Ortopedista do HCor analisa lesões de joelho dos craques de futebol

Dr. Rene Abdalla – ortopedista do HCor – avalia lesão do ligamento cruzado anterior do joelho que assusta os atletas nos gramados.

Em um único final de semana, quatro jogadores sofreram contusões graves em gramados nacionais, o atacante do Corinthians, Nilmar; Alemão, do Palmeiras; Kerlon, do Cruzeiro e Obina, do Flamengo. Os atletas passaram pelo mesmo drama: ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho, lesão que vem assustando os atletas, além do questionamento dos técnicos e empresários para descobrirem a causa da incidência freqüente deste problema. Segundo pesquisas científicas, nos Estados Unidos ocorrem em média cem mil lesões do ligamento cruzado anterior do joelho por ano. E, no Brasil, Dr. Rene Abdalla, ortopedista do HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, opera cerca de 180 lesões por ano. “É seguramente a lesão mais freqüente encontrada em esportistas”, enfatiza o Dr. Abdalla.

Segundo o Dr. René Abdalla, o rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho pode ter muitos fatores como chuteiras, condições do gramado, excesso de treino e fadiga muscular. “Atualmente, o futebol está mais competitivo e vigoroso, sendo que no passado era mais técnico. Os solados das chuteiras atuais não têm mais aquela série de pinos, e sim travas “achatadas“ dispostas de maneira longitudinal. Elas prendem o pé do jogador ao chão em determinadas circunstâncias – o que facilita a ocorrência de entorses. Nos  dias dos respectivos jogos, os quatro jogadores que apresentaram lesões estavam com o mesmo tipo de chuteira (mais conhecida como dente de tubarão)”, explica o Dr. Abdalla.

“Além das chuteiras ‘dente de tubarão’, que foram comprovadas cientificamente por serem uma das causas das lesões dos atletas, temos que observar ainda os gramados (se tiverem muito seco, maior o risco de lesões), o excesso de treino também pode causar fadiga muscular, além da idade dos jogadores. Os jogadores lesionados possuem idade entre 18 e 24 anos (fase em que mais ocorrem as lesões de ligamento cruzado do joelho). Já, com os atletas acima de 25 anos este tipo de lesão não é tão comum,” esclarece o Dr. Abdalla.

 

Sobre lesões do ligamento cruzado anterior

O joelho é a maior e mais complexa articulação do corpo e depende de quatro complexos ligamentares básicos assim como músculos e tendões, para manter sua função normal. De maneira simplificada, existem dois ligamentos nos lados do joelho: o ligamento colateral medial e o colateral lateral, e na parte central os ligamentos cruzados anterior e posterior. Este ligamento conecta a parte frontal da perna à parte posterior do fêmur (coxa) e evita que a perna deslize anormalmente para frente.

Os traumas mais comuns que promovem lesão do L.C.A – Ligamento Cruzado Anterior – são as torções e “choques” direto contra o joelho, durante práticas esportivas (por exemplo esqui no primeiro caso e futebol no segundo). Nesses casos o joelho é forçado a uma posição anormal resultando em ruptura de um ou mais ligamentos.

Na maioria dos casos, quando ocorre lesão do L.C.A, o atleta sente uma sensação de “falseio”, como se o joelho saísse do lugar, acompanhado por um estalo. O trauma é associado a inchaço, dor e incapacidade de continuar jogando. Após algumas horas o joelho aumenta de volume (líquido intra-articular) e a marcha se torna dificultada. Esses sintomas são piores nos dois primeiros dias regredindo progressivamente.

 

Técnica cirúrgica

Na lesão, o LCA literalmente se “desmancha” e a técnica consiste em substituí-lo por enxerto autógeno (retirada do próprio paciente). Os utilizados são: o tendão patelar, os tendões do semi-tendíneo e grácil e tendão do quadríceps. O segredo é escolher o enxerto adequado para cada caso.

 

Recuperação

Consiste em programa definido de fisioterapia, passo a passo que permitirá o retorno do atleta aos esportes coletivos em aproximadamente 06 meses.

 

 

Mais Informações para Imprensa:

Target Consultoria em Comunicação Empresarial
Rita Barão e Natália Moreira

(11) 3063-0477

rita@targetsp.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

meu nome e roberto bello tenho 39 anos e lesionei os dois joelhos, ligamento cruz. anterior um em 2004 o outro em 2007, fui atleta de futebol e gostaria de saber se as lesoes nos dois joelhos sao normais apos desgastes internos .. grato meu email e .. roberto.bello@ig.com.br

nome e roberto bello bello tenho 39 anos e lesionei os dois joelhos, ligamento cruz. anterior um em 2004 o outro em 2007, fui atleta de futebol e gostaria de saber se as lesoes nos dois joelhos sao normais apos desgastes internos .. grato meu email e .. roberto.bello@ig.com.br

Minha filha é atleta de voleibol pelo Botafogo e tbm compete pelo seu colégio!
Sofreu a 3 meses uma lesão de rompimento de Lca!!
Em dezembro completou 15 anos e a dúvida é que segundo o ortopedista que deveria operá-la, haveria um comprometimento em seu crescimento por esta ainda estar em desenvolvimento…
Aconselhando a cirurgia p daqui a um ano pelo menos!!
Essa observação tem fundamento???
Ela está ansiosa p operar logo e voltar as quadras…
Que medida deveremos tomar?
Aguardo ansiosa esclarecimentos!
Desde jámto obrigada
katiacaiaffa@ig.com.br

Caí e , já fui há 2 ortopedistas que disseram para que eu procure um especialiste em joelho.,
Moro na liberdade, sei que tem na Santa Casa, mas lá é muito concorrido.
Sabe me dizer, onde encontro um bom e quais os exames que devo pedir? pois o ortopedista já tirou radiografia e disse que foi , lesão ou algo nos ligamentos, eu caí de forma que a perna esquerda abriu para fora e distendeu a musculatura por dentro do joelho.
mande resposta
Muito grata
Fabie.

