Estrabismo – pais devem ficar atentos

A doença pode comprometer a vida social e o rendimento escolar. O estrabismo é um desalinhamento dos olhos, onde cada um dos órgãos acaba apontando para uma direção diferente. Apesar de ser uma doença que acomete aproximadamente 4% das crianças, pode também surgir na vida adulta. “Este desvio dos olhos poderá ser constante e sempre percebido ou poderá ser intermitente, alternando períodos de alinhamento normal dos olhos e períodos com olhos desviados”, explica a oftalmologista Maria José Carrari, que integra o corpo clínico do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

O principal sintoma do estrabismo é o desvio de um dos olhos, causando um olhar que não fixa objetos à sua frente. Outras vezes, as crianças desviam os olhos em ambientes muito claros. Poderão também não ter visão em profundidade. Algumas crianças inclinam ou giram a cabeça em uma determinada direção, com a finalidade de manter os olhos paralelos. “Com freqüência, os pais têm a falsa impressão de que o problema da criança foi curado espontaneamente. Mas as crianças não se curam sem o tratamento adequado. Se há suspeita de que uma criança esteja estrábica, é necessário um exame oftalmológico para determinar sua causa e iniciar o tratamento imediato”, alerta Maria Carrari.

Os olhos devem focalizar uma imagem nítida sobre a retina e transmiti-la ao cérebro. Se ambos estão fixando o mesmo ponto, a área visual do cérebro funde as duas imagens em uma única, tridimensional. Esta ação desenvolve a visão em profundidade e a visão tridimensional nos indivíduos. “Quando um dos olhos fica estrábico, duas imagens diferentes são enviadas para o cérebro. Nas crianças com pouca idade, o cérebro aprende a ignorar a imagem do olho desviado, passando a receber somente a imagem do olho não desviado ou de melhor visão. Ou seja, o estrabismo provoca a perda da visão tridimensional na criança”, explica a médica, especializada em oftalmopediatria.

O paralelismo dos olhos durante a infância permite o desenvolvimento de uma boa visão em cada olho. O estrabismo na infância, se não for tratado precocemente, pode provocar uma baixa visual ou o aparecimento da ambliopia. “A ambliopia acomete aproximadamente 50% das crianças estrábicas. Inicia-se quando o cérebro reconhece apenas a imagem do olho de melhor visão e ignora a imagem formada pelo olho amblíope, que apresenta o estrabismo”, explica a médica. A ambliopia é tratada com a oclusão do olho de melhor visão com a finalidade de melhorar a visão do olho desviado. Se a ambliopia for detectada nos primeiros anos de vida, o tratamento tem um bom índice de sucesso. “Entretanto, se o tratamento é iniciado mais tarde, a ambliopia e a baixa visual poderão ser definitivas”, esclarece Maria Carrari.

 

Tratando o estrabismo

Durante a infância, as crianças devem ser examinadas com regularidade pelo pediatra e pelo oftalmologista com a finalidade de detectar problemas oculares, especialmente se houver um histórico familiar de estrabismo. “Mesmo pais observadores poderão não perceber o estrabismo, sem a ajuda de um oftalmologista. Às vezes, pode ser muito difícil fazer  o diagnóstico do estrabismo”, alerta a oftalmologista Laura Duprat, que também integra o corpo clínico do IMO.

Hoje, preventivamente, o ideal é que o oftalmologista possa examinar os olhos dos recém-nascidos, pois se o exame ocular é adiado até a idade escolar, às vezes, poderá ser tarde para o tratamento do estrabismo e da ambliopia. “Ocasionalmente, o estrabismo poderá ser secundário a uma catarata, um tumor intra-ocular ou um tumor cerebral. É muito importante que o oftalmologista possa diagnosticar estas patologias o quanto antes, pois assim estas moléstias poderão ser tratadas e o estrabismo corrigido”, afirma a médica.

O tratamento do estrabismo visa preservar a visão, manter os olhos paralelos e recuperar a visão binocular da criança. “O tratamento vai depender do tipo de estrabismo diagnosticado”, informa a oftalmologista Laura Duprat, que também é especializada em oftalmopediatria. Após um exame oftalmológico completo, incluindo também o de fundo de olho, o oftalmologista indicará o tratamento clínico, ótico ou cirúrgico do estrabismo.

As duas formas mais comuns de estrabismo são a esotropia, onde os olhos são desviados para dentro, e a exotropia, quando o são para fora. “A esotropia é a forma de estrabismo mais comum em crianças. As crianças que nascem com esotropia não aprendem a usar os dois olhos ao mesmo tempo e podem não enxergar bem do olho ‘mais fraco’. Em alguns casos, é necessário uma cirurgia precoce para colocar os olhos paralelos, na tentativa de obter visão binocular e prevenir a perda permanente da visão no bebê ou na criança”, explica a Dra. Laura Duprat. O objetivo da cirurgia ocular é ajustar a tensão muscular em um ou ambos os olhos, com a finalidade de mantê-los alinhados.

Na esotropia, que ocorre após os dois anos de idade, uma causa freqüente para o aparecimento do estrabismo é a alta hipermetropia. “Estas crianças são geralmente hipermétropes, têm capacidade de focalizar a imagem e compensar a hipermetropia, o que permite que enxerguem de longe e de perto. No entanto, algumas crianças desviam os olhos para dentro na tentativa de focar objetos. O uso de óculos que corrigem a hipermetropia reduz a necessidade desta focalização, mantendo assim os olhos paralelos”, diz a oftalmopediatra.

