Menorragia

Para a maioria das mulheres, a menstruação é mais um simples fato na vida que inicia-se na puberdade e termina com a menopausa. Mas para as milhares de brasileiras que sofrem de menorragia (menstruações abundantes que podem causar perdas de 10 a 25 vezes mais de sangue), esse ciclo equivale a um período complicado e problemático. Sofrer deste mal exige muitas vezes uma reorganização geral na vida, limitando a paciente na participação de diversas atividades físicas e até a aprender a lidar com dores e cansaços constantes.

Desenvolvido com o objetivo de tratar a menorragia, o Thermachoice é uma técnica segura, rápida, minimamente invasiva e ambulatorial, que não exige a necessidade de internação hospitalar. Ao contrário da histerectomia (cirurgia de grande porte que consiste na retirada do útero), o Thermachoice preserva o útero, fato que proporciona recuperação rápida da paciente, possibilitado o retorno às atividades rotineiras no dia seguinte ao tratamento.

Para o Dr. Mauricy Chinaglia Bonaparte, a menorragia pode ser tratada sem a necessidade da retirada do útero, acrescentando um enorme benefício às mulheres que sofrem deste problema. “Não é necessário retirar o útero quando não existem alterações anatômicas significativas. Com os avanço na especialidade, as mulheres podem retomar às atividades habituais em prazo muito curto, sem passarem por grandes procedimentos ou cirurgias.”
               

Como é o tratamento

O procedimento do Thermachoice consiste na introdução de um balão macio e flexível (do tamanho de uma moeda) de silicone pela vagina, ligado a um cateter fino. O dispositivo é colocado suavemente no útero. Em seguida, o balão é insuflado com um fluido até ficar no formato do útero. O fluido que está dentro do balão é aquecido e circula dentro do balão durante 8 minutos, enquanto o revestimento uterino é tratado. Concluído o processo, o cateter e o fluido são retirados.

O tratamento leva em média cerca de 20 minutos de duração e a paciente, que realiza o processo sob os efeitos de anestesia local ou regional, poderá sentir cólicas toleráveis nos primeiros dias e ser tratada pelo médico com analgésicos e antiinflamatórios.

Mais de 300 mil mulheres foram tratadas em todo o mundo com Thermachoice e a eficácia da técnica cirúrgica é comprovada nos números, quando 93% das pacientes se mostraram satisfeitas com os resultados após cinco anos. Em apenas 2% dos casos o tratamento não foi absolutamente eficaz; e três em cada quatro mulheres, na fase pós-tratamento, registraram diminuição nas cólicas associadas à menstruação.
                                    

Fonte

Mauricy Chinaglia Bonaparte – Médico especialista em Endoscopia Ginecológica.




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Gostaria de saber os locais onde posso tratar milha filha, clinicas, hospitais etc?. ela mora em Macaé.

Aurelio

Gostaria de saber se DIU MIRENA é eficaz no tratamento da menorragia.

venho atraves dete email, pedir-lhe
uma alternativa relativa a minha menstruaçao,
porque eu fico 20 ou ate mesmo 30 dias menstruada
sem parar.
so tenho apenas 20 anos , e isso acontece comigo
desde os 11 anos de idade.

Gostaria de saber quais os efeitos colaterais,para mulheres tratadas com thermachoice, e se o tratamento diminui os sintomas da tpm, como inchaço abdominal,nas pernas e seios acompanhados da sensação de dor e irritabilidade, ja tive a informação de que o tratamento com thermachoice tem o inconviniente de causar esterilidade irreversivel; essa informação confere?

Dijanilde Onofrillo,

idade: 43 anos

Quais os Hospitais particulares que fazem esse procedimento(thermachoice),tenho convênio e gostaria de me consultar com um médico especialista que atenda pelo meu convenio Sul America.

Tenho 43 anos e estou com este problema de menorragia.Tratei da última vez não estou na menopausa, tomei lutenil por 2 meses e o médico disse que o meu ciclo iria se normalizar, mai s isto não aconteceu o problema voltou fiquei menstruada no dia 19 de outubro e no dia 02 de novembro fiquei novamente com um volume muito grande de sangramento, estou com muita dor nas pernas.O que devo fazer?

Quais os hospitais que fazem esse procedimento (thermachoice),e qual estado ,gostaria de me consultar com um medico especialista.

gostaria de saber onde faz esses procedimento, do Thermachoice e o custo,e por favor indicar onde fazer em são paulo, e se tem em atibaia, obrigada

Por favor,qualquer médico está apto a realizar o procedimento como Thermachoice? uais convênios dá cobertura para o procedimento? tenho goldem e unimed paulistana

grata
Mônica

Os comentários estão encerrados.