo de detectar em meu organismo e vi diversas causas. e sei que vou comprar o livro pois me enteressou bastante , preciso saber qual dieta devo

Ajude*me por favor pois a médica ñ me disse em que grau ela se encontra, tenho 47 anos e um filho de 13 anos que depende muito de mim Há sinto fortes dores nas juntas isso é proveniente da doênça tbm. E estou com Hematuria na urina há 3 meses!

Temos curiosidade em saber as respostas, pois temos caso na familia

Tenho esteatose hepática moderada. Essa semana retirei a visicula, mas meu medico não passou nenhuma medicação para a esteatose só me recomendou evitar alguns alimentos. Gostaria de saber se existe algum medicamento moderno, para acabar de vez com esta gordura no fígado.
E grato pela atenção
Lo

Estou preocupadissima, pois há um ano descobri que tenho o fígado todo tomado por esteatose. Extrai a vesícula, nessa mesma época.
Gostaria de um tratamento alternativo, à base de ervas. Soube que chá de folha de mamão ajuda. É verdade?
Eu também gostaria de poder acessar as respostas.
Pretendo adquirir o livro Fígado Gorduroso para me ilustrar melhor.
Tenho tomado, com certa frequencia boldo do chile. Ouvi falar do cardo mariano, porém, me parece que só tem na europa.
Tive a impressão que os médicos e governo não estão interessados nessa enfermidade.
Não sei nem que especialista devo procurar.

foi diagnosticado através de uma ultrassonografia que estou com Esteatose hepática leve, solicito-vos que me envie dados sobre a doença e como erradicá-la.

para ler com calma

Tenho esteatose hepática a mais de 8 anos. Faço um laboratório em meu próprio corpo, pois para tudo tem uma explicação e uma saída.
A 12 anos tenho seguido dieta sem frituras, (minha esposa tem hep B crônica e acompanho seu andar – juntos).
Faço exames mensais de sangue, e noto sempre meu estado clínico.
Dislipdemia por triglicérides que já atingiu até 700.
tenho hemangioma (?) pode ser um nódulo mas esta lá a 10 anos do mesmo tamanho.
é evidente para mim nesses anos todos o que vi em comum com vcs:
dores abdominais
metabolismo ruim
gases
dores nas costas
tensões que somatizam tensões
noites mal dormidas
apnéias de origem desconhecida
baixa ventilação (O2) a noite por aumento de cornetos no nariz
enpanchamento alto de abdômen
diarréias

tenho 1,96m
92ks
e por limites de dor,… nunca desisto de fazer músculos, nem que seja um braço por sobre o outro.
e eles vem,…
dieta pensada assim carbohidratos (pão,1 croaçã, manteiga,sucos 500ml,frutas sempre de 4 tipos diferentes, se come pela manhã pois os triglicérides queimam em execício nos primeiros 15 minutos – os que estão na corrente sanguínea) a gordura de meu fígado nessa década não consegue avançar, pois consigo com 30 min de bicicleta ergométrica e muita observação, levar meu triglicérides de 330 a 108,…
agora deixar de utilizar o que puder para manter essa luta eu não deixo.
ao meio dia é carne sem gordura de forno, e a noite peixe.
tem que ter vontade, ser observador, abrir mão do que se gostou, e gerar novas receitas de forno, aqui tudo é feito em forno, coragem, pq a unidade médica não possui a nossa resposta, não estão prepardos para a esteatose, como tb não estão para as hepatites.
ontem dia 24? veio mais um exame e notem as relações de muitos anos.

GGT tem relação com TG aumentado e esteatose;
lipase aumentando relação direta com pâncreas e esteatose;
marcadores de inflamação como PCR,VSG e mucoproteínas se elevam demonstram relação direta com esteatose tb;
monóciotos acima de 9,10% em hemograma,… demonstra sim atividade inflamatória crônica;

e uma imensa lista que retirei destes tantos anos (tenho 49), onde faço e escrevo minha história, para não enfartar ou complicar a situação.

em suma:

queime o que puder comendo pela manhã
almoço e janta mais lanche sem farinhas mesmo e açucar pegue o das frutas,… ninguém precisa do refinado.
arroz com batata nem pensar,…

tem que, cada um observando seus sinais,… fazer seu comprometimento consigo mesmo e buscar ajudar o caminho que seu corpo já conhece, ele sabe retornar a algo,… não existe promessas não cumpridas com esse compromisso.
é como os AA,… um dia de cada vez,… e muita paciência.

Com otimismo do compromisso que assumiriam ante vcs mesmos,… de alguém que sabe que carrega algo que não se cura,… mas se administra e bem,… deixo aqui pequena participação nessa comunidade que luta contra o mal do século 21,… os males do fígado,… nós provocamos ele suportou,… cabe a nós o caminho de volta.

Marcelo Collares

Muito boa a materia, recentemente descobri que tenho esteatose hepatica, e tambem descobri um medicamento natural a Silimarina, que é um antioxidante excelente e tambem age com bastante eficacia no combate a gordura do figado, evitando varios tipos de câncer, vale a pena pesquisar.

Tenho esteatose e sinto dores na região do figado.Gostaria de saber alem da dieta radical em gordura que medicamento devo tomar para eliminar a gordura do figado?Obrigado pelas informações.

Sai hoje do hospital onde estive enternada por 5 dias,com inflamação urinária,mas foi feito um Ultraçao em mim onde fiquei sabendo que estou com Esteose hepática acentuada(grau3)por favor gostaria de saber se é perigoso,tenho 38 anos qual médico tenho que procurar,pesquisei e fiquei preocupada no figado……estou bem acima do peso a cirugia do estomago seria aconsselhável? me responda por favor urgente estou muito preocupada pois vi muito comentário de nivel 2 . um abraço,aguardo anciosa resposta……….

tenho gordura no figado grau 2 ,gostaria de saber se tem cura e qual tratamento ….

Essa doênça é silenciosa,por isso ela é bastante perigosa,devemos ter muito cuidado. Eu bebia um pouco exagerado quando mais jovem e hoje sofro os reflexos disso.Meu fígado se sobrecarregou,engordei um pouco e não me preocupei com o excesso de peso.Tenho hoje que fazer controle de triglicerídeos e colesterol.Estou com Esteatose e fiquei mais preocupado porque a ultrassonografia mostrou que a esteatose esta difusa,coisa que não havia acontecido antes.Mas quero melhorar de saúde e alerto a todos que se mexam enquanto há tempo,façam exercícios,dietas,abstenham-se de certos alimentos gordurosos e bola pra frente.Só tenho 41 anos e tenho muito a curtir,criar meus filhos e viver com qualidade de vida,por isso escrevo esta mensagem de alerta,porque eu acordei pro problema!

sou de Belém do Pará,terra do Círio de Nazaré e da Maniçoba(comida muito calórica e as vezes exageram na gordura).Vou provar da maniçoba neste domingo pois é o Cirio.Atentem pro que escrevi”provar” e não mais me esbaldar de gordura. Tomei consciência disso! Um abraço e que Nossa Senhora de Nazaré nos ajude nessa caminhada de cura. Amém!

estava precisando de informaçõe s a respeito de de esteatose, pois descobri que minha mãe esta com gordura no figado, muito interessante e elaborado.

Descobri que tenho esteatose leve, estou desesperada….. estou tomando Xenical, mas é muito caro esse remedio e fazendo regime se alguem souber de algum remedio, me informe quero curar este mal. Por favor me ajude!!!!!
Obrigado

eu tenho uma bolsiha de gordura do lado esquerdo do abdomen,esse pode ser um sintoma de esteatose ???sinto dores nesta região n é só um problema estético,por favor vcs poderiam me tirar esta duvida,eu pesquisei tenho alguns sintomas,mas queria saber se este pode ser mais expecifico para se descubrir desde já agradeço!!!

Olá. Tenho 32 anos, meu TGO está medindo 66, sendo que o recomendado é até 40, estou muito preocupado… o que pode ser isso? o que posso fazer para diminuir essa taxa?
Muito obrigado!!!!!!

meu nome e francilene ja tive esteatose grau 2 ,e hoje estou bem .descobri a tres anos a tras naô dei muita importancia ,mas depois comececei a sentir dores e fui pesquisar entrei em panico.fiz uma dieta e emagreci 20 ks.comecei a dieta no dia 23 de julho de 2008com un ano e tres meses emagreci 20kcom muito esforço,cortei frituras,sorvetes,margarina,gurdura,açucartudo que engorda faz mal mas ainda assim comemos.passei a ter uma alimentaçâo saudavel que me fez muito bem.hoje estou com 79k engordei 5 k.mas fiz um exame hoje e nâo constou mas a esteatose. sou evangelica orei para que o senhor me curasse ,mas fiz a minha parte tbem. porisso tenham fe e sejam perseverantes.caso queira falar comigo {francisxfrancis@hotmail.com}

Olá meu marido fez um exame de ultrassonografia de abdome total e a conclusão foi de que há infiltração hepática gordurosa ,pequena quantidade de liquido no espaço peri-renal,ele está muito preocupado,se possível gostaria de saber um pouco mais a respeito dessa conclusão do examepara poder ajuda-lo,ois ele também está com sobrepeso.
Desde já agradeço,e fico no aguardo de uma orientação.

Sem mais

Luciana C.H. Almeida

Tenho esteatose desde 2007, descobri após uma cirurgia, não sou gorda, nunca fumei e nem bebi, gostaria de um menu com uma alimentação adequada, saber quais alimentos não devo comer, li os comentários anteiores, o que é Silimarina? tem contra-indicação? Por favor me enviem as informações. Obrigada.

Boa noite!A esteatose não alcoolica,é preciso uma dieta rigorosa como diz muda toda alimentação,o leite é desnatado,não pode comer frituras e gorduras etec e etec,acaba toda alegria de comer,os sintomas empachamento no estomago,refluxo,gases de mais,intestino que não funciona bem inflamação na costela proximo do estomago,não é facil essa doença se não fizer a separação dos alimentos a gente fica mofina,principalmente quem tem gastrite como eu,tomo remedio para esteatose e pra gastrite imaginem quando algum alimento faz mal!é preciso haver conscientização que não devemos mas ter a alimentação antes de descobrir a esteatose,desde já agradeço e fico aguardando informações mais profundas.

Tenho esteatose hepática não alcoolica, sei q é o acúmulo de gorduras no fígado, mas gostaria de saber quais os sintomas???? e gostária de saber se a dificuldade q tenho em emagrecer tem alguma coisa haver com a esteatose??? desde já agradeço certa de que receberei um retorno.

tenho 55 anos e atraves de ultrasom descobri que tenho esteatose hepatica, não bebo, nem fumo, meu triglicerides 237, tenho 1,65 alt e peso 70 kg, gostaria que me enviassem uma dieta, pois não sei mais o que posso comer ou beber. agradeço

boa noite
fiz uma utra.e descobri que estou esteatose de grau moderado
gastaria de saber qual o tipo de alimentos que posso comer ee os que nao posso.se tem cura,tem exercicios e quais sao os perigos.
muito abrigado

Ha dois dias descobri que tenho esteatose no grau II por favor ,isto tem cura? sinto muita falta de ar,dores forte no abidome e muita sensação de empasinamento.com a esperança de receber uma resposta .Desde ja agradeço
Valeria..

Eu também sofro de esteatse hepática, no meu caso estive exposto a substancias químicas durante 15 anos, ao que parece estes agentes aceleram o processo e torna as conseqüências ainda mais graves. Mas como se desenvolve esta patologia? Segundo vários estudos disponíveis na internet, estas substancias agem como se estrogênios fossem, imitam os estrógenos naturais e provocam um desequilíbrio no sistema endócrino. Os estrogênios são catabolizantes conseqüentemente transformam nutrientes em gordura, pois, quanto maior for a presença de estrogênios maior será a produção de gordura no organismo, e quanto maior for a presença de estrogênio menor será a presença de testosterona, que por sua vez é um hormônio anabolizante, ou seja, o que transforma nutrientes em massa muscular. Instalada esta relação todo o sistema endócrino estará em desordem, quebrada esta harmonia todos os hormônios estarão em desequilíbrio, pois os hormônios entram na composição dos outros hormônios que são essenciais para o funcionamento do organismo. Tem um outro fator que segundo estes estudos agravam o problema, as células receptoras da testosterona são as mesmas para os estrogênios, uma vez aumenta a concentração de estrogênios o cérebro diminui o sinal para que os testículos produza testosterona. Voltando ao raciocínio do ciclo estrogênio gordura, mais estrogênio produz mais gordura, quanto mais gordura mais enzima da aromatase que combinada com testosterona produz mais estrogênio, já deu para perceber o drama? Ainda não acabou, o fígado se encheu de gordura, parte dos hepatócitos foram substituídos por células de gordura, o fígado perdeu a capacidade de desintoxicar o organismo, inclusive a de eliminar os estrogênios. Deu para perceber o tamanho do problema que nos meteram? Eu de forma mais agressiva pela exposição que fui submetido, e o resto dos seres vivos pela exposição cotidiana que os agentes químicos os impõe, não é por outra razão que algumas décadas atrás a população era magra e hoje obesa, que a incidência de câncer de mama e próstata aumenta a cada dia. É só pesquisar: O futuro roubado, Dr. John Lee, Dr. Eugene Shippen, xenoestrogenos, predominância estrogênica. ghco@bol.com.br

Eu sou a milhonésima pessoa que tem um aumento difuso da ecogenicidade do parênquima hepático, sugerindo ainda uma esteatose hépática severa. Tenho certeza, (ou quase certeza)que não é alcóolica. Além disso alguns nódulos hepáticos estáveis nos últimos 8 meses, (pelo menos tenho algo estável no meu corpo).
Eu sei que não ganhei um fusca por isso, tudo bem !
Mas por acaso, vocês tem algum médico especialista para me indicar.
Vocês podem ver que a história de “figado estragado prejudica o humor”, é puro folclore.
Agradeço a dica.

Em um ultrasson descobri que tenho esteatose hepatica incipiente devido a ingestão de alccol. Gostaria de saber o significado da palavra incipiente pois não estou conseguindo nada na net…

DESCOBRI QUE ESTOU COM ESTEATOSE HETÁTICA grau 3 NÃO ALCOOLICA E GOSTARIA DE SABER QUAL ALIMENTOS DEVO EVITAR E SE POSSÍVEL ENVIAR UMA DIETA.eSTOU C 47ANOS E 95,5k E UM QUADRO DE DEPRESSÃO(PÓS-MORTE DE MEU PAI)E MINHA GLICOSE ESTA EM 130. PRECISO DE AJUDA.

DESDE JÁ AGRADEÇO.

Gostaria que me enviassem dicas de como me livrar desta doença, uma vez que descobri estar com esteatose no grau II. Abraços. Desde já, agradeço a atenção dispensada.

“fiz o teste de glicemia e deu o resultado de 92mg/dl, gostaria de saber se sou diabetico”

DESCOBRI QUE ESTOU COM ESTEATOSE hepatica acentuada E GOSTARIA DE SABER QUAIS OS TIPOS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS QUE POSSO FAZER PARA AJUDAR NA PERDA DE PÊSO E SE POSSIVEL UMA DIETA.
(NÂO CONSUMO BEBIDA ALCOLICA).

DESDE JÁ AGRADEÇO.

tenho esteatose hepatica, quando descobrir um remedio avise, tenho os memos panicos de todos: quendo descobrir vou curar todos, com fé em deus e do espirito santo, dalva

Descobri neste intantante que tenho esteatose leve, o qque devo fazer? Qual médico de vo procurar /

Ademilde

peguei hj meu ultrasom deabdomen superior e aconclusão médica é: status pós-colecistectomia, gostaria de ter melhor esclarecimento e como devo me alimentar.

ola mue marido tem esteose hepatica grau 2 ,quais alimentos ele deve comer, para tambem diminuir o trigliceres e o colesterol.. obrigado

recentemente descobri que tenho esteatose hepática grau II, gostaria de algumas informações precisa referente a esta doença, estou caminhando todos os dias, diminui consideravelmente as refeições, muitas saladas e pouco carboidratos, meu remedio esta sendo o metiformina! este e o mais correto?, larguei de fumar a dois anos, e bebidas muito pouco, agora nem o pouco de cerveja nao esta dento mais. rsrsrs

Obrigado.

Boa tarde tenho 49 anos peso 68 há 2 anos descobri a estiatose hepatica,fiz colecstectomia pregressa,tratamento por 3 meses com URSACOL,so que ainda continua desde o 1primeiro exame acusa Nódulos hepaticos ,sou iper tença,diabetica tipo 1 colesterol e triguiceres ,retenção urinaria Toxoplasmose c. perda visual Artrite reumatoide Gotavertebraslombares espondilise+espondilolistesegrauII deL4sobreL5c. hernia discal alimentação controlada sinto muita dor do lado direitoFIGADO DOENTE estou cansada de tomar medicamentos e ñ ver resultado por favor me orienta c. proseder um diaguinostico melhor ou tratamento melhor estou no SUS………..Aguardo resposta por favor obrigada.

Olá! Meu esposo apresentou fortes dores d cabeça e mal estar no corpo,a princípio pensamos ser uma virose,mas após um mes de exames descobrimos se tratar de esteatose hepática! Ele já havia emagrecido 10 kg devido o problema e depois de detectado o médico não receitou nenhum medicamento p fígado,apenas um de nome Sibelium,q creio eu ser um calmante,ou p dor d cabeça! Gostaria muito de saber o que ele deve comer,o que ele não deve comer, cada um fala uma coisa e a gente fica preocupado! Quanto a exercício físico,ele nem tem tempo p isso,pois trabalha viajando e nem da tempo! Estou muito preocupada e gostaria muito d umas dicas! Desde já agradeço e aguardo a resposta!

Olá!! Já a algum tempo venho fazendo ultrassom e por “descuido”, pois nao era pra saber do figado e sim do utero e etc, tem dado este figado com capa de gordura.Nunca ninguem mencionou nada a respeito.
Tenho diabetes tipo 2,colesterol alto (de familia), pressao alta e sobrepeso (1,55/80kg). Como se ano bastasse, quase nao saio de casa pois “fiquei com medo de sair sozinha”, entao nao me exercito, fico quase que deitada o dia todo.
Hoje fiz exame e deu esteatose grau medio e resolvi ler na net sobre isto e fiquei muito alarmada.
Tem algo pra dizer pra mim….tipo ” e agora José?”!
Que medico trata da parte Hepatica….gastro?
Qualquer orientaçao me sera de grande valia.
Grata.
Aguardo ansiosamente por uma resposta.