A exotropia ou o desvio divergente dos olhos é outra forma comum de estrabismo. Ocorre mais freqüentemente quando a criança está fixando objetos distantes. Pode ocorrer de forma intermitente, especialmente quando a criança está doente, cansada ou relaxada. Os pais poderão notar que um dos olhos desvia-se, quando a criança está em ambiente muito claro. “Apesar da alternativa do uso do óculos, a cirurgia poderá ser o tratamento mais comum”, diz a médica.

O tratamento cirúrgico do estrabismo não substitui o uso dos óculos nem o tratamento da ambliopia. Após a cirurgia, os olhos poderão estar quase, mas não perfeitamente paralelos, apesar da avaliação clínica completa e da boa técnica cirúrgica. “Nestes casos, o ajuste final dependerá da coordenação entre os olhos e o cérebro. A hipercorreção ou a hipocorreção poderão ocorrer e uma nova cirurgia poderá ser necessária”, explica a Dra. Laura Duprat.

A cirurgia precoce é indicada para correção do estrabismo em crianças menores, porque assim elas poderão desenvolver normalmente a visão, assim que os olhos forem alinhados. “À medida em que a criança cresce, diminuem as chances de conseguir desenvolver a visão binocular. E mais, o defeito estético causado pelo ‘olho torto’, ou ‘vesgo’ pode ter um efeito negativo na auto-estima da criança”, reforça o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor-clínico do IMO.

 

Serviço

IMO – Instituto de Moléstias Oculares
Endereço: Avenida Ibirapuera, 624.
São Paulo-SP

Horário de atendimento: 08:00 às 18:30, de segunda a sexta-feira
08:00 às 12:00, aos sábados
Telefone: (11) 5573 6424
Site: www.imo.com.br
E-mail: imo@imo.com.br

 

IMO

O Instituto de Moléstias Oculares, IMO, é hoje uma das referências internacionais no tratamento oftalmológico, especialmente, nas áreas de diagnóstico, cirurgia e terapia. A clínica localiza-se na cidade de São Paulo, na Avenida Ibirapuera, é formada por uma equipe de profissionais altamente qualificados e devidamente credenciados junto às sociedades e instituições de classe nacionais e internacionais. Dispõe de condições ideais para atender com excelência o público, desde a infância até a terceira idade. Por manter convênios com mais de 60 planos de saúde, pode realizar um atendimento amplo e diversificado à população.

 

*****

 

Informações

Excelência em Comunicação
Márcia Wirth
Tel: (11) 5041 6827/9394 3597
E-mail: wirthmarcia@uol.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

olha eu tenho estrabismo nos olhos e os olhs sao assim eu tento focaliza num objeto mas os meus dois olhos se desviam para fora gostaria de sabe qual melhor tramento pra mim nesse caso obrigada.

oi,minha filha tem 3 anos e tem alta hipermetropia , astigmatismo e estrabismo.No caso dela já perguntei pra varios medicos se tem cirurgia e me disseram que não.Ela usa óculos de 4,5 graus. Quero saber se tem ou não cirurgia no caso dela? obrigado

Meu filho tem 12 anos e tem estrabismo a 10,alguem sabe de um lugar q pode operalo de graça, pois isso prejudica muito ele.Eu nao tenho condiçoes de pagar.
Eu moro em Sao Paulo Capital.

Olá doutora!
Meu sobrinho tem 2 anos e descubrimos que ele tem extrabismo, devido ter nascido de 6 meses e meio, faltou oxigenação no cérebro, diga nos se a melhor maneira é a cirurgia.
Obrigado.

ola doutora!
meu nome é miliana
eu namoro ja tem 3 anos com uma pessoa
q tem 31 anos, ele tem estrabismo
desde criança eu axo pq ate então eu nunk tive coragem de conversar com ele sobre isso, pq
eu sei q ele se constrange com alguma situações q acontece no seu dia dia, mais enfim a minha curiosidade é, o estrabismo depois da idade adulta tem cura e se tem tratamento? gostaria de saber melhor sobre isso, moro na cidade de itu e gostaria de um tratamento aqui perto da minha cidade. obrigado pela atenção aguardo resposta.

Olá doutora o meu nome é sandra e tenho 20 anos. tenho extrabismo desde criança ; tenho muita vontade de corrijir porque sofro muito preconceito sou casada mas mesmo assim é um assunto que não tenho coragem de comentar nem com o meu marido ; moro em Brasília DF queria saber se tenho como corrijir ainda se existe cirurgia pro meu caso obrigada .

Olá
Tenho uma filha de 1 ano. Tenho percebido que um dos olhos dela não fica na mesma posição do outro.
Gostaria de saber a partir que quanto tempo a musculatura dos olhos já estão formadas?

olá tenho estrabismo ja estou com 28 anos gostaria de saber qual o valor da cirurgia de estrabismo?

ola doutora!!
eu tenho uma filhinha de 7 meses de idade, aparentetemente ela apresenta ter esotropia, um olho fixa para dentro. levei-a num oftalmologista e o mesmo disse que tem que usar um tampao pelo menos 5 horas ao dia em um olho e no dia seguinte usar no outro olho.esse tratamento é eficaz?ele disse que se nao voltar o normal tem que usar um oculos com grau pra voltar, mas ela nao tem problema pra enxergar, esse oculos com grau nao pode prejudicar a visao dela? esse tratamento estar no caminho certo?

desde já agradeço a atençao!!!!

