Síndrome dos Ovários Policísticos

Síndrome dos Ovários Policísticos: a doença é um entrave para a mulher que deseja engravidar. Alterações menstruais constantes constituem-se num sinal de alerta para as mulheres, pois podem indicar a presença de ovários policísticos. A mulher que apresenta a moléstia menstrua a cada dois ou três meses e, freqüentemente, tem apenas dois ou três episódios de menstruação por ano.

Outro sintoma da doença é o hirsutismo, ou seja, o aumento de pêlos no rosto, nos seios e na região do abdômen. “A obesidade também é um sintoma prevalente. Na verdade, a obesidade agrava a Síndrome dos Ovários Policísticos. Às vezes, a paciente não tem as manifestações sintomáticas, mas quando engorda, elas costumam aparecer”, explica o especialista em reprodução humana, Dr. Joji Ueno, diretor clínico da Clínica Gera.

A doença costuma aparecer por volta dos 20-30 anos. Calcula-se que entre 20% e 30% das mulheres tenham ovário policístico, mas que apenas de 5% a 10% delas manifestem a Síndrome. As outras desenvolvem a doença sem apresentar sintomas: menstruam normalmente, têm filhos. “Mas quando realizam um ultra-som ginecológico constatam a presença da moléstia. E as que ainda não tiveram filhos, em primeiro lugar, levantam a hipótese da infertilidade”, diz o médico.

A mulher que apresenta ovários policísticos produz uma quantidade maior de hormônios masculinos, os andrógenos. O principal problema que este desequilíbrio hormonal provoca está relacionado com a ovulação. “A testosterona produzida pela mulher interfere nesse mecanismo e, ao mesmo tempo, aumenta a possibilidade da incidência de cistos, porque eles resultam de um defeito na ação dos hormônios do ovário, impedindo a ovulação”, explica o médico Joji Ueno.

Os cistos no ovário, na verdade, representam a parada do desenvolvimento dos folículos para ovular. O folículo, normalmente, atinge um estágio em que arrebenta e expele o óvulo. Quando isso não acontece, o líquido se acumula nesse local. Como mais ou menos dez folículos se desenvolvem todos os meses, surgirão dez ou quinze pequenos cistos característicos do ovário policístico. “O diagnóstico do problema pode ser feito por meio do ultra-som ou do toque realizado no exame ginecológico de rotina. Às vezes, ao examinar a paciente, o médico consegue perceber os dois ovários aumentados. Um ovário tem mais ou menos 9cm³. O ovário policístico chega a ter 20cm³, quer dizer, o dobro do volume. Além disso, sua aparência é típica: fica coberto por uma capa branca semelhante à albugínea que envolve o testículo. Os cistos formam uma saliência na superfície”, informa o médico.

 

Tratando a doença

“A Síndrome é uma doença crônica, por isto manter a constância do tratamento é indispensável, porque os sintomas reaparecem se ele for abandonado. A recomendação geral para uma paciente obesa, com pêlos no rosto, acne e disfunções menstruais é a de que  ela precisa primeiro tentar emagrecer. Às vezes, somente através da perda de peso, o quadro sintomático é revertido, porque a obesidade gera uma resistência do organismo à insulina e essa resistência produz o aumento da produção de andrógenos, os hormônios masculinos”, explica o diretor da Clínica Gera.

Se a paciente não for obesa, é necessário diminuir a produção dos hormônios masculinos e uma das maneiras de fazê-lo é por meio da administração da pílula anticoncepcional. “O anticoncepcional deprime a função ovariana e diminui a produção de hormônio masculino. O anticoncepcional atua também reduzindo o crescimento dos pêlos. Assim, melhoram os quadros de hirsutismo, acne e as alterações menstruais, uma vez que a pílula regulariza os ciclos”, diz o Dr. Joji Ueno.

 

Esterilidade relacionada à síndrome

“As pacientes com ovários policísticos, até os 23-25 anos de idade, ovulam esporadicamente. É comum a referência de que antes dos 23 anos, elas tiveram um ou dois filhos. Depois, não conseguiram mais engravidar”, explica o médico.  Para fazer com que estas pacientes voltem a ovular, elas precisam ser tratadas com um indutor da ovulação, o clomifeno. “Administrado por via oral, cinco dias por ciclo, o clomifeno é capaz de corrigir as anomalias endócrinas e provocar ovulação. Grande parte das mulheres consegue engravidar, após usá-lo”, diz o Dr. Joji Ueno.

Entretanto, outras pacientes não respondem tão bem ao medicamento e não conseguem engravidar. “Nestes casos, é necessário se pensar em outra recomendação terapêutica, como, por exemplo, estimular os ovários com o emprego de gonadotrofinas, o que se faz normalmente na fertilização in-vitro”, afirma o especialista.

