Crianças pequenas podem usar aparelho ortodôntico?

É no fim da dentição mista – fase em que se trocam os dentes-de-leite pelos permanetes – que se opta pelos aparelhos para corrigir posições dentais erradas já instaladas.

É comum ver crianças pequenas com aparelhos ortodônticos. Com a perda dos dentes-de-leite e o nascimento dos dentes permanentes, em geral já tortos, é natural que os pais fiquem em dúvida, afinal, deve-se ou não optar cedo pelo uso do aparelho?

Conforme explica a equipe de ortodontistas da Odontoclinic, rede com mais de 50 clínicas no Brasil, a avaliação ortodôntica inicia-se entre os cinco e os seis anos de idade, com o acompanhamento da Odontopediatria, com a finalidade de prevenção a futuros problemas ortodônticos. O aparelho ortodôntico pode ser usado tanto para correções estéticas quanto para prevenir e sanar problemas ligados à saúde. Por isso é necessária a avaliação tanto do odontopediatra quanto do ortodontista.

Enquanto a criança possui apenas dentes-de-leite não é recomendado o uso do aparelho. Somente no início da dentição mista, que é a fase em que começa a troca dos dentes, os aparelhos são indicados para prevenir problemas como a falta de espaço para o nascimento do dente permanente, entre outros. É no fim da dentição mista que se opta pelos aparelhos para corrigir posições dentais erradas já instaladas.

A Odontoclinic explica que quem indica o uso do aparelho ortodôntico na idade ideal é o ortodontista, após a análise de exames radiográficos e moldagens dos arcos dentais. É como se este especialista fizesse uma ‘documentação’ da criança, com imagens e laudos que revelam o tipo facial, a posição dos dentes, o crescimento ósseo e outros elementos que mostram se o ideal é colocar o aparelho fixo ou o móvel.

Sem esta avaliação criteriosa, podem surgir problemas: a criança que usa aparelho na fase de crescimento e maturação óssea errada – e não necessariamente em idade incorreta, já que cada um tem características físicas diferentes – pode ter o crescimento ósseo de uma região do arco freada e o nascimento dos dentes permanentes retardado ou até impedido.

Para finalizar, a Odontoclinic dentista aconselha os pais: as crianças devem ser acompanhadas, sempre que possível, de maneira interdisciplinar, isto é, sendo avaliadas por fonoaudiólogo, odontopediatra, médico pediatra e ortodontista, pois hoje é muito comum apresentarem doenças respiratórias, como Rinite Alérgica, que provocam a respiração bucal. Doenças como esta atrapalham o desenvolvimento ideal da criança porque dificultam até mesmo a prática de esportes, essencial para o bom desenvolvimento infantil.

 

 

Conheça as especialidades oferecidas pela Odontoclinic:

Ortodontia: A Ortodontia é uma especialidade da Odontologia que cuida da prevenção e do tratamento dos problemas dos dentes em má posição nas arcadas dentárias, por meio do uso de aparelhos ortodônticos. O motivo que leva o paciente ao uso de aparelho de correção nem sempre é de ordem estética; também pode ser de saúde.

Clínica Geral: Um clínico geral atua em todas as especialidades, de modo especial em Dentística e Prevenção. A Dentística Restauradora é a especialidade que restaura os dentes a partir de materiais manipulados em consultório. Seu objetivo principal é restabelecer a forma, função e estética perdidas. A significativa evolução dos instrumentais e materiais odontológicos levou gradativamente à substituição dos processos artesanais, dolorosos e agressivos. Tal fato permitiu a permuta do amálgama por resinas compostas fotopolimerizáveis de última geração.

Endodontia: É o tratamento e remoção do tecido vivo do dente, localizado na câmara pulpar: a polpa dentária. Esta é atingida geralmente por um processo de cárie, e, quando removida, é substituída por uma pasta obturadora.

Periodontia: A Periodontia trata dos assuntos relacionados ao periodonto, que é composto pelas gengivas, pelo osso de suporte (onde o dente se encaixa na maxila e na mandíbula), pelas fibras periodontais, que ligam o dente ao osso e dão suporte às gengivas. No início da sua existência como especialidade, a Periodontia contava somente com instrumentos manuais grosseiros para raspagem, no entanto, ela se desenvolveu com o uso de instrumentais, dispositivos e aparelhos como o ultrassom e jato de bicarbonato.