Tenho 48 anos e ao fazer meu checkup anual, foi diagnosticado uma esteatose hepatica grau II. Somente a perda do peso e controle do colesterol e triglcerides podem reverter o quadro?

olá eu descobri que eu estou com está doença,estitose hepatica, a minha pergunta é está doença tem cura , eu estou muito preocupado com isso , se tiver solução me responda ….obrigado……….

tenho 24 anos e a pouco tempo descobrir que estou com gordura no figado.meu medico falou que é pq estou acima do peso,mim encammihou a uma nutricionista e ela mim mandou fazer uma dieta.dai eu gostaria de saber:quando eu emagrecer o problema tende a sumir ou não?

parabéns, fantástico explicação.direi várias duvidas.obrigada.

gostaria de saber se a esteatose grau ii tem cura e como proceder

Tenho 60 anos, e há alguns anos tenho feito exames de sangue de rotina e sempre tenho resultados do GAMA GT alterado, tipo 170, 190, e tenho feito ultrason e não tem dado nenhuma alteração, mas agora em dezembro fiz nova ultrasom e o médico que fez me falou que estou com um pouquinho de gordura no figado. Não bebo nem fumo, não tenho diabete e tem tres anos que faço controle de tireóide por hipotiroidismo com medicamento. Tomo hormonio por causa da menopausa, tomo remédio para controlar a pressão não é alta mas alterada e tomo pra controle. Sou muito agitada como dona de casa,mas não faço exercicios mas ando quase que o dia inteiro fazendo meus compromissos, e como o resultado da ultrason deu infiltração gordurosa discreta, gostaria de saber se o meu quadro tende a piorar ou se posso fazer algum tratamento para não aumentar esse quadro.
Já passei por endocrinologista e nutricionista que me indicou dieta e exercicios.
Gostaria se possivel uma resposta de vocês.
Fiquem com Deus

OI minha mãe descobriu que esta com a esteatose hepatica grau3, ela descobriu com o medico endocrinologia, ele passou o remedio para o tratamento do figado mas o remedio para ela emagrecer mas ela não esta se sentindo muito bem,se ela deve procurar outro medico espacializado nessa doença ou se esse medico pode resolver o problema dela ,me responde por favor se essa doença é muito grave e se tem tratamento e cura. Ela pode misturar os dois tratamento.

Olá meu nome é Janaina tenho 34 anos. Descobri hoje atraves de ultrassom que tenho esteatose hepática leve, gostaria de saber se tem remédio para cura? Não sou gorda, nunca fumei e nem bebi, gostaria de um menu com uma alimentação adequada, saber quais alimentos não devo comer.Pois já marquei uma consulta com o Gastro mas é só daqui uma semana. Eu quero ficar por dentro sobre está doença já. Para começar logo o tratamento. Por favor me responda.

tenho esteatose hepatica cisto renal a direita eh litiase renal minha tricliseres e alta tenho problema de pressa qual o tratamento adequado por gentileza tenho 60 anos

Descobri que estou com esteatose grau 3, e na verdade é por causa do alcóol, na hora de encher a cara nem lembrava das consequencias. Estou pequisando tudo que posso na internet, mas gostaria saber de vcs o especialista mais indicado para o tratamento, e também vi na internet que também pode ser reversível, gostaia de receber um email dos srs com as respostas, desde já agradeço.

tenho gordura no figado, qual alimentação melhor para ingerir, e que remedio eu tomo, qual medico cuida dessa parte

NÃO TENHO VISICULA, APENDICI E 80% DO ESTOMAGO,
ESTE DEVIDO A UM CANCER ESTOMACAL.
MESMO ASSIM ESTOU COM GRAU 1 DE GORDURA NO FIGADO.
E NÃO SOU ALCOOLATRA.

Meu Marido tem esteatose hepatica a 1 ano, gostaria de saber qual a medicacao tomar, qual exercicio fisico recomendado.
obrigada

Graca

A gordura no figado em começo tem cura? qual remedio especalizado para esse tipo de problema? Por onde começar por favor me mandem a resposta estou na espera muito obrigada.

Tenho 47 anos, e descobri que tenho gordura no fígado. Gostaria de saber que tipo de dieta devo fazer. Que tipo de frutas e legumes são recomendáveis? Pode se tomar algum chá? POr exemlo: Boldo do Chile, carqueja?
Que tipo de Exercícios físico devo faze e quantas vezes por dia e por semana.

gostaria de saber, qual o tipo de tratamento para sinais de hepatomegalia associada a esteatose moderada.(tenho 42 anos e estou acima de meu peso) estou preocupada…
obrigada

Fiz duas ultra som e tive a infelicidade de ter no meu figado esteatose hepatica grau II depois de ja tomar muito medicamento por causa de uma cirurgia de aneurisma a dois anos,tenho que tomar mais remedios ainda,isso não piora ainda mais a minha situação?Me ajude me oriente por favor qual o medico que devo procurar,e qual a minha dieta ?

O médico disse que tenho esteatose grau I.
Que tipo de alimento apropriado é recomendado para esse problema?

oi bom dia eu estou com uma diareia a mais de 105 dias, eu e tambem fiz todos enxames na ultrassonografia e foi comfirmado quer teu esteatose hepatica difusa. o querdevor fazer. e quais os alimento adguado. eu tenho 36 anos de idade. sera muito graver por favou mim responda.

tenho gordura no figado, qual alimentação melhor para ingerir, existe algum medicamento que possa ajudar no tratamento, minha gordura e devido a alimentação , pois não beno e nem fumo.

Tenho 32 anos estou com esteatose hepática moderado e um caso para ficar preocupada ?

eu tenho 30 anos e descobrie q estou com esteatose a dois meses, sinto muitas dor, e tudo q comia eu tinha voometos e diareia,sinto muita fraqueza, e senção de desmaio, pois me alimeto muito mal.gostaria de saber o que posso me alimentar
pois o médico falou q so posso comer canja, bolacha água e sal e as unicas frutas são: banana, maça, pera, e mamão, sinto muita fome por não me alimentar bem.
tenho 1.60 de altura, peso 52qls, meus exames de sangue não ten alteracoes, me ajudem
obrigado

descobri q estou com esteose hepatica grau I o q vem a ser isto e qual e o tratamento . e a alimentação .Aguardo resposta Obrigado .WILMA

Prezado Dr.
Li seu artigo e fiquei muito impressionado. Gostei muito e achei muito interessante. Tenho 60 anos, submeti no dia de hoje a ultrassom abdominal. E seu resulado foi Fígado com dimensões aumentadas, Ecogenicidade aumentada, pâncreas não visibilizado e aorta não identificado. Sofro de hipertensão e diabetes tipo 2, conto com 1,60 de altura e 85 kg aproximadamente. Impressõ diagnõstica sugerida esteatose hepática. Gostaria de saber quais as providências que devo tomar e os medicamentos que devo usar para sanar estes problemas. Aguardando, se possível, uma resposta ou sugestão para abreviar e até sanar, se possível estes problemas, subscrevo-me. Atenciosamente, Silvio F. P. Pacheco

Tenho 29 anos e no começo do ano senti dores abdominais muitos fortes. Fiz exames Gama-GT, TGO e TGP e constatou-se que estes estavam muito elevados (a Gama-GT, por exemplo, estava a 1.600!). Por dois meses, não ingeri bebida alcólica e as taxas baixaram consideravelmente. No entanto, a Gama-GT continua alta (entre 100 a 120), as outras enzimas estão normais. Admito que ingiro muitos alimentos gordurosos e sou sedentário. Vez ou outra sinto desconforto abdominal e nunca é quando ingiro álcool, mas sempre quando como um alimento “mais pesado” (pizza, picanha, cupim). Não exagero na bebida, só bebo moderadamente nos finais-de-semana e para mim tanto faz beber hoje como daqui a um mês, não sou dependente de álcool. Já fiz retirada da vesícula devido a um cálculo, há 6 anos.Por favor, diga-me: Poderia tratar-se de esteatose não-alcólica ou síndrome metabólica? Existe alguma dieta que eu deva seguir ou algum medicamento de livre compra que eu possa tomar? Quais exames constatam síndrome metabólica?

TENHO 40 ANOS, ESTOU ACIMA DO PESO E DESCOBRI RECENTEMENTE ATRAVÉS DE UMA ULTRASSONOGRAFIA QUE SOU PORTADORA DE ESTEATOSE HEPÁTICA MODERADA. ESTOU DESESPERADA, ESSA DOENÇA TEM CURA?

descobri nesta semana que estou com esteatose hepatica leve.tem cura? que peocedimentos devo tomar?
obrigado..

Desejo receber informações acêrca da esteatose. Obrigado.

BOM DIA!
FIZ UM EXAME E DESCOBRI QUE TENHO ESTEATOSE HAPÁTICA LEVE
FIQUEI PREOCUPADA POIS LÍ VÁRIOS ARTIGOS E FIQUEI CONFUSA
QUANTO AO TRATAMENTO E SINTOMAS,GOSTARIA DE MAIORES EXPLI
CAÇÕES.OBRIGADA.

Estou pequisando tudo que posso na internet, mas gostaria saber de vcs o especialista mais indicado para o tratamento, e também vi na internet que também pode ser reversível, gostaia de receber um email dos srs com as respostas, desde já agradeço.
Grau III acentuada

Gostaria de saber quais os sintomas do figado gordo, pois quando bebo bebidas alcolicas ou alguns alimentos sinto um enchimento, sinto que minha barriga cresce, iso pode ser figado gordo, além do mais apos esta ingestões sinto dores forte do lado direito bem abaixo da costela. Existe algum medicamento natural para curar este tipo de problema

gostaria de saber onde posso encontrar unm tratamento de limpesa do figado e da vesicula aqui em recife pe.
em 1973 eu morava no rio de janeiro e fiz um tratamento desse com um medico no centro de niteroi, e me senti muito bem por muitos anos, e atualmente estou sentindo todos os sitomas que sentia antes,com alguns alimentos sinto enchimento a barriga cresse, e as vezes sinto muitas dores.
obrigado.
severino alves

Após uma cirúgia de vesícula (3 dias) é normal que os níveis de TGP, TGO, Gama GT GGT e Fosfatose Alcalina estejam alterados, isto é, bastante alterados?

Grata

Bom Dia,
Pecebo que quando eu tomo leite, como umas carninhas a mais , começo a sentir dores não muito fortes, mas incomodante abaixo das costelas estendendo se para as costa acima.
Depois de varias pesquisas pela internet , tomo por conta própria 2 compromidos de silimarina após ter ingerido tais alimentos, e aí a dor passa.
O que será que eu posso ter?
Este medicamento Silimarina tem contra indicação?
Obrigado.

Tenho 48 anos e descobri atravé de exame que sou portador de esteatose hepatica. O resultado do exame consta:” figado de topografia, morfologia e dimensões normais, apresentando aumento difuso na sua ecogenicidade compativel com infiltração gordurosa. Estrutura vasculares intra-hepaticas e tronco da veia porta de aspecto anatomico.
Gostaria de um melhor esclarecimento quanto a este laudo.
Obrigado.

Eu tem 44 anos e descobri que tinha o figado gordo. Gostaria de saber se tem cura, e que tipo de chá ou comida que pode ajudar está doença. Não tem mais nenhum diagonostico além do figado gordo.

Tenho 31 anos e há quatro meses descobri que tenho esteatose hepática,o médico não me passou um tratamento específico nem medicamento, apenas pediu que eu fizesse uma dieta com frutas, verduras e grãos e que eu não comesse gorduras tais como margarina, sorvetes, maionese e etc. Desde então até o momento já perdi 10 quilos, mas em relãção ao fígado não senti melhoras significativas ainda, os exames de laboratório não acusaram diabetes, triglicérides, o colesterol acusou que o colesterol bom estava baixo. Diante disso qual o procedimento que posso tomar?

Estou fazendo exames de rotina e agora o médico diz que tenho gordura no fígado.
Estou desesperada com medo de um câncer. Pediu-me dieta, mas não a receitou, me proibindo apenas arroz, macarrão e pão. Me ajudem, me dando uma dieta de apenas alimentos que não agridam meu fígado que já tá com infecção. A transaminase e Gama estão alterados em dobro. Me ajudem pelo amor de Deus, pois estou muito preocupada.Preciso desses alimentos o mais rápido possível.

ACABEI DE DESCOBRIR QUE TENHO ESTEATOSE GRAU 3, NO EXAME DIZ QUE , O FIGADO DE CONTORNO REGULAR APRESENTANDO AUMENTO DA ECOTEXTURA, TAMBEM QUE O PANCREAS ESTA MAL VISUALIZADO DEVIDO A INTENSA DISTENSÃO GASOSA ,SOU DIABETICA 300, ESTOU PELO INSS DEVIDO A DORES TERIVEIS NAS COSTAS, SERA QUE ISSO TEM ALGUNA COISA HAVER COM ESTA DOENÇA? SOU COZINHEIRA E PEGO MUITO PESO E QUANDO FAÇO ISSO QUASE MORRO DE DOR NA BARRIGA EM ESPECIAL NO ESTOMAGO E NAS COSTAS ,HA UM TEMPO ATRAS APARECEU UM CARROÇO DO LADO ESQUERDO DO MEU ESTOMAGO E JÁ FIZ VARIOS EXAMES E NÃO CONSIGO DESCOBRIR O QUE É ,DOI DIRETO PRINCIPALMENTE QUANDO PEGO PESO O QUE PODE SER TODAS ESSAS COISAS ? VOU VOLTAR A TRABALHAR DIA 01 COM TODOS ESSES PROBLEMAS E NÃO SEI O QUE FEZER PEÇO ALGUMA ORIENTAÇÃO.

TENHO 50 ANOS A ALGUNS MESES ATRAS NUM EXAME DE ULTRA SOM CONSTATOU QI ESTOU COM GORDURA NO FIGADO E TAMBEM ESTOU COM MIOMAS. DE UM TEMPO PRA CA TENHO NOTADO UM AUMENTO GRANDE DO ABDOMEN E ESTOU COM A URINA BASTANTE COLORADA E COM MAU CHEIRO . SERA QUI TEM HAVER COM O FIGADO OU OS MIOMAS? POR FAFOR ME ORIENTA O QUI FAZER.JA FASO TRATAMENTO DE DISTURBIOBIPOLA DEPRESSIVO FACO USO DE BUP DE TEGRETOL E FACO TEATAMENTO DO ESTOMAGO ESTOU TOMANO PARIET,E MOTILIUM.POR FAVOR CUIDA DE ME. EU TENHO 50 ANOS MIS TODOS ME DIZ NÃO PARESE GOSTO DE PASSA ENERGIA AGRADAVIS P AS PESSOAS.OBRIGADA AGUARDO RESPOSTAS

Bom dia,tenho 39 anos,não sou obeso,não sou diabético e minha alimentação é bem balanciada tenho q fazer uma cirurgia de coluna e fui médicado com:Cloridrato de Tramadol,diclofenaco de sódico e codeína,cloridrato de amitriptilina e injeção dexacitoneurim.Ao fazer exames como:de sangue e a ultrassonografia foi constatado a ESTEATOSE(gordura no fígado),pois eu não tenho abitos de bebidas alcoólicas nunca fumei e nuca usei drogas, somente medicamentos prescritos pelos médicos.Fiz todos os tipos de exames(geral),pois faço exames de rotina pelo menos uma vez por ano e nunca deu alteração alguma.Pesquisei p net sobre a esteatose e nada exclarecido.Estou preocupado…

Boa tarde,
Tenho 55 anos , e sou portadora de esteatose hepática gráu 2. Tomo medicação de tratamento contra o cancer, tamoxifeno 20 mg, pois tive cancer de mama. e fiquei curada .Isso faz dois anos.Gostaria de saber se esse medicamento pode piorar ainda mais o meu caso ou não .Tenho medo pois perdi meu pai com cirrose e nãopor bebida e tbm minha vó pelo mesmo motivo. O que eu deveria fazer de imediato. Que médico devo procurar. Muito obrigado pela ajuda desde já.

Sonia

Minha mãe a mais de um ano não come gordura, nem fritura, sal ou açucar. Ela tem um problema de fígado, possivelmente ocasionado por uma shistosoma, agora ela fez uma ultra sonografia do abdomem e acusou uma esteatose hepatica leve/moderada. Porquê se ela não ingere como mensionei acima, nehum tipo de gordura.

Bom dia. Descobri que tenho gordura no figado egostaria de saber qual o remedio mais indicado, eu tomo muito cha de caqueja que ja ouvi falar será que estou no cominho certo pois meus exames ficaram todos normais.

TENHO 47 ANOS A ALGUNS DIAS ATRAS NUM EXAME DE ULTRA SOM CONSTATOU QI ESTOU COM GORDURA NO FIGADO E TAMBEM ESTOU COM MIOMAS. DE UM TEMPO PRA CA TENHO NOTADO UM AUMENTO GRANDE DO ABDOMEN E ESTOU COM A URINA BASTANTE COLORADA E COM MAU CHEIRO MINHA BARRIGA PARECE DE UMA MULHER DE NONO MES DE GESTAÇAO. SERA QUI TEM HAVER COM O FIGADO OU OS MIOMAS? POR FAFOR ME ORIENTA O QUI FAZER PESSO SOCORRO SE ISSO TEM CURA
OBRIGADO

tenho 35 anos e estou com cálculos na vísicula biliar, fiz um primeiro ultrassom e o parecer disse que eu também tinha esteatose moderada, no segundo apareceu os cálculos porém com discreta esteatose. minha dúvida é se a esteatose está associada aos cálculos ou se são dois problemas distintos. minhas transminases estão alteradas :TGP 83 U/L,TGO 53 U/L , colesterol 205mg/dl, GGT 159 U/L, glicose 51 mg/dl,hemoglobina glicada 4,7/dl e fosfatase alcalina 125 U/L,albumina3,4g/dl .sinto muita indisposição ao ponto de querer dormir o dia inteiro e um desânimo doentio o médico já disse que tenho que fazer a videolaparoscopia mas estou adiando há três anos; se tiverem alguma sugestão ou uma luz no fim do tunel me respondam por gentileza no meu email .obrigada!

No meu exame de utlrason abdomen detectou esteatose hepatica moderada. To preocupadissimo…Não bebo, nao sou obeso, tenho 1,73 peso 65 kg.. Mas sou fanatico por lanches fast food.
Ja marquei uma consulta com um hepatologista..para adiantar qual a recomendação alimentar? O que eu nao devo comer?
Aguardo

Neste dia de hoje, através de uma ultra sonografia abdominal total, o médico me falara que que meu quadro de saúde é compatível com uma HEPATOPATIA CRÔNICA( Esteatose moderada?), Isso tem cura??, como devo me alimentar e me exercitar para combater e destruir essa doença? Por favor ajude-me.
Um abraço
Valderi

fis um ultra sonografia e acusou uma esteatose hepatica moderada que devo fazer sou obesa pso 92 kl

OLA u mue nome e Nicoleta i tenho problemas de tiroide (no trabalha) i fis um Ecografia Abdominal i acusou Hepatomegalia,com esteatose incipiente.O que eu nao devo comer?que devo fazer

fiz uma ultra de abdome total nodia 12/2/2010.
diz no resultado figado contorno e dimensoes normais, apresentando ecotextura do parenquima homogenea com aumento da ecogenecidade-Estateatose leva.
Gostaria de saber como posso tratar dessa doença ?
Espero por uma resposta muito obrigada .
bjs Cleuza

Fiz ultrasonografia e constatou esteatose grau II .Tenho 65 anos,QUala aalimentação correta para melhorar E qual o medicamento que poderei tomar?agradeço muito e aguardo obrigada wilma

Oi sou de Presidente Figueiredo – Am, há exatamente um ano e 3 meses, descobri que estava com esteatose acentuada, fiquei desesperada, pois pensava que ia morrer. Tenho 1,73 de altura, estou pesando 64 kg, na época estava pesando 75 kg, iniciei uma dieta rica em 0% de gordura em tudo que ingeria. Tomei muitos chás caseiros,uso diariamente o omeprazol, no início tomei alguns medicamentos para evitar que o fígado absolvesse toda e qualquer gordura que consumisse. Agora em consequencia de um acidente de carro, tive que fazer uma tomografia, e então, o resultado foi bastante satisfatório para mim. A esteatose como um passe de mágica desapareceu, estou me sentindo muito feliz, melhorou muito minha alto estima, estou feliz. Estou pensando em ser mãe aos 34 anos, gostaria de saber se tem algum problema. Espero a resposta anciosa.

