Técnica cirúrgica corrige os sintomas do Mal de Parkinson

Precisão e alta tecnologia aumentam a segurança e eficácia do tratamento.
 
A neurocirurgia é um dos campos que merecem enorme atenção no Hospital São Luiz e vem obtendo muitos progressos. Desde a década de 50, cirurgias para correção dos tremores ou rigidez corporal causados pelo Mal de Parkinson são comuns, entretanto, com o uso do medicamento a base de Dopamina, elas foram progressivamente entrando em desuso.
 
A questão é que, após sete anos ou mais, o efeito do medicamento reduz e com o aumento da longevidade dos pacientes, tornou-se necessário que as técnicas cirúrgicas fossem retomadas. No entanto, as cirurgias no passado não reuniam tanta tecnologia que possibilitasse a precisão do procedimento atual.
 
No Hospital São Luiz, a equipe neurocirúrgica vem obtendo grande sucesso com a cirurgia estereotáxica – na qual, por meio de um equipamento especial fixado no crânio, pontos específicos são marcados na cabeça do paciente, na tomografia e, depois, são feitos cálculos matemáticos no computador, que delimitam o local exato da lesão.
 
Embora de alta complexidade, a cirurgia é realizada com anestesia local e o paciente consciente. A técnica consiste na introdução de um eletrodo de cerca de 1,5 milímetro de diâmetro, acoplado a um gerador de radiofreqüência até o alvo escolhido. A ponta do eletrodo aquece a 75º C para produzir uma lesão. “Essa lesão é provocada para destruir determinadas células que não estão funcionando adequadamente em decorrência da doença”, esclarece dr. Fernando Ferraz, neurocirurgião do Hospital São Luiz.
 
“A lesão é feita de acordo com o sintoma do paciente – tremor, rigidez ou a discinesia (movimentos bruscos involuntários) e a melhora é imediata”, complementa.
 
Após a introdução do eletrodo, é feita uma estimulação elétrica no local. Na estimulação é testado se o instrumento está exatamente no alvo escolhido e isso se verifica pelas respostas motoras e verbais do paciente.
 
O especialista já operou cerca de 200 pessoas usando o cálculo computadorizado e constata que a técnica é muito segura e eficaz, pois alivia os sintomas e melhora a qualidade de vida do paciente de Parkinson, quando o medicamento não faz mais efeito ou quando ocorre a intolerância.




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Meu Pai é portador do mal de parkinson a mais de doze anos, os medicamentos hoje utilizados estão cada vez menos eficazes, pois, os intervalos entre as dosagens estão cada vez menores.
Gostaria de maiores detalhes deste procedimento, e se possivel o custo, e se pode ter cobertura do SUS.

Desde já agradeço

Carlos Alberto Ferrareto

solicito encarecidamente maiores detalhes deste procedimento
voces podem me ajudar
Grato

Carlos

Bom dia, Carlos Alberto

Obrigado por acessar nosso site.

A Revista VIGOR – movimento e saúde é uma publicação da Thesaurus Editora de Brasília. Como somos muito lidos, profissionais e instituições de pesquisa e ensino nos enviam artigos e comunicados para publicação. Infelizmente não temos a informação que você nos solicitou. Estamos aguardando novos textos para publicação.

Sugerimos que você entre em contato direto com o Hospital São Luiz.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

Meu pai tem parkinson e o médico dele disse que o caso dele não adianta cirurgia.
Isso é verdade ou meu pai está nos enrolando por temer a cirurgia?
Desde já, obrigada pela atenção!

É formidavel este avanço para os portadores de mal de parkinson, meu pai parksiano a 4 anos me disse que foi informado que essa cirurgia esta sendo realizada pelo SUS, gostaria de saber se isso é verdadeiro.

Obrigado, no aguardo

Nilton

ESTOU BASTANTE INTERESSADO NESTA CIRURGIA E GOSTARIA DE ESTAR INFORMADO CONSTANTEMENTE NOS SEUS AVANÇOS.