Dependendo da avaliação médica, a paciente também pode ser submetida à uma cauterização laparoscópica. “Através de três pequenas incisões na parede abdominal, os cistos são cauterizados. Com isso, as pacientes começam a menstruar, ovulam e ficam grávidas. Muitas chegam a menstruar regularmente até a menopausa”, explica o médico Joji Ueno.

 

Serviço

Clínica GERA
Rua Peixoto de Gomide, 515
Conjuntos 11 e 12
São Paulo- SP
Atendimento: de segunda a sexta-feira
Horário: entre 09:00 e 19:00
Telefone: (11) 3266 7974
Homepage: www.gerasp.com.br

 

*****

 

Informações

Excelência em Comunicação
Márcia Wirth
Tel: (11) 5041 6827/9394 3597
E-mail: wirthmarcia@uol.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Eu tenho uma namorada, e ela tem 21 anos, já tem mais de 5 meses que ela não mestrua, se nós transarmos sem camisinha a possibilidade dela engravidar???

Dr. minha esposa tem tal problemam (Síndrome dos Ovários Policísticos). Se não operar poderá vir à óbito?

tenho ovarios policisticos e a anos que tomo varios remedios e nada de engravidar. Tenho 27 anos e ja tenho um filho de 8 anos. E a 4 anos tento e engravidar e nao consigo, me ajude. Dia 05/08 estarei indo a uma nova ginecologista para nova analise.

Tenho ovário polissístico e quando fui no médico ele passou um antconcepcional Diane 35. O problema é que não suporto tomar remédio, me causa muito mal estar e às vezes esqueço de tomar, então vira uma bagunça. Me ajuda, há outro tipo de tratamento que não seja em cápsulas via oral?

tem problemas de cisto e não consigo engravidar

olá,tenho 24 anos.tenho um grande problema em não mestruar as vezes chego a ficar 8 meses sem(mestruar) não quero ficar dependente de médicamento é tenho medo de mais tarde não consigui em gravidar;As são os tratamento necessários para esse caso.

Tenho 24 anos e trato a SOP desde os 15 anos. Usei Diane 35 por 3 anos e há 6 anos faço uso de yasmin.
Acumulei mta gordura na região pelvica e abdomem, os pelos também são muitos bem como as espinhas. Se eu não tomar pilula eu simplemente não mestruo.
Engordei muito e não consigo emagrecer e voltar a ser como antes de ter ovarios policisticos.
Posso parar de tomar a pilula yasmin? se eu para existe algum outro tratamento contraceptivo que tenha as mesmas funções dela (ajudar nas espinhas, pêlos e etc..)???
Obrigada!!!!!

Dr tenho ovario policistico, tomo provera para menstruar, mas faz mais de um ano que nao consigo engravidar, posso tomar clomid? nao tenho convenio e no posto nao tem especialista em G.O , vou tomar por conta propria, mas li a bula e estou com medo….Me Ajuda Por Favor….Quero muito ser mãe…
Tenho 25 anos, sou casada, porem obesa…
Tenho 1,68 e 100 kilos.

Dr. tenho 21 anos, sou casada a 3 anos e tenho ovarios policisticos, quero mto engravidar mais nao consigo tem 2 meses que nao mestruo, fui em um ginecologista e ele me falou que nao é pra mim tomar remedio nenhum. Isso é certo?
quero mto engraviar me ajude!!!!!

dr. mi ajudar sofro dessa síndrome do sop minha médica mi receitou selene um anticoncpcional por causa das muitas espinhas q tenho no rosto e também por causa do meu ciclo mestrual q é irregular

Dr. tenho 24 anos, sou casada e tenho SOP quero muito engravidar e há mais de 1 ano não menstruo, não tomo nenhum remédio contraceptivo por me fazer muito mal, estou acima do peso e gostaria de saber se há outra forma de voltar a menstruar e estimular a gravidez…QUERO MUITO ENGRAVIDAR!
Obrigada.

Olá meninas tenho 20 anos ., sou casada a 1 ano…E tb tenho SOP… e ja engravidei duas vezes e nenhuma delas vingou…
conclusao… tenho pelos no rosto e meu peso aumentou muito…
n consigo mais engravidar… ja fiz tratamento de laser no rosto… fiz 15 sessoes… e nenhuma adiantou nada… gastei dinheiro , tempo sem contar a dor…
Ja mudei de Ginecologista 3 vezes..
agora conheci uma que pediu uma bateria de exames..
Vamos ver noque dá… =)

dr.tenho 22 anos e a 3anos descobri que tenho cisto no ovario, só que na epoca não tive condiçoes de comprar os medicamentos receitados, só agora é que eu estou fazendo uso, será que não vou poder mais engravidar?