Cirurgia Oral Menor: É o tratamento cirúrgico de algumas anomalias existentes na boca. São cirurgias simples realizadas no consultório, que exigem anestesia local, como extrações, remoção cirúrgica do freio labial superior e/ou freio lingual inferior, remoção de cistos, biópsias na cavidade oral, cirurgias bucais de pequeno porte e pequenas correções ósseas.

Odontopediatria: A Odontopediatria é a especialidade que trata de crianças e adolescentes, que cresceu e se modernizou, aliando-se com a psicologia para melhor atender e lidar com o comportamento infantil, proporcionando tratamentos cada vez menos traumáticos e mais agradáveis às crianças, buscando manter sadios, funcionais e bonitos os elementos dentários decíduos ou temporários, até o momento da sua substituição natural.

Prótese: O tratamento de prótese tem como objetivo substituir um dente ou um conjunto deles, perdidos ou ausentes, por dentes artificiais. Existem vários tipos de prótese, confeccionados em diversos materiais.

Implantodontia: Implante dental é a colocação de um cilindro dentro do osso para substituir uma raiz perdida. Sobre esse parafuso é colocado um dente artificial (prótese). A opção por implante é do paciente, mas deve ser orientada pelo seu dentista.

Radiologia Odontológica: É o conjunto de técnicas que possibilitam uma visão dos elementos dentais e tecidos ósseos, proporcionando uma visão abrangente do paciente e permitindo um exame com maior detalhamento.

 

Informações:

Em Pauta Comunicação

Simone Valente – (11) 5511-6149 / 7666-7022

Cristina Thomaz – (11) 5565-6070 / 9666-5932

empauta@empautacomunicacao.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Meu filho (Nicolas) tem 3 anos, e quando ele acabou de fazer 2 anos ele caiu e bateu a boca na na quina da cama e os dois dentinhos foram introduzidos para dentro da gengiva. Vai fazer um ano em abril de 2009 esse acotecimento, um dos dentes não quer sair para fora esta dentro da gengiva, só um dentinho esta voltando ao normal. A o meu filho chupa dedo tembém e isso esta também impedindo o desenvolvimento desse dente que esta la dentro da gengiva até hoje. As perguntas são essas.

Sera que o meu filho pode usar aparelho com essa idade (3 anos)?
como que eu faço para o meu filho para de chupar o dedo polegar, por que isso esta impedindo o crescimento dos dentes? eu já fiz de tudo coloquei pimenta, já enfachei já fiz de tudo um pouco até brigar com ele em voz alta para ele não chupar dedo . Não sei o que eu faço mais, preciso de uma solução para esse caso preciso arrumar os dendes do meu filho para que no futuro ele possa ser feliz, por que nosso cartão postal é o sorriso.

meu filho tem 07 anos ainda nao trocou todos os dentes de leite sera q ja pode colocar aparelho os dentes da frente sao bem tortos e estao nascendo um por cima do outro

gostaria de saber se quem tem dente de leite pode usar aparelho fixo? pois eu tenhu 20 anos e ainda tenhu dentes de leite e ate agora nao tem nenhum sinal do outro. e gostaria de saber se eu possu usar aparelho fixo mesmu tenhu esses dentes de leite.poderia mandar a resposta para meu email raysaandrielle_vc@hotmail.com

Tenho uma filha de 07 anos ela está trocando os dentes, o ortodontista após fazer alguns exames de raio x indicou um aparelho pois ela está com a mordida cruzada e com falta de espaço

minha filha tem 06 anos e já vai usar aparelho móvel para corrigir a falta de espaço entre os dentes. tenho duvida se isso pode prejudicar a sua dentição, uma vez que ela estuda em periodo integral e muitas vezes não é cobrado do aluno a escovação, até por falta de tempo entre uma aula e outra. Isso pode provocar danos ao dente? o período de 02 anos está na média?

no aguardo
Gislene

Minha filha tem 8 anos e está começando a colocar aprelhos para algumas correções dentárias e vai precisar fazer uma cirurgia de freio lábial, gostaria de saber se é normal este tipo de tratamento com cirurgia nesta idade ou deveria ser mais tarde??

meu filho tem 1 ano e 8 meses caiu coma boca em cima do puxador d cozinha perdeu os 2 dentinhos da frente posso colocar um parelhilho para a falta do dnte de leite ate vir os deles permanentes??

olá..minha filha tem 6 anos e está usando aparelho móvel para corrigir a falta de espaço entre os dentes.Ela só trocou dois dentes até agora..é precoce o uso?pode fazer algum mal?ela está usando à 2 meses..aguardo seu parecer.obg.