Olá eu tenho 14 anos e sou estrabico de 1 dos olhos
eu quero saber dr se tem tratamento ou ate uma cirurgua a ser feita
Obrigado

Meu neto de 3 anos tem estrabismo..um dos olhos é virado
para dentro.Li este artigo e não consegui esclarecimentos
para algumas dúvidas, pouco esclarecedor.Artigo muito extenso e muito superficial.

OLÁ DOUTORA EU ENHO 16 ANOS E COM O OLHO DIREITO EU Ñ ENXERGO BEM ELE SEMPRE DESVIA QUANDO EU OLHO RETO PARA ALGUM LUGAR QUERIA SABER SE EM CUAR?
Ñ SEI OQ FASSO EU ME ACHO MUITO ISOLADO DOS OUTROS POR CAUSA DISSO POR FAVOR TENTE ME AJUDAR!!

tenho estrabismo desde quando eu nasci hoje tenho 19 anos o que e recomendado para o tratamento

olá doutor, minha bebe tem 6 meses e tem estrabismo. Já levei ela em 2 oftalmos diferentes fiz vários exames e no último ele indicou que ela usasse óculos e tampão…sinceramente acho complicado um bebe usando óculos e estou colocando somente o tampão 2 hs por dia em cada olhinho. Doutor, gostaria de saber se existe alguma cirurgia que cure definitivamente a minha filha?

ola, meu nome é Carla eu tenho um filho com 3 anos, e hoje 09/08 faz uma cemnana que percebi que ele tem extrabismo, como nunca vi casos na minha familia levei um susto pois esta sendo muito dificil ele se adaptar com o tampão esta dando alergia ja não sei mais o que fazer.

oii dr tenho 14 anos é porque quando eu nasci eu fiquei na encubadora e a doutora não protegeu os meus olhos e por causa disso fiquei estrabica de um olho no meu caso tem cura operação algo a fazer?

oi, drª, minha filhinha de 6 meses tem estrabismo para dentro, já levei a vários oftalmos, onde todos concordam ser cirúrgico, a minha maior aflição e dúvida é que uns dizem que o correto é fazer logo agora enquanto é pequna e outros só depois de um aninho de idade, fico pensando da seguinte forma, se é para fazer, se tem que fazer, então qual o motivo da espera? acho meio complicado fazer uma cirurgia dessa em uma criança que acabara de andar, que com certeza, na época (1 ano)ela já estará andando, qual a opinião da senhora? sou de Natal/RN, mas estou indo no início do mês de novembro à Recife/PE fazer uma consulta com uma oftalmo muito conceituada de lá, por este motivo, sem querer se incoviniente, peço urgência nesse retorno desse e-mail, obrigada, drª!

gostaria de saber se o sus dá esta cirurgia?

eu tenho estrabismo no olho esuqerdo..gostaria de saber se tem cura?
e se a cirurgia adianta e o se é muito caro uma cirurgia..
eu sou uma pessoa mt vergonhosa,nao tiro o oculos pra ninguem me ver sem,tenho muita vergonha das pessoas dar risada zombar de mim..
preciso de uma ajudinha..
tira essas minhas duvidas..
por favor me retorne nesse e-mail..
Obrigada;

eu sou estrabica tenho 21 anos e observo que ainda tenho um pouco de visão do olho direito não consigo definir a imagem mas consigo distinguir cors e formas será que ainda tenho uma remota esperança de recuperar a visão do olho ambliope

Olá doutora o meu nome é michel e tenho 20 anos. tenho extrabismo desde criança
eu cuidava quando pekeno fiz tratamento mais parei por condiçoes financeiras
queria saber o preço da cirurgia i como fika depois sei a me falem mais sobre isso pois me atrapalha mto no dia a dia

aguardo resposta fika na paz

Fui Submetido a uma Cirurgia de Estrabismo,aos 14 Anos de idade,ocorre que nao fiquei totalmente curado,o Medico que fez a Cirurgia,disse que so ele poderia fazer a segunda Cirurgia,uma vez que Durante o Procedimento Cirurgico,ele teria amarrado um nervo,que so ele sabia onde ficava.Peco-lhe uma Orientacao Doutora:o que posso fazer,uma vez que passei em um Concurso Publico,nas vagas destinadas a Ampla Concorrencia da Area de Seguranca Publica,que nao admite Candidatos Estrabicos.

Boa tarde Dra.
Descobri que minha filha de 4 anos tem estrabismo, comecei o tratamento fazendo o teste ortoptico, e o medico receitou um oculos para ela de 6 graus no olho direito e 6,5 graus e olho esquerdo, eu estou muito preocupada com isso, isso é normal? Ela nao enxerga nada?
Me ajude por favor me dizendo se devo procurar outro médico ou coisa parecida nao sei mais o que fazer.

