Exame de PSA: um novo conceito contra o câncer de próstata

O diagnóstico do câncer de próstata já pode ser feito pela velocidade de elevação do PSA (Antígeno Prostático Específico) – uma substância produzida pela próstata, mais especificamente pelo epitélio prostático, que possui a função de liquefazer o coágulo seminal. Para a análise do médico por meio da velocidade do PSA é necessário que o paciente tenha um histórico, ou seja, medições semestrais ou anuais. Introduzido em 1992 na medicina, esta forma de equação calcula a velocidade a partir de três dosagens, em 19 e 24 meses, mas na prática, um aumento do antígeno de 0,75 ng/ml ou mais por ano alerta fortemente à presença de um nódulo na próstata.

Utilizado desde 1980 como uma nova arma para o diagnóstico do câncer de próstata, o exame de PSA é cada vez mais usual como marcador de tumor na próstata, importante para determinar, estagiar e monitorar esse tipo de lesão.

A quantidade de PSA detectado no paciente é que pode definir a propensão de um tumor prostático. O diagnóstico da doença, geralmente, está associado a uma quantidade de PSA dez vezes superior ao considerado normal (4ng/ml) pela medicina. Segundo Paulo Sakuramoto, urologista Pasteur/ DASA (Diagnósticos da América), em 75 a 80% dos casos de câncer de próstata é detectado uma taxa acima do normal de PSA, portanto esse teste possui de 20 a 30% de chance de não detectar um tumor. “Isso acontece porque existem outros fatores que alteram os índices de PSA no corpo do paciente como infecção urinária e determinadas medicações como, por exemplo, anti-androgênicas, finasteride e dutasteride”, completa o Dr. Sakuramoto. Em Prostatites crônicas e agudas e Hiperplasias (inflamações do órgão), o paciente também terá um índice elevado de PSA, portanto para detecção do câncer com precisão, ele deve se submeter aos outros parâmetros clínicos e exames físicos, como, por exemplo, o toque retal.

Atualmente o PSA é um teste muito importante para a detecção precoce do câncer de próstata, mas a combinação com o toque retal, biopsia ou rebiopsia de próstata é muito importante, pois alguns pacientes com tumores podem registrar um PSA menor que 4,0 ng/ml.

 

Câncer de próstata

Atualmente o tumor de próstata é a modalidade da doença que mais atinge os homens, sendo responsável por 21% do total de casos. No Brasil, a cada ano, são registrados 22 novos casos por 100 mil habitantes. Raro em homens com menos de 50 anos de idade, o câncer de próstata costuma se manifestar dos 50 aos 80, quando é registrado 60% dos diagnósticos.

Em fase inicial, o tumor prostático não causa nenhum incômodo ao paciente. Os sintomas são obstrutivos (como jato fino; fraco, intermitente, com presença de um esforço iniciale retenção urinária aguda) e irritativos (como aumento da frequência miccional, disuria e urgência miccional), o que aumenta a necessidade de realizar os exames preventivos (PSA e toque retal em todos os homens acima de 45 anos de idade ou acima de 40 anos se tiver antecedentes familiares de câncer de próstata). As dores ósseas ocorrem em uma fase mais tardia, quando já ocorreu a disseminação do tumor em outros órgãos como gânglios, ossos, fígado e pulmão.

O câncer de próstata pode ocorrer em todos independente de raça ou cor, tendo uma predominância maior na raça negra e menor na raça amarela. A medicina ainda não descobriu a causa, mas já se sabe que não há uma relação com hábitos sexuais, alimentares ou vícios (fumo, álcool e outros).

Os hábitos alimentares saudáveis e atividades físicas são úteis para qualquer situação como para o coração e hipertensão e, também, para próstata e reto. Algumas evidências médicas já estudadas mostram que o licopeno, subestância que existe no tomate (maduro), ajuda na prevenção do câncer de próstata, assim como o Zinco (ainda em pesquisas).

Atualmente para o diagnóstico do câncer de próstata são utilizados testes de PSA, toque retal, biopsia e rebiopsia de próstata. O ultrassom transretal não é utilizado para detecção precoce do câncer, ele adiciona muito pouco ao toque retal e dosagem de PSA.

 

Sobre a DASA

A Diagnósticos da América – DASA é um grupo de medicina diagnóstica com cerca de 6 mil funcionários, com atuação pautada pelo controle de qualidade, uso de alta tecnologia e intenso treinamento de pessoal. O grupo é formado por 14 marcas e está presente em dez Estados.

