Uma dieta equilibrada pode prevenir o aparecimento do cálculo renal?

O cálculo renal, conhecido popularmente como ‘pedra nos rins’, pode provocar um quadro agudo de dor tipo cólica, mais freqüente nos homens do que nas mulheres e provoca um sofrimento inesquecível para ambos.

A dor causada pelo cálculo renal quando em vias de eliminação é muito forte, aguda. “É uma dor lombar alta, unilateral, pois raramente se manifesta nos dois lados das costas. Diferente da dor crônica, esta irradia-se pelo flanco (região lateral do abdômen), pela pelve e pode se refletir nos genitais , à medida em que o cálculo progride pelas vias urinárias”, explica o Dr. Ricardo de La Roca.

Além da dor intolerável, que faz até com que alguns pacientes desfaleçam, este quadro está relacionado também a outros sintomas, tais como: vômitos, febre, dor para urinar, sangue na urina, mas o sintoma clássico é mesmo dor aguda, forte e intensa que muitas mulheres comparam à dor de parto. “Na verdade, entre as dores que podem ocorrer nas costas e no abdômen, talvez esta seja mesmo a de maior intensidade”, observa o médico.

 

Diagnosticando

Para ter a certeza de que se trata de um caso de cálculo renal, o urologista se baseia na cólica renal clássica apresentada nos momentos de crise. “Entretanto, alguns pacientes têm cálculo renal sem dor ou com dor leve lombar, o que é muito perigoso. Há casos em que a pedra migrou para o ureter, provocou um pouco de dor, que desapareceu depois de algum tempo, apesar de ela não ter sido eliminada. Isso pode causar a obstrução das vias urinárias, colocando em risco o rim do paciente”, alerta o Dr. Ricardo de La Roca.

O exame de urina, um ultrassom das vias urinárias ou, em casos especiais, uma tomografia helicoidal “multi-slice” são vitais para o diagnóstico preciso da doença.  O especialista ressalta que cálculos pequenos, de até 5 mm, têm 75% de chance de serem eliminados em até 10 dias após o aparecimento dos sintomas, mas o correto diagnóstico é muito importante para diferenciar este quadro de: apendicite, inflamação ou perfuração intestinal, inflamação e infecção ginecológica dos anexos, dentre tantas outras possibilidades.

 

O papel da dieta

 ”O cálculo renal pode ter origem hereditária em cerca de 40% dos pacientes. Os 60 % restantes podem apresentar algum distúrbio metabólico que faz com que os cristais, normalmente eliminados pela urina, se precipitem e formem a pedra”, afirma o urologista. São dez os erros metabólicos conhecidos, sendo que a hiper-absorção de cálcio pelo intestino, é apenas um deles, passível de correção com uma dieta rica em cálcio. Nas outras nove possibilidades, além de mudanças na dieta alimentar, é necessário correção com medicação ou suplementação mineral.

Alguns cálculos são decorrentes do excesso de ácido úrico ou oxalato de cálcio na urina, de infecções urinárias de repetição, de falta de citrato ou de uma doença chamada cistinúria. Em mais de 50% dos casos, seja em homens, seja em mulheres, eles são formados por oxalato de cálcio. “Feito o diagnóstico, recomenda-se uma avaliação metabólica porque a abordagem terapêutica e o prognóstico podem ser diferentes de acordo com o tipo de cálculo”.

Para saber o tipo de cálculo, é necessário fazer a análise laboratorial da pedra expelida pelo organismo. “Como nem sempre isso é possível, pode-se recorrer a exames de urina e sangue para estabelecer as dosagens de oxalato ou fosfato, do cálcio sérico e urinário, do ácido úrico, da cistina ou do citrato presentes no organismo”, diz o Dr. Ricardo de La Roca.

Cada tipo de cálculo demanda uma abordagem específica de tratamento. Para evitar a formação de novos cálculos pode-se recorrer a tratamentos não farmacológicos e a tratamentos farmacológicos. “Se o paciente apresenta algum distúrbio metabólico intestinal, interferir na dieta, por exemplo, pode ser a melhor solução”.

Alguns fatores dietéticos estão relacionados com a maior produção de cálculos renais, explica o médico. “Reduzir a ingestão de sal tem efeito benéfico sobre a formação de cálculos. A mesma coisa acontece com as proteínas. Dietas hiper-protéicas favorecem o aparecimento de pedras nos rins se o erro metabólico apontar para esta causa. A ingestão de líquidos também deve ser maior, de dois a três litros por dia, o necessário para urinar pelo menos dois litros por dia”. O ideal é que essa ingestão de líquidos seja homogênea durante as 24 horas.