“OLA, A UNS 6 ANOS NA TENTATIVA DE ENGRAVIDAR, FUI A UM GINECOLOGISTA, DE MUITOS Q FUI, MEUS EXAMES GINECOS ESTAVAM OTIMOS MAIS QDO ELE VUI A TAXA DE GORDURA NO FIGADO DISSE DE PRONTO Q EM 1 ANO ESTARIA NA FILA DE TRANSPLANTE, PESAVA UNS 85 KILOS, DISSE Q EU ERA MUITO OBESA E QUE GRAÇAS A DEUS NÃO ENGRADEI POR QUE PRECISARIA DE UMA UTI, DISSE QUE EU MORRERIA EM MENOS DE DOIS ANOS, ESTE MES DE MARÇO FAREI BIOPSIA DO FIGADO, TENHO MEDO, 34 ANOS, JA FIZ DIETA SUPER RIGOROSA E EXERCICIOS INTENSOS, E NADA ADIANTOU, PELO Q VEJO NÃO E SO EU Q ESTA MORENDO DE MEDO, “

tenho gordura no figado ate quando devo fazer dieta.Pois estou perdendo peso e estou ficando preocupada

Olá amigos !!!Tem uns seis meses que fiz um ultrason e constou esteatose moderada.A médica pediu para eu fazer um regime,pois para esse mal não tem remédio a não ser emagrecer.Imagreci quase 10 quilos.Caminhar acelerado me ajudou muito.Fiz recentemente outro ultrason e o meu grau já foi para o leve.Preciso perder mais peso, e com isso a minha esteatose vai sumir de vez.Tem que cortar carboidratos,frituras,açucares.Graças a Deus eu não bebo e não fumo.Mas se vc o faz , vai ter que largar pelo o seu próprio bem.Ah…não precisa querer emagrecer muito rápido ,o fígado não vai conseguir acompanhar essa perda .Muitas pessoas emagreceram rápido e o fígado continuou com os mesmos problemas.Então tem que ter paciência mesmo.Tenha fé e esperança que tudo vai dar certo.
Faça a sua parte e a que for de Deus ele fará por vc.

Forte abraço a todos.

RECEBI RESULTADO DE ULTRASSONOGRAFIA DO ABDOME TOTAL QUE DENOTA ECOGENICIDADE DIFUSAMENTE AUMENTADA PRODUZINDO ATENUAÇÃO DO FEIXE SONORO POSTERIOR, COMPATÍVEL COM ESTEATOSE MODERADA.VESÍCULA BILIAR REPLETA DE CÁLCULOS E/OU PAREDES CALCIFICADAS. COMO TENHO 56 ANOS E TRABALHO MUITO, ME DESCUIDEI DA APARÊNCIA,PESANDO 85 QUILOS E 1.60M. PEDI DEMISSÃO DE UM DOS EMPREGOS PARA ME CUIDAR AGORA.SERÁ QUE TEM CURA? MEU CASO POSE SER REVERSÍVE? O QUE POSSO FAZER JÁ EM CASA? AGUARDO RETORNO. GRATA. ROSEANE

Oi sou do Rio de Janeiro – RJ, não sou hipertensa e nem diabética, minha glicose, meu colesterol, meu triglicerídeo e tudo o mais são ótimos.

Há +/- 6 meses, descobri que estava com esteatose grau 1, não entendi como poderia ter tal gordura, a médica que me consultei me cortou tudo da minha alimentação, fiquei desesperada, pois das causas desse tipo de doença a única que me encaixo é que sou obesa. Tenho 35 anos, 1,74 e peso entre 91 a 99 kilos (distúrbio emocional – ganhei 15 kilos a 10 anos e não perco), sempre alterna.

A dois anos a minha mãe passou mal de hipertensão, e a médica que a tratou me disse que EU deveria me cuidar pois eu tenho o fator genético de ambos os lados da família, desde então aboli muitos alimentos, os industrializados por exemplo, reduzi quase que todos, não comia quase fritura e no ano de 2009 bebi (cerveja) em 6 dias no máximo (todas as vezes foram aniversários.

Fiquei muito assustada com o esse diagnostico. Estou com gastrite leve devido ao uso de um medicamento que me foi prescrito, conclusão não posso comer muitos alimentos devido ao estômago(o que dificulta e muito), e depois juntou o problema do fígado.

Fui em um segundo médico que me esclareceu algumas dúvidas,
mas disse que o melhor ainda para o tratamento seria EU me exercitar para queimar essa gordura, malhar, correr, etc. …

Mas tem outro problema, tenho protusão discal na lombar e na cervical devido a uma batida de ônibus, faço RPG para corrigir e agora me foi liberado HIDROTERAPIA, somente.

Tomo chá de Gervão Roxo e Chapéu de Couro para o fígado e de vez em quando de Cáscara Sagrada e Espinheira Santa
para o estômago, alternadamente.

Além disso, claro, faço uso dos medicamentos que me foram prescritos, Lanzoprazol em jejum, Motilum 30 min. antes das refeições e Silimalon após o almoço e o jantar.

O curioso nisso tudo é que antes do diagnostico da esteatose eu não tinha quase vontade de comer chocolate e bolo, depois que me foi dito que não poderia eu passei a sentir muita vontade. Confesso que me entrego a esse desejo por muitas vezes desde então, é muito difícil para min. essa situação.

O que quero saber é se os chás que tomo ajudam de alguma forma, e se o fato de ser grau 1 não ser tão perigoso a ponto de comprometer o fígado ?

Tenho 67 anos, 1,60 de altura e 83 kgde peso,glicose 106mg/dl. Há dois anos a medica me disse que tenho esteatose, e no ultimo exame de sangue realizado em 08/01/10 a GAMA G T deu 137 U/L. O que os senhores me aconselham a fazer. solicito ainda a indicação de um profissional especializado no Rio de Janeiro. Aguardando uma resposta envio meus agradecimentos.

oi tenho 34 anos e descobrir a dois dias atraz que tenho esteatose hepatica leve, sou muita preocupada com a minha saúde, pois meus pais são diabeticos e hipertensos por isso desde já me cuido, gostaria de saber qual o tratamento ou que tipo de alimentação devo ter, pois não tenho tempo para malhar só nas ferias que não é o suficiente.

ligeira hepatomegália medindo o diametro longitudinal na linha média clavicular direita 16cm.Aumento da ecogenecidade do parenquima sugerindo hepatopatia difusa(esteatose).Não fumo nem bebo bebidas alcólicas.Sou obesa.O que devo fazer?Obrigada.

Há alguns anos precisei usar um determinedo medicamento e foi acompanhado de”silimalon”, daí para cá não mais ouvir falar do mensionado medicamento.Pois bem ,me submeti a uma USG abdomen e foi constado esteatose, não dei muita importância, porém em conversa c/uma pessoa que tem o mesmo problema me indicou o silimalon e mandou que eu consultasse a internete. Gostaria que o Senhor me orientasse por favor. Obs. não sou: hipertensa,diabética nem obesa ,porém tenho hipotiroidismo de hachimotto, úsera péptica,gastrite erosiva crônica e prolápso de mitral. tomo muito medicamentos para reumatismo ,hérnia de disco (06) na servical. Tenho 55 anos.Não faço atividade física.

Minha tia descobriu que tem esteatose a poucos dias.Queria seber se tem cura,como é o tratamento e mais detalhes sobre a doença. desde já agradeço.
E-mail: nickeccard@hotmail.com

gostaria de saber que tipo de alimentos devo ingerir,pois estou com esteatose hepática grau 3,e tambem se tem algum medicamento que eu possa tomar? desde já agradeço.

Tenho 35 anos,fiz ultrassonografia abdome total, resultando no figado: morfologia, contornos e dimensões normais. Aumento difuso da ecotextura hepática, sugerindo leve/moderada infiltração gordurosa. Notam-se pequenas aréas de menor ecogenicidade localizadas no lobo direito, próximas a vesícula biliar medindo aproximadamente 1.5cm x 1.4cm; 1.4cm x 0.8cm e 1.3cm x 0.9cm. Dentro as hipóteses diagnóticas considerar a vasos intra-hepáticos de calibres normais.preciso saber se é grave ou tem tratamento, o que devo fazer,e o que posso utilizar de medicamentos medicinais para me tratar, aguardo uma resposta, desde já agradeço. Obrigada.

Já fazem quase 9 anos que fiz a retirada de minha vesícula biliar a mesma com 57 cálculos,fiz no corte com sua retirada total e não a laser.Mas,no momento faço tratamento da minha esteatose hepática com orlistate 60 mg.O mesmo é manipulado pois não vende em farmácias comum.Tenho colesterol e triglicerídeos altos tratados com sinvastatina de 20 mg.Mas,com a retirada de minha vesícula acho que o resultada dos remédios é um pouco lenta porque?E quais os exercícios que devo fazer para diminuir as dores que estou sentindo atualmente no meu abdôme?Bom,às vezes costumo ter diarréias e perda de peso grande,mas,depois da crise voltam os quilos perdidos com facilidada.Gostaria de receber emails sobre está doença do fígado atualizados periodicamente ok!Um forte abraço para todos!Sim,quanto ao Orlistate,o mesmo foi passado por uma endocrinologista e são 2 cápsulas ao dia.Uma antes do almoço e antes do jantar.E a Sinvastatina após o jantar.

Acabo de descobrir que meu nivel do Diabetes se encontra alterado. Em exames anteriores detectou-se gordura no fígado. Um problema é decorrente do outro? É possível tratamento com medicamentos ou apenas com mudança de estilo de vida e alimentação?

Tenho 58 anos e tenho esteatose hepaica há 4 anos, na época foi costatado grau 2, não tenho outros problmas de saúde apesara da idade, nem pressão alta, nem diabétis.
fui a um médico que me receitou legalon e vaslip, não fiz mais ultrasom abdominal, e as vezes sinto meu fígao inchado.
faço uma dieta alimentar e evito frituras e gorduras, uso óleo de canola para cozinhar. Não faço exercício físico.
Essa doença não tem mesmo cura? O que devo faze para que doença fique controlada ou diminua.
Muito obrigada
Regina presença

Parabêns pelo trabalho muito bom mesmo continuem divulgando principamente os males do alcool e drogas no organismo caso poderem divulgue nosso site como ajuda a dependentes tratamento gratuito em 96 unidades .
muito obrigado
conte conosco que contamos com vcs ok
Sergio Martins
Dir de relações publicas
Associação Antialcoolica do Estado de São Paulo
fones 3106-06-94 4227-33-80

NÃO ADIANTA SUPLICAR GALERA – O POVO DAQUI NÃO VAI RESPONDER MESMO. VCS NÃO ESTÃO VENDO QUE ELES NÃO RESPONDERAM SEQUER UMA PESSOA E QUE O INTERESSE DELES É PURAMENTE COMERCIAL E SÓ QUEREM ATRAIR GENTE PARA O SITE?

Tenho tbm esteatosa moderada,triglicerideos elevado,colesterol tbm elevado e o pior de tudo é que estou com ferritina elevada,630 e me sentindo sempre enjoada e tonturas. Tenho 61 anos uso medicamentos para hipertensão e já tive um AIT uso Aspirina Prevent de 100mg. Agora estou indo fazer uma avaliação hematologica. Sou um pouco sedentária reconheço.Tenho 1.50 mts de altura e hoje estou com 75 kg,já emagreci 6 kg,fechei a boca mesmo.Que posso fazer assim no geral para ir ajudando no tratamento? Obrigada.

Boa noite!
Qem tem esteatose tem que tomar a vacina h1n1?

atenciosamente,
Ademilde

estou muito preocupada fui no médico fiz uma ultrassonografia e acusou infiltração gordurosa leve no figado . gostaria de saber se tem cura. muito obrigado pela compreensão fique com deus

após uma ultra-sonografia fiquei sabendo que tinha a doença esteatose hepática grau II, tenho colesterol normal(l66mg/dl), triglicérides 93mg/dl, glicose 85mg/dl, fui viciado em café, dava ressecamento, prisão de ventre, gases, flatulencia,arrotos e por fim problemas respiratórios serà que o café tem algo haver com este desequilibrio , peço orientação para resolver este sério problema, desde já fica os meus agradecimentos,

Tenho 47 anos,estou com peso acima normal fiz exame gama gt
e o resultado foi nivel 63. Está normal ? Grato Flávio

o que é esteatose difusa acentuada ?
é grave ?o que devo fazer ?

VIVO EM NEW YORK NAO TENHO ESTE LIVRO , POR FAVOR ME AJUDE NECESSITO EMAGRECER 1.70 95 KILOS REGIME DIET COMO POSSO COMER E NAO POSSO COMER , GINASTCICA . NAO BEBO OBRIGADO ROSELY

hoje descobri que estou com esteatose, tenho 22 anos, nunca bebi, nunca fumei, sei que tenho que emagrecer mais costaria de saber se tem alguns sintoma, como muita dor de cabeça ou durmencia nas pontas dos dedos.
estou muito preoculpada.
favor me respondão o mais rapido possivel
grata,
simone dos santos silva

fiz exames de sangue o o de gama gt esta alterado para 181, também o colesterol está alto 314, oq ue pode ser?

Boa noite, Bel

Obrigado por acessar nosso site.

Felizmente, você está totalmente enganada.

Diariamente, recebemos centenas de mensagens de nossos leitores e respondemos a cada um deles. Pode até demorar um pouquinho, mas respondemos a todos. Algumas questões de nossos leitores demandam pesquisas e consultas a especialistas. Respondemos sempre seguindo a ordem de entrada em nossa caixa de mensagens.

Respondemos a todas as pessas que nos escreveram, mas, infelizmente, algumas de nossas respostas são encaradas como spam e os programas anti-spam rejeitam nossas mensagens.

Acusar de interesse puramente comercial, sem apurar os fatos, é muito fácil. Dedicamos ao site mais de 20 horas semanais e, você pode até não acreditar, não cobramos nada por isso.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira alguma informação extra, sinta-se à vontade, escreva-nos que teremos o maior prazer em respondê-la.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

Tenho 24 anos, já tirei a vesícula com 20 anos e também tive cancer de pele aos 12 anos, o mais agressivo deles , o melanoma, os outrs 3 cancer de pele foram aqueles mais comum. Sou hoje que tenho esteatose hepática leve.Quais os risco que passo, como posso me cuidar, será que fico bom? Meu avó por parte de mãe morreu com câncer de fígado e hepatite C aos 70 anos, ele era médico. E meus avós por parte de pai também morreram de câncer, de intestino e o outro estômago. O que vocês me recomendam? aguardo ansioso sua resposta, obrigado.
Hugo

gostariade saber se estas perguntas todas sao feitas aki tem resposta, e onde estao?meu n ome é cida meu imail cidaloiram2@hotmail.com – agradeço

Descobri que estou com esteatose depois que fiz uma utrasonografia. fui para consulta com uma hepatologista e ela me pedio exames o qual verificou-se que meu tga. tjp. e coleserol como tambem minha pressão arterial estavão tudo normal.A hepatologista não me receitou nenhuma médicação . apenas me horientou para fazer caminhadas ,não comer nada que tenha gordura, não usar bebidas alcoolicas,não comer nada de enlatado, me alimentar Basicamente de frutas, verduras, peixe e galinha.
por ser bipolar e hipertenso tomo carbolitio e benicar hct, verifiquei na bula do carbolitio que ele não é indicado para quem tem problema hepático. Pergunto a vcs: posso cotinuar tomando o carbolitio e o benicar hct ou devo parar?
Desde já agradeço toda e qualquer horientação.

oi,boa tarde;tenho 26 anos e ha 2 semanas descobrir tambem que tenho gordura no figado,o medico me receitou remedio manipulado e ja comecei o tratamento,entao como esta em inicio gostaria de saber se posso me curar;e tomando antidepressivo me prejudica mais ainda ou nao?li os comentarios e achei super interessante.por favor me da umas dicas do que posso fazer(ah estou tambem com colesterol)pra me tratar;pois nao consigo parar de chorar pois estou muito preocupada.muito obrigada e que deus ilumine ainda mais a experiencia e conhecimento de voces medicos para nos ajudar.

A nove meses fiz uma cirurgia de hernia de hiato e de vesicula e após esta cirurgia contiuei sentindo dores abaixo a costela do lado direito e abdomem muito inchado mais na parte direita ,médico pediu um exame de ultrassom abdomen total e no exame deu Esteratose Hepática, ainda sinto muita dor e queimação após me alimentar estou muito preocupada ,pois tenho 24 anos nunca bebi ,não sou diabética e evito gorduras e não sou obesa pois tenho 1,60 e peso 58kls e parei de fumar a 3 anos,ultimamente tenho passado por disturbios emocionais, será que corro o risco dessa doença se evoluir ao passar do tempo? Obrigada

Bom dia, senhores.
Num primeiro momento, gostaria de parabenizá-los pelo trabalho e pela disponibilização deste canal de consulta.
Entretanto, além dos parabéns, gostaria de consultá-los sobre o resultado do exame de ultrassonografia do abdomen total que peguei há pouco, onde foi constatado “esteatose hepática de moderada a intensa”.
Tenho 35 anos, já tive hepatite (alimento contaminado) e sou obeso.
Assim, gostaria de saber se há algum tratamento para a esteatose e qual a chance de eliminá-la.
Desde já, agradeço a atenção dispensada.
Um grande abraço
Marcus Venicio Gomes

Bom dia, descobri a aproximadamente meia hora que tenho esteatose hepatica grau 1, gostaria de saber o que tenho que fazer, tomar, se realmente parar de comer como diz em varios sites ajuda a queimar as gorduras do figado.
Tenho 1.67 e peso 75kg e estou com 22 anos.

olá,

Tenho osteatose e gostaria de saber se posso tomar anticoncepcional???

Grata,
Meire

Estou com esteatose acentuada, Pancreas sugerindo infiltraçao gordurosa, taxas de colesterol e triglicerideos (este entao altissimo, 527 mg/dl)altas. Ah, e obviamente estou obesa. 95,00 – 1,54.

Eu tenho como me curar definitivamente disso tudo e ficar 100% boa ?