 

Dr. Paulo Sakuramoto

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especialista em Urologia e Clínica Urológica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Responsável pelo grupo de Urologia Geral da Disciplina de Urologia da Faculdade de Medicina do ABC. Membro da Associação Americana de Urologia. Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e membro do Canal do Médico da Diagnósticos da América/ DASA.

 

 

Informações:

Imagem Corporativa

Carol Guerrero – carolguerrero@imagemcorporativa.com.br

Vanessa Jaguski – vanessa@imagemcorporativa.com.br

55 11 3256-4529 / 3256-4530




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Boa Noite
Meu marido fez o primeiro exame de PSA,fiquei sem entender, pois no exame deu ANTIGENO PROSTATICO ESPECIFICO
:
25.11 ng/mL
PSA LIVRE

AG. PROSTATICO ESPECIFICO, FRACAO LIVRE
:
1.06 ng/mL
RELACAO PSA LIVRE /PSA TOTAL
:
0.04
Tem algum perigo?
Me respondam por favor…OBRIGADA

gostaria de saber si é alto e quais consequenciasss pois meu pai fez o exame e psa deu 5????

OLÁ BOA NOITE, O MEU PSA TOTAL EM 2008 FOI 1,51 EM 2009 FOI 1,91 EM 20/11/2010 FOI 3,02 FIZ EXAME DE TOQUE E ESTAVA NORMAL O QU EU FASSO!!! DEUS É FIEL

Meu marido tem 59 anos o resultado do seu psa é de 6.00 ng/ml.
PSA Livre: 2.46 ng/ml
Relação PSA livre/total:41%.
O que significa que ele tem cancer?

gostaria q vc me desse uma resposta sobre meu pai

Olá Dr: Um ano e dois meses atraz, estava com Psa de 3,2 e toque normal na prostata. Meu Urologista pediu para que eu fizesse a UTR da prostata ao qual, acusou um nódulo muito pequeno. Fiz retirada total da Prostata e a biopsa da mesma teve como estadiamento Glayson 7-3ta,N0,M0 e ausencia de cancer nas vesiculas seminais, nos linfonodos, nos ductos ureter e demais materiais recolhidos fora da prostata. Acusou duas infiltrações extra prostatica. 30 dias após a cirurgia, psa <0,01 e mesmo assim meu oncologista me encaminhou para 2 meses de radioterapia e após 1 ano e dois meses, já fiz mais 4 exames de psa e manteve os valores <0,01. O meu questionamento após tanta pesquisa é, que agressividade é essa que constam no estadiamento se meus exames dão sempre normais. Há possibilidade de um exagero da patologista? Agradeço asua atenção, e gostaria do seu parecer. Antes eu não sentia nada segundo o medico foi um achado e no momento também estou ótimo. Um abraço e que Deus te abençoe sempre.

Olá!!! Estou muito preocupada,pois tenho um parente que o PSA dele deu alterado 67.40… o médico pediu a biopsia.séra que tem uma grnde chance de ter c.a maligna…estou muito aflitar,ele tem 75 anos…aguardo resposta…antecipadamente agradeço…

Estou com 48 anos e hà 1 ano atras meu PSA passou de 1,53 ng/ml para 2,11 ng/ml. Meu médico me deixou apavorado dizendo que provavelmente teria um tumor, que teria que fazer uma biópsia. Tenho receio de fazer este exame por suas complicações como ele me explicou. No mais apenas sinto que diminuiu o jato da urina. O que me sujerem? O brigado pela atenção. Um abraço.

Bom dia meu avô tem 80 anos, e fez o exame psa o resultado du 28, seria diagnóstico paraum CA?
aguardo resposta.
Obrigada
Clara

meu pai sebastiao tem 75 anos fez exame de prostata psa total 1,55ng/ml e psa livre 0,42ng/ml
obs:só que ele nao tem mais prostata
gostaria de saber qual o resultado ideal sem a prostata
na referencia esta tudo bem

tenho 56 anos, em 2003 rtu e constatou cancer de prostata na biopsia do resido raspado, entao fiz braquioterapia e 20 seçoes de radioterapian no intituto arnaldo vieira de carvalho ( santa casa de sp ) e hoje meu psa e de 0,20 livre e 1,65 total, corro algum risco ? faço acompanhamento periodico

gostaria de receber resposta ( ha no periodo do exame de psa estava com forte gripe e havia tomado alta dose de antibiotico.