O meu pai tem mal de parkinson, e toma muito remedio e em pouco espaco, esta acamando . por isso queromos saber melhor sobre a cirurgia , pra poder da pra ele melhor condicao de vida…Conto com a colaboracao de vcs grata

Minha tia ja faz tratamento a mais de 8 anos e os medicamentos tbm já não fazem o mesmo efeito desewjo saber qual custo pra fazer particular e quanto tempo de espera pelo SUS.
Desde já grato.
Att: Michel Oliveira

bom, ola a todos
ja li algumas coisas sobre o assunto, tecnicas relatos entre outros, mais o que eu nao encontro é o verdadeiro procedimento, caminho, atitudes a serem tomadas, locais a serem proocurados, documentos nescessarios e tudo o que realente precisa para ter acesso a essa cirurgia, pois a minha mãe precisa deste atendimento, quem puder me fornecer estes datos interrogativos acima, por favor me forneça.
OBRIGADO !!!!

minha mãe tem parkinson a 5 anos, gostaria de saber o custo desta cirurgia e se existe algum convenio com o sus por favor me respondam com urgencia.
obrigado.
Bernadete.

Gostaria de saber detalhes da cirurgia com marca passo estimulador, externo ao cerebro.

meu amor, sofre de mal de parkinson, gostaria muito de ter mais noticias sobre a cirurgia com eletrodo, e com marca passo, e se pode ser feita pela rede publica, no caso SUS, pelo que soube esta cirurgia esta sendo feita gratuita no hospital Estadual Brigadeiro, em são paulo. agradeço a todos pelas informações que tive aqui. beijos

Tennho uma irmã de 41 anos e que a 7 anos sofre com a doença.os remédios já não fazem efeitos e sua qualidade de vida a muito tempo está ruim em função dos tremores e rigidez é muito dolorido ver seu sofimento, se possivel gostariamos q nos informassem quais os procedimentos a tomar para q se realize esse tratamento e qual o custo … abraços e obrigado.

Minha tia é portadora da doença a 10 anos e o quadro vem se agravando a cada ano os medicamentos trazem um alívio momentâneo, e os efeitos colaterais são muito fortes, eu gostaria de saber mais detalhes sobre a cirurgia, como é possível entrar em contato para saber sobre o custo e também se existe outras possibilidades, SUS ETC.

Att.

Giorgio Fabricio.

meu pai tem 76 anos e sofre de mal de parkinson ha 14 anos,atravez do médico soube da cirugia DBS eletrodo cerebral profunda,gostaria de saber mais sobre o assunto

att Maria Helena

Minha irmã de 68 anos sofre do mal de parkinson, os remedios cada vez mais ineficaz, gostaria de receber informações sobre possibilidades de cirurgia,
Por favor, precisamos de ajuda.

Tenho parkinson a 12 anos moro em Jaraguá do Sul Santa Catariha;gostaria que me sugerissem onde fazer a sirurgia c/marca passo.obrtgada

e dificil a cituacao do portado,familiares e amigos ja que o estado da uma assistencia precaria referindo-se a cirurugia espero um dia nao tadiamente ter esse assesso p minha mae

me ajudem por favor não posso mais ver essa doença acabando dia-dia com meu pai e ficar parado sem fazer nada ele sofre da doença faz uns 6 anos e os remédios não fazem efeitos mais, se tiver alguma cirurgia e aonde fazer me indique? pois estou muito descontente com a situação estou no aguardo da resposta grato!