Sou personal, e tenho uma paciente (não atleta)
que rompeu o LCA já fez 2 anos. Gostaria de saber como posso cuidar de seu joelho sem prejudicá-lo. E se são os mm. posterior de coxa que tenho que fortalecer mais. Ahh! e se éla pode realizar isometria.
Obrigada pela atenção!!!

Minha mãe por problema de artrite e artrose está com o jelho esquerdo com perda óssea e está arrastando a perna com dificuldade.Como posso fazer para ajudá-la a recuperar-se? Uma artroscopia a ajudaria fazê-la andar novamente julgando-se tratar de uma senhora de 78 anos de idade.Ele pode correr risco de morte na operação?
Com todo respeito ajude-me por favor.
Estou aguniado.
Muito obrigado

gostaria saber se uma ruptura no menisco pode deixar folga no joelho?

Tive lesões na perna direita faz um bom tempo em tempo frio ela doi,ainda continuo jogando, isso jogando bola, não sou profissional, e agora tive uma lesão na perna esquerda, jogando pisei em um buraco e estou com joelho enchados como faço para cuidar, ola tenho 43 anos, estou passando gelou e solução

MEU COMENTARIO NAO Ë UM COMENTARIO .. Ë UMA PERGUNTA PQ MACHUQUEI E SEGUNDO O MEDICO TENHO QUE OPERAR … QUAL O TEMPO DE RECUPERAO APOS A OPERACAO DO LIGAMENTO CRUZADO ?

ola,me chamo raul,tenho 18 anos,sofri uma lesão no joelho direito com ruptura total do ligamento cruzado anterior em 19/11/07.Operei o joelho em 26/07/08 fazendo a reconstituição do ligamento cruzado anterior,com encherção do tendão patelar,hoje faz 2 meses e 10 dias que operei,e apos a operação ja retirei liquido 2 vezes,e mesmo assim continua acumulando liquido e inchado,queria saber se isto é normal ou não,desde já agradeço a compreensão,obrigado.

Sou professora de hidroginástica e recebi um aluno com rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho, ele já fez cirurgia de menisco também, gostaria de saber quais exercícios ele pode executar na piscina.

eu rompi o ligamento cruzado a 2 anos atras
mais fiko bom e tal
agora o meu joelho começou a doer muito tem alguns movimentos q eu nao posso faser como chutar bola e outro
e eu ando de skate
sera q eu devo opera meu joelho?
se eu opera quanto tempo é a recuperaçao?
responda ai

agradeço
abraço

Olá, rompi o ligamento cruzado posterior, segundo meu ortopedista uma lesão não muito comum, rompi jogando futebol. Não sou atleta profissional, mas gostaria de saber se vou poder voltar a praticar o esporte depois da operação???

Obrigado, aguardo a resposta..

nao e um comentario e sim uma pergunta,eu fiz uma cirurgia de LCA ha 4 meses atras e meu joelho esta com uma folga grande mas nao sinto dor;sera que eu perdi a cirurgia?Sera que ao fazer fortalecimento a folga vai diminuir?Sera que posso voltar a jogar futebol mesmo com esta folga?
Obrigado.

Ola…Meu nome e Fernanda faço faculdade de Educação Fisica no meu primeiro ano e ja lesionei meu joelho….estava fazendo aula de atletismo e brincando com um amigo, ele pego e bateu no meu joelho com seu calcanhar para me derrubar e eu estava com meu joelho mole ai veio a lesao,pensei q nao era nada fui joga de novo machuquei,ai depois de alguns meses procurei um especialista,fiz os exame e consto q eu tive uma lesao no joelho…mas lesao nao e a mesma coisa ne….mas o Doutor falo q tenho q faze mas porque? uns fala q volta mas nao volta ne? tenho q faze mesmo…nossa nao vejo a hora de fazer…mas emuito cara a cirurgia quanto mais demora pior e ou so se eu machuca q piora..ja faz uns nove meses ja….mas nao joguei mas depois q fui no doutor….obrigada pela atenção…

eu gostaria de saber se e uma cerugia a riscada e que tipo de anestezia se toma quando vai se operar
e quantos dias fica no hospital