0,001 de resultado do psa é bom

Olá , meu pai fez um exame PSA e o resultado foi 12,5 ng/dl.
ele tem 64 anos , e no ultimo ano emagreceu demais e ficou com imunidade baixa tendo repetidas vezes pneumonia.
Devo me preocupar com esta resultado? Gostaria de uma orientação quanto ao que fazer, pois ele depende do sus pra se tratar e tudo é muito demorado, mas quero poder ajuda-lo o quanto antes..ok..
Obrigada
CLAUDIA

meu pai tem o psa alterado, uma perna dele apresenta inchaço constante, isso pode ser proveniente de um tumor na próstata?

O PSA de meu irmão de 67 anos deu 17%. Gostaria de saber se há algum problema?

O PSA do meu irmão de 67 anos deu 17%, sendo que 13 dias antes do exame de sangue ela fez toque retal. Gostaria de saber se há algum problema com ele?

Tenho 40 anos e meu PSA total deu 3,97, o médico mandou esperar 2 dias e fazer um novo PSA total e livre, estou preocupado, corro algum risco de ter cancer?
Obrigado.

fiz o toque o doutor disse que minha prostata estava um pouco inchada e tambem um pouco endurecida fiz tambem psa-l
deu 4,43 psa56,2 tenho 46 anos e tenho certeza que não tenho nada não tenho medo da morte mas me cuido

5 anos atraz fiz serurgia radical de prostata nao fiquei com nen uma sequela nen de erecao enen urinaria uso meio viagra so para melhorar o desempenho .hoje meu psa deu 0.16 agora o mais recente 0.11 tenho 58 anos efaco controle de 6 em 6 meses pergunto; estou curado?

Oi. fiz cirurgia em Junho de 2006 tirei a prostata e agora o PSA chegou a 7.18 será que tem problemas? pq eu estou sendo medicado gostaria de uma resposta.
Abraços

Gostaria de saber, se psa 0,08 pos cirurgia de cancer da prostata e normal? O primeiro foi 0,03 com 90 dias pos cirurgia, 0,08 feito com 180 dias pos cirurgia.
Esta tudo bem?.

Aguardo retorno.

Obrigado…

Boa noite, Fátima Santana

Obrigado por acessar nosso site.

Por problemas técnicos, estamos com dificuldades de estabelecer contato com nossos leitores.

Quanto à sua solicitação: O psa que é medido em exames pós cirurgia de retirada total da próstata é produzido em tecidos de outros órgãos. Mesmo sendo normal a presença desses valores nos exames de psa, sugerimos que o paciente mantenha regularidade nas consultas com o urologista.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

Meu pai tem 84 anos e esta ja uns 4 anos em tratamento contra o cancer na prostata,o ano passado deu 3 e agora em fevereiro deu 8 o PSA,ele tem problema do caracao (coracao grande)sera que ele aguentara a quimio? o cancer avancou para os ossos? que exames tem que fazer para ter certeza que o cancer se avancou para os ossos?
obrigada.

Doutor, fiz meu psa em junho de 2010,psa total 3.9,fiz o toque e meu urologista diz q esta tudo normal, tenho 53 anos,fiz outro em 15 de janeiro de 2011, deu alterado, deu psa total 10,49, mais estava com infecçao urinaria tomei antibiotico e acabou as bacterias, meu urologista disse q poderia ser da infecçäo o aumento do psa, gostaria de saber se é possível isto acontecer,porque em menos de 1 ano triplicou, näo sinto nada urino normal,mais fui ter relaçäo e saiu sangue junto com o esperma, entrei em contato com meu urologista ele disse q isto era normal por casua da infecçäo, mas näo estou mais com infecçäo, estou muito preocupado gostaria q vc me orientasse o que fazer, ele pediu q eu fizesse uma biopsa, o que vc acha? Gostaria de uma resposta urgente,porque esse sangue no esperma esta me deixando sem sono. Obrigado e fica com Deus.

Fiz o psa e o resultado foi 3,81 ng/ml.
Como faço para calcular a taxa relacionada: psa total e psa livre.
Estou correndo risco de ter cancer na prosta.
Por favor responda-me.
Envie-me um email.