Obrigada e no aguardo

Eu tive um câncer de mama, com tratamento de quimioterapia e radioterapi. Fiquei muito gorda. Resolvi tomar em outubro de 2009 subtramina. Consegui o peso desejado. Só que tomo Tamoxifeno de 20mg vai fazer um ano. Fui fazer um pré cirurgico e constatei o gama GT alterado em 236. O médico me aconselhou procurar um gastro que mandou eu procurar o meu oncologista para mudar a medicação. O médico oncologista disse que terá que colocar o meu caso na balança. O que é pior o câncer voltar ou eu ter um problema no fígado. Estou preocupada. A sibutramina pode ter causado tudo isso? Existe algum remédio que posso tomar para baixar esse GGT? Existe algum chá para melhorar mesmo estando com o GGT alterado por conta de medicamento? Existe alguma melhora? Gostaria de uma resposta. Estou tb com cálculo na vesícula e preciso operar. Devo esperar baixar tb esse GGT? Exite algum remédio para substituir o tamoxifeno já que quando tive câncer em 2008 e ainda menstruava. Obrigada. Graça

Olá, bom dia!
Tenho 59 anos, 1.89 m, 98 kg.
Fiz U.S. abdome total que acusou “LEVE ESTEATOSE HEPÁTICA GRAU 1).
Atualmente tomo os medicamentos: ZETSIM 10+20 (dia sim, dia não), GLUCO REUMIN (tomei 5 meses direto, parei 1 mes e vou tomar mais 3 meses), e também, há 1 mes tomo o OMEPRAZOL 20 mg 1 vez por dia, em jejum.
Este ano de 2010 ingeri uma quantidade de alcool acima do conveniente/recomendável: 1 litro de whisky, sakê, cachacinha (caipirinha), e cerveja quase diariamente.
Estou 9 a 10 kg acima do peso e só a partir de abril comecei fazer caminhadas quase diárias.
Tenho recomendação do ortopedista para fazer Academia (alongamentos de cadeias musculares de MMII e tronco, exercicios aeróbicos, musculação com baixo peso sem sobrecarga para a coluna lombar). Estou aguardando a consulta com cardiologista para fazer avaliação prévia que me libere para a Academia – consulta em 04/05/2010.
Fiz exame de sangue em 27/03/2010 e os resultados foram:
– colestoral total – 163 mg/dl
– triglicerídeos – 64 mg/dl
– glicose – 92 mg/dl
– colesterol hdl – 50.5 mg/dl
– colesterol ldl – 99 mg/dl
– acido urico (soro) – 6.0 mg/dl
– transaminase glutamico-piruvica – 34 u/l
– transaminase glutamico-oxalecetica – 25 u/l
– creatinofosfoquinase(cpk) – 276 u/l (!!!)
– tsh – 0.60 mcUI/ml

Tenho consciência da necessidade de abolir a bebida alcoolica e de começar atividade fisica (que estava proibida por determinação médica devido tratamento de hernia de disco), que preciso perder entre 8 e 10 kg de peso corporal, redução abdominal.
Gostaria de saber se os medicamentos que tomo diariamente (Zetsim, Gluco Reumin e Omeprazol), podem estar contribuindo para o diagnóstico de ESTEATOSE HEPATICA GRAU I e também a sugestão de uma dieta para que eu perca peso.
Muito obrigado,

Edson Veiga Chaves
edsonvchaves@ig.com.br
edinhoveiga@hotmail.com

Olá,

Minha fez uma ultrassom e foi diagnosticado que está com fígado gorduroso, na mesma epoca descobrimos que ela teve hepatite A. Ela também tem diabetes e toma insulima.Bom e as vezes ela tem diarréia,gostaria de saber se este é um dos sintomas e aumento da circuferência da cintura também. O que ela deve fazer para melhorar este desconforto?

Desde já obrigada.

Descobri que estou com Esteatose hepática. quero saber quais os exerciícios que posso fazer e tipos de alimentação que posso comer. Me esclareça por favor que médicos não explica nada, só diz que é para mudar a alimentação e não diz o que posso e o que não possso comer. Por favor me ajude;desde já obrigada.Beijos

tenho esteatose a um 2 anos, em janeiro de 2010 fiz exames de sangue e deu que eu tinha ferratina 291,4 ng/m1, transaminase glutamico piruvica 42, gama-glutamil-transferase 71, quero saber se o meu figado está muito comprometido e se tem reversão, qual é a dieta que devo fazer.

Recentemente fiz uma ultrosonografia de abdomem total por ter tido uma cólica de causa não diagnosticada, violenta e durou mais ou menos 3 horas, na ultrasinografia surgiu uma pequena pedra que justificaria a cólica, porém também foi diagnosticada esteatose moderada, sempre abusei da bebida alcoólica quando mais novo, hoje tomo de vez em quando cerveja com amigos,estou incluido no grupo de pessoas que tem acumulo de gordura no abdomem(genético)gostaria de ter uma melhor orientação sobre regime, exercicios e etc, tenho 56 anos, tenho levado uma vida sedentária, obrigado Porfirio

meu TGO está em 40 o TGP em 56 e o gama GT em 63, está acima do normal ?

BOA NOITE,

GOSTARIA DE SABER O QUE É INFILTRAÇÃO GORDUROSA HEPÁTICA GRAU I, FIZ UM EXAME DE ULTRA-SONOGRAFIA ABDOMINAL E A CONCLUSÃO FOI ESTA, FIQUEI PREOCULPADA E GOSTARIA QUE VOCES ME ORIENTASSEM QUANTO A ESTA DOENÇA SE É GRAVE E QUAL TRATAMENTO.

OBRIGADO

Olá:

Muito oportuno este site/assunto!
Realmente, tal doença, a ESTEATOSE, ainda é uma coisa praticamente desconhecida…
Tinha tal há algum tempo (espero não ter mais!); e acho que, para ‘evitá-la’, ou ‘amenizá-la’, deve-se: diminuir o tamanho da gordura abdominal, evitar frituras (quando descobri que tinha, comia bastante destas!), assim como evitar os ‘fast food’ (só de me lembrar disso, me dá uma aflição!), e praticar exercícios…sim, ter boa saúde ainda é melhor maneira de se viver bem!

Grato,
Rodrigo Rosa (Porto Alegre)

tenho 42 anos, há dois dias descobri que tenho gordura no figado, e estou muito assustada pq não me enquadro nos motivos que leva uma pessoa a eter essa doença.Gostaria de saber o que posso comer e o que não posso e se tem cura. OBRIGADA!

meu exame que fiz de gama gt esta a 340 como posso fazer para baixar? obrigado e parabens pelo assunto sobre as gorduras no figado, acho tb que meu figado esta gordinho. obrigado…

Sou diabetíca tipo-2 e tenho estreatose hepática(1 +). Gostaria de saber se tenho chances de poder beber e comer goiamum pelo menos uma vez por mes.Considerando que meu colesterol está 110mg e a TGP 34.
Desde já obrigada por responder minhas perguntas.
Amora

Nunca me dirigi este setor fazendo tais perguntas.Como repito agora, posso tomar duas doses de Whisky e comer dois goiamuns uma vez por mes?`
É a 1ª vez que me dirijo a vcs.
Grata, Amora

Num exame de rotina , através de USG foi diagnosticado esteatose hepática leve. Laboratoriais: Glicose 111 mg/dl
Creatinina 0,9 mg/dl,ácido úrico 7,2 mg/dl colesterol total 283,o mg/dl HDL 46,0 , triglicérides 311,0 mg/dl.
Alem de exercícios recomendaram-me mudança no hábito alimentar. Quanto a esteatose, existe algum medicamento ou tratamento???

Olá, Boa tarde! Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo excelente artigo! Recentemente fiz uma U.S. de abdome total e teve a seguinte impressão: esteatose (infiltração gordurosa). Gostaria de saber a dieta ideal para sanar este problema, uma vez que não sou hipertenso, nem diabético e a causa é alimentação + sedentarismo + obesidade. Já iniciei exercícios físicos, mas a dieta ainda me causa dúvidas. Obrigado.

Digitei no google “esteatose hepatica” e apareceram estes comentários…fui descendo e percebi que haviam várias perguntas interessantes, me pergunto…onde estão as respostas? …a dois anos atrás fiz um ultrassom e o médico disse para eu me cuidar pois eu estava com esteatose hepatica grau 1, pois é,não me cuidei, fiz um novo exame e estou com grau 2, gostaria de saber se tenho como reverter isto, a propósito, adoro uma cervejinha, se eu tiver que parar de tomá-la, meu fígado ficano sarado novamente, posso voltar a beber? sem mais agradeço e gostaria que respondessem a todos!

oieu gostei muito de poder saber pois eu naum, s abia de nada pois eu era burra!!!!!!!!!!!!!!!!!

Bom dia- Já tive em 2004 um cancer de intestino com mestase no fígado. Operei intesitno em 12/2044 e após quimioterapia para diminuir o tamanho do tumor no fígado operei em 06/2005, retirando um pedaço do fígado. Meus exa mes de acompanhamnto tem estado tudo bem graças a Deuas.
Devido a uma tosse seca , fui a varios médicos e cada um me passava um medicamento, inclusive antibiótico. Resumindo o ultimo medico que fui com a medicação dele consegui melhor. Fiz exame de sangue hepatograma deu muito alterada, como transminase piruvica 1155 u/l, enfim fiz um ultra som abdomen total e deu no ffigado aumentod e ecogenicidade e atenuação dos ecos distais, compativel com infiltração gordurosa. Tenho colestorol alto. Minha médica mandou tomar lipitor e fazer uma dieta balanceada. Teria mais laguma coisa para eu fazer ou tomar.
bjs

estou com um pouco de gordura no figado começo, bebo cerveja so nos finais de semana, devo parar ?, o medico nao mandou eu parar, mas receitou glifage XR, exercicio, disse que estou indo bem esta reduzindo, se fosse eu pararia uns tempo ate com a cervejinha, e que alimentação devo comer. me de um cardapio alimentar??

Minha esposa está com Esteatose Hepática I, quando pesquisei neste site pude perceber que existem mais perguntas do que respostas !
Pessoal quando vamos no médico e ELE diagnostíca um sintoma, é contra prudência ignora-lo é por isso não vemos muitas resposta (É ANTI-ÉTICO) !!!!
Que tal mudar a retórica e cada um que tem esta doença informar os GANHOS e resultados positivos para servir de exemplo para os outros ????

Pensem nisto e nos ajudaremos mutualmente, abraços

Marlon Radson – marlonradson@ig.com.br

FIZ EXAME E O TGO OU GORDURA NO FÍGADO QUE TEM REFERÊNCIA ATÉ 32. O RESULTADO FOI MUITO O MEU EXAME DEU 104.

O QUE DEVO FAZER PARA BAIXAR O NÍVEL DE GORDURA NO FÍGADO PARA QUE FIQUE DENTRO DO NORMAL?

AGRADEÇO A VALIOSA ATENÇÃO.

POR FAVOR RESPONDA ESTE MEU E-MAIL.

UM ABRAÇO.

Por que não respondem, o que comer o que fazer.

Tenho 31 anos, descobri a pouco que estou com esteatose leve, estou tomando um medicamento que o médico indicou, mas gostaria de saber o que devo comer, se devo tomar algum chá e se a gordura pode ser diluida e sumir, ou nunca some, OU somente fazemos o controle??
Por Favor me responda!!!!
oBRIGADA!!!

Tenho 54 anos e sou diabetica tipo 2 (264) e no exame de ultrassonografia deu esteatose hepatica I e cisto hepático. Não faço dietas e tenho 1,64 com 90 k. Consumo muito doce, tá difícil deixar o refrigerante zero. Não tenho forças no corpo, muita fadiga, cansaço total, durmo em média 18 horas sem alimentar-me. Tomo antidepressivo e rivotril para depressão e convulsão, há 12 anos . Podem me ajudar???
Muito obrigada!!!
Ana

Olá amigos! Descobri que tb tenho esteatose.È lamentável que apesar de tantas dúvidas relatadas nenhum médico se dê ao trabalho de respondê-las.Parece que esse site tem o mero interesse de vender livros. É claro que uma consulta médica é essencial, mas não queremos tomar medicamentos por conta própria, e sim conhecer um pouco mais da doença.Estou determinada a emagrecer, por isso acordo as 5:00hs da manhã e saio para caminhar no parque.Sempre penso “Posso tudo naquele que me fortalece”.Tenho orado muito e pedido a Deus sabedoria . Vou comer apenas saladas cruas, frutas e um pouquinho de ração humana (passa mesmo a fome, mas é preciso beber muita água). Pretendo emagrecer 20 Ks e tenho certeza absoluta de que vou conseguir. Recomendo o livro “A ciência do Bom Viver”, vendido no site(www.cpb.com .br). É um livro maravilhoso, que tb ajudará em outros aspectos da vida.Um abraço a todos!

descobri que tenha esteatose hepatica moderada gostaria
de saber como tratar e se tem cura qual o melhor tratamento
que tipo de regime eu tenho que fazer obrigado

Descobri através de exames de que estou com esteatose hepatica, e quero saber se tem cura ou não? O que preciso fazer?

ESTOU FAZENDO EXAMES PARA REDUÇAO DO ESTOMAGO[TENHO,1,59 E 120KL].FUI AO CARDIOLOGISTA E DESCOBRI QUE TENHO PRESSAO ALTA,ONTEM FIZ UMA ECOGRAFIO DE ABDOMEM SUPERIOR E TAMBEM DESCOBRI QUE TENHO ESTEATOSE GRAU 2,OQUE DEVO FAZER.

NO ANO DE 1990 com 120 KG FIZ ESSE EXAME E DEU GORDURA NO FÍGADO. O MÉDICO CONSIDEROU NORMAL E DISSE QUE TODOS OS OBESOS
SOFRE DESTE MAL. PASSARAM GUASE 20 ANOS E NUNCA. E TAMBÉM NUNCA SENTI NADA. AGORA COM 65 ANOS FAZENDO O MESMO EXAME PARA VER OUTRO PROBLEMA QUE GRAÇAS A DEUS TAMBÉM DEU NORMAL, CONTUDO O MÉDICO PREOCUPOU COM A TAL GORDURA ,POR CONTA DISSO ESTOU FAZENDO UMA BATERIA DE EXAMES. NÃO ESTOU PREOCUPADO POIS DESES EXAMES QUE EU VOU FAZER JÁ ME SÃO VELHOS CONHECIDOS E NUNCA DEU NADA. O MÉDICO ESTÁ CORRETÍSSIMO PORQUE ME CONHECEU HOJE E NATURALMENTE QUER SABER TUDO POR OUTRO LADO ,PELO QUE LI HOJE A MEDICINA TEM NOVAS PREOCUPAÇÕES COM BASE EM ESTUDOS POR MÉDICOS RENOMADOS
ASSIM SENDO, VAMOS SEGUIR A ORIENTAÇÃO DO MEU MÈDICO. AGRADEÇO CASO ALGUEM PASSOU PELO MESMO PROBLEMA E ENCONTROU MEDIDAS SATISFATÓRIA AFINAL DE CONTAS CONTRA FATOS NÃO EXISTEM ARGUMENTOS>( É A PRIMEIRA VEZ QUE FALO SOBRE ESTE ASSUNTO)

Bom dia! Nao conhecia a revista e fiquei super interessado, otima qualidade. Parabens…Joao Silva

Descobri através de um exame de sangue que tenho esteatose hepática,como ainda é recente,gostaria de saber se com exercícios fisicos e dieta posso combater esse mal.
.Muito obrigado
TGO——-43 un.F.R/ml
TGP——-45 un.F.R/ml

Ola.

“Tenho 39 anos e no meu exame de ultrasom do figado deu que tenho gordura no fígado e no de sangue deu ferritina elevada 670 . Gostaria de saber qual medico devo procurar para fazer um tratamento correto.

obrigado.

quero saber das respostas das perguntas!se não continuarei com as mesmas duvidas!

Tenho 35 anos, atraves de um ultra som abdominal descobri que estou com esteastose-hepatica, estou assustada, pois li que essa doença pode se transformar em cirrose hepatica e até em cancer. Minha mãe teve cirrose hepatica não alcolica. Por favor me ajudem, preciso saber o que fazer para controlar essa doença, ouvi dizer que não tem cura. Preciso de uma dieta, saber se algum tipo de chá pode me ajudar, quais remédios tomar. Desde ja agradeço

DESCOBRI QUE MEU NAMORADO ESTA COM ENZIMA HEPATICA.ELE TEM 57 ANOS BEBE POUCO. DEVO ME PREOCUPAR?o que faço?

Sou nutricionista e trabalho ha 5 anos com pacientes com esteatose hepática. Achei bem interessante esse livro. É bem importante orientar sobre a doença e alertar que o tratamento é dieta específica e exercício físico.

Olá,
Descobri que tenho figado gorduroso através de uma ultrassonografia, antes o médico viu em um exame que meu fígado estava infeccionado.
Eu não tratei do triglicérides e tomei corticóides por um tempão.
Eu estou emagrecendo com sibutramina, e o médico mandou eu tomar figatil.
Eu gostaria de saber se há algum tratamento ou dieta.
Muiito Grato, Stavros.

tenho 36 anos não bebo,+ sou obesa tenho 150cm e 78kg e descobri pelo ultra som e gama gt que tenho gordura no fígado estou tomando xenical por orientação médica pra emagrecer e não tem surtido efeito só que tenho eliminado gordura nas fezes de uma forma assustadora . mesmo sem tar emagrecendo o medicamento pode estar ajudando a eliminar um pouco esta gordura do meu fígado ou estou perdendo o meu dinheiro com este medicamento de alto custo(OU COM O TEMPO EU VOU EMAGRECER?)

OLÁ MEU NOME É rOZANA TENHO 37 ANOS E DESCOBRI HOJE QUE TENHO FIGADO GORDUROSO MODERADO, GOSTARIA DE SABER SE TEM TRATAMENTO, E QUAIS OS EXERCICIOS ADEQUADOS, E QUAL A DIETA IDEAL, CHÁ, DESDE JÁ AGRADEÇO

Meu nome é Fabiana tenho 39 anos peso 103kilos, moro no Rio de Janeiro e meu plano é APPAI, fiz o exame ultrasonografia abdomenal superior a um mês onde constatou que estou com esteotose hetápica GrauII,GGT aumentado ( inflamação no figado ), tenho resistencia a insulina( corpo não digere Carboidrato direito,estou pre-diabetica , e tb com tiroidite aguda ( inflamação na tireoide ), tem um ano que tirei minha visicula, fumo , bebo 1 vezes por semana cerveja, uso anti-concepcional( Evanor á mais de 15 anos sem para ), ainda tomo remedio de manipulação. Meu medico endrocnologista- ortomolecular que me passou alguns exames onde ele descobriu a doença e faço com ele regime onde tomo remedio de manipulação.
Oque fazer? tem tratamento ou remedio para cura definitivamente? O que posso ou não comer e beber?
Posso de vezes em quanto tomar minha cerveja ou outras bebidas? vcs podem me passar um medico de confiança?
Obrigado! Aguardo resposta o quanto antes, pois estou muito preocupada e muito triste de saber que estou com ( Isso ).
Att
Fabiana

Qual o tipo de dieta para esteastose hepática e do pancreas?

se possivel gostaria de saber se esteatose 1 grau tem cura e que devo comer para nao piorar e se tem algum remedio para tirar a gordura do figado e se deve fazer esteira todos os dias tenho 48 anos e peso 8O kls e bebo saciamente desde ja agradeco.