OLÁ !!! COMO VAI??? MINHA PERGUNTA É SEGUINTE:
A 2 SEMANAS ESTAVA JOGANDO FUTSAL E QUANDO MEU PÉ SE APOIOU NO CHÃO SENTI UMA COISA SAIR FORA DO LUGAR NO MEU JOELHO, ACHO QUE PISEI MEIO DE LADO PRA FORA MAS NÃO LEMBRO, DAI NA HORA NEM CONSEGUI ANDAR MAIS, FUI CARREGADO. TEVE UM INCHAÇO NÃO MUITO GRANDE E COMEÇEI TOMAR ANTI-FLAMATÓRIO, FOI MELHORANDO, SENDO QUE NOS PRIMEIROS DIAS NÃO CONSEGUIA DOBRAR O JOELHO, HOJE CONSIGO ANDAR NORMALMENTE, MAS NÃO DOBRO O JOELHO TOTALMEMTE, QUANDO CHEGA NO FINAL SINTO UM TENDÃO SEGURAR O DOBRAMENTO, ACHO QUE TÁ FORA DO LUGAR, ATÉ DA PRA VER ESSE TENDÃO ESTUFAR DO LADO DA PATELA, SÓ DOI QUANDO TENTO DOBRAR….. SERÁ QUE ESSE TIPO DE LESÃO NESCESSITA DE CIRUGIA??? OBRIGADO

há 8 meses sofri uma contusao no joelho,hoje meu joelho nao doi mais tenho trauma de correr rapidamento ou virar o jolho em movimento,meu joelho nao doi nada mais os estalos sao frequentes tenho sensaçao de falseio.estou louco para voutar as minhas atividades esportivas e ate agora nada de recuperar o medico disse q nao ver possibilidade de cirugia.
quais as recomendaçoes de recuperaçao eu posso fazer?
já q nao tem cirugia?
segundo ele pode o (LCA).

tenho um amigo que sofreu um acidente de moto os medicos coloca o joelho errado agora ele tem que fazer um cirgurgia que pode perder a perna gostaria de saber como faco para ele pode fazer uma consunta com o dr.targer para saber o diagnostico. obrigado. Rose Maresias Sao sebastiao.SP

Fui submetido a uma artoroscopia joelho, pois, machuquei o menisco, ocorre que na segunda semana após, começou acumular liquido em cima da rótula?Patela? Não dói, porém é febril. O que fazer para diminuir?

tem 9 meses que nao consigo voutar as atividades esportivas.minha vida perante meu joelho e normal mais para atividades esportiva sinto um desconforto,mais meu joelho nao estar enchado consigo agachar virar o joelho e etc agora só pra movimentos bruscos parece q vai sair do lugar será q é ligamento cruzado?

Faz uns dois anos jogando futebol, senti que saiu alguma coisa
saindo do lugar no jelho, inchou, por uns dias e passou,… mas uns três meses atrás aconteceu a mesma coisa não sei o que esta havendo, quando flexiono o joelho da pra sentir uns “estralos” será que devo fazer cirurgia?? Ajude -me.

olá!
Estarei fazendo uma cirurgia do menisco, sinais de amputacáo menisco medial sugerindo ruptura dessa porcáo miniscal.
gänglion cistico 5mm.
Bem, minha pergunta e?
qual atividades posso fazer depois de um tempo feita a cirurgia?
qual atividade mais aconselhavél nesse caso?
Poderia fazer academia, mais para frente?
assim que fizer a cirurgia, poderia fazer hidroginastica?
Obs: náo faco nenhuma atividade fisica…
\
obrigada!
até
Simone

Tenho 39 anos, gosto de jogar futebol.
Últimamente tenho sentido dores nos joelho, não consigo doblar totalmente os joelho, segundo o médigo disse, que meus joelhos apresentava uma pequena folga e passou uma semana de fisioterapia, mas não resolveu.
Como devo tratar deste problema?

é pq a uns 2 anos atras joagando bola torci o joelho ficou inchado, fiz uma cirurgia no joelho direito(menisco) so que o medico nisso fez eu passar 40 dias com o joelho imobilizado, passei quase 6 meses para dobrar o meu joelho, so que naum dobrou totalmente, voltei no mesmo medico, e fiz uma outra cirurgia na qual ele fez um contra do lado da patela( lado esquerdo meu e direito seu) e mandou eu fazer fisioterapia com isso minha patela ficou torta para o lado de fora do joelho, mudei de ortopedista e ele disse q iria fazer um realinhamento patelar e do tendao, fiz a cirurgia e esta com 3 meses, ele colocou um pino no meu tendao, fiz fisiotarpia e estar do mesmo jeito meu joelho nao dobra,so que agora sinto muita dor, meu joelho estar com muita dor e fazendo uns estralado forte, tirei raio x das dos dois joelhos, o esquerdo(sem cirurgia) tem a patela alta mais mais dobro ele direitinho nao sinto dor nele, ja o direito (operado) sinto muita dor minha rotula o doutor baixou, e ela alem de ta baixa estar funda, fazendo com que minha patela triscasse no osso femural, causando uma dor imensa, nao sei mais o que fazer, por favor entre em contato comigo… obrigado pela atencao..

ola

Fui operada 17 12 2008 ligamentoplastia rotura de menisco fiz 2 meses de fisioterapia parei porque a fisioterapeuta achou q estava bem apsar de me faltar 7 na estensao..
Mas agora ao andar sinto uns estalos mas so as veses, e por veses nao consigo dobrar a perna totalmente,tem de dar um estalo para conseguir parese que algo prende.
Gostava de ter uma ideia para saber o que se pode estar a passar.