HÁ UM MÊS ATRÁS FIZ O PSA. RESULTADO: PSA LIVRE 0.48, TOTAL. 3.72 RELAÇAO LIVRE TOTAL 12.98%. FIZ O TOQUE.TUDO NORMAL. O MEU UROLOGISTA RECEITOU UM MES DE ANTIBIÓTICO. AO FINAL REFIZ O EXAME DO PSA. REULTADO: PSA TOTAL 2.85, LIVRE 0.38, RELAÇÃO LIVRE TOTAL 13.3%.
PERGUNTO, ESTÁ TUDO NORMAL, OU NÃO ?????

GARTO PELA RESPOSTA
IVO

Tenho 55 anos, desde os 50 venho fazendo exames PSA regularmente, sempre houve variação no psa live e total, no mês de julho fiz exames periodico, o psa livre deu 3,33 em janeiro fiz outro exame de psa o resultado não foi satisfatorio, o psa livre deu 5,57. Estarei viajando para BH e refazer os exames, inclusive fazer uma biópsia.

Com o aumento significativo no resultado do psa em tão pouco tempo, é possível que eu esteja com cancer? Ou pode ser uma inflamação.

Qual é o dignostico para uma pessoa de 67 anos.
psa total: 7,520
psa livre: 1,24
relacao psal/psat: 16,49%

ja fui operado de um tumor benigno, apos um ano apareceu na capa deixado um,tumor maligno fiz radio terapia e la se vao sete anos , meupsa atual e0,83 e0,18 qual aposibilidade de voltar o tumor. tomo andracur neste sete anos.

Bom Dia eu estou preoculpada o psa total do meu marido de 3.4 ng/ml ele esta dentro do risco de cancer fez o exame de toque e foi solicitado outro exame c/ biopsia ,pode me orienta p/ tranquiliza-lo.obrigado

tenho 56 ano fiz psa em out 2010 deu total 3.79 livre deu 0.35 fiz dinovo em mar 2011 psa total 4.21 livre 0.30 o medico mi passou um medicamento disse pra fazer psa aqui 3 meses ele falou que tenho inflamaçao na prostata mais o exame de urina nao acusa nada mim der uma informaçao sobre esse ultimo resultado e a % do psa total e o livre???

Quais os procedimentos para a realização do exame de SPA e como ele é realizado?

Tenho 40anos fiz o psa e o resultado foi 0,362ng/ml
é normal ??

Meu esposo fez cirurgia de próstata, constadando já um câncer, agora depois de 1 ano e 2 meses de operado ,fez o exame de rotina q/ é de 6 em 6 meses e constatou um aumento no P S A, isso é normal,pode ocorrer de o câncer voltar ou seja criar outro câncer. Eu e ele estamos muito preocupados, por favor me envie uma resposta. Muito obrigada! Deus abençoe!!

o resultado do exame de PSA deu 7,7 ele tem 81 anos é preucupante?

é uma benção esse site para que a principio possa ser tiradas nossas duvidas, meu marido fez(
PSA) especifico resultado 1,12 ng/ml valor ref. 4.0
especifico livre ””’ 0,29 ng/ml valor ref. 0.008
eu não consegui entender ?

esses valores são normais ou estão alterados muito obrigada

Boa noite, meu pai é negro, tem 77 anos, fumou por muito tempo e gosta de consumir bebida alcolica; nunca fez o TR. No mes passado sentiu fortes dores na barriga (abaixo do umbigo)e dificuldades em urinar, fez varios exames entre eles o PSA que registrou nível total de 30,6/ngdl. O urologista receitou um antibiótico a ser tomado por 21 dias (tambem omeprazol para proteger o estomago)e pediu novo exame de PSA total depois de 90 dias. É realmente este o procedimento correto? Meu pai pode ter cancer ter prostata e estar perdendo tempo com a medicação?

Estou preocupada.

Em 40 dias, o resultado de PSA subiu de, 5,3 para 9,81, isso me deixou preocupado. Sou muito jovem, ainda com 43 anos, venho fazendo exames desde os 40 anos. Estou com consulta marcada com o urologista daqui a dez dias. Já sinto muitas dores na coluna e no abdômen do lado direito, dói todos os dias. Estou preocupado em estar com câncer na próstata, devo aguardar a consulta? Ou procurar um outro médico com urgência?

Obrigado, fico no aguardo.

Tenho 52 anos no meu exame de PSA deu resultado 50,538 ng/ml

Estou com cancer ?

bom dia o meu esposo fez o exame o resultado deu 1;62ng/ml eu estou preocupada pois ele tem 80 anos

Tenho 55 anos e todo ano faço exame de toque e psa, ano passado o psa total deu 2,05 e este ano deu 2,84 com relação psa livere/total igual a 21,40% o indicativo é biopsia?