Obrigada

Olá Dra!
Tenho uma pessoa da familia que tem estrabismo
Ela tem 46 anos, gostaria de saber se tem tratamento ou cirurgia
Obrigada, um abraço

Tenho estrabismo desde criança, usei tampao e nao resolveu…gostaria de saber se agora com 26 anos existiria a possibilidade de fazer a cirurgia?
hoje tenho uma filha de 7 meses e parece que ela tambèm tem, sera que ela vai ter que usar tampao ou pode fazer a cirurgia..sofri muito na infancia e na adolescencia…e nao quero que ela passe por isoo tambèm.aguardo sua resposta muito obrigada.

oi me chamo thiago e tenho estrbismo no meu olho direito,fui no medico aqui em sao paulo e ele disse q nao tem cura..gostaria de saber se o que ele mi falou e verdade ou mentira?porque se tiver cura eu gostaria muito de fazer uma cirugia..me responda por favor to louco pra fazer o tratamento.obrigado

oi eu adorei o artigo, pois tenho um filho com 2anos e tem estrabismo ja fiz o tratamento de oclusão durante 11meses e o oftalmologista cancelou o tratamento e optou pela cirurgia e eu tenho muito medo o que vcs me recomendão, outos mandão eu continuar usando só o oculos o que faço continuo só nos oculos ou opto pela cirurgia…. ESTE ARTIGO É UMA GRANDE AJUDA E INCENTIVO PARA ALGUNS PAIS…e parabéns

Olá, tenho 21anos e to gravida, nasci com o estrabismo,porem fiz uma cirugia e corrigi…
mas qria saber se meu filho pode nascer com
o estrabismo pelo fato de eu ter nascido, e
se o estrabismo é uma doença hereditária dominante ou recessiva…..desja já agradeço a compreeensão!!!!!!

Olá Dra tenho uma irmã que tem 45 anos olho dela começou a entortar(estrabismo) gostaria de saber se tem tratamento ou cirurgia ela tem problema na retina já foi operada obrigada um abraço eu moro em Guarulhos.

olá eu tenho estrabismo desde os 27 anos, agora tenho 38
tem, sirurgia sim, não é muito cara eu, moro em, Xinguara no estado do pará na cidade, de parauapebas tem, medico que,
faz esta cirurgia custa 2,000 reais um, amigo meu fez e está bom e ele, era desde criança, eu tenho vontade de fazer, mais ainda não tenho este dinheiro.

minha filha tem um ano e um mês e tem estrabismo junto a paralisia de 6 pares foi o que deu no ixame oftamologico que ela fez guando ela tinha 6 meses e eu to fazendo o tratamento com o tapão e eu ja to vendo algum resultedo eu gostaria de saber se vai ser preciso operar e o que pode ter causado isso.
ela ja nasceu em um olho depois almentou e esta nos dois olhos dela.
eu sofro muito com o probleminha dela.,

OLA DRA.
MEU FILHO TEM 3 ANOS E MEIO E PERCEBI QUE ELE ESTA DESLOCANDO UM DOS ÓLHOS MAIS QUE O OUTRO O QUE CARACTERIZA O ESTRABISMO, QUERIA SABER SE TEM CURA E QAUL A PORCENTAGEN DE CHANCES DE VOLTA A NORMALIDADE ATRAVES DE TRATAMENTO. PERCEBI ISSO TEM UNS 2 A 3 MESES MAS SOMENTE AGORA FICOU CLARO E VOU LEVA-LO AO MÉDICO POIS ANTES SÓ PERCEBIA AS VEZES E QUANDO ELE ESTA COM SONO.
OBRIGADO

nao e um comentario e uma duvida. quando eu olho para o lado direito e meu olho esquerdo nao acompanha o direito isso tem cura ja tenho 24 anos

Ola tenho extrabismo e queria muito concertar tenho 13 anos

ola Drª.minha bebe tem dois meses e tem um forte desvio da visão `estrabismo´quando sera possivel fazer uma intervençao cirurgica existe esse tratamento pelo SUS, tenho me preocupado muito com isso pois alem dos problemas no desemvouvimento ameaçado da visao ainda tem os problemas sociais presciso de orientaçao.

Olá Dr..Tenhoo 16 anos..e sou vesgoo do olho esquerdoo ..
Sou muito timidoo,naum gosto de tirar fotos ,naum gosto de me relacionar com pessoas novas pois tenho muitaa vergonhaa..
Naum me lembro bem,mas a minha mãe me levou ao medico quando eu tinhaa mais ou menos uns 10 anos..e a medica disse q eu poderia fazer a cirurgia ,mas só pra corrigir os olhos naum a visão..acabei naum fazendo nadaa..
Queria saber se ainda da tempo pra mim fazer cirurgia?
Se tem cirurgia?
Qual o risco?
Se é muitoo caroo?
Mesmo q só corriga meus olhos..
Obrigadaa..
Esperoo respostaa..
abraços..

Tenho um filho de 4 anos e descobrir que ele tem estrabismo e 6graus do olho direito e 3graus do olho esquerdo vou fazer mais exames com ele e parece que ele vai ter que usar oculos ou um tanpão…fiquei nuito triste ao saber disso. oque devo fazer??, gostaria de saber se deixo ele usar oculos ou uso o tampao ou opto pela cirurgia nele. Pois a medica disse que devido o grau que ele tem que ocasionou todo esse estrabismo.

tenha uma bebe de 3meses visivelmente estrabica gostaria de saber qual o melhor tratamento para minha bebe se possivel logo pois ja estou voltando atrabalhar e gostaria de deixar este prob. resolvido,obrigada

gostaria de saber sobre meu caso, tenho 32anos e fui operada do olho direito quando tinha 3 anos melhorou 80% mas faz uns 10 anos esta agravando de novo e eu tenho muito complexo e sou balconista de uma loja de decoracão, morro de vergonha de ficar olhando para os clientes o duro é as crianças pergunta o que vc tem no olho? porque seu olho é assim? fico bem chateada e ate choro,tenho um filho de 3 anos e ele já esta reparando também.O pior que eu sou muito vaidosa e esse (defeito)me atormenta todo o tempo tou falando com alguem mas na minha mente tá será que a pessoa esta achando de mim ,só sei que isso ta judiando de mim, não sei se o nervoso e pior,ou o emocional não sei .Gostaria de uma ajuda de um especialista, obrigado.Alexsandra

tenho 37 anos tenho estrabismo do olho direito para fora não tenho visão nessa vista tem alguma cirurgia ou protese que eu possa fazer para melhorar há minha estetica.

ola tenho 29 anos e tenho estrabismo no olho esqerdo para dentro mas enxergo normalmente so da para perceber quando olho para o lado esquerdo ele nao acompanha o outro olho direito gostaria de saber se tem como fazer cirurgia para correcao se tem por favor me fale de alguem especialista pois nao aprendir a conviver com esse problema ate hoje, nao tenho alto estima.por favor me ajude moro em belo gorizonte.