DESCOBRI QUE TENHO GORDURA NO FÍGADO A 1 ANO E SEMPRE QUE ESTOU NERVOSO, COMO COMIDA GORDUROSA OU BEBO MUITO, SINTO UM INCOMODO (DOR COM ARDOR) MUITO GRANDE NA REGIÃO DO FIGADO. QUE TIPO DE MÉDICO DEVO PROCURAR E O Q DEVO FAZER.

Descobrir que teno esteatose hepatica de grau elevado numa area e outra de grau moderado em outra. gostaria de saber se xantino junto com legalon fz algum efeito ou se so devo fazer atividade fisica e manter uma boa alimantação?!.. eu só tenho 27 anos não sou muito gorda e tô bastante preocupada… e por favor me mande o nome de algum hepatologista aqui de joão pessoa porque nao conheço nenhum..e nem o meu plano de saúde sabe informar..

FIZ ULTRASOM E FOI DIAGNOSTICADO ESTEATOSE HEPATICA MODERADA,TOMO BEBIDA ALCOOLICA SOCIALMENTE TENHO 1.82M COM 112KG SERA QUE É DEVIDO AO MEU PESO QUE ESTOU COM ESSE MAL? EXISTE REMEDIO PARA COMBATE-LO, AGUARDO RESPOSTA, GRATO.

Tenho 46 anos, e hoje acabei de receber um diagnóstico médico que o meu fígado está apresentando intensal alteração parenquimatosa hepática difusa, caracterizando esteatose, gostaria de saber qual o grau de risco dessa disfunção, como também o tratamento adequado para redução dessa gordura.

Atenciosamente,

Jório Abreu Silva
Consultor Jurídico – Maceió – AL.

minha mãe tem 62 anos e descobri que e portadora da esteatose a um ano ela tem feito exames regular aonde apresenta a gordura no figado o ultimo exame feito no dia 22/06/10
PESQUISA DE ANTICORPOS ANTI HCV: Reagente
Material: Soro
Metodo: Elisa
SUGERE NOVA PESQUISA DE HCV PARA CONFIRMAÇÃO DE DIAGNOSTICO
OBS: GOSTARIA DE SABER SE A ESTEATOSE ALTERA TODO O FUNCIONAMENTO DO FIGADO E SE A POSIBILIDADE DE ALTERAR ANTICORPOS DO HCV E CONTAGEN DE VIRUS ( HEPATITE C)
FOI REALIZADO O EXAME DE FUNC. DO FIGADO ESTA NORMAL A CONTAGEN DE VIRUS DO 1ºEXAME DEU BAIXO .

Olá meu nome é Fábio tenho 50 anos peso 130 kilos, descobri depois de exames que tenho esteatose 3 já se passaram 1 ano o médico não me passou nenhum remédio disse que o unico remédio e emagrecer, com isso relaxei muito, só agora vejo que a coisa é séria, qual a melhor diéta devo fazer.

Descobri que tenho infiltração gordurosa hepatica grau 1
que medicamento posso tomar, Que tipo de dieta devo fazer.Ja que faço atividade física eu faço 4 dias por semana no período de 2 horas por dia incluindo aulas localisadas,diamp, spining, step,aeróbica e musculação.Ajude-me por favor.Não fumo tomo um copinho de cerveja de vez em quando ou uma taçinha de vinho, não aguento beber o que devo fazer?

este artigo foi bom para esclarescer as minhas dúvidas bjus

Mais ou menos 01 ano fui diagnosticado com gordura no figado.
Desde então faço uso do TROPINAL,DIOSMIN E PARIETE,contudo não tenho sentido muito progresso de melhora.
Devo dizer que Fumo e tomo cerveja apenas em alguns fim de semana,isto tem impedido de haver um melhor progresso no tratamento?
Existe um outro medicamento mais específico?
Tenho 52 anos e tbem tomo remedio para hipertensão,haja vista que fui acometido,ha 11 anos de um AVC causado por má formação arterial,fiz tratamento no INCOR-SP onde passei por embolizações dos vasos afetados,sanando em 95% a possibilidade de um novo sangramento.
Obs.Não tenho deficit.

GOSTARIA DE SABER ONDE ESTÃO AS RESPOSTAS A TODAS ESTAS PERGUNTAS FEITAS POR INTERNAUTAS. EU TENHO O MESMO PROBLEMA (de todos), MAS NÃO VEJO AS RESPOSTAS…

oi adorei o artigo pois tenho gordura no figado e qualquer informaçao a mais podem me mandar

Fui ao médico e descobri que estou com esteatose.Gostaria de saber qual dieta seria a melhor pra mim. Obrigada

Sou hipertença,tenho colesterol alto.Devido a fortes dores no abdomen fiz ultrassom que constatou ESTEATOSE HEPÀTICA.Fiz exame para ver se tinha algum tipo de Hepatite graças a Deus não tenho. Tenho l,62 e peso 73k, pouco faço atividades fisicas,os medicamentos que tomo são propanolol,hidrocotiasida,fluoxetina eo metformina.Esta doença eu descobri a 6 meses,estou tentando emagrecer e melhorar a alimentação.Estou tomando chá de Caequeja 3 vezes ao dia.Gostaria que me disessem quais os tipos de alimentação corretas e chás que posso tomar e como tomar,tem cura? aguardo resposta, atenciosamente, Rita.

GOSTARIA DE SABER QUAL DIETAÉ MAIS INDICADA PARA QUEM TEM ESTEOSE HEPATICA DIFUSA E QUAL EXERCICIO FISICO MAIS ACONSELHAVELPOIS ATRVES DE UMA ULTRA SOMFOI DIAGNOSTICA ESSA DOENÇA OU SEJA GORDURA NO FIGADO AGUARDO RESPOSTA OBRIGADA TINA PASSOS

como todos comentarios estou com gordura no figado o medico pediu para tirar a visicula porque tem pedras minusculas e ja aproveitar ja fazer a biobsia do figado.
motivo gama gt em 500.
peço que vcs me retorne pelo imail estou preculpado.
grato.

Estou com esteatose hepática não alcóolica,não bebo, sou muito disciplinada, não como comida gordurosa há + de 12 anos pois tinha cálculo na vesícula,operei e continuo com gordura no fígado, minha ferritina está 500 muito alta estou indo a um hepatologista em RECIFE/PE mas devo me preoculpar?

Gostaria de algo natural para baixar a ferritina,já estou longe de carnes vermelhas,chocolates,gorduras e manteigas e td que é prejudicial,como vísceras e etc.

Muito bom o artigo, quero comprar o livro. obrigada Lucia

Olá meu nome é Vania,descobri a 4 dias que tenho esteatose hepática,pela ultrasonografia abdomnal total!fui parar no hospital com cólicas abdominais fortíssimas,minha barriga incou e ficou dura, quase não consguia andar de tanta dor,os médicos quase certos que era uma apendicite, acabaram dscobrindo a esteatose!tenho 41 anos e gostaria de saber se pelas dores ja esta num estado avançado,qual o melhor tratamento, se vou ter de usar remédios e em quais vegetais se acumula mais gorduras, e eu não poderia consumir??eu tomo 3 comprimidos pra hipertenção ao dia e um antidepressivo!desde ja agradeço se puderem me responder, pois tenho medo!oq eu faço??

Tive diagnostico de figado gordo no ano passado. Consegui baixar bastante os niveis tomando 3 capsulas ao dia de uma erva chamada cardo mariano. Consegui comprar estas capsulas pela internet num site americano. La se chama MIlk Thistle e vc paga incrivelmente mais barato do que se comprar numa farmacia no Brasil.

Ola amigos e amigas, há tres meses atrás andava sentindo fortes dores no lado direito da barriga, fiz uma endoscopia e ficou constatado gordura no figado por excesso de trago ”bebida alcoolica mesmo” rsrsrsr. TRATAMENTO: SIMPLES PAREI DE BEBER, CAMINHO UMA HORA E MEIA DIARIAMENTE, DIETA E UMA NOVA DROGA NO MERCADO QUE DIMINUI O TAMANHO DO FIGADO E ELIMINA AS GORDURAS E CONSEQUENTEMENTE AS DORES. O nome da droga é METADOXIL ”PIDOLATO DE PIRIDOXINA” deve ser tomado tres comprimidos ao dia durante 30 a 90 dias. Demais tou bem e boa sorte a todos. PAULO RENATO .

fui ao médico e ele não me passou a dieta adquada para o tratamento de gordura no figado,passou apenas metadoxil e que evitasse gordura ,fritura. quero saber a dieta ideal.

descbri que tenho esteatose a 8 meses , nao sei o que comer ou nao comer ,preciso demais de ajuda ,colaborem comigo por favor, estou emagrecendo e cinto muitas dores no abdomem acima da costela no lado direito,meu abdom encontra-se muito auterado,qual a cura? desde já muito obrigada.

MINHA MAE A 1 ANO DESCOBRIU QUE TAMBÉM TINHA ESSA DOENÇA, PORÉM COM DIETA , REMÉDIO E MUITA FÉ EM DEUS FOI CURADA,TENHA FÉ . FIQUEM COM DEUS.

TENHO ESTEATOSE HEPÁTICA E UM CISTO INCIPIENTE(3cm) NO FIGADO E ESTOU MUITO PREOCUPADO COM ISTO, PRINCIPALMENTE COM O CISTO.ISTO PODE CAUSAR UMA DOENÇA MAIS GRAVE.É ACONSELHAVÉL CIRURGIA. DESDE JÁ AGRADEÇO.

FLÁVIO

meu marido descobriu que esta com esteatose hepatica moderada difusa ele pesa quase 120kilos preciso de uma dieta ,para cura-lo tem alguma sugestao? aguardo resposta.

A 3 MESES ATRAZ FIQUEI MAL COM DORES ABDOMINAIS, FIZ EXAME DE SANGUE, TGO. TGP. GAMA DE GT. TUDO ESTAVA MUITO ALTERADO,FIZ FIZ ULTRASON, DEU ESTEAQTOSE HEPATICA E AORTA COM PROBLEMA ….CONSEGUI ABAIXAR TUDO EM 1 MES, TGO.TGP.TRIGRICERIDES,COLESTEROL,ACIDO URICO ENFIM TUDO..DA SEGUINTE MANEIRA…COMECEI A TOMAR POR CONTA PROPIA,,SILIMARINA, QUE É O REMEDIO LEGALON, SÓ QUE MANDEI MANIPULAR FICA MAIS BARATO.. TOMEI 2 COMPRIMIDOS DE 70 MG.POR DIA..PARA BAIXAR TUDO ISSO TOMAR NO CAFÉ DA MANHÃ.. BATER NO LIQUIDIFICADOR, 1 COPO DE LEITE, 1 MAÇA GALA, 1 COLHER DE AÇUCAR MASCAVO, E TRES COLHERES DA SEQUINTE MISTURA…MISTURAR UM PACOTE DE AVEIA GRANULADA, 1 PACOTE DE LINHAÇA DOURADA E 1 PACOTE DE LINHAÇA MARRON…ESTE É O CAFÉ DA MANHA, GARANTO QUE VAI BAIXAR TUDO EM CIMA QUE CITEI…ENTREM NA INTERNET E VEJAM O REMEDIO SILIMARINA…É UM PROTETOR DO FIGADO.. PARA MIM ESTA SENDO ÓTIMO..

Olá, sou enfermeiro, ao acompanhar minha mãe em uma ultra-sonografia de Abdome Total, o laudo veio com a seguinte conclusão = Hepatopatia Esteatótica Grau I/II (Leve/Moderada), percebo que a dieta e a realização de uma tivdade física regular é o melhor tratamento.
Seria possivel me indicar uma dieta confiável e exercícios físicos.
Ela deve procurar um médico especialista em fígado?
Me ajudem.. Agradeço…

Qual a dieta recomendável para que tem gordura no figado??? Quais os tipos de frutas e legumes que são recomendados??? Quais os exercícios físicos que auxiliam no tratamento???

Tenho 49 anos e estou com esteatose e esofagite, o que posso comer e o que não posso comer? Posso tomar suco de graviola, de pinha?
Qual suco e fruta posso consumir?
Por favor tb quero saber onde posso encontrar as respostas deste pessoal que manda as perguntas.
Obrigada

Gostaria de saber se uma má alimentação ,causa diábete tipo I? E Qual tratamento ideal nesse causo se for por má ,alimentação . Se tem cura.
Tenho 34 anos e estou passando por esse problema de sáude.

tenho esteatose hepatica difusa,descoberto em exames de ultra som do abdomen,de rotina,não sinto dôres,só faço recentemente hidroginastica,pois tenho um desgaste osseo na cabeça do fêmor,que me dificulta fazer caminhadas.Todos os exames,coleterol,triglicerides,glicose etc,estão normais.Sou ex fumante a mais de 16 anos,tomo cerveja nos finais de semana,moderado,não gosto de gordura,docês,faço uso de adoçante,e estou 8 kg acima do pêso.Gostaria de orientações sobre exercicios e alimentação adequada.Comecei a tomar suco de maçã com limão ao deitar-se,indicado por uma naturalista,e realmente senti uma sensivel diminuição no meu abdomen.

GOSTARIA DE SABER QUAIS AS RESPOSTAS PARA TODAS ESTAS PERGUNTAS,TENHO ESTEATOSE EPÁTICA POIS CINTO FORTES DORES ABDOMINAIS E NO LADO DIREITO,NA ALTURA DO FÍGADO, AS PESSOAS DIZEM QUE NAO MAIS PERCEBO QUE ESTOU EMAGRECENDO,GOSTARIA DE SABER O QUE COMER E BEBER POIS TIVE UMA ENORME PERDA DE APETITE,GOSTARIA DE ALGUMA RESPOSTA . DESDE JÁ MUITO OBRIGADA.

estou com Esteatose hepática,tomei muitos medicamentos para artrite e para emagrecer.tenho gama GT de 256 mg e tenho muito medo.
de momento estou a fazer dieta mas nao sei quais os alimentos permitidos,poderiam me ajudar?

Ana Ribeiro

Bati uma ultrasonografia e deu o seguinte resultado: Fígado de dimensões, contornos, bordos e ângulos normais, com aumento de sua ecogenicidade parenquimatosa compativel com esteatose de grau II. Oque é isso? o médico disse para eu não me preocupar pois era algo normal. estou com 130 kg não tenho diabete, nao tenho triglicerideos, nao tenho colesterol.já outro médico disse que era acentuado a situação . o que fazer? posso tomar minhas cervesas nos finais de semana??obg. caio. aguardo resposta

MEU ESPOSO APOS REALIZAR ULTRASSON ABDOMINAL DESCOBRIU Q ESTÁ COM ESTATEOSE HEPÁTICA MODERADA.O MÉDICO RECEITOU SILIMALON PARA ELE TOMAR DURANTE 3 MESES JUNTAMENTE COM COMPLEXO B, E MANDOU TIRAR A GORDURA.EU GOSTARIA DE SABER SE ESTAS MEDICAÇÕES REALMENTE AJUDAM.ELE FAZIA USO DE BEBIDA ALCOOLICA FREQUENTE,APOS O RESULTADO DE EXAME DEU UMA PARADA NA BEBIDA.
AGRADEÇO SE ME RESPONDEREM.

Tenho essa doença que contém gordura no fígado,
gostaria de saber como devo me alimentar para que essa doença não progride?Junto tenho começo de diabetes e coleterol altissimo.

Olá, Bom dia
Tenho uma irmã que está sofrendo com a ferritina alta. Digam-me por favor, algum remédio caseiro para ela, pois esta situação tem deixado-nos preocupadas. Precisamos fazer alguma coisa. Aguardo resposta urgente e muito grata. Porque voces não colocam as respostas nos comentários para que todos vejamos? Assim, poderiam contemplar muita gente.
No aguardo,
Rosilda

Descobri que estou com esteatose hepática moderada. O médico falou que o tratamento é somente dieta e exercícios físicos. Gostaria de obter mais informações sobre o assunto e contatar com pessoas que sofrem do mesmo problema. Obrigada

me ajude tive meu bebe faz 4 meses e depois da girugia eu fiquei com muitos poblemas de disgestao fiz o exame de ultra som deu que estou com figado aumentado levei para a medica solicitou exame de sangue eu estou apavorada eu peso 110k 168 de altura o que devo fazer nao bebo nao fumo faço uso de fluxetina e rivotril por conta de muita ansiedade o que faço tem tratamento natural para isso aguardo resposta mi ajude

sou portadora deste mal e qero saber qais as dietas e exercicios q devo fazer

Há 5 cincos anos descobri que tenho esteatose hepática de grau I quando fui fazer uma ultrassom por causa de dores na região dos rins, além das pedras nos rins foi detectado a esteatose.Nunca tive hepatite, não bebo, não fumo e muito menos sou obesa, tenho 32 anos,1,60m peso 56 kg e na época quando descobri a doença eu pesava 50 kg, só que sempre tive um acúmulo de gordura na região da barriga, o que sempre me encomodou. Fiz uma dieta na época por conta própria, deixei de comer tudo que tivesse gordura, mas meu corpo não aguentou, cheguei a desmaiar por falta de energia.Então procurei uma nutróloga e fiz a dieta corretamente, perdi 4 kg em um mês e meio. Agora deixei de fazer dieta, não fui mais ao médico e dos 50 kg que eu tinha, hoje estou com 56. Aumento de peso pode acarretar aumento de gordura no fígado, ou isso depende de cada organismo?

oi gostaria de saber se este tal de esteatose hepatica grau 2 tem cura e o que devo fazer pra voltar ao normal .pois gosto de beber socialmente, e se tem remedios ou ervas que podem controlar esta doença ,pois tenho muito medo ,isso tira o meu sono .o medico pediu pra eu parar de beber mais nao deu dieta .o que devo fazer ? por favor me mande uma dieta ok .muito obrigado !!!!!!

Fiz o exame de TGO e TGP e os resultados deram 40 e 71 respectivamento, minha médica solicitou que eu refizesse o exames depois de dois dias.Há possibilidade do resultado ter dado alterado por no momento em que fiz pela 1ª vez estava com uma virose? O que poderia fazer para baixar a taxa de TGP para menos de 35 em tão pouco tempo?

Boa noite a todos.

Passando por acaso, fiquei impressionada com tantas dúvidas e realmente, nenhuma resposta.Com excessão da Francilene Florentino, em 21-10-2009, que comentou ter se curado com regime e fé em DEUS.
É o principal, eu creio. E muita responsabilidade pela sua saúde, pela mudança de hábitos.

Mas pessoal, vi que existe uma fruta, nossa, disponível e que ninguem comentou: O LIMÃO
Para saber mais, sugiro que deem uma olhada no site:
http://www.docelimão.com.br

E vão encontrar muito mais informação, também para diabetes, emagrecimento, tudo pela alimentação.