O médico também alerta para o fato de que os refrigerantes ricos em fosfato e o suco de tomate, se tomados todos os dias, em pacientes propensos favorecem a formação de cálculos renais. Em relação aos medicamentos, ele faz uma ressalva em relação à vitamina C. “A vitamina C que muitas pessoas tomam regularmente porque acham que é bom para a saúde, em altas doses, estimula a excreção de oxalato que pode provocar aumento na frequência dos cálculos. Por isso, a automedicação com vitamina C, em grandes doses e por longo período de tempo, deve ser evitada”.

 

Para tratar

Cálculos renais provocam dor tão intensa que o paciente, muitas vezes, precisa de internação hospitalar imediata, e, algumas vezes, tem que ser submetido a um procedimento cirúrgico. “O grande perigo está na obstrução assintomática que leva à perda da função renal, nas infecções urinárias de repetição e no cálculo constituído por fosfato, amônia e magnésio, de grandes dimensões, chamados coraliformes, que comprometem todo o interior do rim”, explica o urologista Ricardo de La Roca.

No momento da dor, o mais importante é a analgesia. O paciente pode tomar os remédios em casa, mas se a dor aumentar deve ir para o pronto-socorro e, conforme o caso, ser internado. “Os primeiros medicamentos indicados são os analgésicos, os antiespasmódicos e os antiinflamatórios. Muitas vezes, eles não bastam para controlar a dor e o paciente eliminar o cálculo. Como podem ocorrer vômitos quando ela é muito forte, é preciso prescrever medicação injetável.” Dor persistente, porém, exige a aplicação de derivados da morfina e internação hospitalar por um período de tempo variável.

Os cálculos pequenos, de no máximo 5 mm, passam na maior parte das vezes, pela via urinária sem maiores problemas. “O paciente é mantido sob analgesia até eliminá-los e depois tratado eletivamente”, diz o Dr. Ricardo de La Roca. Cálculos maiores podem ficar retidos no ureter. “Nestes casos, a dor é mais intensa e prolongada e o caso demanda outro tipo de intervenção para que sejam retirados, como a litotripsia extracorpórea por ondas de choque, que  consiste em um bombardeio direcionado para o local onde está o cálculo. Estas ondas quebram, ‘explodem’ a pedra e os fragmentos são eliminados com mais facilidade pela urina.

“Quando a litotripsia extracorpórea não resolve ou não está indicada, o procedimento endoscópico é o passo seguinte. Sem cortes e sob anestesia, um aparelho ótico fino é conduzido até o local onde se encontra o cálculo e tentamos puxá-lo por meio de pinças apropriadas ou fragmentá-lo com raios laser ou outra forma de desintegração mecânica, levadas até o cálculo”, diz o Dr. Ricardo de La Roca. Às vezes, é necessário um pequeno procedimento cirúrgico percutâneo para alcançar o cálculo e retirá-lo. Em geral, o pós operatório é tranqüilo, com baixos índices de complicações e com retorno precoce às atividades diárias do paciente.

 

Fonte

Ricardo de La Roca – Médico urologista, diretor da Clínica e Cirurgia Urológica Dr. Ricardo  Felts de La Roca. Assistente estrangeiro da Faculdade de Medicina de Paris – Hospital de la Pitié-Salpetrière.

 

Serviço

Clínica e Cirurgia Urológica Dr. Ricardo Felts de La Roca
Endereço: Alameda Lorena, 131
Conjuntos 85 e 87
Jardim Paulista
São Paulo-SP
Atendimento: De segunda a sexta
Horário: 08h30min às 19h00min horas
Telefone: (11) 3053-6960 / 3053-6961
www.delarocaurologia.com.br

 

*****

 

Informações

Márcia Wirth
Excelência em Comunicação
Tel: (11) 5041-6827/9394-3597
E-mail: wirthmarcia@uol.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

gostaria de que me receitasse uma dieta pois sofro de calculo renal

Ultimamente mais precisamente tres meses estou sentindo umas dores no lado esquerdo no baixo ventre.
FIZ EXAME DE URINA E FOI CONSTATADO oXALATO DE CALCIO++.
GOSTATRIA DE SABER SE ESTOU COM CALCULO NA BEXIGA E COMO PROCEDER PARA ELIMINAR ESTAS DORES, QUE ORA ESTÃO NO LADO ESQUERDO DO BAIXO VENTRE ORA APRESENTAM ARDENCIA NO BAIXO VENTRE.
Agradeço desde já.