Pro favor, minha filha tem 9 meses, notei um leve desvio no olho direito, a pediatra dela disse que em bebês é normal uma descordenação até 1 ano de idade, achei uma explicação pouco vazia, está correto? É melhor buscar um oftalmo especialista para começar um tratamento?
Obrigado.

Meu filho nasceu com estrabismo no olho esquerdo, a pediatra dele disse que isso se normalizaria no nono mês, ele está no quinto, disse que o olho ainda não tinha maturidade, fui a um especialista e ele me pediu p colocar o oclusor durante quinze dias, durante duas horas, três vezes ao dia, que ficaria bom, eu vou começar o tratamento. Fiquei assustada com o texto acima e gostaria de receber por e-mail algumas informações. Obrigada!

Olá
Eu me chamo Luana tenho 13 anos,tenho estrabismo desde criança,só meu olho direito é virado para dentro,mas é pouco pq fiz tratamento desde criança,usei tampão junto com o óculos e tinha melhorado bastante,aí a médica disse que meu olho estava pronto para fazer a cirurgia,que eu tinha que marcar uma cirurgia.Depois disso não consegui marcar a cirurgia e estou desde os 9 anos sem usar tampão e óculos,parei de ir no médico,e meu olho piorou um pouquinho.Queria saber o que devo fazer?começar a usar o óculos,ou ir atrás da cirurgia?por favor me ajude…
Obrigada

Achei de grande importancia este artigo. Pois descobri que minha filha de apenas 3 anos tera que usar oculos de 5 graus nos 2 olhos. Minha duvida é será que ela esta tendo o tratamento certo ????

O artigo pra mim foi de grande valia.
Tenho uma filha de 1 ano e 7 meses, e desde q nasceu notamos q ela tinha desvio no olho direito. Levamos ao pediatra q disse q era normal até o 6 mês de vida. Porém o desviu aumentou e está nos 2 olhinhos. Atualmento a levamos ao aftal q nos indicou o tratamento c o uso do tampão para corrigir a ambliopia e posteriormente a cirurgia pq ela não possui nenhum grau na visão p o uso do óculos. Desde j+a agradeço e gostaria de um comentário sobre o q relatei acima.

minha filha tem 4 anos e estou desconfiada que ela tem estrabismo . Meu marido eu minha irma e quase toda a familia tem oq fasso

olá meu nome é ana paula passei pela ortóptica e meu diagnostico foi: Exotropia intermitente para perto com insuficiência de convergência e baixa amplitude fusional
Conclusão do teste: necessario a orientação dos exercicios orttópticos´para normalizar o quadro sensório motor.
Então doutora gostaria de saber se nãos eria melhor fazer logo uma cirurgia pois este teste que fiz me icomodou muito e meus olhos cosam muito e lacrimejam, não me passaram nada para parar de cossar minhas vistas por isso a desconfiança, sem mas obrigada aquardo com urgencia sua resposta obrigada.

Minha filha tem 6 anos e desde os 3 anos o seu estrabismo se acentuou mais, porém estou na fila do sus para conseguir um especialista, já faz um ano e meio, estou preocupada, gostaria de saber se o IMO é tem um tratamento gratuito, Obrigada meu telefone 85117831.

ola meu nome e Fabiana,tenho estrabismo desde criança e gostaria muito de corrigir,Por favor gostaria de saber se este tipo de cirurgia posso conseguir pelo sus.
obrigada

minha filha tem 4 meses, quando quer fixar o olhar para um objeto que está perto, ela geralmente(nem sempre)ela desvia um olho para dentro, ficando estrabica, levei ao oftamologista e ele disse para usar oculos toda infancia e depois talvez uma cirurgia, ão é muito cedo para um óculos, ele não tem certeza de nada ainda, não existe nem um outro tratamento para isso antes de por óculos num bebe, gostaria de saber se com 4 meses já dar para dar esse diagnostico, não dizem que é normal o estrabismo até os 6 meses?

Olha…
quero fazer uma pergunta.
começei o tratamento com oculos com 7 anos ai parei de usar os oculos. recomeçei com 11 anos. e hoje tenhu 14 anos e nao uso oculos eu ainda tenhu cura ?

ola tenho um filho de 3 meses e ja descubri que ele tem estrabismo.vou passa-lo no ooftalmo para ter um diagnostico mais apurado.mas como tratar isto em uma crinça de 3 meses? to muito desesperada me ajudem por favor.