Faz uns dois anos jogando futebol, senti que saiu alguma coisa
saindo do lugar no jelho, inchou, por uns dias e passou,… mas uns três meses atrás aconteceu a mesma coisa não sei o que esta havendo, quando flexiono o joelho da pra sentir uns “estralos” será que devo fazer cirurgia?? Ajude -me.

oi eu estava jogando quando eu pulei min apoiei na perna esqueda ai meu joelho esquedo dobrou e estalou como tivessi saido do lugar ficou muito inchado mas esta normal mas as dores ñ parão eu e a fazer um teste no flamengo mas est sem condiçoes fisicas so nesse joelho tem algum problema muito obrigado???????????

Oi, tenho 35 anos e há 15 anos fiz uma artroscopia no joelho D…ná epoca o medico disse que o ligamento não estava legal, mas com o fortalecimento da coxa poderia segurar por muito tempo. 3 anos atras meu joelho deu um falseio, doeu muito na hora, mas não inchou e nem ficou dolorido. Ontem, jogando futebol, o joelho falseou de novo, só que agora está inchado e dolorido. Será que será caso para cirurgia?????

Oi meu nome Aguinaldo e praticando futebol subi numa bola e cai com apenas uma das pernas meu joelho estralou e inchou muito, depois de alguns dias tentei jogar quando dei um pique atras de uma bola senti como se meu joelho saisse do lugar senti muita dor, inchou muito e não consegui mais correr nunca mais. O que pode ter acontecido? Meu email é: dodoimoral@hotmail.com, espero respostas desde já agradeço a todos os emails que eu receber…

Oi meu nome eh Leandro , Bom eu operei meu joelho faz 2 meses e sabado agora dia 4 de maio eu acabei tendo uma torção no mesmo joelho eu acabei caindo e torci , minha perna esta toda inxada , eu qria saber qual sera o tratamento daki pra frente , sera q eu vou ter q operar dinovo ? espero respostas desde já agradeço a todos os emails que eu receber…

eu torci o joelho a 9 meses fui no medico ele tirou um raio x e disse que tava normal tentei jogar bola sentir com se ele tivese saindo do lugar nos dias de hoje eu nao consigo jogar bola pois tnho medo de mais todos me falam que tenho que operar mas eu nao consigo meu joelho estala constantimente oq eu faço desde ja agradeço se puder me ajudar que Deus te ilumine

oi meu vazo e antes eu andava nomal mas agora eu tenho dificudade de dobra meu joelho ando a rastando a perna o que eu faço pela mor de deus me ajuda

Oi meu nome e samuel eu tive varias torsoes no joelho direito,fui num ortorpedista e ele tirou um raio x,e ingesso o meu joelho por um mes e disse que eu tinha ronpido o ligamento lateral esquerdo do joelho .depois de um mes ingesado ele me mandou fazer dez sessoes fisioterapia,mais não adiatou nada,eu voutei no ortorpedista e ele mandou eu fazer mais dez fisioterapia ,mais tambem não adiantou nada sera que eu pressiso operar?um abraço,espero respostas

olá torci o joelho jogando futebol.fui em um hospital publico o medico ortepedista olhou pediu um raiox. e disse que não tinha fratura apenas colocou uma tala. no meu joelho..e ficasse por 7 dias apos tirei e voltei lá pois não conseguia mas esticar a perna e nem encolher chegando lá outro ortopedista me atendeu 3 pediu pra mim falar com cirurgiao vascular. pois estava com suspeita de trombose na perna. fiquei internado por 4 dias. não deu nada no eco doplin mas mesmo assim ainda não consigo esticar a perna gostoria de saber o que me recomenda qual exame tenho que fazer pra saber c nao ouve nada pior no joelho..

esto com meu calcanhar que num guento nem rela no chão o que faço pra melhora, algum medicamento

Olaa..
bomm..
ontem eu estava jogando bola, quando derrepente torci o joelho direito. Deu pra ouvir um estalo..
no começo a dor foi insuportável. Saí do jogo mancando e fui pra casa e fiz duas sessões de gelo no mesmo diaa..
Consigo até andar mancando, mas não consigo dobrar nem esticar o joelho..
o que é + apropriado fazerr..
desde já agradeço

udiximenes@hotmail.com

Boa tarde!
Sofri uma lesao no joelho a 3 anos e o medico que me atendeu me aplicou uma injeçao e me mandou para casa ficar de repouso por 1 mes. Fiquei 1 ano sem jogar basquete e ao voltar às quadras me lesionei de novo, nao fui ao hospital mas me consultei com um medico amigo e ele me propos tirar agua que acumulou no joelho, fiquei com medo e nao tirei. Hoje nao consigo mais fazer o que mais gosto que é ir a academia e jogar basquete, ganhei peso por falta de exercicios, nao tenho como pagar plano de saude, nem como me consultar no particular, e gostaria de saber se tem algum lugar que atende a pessoas com o meu problema.
Grato pela atençao, Calebe Valverde