Bom dia! Estou urinando sangue tem duas semanas e ja fiz exames de vias urinarias e nada apareceu fiz exames de urina tipoI e nada apareceu a não ser a quantidade de hemacias alterado para milhões.

Que devo fazer??

Grato Emilio

Fiz um exame de urina na minha filha e acusou cristais-oxalato de calcio++ e eu gotaria de saber mais porque eu tenho um filho de 10 anos que tem calculo renal e agora fiz esse exame na minha filha que tem 6 anos e acusou isso gostaria de maiores infomações. agradeço desde ja pela sua atenção.

gostei muito do site. a linguagem é bem clara, farei um comentario do meu problema, pois sei que a solução não está em meu poder, aqui em casa, quem sofre com essas crises,é meu marido, como o caso já é hereditário, ele nunca fez exame, muito menos tratamento, já teve crises que foi necessário leva-lo para o pronto socorro e ser medicado com injeção, neste momento está em crise, como é autônomo,não para para ir ao médico, seria possível eu como esposa ajuda-lo em uma alimentação mais adequada,seria possível fazer o exame antes da consulta,para adiantar e, meu filho tem 15 anos, também deveria fazer exames de prevenção?

FIZ EXAME DE URINA E FOI CONSTATADO OXALATO DE CALCIO++.
TENHO MUITA INDIGESTÃO MAL ESTAR , ESTÔMAGO INCHADO E DORES LOMBARES.SEM CRISES

GOSTARIA DE SABER,QUAL OS ALIMENTOS QUE DEVO EVITAR.

ESTOU TOMANDO SOPA DE LEGUMES E FRUTAS(BANANA,PÊRA E MAMÃO)SOMENTE.
OBRIGADA
ESPERO SUA RESPOSTA

MARILENA

Possuo cálculos de oxalatao de cálcio. Gostaria de saber se devo evitar o cálcio. Se não, quais os alimentos que são ricos em oxalatos que devo evitar?

Obrigada

Boa tarde!
Já fiz vários litotripsias, sendo que a ultima foi em fevereiro deste ano/2008, e infelizmente já estou com cálculo de novo, em menos de 6 meses, não aguento mais ingerir buscopan e tilex para amenizar as dores. Quero que diga para min quais os alimentos que devo evitar. O cálculo é de oxalato de cálcio.
Obrigada,
Alex Sandra

tenho um calculo na bexiga medindo aproximadamente 3(tres) cendtimetros visto través de ultassonografia, como fazer para elimina-lo,sem litodtirpsia, pois sou obeso.

Boa noite!
Gostaria que me passassem uma dieta para calculo renal, incluindo legumes que pode ser ingerido.
Obrigada!!!

Tenho essa duvida:

Café é ou não prejudicial p/ quem sofre c/ calculo renal.

Obrigado

O artigo sobre cálculo renal é de fácil entendimento, porém, como meu marido trata “dermatopolimiosite” e faz uso há 2 anos de medicamentos como :azatioprina (90 compr.mês), prednisolona e omeprazol ( 30 compr.mês), gostaria muito de saber se essa qte de comprim., apesar de obrigatório, pode provocar cálculos renais, porque já esteve hospitalizado em caráter de urgência por 2 vzs c/cólicas muito fortes.
Outra coisa: aveia, banana e iogurte ligt tbém podem provocar acúmulo de cálcio nos rins? Aguardo retorno. Grata.

Olá!
Gostaria de saber, por gentileza, quais são os perigos e os efeitos colaterais da Litotripsia Extracorporea em caso de calculo renal?
E quais são os alimentos que não pode ser ingerido para quem tem calculo renal?
Desde já agradeço.
Muito obrigado!

nossa passei por tudo isso que foi dito,se tivesse encontrado
estas reespostas antes teria sido mais facil..
muito boa essas explicaçoes.Obrigada

Gostaria de saber, se quem tem cálculo renal pode tomar refrigerantes, como coca-cola, fanta e guaraná.
Obrigado

minha filha de um ano está com muitos cristais de oxalato de cálcio na urina. quais os alimentos que tenho que evitar? e quais as frutas e legumes que posso dar a ela? Obrigada

fiz exame de urina e deu o seguinte resultado 16000 sa hemacias e 80000 os leucocitos gostaria de saber o que isso significa pois o medico nao quis responder minhas perguntas.