BOM DIA DR.
ME CHAMO CRISTIANO
GOSTARIA QUE SE POSSIVÉL ME TIRA UMA DUVIDA POIS NASCI COM ESTRABISMO CONVERGENTE QUANDO TINHA 15 ANOS DE IDADE FIZ UMA CIRURGIA COM O PASSAR DO TEMPO PERCEBI QUE O ESTRABISMO ESTAVA VOLTANDO SENDO QUE DIVERGENTE PROCUREI UM OFTALMO ELE ME SUGERIU UMA NOVA CIRURGIA, REALIZEI ESSA CIRURGIA NO DIA 06-11-09 SENDO QUE TOMEI UM GRANDE SUSTO APÓS TIRAR O CURATIVO O MEU OLHO ESTAVA COMPLTAMENTE TORTO (CONVERGENTE)VOLTEI A FICAR COMO EU ERA ANTES DA 1 CIRURGIA, VOLTEI NO MÉDICA ELA ME DISSE QUE ELA TERIA QUE FAZER UMA NOVA CIRURGIA,POIS TERIA HIPER CORRIGIDO DEVIDO O FATO DE NÃO TER SIDO O MESMO MÉDICO QUE FEZ A 1° CIRURGIA E JÁ MARCOU PARA O DIA 14-11-09,GOSTÁRIA DE SABER SE PROCEDE ESSE PROCEDIMENTO TOMADO POR ESTE MÉDICO, SE ISSO PODE ACONTECER MESMO,POIS PASSADO POR DIAS HORRIVIES SINTO COMO SE TIVESE UMA CORDA PUXANDO MEU OLHO PRA DENTRO.

GOSTARIA DE UMA RESPOSTA POIS ISSO E MUITO IMPORTANTE PARA MIM FICAREI MUITO GRATO POR ESSA AJUDA.
GRATO!

CRISTIANO GOMES
e-mail:cristianogomes_rycall@yahoo.com.br

ola dr. minha filha completou 4 anos e a 1 ano atras eu notei que ela ficava estrabica em fente a tv e o olho direito entortava mais que o outro levei ela ao oculista e ele disse que era mesmo estrabismo mandou delatar a popila e disse que ela tinha que usar 3graus pode ser prejudicial?
pois sem o oculos ela não reclama de nada.
pois quero saber se com o tempo diminui o grau e não vai deixar a vista dela fraca?

ola dr.meu filho nasceu sem o olho esquerdo ele ja tem um aninho por favor me ajude nao sei o que fazer.

olá Dr! Tenho uma filha de 8 anos e, ha 7 anos ela usa óculos.Ela tem estrabismo desde pequenina.Gostaria de saber se tem algum tratamento eficaz??Tenho muito medo de que ela perca a visão!!! O médico disse que ela usa pouco a visão.Estou com medo!!! Nos ajude!!

meu filho tem 3 anos e de vez em quando ele entorta o olho para cima ele começou a pouco tempo com esse problema sera sinal de estrabismo?

Ola. Tenho 14 anos e sou estrabica desde pequena. Moro em portugal e gostava mesmo de fazer a cirugia de coreccao. Ainda é possivel, com a minha idade? Uso oculos desde pequena e com os oculos nao intorto o olho (para dentro) mas gostava de poder andar sem oculos.
Quanto custa a cirugia?
Obrigada

Ola. Fiz uma cirurgia de estrabismo (intermitente, divergente) ha uma semana. Meus olhos estao ainda muito vermelhos, acredito que seja normal, mas o meu problema maior e que agora ao inves de ficarem tortos de vez em quando estao tortos direto. O medico disse que depois de 20 dias ia me passar alguns exercicios pra fazer uma especie de fisioterapia com os musculos dos olhos, mas estou preocupada pq antes eles so ficavam tortos quando eu tentava ver imagens mais distantes, agora com uma distancia de um metro ja é notorio o olho esquerdo ficar mais pra fora. Sera que eh normal uma vez q ainda estou em recuperacao. estou mt preocupada. Obrigada.

Tenho um bebê de 1 e 2 meses, o qual foi diagnosticado com estrabismo esotropia (olho direito) desde 6 meses de idade. Hj ele faz uso diário do tampão por pelo menos 3 hr e devería estar usando óculos com aproximadamente 5,5 e 4,75. É praticamente impossível mantêr um bebê com óculos diarimente, pois até o tampão é dificil ás vezes. Mas refizemos o teste de ortóptica e mesmo usando o tampão o tratamento não teve o sucesso esperado. Vc acredita q o caso possa ser de uma possível cirurgia?

Ola…tenho uma filha de 6 meses e ela é estrabica com o olho para dentro, estou muito preocupada….gostaria de saber se ela já pode fazer cirurgia, e se a cirurgia tem risco…..muito obrigada…

Eu tenho 15 anos e tenho estrabismo,depois desses 15 Anos tem cirurgia Para ter minhas vista certa?

BOM DIA
EU TENHO UM BEBE DE TRES MESES E 15 DIAS, AS VEZES ELE FICA VESGO, ATE QUE IDADE ISSO E NORMAL, QUANDO DEVO PROCURAR AJUDA?
OBRIGADO

Tenho uma filha de 6 anos e a quatro venho fazendo acompanhamento médico por conta do estrabismo, quero informações refernte a um lugar que realize cirurgia de estrabismo de graça pois o convenio não quis cobrir. obrigada…

Oi dotora boa noite , vi aqui com meu coração apertado e muito preocupada , meu bb tem 3 meisinhos levei na pediatra e conversando com ela falei que meu bb não estava acompanhando os objetos , ela tentou me acalmar mais me mostrou muita preocupação e marcou um oftamologista urgente , sai em prantos e já fui em um chegando la ele delatou a popila do meu bb e fez um ezami que poe uma luz mais um que poe a mascara não deu pois a popila já tinha se fechado , acredito que este seja para ver o fundo do olho , ele me garantiu que meu bb encherga e me encaminho para fazer este ezame final , constatou que meu bb tem estrabismo dotora pelo amor de deus me diz o que fazer para curar o estrabismo do meu filho pois o olinho esquerdo entra para dentro e com quanto tempo posso ussar oculos ou usar este tampão que as amigas ai em sima sinuam . Muito obrigada e que a senhora possa me responder e tirar minhas duvidas , pois meu primeiro filinho e tudo que for para fazer por ele faço . Des de já muito grata mil beijos de uma mãe afrita .