Olá. Tenho 35 anos mas desde criança sofri várias luxações no joelho esquerdo, sendo que há pouco mais de 2 anos a patela se deslocou mais uma vez quando fazia exercícios de agachamento em uma academia. Desde então sinto dores diariamente e ando mancando. Já fiz um alinhamento da patela+artroscopia e em dezembro de 2008 fiz outra artroscopia com outro médico. Fiz dezenas de sessões de fisioterapia e hidroterapia, acunpuntura, mesoterapia, natação e hidroginática. Tomei 5 aplicações de Fermathron no início do ano e todos os dias tomo uma fórmula de sulfato de glucosamina e condroitina mas nenhuma desses tratamentos resolveu. Esta semana fui a um médico que, segundo me disseram, é o melhor que existe em Salvador. Ao ver o resultado da tomografia ele disse que tenho um desgaste profundo da patela e que já atinge a parte óssea. Ele praticamente afirmou que não há mais nada a se fazer. Gostaria, por favor, de alguma orientação para voltar a andar normalmente. Agradeço.

meu joelho esquerdo se deslocou completamente para a parte de dento da perna direita estava jogando uma pelada quando um amigo meu caiu por cima dele pela parte lateral do joelho,na mesma hora tentei ficar em pé o joelho estalou e voltou para o lugar,mas venho fazendo massagem de vez em quando, e tambem é bom fazer alguns movimentos como por EX. de bicicleta, já faz um mês que tive a lesão mas continua um pouco inchado e doloroso,nunca batir RAIO X,o que vc me aconselha eo que devo fazer,OBRIGADO.

Boa tarde. Há aproximadamente dois meses, numa brincadeira sofri uma forte lesão no joelho esquerdo. Fui ao médico e no exame deu que o ligamento cruzado posterior e os colaterais estavam rompidos. Na hora da cirurgia, após o médico fazer a artroscopia, ele percebeu que nada estava rompido, mas que haviam apenas “afrouxado”. Então, ele pediu para que eu ficasse com o imobilizador por três semanas e começasse a fisioterapia. Já começei há duas semanas (10 sessões) e o joelho está dobrando 90 graus. Na parte final de cada sessão a fisioterapeuta força o meu joelho para ele dobrar, assim, sinto fortíssimas dores, durante e depois. A pergunta é: Esse tipo de “tratamento de choque” é necessário para o joelho voltar a flexionar? As dores que sinto, são absolutamente normais, para um caso como o meu? Via de regra, quanto tempo alguém leva para flexionar totalmente o joelho? Obrigado e aguardo. André.

Ao tentar passar a bola em jogo de futsal meu pé prendeu ao chão e fiz um movimento contrário ao movimento normal do joelho, e em consequencia, doeu bastante e percebi uma certa folga no joelho. O movimento do joelho ficou dolorido. Qual é o tratamento rápido para a recuperação?
Grato! Stenio

Muito bom , aproveitando para perguntar se posso fazer hidroginástica apos 02 meses de ter feito uma cirurgia de histerectomia.

Gostaria de saber quais os exercicios que posso fazer na hidroginástica, pois tenho os joelhos artrosados e os os meniscos rompidos não pude operar, pois o médico achava que ia ficar pior e devido eu ser hipertensa, podia correr riSco de vida.
GRATA

Adorei o artigo pois fiz uma cirurgia de ligamento cruzado anterior e dei sorteq foi com a equipe do dr.Renne queria dizer q estou ótimo até hoje graças a capacidade da equipe.

abraços Benedito valdir Roseira SP.

Meu marido tem uma perna torta devido a um acidente de moto quando tinha 12 anos,e o sonho dele é ter a perna normal,um medicos disse q não tem jeito,+ ele teve novamente um acidente de moto agora com 33 anos + não foi nada grave,e esse medico q vomos falou que a chance é grande de ele ter a perna normal,ele ficou tão felis,q agora eu to aqui pesquisando sobre o assunto,esse medico pediu pr procurarmos um especialista em joelho,me ajude por favor preciso de um dos melhores q existe vamos fazer particular ele quer tando q o valos não importa,aguardo resposta urgente,obrigado

Em 07 11 09 sofri acidente de moto com fratura da patela exposta, sem condição de pele fique esperando duas semanas para a cicatrização. Realizei uma cirurgia de banda de ttensao com cerclagem em forma de oito, ja faz 6 semanas, não consigo dobrar o joelho, somente em torno de 45 graus, o medico me disse que a patela esta sem fratura e que a recuperação era por minha conta. Como posso saber se rompi um ligamento? Ele por todo este tempo tem a capacidade de se unir?
Nesta semana irei procurar o fisioterapeuta, mas por ver na internação situações que deixam em duvida o profissionalismo dos agentes de saude, tenho receio de tambem correr o risco de erro medico em meu tratamento.
Meu joelho poderá voltar a dobrar? ou tem uma fibrose? Ou, a sensação de estar preso o joelho é devido ao trauma e poderá soltar os tecidos conjuntivos moles que podem estar aderidos na articulação?

Boa tarde,

Guilherme

Fiz uma cirurgia de reconstrução do LCA e menisco do joelho direito. No oitavo dia, me desequilibrei com a muleta e firmei a perna operada no chão segurando o corpo como refléxo. Na hora não doeu, mas senti uma leve dorméncia, desconfio que ocasionou um pequeno inchaço na parte de dentro do joelho, continuo não sentindo dores.
Estou preocupado sem saber se houve algum problema.

