Você sabia que a gordura infiltra e lesa seu fígado?

O acúmulo de gotículas de gordura dentro das células do fígado é a mais freqüente alteração do órgão, causando a esteatose.

A chamada “doença gordurosa do fígado”, também conhecida como esteatose ou esteato-hepatite, está presente em indivíduos obesos, com colesterol ou triglicérides elevados ou com diabetes. Por ser uma doença silenciosa, pode ser perigosa e até mesmo fatal. O acúmulo de gordura no fígado, mesmo sem ingestão alcoólica, pode causar cirrose e, em alguns casos, até mesmo câncer de fígado.

É a alteração no fígado mais freqüente em todo o mundo, ocorrendo em crianças e adultos. Nos EUA,  onde a população engordou muito, é conhecida como fatty liver (fígado gorduroso), estando presente em 20% da população geral e em até 40% das pessoas a partir de 50 anos! É potencialmente reversível, se suas causas forem diagnosticadas e corrigidas. Por outro lado, se progredir e se associar a um pouco de inflamação, causa cirrose em 15 a 20% dos casos, ao longo dos anos. Causando cirrose, pode também causar câncer do fígado.

A possibilidade de esteatose torna-se ainda mais preocupante, no Brasil, pelo significativo aumento da taxa de crianças e jovens com excesso de peso nos últimos 28 anos, alcançando já 16,7% na faixa de 10 a 19 anos de idade. Isto corresponde a 5,9 milhões de jovens, segundo dados recentes do IBGE.

Nas pessoas com o “fígado gorduroso”, há um fenômeno chamado “resistência insulínica”, que desencadeia a infiltração de gotículas de gordura nas células do fígado e vários mecanismos imunológicos que levam à lesão das mesmas, como se elas fossem corpos estranhos ao organismo, provocando o surgimento de inflamação e cicatrizes. Daí pode advir a cirrose.

A esteatose hepática está, pois, freqüentemente associada à “Síndrome metabólica”, cujos principais componentes são a obesidade central (em que a gordura se acumula predominantemente no abdome), o diabetes tipo 2, a dislipidemia (aumento do colesterol ou dos triglicérides) e a hipertensão arterial.

Os tratamentos indicados para este tipo de doença são a perda de peso a partir de uma dieta elaborada, os exercícios físicos regulares e moderados e se necessário, correção dos níveis da glicose (se há diabetes), colesterol e triglicérides com a ajuda de medicamentos. Vários outros medicamentos estão sendo pesquisados para o controle da “doença gordurosa do fígado”.

 

Sugerimos que, sobre esse tema, sejam consultados os médicos da Diretoria da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), ou médicos dessa conceituada Instituição, credenciados em todos os estados brasileiros.

Para agendar entrevista ligue: 011- 3078-4690
e-mail: majmaluf@uol.com.br

Abaixo, encaminhamos breve currículo dos atuais presidente e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), Dr. João Galizzi Filho e Dr. Hoel Sette Junior e da Dra. Edna Strauss , pertencente à atual diretoria da entidade e sua ex-presidente ( gestão 2003- 2005):

Dr. João Galizzi Filho, médico hepatologista, Presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia (biênio 2005-2007), formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da U.F.M.G., Especialista em Hepatologia pela Universidade de Londres, Inglaterra (Serviço da Profa. Sheila Sherlock), Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da U.F.M.G., Mestre em Medicina Tropical pela U.F.M.G., Membro Titular da Academia Mineira de Medicina. Reside e tem consultório em Belo Horizonte.

Prof. Dr. Hoel Sette, médico hepatologista, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia (biênio 2005-2007), formado em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco em 1970, pós-doutorado em hepatologia na Universidade de Londres no Kings College School of Medicine, médico assistente da Divisão de Clínica Cirúrgica I do Serviço de Cirurgia de Fígado do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Profa. Dra. Edna Strauss, médica hepatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia – SBH- (Biênio 2003-2005). Fez Doutoramento e Livre Docência na Faculdade de Medicina da USP. Estágio de hepatologia pelo CNPq/INSERM, no Hospital Beaujon em Clichy, na França. Atualmente é orientadora de Pós-graduação na Faculdade de Medicina da USP e representante da SBH junto à Associação Médica Brasileira. Reside e tem consultório em São Paulo, capital.