Espero que todos, todos mesmo recebam a benção da cura com muita saúde

Sou portador de esteatose hepática. Sinto os mesmos sintomas da maioria das pessoas que já comentaram, gostaria de saber quais os alimentos que posso consumir, quais devo cortar definitivamente, quais exercícios fisicos devo praticar, e qual medicamento quimico ou natural (chá) que é recomendado para diminuir a gordura no fígado.

boa tarde, minha mãe fez uma ecografia, e resultado hesteatose hepática…..qual especialista ela deve procurar? mais exames a fazer? e medicação cura? oque fazer, agora que está inchado? médica lhe receitou, medicação estomago…..omeprazol, mas a seguir oque fazer? se o figado começar crescer? há essa possibilidade de crescer muito?
grata

DESCOBRE QUE TENHO ESTEATOSE HEPATICA ,TENHO 39 ANOS É GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUNHA DIETA QUE POSSO FAZER .EU TENHO 1:70 É PESO 95 QUILOS

Gostaria de comprar o livro “Fígado gorduroso” e aproveitar para saber se o linolen da nutrilatina contem o CLA e se não contem se pode ser utilizado para quem tem ou não esteatose hepática pois eu sei que o CLA pode em excesso levar a ter a doença.
Obrigada
Aguardo resposta.

ola! fiz alguns exames de rotina e descobri q estou com esteatose hepatica, o medico me receitou lípitor atorvastatina 10 mg e ursacol de 150 mg… e so me disse pra cortar massas, doces, refrigerantes e bebidas alcolicas, apesar de tudo isso menos as massas ja nao faziam parte do meu cardapio… gostaria de saber se estou no caminho certo, ou se tem mais alimentos que devo cortar? desde ja agradeco, e aguardo ansiosa…

EU PADEÇO DESTE MAL ESTOU A MEIA HORA LENDO AS MENSAGENS E CONFESSO QUE FIQUE DESEPCIONADO PORQUE TUDO MUNDO SE QUEIXA E NINGUEM PROFESSIONAL OU QUE TENHA EXPERIENCIA DEU UMA DICA PARA TENTAR AMENIZAR O PROBLEMA, REALMENTE SO SAI MAIS DEPRESSIVO DO QUE JA ESTAVA.

Bom Dia

As perguntas feitas não poderiam ser respondidas,
no site,com isso muitas duvidas seriam esclarecidas
acredito que a maior parte das perguntas são equivalentes.
Grato Licinio

Olá,bom dia.

Tenho esteatose hepática grau 2 e quero saber qual o médico especifico para esse tipo de doença.
Esse problema já me preocupa há muito tempo,necessito da ajuda de vocês o quanto antes possível.

Por favor, gostaria que me informassem onde minha mãe pode conseguir se consultar pelo SUS na Zona Leste de São Paulo com um hepatologista. Peço a gentileza de me enviarem a resposta via e-mail (citado). Muito Grata.

Bom dia, ao fazer exames préoperatórios (cirurgia bariátrica) foi constatada hepatopatia parenquimatosa provavelmente esteatose Grau III, os demais exames, à excessão do acido úrico que apontou 8,2, estão normais.
Pergunto: esta hepatopatia é impedimento para a cirurgia?
Ela é reversível? qual tratamento é indicado?
muito obrigado.

estou com esteatose hepatica leve e sou cardiaca, tenho um problema no utero (hpv), pressao arterial pulmonar. fiquei sabendo porque vou fazer cirugia do coraçao e o medico me pediu pra fazer como exame pre operatorio sera que nao vou poder operar por conta disso? tmb gostaria de saber como tratar e com que medico tenho 41 anos 1:55 peso 70 kq dos quais adquirir 10 muito recentemente, nao bebo nem fumo. tomo medicamento para o coraçao somente. tmbm sou depressiva..se tiver como me orientar de alguma forma agradeço preciso de ajuda para resolver esses problemas.

Boa Noite! fiz alguns exames iniciais, e descobri que tenho esteotose hepática acentuada e nodulo adrenal com adenoma. Estou muito preocupada, pois os exames q estou fazendo estão demorando muito pra marcar e depois a espera do resultado me deixam aflita, com tudo isso estou com muitas dores no abdomem, tomo varios remedios e nao somem essas dores estou tentando me manter calma, mas ta dificil seria possivel ter alguem da equipe me ajudar com tanta duvida e preocupação?! obrigada
SILVIA

Olá !
Tenho 40 anos. Tenho sentido um desconforto no lado direito do abdomem. Fiz uma ultrassonografia e o resultado do laboratório foi o seguinte:

“Fígado da contornos regulares e dimensões no limite superior da normalidade, apresentando leve e moderado aumento difuso da sua ecogenicidade com mínimo prejuízo na visualização dos vasos intra-hepáticos,compatível com esteatose hepática leve a moderada”.

Fruto do acima exposto, pergunto sobre o que este diagnóstico significa, bem como se há tratamento medicamentoso ou que providências tomar ?
Desde já, agradeço pela pronta resposta.
Neusa Lopes

Tenho 49 anos e fiquei sabendoque estou com um almento de tgo, tgp gama gt e que posso fazer para que isso abauxe pois tive o dobro do normal

Bom dia, descobri que tenho esteatose hepatica grau 2, gostaria de saber o que tenho que fazer, tomar, se realmente parar de comer o que se tem dieta com sou magra
Tenho 1.58 e peso 56kg e estou com 29 anos.
que devo fazer e se tem cura que medicamento tevo tomar,
que tipo de alimento que reduz essa doença, pq nunca bebi beboita alcolica e e nem nunca fumei.
fortaleza, ceara brasil

O que é ESTEATOSE HEPATICA? Eu tomo um comprimido de 20 mg de SINVASTATINA por dia ao noite para dormir, foi recomenda pelo meu médico, cardiololista, devido o meu colesterol estar com a taxa alta, ou seja acima de 220. Qual o sintoma desta ESTEATOSE HEPÁTICA? Pois vejo que é muito importante descobrir logo no início. Obs. Eu e minha esposa tomamos sinvastatina. Quem poderá me ajudar nessa informações? Ficarei muito grato!

Tenho 44 anos e agora descobri que tenho
esteatose com gama de gt 306.Tomava uma garrafa de vodka diaria e 5 tipos de medicamentos diferentes diarios.
Pergunto:seria possivel eliminar de alguma forma a quantidade de gordora no figado?
Meu medico proibiu as gordura e as bebidas alcoolicas.
Existe tratamento para curar?
Obrigado pela resposta.
Eduardo Costa.

gostaria de saber se consigo um tratamento no hospitatl das clínicas de graça pois tenho esteatose hepática difusa

tenho problema hepatico não identificado.QUAL MOTIVO O MEDICO GASTRO PEDIU UM ERITOGRAMA?

Prezados Doutores,

Parabéns pelo artigo claro, esclarecedor e objetivo. Quanto a algumas críticas percebo que é muito conveniente (por algumas pessoas) a utilização da revista eletrônica como um consultório médico on-line, é uma pena que o ser humano muitas vezes recorre a lei do mínimo esforço e por essa razão pauta sua vida em sedentarismo. Se 99% dos comentáristas do artigo sabem que estão com esteatose, esclareçam suas dúvidas com seu hepatologista, tomem providÊncias para ter uma vida sem maiores riscos, o computador não vai lhes trazer uma solução mágica para problemas de sedentarismo ou obesidade, metade das dúvidas podem ser esclarecidas lendo a matéria atentamente. Eu tenho esteatose, tive o início de diabétes, tive taxas de colesterol altíssimas, com o auxílio médico, força de vontade para dar segmento a uma dieta alimentar absolutamente restritiva e caminhadas de uma hora diárias (de segunda a segunda) hj tenho meus exames com índices ótimos, voltei a um peso compatível com minha estatura. A internet é ótimo meio de informação, mas não deve servir de muleta para solução de problemas do mundo. Para quem não acordou ainda, saiba que do céu só cai chuva, milagres acontecem mas não para aliviar a barra de quem não toma atitude de querer mudar, se a solução está dentro de vc, então cuide-se, mude de vida, a alimentação serve para nos manter vivos, mas também, se escolhas erradas forem feitas servirá para abreviar nossos dias.Coragem, procurem seus médicos (público ou particular), mexam-se somente vc pode fazer algo por vc mesmo…

Gostaria de saber se quem teve hepatite A depois de adulto pode dar sequelas no fígado, e quais podem ser, e estou com mesmo problema dos comentários acima a diferença é que tenho apenas 25 anos, já faz um ano que tive a hepatite e nunca mais fui a mesma. Outra coisa a pré-diabete(resistência), vira a dibetes? E precisa ser tratada? Obrigada. Fiquem com Deus!

BOA TARDE EU TENHO ESTEATOSE HEPÁTICA GRAU II,EU TOMO SILIMALON DE 8EM 8 HORAS HA 8 MESES E SINVASTATINA DE 20 TBM A NOITE,MAIS EU ESTAVA NO GRAU I AGORA ESTOU NO GRAU II ,TIREI GORDURA E COMO FRUTAS E SALADAS COM AZEITE EXTRA VIRGEM.COM ACOMPANHAMENTO DE UMA NUTRICIONISTA E ENDOCRINO,SÓ QUE EU ESTAVA COM 102 KG AGORA COM 94 O GRAU DE ESTEATOSE AUMENTOU PARA GRAU II O QUE EU FAÇO DOUTOR?EU ESTOU TOMANDO TODO DIA EM JEJUM 4 FOLHAS DE COUVE BATIDA COM UMA BANANA PRATA ,LEITE DESNATADO E A NOITE EM VEZ DE JANTAR.MIAS Ñ SEI O Q EU FAÇO MAIS .ME AJUDEM POR FAVOR EXISTE OUTROS MEDICAMENTOS?O QUE EU POSSO FAZER MAIS?
DESDE JÁ GRATA´PELA ATENÇÃO!!!!!!

fiz ultrassom e a esteatose é discreta, meu médico receitou METADOXIL e SILIMARINA ALÉM DE GLIFAGE, e disse que esses medicamntos irão diminuir a esteatose, posso confiar pois serão tres medicamentos para um problema só.

meu marido deu nivel alterado no gama gt fez a primeira vez deu 220 e a segunda 178 ele so bebe 1 vez no mes o que pode estar acontecendo.

Oi, tenho 28 anos e tenho esteatose,ja consultei com varios médicos, fiz tratamento pesava quase 100kg para 1,67, fiz acompanhamento com endocrinologista estou com 87Kg e estacionei, faõ acompanhamento com meu gastro tomava 3 metformina XR após o jantar. Fiz biópsia a qual acusou 75% dos hepatócitos comprometidos, fui encaminhada para um hepatologista o qual me receitou Etabs 100UI e Actos 30mg, tomei mas não fez efeito, estou com muito medo não sei o que fazer mais ele disse que esses eram os melhores remédiso e que deveriam ter normalizados minhas enzimas, peço uma orientação o quanto antes, não queor precisar de um transplante.
As únicas enzimas que são alteradas é TGO, TGP e Gama são por volta de 300 a 500, não tenho colesterol, triglicerideos, glicose nada é só as enzimas do fígado, fiz tudo qué tipo de exames para hepatite também negativos. Peço ajuda faço dieta e não resolve perco peso e estaciono não consigo emagrcer mais. peço que me respondam e me derem uma luz.

olá,fui diagnosticado com esteatose hepatica gra 1 ,o medico mandou eu apenas fazer atividade fisica,gostaria de saber se tem medicamentos que eu possa comprar para acelerar minha melhora,quais são e quanto custa esses medicamentos,tenho 24 anos com peso de 88 kg e altura de 1,73,faço acada 6 meses mais ou menos , exames de rotina para ver como estou de saúde isso desde mais novo, no meio do ano de 2009 não tinha essa doença,mais no começo de 2010 ela apareçeu,eu moro aqui em salvador gostaria de saber se vcs sabem se tem algum especialista nesse tipo de doença em salvador, peço a vcs uma orientação do que devo fazer,obrigado pela atenção e bom dia

tenho esteatose +ou- 2 anos já tomei 8 caixas de ursacol , mas não adiantou nada. essa doença tem cura?

Olá tenho uma doença no fígado chamada Amilase,não posso egerir bebidas alcolicas, gostaria de saber qual tratamento fazer para combater essa doença.obrigado

Porque as pessoa que perguntam sobre doenças não teem as respostas tb publicadas?

ATRAVES DE EXAMES DE ROTINA DESCOBRI QUE ESTOU COM
“ESTEATOSE HEPATICA LEVE” PROVAVELMENTE SOBRE O EXCESSO
DE ALCOOL QUE ENGERIDO SOCIALMENTE EM REUNIÕES. GOSTARIA DE SABER COMO CURAR, ALEM DE DEIXAR O ALCCOL DE UMA VEZ.
OU UMA VEZ POR SEMANA. POR FAVOR ME ORIENTE.
OBRIGADO

não perde a esperança lutar para baixa as taxas e fazer exercício

descobri faz um mes que estou com esteratose hepatica bebo muita cerveja tenho 1.68 altura .peso 94kilos que devo fazer qual o tratamento adequado por favor me ajudem

Tenho esteatose e o gastro me informou que preciso comer alimentos integrais,fazer exercicios fisicos.

Bom dia!!!
Há 02 meses atrás, meu marido com 44 anos ficou sabendo que é portador da doenças estoatose não-alccolica.Ele é hipertenso e faz tratamento já alguns anos.
Gostaria muito que vcs me orientasse sobre uma dieta específica para ajudar a combater essa doença.
No aguardo de uma orientação!!!
Grata!!

Tenho 56 anos,já faço tratamento com omeprazol a 6 mesespara gastrite,a 1 mes venho tendo fortes dores no ombro esquerdo e na coluna.Tambem muitas dores no abdomem.Fiz uma tomografia e o exame acusou :o steoartrose da coluna dorso-lombar e cistos localizados no parênquima hepático. estou muito preucupada pois o médico disse que daqui a 6 meses fará outro exame,e eu nem sei que médico procurar,a 15 dias começei tomar cloreto de magnésio,a dor melhorou um pouco,mas agora com esses cisto nao sei se posso continuar com o cloreto de magnésio.POR FAVOR ME ORIENTA,OBRIGADA.

MINHA GENTE.. POR FAVOR RESPONDAM… A ESSAS PESSOAS E A MIM… SOMOS PORTADORES DE UMA DOENÇA TERRIVEL QUE É A ESTEATOSE HEPATICA Q SE NAUM SE CUIDAR PODE LEVAR A CIRROSE E NOS MORREMOS… NOS AJUDEM… E MANDEM RESPOSTAS P NÓS…MANDEI A MINHA MSGEM EM JULHO E ATÉ AGORA NADA… POR FAVOR NOS AJUDEM…MANDEM AS RESPOSTAS…

Queria saber se vcs sabem se aqui em joão pessoa existem algum hepatologista.. pq estou me tratando com um gastro mas naum sei se é melhor com um hepatologista… sou soteropolitana e acho q vou p salvador me tratar…podem me ajudar?

Gostaria de saber o que é Esteatise grau II?
Tenho 43 anos – 1,64 – 74 quilos. Obrigada!

Fiz uma ultra som e deu esteatose hepática grau I.
colesterol 325
hdl 210
glicose 103
estou tomando xenical, sinvastatina, tibolona 1,25, chá de carqueja, salsa, e começei a tomar hoje xantinon, o que devo mais fazer? ou parar de tomar? qual a alimentação boa pra curar?
sou sedentária.
esta doença é sexualmente transmissivel?
o grau I é o menos grave ou mais grave?
posso morrer devido a esta doença?
grata,
Veronica

ADOREI POIS ESTOU COM DIBETIS E GORDURA NO FIGADO MEUS ULTIMOS EXAMES ERAM DE 6 MESES ATRAS COLESTEROL ALTO TRIGLICERES TAMBEM O DIABETIS EM 140 MAS JA FAZIA DIETA C. NUTRICIONISTA A 11 ANOS E COM MEDICAMENTOS AGORA REFIS TUDO ATE A ECO E ODIABETIS ESTAVA EM 250 E FIGADO AUMENTADO E TAL GORDURA NÃO TINHA IDEA DO QUE FOCE AGRADESO PELO ESCLARECIMENTO OBRIGADA MERCEDES REIS

tenho 39 anos tenho esteatose comprovada a pelo menos 10 anos me descuidei e engordei mais ainda e continuo consumindo bebidas alcolidas nos finais de semana exite algum medicamento que possa tomar para reduzir a esteatose?

Excelente a matéria sobre esteatose! Espero que a partir dela as pessoas tenham um outro olhar sobre os males hepáticos e em especial que melhorem a sua qualidade de vida a tempo e hora de evitá-la.

Saúde a todos!

Queria saber se existe neste forum algum especialista para responder a todas estas perguntas, pois só tem indagações esclarecimentos nada, se manca.

Olá
foi diagnosticado ao meu marido esteatose difusa
ele mede 1,65m e pesa 70kl
que dieta e que exercício físico ele deve fazer?
agradeço resposta

…Descobri através de uma ultrassom de abdomem que tenho esteatose hepática difusa grau II, tenho Hipotireodismo e nãos ei se foi através da Hipo, que comprometeu meu Fígado, pois não bebo, não fumo…e os sintomas é muito muito…inchaço..muito msm…e ainda não entrei em tratamento, tomei Furosemida, desinchei mas o medico que fiz ultrasom, disse que não posso fazer uso de furosemida pq?
Obrigada!!! Aguardo anciosa…..

Trabalhei 16 anos com metais pesados – cobre / chumbo – era metalurgico, e descobri recentemente que estou com infiltração adiposa leve – esteatose grau I. Gostaria de sa ber se esta doença pode ser causado por haver algum tipo de residuo de metal em meu organismo (no sangue) obrigada.

OLÁ A TODOS .
Tambem fiquei sabendo hoje que tenho esta doença ou não , podem chamar os doutores como queiram.Não bebo não fumo faço exercicios regulares , colesterol normal, trigliceres,etc…
Li muito a respeito e meu conselho é que façam tudo que puderem , apelem para tudo e todos pois é inegavel que a ciencia ainda esta gatinhando a respeito deste mal que caminha a passos largos para nos pegar seja vc que bebe ou não , que faz tudo certo ou não ,seja preto ou branco ,rico ou pobre.
Devemos sim procurar um especialista , mas colocar Deus em nosso caminho , orarmos muito pedindo a vossa compaixão e perdão de pecadores que somos.
Orar para nossos protetores espirituais pedindo uma luz , e se formos merecedores conseguiremos afastar este mal .
Que Deus nos proteja agora e sempre , que todos estes nossos irmãos e irmãs encontrem tua luz , e eu quando estiver curado relatarei a vcs receita para tal. abçs a todos

HÁ UM ANO TOMO SINVASTATINA 10 MG E CONSEGUI MANTER ENTRE 200 E 208 O COLESTEROL. NO FINAL DE NOVEMBRO TIVE NAUSEAS FORTES E O MÉDICO DISSE QUE PODERIA SER DA SINVASTATINA.MANDOU PARAR UM POUCO. ESTOU HÁ 40 DIAS SEM ELA E FIZ O EXAME DIA 29 DE DEZEMBRO, DEU 299 DE COLESTEROL , 186 DE TRI E GLICOSE 87.TOMO LOSARTANA POTASSICA 50MG. NO ULTRASOM DEU ESTEATOSE LEVE. O QUE POSSO FAZER?

Tenho 48 anos sou hipertenso com uso de lorsartan potássico, há 11 anos e há 2 tenho esteatose hepatica leve, rearfirmada ha 2 meses. li algo sobre o uso de cloridrato de metformina e vitamina E no combate da esteatose. gostaria de saber se este tratamento é viavel e possbilita a cura sem ficar dependente do uso contnuo da metformina.

certo de sua atençao, já agradeço.