Oi!!Eu tenho 28 anos e tenho estrabismo desde criança.Eu gostaria de saber como que eu faço pra conseguir fazer uma cirurgia de graça pois, eu não tenho condições financeiras.Obrigada!!

boa noite tenho 25 anos e tenho estrabismo no olho esqerdo para fora mas enxergo normalmente so da para perceber quando olho para o lado esquerdo ele nao acompanha o outro olho direito gostaria de saber com uma cirurgia tenho chance de corrigir desde já agradeço

Olá!

Meu filho tem 19 anos e estrabismo desde de infancia. Em caso de se submeter a uma cirurgia, qual a chance de ter sua visao corigida?

Olá, eu tenho 23 anos, tenho estrabismo e astigmatismo desde os meus 3 anos, gostaria de saber se existe cirurgia para o meu caso!!!
Obrigado

ola dra tenho estrabismo em um olho aquele que ele olha pra fora,quando eu tinha 15anos tive tocxo plasmose,e perfurou a retina ocular,sei que a visao nao volta mas,mas eu quero fazer a cirurgia pro olho voltar no lugar,pois fico contraginda hoje tenho 24 anos,gostaria de saber quando é que custa uma cirurgia desta se a anestegia é geral,se saio no mesmo dia,e se aki em franca sp tem algum lugar que faça de graça ,se puder me responder fico muito grada,obrigada deste ja pela sua atençao,um abraço.tatiana

Olá Doutora, tenho uma filha que tem 6 anos, ele começou aos 4 anos amostrando o estrabismo, desde então fiz um tratamento nela e até hoje ela usava o tampão fora as terapias diretamente no consultório especializado. Em Novembro deste ano, está marcado a consulta para fazermos os exames e marcármos a cirurgia, estou mt preocupada, lá no consultório a Dr disse que Graças a Deus nunca perdeu ninguém em suas cirurgias, mais tenho medo da anestesia geral, o que podera acarretar, e fora que tenho medo j´que soube que não é a laizer, podem me ajudar com conselhos o que devo perg a Dr para me tranquilizar, pq já pensei na verdade em até desistir, minha filha é tudo para mim, outro dia numa praça tinha uma moça com sua filha de 2 anos e ela me disse que perdeu a de 4 anos fazendo esta cirurgia fiquei mt nervosa desesperada, sem reação sabe,?
Me ajuda com conselhos, grata

Ola Doutora tenho 24 anos ,tenho estrabismo olho esquerdo ,ja fiz uma cirurgia quando pequenho 3 anos acho..
mais o meu olho continua com desvio o q pode ter ocorrido..
so enxergo cores com ele.. lê nem pensar so com o direito..

sera q houve erro medico..?
como proceder..?
ainda tenho cura.
um medico q fui disse q nao recupero mais a visal esquerda sera sempre assim so mesmo cores vultos. o mais dificil é lêr.

ola, dra meu filho de 3 anos tem estrabismo, comecei o tratamento quando morava em sao paulo, agora morro em sao luis-ma e estou com difilculdades para consulta-lo e ja faz um ano que parei o tratamento, o que devo fazer?

Meu baby de 7 mês foi dormir a noite e durmiu bem.acordou de madrugada pra mama e voltou a dormir passou se horas quando foi 4 horas ele acordou e esta com estrabismo foi um susto corri pro hospital e ñ deu nada graçasa a deus e encaminharão ele prA fazer um aconpanhamento com medico oftalmo e agora esta fazendo tratamento e o olho dele ja esta voltando ao normal graças a deus descobrimos ke foi uma virose k deus tipo de um resfriado mal curado é raro mas é possivel

Drº meu filho tem 8 anos e descobri que ele tinha estrabismo aos 7 anos mas já fui a alguns oftalmologistas que me disseram que não tem cirurgia e que não tem mais nada para fazer na idade dele.
Não me conformo com isso moro em curitiba e gostaria de saber como devo proceder?
Obrigada.

Olá. Meu nome é Keid e minha filha de 04 anos tem alta hipermetropia, o que faz com que seus olhos entortem para dentro (estrabismo acomodativo). Levei a vários médicos e embora o diagnóstico tenha sido o mesmo, eles divergiram em relação ao grau . Ela apresenta grau 4 e 3, sendo que um médico passou o grau total e o outro disse que só poderia passar parte desse grau. o que fazer?