Gostaria de saber se o fato de ter firmado o pé no chão, sem querer, durante o período de repouso, pode causar algum probléma comprometendo a cirurgia?

Por oportuno, gostaria de saber se é possível sentir, na hora, eventual rompimento do enxerto.
Aguardo resposta e agradeço.

Primeiramente, obrigado pelas informações.Excelente.
Segundo, gostaria de saber a opinião do Dr.Rene sobre fazer cirurgia em adolecente. Pois meu filho de 15 anos, jogador de futebol, rompei o LCA, e os medicos falam que é preciso fazer cirgurgia, alguns fazem nesta fase, outros só depois do crescimento estar concluido. Tambem gostaria de saber se o Dr. Renne já operou pessoas ainda em fase de crescimento.
Fico muito grata, desde já. Se possivel uma resposta rapida.
obrigada.

tive uma lesão na parte de dentro do joelho a perna fica bamba quando faço movimento para dentro e para fora não sinto nada tirei um raiox e não tive fratura será que ocorreu algum tipo de lesão no ligamento o ortopedista que me atendeu disse que provalvemente foi uma ruptura no ligamento e me colocou uma tala de gesso por duas semanas. O que devo fazer e como proceder neste caso, agradeço a atenção e aguardo a resposta.

Primeiramente, obrigado pelas informações.Excelente.
Segundo, gostaria de saber a opinião do Dr.Rene sobre fazer cirurgia em adolecente. Pois meu filho de 14 anos, jogador de futebol, rompei o LCA, e os medicos falam que é preciso fazer cirgurgia, alguns fazem nesta fase, outros só depois do crescimento estar concluido. Tambem gostaria de saber se o Dr. Renne já operou pessoas ainda em fase de crescimento.
Fico muito grata, desde já. Se possivel uma resposta rapida.
obrigada.

Meu nome é Paulo tenho 20 anos.
Eu sofri ronpimento nos dois joelho.
No primeiro ronpimento no joelho direito tava usando uma chuteira com cravo redondo.
Nosegundo ronpimento tava usando uma chuteira mais conhecida como dente de tubarão.
Mais no primeiro caso eu me machuquei me falaram que era minisculo e mandaram eu procurar um massagista fui procurei fiz a massagem e no direito hj não sinto mais dor possso jogar que não acontece nada posso chutar devidir dar altas arrancadas e não sinto nada.
ja no esquerdo machuquei a uns cinco meses com a chuteira dente de tubarão não consigo correr nem jogar , fezer força nem pensar.
Fui no ortopedista ele me falou que os dois joelhos estao com ligamento cruzado ronpido fiz resonancia so do esquerdo e deu ligamento cruzado ronpido .
Me explica isso doutor é normal machucar os dois e em um não sentir nada jogar normal eu achei estranho.
Vou fazer cirurgia por esses dias a cirurgia normal não essa nova cerca de oito a nove meses parado sem poder mecher um depois o outro.
Se puder me respolder rapidamente agradeço.

entao torci meu joelho a quase dois anos e nao tenho convenio venho tentando operar meu joelho a todo esse tempo consegui uma ressonancia e mostrou lca tenho que operar e gostaria de saber qual hospital consigo operar pelo sus
mto obrigado isso me atrapalha muito ate para trabalhar

Bom dia!
gostaria que o senhor me orientasse, fui operado a 07 semanas de menisco e de LCA, mas meu joelho continua inchado, já fui em um ortopedista que não é especialista em joelho, e ele me passou um remédio para má circulação, só que ainda não teve diminuição nenhuma do edema, gostaria de saber se é normal, caso não seja o que pode estar acotencendo com meu joelho. só para esclarecer fui operado em Niteroí, que fica bem longe da minha casa, por isso ainda não tive contato novamente com o medico que me operou.
Desde já agradeço a Atenção.
Aguardo resposta.

ola eu sou caboverdiano e fui operado o cruzado anterior a 1 ano em portugal mas tenho uma ligeira folga no joelho quando estou de pe e descanso em cima dele e a minha perna vai ligeiramente para o lado. tenho medo de praticar desporto, ja fiz outra ressonançia magnetica e disseram que a ligamentoplastia esta integra, cartilagens preservada e que o joelho esta bem.gostaria de perguntar se isso é normal, se vai desaparecer a medida que eu vou fazendo fortalecimento ou
se vai ficar e o que eu devo fazer? agradeço desde ja e fico ançioso a espera de uma resposta

“OLA EU FIZ RESSONACIA E FOI CONSTATADO DESGASTE DA CARTILAGEM,JA TOMEI POR SEIS MESES CONDROFLEX E DEPOIS RETORNEI AO MEDICO ENTÃO ELE RECOMENDOU VINTE SEÇÃO DE FISIOTERAPIA E FORTALECIMENTO E COMPRAR UMA JOELHEIRA E VOLTASSE AS MINHAS ATIVIDADES ESPORTIVAS (JOGAR BOLA) DESDE QUE SUPORTASSE AS DORES.
A PERGUNTA É SE ESTE PROCEDIMENTO ESTA CORRETO E SE TEM UM OUTRO MODO ALTERNATIVO PARA ESTE TIPO DE LESÃO?
jÁ OUVI FALAR QUE SE PODUZ UMA CARTILAGEM EXTRAINDO SANGUE DO MESMO, SERÁ QUE É EFICAZ? E PRECISA DE UMA MANUTENÇÃO FUTURAMENTE?agradeço desde ja e fico ançioso a espera de uma resposta obrigado.