Geraldo

tenho o colesterol e trigliceridio alto. posso tomar sinvastatina e lipless junto á noite. espero sua resposta atenciosamente.Obrigado

Pessoal, fiz um exame de sangue e ultrasonografia e os mesmos constataram que tenho a ferritina alta ( 642.1 ng/ml ), estou com esteatose leve, a recomendação pelo que venho estudando é diminuir a ingestão de alimentos ricos em ferro, como feijão, batata, couve, tomate, carne de boi, frango, importante não consumir bebidas alcoolicas, enfim dar um tempo para voltar ao normal, não devemos nos desesperar, apenas mudar os hábitos, principalmente os alimentares e atividades físicas.

Prezados,
Tenho 37 anos e também estou com esteatose hepática devido ao sedentarimo e obesidade. Todos queremos uma solução mágica, um remédio que nos deixe na zona de conforto e preguiça. NÃO EXISTE OUTRA SOLUÇÃO. O negócio é simples: FECHAR A BOCA e FAZER EXERCÍCIOS REGULARMENTE. Tudo que já sabemos e não queremos fazer, não é verdade ?! Infelizmente é a solução, tudo que ouvirmos de diferente é balela e maneiras de darmos dinheiro para médicos e nutricionistas. Vou mudar meu quadro em 2011. Muita força de vontade para todos e sucessos !!

Qual a relação entre doença metabolica e esteatose hepatica, quando se pode verificar a esteatohepatite e a eventual cirrose?
Qual a relação do uso de corticoides no aparecimento de esteatose hepatica?

Vou fazer 40 anos,e fiz ums exames os resultados foram:coleterol total 203;triglicerideos 151; LDL 136;HDL 36;glicose 89;ureia 37; creatinina 1,00;ac urico 5,60;potassio 3,8; sodio 141; bilirubinas total-0,8,direta 0,2,indireta 0,6; TGO 34,0 ;TGP 104,0 ;GAMA-GT 53,00; FERENTINA 442,0
TODA VEZ QUE FAÇO ESSES EXAMES A TGO,TGP,FERENTINA ESTAO SEMPRE ALTERADAS.PROCUREI UM CLINICO E ELE ME RECEITOU URSACOL.EXISTE ALGUM MEDICAMENTO PARA REGULAR ESSA TAXAS.A QUEM DEVO PROCURAR…UM CARDIOLOGISTA MEU AMIGO PEDIU PARA FAZER EXECICIO,DEIXAR DE BEBER(NAO BEBO FREQUENTIMENTE SO MAIS EM FINAIS DE SEMANA)ESTOU PENSANDO QUE TENHO UMA ANOMALIA NO FIGADO E POR ISSO ESSA TAXAS ESTAO SEMPRE ALTERADAS.O QUE OCASIONA ESSA ALTA DESSAS ENZIMAS !!! SIM FIZ UMA ULTRA SOM E O RESULTADO FOI ESTEATOSE HEPATICA A UNS TRES ANOS ATRAS.

olá tenho 31 anos e estou com 90 kg e de um tempo para ca tenho engordado sem ter alterado a quantidade de alimentos ou seija,faço as refeições como dantes,mas agora foi me diagnosticado esteatose difusa e ja nao tenho visicula .pedia conselhos do que devo fazer?obrigado

Prezados Amigos. Descobri recentemente que tenho esteatose hepática,e ao contrário de muitas pessoas, tive a sorte de enontrar um bom médico,que apesar de nào ser hepatologista,me informou direitinho sobre o problema.Também me informei com uma amiga alemã que é médica,e quero dar minha contribuição para quem precisa de uma boa alimentaçào para o problema.A dieta tem que ser rica em proteínas e pobre em carboidratos.De preferência evitar todo tipo de massas,doces,batatas,etc. Pào,em pouca quantidade,de preferência integral e não fresco.Frutas e verduras,mas nem todas são permitidas.Evitem couve, ervilhas,lentilhas, frutas verdes(não maduras),peixes gordurosos, carnes gordurosas.Procurem ingerir apenas carnes magras e grelhadas,caldo de verduras e legumes.Leite desnatado,iogurtes magros.Eu também tomo cápsulas de alcachofra,uma ao dia,recomendação da médica alemã,e vitamina E em capsulas.Os chás,nem todos sào recomendados.Melhores para o problema: chá de dente-de-leão, de sálvia, cardo mariano, em especial os diuréticos.E fazer exercicios e caminhadas também ajuda.Ainda não refiz os exames,mas espero que assim que o fizer, tenha conseguido reverter alguma coisa.Espero que minhas dicas ajudem.Ah!Álcool é proibido,nenhuma gota,nem vinho,nenhuma bebida alcoólica.

Olá,tudo bem?Fui diagnosticada com triglicerídios 229,80mg%,qual médico de3vo procura,pois já tenho hipoglicemia,fiz extração de baço a 17 anos atrás,sou muito ansiosa e alguns médicos me fdalaram sobre fibromialgia,vcs podem me ajudar!!!

Boa Tarde

Gostaria que me informa-se tive uma pancretite que a taxa foi 3351 a 1 ano, depois disse faço exames de acompanhamento agora no último de esteatose hepática de grau II, queria que me informa-se se foi devido a pancreatite e tem cura que tratamento devo fazer ela também pode afetar meu estomogo essa doe~ça é hereditaria.
Aguardo sua resposta muito obrigada

Estou com esteatose severa, tenho 50 anos e gostaria de saber sobre um hepatologista no RJ. Quero saber tb, sobre quais chás ajudariam na dieta. Agradeço a resposta

Descobri a aproximadamente 1 mês que tenho esteatose hepatica leve, sentia dores abdominais. A 1 ano e meio fiz cirugia de visícula, acreditava q as dores eram consequencias da cirugia, foi só quando um clínico geral me solicitou uma tomografia com contraste, que descobri a esteatose. Porém só que sei sobre a doença é que procuro ler na internet, pois o médico foi bem indiferente quando levei o exame, somente leu o laudo, o cd que acompanha o exame ele não quis olhar. Fiquei tensa varios dias, foi então que descobri que existe a esteatose não alcoolica.
Procuro um especialista em Porto Alegre, que tenha convÊnio com IPERGS, para que eu possa fazer um tratamento.

Espero ansiosa um retorno.

Descobri há 2 anos que estou com asteastose hepática. Gostaria de saber se tem algum tipo de exame que possa fazer para descobrir como adquiri a doença, sendo que não sou obesa e nem bebo.Tem algum medicamento para controlar a gordura no fígado para que isso não se agrave? Estou muito preocupada.
obrigada

ola Boa tarde! Estou com gordura no figado, nao bebo, nao fumo e nem sou gorda, gostaria que vcs me enviasse um dieta´pois faco atividades fisicas ja ha 2 ano com acompanhamento, e percebi que engordei. segundo o meu professor e massa muscular.
um abrco agurdo resposta.

TENHO ESTEATOSE MEDIA,E GOSTARIA DE UMA DIETA ALIMENTAR ESPECIFICA.

Estou com esteatose de grau 2 moderada,estou tomando um remédio importado chamado leberschutz a 2 meses passado pelo meu médico e estava com 96kl agora estou com 88kl fiz uma ultra hoje,deu na ultra figado de volume normal,de bordos regulares,ecotextura homogênea e apresentando leve aumento de sua ecogenicidade.Gostaria de saber o que é isso

Bom dia tenho 40 anos e descobrir que tenho Diabetes tipo II, Esteatose em Grau II e sou na seguencia Hipertença,tomo 08 comprimidos por dia, estou agora com principio de gastrite com fortes dores no estomago,por gentileza quero muito receber uma dieta que possa me aliemntar e queimar estas gorduras no figado,quero saber qual tipo de atividade fisica vai me proporcionar uma qualidade de vida melhor, até mesmo reduzir eata quantidade de remedios que faço uso, tenho visto falar da cirugia pra diabeticos, vcs sabem qual hospital faz esta cirugia aqui em salvador-ba? aguarda resposta urgente. Rita Araujo.

Tenho 46 anos e descobrir que estou com esteatose,e fiquei sabendo que essa doença que não têm cura,e não tratada pode se agravar e chegar a uma cirrose ou até mesmo a um câncer de fígado.Espero que mim indique remédios caseiros para solucionar o poblema de minha saúde, porque tenho diabéte e sou hipertensa.Espero uma resposta urgente um abraço.

Ola!gostaria de saber se a silimalom ajuda na baixa do gama gt.Parei de beber ha um mês e o nivel ta baixando bem devagar.A silimalon ajuda a dexintoxicar?Aguardo resposta.Obrigado.

Eu tenho 27 anos e descobrir que tenho gordura no figado e sei que tenho me cuidar queria saber que dieta eu tenho fazer para perder essa gordura.E que tipo de exercicio tenho que fazer pra mim ajudar a perder peso.

Ajudem-me, por favor!

Sou recém diabético, há pouco tempo, estou com lesões do álcool consumido e gordura no fígado, esteatose hepática, sem maiores danos ou maiores prejuizos a minha saúde, coisa que pode ser revertida ou curada com o tempo, basta recuperar as células danificadas, gostaria, portanto, de saber se eu fizer uso da substância silimarina poderá melhorar as condições atuais do meu fígado e voltar a uma vida normal?

sou portadora de esteatose hepática, posso tomar boldo do chile e carqueja?

Descobri através de uma Tomografia computorizada que tenho esteatose hepática intensa,faço tratamento para Espondilite anquilosante há 3 anos, é tomo varios tipos de medicamentos tais como: azuflim de 500 mg tres vezes ao dia ,corticoides e meloxicam de 20 mg. Fiz em outubro de 2009 uma cirurgia de uma colite ulcerativa(tumor maligno), sou fumante,não bebo, tenho 1,70 peso 86 kilos. O que pode ter causado.
Aguardo resposta.

Tenho osteatose leve, nao bebo, nao fumo ,nao cheiro, mas adoro comer. Tambem tenho sindrome metabolica,pressao arterial alta e hipotiroidismo.
O colesterol e o triglicerideos estao um pouco alterados.Remedio para diminuir o colesterol ajuda a diminuir a gordura no figado? Tenho 60 anos e faco exercicios regularmente com um personal.
Obrigada e aguardo resposta.

descobri que estava com esteatose hepatica moderada a 4 meses,minha irmã tambem esta mas o dela é grau 2,como ela retirou um cancer do intestino a 2 anos mais ou menos,queria saber se corre o risco da doença voltar no figado?pois estou muito preocupada…no meu caso passo muito mal quando saio da dieta,tenho muita diarréia isso é normal?porque minha irmã nao tem nenhum sintomas e o caso dela é mais grave que o meu né…se puderem me responder agradeço desde já..muito obrigada.

Tenho TGP em torno de 72, gostaria de saber se é gordura no sangue, se positivo, posso tomar cloridrato de metformina (FORMYN), o médico informou-me que estou com diabetes jejum 120, curva glicemica 30min 173; 60min 214; 90min 198 e 120min 178. trigliceres 411, tenho 75kg 41 anos.

PESSOAL, VOU SER CURTO E DIRETO:

SE VC TRATA MAL SEU FÍGADO ELE PARA DE FUNCIONAR CORRETAMENTE GERANDO VARIOS TIPOS DE PROBLEMAS COMO A OBESIDADE, E QUANTO MAIS GORDO PIOR É PARA O FÍGADO QUE NÃO CONSEGUE METABOLIZAR TUDO. PODE NUNCA TER BEBIDO, OU FUMADO.. MAS A ALIMENTAÇÃO NÃO FOI LEGAL.. AGORA NÃO ADIANTA VIR COM REMÉDIOS MILAGROSOS E QUERER SARAR DO DIA PARA O OUTRO.. VCS LEVARAM A VIDA TODA FAZENDO ERRADO E AGORA QUER QUE AS COISAS SE NORMALIZEM FAZENDO CERTO APENAS UM DIA… MUDE RADICALMENTE A ALIMENTAÇÃO.. O CORPO PRECISA DE 1000 CALORIAS PARA FUNCIONAR BEM… FAÇA UMA DIETA ACOMPANHADA, NA INTERNET VCS VÃO DESCOBRIR OS ALIMENTOS QUE FAZEM MUITO BEM PARA O FÍGADO E OS QUE FAZEM MAL, AS VITAMINAS E SAIS QUE NÃO PODEM FALTAR, BEBER MUITA ÁGUA, E EXERCÍCIOS.. PELO MENOS 40 MIN. DE ESTEIRA POR DIA É MAIS QUE O SUFICIENTE..TRATANDO BEM DO FÍGADO, ELE COMEÇARÁ A TRABALHAR MELHOR.. VC PERCEBERÁ MAIS DISPOSIÇÃO E QUANTO MELHOR ELE FICAR MAIS VC FICA MAGRO(A) E QUANTO MAIS MAGRO(A) MAIS SAUDÁVEL… COMECE HJ SEM QUERER VER OS RESULTADOS AMANHA, MAS SIM PENSANDO NO BEM QUE ESTÃO FAZENDO A VCS MESMOS.. ANTES HJ DO QUE AMANHA.. E AMANHA SEMPRE MELHOR DE SAUDE DO QUE HJ.. ESSA EH A IDEIA. BOA SORTE.

“..ontem fiz uma ultrasom abdominal e foi constatado gordura no figado grau 1,estou sentindo dores abdominais,gostaria de saber se com dieta e atividades fisicas tem chances de reverter esse caso?ou tereiisso pro resto da vida?agradeço desde ja sua atenção.Thais de uberlandia-mg

Boa Noite!
Minha esposa tem 26 anos e descobriu que tem esteatose grau II
estou muito nervoso, pois ela está com muitas dores e sua barriga do lado direito está muito alta qual tratamento ela deve seguir o que melhora essa doença que dieta seguir gostaria de informações.

Estou com gordura no figado e estou preocupada com que esta acontecendo, o que eu faço?
Obrigada

Tenho 43 anos e passei a sentir dores abdominais fiz um ultrasson e foi detectado que eu sofro de esteatose hepática grau 2 eu gostaria muito de saber qual a dieta que devo fazer e qual o tipo de cha que posso tomar. Por favor gostaria que vocês me ajudasse, ficarei muito grato.

Att,

Waldyr Fernandes

descobri que estou com estateose hepatica nao alcoolica grau, III, meco 1.60 e peso 8o kilos,tomo xenical a 3 anos,gostaria de saber quais tipos de exercicios fisicos posso fazer na plataforma vibratoria para perda de peso e se possivel uma dieta.
Gostaria de saber se a cirurgia de reducao de estomago pode ser benefica para este caso,
fico no aguardo da resposta, obrigado

Olá, tenho 28 anos e a 10 meses descobrir que tenho teatose grau II, e colesterol alto, estou tomando sinvastatina e já emagreci 10Kg, posso tomar L-carlitina antes das minhas atividades fisicas mesmo tomando sinvastatina? Obrigado.

tomo silimalon uma vez ao dia, está correto? tenho esteatose leve. obrigada

Tive cancer de mama, e por causa do remédio que tomo, contraí esteatose. Gostaria de saber qual alimento é favorável à diminuição da gordura no fígado? Desde já agradeço.

A gordura no figado em começo tem cura? qual remedio especalizado para esse tipo de problema? Por onde começar por favor me mandem a resposta estou na espera muito obrigada.

FIZ UM EXAME DE SANGUE E , ESTOU COM TRIGLICERIDIOS A 382, COLESTEROL 380, E A GLICOSE EM 107. FIZ TAMBÉM UMA ULTRA SONOGRAFIA ABDOMINAL, FOI CONSTATADO GORDURA NO FÍGADO. SOU UMA PESSOA QUE PESA 53K. NUNCA FUI OBESA. ESTOU FAZENDO ABSTINÊNCIA DE TUDO, QUE NÃO POSSO INGERIR. GOSTARIA DE SABER SE DESTA FORMA EU PODERIA FICAR BOA. SE PUDEREM ME DAR ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE A MINHA SITUAÇÃO, EU AGRADECERIA. MUITA LUZ A TODOS VOCÊS.

Boa noite,
Há alguns dias miha mãe foi diagosticada com gordura no fígado, gostaria de saber como posso ajudá-la, outro detalhe que devo ressaltar é q também a cerca de 2 meses descobrimos que ela tem fribomialgia, então as dores são muito fortes, o médico receitou Musculare para a segunda doença, já para a gordura vi que não tem um remédo específico. Então peço a ajuda de vocês para que eu possa saber como posso ajudá-la. Desde já agradeço.

tenho 45 anos,58 kg e ha algum tempo vinha sentindo fraqueza após me alimentar e queimação como se fosse asia, sensaçaõ se estomago inchado, fui ao médico que logo pediu uma série de exames,quase não acreditei, os triglícerideos altíssimos,fiz uma ultra sonografia que acusou um cisto no figado,meu médico pediu para cortar, carboidratos, leite e derivados,alimentos com consevantes, já que estes contem sódio, e açucar. a partir de então estou fazendo muitas mudanças nos meus habitos alimentares e físicos além de tomar um remédio que diminui os niveis elevados de gordura no sangue.Espero que daqui tres meses dar boa noticias.

ano passado descobri que tenho esteatose hepatica. meu avo materno tinha, mas infelizmente faleceu devido a cirrose hepatica, minha mae tbm tem e faz tratamento. eu nao tenho colesterol alto nem nada fora do normal nos meus exames. nao sou obesa. estou 8 kilos acima do peso. nao como gorduras, frituras ou massas utimamente estou me sentindo pior. gostaria de saber qto tempo demora pra eu me livrar dessa esteatose. e o que eu faço para isso.. meu medico so disse pra eu nao comer gorduras e frituras, mas nunca comi essas coisas.

FIZ UM EXAME ESTA SEMANA E AS TAXAS FORAM:
GAMA GT 208,0 U/L
TGP 121,0 U/L
TGO 106,0 U/L
HDL 30MG/GL
ESTOU MUITO PREOCUPADO POIS BEBO DE SEXTA A DOMINGO MAIS VOU PARAR PRA FAZER UM TRATAMENTCOM LEGALON O VOCÊ ACHA QUE E BOM.