Boa Noite,
Meu sogro foi diagnosticado com cancer de próstata, depois de PSA elevado e uma biópsia. Está em fase inicial e deveria fazer a cirurgia mas descobriu um tratamento alternativo com o Canova e desistiu de operar. É seguro ele se tratar somente com o Canova? Somente exames mensais de PSA são suficientes pra saber se o tratamento está funcionando?
Obrigada.

Meu pai tem 72 anos de idade, o PSA deu 45.6 ng/ML, já foi diagnósticado o câncer de próstata com mestástese nos ossos, neste caso é indicado a cirurgia, já que não foi recomedado a quimioterapia?

Doutor peço-lhe o favor de me dar um parecer sobre os resultados do exame de meu marido, estou muito temerosa.
Testosterona total 529, globulina lig.hor.sexuais 18, psa livre 0,810, antígeno prostático específico-psa 4,5, relação psa livre/psa total 18.
Há 3 anos vem tendo muita dificuldade sexual e, se curou de Peyroni já há bastante tempo, graças a Deus.
Atenciosamente aguardo anciosa uma resposta. Obrigada.

Fiz exame da protata e deu estes resultados:a prostata apresenta superficie regular e textura heterogenia, tendo como diametros 53x45x38mm, com peso estimado de 48g. O PSA maximo esperado, baseado no volume prostatico e 5.69ng|ml.Foram visualizadas imagens hiperecogenicas, medindo 10mm 6mm e 5mm. O exame antigeno prostatico especifico (PSA). resultado 2,840ng|ml queria ter uma opiniao de hum especialista obrigado.

Dr. Aqui descrevo os resultados dos exames realizados, porém preciso da opinião do especialista, pois tenho tentado contato com meu médico, sem sucesso:
Idade 50 anos; Exame de toque retal considerado normal – informando que a próstata se apresentava sem rigidez ou endurecimento.
No exame PSA:
PSA Total – 2.97 ng/mL
PSA Livre – 0.30 ng/mL
Relação PSA Livre/PSA Total – 10.1%

Esta leitura do percentual de relação entre PSAs Livre e Total, indicaria algo com o qual devo me preocupar?

Preciso de orientação, pois se isso indicar sinais de problemas tenho que buscar auxílio com urgência.

Espero receber sua preciosa avaliação.
Grato.

Bom dia, Gilnei de Lima

Obrigado por acessar nosso site.

A Revista VIGOR – movimento e saúde é uma publicação da Thesaurus Editora de Brasília. Como somos muito lidos, profissionais e instituições de pesquisa e ensino nos enviam artigos e comunicados para publicação.

Infelizmente, somente agora acessamos seu e-mail. Diariamente, recebemos centenas de mensagens de nossos leitores solicitando informações. Como atendemos a todos seguindo a ordem de entrada em nossa caixa de mensagens, temos dificuldades de responder com a rapidez que alguns necessitam.

Segundo informações obtidas com o Exame – Medicina Laboratorial, Brasília, os valores de referência (protocolo de Öesterling et al.) para o PSA Total relacionados à idade são:

* Até 49 anos = até 2.5 ng/mL
* 50 a 59 anos = até 3,5 ng/mL
* 60 a 69 anos = até 4,5 ng/mL
* acima de 70 anos = até 6,5 ng/mL

Para o PSA Total = 1,00 ng/mL
Para o PSA Livre = 0,19 ng/mL
(método: Imunoensaio eletroquimioluminescente)

Observações:

1. Um dos critérios recentes para interpretação da relação PSA Livre/PSA Total é o de considerar normais os valores acima de 18%;
2. A relação PSA Livre/PSA Total não será calculada quando o PSA Total estiver abaixo de 2,0 ng/mL ou acima de 20,0 ng/mL.

Sugerimos que consulte regularmente o médico que solicitou o exame.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

Fiz o PSA-LIVRE ANTIGENO PROSTATICO ESPECIFICO
Tenho 58 anos,há 02 anos atrás apareceu um nodulo na prostata, meu médico mandou fazer biopsia, deu negativo.
Agora fiz o PSA- LIVRE deu 0,51 ng/mL
O valor de referencia é 0,450 ng/mL
Isso significa o que?
Agradeço seu retorno.
Obrigado
Antonio Goulart

O meu pai fez um psa com resultado de 5,13 ele tem 72 anos, será esse resultado normal? obrigado.