Olá a todos,gostaria de agradecer esse maravilho site que me forneceu essa informacao tao preciosa.meu querido pai sofre de mal de parkson a 16 anos +ou- e é muito sofrimento para mim ve-lo assim,com essa informacao tenho a plena conviccao que chegarei a onde precisar para ajuda-lo a fazer essa cirurgia.muito obrigado e que DEUS os abencoe.

achei bem interessante,mas gostaria de saber o telefone do Médico para que eu possa levar minha MÄe.È possivel

Ou o telefone do hospital ou outro profissional que tenha telefone!

por favor me respondam minha pergunta aguardo no seguinte email araujothome@bol.com.br obrigado.

quero saber quanto custa mais ou menos uma cirurgia particular de mal de parkinson sera que voces podem me ajudar? fico no aguardo grato!

ola, meu irmao tem 59 anos, e sofre com esse mal de parkson mais de 6 anos nao aguento mais ver ele sovrer
assim,eu preciso saber se o SUS esta fazendo essa cirugia, ou entao, quanto custa? por vavor me ajudem!

estou muito assustada, minha mãe está com parkinson, precisando fazer cirurgia urgente pelo sus ou particular quem pode me ajudar, faço o que for preciso me ajudem por favor!!! minha mãe não quer mais viver se isolou de todos.
aguardo ajuda urgente.

Tenho 2 amigos e pacientes com Parkinson. Gostaria de receber mais informações sobre a cirurgia e se os médicos trabalham com pacientes conveniados.
Agradeço desde já as informações necessárias para que eu possa melhorar a qualidade de vida dos meus amigos e pacientes.
Prof. Antônio Luiz Wiener Pureza Duarte MD MSC

A quem possa interessar
O Hospital Estadual Brigadeiro(SP)oferece cirurgias gratuitas para portadores de mal de Parkinson na capital, procedimento antes restrito aos hospitais universitários. O serviço é agora oferecido em uma unidade da Secretaria Estadual da Saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O paciente deverá ser encaminhado pelas Unidades Básicas de Saúde ou por ambulatórios de especialidades. Passará por avaliação da equipe médica e, se for necessário, será submetido à cirurgia. O Hospital Brigadeiro fica na Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, 2.651, região central da capital. Esta informação esta neste site http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=91020

meu pai fez uma cirurgia foi feito uma pequeno corte e foi introdusido um cabo ligado a um aparelho que estimula a area afetada do cerebro . ele é ligado só na hora da cirurgia sem marcapasso… ele apos a cirurgia ficou com a fala muito pesada impossivel de se entender ,porém ele está lucido…minha pergunta é. isso é normal?
quanto tempo leva para a fala dele voltar ao normal?

obrigado!

boa tarde, minha sogra tem mau de parkinson há 13 anos, eu gostaria de saber os primeiros procedimentos que devo realizar para ajuda-la a fazer essa cirurgia, sou de Rio claro, interior de São paulo, agradeceria se vcs entrassem em contato comigo o mais breve possivel e respondesse minha pergunta, ficaria mto agradecida, desde já mto obrigada e até mais.

foi muito saber que ha uma esperança pra quem tem parkinson , minha mae tem essa doença .Como faço ter mais infomaçoes sobre a cirurgia ela lucida mas nao consegue quase andar e falar ta cada dia mais dificil. como consigo.

Gostaria de saber mais detalhes sobre a cirurgia e se ela se aplica a quem tem rigidez e lentidão nos movimentos

Minha mãe está sofrendo muito com os sintomas desta doença, os remédios estão causando muitos efeitos colaterais, gostaria de saber mais sobre a cirurgia e a segurança da mesma.
Por favor me respondam,é duro ver alguém que vc ama sofrendo.

minha ma~e tem mal de parkinson aproximadamente 2 anos,esta em tratamento,mas esta com movimentos lentos e musculos rigidos,gostaria de saber se no rio de janeiro existe hospital para cirurgia,por favor me ajude…
se nao tiver mandar de outro lugar….

Meu Pai tem 60 anos, há 22 tem parkson, me enteressei muito pela cirurgia, pois os remédios estão cada vez menos eficazes devido o tempo que ele toma. Como faço para saber o valor da cirurgia e se ela é feita pelo SUS.