AGUARDO RESPOSTAS

Meus amigos, a medicina tem avançado muito, porém todos esses exames têm trazido muitas complicações para as cabeças das pessoas e, infelizmente, existe parte do corpo médico que se locupleta com todos esses temores. Uma boa dieta, o evitar comidas gordurosas, o consumo contumaz de açucar, a imprescindível atividade física, o controle do stress, dormir bem, etc. É necessário que estejamos atentos, mas não devemos nos deixar dominar. Você é o principal responsável pela sua saúde, não a delega a ninguém, a nenhum médico por melhor que ele seja, estude, indague, interaja com ele, mas não abra de estar à frente das coisas. Se você estiver e observar, hoje, quase todo mundo está com esse problema de esteatose hepática, mas por que? Primeiro, pela alimentação completamente inadequada, não se pode comer de forma inadequada sem pagar o preço e em segundo lugar pela falta de atividade física e finalmente, pode crer, o avanço da medicina tem diagnosticado uma série de novas doenças, que outrora não era conhecida, mas que sempre existiu, portanto, cuide-se, cuide-se, seja mais austero e criterioso e entregue o resto a Deus, NÃO SE DEIXE DOMINAR POR ENXURRADA DE INFORMAÇÕES, QUE SÃO EM MUITOS ASPECTOS MUITO NEGATIVAS. Muita Paz e que Deus esteja com cada um de vocês.

percebike a muito tempo o meu abdominal começou a crescer e inchar desproporcionalmente…procurei medicos k disse- me se tratar era de mera gordura…e de k nao havia nada de errado…com o tempo buskei pagar um plano de saude e consultar um clinico o kal realizou exames k constatou a esteatose hepatica do grau 1…….apos ao seu aparecimentome surgiu tambem a diabete…enfim gostaria de receber orientaçoes como fazer para tratar,,,,kal especialista, se tem cura, sera ke meu abdominal vai voltar ao normal, tem ke mudar a alimentaçao,kal a adequada…o k comer…e caso de ter intervençao cirugica ……e aos portadores de diabete ….kal a sequela e danos k essa esteatose pode causar……….sei ke o figado e umas das doenças k de maneira tragica traz o individuo ao hobito…..o k fazer para evitar a propria morte nestes casos………gostari ke podesem me responder omas breve possivel para k eu tome as providencias

DESCOBRI QUE TENHO ESTEATOSE HEPATICA ,TENHO 65 ANOS É GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUMA DIETA QUE POSSO FAZER, OU EXERCICIOS.EU TENHO 1:80 É PESO 112 QUILOS

enho esteatose hepática discreta e muit crave tem tratament

tenho 57 anos
descobri q estou com esteatose hepatica gr 3 quero saber

se tem cura e qual a dieta q devo seguir a nao e alcolica

A cerca de um mes realizei exames de ultrassonografia, e com o resultado em mão a conclusão diz que tem alteração textural discreta da tiroide, o que pode ser? Sofro alguma disfunção?

Meu marido está com esteatose hepática leve. Ele bebe muito (wiski e cerveja, às vezes conhaque também). Faz tratamento com amiodarona e antigoaculante, é hipertenso e tem gordura abdominal. O que fazer?

sugiro a titulo de outros sites que sejam respondidas as perguntas diretamente neste site. Deu a entender que voces nao respondem as perguntas.

gostaria de receber uma lista dos alimentos mais indicados para uma pessoa que esta com o nivel da ferritina muito elevado,chegando proximo a 1.800.queria tambem ressaltar que este paciente ja fez um exame anteriormente para saber se esta ferritina herdou de algum parente e constatou que nao.aguardo resposta.muito obrigado

Gostaria de saber que tipo de dieta posso começar a fazer para controlar a gordura no fígado. Descobri que tenho a doença no grau I e preciso de uma orinetação.
Obrigada.

Olá amigos, gostaria de saber de vcs, se esteatose hepatica, e a visto pela Gama Glutamil Transpeptidase (GGT) , no meu exame contou que estou com 231,0 , .
O meu Dr. mandou fazer um dieta e parar com as minhas cevejas (coisa que não estou conseguindo, tendo consumido quase que diaramente 2 por dia).
O problema que não sinto dores e nem nenhum problema com o figado.
Gostaria de saber se realmente tenho que evitar de vez a cerveja.
Meu nome é Roberto Wendling , moro no Rio de Janeiro e tenho 66 anos.
Desde já agradeço, e espero sua resposta.

Olá,tenho esteatóse hepática e quero saber qual o tratamento natural que posso fazer para diminuir essa gordura no meu fígado ou elimina-la, já que a medicina diz não haver cura na aréa ciêtifica. grata !

Estou com esteatose hepática leve, quando saio com Cortez, bebo muito vinho, será que isso piora? me sinto muito mal, me sinto pior do que a época que nós estávamos juntos antes de sua mulher anran anran anran |(chorando) morrerrrrr.

ESTOU COM ESTEATOSE HEPÁTICA 1 , GOSTARIA DE SABER O QUE FAZER E O QUE TOMAR PARA ACABAR COM A GORDURA , EXISTE ALGUM CHÁ BOM PARA AJUDAR NA CURA DESTE PROBLEMA . POR FAVOR ME AJUDE ! QUE DEUS LHE RECOMPENSA . OBRIGADA DESDE JÁ . UM ABRAÇO. MARIA PREOCUPADA.

sou diabetica tomo 4 insulinas todos os dias (regular 10/manha e 8/nt)nph 100un/manha e 90un/nt mas nem assim a glicose n baixa e descobri q meu figado esta c um problema (aumento difuso da ecogencidade do parenquima hepatico estou muito preocupada me orientem

olá meu nome é ROBSON e tenho gordura no figado oque eu fasso p curar,, fico com o corpo ruin , cabeça pesada mau estar constante …. OBRIGADO ..

Meu filho tem 12 anos mede 1,56 altura e pesa 76kg e tem gorduta no fígado, estou muito preocupada, tem tambem anemia, e os restantes dos exames deu normal, o que eu posso estar fazendo pra eu estar ajudando ele, na alimentação o que ele pode comer e o que não pode, e exercicios fisicos??
Muito obrigada

Vi esta lista enorme de comentários. Uma série de relatos de esteatose. Muitas perguntas, alguns poucos relatos e nenhum comentário ojetivo de ajuda, de resposta direta a alguma consulta. Fiquei desapontado. Isto é apenas um mural de lamentações!

Trabalhei 30 anos em Saúde Publica, nao sabia nada sob esteatose hepática. Foi então que descobri a tal doença:
sou partadora de hipotiroidismo, hipertensa, triglicerideos elevado HDL baixo peso elevado. Com alimentação perdi 8
kg nao pratico exercícios físicos, estou fazendo uso dos medicamentos: SILIMARINA 140MG, METIONINA 100MG, PLATAGO
OVATA 250 MG apos o jantar estou sentindo muito bem logo no inicio do tratamento vou usar por tres meses. Esses medicamentos sao aprovados no tratamento? O que devo fazer?
Adorei o artigo e aguardo resposta. Obrigada pela atençao.

descobri que tenho esteatose hepatica,foi num internamento por causa de vomitos que acabou atacando a visicola e o medico me pediu um ultrassão do figado e foi constatado a esteatose. ele me fez umas perguntas se tomava alcool, não. alimentos gordurosos gosto muito. pediu para evitar a gordura animal e vegetal e muitos alimentos como frituras. gostaria de saber se reduzindo o consumo destes tipos de alimentos poderá eliminar a gordura. qual remedio é mais indicado para tratamento da esteatose. fez todos os exames e constatados que o colesterol, triglicerides estavam no limite e diabetes normal. um abraço.

Estou com gordura no figado,as vezes qualquer coisa que eu coma me dar colica e vou logo ao wc.
QUERIA UMA DIÉTA PRA JÁ SE É QUE ME ENTENDE .AGRADECIDA.

meu nome e maria de lourdes b. da silva estou com estateose hepatica acentuada eo triglicerides alto ea tireoide auterada estou tomando aucachofra e siliramina e ciprofrito mas nõ estou vendo nenhum efeito me der uma resposta por favor fico muito grata

MUITO BOM TEXTO…

boa tarde meu nome é cristina, tenho 35 anos em um exame de sangue descobri que o meu tgo está alterado em 48u/l, gostaria de orientações pois tenho sobre peso,queria dicas de exercicios e de alimentação adequada ,vou fazer uma cirurgia de laqueadura assistida esse problema interfere na cirurgia? obrigada desde já

eu tenho 22 anos desculbri que tenho gordura no figado a uns 3 anos.tenho muito medo pois em minha familia morreram duas pessoas com cirrose sem injestão de bebidas.o meu médico me passou o remédio chamado silimalon eu gostaria de saber se ele serve realmente pra essa doença?Obrigada!

meu marido fez um ultrasson e deu esteatose hepatica difusa grau III, QUAL A DIETA, tem cirurgia?

Bom dia!
Gostaria de saber primeiramente a esteatose tem cura?
Estou com esta doença,e comecei a me preocupar então desde já estou emagrecendo pois estou fazendo uma dieta por minha conta,diminui massas e açucares e estou comendo mais saladas, legumes e carnes.Já emagreci 11Kg,não faço exercícios pois ainda não achei um tempinho.Por favor me dêem umas dicas,principalmente de alimentos que ajudam a diminuir esta godura no fígado.Obrigada.

Sentindo muitas dores resolvi procurar um clinico e ele passou para faze uma RM – o resulta foi tudo bem só que tenho uma Leve Estreatose hepática. Que regime devo fazer? como devo proceder para eliminação da mesma? sinto mutas dores justamente do lado que esta ocorrendo este problema.
Sds,

como baixar o tgp e tgo,para refazer meu exame da policia militar,em um curto espaço de tempo?

Observei que várias são as pessoas que possuem gordura no fígado .estou muito preocupada pois ainda não tinha conhecimento até receber o resultado de uma pessoa da família. Lí todos os comentários, porém ainda não obtive resposta às minhas dúvidas, ou seja:
- qual o médico especialista que se deve ir.
- o que se pode comer… E o que não se deve comer…
-por que se a pessoa é magra e tem esse problema.
-quanto aos exercícios,quais se deve fazer?
-acumpuntura resolve?
-quanto aos chás?
-homeopatia?
- tem cura?
-é perigoso?
-quanto ao grau | ,|| e ||| gostaria de receber maiores detalhes
Também necessito saber se o ASLO aumentado ocorre por esta alteração no fígado
Desculpe tantas perguntas mas estou muito preocupada!!!
Agradeço desde já o carinho e atenção!!!

tenho a esteatose tipo 1 como devo tratar esta doença
muito grata obrigado.

Tenho 36 anos e descobri que tenho esteateose hepatica leve,sinto muitas dores abdominais e minha bexiga sempre esta doendo de hora em hora vou ao banheiro.A medica diz que não tem relação com o fígado a 8 meses volte e meia tomo antibioticos e paracetamol,mas a dor e desconforto sempre voltam.por favor me responda se tem relação ou não…

tenho 50 anos e sou portadora de esteatose grau 2, o médico disse para perder peso e cortar carbohidratos, que dieta devo fazer e qual medicação tomar. Também estou co h. pylori, gastrite e gordura no pâncreas. há um ano retirei a vesícula, estou confusa por favor me oriente.a única medicação que os médicos me passaram fora o omeprazol e o piloritrat.

bom dia …fiz uma ultrasonografia di figado e o resultado foi aumento discreto da ecogenicidade do parenquima hepatico.Entre os diagnosticos diferenciais esta esteatose(leve)e hepatites.
gostaria de saber se sou portador ou nao de esteatose e se tem uma dieta especica ou medicamento para o meu caso…muito obrigado

Boa tarde
tenho 42 anos de idade e acabei d descobrir que estou com esteatose hepatica leve…
e preciso tirar uma duvida
Quero saber se eu fazer exercicios muito pesados pode agravar a doença….
se pode ou nao…
me ajudem por favor…
obrigado

venho aconpanhando o meu figado ja a alguns anos e agora esta diagnosticado Hepatomegalia a custa de uma esteatose acentuada mais figado aumentado e gostaria de saber se existe tratamento e remedios para a melhora do meu quadro estou proximo de uma operação bariatrica e gostaria desaber se este procedimento vai poder me ajudar neste tratamento
hj estou com 1,63 e 120kg
grato

A esteatose hepática pode se tornar uma preocupação ainda maior para todos nós, por favor gostaria que os profissionais da área nos orientasse melhor. Precisamos de
ajuda, somos iguais e esse problema ataca a qualquer ser humano. Que DEUS nos ajude
Grata a todos que queira nos ajudar.

DEscobri que estou com hematomatose grau moderada graU II gostaria de saber qual dieta devo seguir?

Olá,tudo bem pessoal,pesquisando sobre esse assunto acabei bercebendo q istou com pécimos habitos,ealguns sintomas dessa doença.ainda bem que está em tempo de concertar as coisas.deixo aí recado para todos tenham conciência,força de vontade e iniciativa.Obrigado pela orientação.

Gostaria de saber que dieta posso fazer (com frutas) tendo gordura no fígado.

Grata

Ligia

Estou fazendo exames investigativos, pois num exame de rotina e quase por acaso, meu TGP deu 157. Em 10 dias repeti o exame e caiu para 190, porém, fui em uma médica especialista e ela continua pedindo uma série de exames. Gostaria de saber quais os riscos que tenho com esse resultado de exame? O que posso comer? Meu colesterol e triglicerídios também estão acima do normal. O colesterol total deu 240,1 e triglicerídios 171,6. O que posso fazer de exercício físico. Tenho me sentido bastante desanimada pra fazer academia. Só tenho caminhado quase todos os dia.

TENHO 49 ANOS E DESCOBRI QUE TENHO GORDURA NO FÍGADO E CÁLCULOS NA VESÍCULA. SOU SEDENTÁRIA MAS COM ESFORÇO TENHO CONSEGUIDO FAZER UMA DIETA. O QUE DEVO ALÉM DA DIETA ADEQUAR PARA PERDER ESSA GORDURA? ESTOU ME PROGRAMANDO PARA A CIRURGIA DA VESÍCULA. SERÁ MAIS RISCO DEVIDO A ESTEATOSE? PODEM POR FAVOR, ME ENVIAR UM PROGRAMA ALIMENTAR E EXERCÍCIOS FÍSICOS MODERADOS JÁ QUE TENHO ARTRITE PRECOCE E TENHO MUITA DOR EM ARTICULAÇÕES, FICANDO PORTANTO LIMITADA A CERTOS EXERCÍCIOS. OBRIGADA E DESCULPAS PELO TRABALHO.

Olá Doutores

Através de uma tomografia computadorizada fui diagnosticada com Esteatose Hepática Acentuada. Gostaria de detalhes sobre essa doença e quais medidas devo tomar. Sei que preciso emagrecer e estou na luta (estou com 94 cm de circunferência abdominal), mas será que tem necessidade de um tratamento diferente? É uma doença perigosa? Tem cura? Tenho 27, não fumo e não bebo.

Att.

tem cura gordura no figado o que devo usar na verdade para mim ajudar

Descobri já algum tempo que tenho gordura no figado, mas continuei com os erros.
Agora estou pior e fiz exame ggt e deu 204.
Passou da hora de me cuidar então que alimentos devo comer e que exercicios fazer?
Obrigado desde já.

gordura no figado tem cura?O que fazer para diminuir a gordura.

TENHO 65 ANOS E DESCOBRI QUE TENHO GORDURA NO FIGADO MAS MEU MEDICO NÃO ME DEU REMEDIO NEN UM EU TENHO UMA GORDURA NA REGIÃO DO ESTOMAGO E ME ESTUFA O LADO DIREITO SERA QUE DEVIDO DA GORDURA QUE RE MEDIO EU DEVO TOMAR OU QUE MEDICO EU DEVO PROCURA POR FAVOR EU ESTOU PREOCUPADA ME DEUMA RESPOSTA POR FAVOR DESDE JA AGRADEÇO

boa tarde, estou com esteatose tipo 2, tem cura e qual o alimento que não posso comer.
desde ja orbigado

Descobri que tinha esteatose leve não alcoolica há3 anos,atraves de exames de rotina, mas nunca fiz nada para modificar esse quadro.Tenho obesdade e hipertensão! e só qdo os sintomas apareceram, como dores abdominais e digestão dificil, que resolvi procurar um hepatologista. Agora a esteatose ja está em grau moderado. Além do tratamento medico que vou fazer, gostaria q me indicasse um tratamento alternativo com ervas! Obrigada

olá tenho 34 anos descobri que tenho esteotose hepática 3 grau,gostaria de saber se existe um remédio caseiro pra queima gordura no figado e quanto tempo dura o tratamento estou muito nervosa muito obrigada. érica mogi guaçu sp

Fiz uma ultra-sonografia estou com acentuado grau de esteatose., existe remédio ou procedimento,para uma melhora.

Convivo com o virus da hepatite C cronica a 15 anos. e controlei a mesma atraves de visitas periodicas a Gastros e Hepatologos,inclusive bebendo socialmente e comendo de tudo. ocorre que Atualmente virou Esteatose Grau 1 e apos orientação medica iniciarei rigoroso regime .Eliminando frituras,carne vermelha,leite ,ovos ,alcool, e qualquer tipo de embutido. Pela minha experiencia acho que daqui uns tres meses deverei ter baixado os niveis de gordura.Muito exercicio fisico é recomendavel. Boa sorte.

tenho gordura no figado e hernia de hiato gostaria de saber se eu posso comer jurubeba e outros amargos,e chá de é bom mesmo, obrigado abrsss!!!

gostaria de saber se o medicamento METADOXIL, é indicado para diminuir a esteatose, como também o xenical?

ficarei muito grato

julio

Ha tres anos tive esteatose e hoje nao tenho nada. Só existe um remedio para isto. Primeiro seis meses de musculaçao nas pernas principamente e fazer uma hora de esteira ou caminhada por dia e procurar tambem um nutricionista, após este período onde vc estará com menos peso, e tambem com a musculatura nas pernas, comece a correr meia hora por dia ou tres vezes por semana. Neste período garanto que nao terá esteatose hepatica e estara no mínimo 10 kgs mais magro. Confira

tenho esteostose hepatica leve, diagnostica agora em agosto de 2011, tenho colite cronica a treze anos, tomo mesalazina. a pergunta é a seguinte:

A Mesalazina pode ter desencadeado essa gordura no figado?
Gosto de Tomar umas cervejinhas nos finais de semana, tenho que parar, pois se continuar agrava o problema?

aguardo resposta,
grato

Denilson

pelo resultado do exame de us, foi diagnosticado que tenho hepatomegalia e esteatose hepatica,apresentou tambem nódulo no lobo direito.Hemangioma? Hilar pad no segmento IV. Sou diabetica, a mais ou menos uns 06 anos, estou tambem com litíase renal bilateral,tenho 44 anos, e hipertensa, faço uso de cloridrato de metiformina e atenolol com clortalidona, não bebo e nem fumo, gostaria de saber sobre o resultado do exame, estou preocupada, pois só vou dia 29/08/11 ao retorno do médico.

TENHO ESTEATOSE HEPATICA ACENTUADA, MUITA CONTROVERSIA EXISTE QUANTO AO TRATAMENTO, AFINAL QUAL MEDICAÇÃO COMPROVADAMENTE É EFICAZ NO COMBATE A DOENÇA?

descobri também q tenho esteatose grau II não fumo não bebo tomo somente alguns remédios depressivos como adquiri essa doença? qual o tratamento e com q médico especialista?
estou muito preocupada

OI tenho 30 anos e descobri que estou com hesteatose hepatica grau 2, não fumo e não bebo tenho 1,80 e 127 kg, esse parametro tem tratamento, cura parcial ou total gostaria que respondessem para meu email.

Glicose, colesterol, tudo que me foi pedido no exame encontra-se em níveis ótimos, menos o fígado, que apresentou esta doença. Estou um pouco acima do peso. Mas fiquei bem chateeda em perceber que este problema independe dos índices de colesterol.

Bom dia descobri que tenho hesteatose hepatica gostaria de saber a dieta recomendada? TENHO 34 ANOS E 98KG .Aguardo retorno .

grato.

Os comentários estão encerrados.