Dr. Tenho 29 anos e tenho ovarios policistico, só q faz dois anos q tento engravidar, consegui em março 2008, mas perdi, e depois disso não consigo mais, minha dra mandou eu tomar o diclin, será q está certo este procedimento?

Olá Dr. tenho 22 anos sou casada e há 2 meses não mestruo. Tenho SOP e gostaria de saber qual remédio eu posso tomar para mestruar. e tb um anticoncepcional apropriado.
Obrigada desde já.

Oi gostei muito dos esclarecimentos esse assunto mexe muito com meu emocional pois faz 7 anos que investigo sobre minha infertilidade e agora estou prestes a fazer uma videolaparoscopia e não tinha esperança que fosse me trazer algum benefício, mas depois que li sobre a cauterização dos cistos fiquei mais animada gostaria de saber mais!!Atenciosamente kelen

Dr. Tenho 28 anos, sou casada e descobri recentemente apos 6 meses do parto, que possuo SOP, meu gineco, indicou o seguinte tratamento, PROVERA POR 5 DIAS no primeiro dia do ciclo inicio com anti-concepcional DIANE 35. Fiquei assustada com o diaginostico, apesar de que mesmo nao sendo laqueada, nao tenho mais intençao de ter filhos (tenho duas), mas tem a questao dos sintomas, os pelos no rosto, as acnes e o excesso de peso, engordei pos parto quase 10 quilos e nao consigo emagrecer, pois alem desse probleminha dos OP, tambem sou hipotireoidica. O que acarreta com o descontrole, um ganho de peso constante. Por favor gostaria muito de emagrecer, mas nao consigo, estou tratando a Tireoide, e iniciei o tratamento dos OP, me ajude por favor, preciso de orientaçao pois quero emagrecer e nao consigo.
28 anos.
1,71
peso- 80 kg
Obrigada.

DR.TENHO 27 ANOS , TENTO ENGRAVIDAR A 5 ANOS E NÃO CONSIGO , O MEDICO DIGNOSTICOU SINDROME DO OVARIO POLICISTICO , JA TOMEI CLOMIDE 6 MESES ,MAS NÃO TIVE RESULTADOS. MINHA MESTRUAÇÃO ATRASA 8 A 9 MESES. RECENTEMENTE FIZ UMA ULTRASSOM E OS MEUS OVARIOS ESTÃO MEDINDO 30CM, TEM COMO EU FAZER A CIRURGIA RELATADA ACIMA A CALTERIZAÇÃO?

Drº. tenho 31 anos sou casada a dois anos e já tive duas gravidezes não felizes. Perdi meu primeiro filho com 3 meses e depois com 02 semanas, fui ao médico e foi diagnosticado ovário policistico. O que eu gostaria de saber é: o pq meus filhos morrem? é devido o ovário policistico? Esta sindrome interfere na formação do bebê? Ou será que nunca vou conseguir ter filhos?

ola tambem tenho ovario policistico começei a tomar Diane 35 mas me dar muita dor de estomago como eu quero engravidar tomo assim mesmo para tirar os cistos.Ja tomei Clomid mas não adiantou começei tomar Diane agora a médica disse pra eu tomar 6 meses só depois tomar clomid de novo.Me ajudem quero engravidar pois ja tenho 31 anos ja sou mamãe de uma menina de 11anos mas agora eu não consigo engravidar.beijos

Minha ginecologista diagnosticou SOP(ovário policístico) eu uso Diane a 4 anos, quero saber se todos os casos de ovários policísticos existem infertilidade , dificuldade em enngravidar ou cada caso é relativo???? Se uma pessoa com SOP pode ter fertilidade como se nem tivesse o SOP??

tenho esse problema algunanos ja realaziei tratamneto com diane 35 e agora estou tomondo elne ciclo…
mas engordei muito e tenho dificuldade de emmagrecer…qual o melhor tratamento para peder peso??

olá,tenho 32 anos,há 4 anos engordei muito , algumas pessoas falam que é porque eu dei ovário p. afinal o ovário p faz engordar?

A 2 ANOS TENTO FICAR GRAVIDA, POREM O RESULTADO NAO FOI EM NENHUM MOMENTO POUCO SATISFATORIOS. TOMEI UM MEDICAMENTO CHAMADO CLOMID POR 2 MESES, MAS TAMBEM NA OBTIVE NENHUM RESULTADO. DEIXANDO A FERTILIZAÇAO IN VITRO EM ULTIMO CASO, O QUE DEVO FAZER?