Quero informaçoes para cirurgias de mal de parkinson em Sao Paulo

bao tarde,minha mae tem 63 anos a 8 tem parkson ela toma varioa remedois,que nao faz mais, tanto efeito.tem dia que nao sai da cama.e chora muito de dor nos ossos.ela mora em jequie na bahia,gostaria de saber se existe,algum lugar que ela possa fazer uma cirurgia gratuita. na cidade ou proximo.obrigada.

gostaria.de saber se existe alguma clinica medica na cidade de jequie na bahia, que realize esta cirurgia.minha mae tem 63 anos e sofre de mal de parkson a 8 anos.

meu pai sofre de mal de parkson, gostaria de saber mais detalhes sobre a cirurgia pelo sus.

Olá, Boa Tarde, Por favor, gostaria de uma ajuda, assim como todos, meu pai tem pakinson e ele gostaria de fazer a cirurgia, precisamos saber como fazer pelo SUS e saber quanto custa se for particular.
Desde ja agradeço.

Por gentileza gostaria de saber como poderia entrar em contato para uma consulta no hospital brigadeiro com a equipe de neurocirugioes pois meu marido tem mal de prkinson a aproximadamente 1ano.

desde já meus agradecimentos.

por favor gostaria de saber como consequir esta operação pelo sus minha tia tem mal de pakison a 8 anos e só fala que a vida dela não tem mais sentido ela começou a sentir este sintoma desde que o filho dela faleceu morando sozinha esta cada vez mais esta dificil,para ela mal ela conseque se movimentar por favor de uma luz para este caso que Deus ilumine voces para dar uma reposta que lhe de esperança de vida ela mora em sao vicente interior de s.p

que Deus ilumine voçes e possa ajudar muitas pessoas como minha tia que sofre a 8 anos que posam me dar uma resposta positiva para ajudar não só ela como muitas gentes

Meu marido tem 61 anos e descobriu a doenca MParkinson a 5 anos,est’a tomando muitos medicamentos cada vez diminue o espaco de tempo entre os remedios,mas estes fazem fazem efeito cada vez menos,ele est’a cada dia mais rigido do lado esquerdo do corpo,nao consegue falar direito,tem muitas dores no braco e perna esquerdos,est’a com muita dificuldade para andar devido a rigidez do lado esquerdo,nao tem tremor,existe algum tratamento que melhore o estado dele o alguma operacao????O que faco?O Dr. Fernando Ferraz trata algum doente com essas caracteristicas e a pessoa melhora? Se sim vou agendar uma consulta com ele no Hospital Sao Luiz.(medicamentos que ele toma:prolopa 200\50 metade 3 x ao dia mais 1\4,cloridrato de selegilina 5 mg 2 x ao dia,sifrol 1 mg 3 x ao dia,contan 1 comp. 2 x ao dia,1 comp. de citalopran 0,20 ao dia,’e assim mesmo????Tantos remedios

Meu pai tem mal de parckson há sete anos,e hje ele esta com 52 anos!! Gostaria de saber o custo e onde estão sendo realizado esta cirurgia!!! Obrigado..

Fiquei feliz em saber que já existe Cirurgia para quem sofre da doença de parkinson, pois tenho um irmão que sofre desse mal a sete anos, ele tem rigidez, movimentos lentos e muito pesado. a voz é meio embassada e tem tremor no braço esquerdo. Gostaria de saber a respeito da cirurgia e de Hospitais que estão fazendo esta Cirurgia . Por favor
Tenho um irmão , que sofre da doença de parkinson, gostaria de saber a respeito da cirurgia

pow, nem vou fazer pergunta! tá todo mundo fazendo pergunta e vc naum dão uma resposta. q tipo d site é esse ki ninguem se identifica e nao respond nada ? precisamos d resposta urgentement .

meu marido tem 51 anos tem mal de parckson gostaria de saber onde faz a cirurgia ele tem caberj. obrigado.

Meu filho tem mal de parkinson gostaria de saber como faço para conseguir que ele seja operadoonde fica o hospital São Luiz e qual o médico que faz esta cirurgia, por favor me informe com urgenccia pois meu filho está precisando desta cirurgia.
Eliete

gostaria de saber o valor da cirurgia de mal de parkinson,pois minha mãe está com essa doença e gostaria de saber o valor,pois quero ver se tenho condições de custear a mesma.obrigado!!!