Bom dia, Alda Carvalho

Obrigado por acessar nosso site.

A Revista VIGOR – movimento e saúde é uma publicação da Thesaurus Editora de Brasília. Como somos muito lidos, profissionais e instituições de pesquisa e ensino nos enviam artigos e comunicados para publicação.

Infelizmente, somente agora acessamos seu e-mail. Diariamente, recebemos centenas de mensagens de nossos leitores solicitando informações. Como atendemos a todos seguindo a ordem de entrada em nossa caixa de mensagens, temos dificuldades de responder com a rapidez que alguns necessitam.

Segundo informações obtidas com o Exame – Medicina Laboratorial, Brasília, os valores de referência (protocolo de Öesterling et al.) para o PSA Total relacionados à idade são:

* Até 49 anos = até 2.5 ng/mL
* 50 a 59 anos = até 3,5 ng/mL
* 60 a 69 anos = até 4,5 ng/mL
* acima de 70 anos = até 6,5 ng/mL

Para o PSA Total = 1,00 ng/mL
Para o PSA Livre = 0,19 ng/mL
(método: Imunoensaio eletroquimioluminescente)

Observações:

1. Um dos critérios recentes para interpretação da relação PSA Livre/PSA Total é o de considerar normais os valores acima de 18%;
2. A relação PSA Livre/PSA Total não será calculada quando o PSA Total estiver abaixo de 2,0 ng/mL ou acima de 20,0 ng/mL.

Sugerimos que consulte regularmente o médico que solicitou o exame.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

Tenho 83 anos. Em 1004 (há 17 anos, fiz prostactonia radical. Desconheço os PSA até 2002 quando por retenção urinária fui operado atravez para uretra e daí em diante fui fazeno os meus exames de PSA e medicado com Zaladex e Flutamina davam resultados abaixo de zero mas ao fim de cerca de dois anos subiam subiam gradualmente até cerca de 9. Deixei de fazer os exemes e consequentemente os tratamentos e fiz agora um exame de deu 14.14. `Significa algo de grave?

Bom dia, Antnônio Ruas

Obrigado por acessar nosso site.

A Revista VIGOR – movimento e saúde é uma publicação da Thesaurus Editora de Brasília. Como somos muito lidos, profissionais e instituições de pesquisa e ensino nos enviam artigos e comunicados para publicação.

Infelizmente, somente agora acessamos seu e-mail. Diariamente, recebemos centenas de mensagens de nossos leitores solicitando informações. Como atendemos a todos seguindo a ordem de entrada em nossa caixa de mensagens, temos dificuldades de responder com a rapidez que alguns necessitam.

Gostaríamos de destacar que a internet não é o melhor caminho para resolver os problemas relacionados à assistência médica de emergência. Procure sempre um médico especialista.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

è muito bom acabar com o preconceito e o medo de fazer o mesmo artigo escrito acima,porque,muitos homens tem a pròtata e não sabem por medo do exame outros não fazem por causa do preconceito,isto deve ter sido quebrado algumas pessoas colocam maldade quando o homem vai procurar o mèdico para fazer o exame.tais maldades são dos pròprios “amigos” que não sabem se tem ou não a pròstata e nem querem saber disso não querem procurar o mèdico.acho eu necessàrio os mesmos serem os primeiros a procurarem mèdicos para o exame para não haver mais a maldade sobre o exame.

Olá! boa noite!
Meu pai tem 83 anos e em 10/2000 ele fez o primeiro exame de próstata deu aumento do PSA, o médico fez uma raspagem na próstata e em seguida fez 35 sessões de radioterapia e tomou o androcur por 3 anos, depois o médido suspedeu toda medicaçao e desde dessa época ele vem fazendo o exame de PSA, essa semana ele fez o exame e o resultado foi:
PSA Livre 0,037
PSA Total 0,372
Porcentagem Livre Total 9,95%
Por favor me responda se está normal ou se deu alguma coisa.Pois na época ele passou muito mal com a radioterapia, fico preocupada de ter que fazer novamente,
desde Já agradeço.

Tenho sescenta anos e a cinco não vou a um urologista, apesar de ser médico conceituado e bastante conhecido, ele nunca me fez um toque retal. Faço o PSA desde os quarenta e cinco anos e a exatamente noventa dias fiz o exame conforme abaixo:

PSA – ANTIGENO ESPECÍFICO PROSTÁTICO TOTAL
Resultado______________________0.52 ng/ml
método: Quimiluminescência.