boa tarde!
fiz uma cirugia de LCA no joelho direito faz 11 meses mais ainda sinto dores e nao consigo praticar sports como anteriormente sinto muita dificuldade de subir escadas ou fazer atividades fisicas com dores ainda no joelho qual a recomendação devo fazer. agradeço desde ja e fico ançioso a espera de uma resposta obrigado.

operei o joelho LCA em 2009, fiz todo o programa de recuperação,
mas continuo com folga. Será que com outro pograma de reforço muscular essa folga some?

oprei o joelho esquerdo(lca) e quero saber se quando eu voltar a jogar bola vou ter algum problema nessa perna e poque a musculatura dela sumiu. obrigao

TÍTULO: joelho lca
Olá, ha um ano atrás fui submetido a cirurgia de ligamento cruzado do joelho direito,até ai tudo bem, mas meu joelho continua com estabilidade…fiz todo o cronograma fisioterapia,reforço muscular… e todas as consultas eu me queixava -se de estabilidade,insegurança… e o medico que me fez a cirurgia sempre dizendo que teria de fazer reforço muscular…pois bem fui em outro medico para ter uma segunda opinião e o mesmo fez testes clinicos lachmam pivot,me pediu ressonancia magnetica,raio x e foi constatado fruxidão ligamentar… joelho frouxo frouxo…obs na cirurgia foi usado tendão do semitendinoso…obs:RESULTADO DA RESSONANCIA:NOTA-SE ENTRETANTO, QUE O TÚNEO OSSÉO TIBIAL TEM POSIÇÃO UM POUCO MAIS POSTERIOR QUE O HABITUAL, O QUE PODE PREDISPOR A FROUXIDÃO LIGAMENTAR. LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR de aspecto integro. Isso pode ser considerado falha tecnica do medico? Oque podê esta acontecendo afinal???

eu sofri um acidente de moto e sofri um corte no joelho esquerdo bem a esquerda do ligamento patelar. Minha perna nao dou comta de andar levantar a perna.o vc me diz sobre e o q eu tenho q fazer a sim ja fais um mes e o ferimento ainda esta sarrando.

operei o joelho faz tres meses lca.mas o medico falou que fez foi um tranplante de ligamento anterior cruzado.fiz a cirugia em boston.eu acho que os cirugioes do brasil deve adotar esse procetimento.tenho tres meses que operei e estou me sentindo muito bem

ha um ano atras tive uma grave lesão no joelho esquerdo,era um grande jogador de futebol varzeano poderia ser profissional facil,mais as condições precarias não permitiram minha pergunta é a seguinte;sera q eu encontraria algum especialista para q eu pudesse tratar gratuitamente?pois não gostaria de abondanar meu futebol è uma coisa q eu amo muito em fazer,mande resposta por favor.

Minha mãe teve desgaste e perdeu toda a cartilagem de um joelho e o outro está bem complicado, este que ela pederu totalmente o ortopedista que ele foi disse que para resolver só colocando uma prótese, e como ela estava desesperada de dor concordamos em colocar, mas ela pegou uma infecção hospitalar e depois de um ano a protese teve que ser retirada e ela está sem a prótese , pois está tratando a bactéria. Estamos aguardando para colocar um nova prótese , mas estamos com medo de acontecer tudo novamente. Seria possível encaminha-la para um centro de especialidade de joelhos em São Paulo? moramos em Mogi Guaçu.
Obrigada

Vai fazer 1 ano que rompi o ligamento do joelho direito eu tenho medo de dar errado alguma coisa na cirurgia e não quero operar eu gostaria de saber se eu teria chance de voltar a jogar futebol normalmente sem precisar operar?responda por favor.meu email é joiilsoncsilva@hotmail.com

bom dia, há 2 anos atrás torci o joelho jogando futebol ouvi um estalo e a partir daí meu joelho está parecendo que está sem firmeza me imposibilitando de voltar a jogar, porém fiz radiografias e ultrasonografias e não foi constatado nenhum rompimento em ligamentos muito menos no menisco. por favor me responda. desde já agradeço

Boa tarde,
Fiz uma cirurgia de LCA em 06.10.2010. Após a alta comecei uma série de exercícios 10X ao dia (vários) e 2 em 2 horas gelo. Meu joelho está menos inchado e quase faço flexão de 90º e quase a extensão completa do joelho. Ainda faço fisioterapia. Pelo pouco tempo de cirurgia o tratamento está sendo suficiente? Quanto tempo leva para desinchar completamente o joelho e para fazer a flexão e extensão normal?
desde já agradeço a atenção.
Emerson Fernandes.

OLÁ EU CAI JOGANDO BOLA.
DEPOIS QUE EU TORSI EU FUI ENGESSAR POR 15 DIAS MAAS SÓ QUE AGORA EU NAO COMSIGO MAS JOGAR OQ DEVO FASER?