TENHO 39 ANOS E COMECEI A SENTIR OS SINTOMAS A 6 ANOS ATRAZ E O MEU QUADRO COMEÇOU A COMPLICAR POIS O LADO ESQUERDO O MEDICO FALOU QUE PODE TAMBEM COMEÇAR, PRECISO DE AJUDA PARA UMA CIRURGIA IGUAL A ESTA , NÁO TENHO COMO PAGAR + TENHO UMA GRANDE ESPERANÇA QUE UM DIA VOU CONSEGUIR E QUE DEUS ABENCOE A TODOS

sei q vcs estão cada vez mas avançados sera possilvel essa semanas esta com vcs ai para realizar essa cirugia,quais são os riscos desejo saber o numero de vcs para eu entra em contato mas rapido possivelobriga ficarei grato a vcs queremo fazer particular,agora irei conta um pou dele. meu pai deseja se avalido por especialista e proficionais na aréa de mal de parkinson,ou deseja fazer a cirugia,ser for possivel me responda com urgencia,números para q possamos ta entrando em contato com voces.estamos depótos ir para são paulo essa semana vem tomando seus medicamentos mas o estado dele esta estavel muita dificuldades do sistema motora do corpo achando q não tem jeito mas eu aho q vcs estão ai para nos achuda mos sabemos q voces tem o mas medicamentos e cirugia avançadas para q com ele venha se trata tambem queri saber se todas as pessoas q fizeram a cirugis teve algun tipo de reação ser rejeitaram ser forasn realizadas com sucesopor que então o unico problema do meu pai esse e isso ncomoda muito a ele tem 62 anos tem essa doença 10 anos e como filho posso dizer a vcs q vão a valialo q não emole viver con essa doença em bora q nenhuma doeça é boa então jente pedimos q lean carinho e nos ajuda -mos e para vcs serão mas um paciente a ser dezer curado

Meu pai tambem tem parkinson.
Como ninguem responde as nossas duvidas,acho mais interresante trocarmos msn,orkut ou algo do genero e tentarmos por nos mesmos achar esse hospital e os procedimentos para conseguir a cirurgia.
me adicionem neste email que acabo de deixar.
rafaela_morenacarioca@yahoo.com.br
meu msn:pmerjnovo@hotmal.com

Tenho uma Prima irmã que tem o Mal de Parkisom e vem sofrendo muito, pois os medicamentos já não estão fazendo mais efeitos, gostaria de saber se é possível realizar a cirurgia dela pelo convenio Unimed, pois ela está buscando ajuda e eu ví este artigo e me interrecei.
Aguardo um breve retorno?
Lourdes

Minha mãe tem 74 anos e há 15 faz tratamento de parkinson, a doença está avançada e os remédios já não estão sendo respondendo ao avanço da doença. Gostaria de informações de como fazer esta cirurgia pelo sistema SUS, uma vez que ela recebe auxílio doença. Aguardo resposta urgente.

Grato
Edson

sou portador de mal de parkinson ha dez anos e os medicamentos nao estao respondendos…ocorre que fui encaminhado para tratamento cirurgico pelo doutor;tarso odoni; neurologista com assitencia no hospital heliopolis…acontece que moro em itapetininga interior de sao paulo e minhas condicoes de locomocoes sao minimas;gostaria de saber como proceder para conseguir marcar uma consulta neste hospital ou no hospital brigadeiro…obs;ja estou c/encaminhamento em maos…sem mais agradeco a atencao que me foi dado;joao batista da costa filho.

minha mãe precisa fazer essa cirurgia, mas, preciso saber quanto custa, pois moro em Rondonia e preciso saber se tenho condições financeiras para custear.