Visito regularmente médico clínico e aleitura do exame, segundo êle está dento do quadro de normalidade.
Estou sentido ardencia e micção ireegular, já marquei consulta com outro UROLUGISTA, porém estou preocupado; Se possível gostaria de ouvir opinião de VIGOR.

Grato;
José P. Sobrinho.

Fiz uma cirurgia de RTU. Antes da cirugia foi feito exame de PSA, cujo valor foi de 6,8. Após dignóstico de BIÓPSIA, que foi normal, e sendo confirmado aumento da prótata foi marcado a cirurgia de RTU. Após 12 meses retornei para uma reavaliação, que após exame deu o resultado do PSA em 4,8. Foi feito exame de toque, que, segundo o médico estava normal. Tenho 65 anos e gostaria de saber se esse resultado do PSA é motivo de preocupação ou se é normal para a minha idade após cirugia mencionada acima ?
Aguardo uma resposta, obrigado.

oi meu pai fez exame psa e o resultado deu 12,60 ng/ml pode ser cancer?

Boa tarde, Aline

Obrigado por acessar nosso site.

A Revista VIGOR – movimento e saúde é uma publicação da Thesaurus Editora de Brasília. Como somos muito lidos, profissionais e instituições de pesquisa e ensino nos enviam artigos e comunicados para publicação.

Infelizmente, somente agora acessamos seu e-mail. Diariamente, recebemos centenas de mensagens de nossos leitores solicitando informações. Como atendemos a todos seguindo a ordem de entrada em nossa caixa de mensagens, temos dificuldades de responder com a rapidez que alguns necessitam.

Gostaríamos de destacar que a internet não é o melhor caminho para resolver os problemas relacionados à assistência médica de emergência. Procure sempre um médico especialista.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

Psa total – ultra sensivel 7,62 ng/ml
Psa livre – 0,66 ng/ml
PSA Livre/PSA Total – 8,66 %

Quero saber quanto aos valores de referencias estao normais ou não. Atenciosamente. Aguardo mensagens.

meu esposo fez o exame de toque e o psa, o de toque deu normal, mais o psa deu 20,9 muito alto, ele repetiu outra vez e deu o mesmo valor, fui em outro medico e mostrei os resultados anteriores e ele receitou infectrin f se nao baixasse ele iria fazer 3 biopsias,e se nessas 3 desse negativa era comprovado que ele nao tinha cancer, mas graças a DEUS ele tomou o infectrin durante 10 dias repetimos o exame e deu 1,4 pulei de alegria amanha levarei para o medico ve. por isso nao se asuste se o psa der alterado pois varios outros problemas faz com que altere.

Olá,amigos boa noite góstaria muito da ajuda de vocês com muito custo levei meu pai no médico e o resultado não foi nada bom à medica me disse que á próstata dele está muito aumentada ele fez o psa e deu um valor muito acima do permitido e recomendou urgência nos exames de ultra-som retal, isso significa que ele pode estar com câncer na próstata,por favor me ajudem.Muito obrigada.

psa livre 0,11 e psa total0,311 e considerado alto tenho 58 anos

Boa tarde, Valdomiro

Obrigado por acessar nosso site.

A Revista VIGOR – movimento e saúde é uma publicação da Thesaurus Editora de Brasília. Como somos muito lidos, profissionais e instituições de pesquisa e ensino nos enviam artigos e comunicados para publicação.

Segundo informações obtidas com o Exame – Medicina Laboratorial, Brasília, os valores de referência (protocolo de Öesterling et al.) para o PSA Total relacionados à idade são:

* Até 49 anos = até 2.5 ng/mL
* 50 a 59 anos = até 3,5 ng/mL
* 60 a 69 anos = até 4,5 ng/mL
* acima de 70 anos = até 6,5 ng/mL

Para o PSA Total = 1,00 ng/mL
Para o PSA Livre = 0,19 ng/mL
(método: Imunoensaio eletroquimioluminescente)

Observações:

1. Um dos critérios recentes para interpretação da relação PSA Livre/PSA Total é o de considerar normais os valores acima de 18%;
2. A relação PSA Livre/PSA Total não será calculada quando o PSA Total estiver abaixo de 2,0 ng/mL ou acima de 20,0 ng/mL.