Fiz alguns exames e constou que eu tenho pouco citrato. Assim o médico diagnosticou um remédio de farmácia. Porém, além disso, gostaria de saber o que posso fazer, se tem algo mais além do remédio. Alguém pode me ajudar? Procuro comida/bebida que possua o citrato mas não acho… Obrigada.

Todos os sites sobre o assunto estão ótimos.
Porém, este está bastante claro e objetivo. Sem dúvidas.
Estou passando por isso e estudando sobre o assunto.
Agora não tenho mais dúvidas. Obrigado.

por favor gostaria de saber sobre um exame de urina que fiz, estou com uma pedra no rim, e fiz um examde de urina e deu 112.000 leucocitos, o que isso siginifica, estou muito preocupada, me respondam por favor, obrigada.

estou com um calculo de 5mm e outro de 4.7mm e varios paquenos q ainda não são considerado calculos pelo tamanho mas o medico da ultraçao disse que por eu ter somente 26 anos eu vou ter muito problemas de rins e disse tambem que meu rim esta grande e volumoso eu fiquei muito preocupada pais estou com muita dor já a 10 dias e estou tomando cefalexicina 500mg e buprofeno 600mg e continua com dor o que devo fazer neste caso . por favor me responda!obrigado.

gostaria de receber assuntos sobre litotripsia

gostaria de saber quais os alimentos que evitam o calculo renal?desde já eu agradeço

a 04 dias atrás senti fortes dores, na emergia disse que eu poderia esta com cauculo renal, gostaria de saber a dieta certa de alimentos. tenho muita dificuldade em beber agua. gostaria de mas informações, desde já agradeço.

gostaria de saber que tipo de dieta 1 pessoa com crisse renal deve fazer obrigada

Qual a melhor dieta para uma pessoa com cauculos renal? Alimentos que devem ser ingeridos e alimentos que se devem evitar, se puderem me esclarecer agradeço.

estou com calculos renais no rins direito mas a pedra ja se deslocou e esta no ureter mas minha preocupação é que ela te 11 mm, estive 8 dias hospitalizada e meu medico me aconselhou ir em um especialista mas não tenho condições de pagar uma cirurgia e pelo SUS demora na base de 2 meses para marcar uma consulta o que faço estou apavorada estou tomando bastante liquido mas não esta adiantando me ajude por favor!!!

BEBER 3 LITROS DE AGUA POR DIA OK MAIS É PRA BEBER MESMO SEM VONTADE. ME ESPLIQUE. SE EXAGERAR NA AGUA TAMBEM PODE FAZER MAL?

Boa tarde, Rogério Prado

Obrigado por acessar nosso site.

Você deve beber água mesmo não estando com sede. Caso exagere, os rins se encarregarão de excretá-la. Devemos beber água até a urina sair branca como a água. Exagero, exagero mesmo, só quando os afogamos nela.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

meu exame de urina deeu leucocitos 15.000ml,e oxalato de calcio + e muco+ tem algum problema , aguardo resposta amaral

tambem tenho calculos no rim/gostaria de saber uma dietas

tive minha primeira dor nos rins hoje, é horrivel,

sueli envie para natalia

QuaL a melhor possoçáo qundo sentimos pedras nos rins.

adorei este artigo faço nutriçao e preciso saber sobre doenças e dietas

Eu tb tive esse calculo renal, conseguir eliminar, é uma dor terrivel. Fiz uma pesquisa sobre como eliminar e prevenir e encontrei uma informação que existe um complemento alimentar a base de fosfato o NQI, gostaria de saber se é eficiente mesmo, pois na informação informa que o NQI dissolve os calculos e evita a formação de outros calculos.Será eficiente esse medicamento natural?

Meu filho está com uma pedra de 1,5cm….gostaria de saber se ele deve fazer a litotripsia ,meu sobrinho fez e não adiantou ,continua com a pedra.
Me ajude por favor.
obrigada

Meu filho nasceu com megaureter e com 8 anos teve calculo renal, agora a minha filha que está com 8 anos tb apresenta os sintomas de calculo. Nós pais nunca tivemos, avôs sim, mas o que posso fazer para evitar, dieta? O que eles não devem ingerir?
Obrigada

sou operada de cálculo renal, o que devo comer e o que nao devo?