Ola, minha filha acabou de completar 4 anos e tem a mordida bem aberta porque chupa o polegar, ja fiz de tudo pra que ela pare com o habito, mas nao consigo, converso muito com ela e explico que isso esta prejudicando os dentinhos dela, recentemente a levei em uma dentista e ela disse que ja pode iniciar o uso do aparelho, mas acho minha filha muito novinha pra isso acho que la nao se adaptaria. E possivel uma crianca de 4 anos usando aparelho ortodontico???

Meu filho tem 8 anos e , por conta de problemas ligados à adenóide, seus dentes ficaram expostos. Tenho pensado em procurar um ortodontista para avaliar o caso. Nessa idade é recomendável o uso de aparelho ortodôntico?

Ola,tenho uma filha de 1ano e 8 meses e os dentinhos de cima dela sao para dentro e os debaixos estao bem pra fora gostaria de saber se existe algum tratamento ortodontico para isso.aguardo resposta.

Olá eu tenho 28 anos e miinha filha a caçula tem 10 ela pode usar aparelho nos dentees ?
Só que ella choroou falando que não queriia botar pq uma amiga minha e dela usa i ela abriiu a boca e falou com miinha fiilha que dói muitooO
Já a minha filha mais velha de 14 anos ella está com ciúmes porque Letícia(minhafilha) vai botar e ella não, eu já levei ella no dentista e o dentista falou que não precisa ella tá doiidinha querendo botar em quanto minha fiilha Letícia chora prá não botar
Galera vou lá levar miinha fiilha no dentista BzO to atrazada

Olá, tenho uma filha de 1 ano e meio, e venho percebendo que os dois dentinhos superiores da frente estão muito separados. Ouvi dizer que pode ser o freio que está colado na gengiva e que isto pode acarretar essa separação. Realmente percebi que o freio fica bem coladinho na gengiva dela. Há necessidade de fazer uma cirurgia para descolar a gengiva, ou ela descola naturalmente. Obrigada!

oi meu filho vai completar 8 anos tem uma má formaçao a parte de baixo da mordida se desenvolve mais que a de cima nesse caso ele e obrigado a usar aparelho?

eu queria saber se com 10 anos ja pode botar aparelho

oi eu tenho dez ans e eu vou colocar aparelhos será que pode
mas eu tenho quase tudo ja caido só falta uns 3 de leite
pode ou não pode ai eu to com medo..
rsrsrs

gente eu quero colocar um colorido sera que aonde eu vou colocar tem?
ou se eu posso colocar em
me fale..
rsrsrs

olá minha filha tem 5 anos. mais ja esta mundando os dente mas ta nascendo um pouco tortinho sera que posso leva pra colocar aparelho com 6 anos ou 7 bjs adriana

Olá, eu gostaria de saber se com quantos anos pode botar aparelho?! Obrigada, Paulla

oi tenho 8 anos mais nao preciso botar aparelho na escola minha amiga barbara fala que eu nao preciso

olá tenho 8 anos e preciso botar aparelho para juntar os meus dentes porque fica orrivel quando eu vou sorrir

Bom Tarde, meu filho tem 8 anos eu gostaria de saber se ele pode utilizar o aparelho, pois ele é muito dentuço.

Oi eu tenho 11 anos de idade,pois eu vou precisar colocar aparelho entao eu qeria saber a patir de que idade pode colocar aparelho?
Mt obrigada

Minha filha tem 6 anos e meio e iniciará a usar aparelho móvel para correção da oclusão e arcada dentária. Nãopossui nenhum dente fixo mas tão somente de leite. Cairam quatro dentes. É necessário nessa idade?? causará algum mal?? por favor se puider me responder agradeço

eu quero porque mues dentes sao em cavalados ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Olá, meu filho tem 9 anos e seus dentes estão totalmente tortos, sendo que ainda não cairam todos os dentes de leite; gostaria de saber se ele ja pode colocar o aparelho ortodontico?

Aguardo respostas

Ola, minha filha tem 1 ano e 8 meses. Fui escovar os dentinhos dela e notei que o freio labial superior esta grudado na gengiva, só que ñ estava assim a um tempo atraz. Como isso é possivel? é normal? Sera que precisara de cirurgia e ela pode ser feita nessa idade?
Fico no Aguardo, Grata Stephanie

Os comentários estão encerrados.