Sugerimos que seu marido consulte o médico que solicitou o exame.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

Muito bom os comentários isto porque desperta e dar um pouco de coragem a fazer os exames tanto o PSA como o toque retal muito incomodo para o homem, mas o bom é viver portanto,vamos fazer os exames.

MEU PAI TEM 56 ANOS, FEZ O EXAME DE PROSTÁTA E RECEBEU O RESULTADO ESPECÍFICO : 3,309ng/mL.
O que isso quer dizer?

Obrigado pela a materia muito escladedora .
Gostaria de saber se os resultados dos exames de sangue de psa total e livre detectar a normalidade , não necessario fazer o toque retal , pois foi que o urulogista fez comigo, é certo isso?.

estou com a minha próstata alterada, esta com 59,9 cm , e tenho 54 anos, isso é sinal de perigo? o que devo fazer?

Tenho 62 anos e meu último PSA foi de 2,4 (valores repetitivos no decorrer de 1 ano).
Apresento os sintomas de HPB(hiperplasia Prostática benigna).
Fui a 2 médicos. O médico “A” pediu biópsia urgente; o médico “B” não demonstrou essa preocupação, confiou apenas no PSA e toque.
Pergunto se o medicamento DOXAZOSINA poderá ocasionar complicações caso tenha na realidade Neoplasia, (ou Câncer de Próstata)??

Boa tarde, José Darci

Obrigado por acessar nosso site.

A Revista VIGOR – movimento e saúde é uma publicação da Thesaurus Editora de Brasília. Como somos muito lidos, profissionais e instituições de pesquisa e ensino nos enviam artigos e comunicados para publicação.

Infelizmente, somente agora acessamos seu e-mail. Diariamente, recebemos centenas de mensagens de nossos leitores solicitando informações. Como tentamos atender a todos seguindo a ordem de entrada em nossa caixa de mensagens, temos dificuldades de responder com a rapidez que alguns necessitam. Hoje, temos mais de 1700 mensagens de leitores solicitando informações.

Gostaríamos de destacar que a internet não é o melhor caminho para resolver os problemas relacionados à assistência médica de emergência. Procure sempre um médico especialista. Não use medicação sem a indicação de um profissional habilitado.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

como é feito o ezame de psa nas pessoas..

meu marido fez exame de próstata e disse que esta tudo normal mais vai fazer outros exames só pra prevenir e disse pra ele passar 20 dias sem ter relações e tomar medicamento é normal? pois ele disse que não tem nada por favor mim responda fico agradecida

Fiz exame de sangue a um mês antraz e o resultado foi 5.10
não sinto nada urino normal a não ser quando estou dirigindo por mais de 3 horas e ficando com vontade de urinar , tenho que fazer força da impressão de ter uma pedra na bexiga ,mais isso é muito raro acontecer, depois fica normal, sou diabético controlado .Tenho 68 anos, sou branco , teno uma ótima relação sexual,e as vezes me masturbo .
Gostaria de receber resposta pelo meu e-mail.
Gostei da matéria do site.
Obrigado em 29/8/11

Minha dosagem serica de PSA – Antigeno Prostatico Especifico apontou 13,32 ng/ml
tenho 52 anos de idade.

PSA Livre apontou – 0,90 ng/ml sem indicação percentual.

Para o primeiro foi quimioluminscencia
Para o segundo foi Soro

Peço por favor uma avaliação dessa minha situação… Obrigado

meu pai deu o psa 6,0 e a transretal deu aumento leve prostatico pode ser alguma coisa seria.aguardo resposta obrigado.

meu tio fez o psa e o resultado foi 6,03.A ultra som deu tudo normal e o exame do toque de tudo normal também, tem algum risco com o psa.

o resultado do exame do meu pai foi 11,965ng/ml ele tem câncer? ele tem também infecção urinaria,isso pode enfluenciar o resultado? ele tem 57 anos.

dr.estou com ant.prost.espec.gtotal 7,04 ag.prost.esp.frac.livre 0,61 e psa total de 0,09 aguardo resposta,obridado.

Boa noite. Meu pai apresentou no exame de psa o valor de 22,8. Será que corre o risco de ter câncer? Ele fez uma biosia e o resultado sai em 1 mês. Por favor, responda-me.

Tenho 54 anos e achei muito interessante e esclarecedoras as informações que li nesta matéria. Agradeço e elogio as pessoas responsáveis.

Os comentários estão encerrados.