Rompimento do ligamento cruzado anterior (LCA)

Pesquisas indicam que 40% das pessoas que têm o rompimento do ligamento cruzado anterior (LCA) de um dos joelhos acabam reincidindo no trauma no outro joelho num prazo de até 10 anos após a primeira ocorrência. Em alguns casos há fatores genéticos que influenciam para que a lesão do LCA aconteça nos dois joelhos.

Muitas pessoas nascem com o túnel do fêmur, sulco femoral por onde passam os ligamentos, mais estreitos. Esse fator contribui para que aumente a probabilidade da pessoa sofrer de lesão do LCA. Um dos sinais mais claros disso são as ocasiões em que vários indivíduos de uma mesma família são acometidos pelo mesmo tipo de lesão.

 

Causas

Em caso de atletas de alta performance é praticamente obrigatória a reconstrução do ligamento por meio de uma cirurgia por vídeo artroscopia, que utiliza uma parte do tendão da patela.

Um detalhe importante é que há uma série de fatores que, ultimamente, vêm contribuindo para a freqüência de lesão do LCA em jogadores de futebol. Além do fator genético para alguns, o excesso de jogos num curto período de tempo intercalado com treinos de reforço muscular impedem que os músculos descansem e, como os músculos protegem os ligamentos do joelho, sem descanso, não estarão preparados no momento do jogo.

Numa situação de fadiga muscular aos 30 minutos do segundo tempo de uma partida de futebol, por exemplo, a musculatura perde em velocidade de contração e coordenação. Dessa forma, durante um movimento rotacional (um drible ou perda súbita do equilíbrio – como pisar um buraco ou o pé do adversário), muito comum em partidas de futebol, os ligamentos são sobrecarregados, causando a lesão. Além desses fatores, as novas tecnologias empregadas em chuteiras, que permitem mais aderência ao solo, podem contribuir com torções em momentos em que os jogadores fixam o pé no chão e giram o corpo.

 

Fonte: Dr. Ari Zekcer é uma das referências no segmento e um dos primeiros do país
a realizar procedimentos com a cirurgia de transplante de menisco. Conta com títulos como o de especialista em ortopedia e traumatologia pela Sociedade Brasileira e Ortopedia e Traumatologia (SBOT), especialista em medicina desportiva e cirurgia de joelho pela EPM – UNIFESP. Também conta com especialização em Artroscopia das Articulações e Medicina Desportiva na Health South University of Miami. É membro efetivo de entidades internacionalmente renomadas como Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ), Sociedade Brasileira de Artroscopia (SBA), Sociedade Paulista de Medicina Desportiva (SPAMDE) e International Society of Atrhroscopy, Knee
Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).

HYPERLINK “http://www.arizekcer.com.br/”www.arizekcer.com.br.

 

 

Mais informações para a imprensa:

Idea Comunicação Criativa

Daniel Damas

William Parron

Tel. (11) 3071-3494 / 9103-1416




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

olá boa tarde amigo eu fiz uma cirurgia no joelho esquerdo ,rompeu o ligamento cruzado LCA. e gostaria de uma informação com quanto tempo normalmente as pessoas andão sem as muletas.
agradeço.

eu fiquei de gerso por 10 dias gostaria de saber o q eu devo fazer agora pois ainda esta doendo.ai fico fazendo compresa e to usando tornoceleira.

Bom dia.

Fiz a cirurgia de LCA faz 5 meses,faz 2 que estou fazendo musculação,qdo posso voltar a jogar futebol?

por favor, rompi o ligamento (LCA)vou fazer a cirurgia porém nao estou sentindo dor nenhuma mais isso é normal?
Quanto tempo depois da cirurgia para voltar as atividades esportivas,futebol?

Olá, eu fiz a cirurgia de reconstrução do ligamento, a 8 meses atrás, já não aguento mais ficar sem jogar handebol, gostaria de saber, se as chances do meu ligamento se romper é muito grande! Uns falam pra mim, que não rompe de novo, e outros falam q eu não posso mais jogar! Quais sao as reais chances do meu ligamento se romper de novo!???

tive a um ano e meio atras rompimento dos ligamentos anterio cruzado e menisco,ainda é possivel cirurgia de reconstrução.E tem um tempo estimado para que se faça a cirurgia,ou pode se tornar ireverssivel.

Ola! tenho 14 anos e pratico um esporte cujo a modalidade é HANDEBOL. Em um dos treinos ao saltar quando cai no chão eu senti um estralo forte e doia muito. Fui ao médico e ele falou que foi o rompimento do ligamento cruzado e que teria que ser feito uma cirurgia, mas não foi feito nem exame mais especifico alem de um raio X que não deu em nada. Mas eu gostaria de fazer algum exame como talvez uma ultasson ou recionancia mas não condições com relação com o preço desses exames. Gotaria de saber a sua opinião com relação a tudo que falei. OBS: já faz praticamente 1 mês.