Adorei a matéria e gostaria de sanara uma dúvida…

Sou atléta de final de semana, mas a lesão que sofri foi em virtude de um acidente com moto que rompeu o ligamento cruzado anterior, posterior e o menisco, acabei de fazer a minha cirurgia, a recuperação está sendo muito rápida o que supera as minhas espectativas, achei que fosse ser mais punk.
Enfim, a minha pergunta é em relação ao fato de que o médico indicou que eu iniciasse os exercícios em casa enquanto não chega a data da fisioterapia, como só vou passar no médico no dia 03/02, gostaria de saber se é normal o fato de ao dobrar o joelho e esticar ele dá um estálo???

Grato pelo espaço….

Adilson freitas
freitas_adilson@hotmail.com

Olá
bomm..
ontem eu estava jogando bola, quando derrepente torci o joelho direito. Deu pra ouvir um estalo..
no começo a dor foi insuportável. Saí do jogo mancando e fui pra casa e fiz duas sessões de gelo no mesmo diaa..
Consigo até andar mancando, mas não consigo dobrar nem esticar o joelho..
To conseguindo andar , mas qnd estala ,começa a dor ..
o que é + apropriado fazerr..
desde já agradeço

meu nome e ranieli ex atleta de futebol gostaria de ter maiores informações, pois já tive duas cirugia de lca e uma do minisco hoje o joelho esta saindo do luga .
já fiz outra ressonancia magnetica e o meu medico fala que o lca esta conservado .
o que faco venho preocupado porque meu joelho vem travando quando chuto a bola ou movimento laterais,a principio tem os mesmo sintomas das primeiras lesões lca.

gostei muito do relatorio,,pois bm fis uma cirurgia d lca ja faz uns 2 mes e 20 dias ,pois bm ja fis 30 dias de fisio e 3 injeção de fermathron mas ainda sinto dor quando caminho muito incha o joelho e fica dolorido a canela gostaria de saber c é normal,meu medico dis q a cartilagen esta ruim pois o que posso faser pra m recuperar mais rapido ….obrigado(o).. pela atenção…c puder m responder agradeço..

Bom dia!!
Meu nome é Priscila,tenho 19 anos..e uma estrada de contusão no joelho …
Bom ja torci o joelho varias vezes.o esquerdo uma 6,7 vezes..e o direitoo q foi mais serio 2 vezes..

Bom qro tirar minhas dúvidas pois os medico msm naum me ajuda!!!

“Torci meu joelho direito a 6 anos..fiz fisio e melhoro..
desde entaum nda do DR aconteceu..ate q forceii mto durante uma semana…e assim depois desse tempo todo torci faz cinco meses..sóh q o problema é que..ele parece q naum melhora.sinto algumas dores…ao correr manco ainda..naum tenho mta força..e ao correr com o impacto do chão sinto o dar umas pontada no joelho…

Gostaria de saber se demora assim msm..ou se realmente to ferrada..e meu adoro jogar bola e eu to tentando jogar mais sinto dores..qual o melhor a fazer.???

me ajuda..
Alguns exercícios em casa,gelo?
Prq marcar médico n esta adiantandoo.!!!

Obrigaada!!

olá por favor me ajudem, á 20 dias fiz uma cirurgia no joelho para retirada da bursa patelar, pois cai bati o joelho e acabou juntando sangue,o médico então optou pela cirurgia que acabei fazendo, só que agora mesmo após a cirurgia continua inchado e juntando sangue o que eu faço?
obrigada.

Meu, o q acontece é o seguinte, depois que operei de LCA, sinto que a parte de trás da coxa ficou completamente mole, qdo enrrigesso os musculos, sinto q o mesmo está completamente solto em relação ao da outra perna, operei a mais ou menos 40 dias, será que isto se corrige ao longo de seis meses ou foi erro médico? Por gentileza,caso alguém por aí tenha vivído esta experiêcia, por favor me fale a respeito.
Obrigado,
Abraços!

Sofri um acidente a 5 meses e bati com violencia o joelho abaixo do volante, inchou muito no rx nao acusou nada, entao meu ortpedista retirou sangue de dentro do joelho e solicitou uma RM, tambem nao acusou nada mas nao consigo flexionar ele doi muito e a perna treme, tambem sinto apaupando que tem um vão no meio da patela. Por favor me ajude.
Grato.

Boa tarde, Ranieli Bernardo

Obrigado por acessar nosso site.

A Revista VIGOR – movimento e saúde é uma publicação da Thesaurus Editora de Brasília. Como somos muito lidos, profissionais e instituições de pesquisa e ensino nos enviam artigos e comunicados para publicação.

Infelizmente, somente agora acessamos seu e-mail. Diariamente, recebemos centenas de mensagens de nossos leitores solicitando informações. Como atendemos a todos seguindo a ordem de entrada em nossa caixa de mensagens, temos dificuldades de responder com a rapidez que alguns necessitam.

Sugerimos um contato direto com o Dr. Rogério Teixeira da Silva, ortopedista e traumatologista, especialista em Medicina Esportiva, presidente do NEO (Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia).
Rua Botudatu, 591 – cj. 182 – 18º andar – 04023-062 – São Paulo/SP.
Fones: (11) 5549.5581 e 8251.1135.
rogerio@neoesporte.com.br
http://www.neoesporte.com.br

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

Os comentários estão encerrados.