Para agendar entrevista ligue: 011- 3078-4690, e-mail: majmaluf@uol.com.br
MAJMALUF Assessoria de Comunicação
Rua Paes de Araujo, 29. Cj.103
CEP. 04531-090 São Paulo SP
É: (11) 3078-4690 – FAX: (11) 3168-4189
e-mail: majmaluf@uol.com.br
site: www.majmaluf.com.br
 
 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Gostaria de saber o que uma pessoa com figado gorduroso deve ou não comer, saber ao certo o tratamento. Atenciosamente Gerusa

Gostaria saber nome de um medico aqui no RJ capital, realmente interessado neste assunto, tenho ido a varioas medicos, já foi acusado na ultra computadorizada.Tenho acumulo de liquido somenteno abdomem , (pareço estar gravida),trigliceridios, alto, mas não sou diabetica, e ultimamente tenho tido pressão muito alta, o qual era sempre baixissima.tenho 1.56 de altura, pesso 55 kg , tenho 48 anos.também gostaria de saber o que uma pessoa com figado gorduroso deve ou não comer, saber ao certo o tratamento.
Por favor me ajudem.
Grata, Cy

Fui diagnosticado esteatose hepática de padrao severo e possuo diagnóstico de vasocongestão, tenho triglicerides alto, queixas constantes de queimação no esofago e flatulencias com dores abdominais. gostaria de que me indicassem um médico na cidade de Goiãnia Goiás que atenda pelo instituto IPASGO. Grato.

tenho infiltraçao gordurosa no figado, vésícula biliar distendida,de parede fina.Sinto muita dor no lado direito ,já fui a 3 gastros eles nao resolveram meu caso o que faço.

Descobri em 2007 que tenho estatose hepática moderada.Agora fiz novamente um outro exame de ultrasonografia e foi constatada ainda a estatose.O que devo fazer para diminuir essa gordura no fígado? Tem com diminuir totalmente esta gordura? Obrigado pela atenção

OBSERVEI PELOS COMENTARIOS ANTERIORES QUE QUASE TODOS
QUEREM A MESMA COISA QUE EU. O QUE COMER QUEM JÁ TEM ESTEATOSE. GOSTARIA DE MUDAR MEUS CARDAPIOS.
DESDE JÁ AGRADEÇO.
SOLANGE HIDALGO

olá,tenho gordura no fígado, sindrome do intestino irritavél
e fiz uma endoscopia a pouco, e deu uma lesão elevada no esofago,gostaria de saber oque posso comer,pq tdo oque como me faz mal.aguardo resposta

Obrigada!!

tenho esteatose grau 2 tenho muito mau estar na cabeça como se eu tivesse bebido muito isso e sintoma da esteatose

fiz um exame do figado e o resultado deu uma lesão. gostaria que me envia-seum cardápio de alimentos e frutas que eu possa comer pois,fiquei tão preocupado que esqueci de pedir a médica grato.manoel

tenho 56 anos tenho diabete a mais de 20 anos ,tenho acumulo de gordura no figado,ja fui internado com pancreatitite,faco regime evitando gorduras,mas quando aparece demorara pra melhorar o que fazer

Olá! Tenho 48 anos, tenho diabetes tipo 2, uso remédios para controlar os níveis de glicose, sou hipertensa, tomo remédio e minha pressão arterial é controlada, tenho SII e ultimamente tenho piorado do problema da flatulência que está mal-cheirosa, no mês de dezembro/08 apareceu uma dor abdominal puxando para a esquerda. às vezes fico tonta e tenho notado meus pés inchados de vez em quando. Atualmente tenho triglicérides controlados e o colesterol também, este através do Clinfar 20 mg. Fiz um exame e a taxa lipase deu 132 mg. Fiz uma Tomografia computadorizada do abdome e o resultado foi: (1) Esteatose Hepática Moderada e (2) Ateromatose de Aorta Abdominal. Por gentileza, poderiam indicar qual(is) médico(s) eu poderia procurar aqui em Recife/PE para me tratar, além do meu cardiologista e da minha Endocrinologista? Muito grata!