sinto-me feliz ao saber que existem métodos eficaz para o mal de parkison, meu pai é portador de DP á mas de 12 anos ,mas infelizmente esse método é muito caro e nós não temos condições de fazer. Gostaria de saber se existem possibilidades de fazer pelo SUS? Ele sofrer muito, tem depressão,seu corpo treme todo,tem dificuldade de andar, falar,comer.Os médicamentos quase já não faz efeito, nossa viver dessa forma é muito triste, mas agradeço a Deus a todos os momentos por ele exite em minha vida, mesmo com esse problema. um dia nós vamos conseguir vencer esse mal. desejo a todos os médico que Deus ilumine suas mãos a cada dia e cada paciente.

Nossa…meu coração se alegrou um pouco com esta notícia, pois surge uma nova esperança pra minha mae, que a 4 anos foi diagnosticado parkinson…estou muito intereçado em saber onde procurar para q minha mae possa se submeter a esse tratamento…por favor me ajudem, pois desde então não tenho mais alegria, a cada dia vejo as limitaçoes de minha mae aumentarem…espero ansioso por uma ajuda…obrigado…espero resposta.

1º – PEGA UM ENCAMINHAMENTO COM A DESCRIÇÃO DA DOENÇA DE PARKINSON ( PEGA COM O NEURO QUE TRATA O PACIENTE ABTUALMENTE ,TEM QUE SER DO POSTO DE SAUDE , NÃO PODE SER PARTICULAR )
2º – LEVA O ENCAMINHAMENTO PARA A ASSISTENTE SOCIAL DO SEU POSTO DE SAÚDE
3º – PEDI PARA A SUA ASSISTENTE SOCIAL MARCAR PARA VC ESTAR INDO NO HOSPITAL BRIGADEIRO , ELA PODE QUERER TI MANDAR PARA OUTRO HOSPITAL NÃO ACEITE , SÓ O HOSPITAL BRIGADEIRO FAZ (ELA TEM QUE MARCAR PELO SISTEMA CONEXA OU CROSS ELES SABEM O QUE É )

DEPOIS QUE SUA ASSISTENTE SOCIAL MARCOU UM DIA PARA VC ESTAR INDO PASSAR EM CONSULTA VC PEDI PRA ELA UMA AMBULANCIA PARA LEVAR VC PELO QUE EU SEI O SUS PAGA TODAS AS DESPEZAS PARA PESSOAS QUE MORAM LONGE LEVAM VC ATÉ O HOSPITAL E PAGAM UM LUGAR PRA VC DURANTE O TRATAMENTO.
O TELEFONE DO HOSPITAL É 011/ 3170-6100 TEL DO NEURO PARKINSON DO HOSPITAL BRIGADEIRO OU TAMBEM É CONHECIDO COMO TRANSPLANTES EURICLEDES JESUS SERBINE,
LIGUEM PRA LÁ E SE INFORMEM MELHOR BOA SORTE!
MEU EMAIL É ADMSILVA1977@HOTMAIL.COM

DIZEM QUE ESTA CIRURGIA ALIVIA OS SINTOMAS DO PARKINSOM EM 80 POR CENTO, É UMA CIRURGIA QUE SE TOMA ANESTESIA LOCAL O PACIENTE FICA ACORDADO E NÃO PRECISA TER MEDO OS MÉDICOS FAZEM EM MÉDIA 120 CIRURGIA POR ANO.
MINHA MAE TEM MAU DE PARKINSOM A 12 ANOS PEÇO A DEUS QUE ELA CONSIGA E QUE VCS TAMBEM CONSIGAM E VOLTEM A TER UMA VIDA FELIZ. QUE DEUS ABENÇOE E ABRA TODOS OS CAMINHOS PARA QUE VCS CONSIGAM ESTA CIRURGIA E MINHA MAE TB.

menha tem parkcnon ha dez anos, a medicação ja não é tão eficiente. Queria saber se é possivel mais informações sobre a cirurgia pelo sus. Obrigada se poder me responder.

Os comentários estão encerrados.