Ola tenho hipermetropia astigmatismo miopia e estrabismo quais as chances de ter sucesso ne uma operacao refrativa do tipo lasik meu grau e + ou – 5 e 6

olá doutora,gostaria de saber se eu posso fazer essa cirurgia de estrabismo pois hj estou com 28 anos,pois o eu ñ consigo olhar para um objeto reto pois o olho esquerdo sempre fica olhando para o lado de fora,e o pessoal sempre fica rindo da minha cara e isso ñ aguento mais,por favor me de uma solução.

desde ja muito obrigado

RONALDO MACEDO DE FRANÇA LIMA .
EMAIL:ronaldomacedo83@hotmail.com

OLÁ;NASCI COM ESTRABISMO,AOS 20 ANOS FIZ CIRURGIA PELO CONVENIO NA CLINICA IMOL,MAS ESTOU PERCEBENDO QUE ESTÁ VOLTANDO,PRECISO FAZER OUTRA CIRURGIA HOJE ESTOU COM 31 ANOS AGRADEÇO DESDE JÁ.

DEPOIS DA CIRURGIA O ESTRABISMO PODE VOLTAR?PORQUE?

ola,tenho estrabismo do tipo intermitente, meu olho esquerdo “escorrega”" para fora. Bom, não sofro com perda de visão nele, o meu problema é apenas estético. Gostaria de saber se na mina idade ( 30 anos) ainda é possível fazer o tratamento cirurgico, se isso não acarretará problemas na visão… Grato. Att , Sergio.

Olá Dotora ! O MEU NOME É SANDRA eu tenho extrabismo desde criança , o meu sonho é fazer a cirurgia , mas não tenho certeza se tenho nos dois olhos , Vc acha qe pode corrigir os dois olhos totalmente ? tenho muita vergonha , no tempo de escola foi muito difícil havia muito precnceito , Só vou ser completamente feliz se eu fizer minha cirurgia , mAS TENHO MUITO MEDO DE FICAR CEGA ISSO PODE ACONTECER ???oBRIGADA AGURDO MA RESPOSTA …

tenho 40anos e tenho estrabismo desde crianca no ollho dirito so enxergo vuto e cores e possivel resolver com cirurgia por favor me livra desse pesadelo

oi meu nome é maruza tenho 22 anos tenho um estrabismo no meu olho direito e sinto muita vergonha por isto as vezes nao consigo olhar nos olhos das pessoas,e isto me faz muito mal
gostaria de saber se a cirurgia poderia conserta meu olho e quanto custaria esta currgia? gostaria muito que vcs me respondessem. tenha uma boa noite!

Olá Dotoura!Tenho estrabismo alternante em um dos olhos desde de criança, estou com 36 anos esse problema me encomoda muito, queria saber se algum lugar aqui no Rio de janeiro que faça a cirurgia de graça e qual o tempo de recuperação após a cirurgia? obrigado , aguardando sua resposta.

Bom dia.
Doutora, sofri um acidente alguns anos atrás, devido a esse sinistro fiquei estrabico! Tenho chances a uma correçao?

Boa noite, Ronaldo Macedo

Obrigado por acessar nosso site.

Por problemas técnicos, estamos com dificuldades de estabelecer contato com nossos leitores.

Quanto à sua solicitação: Para uma definição do melhor tratamento, há necessidade de uma avaliação clínica. Sugerimos que você consulte um especialista. Após exame detalhado, esse profissional poderá lhe orientar adequadamente.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor

http://www.revistavigor.com.br

Olá, gostaria de saber se é possivel indentificar o extrabismo apartir do segundo mes de vida.

Boa tarde,

Fui ao rastreio oftalmológico com o meu filho de 3 anos e foi detectada hipermetropia, 6,5 e 7,5 dioptrias.
Não consigo perceber como é tão elevado e eu não dei por isso, ele faz puzzles, adora livros, brinca com legos, apanha migalhas, conta os meus sinais e mesmo assim tem este grau de hipermetropia?

Olá… eu tenho um bebê de sete meses e percebi que o olho dele esquerdo é virado para dentro bem no cantinho …. e agora queria saber o que faço…. e qual o melhor tratamento para este caso, tem cura….obrigada!!!

Olá Doutora!

Tenho 31 anos e tenho estrabismo somente em um olho, quando eu tinha 3 anos fui operada da catarata e com o passar do tempo meu olho operado ficou vesgo, pouca coisa mas dá para perceber. Gostaria de saber se é possível operar e qual o valor e quais os riscos.
Poderia me indicar um hospital bom ou clínica.

Desde já agradeço.

Olá, tenho 23 anos e comecei a ter estrabismo agora porque?
sempre uso os oculos, mais trabalho com computador 6 horas por dia , até sai do emprego por causa disso o que devo fazer? obrigado

OLA DOUTORA! TENHO UM BEBE DE 9 MESES E A POUCO PERCEBI QUE O OLHINHO ESQUERDO ENTRA UM POUCO PRA DENTRO QDO ELE OLHA EM UM PONTO FIXO… SERA QUE ISSO JA É UM SINAL DE ESTRABISMO…COMO POSSO COMECAR O TRATAMENTO…
UM ABRAÇO…
AGUARDO RESPOSTA..
DESDE JA MUITO OBRIGADO

OI MEU NOME E LAIANE, MEU MARIDO TEM ESTRABISMO DESDE PEQUENO SUA MAE DISSE QUE ELE NAO NASCEU ASSIM QUE FOI DEVIDO UM OBJETOS QUE FICAVA EM SEU BERCO , GOSTARIA DE SABER SE O ESTRABISMO A PESSOA JA NASCE COM ELE OU SE TEN ALGUMA COISA QUE PROVOQUE???

meu nome é ariane etenho 13 anose sou estrabica,desde os 6 anos já usei mt oculos parei e continuo usando mas não melhora,o único jeito é operar mas a minha familia não tem grana paa isso me ajuda por favor tocansada de bulling

Os comentários estão encerrados.