Tenho 40 anos e stou com gordura grau 2 no fígado,gostaria de saber quais os alimentos que devo evitar e quais remédios podem piorar e se o xenical é bom para este caso,e o que pode acontecer com este diagnostico de grau 2.

Olá, minha mãe tem gordura no fígado e gostaria de saber quais os alimentos adequados para ela e o que ela n deveria comer,

muito grata.

Sexta em uma ultra sonografia abdominal descobri que estou com um pouco de gordura no figado, ja li tudo que tem na internet.
Sou magra, tenho 1,57 e peso 51 kilos, colesterol e triglisseridios dento dos limites, pratico atividades fisicas 3 vezes por semana.
Gostaria de saber quais os habitos alimentares que devo fazer.
Muito agradecida.

este artigo com certeza veio a dar uma luz no fimdo tunel pois foimuito bem elaborado dando aos portadores da esteatose hepática a chance de informa-se e buscar ajuda de profissionais qualificados em todo nosso territorio pois a especialidade de hepatologista ´so existe em grandes centros populacionais e a rede publica de saúde quase não possuiem seus quadros esta modalidade médica os mais destacados só atendem em consultorios particulares

Olá meu nome e Marcio, tenho 47 anos e estou com Esteotose Hepática, tenho 1,69 M e peso 86 kilos, glicose 95, colesterol e triglisserideos dentro dos limites. Eu gostaria saber se tem algum medico aqui em Cuíaba MT, que seja especialista no assunto, e que vocês possam me indicar.
Agradeço desde já.

quero saber onde encontrar em goiania um medico ou medica que cuide de esteatose hepatica e o indereço e telefone estou doente e oro no eintei=rior de goias

estou com gordura no figado e gostaria de saber se tem alhum medico na regiao de ribeirao preto para tratar

aguardo atenciosamente

Estou com gordura no figado e gostaria de saber se tem tratamento para esse tipo de doença,e gostaria que mim indicar uma clinica para mim tratar,ou um especialista no caso!
cabo de santo agostinho-PE
aguardando ansiosamente.

gostaria de saber se posso fazer uma plástica no abdome, uma vez que tenho esteatose hepática e sinto que estou com o abdome alto e tbem com barriga, posso me submeter a uma cirurgia ou é perigoso?agradeço sua resposta

Sou obesa, e descobri que tenho esteatose moderada e, fiquei um tanto apreensiva.Gostaria de saber de que posso alimentar.
Tenho médico agendado, mas vai demorar uns dias, até então , gostaria de saber como alimentar para que a doença não evolua.

Sou obesa, e descobri que tenho esteatose moderada e, fiquei um tanto apreensiva.Gostaria de saber de que posso alimentar.
Tenho médico agendado, mas vai demorar uns dias, até então , gostaria de saber como alimentar para que a doença não evolua.
Obrigada

Tenho 52 anos, 1m66 de altura, e recentemente fui diagnosticada como portadora de gordura no fígado grau III. Pergunto: como devo alimentar-me ? Fazer somente caminhada já é suficiente ? Obrigada.

Descobri ser portador de esteatose hepática moderada e gostaria de saber qual o melhor tratamento, tanto medicamentoso, quanto a melhor orientação alimentar. Aguardando a resposta, desde já agradeço.

Descobri ser portador de esteatose hepática moderada e gostaria de saber qual o melhor tratamento, tanto medicamentoso, quanto a melhor orientação alimentar.Fora esta ultima descoberta tenho presão alta ,colesterol alto,triglicerideos alto,ácido úrico alto,glicose estou com 168mg/dl e ainda tomo medicamento pra deixar de fumar a base de BUP mais tudo isso de minhas taxas alta tomo remedio pra tudo isso e estou com o peso acima dos limites e tenho 58anos oque deve fazer pra melhor de tudo isso. aguardo resposta de ja agradeço a quam me respostar este meu cometario.