Ola meu nome e Daniele tenho 22 anos,descobrir que tenho a sindrome do ovarios policisticos.o medico me receitou o Diane35, tomo desde de novembro de 2009. quero saber qual o tempo certo que eu devo tomar, por que quero engravidar. e estou muito ansiosa para ser mae. depois que eu comecei a tomar o diane , minha mestruaçao vem todo mes. e quero saber se ovarios policisticos é a mesma coisa que , ovarios polimicrosisticos.
obrigado

tenho ovario policistico já tomei pílula anticoncepcional e estou tentando engravidar já fazem 3 anos e não consigo….posso tomar o clomid????li a bula e fiquei com medo………

muito bom , gostei muito além de esclarecer minhas duvida

descobri q tenho s.ovario p. aos 16 anos, tive meu primeiro filho aos 18anos, mas atraves de tratamento para ovular, aos 26 fiquei gravida, mas perdi, logo em seguida tentei de novo e consegui segurar, essa hoje esta com 8anos, ainda nao sei se quero outro,estou preocupada e com a alta estima baixa devido eu estar acima do peso 10 quilos, trabalho muito em pe caminho o tempo todo, nao como muito, estou sentindo muita colica e dor de cabeça,ja nao sei o que fazer.

Óla, dortor mi ajudar tenhor uma filha de dez anos que esta com ovario policistico ,ela mestrou com nove anos.

Olá! tenho 28 anos, sou casada e tenho dois filhos um de 10 e outro de 8 anos, há cinco anos foi diagnosticado a síndrome do ovário policístico, o único sintoma que apareceu foi o aumento de peso, porém mestruo normalmente, porém com muitas cólicas. Quero engravidar novamente, quero uma menininha. Qual seria a medicação mais correta para usar, tomo Belara há dois anos, seria hora de estimular os ovários com outra medicação?
Att. Juliana

olá doutor tenho ovario policistico fico sem mestruar 3 a 6 meses, tive um aumento de peso engordei 15 kilos,mais não tenho aumentos de pelôs e nem acne. tomo o yasmim, mais gostaria muito de engravidar, será que posso tomar o clomid? e quais seus riscos para minha saúde? qual o melhor tratamento para mim engravidar. obrigada aguardo a resposta…

Ótmo artigo bem explicativo. Gostaria que vc esclarecessem se este problema é genético, pq na minha família, eu, minha irmã e minha filha temos o mesmo problema. Minha mãe não sei se teve, pois ela teve apenas 6 filhos durante a vida inteira e não usava nenhum tipo de contracepitvo.

óla tenho 24 anos e tenho ovários poliscistico sou casada e pretendo ter filho , fui ao gine e o médico me passou diane 35 para mim tomar e nessa so ganhei peso e agora estou tomando yasmin na 1ºve não senti nada nem enjo nada agora vou esperar em deus e nos médico para mim futuramente engravidar estou com muito medo de não poder ter um filho, com isso quase cheguei a me separar mas não é assim agora é só esperar,e tambem descobri um pequeno mioma mas a médica falou que isso não interfere em nada agora vamos ver no que vai dar me ajude doutor.o que faço

Um ótimo artigo.Olá Dr tenho 22 anos e acho que tenho óvarios polocísticos já fiz uns tres ultrason pela rede pública e cada resultado deu diferente no primeiro deu ovarios policisticos, no segundo deu multicisticos e no terceiro deu cistos nos ovarios, eu queria saber se tem diferença, ha dois anos que sou casada e ha um ano que não tomo mas remedios e não uso camisinha, mas não consigo engravidar, qual será o meu problema e o que devo fazer?; a eu também tenho diabetes T1, sera que isso interfere? Por favor me responda pois estou muito aflita.
Obrigada!

tenho 31anos, ovarios policisticos, tento engravidar e não consigo…a doutora me passou mendroxiprogesterona..tomei e nada..me informaram que o diane 35 também faz engravidar…isso é verdade ou não?

meu ciclo mestrual tá atrasado eu posso tomar clomid ou outro indutor de ovulaçao?bjss

Dr. como vai? Descobri que tenho ovario policistico a mais de 10 anos, desde entao comecei a engordar. Pesava 50 quilos, tive 2 filhos, e hj peso 94 kg. Ja fiz tratamento com edocrinologista, nutricionista, e psicologo, mas nao consegui perder um quilo se quer. Sou muito ansiosa. Nao sei mais o que fazer, pois meu peso me prejudica muito, tenho vergonha do meu corpo, me sinto reprimida, as pessoas dizem que nao emagreço por nao ter vergonha na cara. Por favor me ajude, e me diga se pode ser por causa do ovario policistico que eu nao consigo perder peso?
Obrigada.

de 20 e nao mestrou a 9 meses mais nao estou gravida o que pode sr isso

tenho 21 anos tnho ovarios policistico quero muito engravidar mais nunca ligue pra fazer tratamento comecei agora fazer com diane35 quandto tnpo eu dvo toma

Os comentários estão encerrados.