Consigo jogar futebol tendo uma LCA? Fazendo fisio, reforço muscular e com uma proteção no joelho?

sds. há 90 dias, sofri uma queda de um andaime, caí com perna direita esticada forçando prá trás. rompi o ligamento tendo derrames. Ainda não fiz a cirurgia e estou percebendo diminuição da massa muscular na coxa do jelho lesionado.dependo do SUS. COMO DEVO PROCEDER.
GRATO, GIORNANDO.

rompi o lca há dois meses jogando futebol e queria saber se a rcuperação do lca só se dar com uma cirugia ou com fisioterapia pode sanar o problema?

ola tenho 42 anos, em 20 de dezembro 2010, tive um rompimento no ligamento cruzado anterior, sofri bastante, o rompimento foi total com lesão no menisco e um pequeno derrame, pelo sus o pessoal do hospital falou que é quase impossivel fazer e particular é muito caro, agora eu pergunto, este muito caro gira em torno de quanto?

Ola boa noite. Tenho 27 anos e rompi o ligamento cruzado do joelho direito,ja faz uns 4 anos, não operei ate hoje, eu fasso academina todos os dias, e ele fica ainda enxado.
Eu gostaria de saber como e que fasso para voltar a jogar bola com ele sem opera, e as protessoes que eu devo fazer quando eu for jogar bola.

eu sofrir a acidente de moto e rompi lca, afetei pacialmente o lcp, e rompi o ligamento colateral fiz cirurgia do colateral, falta o cruza anterior. o medico falou que lou leva minha vida normal ate fazer a outra so q vou demorar ums dois anos pra fazer a outra tem algum problema

ola tenho 29 anos,faz 6 anos jogando bola torci o joelho,nao consegui caminhar um tempo,mais ficou bom depois de 9 meses,voltei jogar bola,ate a pouco quando num lance bati a ponta do pe,e me estralou o joelho,fiz uma ultra sonografia,nem um ligamento esta rompido,acho que e o menisculo,sera que consigo ver a lesao, com a tomografia,ou so com ressonancia,pois adoro jogar bola,pergunto quanto sera uma cirurgia particular?

faz 8 meses que estou fazendo fortalecimento de LCA,so que toda vez que deixo o joelho reto e vou dobrar para andar o joelho da tipo uma rossada debaixo da patela….
ai eu queria saber o que era isso?

adorei o site me ajudou muito no trabalho.

olá tenho 15 anos e faze uns 2 meses q rompi o ligamento cruzado do joelho esquerdo, mas como estou crescendo ainda , vou ter de esperar mais 1 ano até fazer a cirurgia pois as pissibilidades de uma perna fikar mais curta q a outra são grandes.
assim alem dos 6 meses de recuperação vou ter de fikar esse 1 anos e pouco so esperando e assim meu joelho se desloca quase todos os dias.
eu queria saber quais são as possibilidades de uma perna ficar mais curta se eu fazer a cirurgia agr e se apos a cirurgia vou notar diferença na hora de correr.

eu tive rompimento do lca e lcm a um mes e nao consigo fletir o joelho mais que 90° ainda nao fiz cirurgia isso é normal, estou fazendo fisioterapia a duas semanas, o correto e tentar fletir e o lcm precisa de cirugia.

Super interessante! Foi o que achei, este é um assunto cheio de duvidas, ja fiz a cirurgia há 5 meses! Não fiz o cronograma de fisioterapia indicado pelo medico, só não sei se tem algum problema! Todos os dias meu joelho doi e fica muito inchado sera que corre o risco de machucar o mesmo joelho novamente mesmo sem praticar nem um esporte, andar de bicicleta faz mal?

ola boa noite.fiz cirurgia de lca a 3 mese e meio,fui a fisioterapia por 15 vezes.voltei a jogar futebol a 2 semanas,chutando correndo perfeitamente e hoje pisei na bola e senti uma dor tao grande que nao sei falar se é joelho se é o outro musculo, tenho medo de ter rompido de novo o lca. aconcelho que esta parado voltar porque o risco de se machucar é o mesmo de 3 meses ou de 1 ano.

por favor, rompi o ligamento (LCA)vou fazer a cirurgia porém nao estou sentindo dor nenhuma mais isso é normal?
Quanto tempo depois da cirurgia para voltar as atividades esportivas,futebol?

olá.
rompi o LCA e aida não fui operado. gostaria de saber como deverá proceder a operação, pois meu médico disse que colocará um pino no meu joelho. este servirá para imendar o ligamento rompido ou substituí-lo com o do tendão?
jogo futebol e gostaria de saber também qual é a estimativa média de recuperaçã ao retorno ao esporte e se poderei voltar com o mesmo vigor de antes.
obrigado

Bom dia, Cleidimar

Obrigado por acessar nosso site.

A Revista VIGOR – movimento e saúde é uma publicação da Thesaurus Editora de Brasília. Como somos muito lidos, profissionais e instituições de pesquisa e ensino nos enviam artigos e comunicados para publicação.

Infelizmente, somente agora acessamos seu e-mail. Diariamente, recebemos centenas de mensagens de nossos leitores solicitando informações. Como atendemos a todos seguindo a ordem de entrada em nossa caixa de mensagens, temos dificuldades de responder com a rapidez que alguns necessitam.

Sugerimos que consulte seu médico para uma revisão da cirurgia.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

Os comentários estão encerrados.