Gostei muito do artigo,de muito proveito.E gostaria de tbem apreitar para apresentar a minha situacao clinica.Eu fiz o ultrasson do abdomem e constatou gordura no figado.entao por isso tenho tido muitas dores abdominais,queimacao,pressao alta ja aha possuo por muitos anos,tenho irritabilidade,sinto muita tonturas,pernas cansadas demais e posso confessar que estou com muito medo.POr favor gostaria de saber qual o melhor tratamento a fazer.O meu medico disse que nao iria passar remedio pra mim,mas passou somente uma dieta alimentar.Sera que so isso e suficiente?Por favor me ajudem.Desde ja eu agradeco.
ficarei num aguardo de uma resposta,Obrigada.

tenho infiltraçao de gordura no figado e niveis de tligiceridio e colesterol alto e glicose 135 estou muito nervosa pois o medico pediu uma biopsia de figado e estou com medo pode me ajudar

minha mae tem 61 anos ela tem diabetes tipo 2 e tem gordura no figado queria saber uma dieta equilibrada pra ela

O informativo é muito bom. Porém gostaria de tirar uma dúvida:
se tenho glicose 83, colesterol HDL 50 e LDL 80 e triglicerídeo alro 247, é possível baixar o triglicerídeo só com dieta acompanhada e exercício ´´isico.
Abraço. Obrigada.

tenho 43 anos,ja tive gordura no figado grau2,hoje estou grau leve,agora pergunto é possível meu fígado voltar ao normal só com exercícios físico? Pois não bebo,nem fumo e as taxas do colesterol e triglicerídios são normais.Se possível me mandem uma dieta equilibrada,obrigada!

Este tema me foi muito util,pois fiz exames de ultrasonografia do do abdomem e o resultado foi esteatose hepatica,fiz tambem endoscopia digestiva e obtive este resultado:gastropatia erosiva plana antral moderada e bulbite erosiva plana leve.O remedio que estou tomando é opantozol.Após a endoscopia continuo com dores leves na lateral esquerda.gostaria de saber o que devo evitar,e qual a alimentação adequada? grata edna barros.

estou a 7 meses ser beber alcool e minhas taxas estaõs

TGO.26 TGP.34 GGT.104. E além do mais não tenho esteotose
hepatica. Como se explicar essa taxas?

Qual remedio para baixa as taxas.

Minha filha tem 22 anos e descobriu num exame de ultrasom que esta com gordura no figado grau II, qual a dieta adeuqada para esse problema. e se tem algum especialista sobre o assunto aqui em Manaus.
Desde ja agradeço

Tenho gordura no figado, e sinto muita dores no abdomem, tenho enjoo com frequencia, o médio falou que essas dores, nao tem nada haver com o fígado. O que faço se já estou sentindo essas dores já tem 4 meses?

Gostaria de saber se fazer atividades físicas intensas ajudaria no metabolismo do fígado dificultando o acumulo de gordura ou um treinamento de baixa intensidade.

Meu pai tem esteatose hepatica grau II, e doença ateromatosa, não consegui encontrar uma explicação p/ essa doença eteromatosa. Se puderem me ajudar agadeço!

Fiz ultrasonografia do abdomem e vários outros exames, e foi constatado a gordura no fígado, faço exercícios físicos e dieta alimentar ,consumo muitas verduras e frutas,mas mesmo assim continuo com as dores,moro no japão e o meu médico ainda não me receitou nenhum tipo de medicamento,por favor como muitas pessoas eu gostaria de saber o que não devo comer e o que devo comer para melhorar da esteatose hepática, me ajudem.

A 3 anos atrás fiz cirurgia de retirada da vesicula biliar, continuei c problemas de dores abdominais, flatulencias, tonturas, corpo todo inchado e o peso aumentando dia após dia…meu médico pediu então uma ultrason abdominal, deu esteatosehepatica grau III, não alcoolica, não retornei ao médico ainda, mas já li muito sobre o assunto e vi q o tratamento é a base de caminhadas e alimentação….gostaria q me auxiliassem com uma dieta alimentar, dizendo o q devo ou não comer….desde já agradeço.
Adelina

eu tinha 2cm de gordura no figado agora já emagreci os 7 kg,que precisava não fiz nem um exame ainda para ver se a gordura desapareceu,sera que ela some.