HA uma semana fiz uma litotripsia e estou aguardando a elimação dos cálculos, segundo rx, elas foram estilhadas e agora é esperar elas sairem. Mas,sesde então, as cólicas desspareceram, somente algum incomodo,mas é o esperado.
O simples ato de ingerir líquido, tem importância grandiosa, pense bem:
se vc desidrata , o remédio é ÁGUA;
se vc está com doente o remédio é ÁGUA;
Se vc está com gripado,resfriado, o remédio é ÁGUA:
Entre outras coisas, NÃO podemos viver sem ÁGUA,
ela nos proporciona BEM ESTAR, SAUDE, UMA PELE E CABELOS
SAUDÁVEIS, entre outras…
Hoje aprendi a beber água e sabem como?
Depois de muito transtornos, hoje bebo de 3,4 e até 5 garrafinhas de 500ml ao dia e isso fez com que eu possa viver melhor.
E a prevenção é o melhor remédio.

tem calculos e faço musculacao tomo sempre algo para me dar mais animo mais massa ao me exercitar era que algum desses faz mal? obrigada

Muito bom, tem sofrido muito com dores renais.
O que me ajudou foi muita agua, passei a consumir muita melancia e chas caseiros diureticos, a base de quebra pedra e cabelo de milho….

bom dia , gostaria de saber qual hospital em s paulo faz cirurgia dos rins ( percutanea) pelo SUS, preciso muito dessa ajuda , pois meu marido nao aguenta mais tanta dor , e nao temos condiçoes de pagar, agradeço desde já.

Por favor!!! preciso saber qual dieta seguir, estou com um cálculo renal, é pequeno, porém quero eliminá-lo o mais rápido possível. Necessito de uma dieta, e se possível a receita de algum medicamento q me ajude a eliminá-la. Outra coisa, pegar peso, andar de bicicleta, moto…… é prejudicial quando se está com cálculo renal? Desde já agradeço.

Boa Noite. Gostaria de receber a receita de nutriçao, para evitar a colica renal.
Desde ja.
Agradeço.

Quero saber se a ingestao de peixe ( frito, cozido, assado)é mesmo prejudicial pra quem tem ou teve calculo renal.
Obrigada.

Gostaria de agradecer pelos esclarecimentos e gostaria de saber o que consumir para evitar formação de novos cálculos pois já passei por vários procedimentos e o resultado foi que já houve uma pequena atrofia no meu rim e ele não ficou saudável e gostaria de preservá-lo. O que devo fazer pra isso?
Obrigada

meu Marido ja sofre de calculo renal a anos,um urologista comentou q isso pode ter duas causas,1ª excesso de anti inflamatorio,2ª acido urico,e ele tem acido urico o sangue,ja uma segunda opinião foi dito q anti inflamtorio não causa o calculo no rim,inclusive ele infartou por conta das dores terriveis q isso causa,quero opiniões,Obrigado.

Bom dia, sofro com cólicas renais a quase 2 anos, e preciso por favor que me informe, se possível, a receita de nutrição – uma dieta mais leve, pois a analise das pedras ainda não ficaram prontas e demoram bastante tempo, para evitar o aparecimento de tantos calculos… tirei anterior 6 pedras e agora em 16/fev/2011 mais 1 imensa, fiz novos exames que acusaram mais pedras. Vou tirar o cateter dia 18/3.
Desde já, agradeço pelo canal de contato.

o seu artigo me esclareceu algumas duvidas, eu já passei por varias cirurgias resultando que a última foi a retirada de um dos meus rins.
moro em Imperatriz do Maranhão e nunca o meu medico urologista me solicitou alguns desses exames agora tenho medo de ficar sem o outro rins. Não sei o que provocou os cálculos e nem como evita-los, gostaria muito que você pudesse me ajudar tenho 36 anos 4 filhos e muito medo de voltar a sentir todas aquelas dores de já agradeço a sua ajuda!!

Boa dia, fiz um exame de urina ontem e deu 112.000 leucócitos e 16.000 hemácias de anormal… é muito grave?

minha mãe tem 79 anos ela pode se operar?

Muito obrigada por este esclarecimento, meu esposo esta pasando por dores insuportaveis ele já fez ultrasom e não deu nada,varias pessoas estão solicitando o mesmo que eu vou pedir orientação na alimentação, o que comer? quando não pode comer carne,peixe,frango,etc…

gostaria de saber se o nqi,que estou usando 4 cap. manhã jejum, tem eficacia para dissolver pedra localizada no ureter, esta localizada no ureter direito +- 006 mm, estou tendo com dificudade de espili, em desespero tambem estou usando rowatinex. já fui ao medico e esta marcada outra tomografia.

Os comentários estão encerrados.