no ultrasson recente acusou incipiente ateromatose aórtica….qual médico cuida desta infermidade…tem cura?grata

fiz cirurgia do apenis a 58 dias atras 18/07/2010 ontem fui fazer um ultrasom para ver como ficou a cirurgia e o medico que fez o ultrasom me disse que estou com gordura no figado gozado nao bebo nao fumo nao sou diabetico tenho 55anos de idade so tomo medicamento para pressao ,remedio para controle da depressao,selozock para controle cardiaco,sera que o medicamento pode afetar o figado e formar gordura no mesmo me auxilie como devo tratar e se e grave este proplema obrigado luiz

ontem fiz uma ultrassoografia total do abdomen ,slicitada por meu cardiologista em função de dores absurda que fui acometido na regiãi abdominal,cuja maior intensidade se localizava imediatamente abaixo do externo ,que decidi ir imediatamente ao Prontocor aqui de manaus.Chegeui a pensar em um novo infarto,pois a menos de 2 anos eu coloquei,apos enfarto,3 safenas e uma mamaria.O que acusou a ultra foi acentuada formação de gordura no figado,sugerindo um processo de infiltração.Estou apavorado pois fui informado que tudo isto poderia resultar em cirrose e até mesmo cancer!por favor me mande uma orientação segura sobre o assunto,sobre tratamento,se pode se obter resultados favoraveis,se esta gordura pode ser interrompida a sua evolução,se não tem jeito etc etc etc,atenciosamente silvio maia uchoa

TENHO GORDURA NO FIGADO DIAGNOSTICADO POR EXAMES, TOMO ALGUNS RÉMEDIOS.
MAS NUNCA TINHA OUVIDO FALAR EM ESTEOTOSE. O QUE É ESTEOTOSE? O QUE É CAUSADO?
DESDE JÁ AGRADEÇO.

Ola gostaria de uma orientação minha mãe é diabética toma remedio para controlar a pressaõ alta e seu nivel de triglicerideos é de 1300 estou apavorada não sei o que pensar tenho medo de fazer um exame mais detalhado e descobril algo perigoso como problema de figado me ajude com orientações e uma dieta ,gordura no figado e triglicerideos tem cura ´so com medicação

Achei exclarecedor este artigo, mas como a maioria
das pessoas em seus comentarios,gostaria de saber
o que comer,ou nao comer, para que haja uma regres
sao e ou cura da estaotoseII, ou uma dieta que au
xilie no tratamento. Se puderem enviar-me algum es
clarecimento neste sentido ficarei imensamente gra
to.

Gostaria de ter uma dieta para esteatose hepatica.Gostei muito do artigo, mas gostaria de uma dieta para o meu caso.Tenho 59 anos,tomoremedio para pressao, sou gordinha e tenho barriga.Vou fazer exame para ver como esta o colesterol, triglicerideos, e colesterol.Um abraço, moro emFoz do iguaçu

.Gostei muito do artigo, mas gostaria de uma dieta para o meu caso.Tenho 59 anos,tomo remedio para pressao, sou gordinha e tenho barriga.Vou fazer exame para ver como esta o colesterol, triglicerideos, e colesterol.Um abraço, moro emFoz do iguaçu

Atraves de um exame de ultrassonografia do abdome toal
foi detectado ESTATEOSE HEPATICA MODERADA e ATEROMATOSE DA AORTA ABDOMINAL, teno 59 anos, sou hipertensa e tenho as taxas de colasterol e trigliceridio altas, tomo medicação e faço 01 hora de caminhada diariamente.
Gostaria se possível de uma orientação, se este problema pode ser ocasionado por problema de metabolismo e se tem alguma dieta especifica.

Atenciosamente

Angela Marcelino

tenho infiltraçao gordurosa no figado fiquei muito preocupada com isso . a seis meses fiz cirurgia no utero , eu estava com adenomiose . isto pode ter alguma coisa a ver . gostaria de saber quais os sintomas , se a mesmo uma dieta que melhore , qual ? nao tomo bebida alcolica a mais de dois anos . me ajude por favor . tem algum medico que vcs me indiquem aqui em sorocaba . aguardarei anciosa a resposta , muito obrigada

fiz um exame e constatou que tenho gordura no figado leve…tomo remédio para colsterol alto Crestor…e não faço excercicios, será que é por isso que não baixa minha gordura no figado?

gotei muito do artigo mais eu estou com o mesmo pensamento do sidney gostaria de saber o que comer ou nao para que eu consiguir a cura.

olá tenho esteatose junto com a c fibroma f3 gostaria de saber se existe remedio para este caso beijosss

Os comentários estão encerrados.